A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 - WordPress.com · 2020. 8. 25. · 2 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843...

4
VELHOGENERAL.COM.BR A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 1 25/08/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: HISTÓRIA A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 Por Cláudio Moreira Bento* O Cometa Brilhante de 1843, a “Estrela de Caxias”, pintado no Rio de Janeiro em 1843 por José dos Reis Carvalho, mestre de desenho da Escola Naval. A pintura, que se encontra em mau estado no IHGB, foi por nós fotografada e restaurada com auxílio de computação pelo capitão-de-mar-e-guerra Carlos Norberto Stumpf Bento, Instrutor de Navegação da Escola Naval e web designer do site da FAHIMTB (www.ahimtb.org.br). Hoje, o Dia do Soldado, data magna do Exército, homenageia o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803. Conhecido como “O Pacificador” e “Duque de Ferro”, tornou-se patrono do Exército Brasileiro em 13 de março de 1962. É tido por muitos historiadores como o mais destacado oficial da história do Brasil. Em sua homenagem e à data, publicamos este artigo de autoria do coronel Cláudio Moreira Bento. Em 9 de novembro de 1842, precedido da justa fama de pacificador do Maranhão, Minas Gerais e São Paulo, o Barão de Caxias assumiu a presidência e o comando das Armas da Província do Rio Grande do Sul com a missão de pacifica-la, depois de oito anos de luta fratricida. Tomou as medidas necessárias para apoiar sua campanha e sair em campo, conforme abordamos no livro O Exército Farrapo e os seus Chefes (Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1993. 2º volume). O exército que iria comandar encontrava-se no Passo São Lourenço, no rio Jacuí, a montante de Cachoeira do Sul e a pé. Para remontá-lo executou ousada, incruenta e feliz manobra ao transportar, por terra, desde o Rincão dos Touros em Rio Grande, passando por Pelotas, São Lourenço, Camaquã e Tapes, 7.000 cavalos para reconquistar a mobilidade daquele exército que lhe caberia comandar.

Transcript of A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 - WordPress.com · 2020. 8. 25. · 2 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843...

Page 1: A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 - WordPress.com · 2020. 8. 25. · 2 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 VELHOGENERAL.COM.BR Ao iniciar, em 19 de março de 1843, sua marcha de Cachoeira a São

VELHOGENERAL.COM.BR A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 1

25/08/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: HISTÓRIA

A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 Por Cláudio Moreira Bento*

OCometaBrilhantede1843,a“EstreladeCaxias”,pintadonoRiodeJaneiroem1843porJosédosReisCarvalho,mestrededesenhodaEscolaNaval.Apintura,queseencontraemmauestadonoIHGB,foipornósfotografadaerestauradacomauxíliodecomputaçãopelocapitão-de-mar-e-guerraCarlosNorbertoStumpfBento,InstrutordeNavegaçãodaEscolaNavalewebdesignerdositedaFAHIMTB(www.ahimtb.org.br).

Hoje,oDiadoSoldado,datamagnadoExército,homenageiaonascimentodeLuísAlvesdeLimaeSilva,oDuquedeCaxias,em25deagostode1803.Conhecidocomo“OPacificador”e“DuquedeFerro”,tornou-sepatronodoExércitoBrasileiroem13demarçode1962.ÉtidopormuitoshistoriadorescomoomaisdestacadooficialdahistóriadoBrasil.Emsuahomenagemeàdata,publicamosesteartigodeautoriadocoronelCláudioMoreiraBento.

Em9denovembrode1842,precedidodajustafamadepacificadordoMaranhão,MinasGeraiseSãoPaulo,oBarãodeCaxiasassumiuapresidênciaeocomandodasArmasdaProvínciadoRioGrandedoSulcomamissãodepacifica-la,depoisdeoitoanosdelutafratricida.

Tomou as medidas necessárias para apoiar sua campanha e sair em campo,conformeabordamosnolivroOExércitoFarrapoeosseusChefes(RiodeJaneiro:BIBLIEX,1993.2ºvolume).

Oexércitoqueiriacomandarencontrava-senoPassoSãoLourenço,norioJacuí,amontantedeCachoeiradoSuleapé.Pararemontá-loexecutouousada,incruentae feliz manobra ao transportar, por terra, desde o Rincão dos Touros em RioGrande,passandoporPelotas,SãoLourenço,CamaquãeTapes,7.000cavalosparareconquistaramobilidadedaqueleexércitoquelhecaberiacomandar.

Page 2: A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 - WordPress.com · 2020. 8. 25. · 2 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 VELHOGENERAL.COM.BR Ao iniciar, em 19 de março de 1843, sua marcha de Cachoeira a São

2 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 VELHOGENERAL.COM.BR

Aoiniciar,em19demarçode1843,suamarchadeCachoeiraaSãoGabriel,seussoldadosdivisaramnoscéusumfenômenojamaisvisto.Eraumenormecometaqueossoldadoslogobatizaram:“ÉaboaestreladonossogeneralBarãodeCaxias!ÉaEstreladeCaxias!”

Eoimagináriopopularentrouemcena.Anovaseespalhoupeloexércitocomorastilho de pólvora. E foi sendo passada ao povo gaúcho, pelo caminho, nãodemorandoachegaraosacampamentosdosfarraposemAlegrete,ondehaviamsereunidoemConstituinte,eofenômenooslevouacrerserummaupresságioàsuacausa!

Ocometapossuíaumaenormecaudaapontando justamenteparaAlegrete.Foivista enquanto durou a marcha de Caxias, de 16 a 30 de março de 1843, noitinerárioCachoeira -SãoSepé-SãoGabriel–Alegrete -Santana.Eneste localchegaram,em30demarço,Caxias,seuexércitoesua“estrela”.

SobreestefenômenopedimosaograndeastrônomoRonaldoRogériodeFreitasMourão, cientista pela Sorbonne de renome internacional e nosso confrade noInstitutoHistóricoeGeográficoBrasileiro(IHGB),quefizesseumacomunicaçãoaoNEPHIM(NúcleodeEstudosePesquisasdeHistóriaMilitar),doInstitutodeGeografiaeHistóriaMilitardoBrasil(IGHMB),quecoordenávamos,noquefomosprontamenteatendidos.

Sintetizandosuaelucidativaexplicaçãocientíficada “EstreladeCaxias”,queossoldadoseopovogaúchotomaramcomoumsinaldesorteefortunaparaCaxias,ealgunsFarraposcomomaupresságioparaacausaqueháoitoanosdefendiam.

O que no Rio Grande foi denominado “Estrela de Caxias” em realidade foidesignadonosanaisdaastronomiacomooCometaBrilhantede1843.Elefoiumdosmaisnotáveisqueapareceramentre1800e1899.Tãointensoeraseubrilhoque ele foi observado à luz do dia em diversos pontos do globo terrestre. Foidescobertoem5defevereirode1843eobservadonaEuropaem17e18demarçode1843.NosEUA,suaúltimaobservaçãofoiem19deabrilde1843.NoRiodeJaneiro,astrônomosoobservaramde8fevereiroa3deabrilde1843.

OcoronelPedrodeAlcântaraBellegarde,diretordaEscolaMilitardoLargodoSãoFrancisco, o estudou do observatório astronômico da escola. Ele estimou suacaudadetamanhoigualoumaiordoqueadistânciaTerraàLua,masemrealidadeeraodobrodestadistância,ou323milhõesdequilômetros.BellegardepreviuatéacolisãodaTerracomacaudadocometa,cujosefeitosseriaminapreciáveisporserconstituídadegases.

OcientistaDomPedroIItambémoobservoueafirmouqueacaudaquaseatingiaozênite.

OCometaBrilhantede1843,oua“EstreladeCaxias”,foipintadaporJosédosReisCarvalho,mestredeDesenhodaEscolaNaval.

Esta pintura encontra-se em mau estado no Museu do Instituto Histórico eGeográficoBrasileiro, na Lapa, noRio de Janeiro. E namesmadependência da

Page 3: A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 - WordPress.com · 2020. 8. 25. · 2 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 VELHOGENERAL.COM.BR Ao iniciar, em 19 de março de 1843, sua marcha de Cachoeira a São

VELHOGENERAL.COM.BR A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 3

invicta espada de seis campanhas de Caxias e do seu binóculo, com o qualacompanhouimpressionadonoRioGrandedoSulocometaquepassouàtradiçãoeaofolcloregaúchoscomoa“EstreladeCaxias”.

CaxiasnoParaguai,porvoltade1866,retratadoemuniformedecampanhasimplesaoinvésdotrajedacortequeapareceemoutrasimagens.ProvavelmenteautoriadeHeinrichFleiuss(1823-1882).Wikimedia

Commons,domíniopúblico.

Decorridosquatroanosdoaparecimentodesua“estrela”,oBarãodeCaxiasfoiadmitido,em11demaiode1847,noInstitutoHistóricoeGeográficoBrasileiro(IHGB) como sócio honorário. A entidade, desde 1925, abriga como suamaiorrelíquia a espada de campanha de Caxias, a partir da qual o hoje Espadim de

Page 4: A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 - WordPress.com · 2020. 8. 25. · 2 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 VELHOGENERAL.COM.BR Ao iniciar, em 19 de março de 1843, sua marcha de Cachoeira a São

4 A ESTRELA DE CAXIAS EM 1843 VELHOGENERAL.COM.BR

Caxias,armadistintivadocadetedoExército,criadaem1931peloentãocoronelJoséPessoa,écópiafielreduzida.

SobreoCometaBrilhante,ou“EstreladeCaxias”,DutraMelloescreveu:

“Oh!quemdizquenãosãonúnciosdoEterno!Oh!quemmedigaqueumtalastroumsernãopossa,

OanjodoSistemaquepasseia,

Visitandoosdomíniosquedirige?”

Indiscutivelmente,duranteeapósoaparecimentoda“EstreladeCaxias”,estetevemuitasorte.ConseguiuconsolidaraUnidadeNacionalem1ºdemarçode1845,comaPazdeDomPedrito1emcondiçõeshonrosas.

Foieleitopelosgaúchossenadorvitalício,cargoqueexerceuporcercade30anosnãoporméritospolíticos,masporreconhecimentoegratidãodosgaúchos,cujapsicologiaevaloresapreendeuecomelesbemsecomunicou,aopontodecertafeitadizeraseugrandeamigogeneralOsório,atédecertomodoseuconfidente,aolheencarregardemobilizaro3ºCorpodeExércitonoRioGrande,paraaGuerradoParaguaiem1866:

“–Faleaestesguascas(bravos,destemidos,intrépidos)naquelalinguagemquenósdoissabemosfalar!”

SeumandatodesenadorpeloRioGrandelheasseguroucondiçõesparachefiarogovernodoBrasilpormaisdequatroanos,comoChefedoGabinetedeMinistros;ser Ministro da Guerra por mais de seis anos e comandante-em-chefe dosbrasileiros emduas guerras externas emque estiveramem jogo a soberania eintegridadedoBrasil.

Foiumbrasileiroprovidencial!SepodeatéafirmarsemerroqueoséculoXIXfoioSéculodeCaxiasnoBrasil!

Falou-nosoilustreastrônomosobrea“EstreladeCaxias!”:Oqueteriamadizer-nossobreelaosastrólogos?Aguardemos!

*Cláudio Moreira Bento, coronel da reserva do Exército Brasileiro, é historiador, jornalista,presidentedaFederaçãodeAcademiasdeHistóriaMilitarTerrestredoBrasil,fundadorepresidenteeméritodoInstitutodeHistóriaeTradiçõesdoRioGrandedoSul,presidenteefundadordaAcademiaCanguçuense de História e acadêmico e Presidente de Honra da Academia Duque de Caxias daArgentina.

1Notadoautor:apaz foiassinadaemPoncheVerdepelosFarroupilhasenodia seguinte,1ºdemarço,noacampamentodeCaxias,próximoaDomPedrito,daídenominarmosapacificaçãodePazdeDomPedrito.