A Estrutura Do Perispirito

6
A ESTRUTURA DO PERISPÍRITO 1 – Em Deus, Princípio ou Pai Divino, jamais existiu criação exterior, por milagre, mistério, enigma, truque de mágica etc.; tudo deriva do Princípio por emanação, tudo terá que desabrochar e tudo terá que voltar à UNIDADE DIVINA, seja o Espírito ou a Matéria. 2 – As centelhas são emanadas do Pai Divino, Princípio ou Deus, em estado embrionário, com todas as VIRTUDES DIVINAS EM POTENCIAL. 3 – É nas profundezas da Luz Divina, das Energias e das Substâncias, que as centelhas vão desabrochando, até poderem habitar corpos animais primários. 4 – Muito antes de poder habitar, ou comandar um corpo, por mais primário ou grosseiro que seja, a centelha organiza, inconscientemente, ao seu redor, uma coroa de Luz Divina. 5 – A coroa de Luz Divina jamais abandonará a centelha, porque ela é que faz o serviço de agente de ligação com as coroas energéticas, os elementos mais grosseiros do perispírito e os gases, vapores, líquidos e sólidos do corpo físico, em toda a escalada biológica. 6 – A formação das seis coroas energéticas, ao redor da coroa de Luz Divina, é trabalho que demanda milhões de anos, e tudo vai acontecendo por força dos automatismos inconscientes, ou das imposições das Leis Regentes. 7 – Em cada coroa, que se vai formando ao longo dos milhões de anos e da escalada evolutiva ou biológica, forma-se um chacra ou centro de energia; ao encarnar a centelha, o chacra passa a chamar-se plexo e tem função marcante no movimento dos órgãos e na tramitação dos sentidos, que lentamente se vão desenvolvendo e caracterizando os estágios evolutivos da centelha. 8 – Os estágios, a grosso modo, são – automatismos inconscientes, instintos, razão ou capacidade de raciocínio, inteligência pronunciada ou capacidade de mentalização e intuição, ou variantes graus de intuição, pois tudo é muito vasto e profundo, complexo e significativo, na marcha da volta à UNIDADE DIVINA.

description

es

Transcript of A Estrutura Do Perispirito

Page 1: A Estrutura Do Perispirito

A ESTRUTURA DO PERISPÍRITO

1 – Em Deus, Princípio ou Pai Divino, jamais existiu criação exterior, por milagre, mistério, enigma, truque de mágica etc.; tudo deriva do Princípio por emanação, tudo terá que desabrochar e tudo terá que voltar à UNIDADE DIVINA, seja o Espírito ou a Matéria.

2 – As centelhas são emanadas do Pai Divino, Princípio ou Deus, em estado embrionário, com todas as VIRTUDES DIVINAS EM POTENCIAL.

3 – É nas profundezas da Luz Divina, das Energias e das Substâncias, que as centelhas vão desabrochando, até poderem habitar corpos animais primários.

4 – Muito antes de poder habitar, ou comandar um corpo, por mais primário ou grosseiro que seja, a centelha organiza, inconscientemente, ao seu redor, uma coroa de Luz Divina.

5 – A coroa de Luz Divina jamais abandonará a centelha, porque ela é que faz o serviço de agente de ligação com as coroas energéticas, os elementos mais grosseiros do perispírito e os gases, vapores, líquidos e sólidos do corpo físico, em toda a escalada biológica.

6 – A formação das seis coroas energéticas, ao redor da coroa de Luz Divina, é trabalho que demanda milhões de anos, e tudo vai acontecendo por força dos automatismos inconscientes, ou das imposições das Leis Regentes.

7 – Em cada coroa, que se vai formando ao longo dos milhões de anos e da escalada evolutiva ou biológica, forma-se um chacra ou centro de energia; ao encarnar a centelha, o chacra passa a chamar-se plexo e tem função marcante no movimento dos órgãos e na tramitação dos sentidos, que lentamente se vão desenvolvendo e caracterizando os estágios evolutivos da centelha.

8 – Os estágios, a grosso modo, são – automatismos inconscientes, instintos, razão ou capacidade de raciocínio, inteligência pronunciada ou capacidade de mentalização e intuição, ou variantes graus de intuição, pois tudo é muito vasto e profundo, complexo e significativo, na marcha da volta à UNIDADE DIVINA.

9 – Muito antes de Moisés começar a escrever a Bíblia, usando elementos informativos das Tradições Iniciáticas, já existia a sentença – Vós Sois Deuses.

10 – A mesma sentença entrou na Bíblia, mais tarde Jesus a ela fez referência, e também afirmou que – Deus é Espírito e Verdade e assim Seus filhos virão a ser.

11 – Sem movimentar a coroa de Luz Divina, as seis coroas energéticas que se formam ao longo dos milhões de anos e da escalada biológica, e tudo o que deve movimentar nos gases, vapores, líquidos e sólidos dos corpos, nenhuma centelha realizará em si a VOLTA À UNIÃO DIVINA.

12 – Para efeito de estudo, imagine-se a centelha, a coroa de Luz Divina e as seis coroas energéticas, comandando os elementos substanciais, os gases, vapores, líquidos e sólidos do corpo humano, separadamente ou distintamente; porém, como é normal, tudo isso está entrosado, interpenetrado ou formando uma unidade espiritual, perispirital e física.

13 – É muito infantil falar em espírito, perispírito e corpo físico... A começar dos primórdios da centelha espiritual, até atingir o estágio atual dos terrícolas, profundíssimas foram as movimentações de todos os fatores acima mencionados.

Page 2: A Estrutura Do Perispirito

14 – Em cada indivíduo estão as marcas totais de tudo quanto fez, ou em si realizou, e jamais seria possível a alguém, no presente estágio evolutivo, poder sondar as profundezas de tais movimentações e marcas registradas; somente espíritos de muita evolução e penetração, quando desencarnados, poderão atingir sondagens de tais alcances; entretanto, algumas pessoas, por suas faculdades, poderão penetrar tais profundezas, até certo ponto.

15 – Tais pessoas podem ir muito mais longe do corpo perispirital grosseiro, ou mais exterior ou denso, vendo as coroas energéticas, a coroa de Luz Divina e até o brilho DIVINO da centelha espiritual; e, com isso, as marcas dissimétricas e as manchas mais exteriores, além de outras deformidades que caracterizam os erros e crimes cometidos pela centelha. São as marcas cármicas que definem os espíritos, vistas com muita profundidade.

16 – Convém saber que, acima de todas as dissimetrias, manchas ou lesões, nas coroas e nos elementos grosseiros do perispírito, permanece no centro a centelha espiritual, o pedacinho de Deus, com o seu brilho Divino. Algum dia, purgando as faltas e evoluindo, haverá a entrada triunfal no chamado Grau Crístico, já considerado de UNIÃO COM O PRINCÍPIO OU DEUS.

17 – O Reino de Deus, ou UNIÃO DIVINA, jamais virá com mostras exteriores; será o produto daquilo que a centelha em si mesma realizar.

18 – Assim como a coroa de Luz Divina e as seis coroas energéticas, e tudo o mais que compõe o perispírito, começaram de dentro para fora, assim mesmo de fora para dentro irá diminuindo em número, crescendo em brilho Divino, até voltar a ser uma centelha UNA COM O PRINCÍPIO, OU DEUS EM DEUS. Encarando do exterior, tudo seria visto aumentando em brilho Divino, apenas isso; mas, realmente, o que há é a diminuição dos envoltórios da centelha, por onde o seu brilho Divino se revelará gloriosamente.

19 – Conhecer a VERDADE e praticar o BEM é o comportamento que convém, para o espírito mais depressa atingir a UNIÃO DIVINA.

20 – Nos matizes evolutivos infinitesimais, e, conseguintemente, nas diferenciações perispiritais, o número é quase inconcebível; mas tudo partiu da UNIDADE FUNDAMENTAL e, portanto, a ELA retornará, mais tarde ou mais cedo. Fora da VERDADE e do AMOR tudo dificulta o retorno do espírito à UNIDADE de onde partiu.

21 – A Lei de Deus como Código Moral, e a Divina Exemplificação de Jesus Cristo como COMPORTAMENTO, representam a SÍNTESE a ser observada, nas obras; quem chega a conhecer a Lei de Deus e a Divina Exemplificação de Jesus nunca mais ficará isento de responsabilidade.

22 – Nunca é por acaso que uma Humanidade chega a receber a Lei ou Código Moral, e vem a ter conhecimento de um Divino Modelo de Comportamento; aquele respeito que não tributar antes, por bem, terá de tributá-lo mais tarde, ainda que enfrentando o pranto e o ranger dos dentes; quem se esbater contra a Lei e contra o Cristo Modelo, certamente será esmigalhado em sua imprudência.

23 – As Leis Divinas não têm pressa nem agem segundo os caprichos humanos; é no Espaço e no Tempo que Deus, o Princípio, prova que é Onisciente, Onipotente e Onipresente; é muito infeliz quem pretende fabricar MODOS DE CRER, ou pensa que pode pôr em dúvida o Princípio e Suas Leis Inderrogáveis.

Page 3: A Estrutura Do Perispirito

24 – É bom não esquecer isto – As Verdades Fundamentais derivam de Deus, enquanto que as religiões são de fabricação humana; a Lei de Deus e Jesus mandam CONHECER A VERDADE E PRATICAR O BEM, não mandam ter esta ou aquela religião.

25 – A Revelação, ou comunicabilidade dos espíritos ou anjos, tem por função advertir, ilustrar e consolar; ninguém é mais AUTORIDADE, em MORAL e em AMOR, do que a Lei e Jesus Cristo. Por falta de respeito a esta realidade, há muita porcaria nos tratos mediúnicos e no comportamento de muitas pessoas, encarnadas e desencarnadas, que se dizem ou passam por MESTRES EM ISRAEL...

26 – O grau de UNIDADE DIVINA dos vossos Mestres ou Cristos é relativo... Ninguém, do vosso conhecimento, é ainda UNO TOTAL COM O PRINCÍPIO OU DEUS.

27 – Quando o espírito for UNO TOTAL, terá deixado também a única coroa de Luz Divina, que era o seu perispírito; um tal espírito nunca mais reencarnará, porque voltou TOTALMENTE À UNIDADE DIVINA.

28 – Também para aquilo que chamais Matéria, há uma volta ao Princípio ou Deus.

29 – Quanto mais UNO se for tornando o espírito, tanto mais terá de se reduzir, para reencarnar; existem as encarnações obrigatórias, as escolhidas e as messiânicas; seja como for, a reencarnação é a válvula evolutiva, redentora e divinizadora dos espíritos.

30 – A SUPREMA VERDADE RESIDE NISTO – Ninguém será eternamente filho de Deus, porque centelha Sua sempre foi, é e será; e que isto vos não escandalize – Quem foi chamado filho, segundo vosso conceito, Pai virá a ser, quando voltar à UNIDADE DIVINA em equidade vibracional total. Porque do UM tudo parte, no UM tudo é, no UM tudo movimenta e no UM tudo atinge a SAGRADA FINALIDADE. Esta VERDADE INICIÁTICA é aquela que contém todas as verdadezinhas relativas que possais imaginar, e vos dizemos com todo o carinho fraterno, e acima de tudo com todo o respeito ao SAGRADO PRINCÍPIO, que viver com esta consciência, trabalhando para atingir este SAGRADO OBJETIVO, é o que de mais importante vos concerne realizar. Atingistes a hora cíclico-histórica, ou evolutiva, em que o VÓS SOIS DEUSES terá que registrar em vossas consciências a marca fundamental do objetivo de vossas ocupações.

31 – Tudo no perispírito é transitivo, nada é permanente, e, portanto, também nos chacras e plexos a movimentação é contínua; portanto, suspendam os conceitos dogmatizantes sobre o carro da alma e suas derivações, transformações e aptidões.

32 – Seria impossível conceituar, no tempo presente, com toda a profundidade, o que já foi e o que está sendo, o perispírito do homem padrão. Entretanto, para efeito de tese, diremos que os pontos de estágio são totalmente necessários, para os fenômenos mediúnicos, reencarnacionistas etc.

33 – Na vastidão quase incomensurável do complexo perispirital, qualquer indivíduo pode perceber a influência da Justiça Divina; ninguém será, senão aquilo que se fizer... A centelha que crescer em VERDADE, AMOR E VIRTUDE, certamente crescerá em Luz e Glória... A Ignorância e o Mal produzirão o contrário...

34 – Bem podeis compreender, portanto, a importância que tem para a centelha espiritual, a Lei de Deus e o Amor Exemplificado por Jesus; são as duas testemunhas fiéis e verdadeiras, de que trata o Apocalipse, e quem pretender ser do contra, será esmigalhado.

Page 4: A Estrutura Do Perispirito

35 – Dois tremendos erros são estes – Inventar modos de crer e fabricar palpites... Lembrem-se disto, para o vosso mesmo bem – O Princípio nunca teve necessidade de vossos modos de crer e de vossos palpites...

36 – Estudando as Leis Regentes que comandam os fenômenos daquilo que chamais Natureza, e praticando obras de Amor, tudo estareis fazendo para divinizar o vosso caráter, e, conseguintemente, estareis transformando vosso perispírito em Luz Divina... Como já mencionamos, até mesmo a coroa de Luz Divina deixará um dia de existir, porque tereis de vir a ser ESPÍRITO E VERDADE, como o Princípio o é. Do ESPÍRITO ABSOLUTO saístes, com todas as VIRTUDES DIVINAS em potencial, a ELE tereis de UNIR, em equidade vibracional. De vós depende, de certo ponto do processo evolutivo em diante, apressar ou retardar a reentrada. Entrar na fase evolutiva da inteligência e da razão deve merecer, de vossa parte, a mais profunda consideração. Ignorar a inteligência e a razão é muito prejudicial, mas aplicá-las contra Deus e contra o espírito é obra totalmente criminosa. A construção que atraiçoa os seus próprios fundamentos pode permanecer de pé? Então, tende muito cuidado com a falsa ciência e a falsa bondade.

AOS APÓSTOLOS DA VERDADE

Se a Codificação se diz obra incompleta, falha e omissa, e devemos dizer que contém conceitos até ridículos, nem por isso deixa de ser a obra que confere ao Espiritismo o caráter de Doutrina Organizada. Não se façam confusões, coloque-se cada coisa no seu lugar, isto é, separe o joio do trigo... Quanto ao aluvião de obras mediúnicas, e outras que passam por tal, não indo entretanto além da mediocridade, da ignorância, da infantilidade e da xaropada, sem contar o verdadeiro amontoado de contradições – sobre Jesus, sua vida e obra, e muitas coisas mais – os leitores inteligentes e honestos por si mesmos entenderão o que fazer. Aprenda a saber e a discernir, lendo estes livros de Osvaldo Polidoro:

PROGRAMA DIVINO E CURAS ESPÍRITAS – ORAÇÕES E VERDADES DIVINAS – CRISTIANISMO VERDADEIRO E ORAÇÕES – A VIDA DE JESUS E ORAÇÕES – ORAÇÕES E VÓS SOIS DEUSES.