A Estratégia de Satanás Contra a Igreja

6
( WITNESS LEE)

description

Saiba o que Satanás tem feito para destruir a função da igreja como corpo de Cristo

Transcript of A Estratégia de Satanás Contra a Igreja

Page 1: A Estratégia de Satanás Contra a Igreja

( WITNESS LEE)

Page 2: A Estratégia de Satanás Contra a Igreja

A ESTRATÉGIA DE SATANÁS CONTRA A IGREJA

O desejo do coração de Deus é trabalhar Cristo para dentro de um povo, amalgamar Cristo a esse povo e fazer desse povo um Corpo vivo para Cristo. Essa é a intenção e o propósito de Deus. Depois da ressurreição e ascensão do Senhor, Deus começou esse trabalho, para que todas as comunidades onde os seres humanos vivem, possa haver uma expressão viva de Cristo. Esse é o eterno propósito de Deus e será cumprido nesta terra e nesta época. Se não estivermos preocupados com nenhuma outra coisa, essa visão da Bíblia ficará clara para nós. Entretanto, imediatamente depois que Deus começou Seu projeto divino, o inimigo, Satanás, interveio para estorvar e prejudicar Seus planos. A igreja tem uma história de aproximadamente 2000 anos. Por todos esses anos, Satanás tem sido extremamente ativo em muitas coisas. Todas elas podem ser resumidas em três categorias:

1 OS SUBSTITUTOS DE CRISTO

O primeiro aspecto da atividade de Satanás é produzir muitos substitutos de Cristo. A intenção de Deus é trabalhar Cristo para dentro do Seu povo escolhido. Ele tem a intenção de que Cristo seja seu centro, sua realidade, sua vida e o seu tudo em todos. Mas Satanás suscitou muitos substitutos sutis, muitas imitações inteligentes.

Porque o livro de colossenses foi escrito? Porque naquele tempo, entre os santos de Colossos, a filosofia humana foi introduzida como um substituto de Cristo. A filosofia é o que há de melhor na civilização e cultura humana, e o inimigo utilizou-a para desviar os cristãos de Cristo. Por isso, Paulo escreveu aos colossenses dizendo-lhes que Cristo é “a herança dos santos” (1:12), e que Cristo precisa ser tudo em todos para os santos ( 3:11). “Cuidado que ninguém vos venha a enredar”, ele disse, “com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (2:8).

Porque foi escrito o livro de Hebreus? Porque Satanás estava utilizando a própria religião formada de acordo com os oráculos de Deus, para tomar lugar de Cristo. A religião judaica era de Deus; ela foi estabelecida por Deus e até mesmo usada por Deus. Mas a intenção de Deus não é trabalhar a religião judaica dentro do Seu povo. Uma mãe, por exemplo, pode querer dar um remédio para o seu filho, mas este, na sua desobediência, não coopera. Em vez de tomar o remédio, a criança agarra o frasco que contém o remédio e brinca com ele; mas não toma o remédio. A religião judaica era simplesmente um recipiente, conduzindo Cristo ao povo escolhido de Deus, mas o sutil inimigo levou-os a apreciar mais o recipiente do que Cristo. A religião mesmo designada por Deus tornou-se um substituto nas mãos de Satanás para tomar o lugar de Cristo. O escritor do livro aos Hebreus, portanto, escreveu que Cristo está acima de todas as coisas e é melhor do que todas as coisas. Cristo é o objetivo, não a religião judaica ou qualquer outra coisas religiosa.

O livro aos Gálatas foi escrito para expor outro substituto proposto pelo inimigo. Os judaizantes naquele tempo foram utilizados pelo inimigo para fazer da lei um substituto de Cristo. A lei foi divinamente dada e era “Santa, justa e boa” (Romanos 7:12), mesmo do ponto

Page 3: A Estratégia de Satanás Contra a Igreja

de vista de Deus. Mas inclusive isso foi usado como um instrumento pelo inimigo para tomar o lugar de Cristo. Dessa forma, vemos que a filosofia, a religião e a lei são usadas por Satanás para que o povo se distraia de Cristo.

No livro de 1 Coríntios vemos mias uma distração e substituto. Os próprios dons dispensacionais do Novo testamento foram usados pelo inimigo para tomar lugar de Cristo. O apóstolo disse: “Porque tanto judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo” ( 1 Coríntios 1:22-23). Sinais e sabedoria podem ser substitutos para Cristo. Todas essas coisas foram utilizadas por Satanás, já no primeiro século da igreja, para tomar o lugar de Cristo.

Se lermos a história da igreja, desde o segundo século ate os dias atuais, veremos muitos outros substitutos. Um dos que têm sido muito usados são as formas. Quantas formas e rituais há no cristianismo e quanto eles têm tomado o lugar de Cristo! Outros substitutos sãos os ensinamentos – até mesmo os bons ensinamentos sobre Cristo. Ensinamentos bons, corretos, bíblicos, e até mesmo ensinamentos espirituais têm sido usados pelo inimigo como substitutos do próprio Cristo. Muitos grupos de cristãos não se fundamentam em Cristo, mas em seus próprios ensinamentos. A teologia é ainda um outro substituto. Teologia toma o lugar de Teos – Deus. A teologia toma o lugar da realidade que é o próprio Cristo.

O inimigo é extremamente sutil: ele injeta alguma coisa muito próxima da coisa real, mas não a própria coisa. Muitos são envenenados por essas coisas. Eles tomam a isca antes de estar conscientes disso e são fisgados. Eles têm sido distraídos de Cristo por algo que é muito próximo de Cristo, mas que não é o próprio Cristo.

Há tantos substitutos, não conseguimos enumerá-las todos. Quão miserável é a situação de hoje! Há tantas coisas, tanto boas como más,espirituais e seculares, que tomam o lugar de Cristo. Satanás não dá importância para que tipo de substituto ele use, desde que possa distrair-nos de Cristo. Se ele conseguir fazer isso, fica satisfeito.

2 O SISTEMA DE CLÉRIGOS E LEIGOS

O segundo aspecto do trabalho de Satanás foi fundar um sistema de clérigo e leigos. Leia a história da igreja. Depois que Satanás começou usar muitos substitutos para usurpar o lugar de Cristo, ele inventou o sistema de clérigo e leigos. Qual foi a sua intenção ao fazer isso: Foi a de matar todas as funções dos membros do Corpo. Originalmente, todos os membros, sem exceção, eram normais, ativos. Mas gradualmente o inimigo estabeleceu o sistema de clérigos e leigos para limitar a função a apenas um pequeno grupo de cristãos. Desde que a maioria foi posta fora de funcionamento, o Corpo foi paralisado.

Oh! A sutileza do inimigo! Seu primeiro passo foi substituir a vida. Ele faz isso utilizando qualquer coisa afora Cristo. Seu segundo passo é matar a função. Ele faz isso instalando o sistema de clérigos e leigos.

Irmãos, precisamos ver a estratégia maligna do inimigo por trás desses movimentos. Temos aceitado o sistema de clérigos e leigos como certo. Temos sido tão influenciados pela nossa experiência passada no cristianismo, tão infundidos nela, que esse sistema maligno está na nossa própria corrente sanguínea. Não deve haver nenhum clérigo na igreja e, muito

Page 4: A Estratégia de Satanás Contra a Igreja

menos,leigos. Somos contra o sistema clerical, e somos ainda mais contra o laicismo. Todo cristão precisa ser um membro ativo do Corpo. Satanás tem-se movimentado para sufocar e matar o funcionamento normal de todos os membros pelo sistema de clérigos e leigos.

3 DIVISÕES

Você pensa que Satanás está satisfeito com esses dois itens? Não. Ele deu um outro passo, criando todas as seitas,denominações e divisões do Corpo de Cristo. Ele não apenas substituiu a vida de e matou a função dos membros, como também cortou o Corpo em pedaços. Ele tem-se movimentado para destruir completamente a expressão de Cristo. A vida foi substituída, as funções, no mínimo, seriamente prejudicadas, e todo o Corpo foi dividido. Este é o seu golpe de mestre. Ele é realmente esperto.

Creio que há pelo menos 50.000 cristãos verdadeiros na cidade de São Paulo. Suponha que estes 50.000 não estivessem divididos, mas estivessem todos juntos como a única igreja em São Paulo. Que impacto seria! Pense nisso. Se houvesse tal testemunho, seria fácil conquistar toda a terra para Cristo. Você vê o que o inimigo tem feito e quanto sucesso ele tem alcançado? Oh! A ruína, a desolação que ele tem trazido! È por intermédio desses três tipos de coisas que Satanás tem destruído a vida da igreja.

Onde neste país a igreja não tem sido prejudicada pela influência desses três tipos de coisas? Essa é uma velha nação cristã ( EUA), fundada pelos seus antepassados por causa da fé cristã. Mas, hoje,onde está a expressão real da igreja? Ela não existe. Lamentavelmente a igreja tem sido dominada pelos substitutos de Cristo, o sistema de clérigos e leigos e as divisões. È por isso que estamos sempre ajudando e encorajando todos os irmãos e irmãs a perceberem a sua responsabilidade e a funcionarem juntos como membros normais do Corpo. E é por isso que prestamos tanta atenção à questão da base da unidade, é a única maneira de lidar com as divisões.

Temos visto o lado negro, o lado caótico, os resultados desastrosos do trabalho de Satanás. Mas, louvado seja o Senhor! Há um outro lado. Deus está se movendo nestes dias para restaurar. Qual é o caminho da Sua restauração? Creio que muitos de nós gostaríamos de estar nesse caminho que está nessas três coisas: 1) a restauração de Cristo como vida e tudo para nós; 2) a restauração do funcionamento de todos os membros; 3) a restauração da unidade adequada. Quando essas três coisas estiverem restauradas entre nós, então teremos uma vida da igreja adequada e apropriada. Tem de haver um grupo de crentes que compreenda e tenha experiência de Cristo como sua vida e conteúdo, e que não aceite nenhum substituto. Nenhum membro desse grupo deve ser um clérigo ou um leigo. Todos são membros vivos e ativos de Cristo. E todos abandonaram as denominações, seitas e divisões, e vieram reunir-se na base da unidade a fim de praticar a unicidade apropriada. Se houver tal grupo, aí haverá a restauração do Corpo de Cristo, e ali o inimigo todo o seu trabalho serão envergonhados.