A Era Vargas

3
A Era Vargas 1930-1945 A Revolução de 1930 e o Governo Provisório Fim da república do café com leite -> Presidente Washington Luís, quebrou o acordo com Minas Gerais para as eleições de 1930 e indicou novamente um paulista candidato à presidente. (Júlio Prestes) Os mineiros uniram-se com as oposições de outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul e do Nordeste e formaram a Aliança Liberal, tendo como candidato o gaúcho Getúlio Vargas. Nas eleições de 1930 como era de se esperar Júlio Prestes vence as eleições. Mas ocorre um fato inesperado, o candidato a vice- presidente da Aliança Liberal, João Pessoa, foi morto. O grupo ligado à Getúlio resolveu organizar uma caça armada contra Washington Luís. A Revolução de 1930 - O movimento ganhou muita adesão tornando insustentável a situação de Washington Luís, o presidente renuncia. Em 03/11/1930 Getúlio tornou-se o presidente do país. O Governo Provisório 1930-1934 - tinha o apoio das oligarquias vitoriosas, militares e empresários ligados ao setor industrial. (Interventores) A Revolta dos Paulistas 1932 - Em 1932 a elite paulista não aceitava a oposição de ser deixada à margem do poder Central e lutava por novas eleições e pela elaboração de uma nova constituição. Em 9/7/1932 começou em São Paulo uma reação contra o governo federal, que se prolongou por 3 meses, fato que ficou conhecido com a Revolução Constitucionalista de 1932. O Governo Constitucional de Vargas (1934-1937) A Assembleia Constitucional - após a Revolução de 1932, Vargas tomou uma série de medidas para organizar o confronto com as elites, dentre elas a convocação de uma Assembleia Constituinte

description

história

Transcript of A Era Vargas

Page 1: A Era Vargas

A Era Vargas 1930-1945

A Revolução de 1930 e o Governo Provisório

Fim da república do café com leite -> Presidente Washington Luís, quebrou o acordo com Minas Gerais para as eleições de 1930 e indicou novamente um paulista candidato à presidente. (Júlio Prestes)

Os mineiros uniram-se com as oposições de outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul e do Nordeste e formaram a Aliança Liberal, tendo como candidato o gaúcho Getúlio Vargas.

Nas eleições de 1930 como era de se esperar Júlio Prestes vence as eleições. Mas ocorre um fato inesperado, o candidato a vice-presidente da Aliança Liberal, João Pessoa, foi morto. O grupo ligado à Getúlio resolveu organizar uma caça armada contra Washington Luís.

A Revolução de 1930 - O movimento ganhou muita adesão tornando insustentável a situação de Washington Luís, o presidente renuncia.

Em 03/11/1930 Getúlio tornou-se o presidente do país.

O Governo Provisório 1930-1934 - tinha o apoio das oligarquias vitoriosas, militares e empresários ligados ao setor industrial. (Interventores)

A Revolta dos Paulistas 1932 - Em 1932 a elite paulista não aceitava a oposição de ser deixada à margem do poder Central e lutava por novas eleições e pela elaboração de uma nova constituição.

Em 9/7/1932 começou em São Paulo uma reação contra o governo federal, que se prolongou por 3 meses, fato que ficou conhecido com a Revolução Constitucionalista de 1932.

O Governo Constitucional de Vargas (1934-1937)

A Assembleia Constitucional - após a Revolução de 1932, Vargas tomou uma série de medidas para organizar o confronto com as elites, dentre elas a convocação de uma Assembleia Constituinte (1933) para a elaboração de uma nova constituição que ficou pronta em 1934, e seus principais pontos eram:

Voto secreto, extensivo para mulheres (com função pública remunerada); Legislação trabalhista (proibição de diferença salarial num mesmo trabalho, proibição

de trabalho para menores de 14 anos; proibição de trabalho em indústrias insalubres para menores de 18 anos e mulheres)

Educação, ensino primário gratuito e obrigatório (ensino religioso facultativo)

Integralistas e comunistas

(tentativa de superar a crise econômica)

Page 2: A Era Vargas

AIB - Ação Integralista Brasileira - defendiam as ideias fascistas e nazistas (-democracia+totali)

ANL - Aliança Nacional Libertadora - defendiam as ideias comunistas (ref. agrária e nacionalis)

Os confrontos entre as duas correntes eram constantes. Vargas era simpático aos integralistas.

Prepara-se o regime autoritário

(Intentona Comunista) Em 1935 a ANL com o objetivo de um golpe de Estado, organiza uma revolta, mas o plano é descoberto, seus lideres são presos, entre eles Luís Carlos Prestes e Olga Benário, sua esposa que é deportada para a Alemanha e morta em um campo de concentração.

O Estado Novo (1937 - 1945)

Em 1937, coloca em prática o plano Cohen, um suposto plano comunista para a tomada de poder. Tudo isso não passava de uma farsa.

Em 10/11/1937 fecharam o Congresso Nacional e Vargas transmitiu pelo rádio a instituição do Estado Novo. Pouco depois os partidos foram fechados e os governadores substituídos por interventores, uma nova Constituição foi feita, foram suspensas as eleições de 1938. O Brasil viveria sob uma ditadura até 1945.

Economia - Ocorreu uma aproximação com os EUA, que favoreceu o crescimento industrial, o governo investiu muito na estatização da economia.(durante a 2GM o preço de matérias primas aumentou, melhorando a economia)

(Estatização da economia - Vale do Rio Doce e Petrobrás)

(Leis trabalhistas - Sindicatos organizados por categoria

- Justiça do Trabalho - para conciliar patrões e funcionários

- Consolidação das leis trabalhistas - CLT, igualdade de salário entre homens e mullheres, jornada de 8hr de trabalho)

(2GM - Brasil uniu-se aos Aliados em troca de financiamento para construir a Companhia Siderúrgica Nacional e modernizar as Forças Armadas, permitiu-se tropas americanas no nordeste que fornecessem borracha e minérios aos Aliados.

Alemanha afundou navios BR, e em 1942 o BR declara guerra contra o Eixo; em 1944 o BR envia tropas para a Itália - Força Expedicionária Brasileira, FEB.

O BR passou por problemas de abastecimento de recursos ásicos como combustíveis, remédios, tecidos e trigo.

Estrangeiros foram vigiados, e foi proibido o ensino de língua extrangeira. Societá Sportiva Palestra Italia de Minas passou a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, e o de SP Palmeiras).

Em 1945, com o fim da II Guerra, pressionado, Getúlio renunciou. (UNE e Manifesto dos Mineiros)