A Europa e o Mundo

14

Transcript of A Europa e o Mundo

Page 1: A Europa e o Mundo
Page 2: A Europa e o Mundo

Índice As principais organizações

internacionais:Organizações intergovernamentais (ONU e

OTAN);

Organizações não governamentais( Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) .

Nível de intervenção na resolução de problemas mundiais.

Page 3: A Europa e o Mundo

As principais organizações internacionais Organizações intergovernamentais:ONU, A Organização das Nações Unidas (ONU) foi

fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945, depois da assinatura da sua Carta em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, em Londres). A sua sede é na cidade de Nova Iorque desde 1950, num complexo desenhado por Oscar Niemeyer e Le Corbusier.

Page 4: A Europa e o Mundo

A ideia das Nações Unidas foi formalmente elaborada na declaração, firmada durante a Segunda Guerra Mundial, na conferência de Aliados celebrada em Moscou em 1943. O então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, sugeriu o nome de "Nações Unidas" a partir de conversas preliminares que tivera com outros líderes, como Churchill, já a partir do natal de 1941.

Page 5: A Europa e o Mundo

OTAN,A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou

NATO), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949 em suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949. Os seus nomes oficiais são North Atlantic Treaty Organization (NATO), em inglês, e Organisation du Traité de l'Atlantique Nord (OTAN), em francês. Em Portugal utiliza-se mais frequentemente a palavra NATO (sigla em inglês) por, paradoxalmente, se parecer mais a uma palavra portuguesa. O seu secretário-geral é, desde 1 de Agosto de 2009, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen.

Page 6: A Europa e o Mundo

A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objectivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia, aliança militar do leste europeu.

Page 7: A Europa e o Mundo

Organizações não governamentais:

As Organizações não governamentais (ou também chamadas de organizações não governamentais sem fins lucrativos), também conhecidas pelo acrônimo ONG, são associações do terceiro sector, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem acções em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.

Page 8: A Europa e o Mundo

OSCE

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) é uma organização de países do Ocidente voltada para a promoção da democracia e do liberalismo económico na Europa. A OSCE teve origem na CSCE (Conferência sobre a Segurança e a Cooperação na Europa), realizada em Helsinque em 1975. Actualmente, é formada por 56 países membros, todos da Europa (incluindo a Federação Russa e todos os países da União Europeia), da Ásia Central e da América do Norte (Canadá e Estados Unidos). É reconhecida como organismo regional conforme o Capítulo VIII da Carta das Nações Unidas

Page 9: A Europa e o Mundo

Países membros da OSCE

Page 10: A Europa e o Mundo

CRUZ VERMELHA

A Cruz Vermelha Portuguesa exerce a sua actividade em todo o território nacional como a única Sociedade Nacional da Cruz Vermelha e, fora do território nacional, no quadro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, em qualquer local onde a sua participação seja relevante para a prevenção e reparação do sofrimento humano.

Page 11: A Europa e o Mundo

O emblema da Cruz Vermelha tornou-se um símbolo internacional da causa humanitária, protegido pela Convenção de Genebra.

Page 12: A Europa e o Mundo

Nível de intervenção na resolução de problemas mundiaisO grupo dos Oito aprovou um plano de acção para

resolução dos problemas mundiais - incluindo as preocupações sobre os programas nucleares do Irão e da Coreia do Norte. As atenções dos ministros estiveram igualmente voltadas para os acontecimentos do Médio Oriente.

No terceiro e último dia da cimeira, os ministros das nações mais ricas do mundo aprovaram um comunicado final definindo o plano de acção sobre assuntos como a segurança energética, a luta contra o terrorismo e a SIDA.

No entanto, o deteriorar da situação em Israel e no Líbano veio a ocupar as atenções de todos.

Uma declaração, não vinculativa, do Grupo dos Oito sobre o Médio Oriente adoptada por consenso, referia que ser mais importante para todas as partes adoptar urgentes medidas para por termo as acções militares.

Page 13: A Europa e o Mundo

Os dirigentes da Rússia, dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha, Itália, França, da Alemanha, do Canadá e do Japão apoiaram igualmente a decisão de manifestar preocupação sobre o programa nuclear Iraniano ao Conselho de Segurança da ONU.

O comunicado dos ministros alerta o Irão para na ausência de uma resposta, ou de uma recusa, tal conduzir o Conselho de Segurança retomar os trabalhos sobre uma resolução que poderá incluir sanções punitivas.

Page 14: A Europa e o Mundo