A escolha de cooperadores 1

5
Resumo das palavras de Paulo, ensinadas nesta quinta, dia 11. A escolha de cooperadores Introdução – Filme “Invictus” – a história de Nelson Mandela, o qual passou quase 30 anos preso por não concordar com o apartaid na África do Sul. Quando saiu da prisão foi eleito presidente e manteve a antiga liderança no seu governo pedindo apenas que eles trabalhassem com boa vontade e competência. Na cena do filme mostrada o presidente, ao falar com seus cooperadores evitou a intimidação, mantendo seus guarda- costas do lado de fora; levou em conta a qualificação das pessoas, não a cor da pele, nem a nacionalidade, mas apenas a competência delas; mostrou que todos tinham um objetivo em comum:

Transcript of A escolha de cooperadores 1

Page 1: A escolha de cooperadores 1

Resumo das palavras de Paulo, ensinadas nesta quinta, dia 11.

A escolha de cooperadores

Introdução – Filme “Invictus” – a história de Nelson Mandela, o qual passou quase 30 anos preso por não concordar com o apartaid na África do Sul. Quando saiu da prisão foi eleito presidente e manteve a antiga liderança no seu governo pedindo apenas que eles trabalhassem com boa vontade e competência. Na cena do filme mostrada o presidente, ao falar com seus cooperadores evitou a intimidação, mantendo seus guarda-costas do lado de fora; levou em conta a qualificação das pessoas, não a cor da pele, nem a nacionalidade, mas apenas a competência delas; mostrou que todos tinham um objetivo em comum: que a África do Sul fosse exemplo para todo o mundo.

Não somos um país, somos uma igreja. Temos ainda mais responsabilidade e temos que ter mais cuidado ainda na escolha dos nossos cooperadores.

Quais os lideres que queremos?- líderes que aglutinem, que unam as pessoas.

Acerca do que queremos ministrar nesses dias?1- escolha de cooperadores2- ordenação e formação de vida para toda a igreja3- reorganização dos grupos caseiros.

Page 2: A escolha de cooperadores 1

Propósito do 1º estudo: Levar a igreja a refletir sobre seus objetivos e

ter discernimentos sobre suas escolhas. Três perguntas deverão ser respondidas:

a- Porque precisamos de cooperadores? (discernimento)

b- Que características precisamos ver nestes cooperadores? (objetivos)

c- Existe uma forma padrão para a escolha de cooperadores? (discernimento)

As escolhas de Deus: Deus escolheu Adão, Noé, Abraão e muitos

outros homens sem consultar ninguém, apenas na sua sabedoria e soberania.

Jesus escolheu seus discípulos O Espírito Santo escolheu Paulo e Barnabé

para fazer a obra. A escolha de Deus é soberana e

independente dos resultados posteriores; nem sempre os escolhidos de Deus agiram no caráter de Deus (como Saul, por exemplo)

As escolhas do homemEx. 18.1-27

Page 3: A escolha de cooperadores 1

At. 1.12-26At. 6.1-7I Tm. 3TT. 1Todos estes textos mostram características e critérios para a escolha de cooperadores.

As nossas escolhas Razões pelas quais precisamos de cooperadores1- Somos muitos.2- Acreditamos no discipulado e relacionamento.3- Utilizamos como forma os grupos caseiros.

Quais as características dos cooperadores?

1- Bom caráter2- Hospitaleiro3- Servo4- Maneja bem a palavra da verdade, entre outras

qualidades que vamos estudar posteriormente.

Como escolher os cooperadores?- Não temos ainda essa resposta, porque não existe uma forma bíblica exclusiva- Vamos orar para que Deus nos traga compreensão disso- Leia os trechos bíblicos e traga colaborações.