A expansão e mudança nos séculos XV e XVI

3
A expansão e mudança nos séculos XV e XVI O expansionismo europeu: Portugal teve um papel pioneiro na expansão europeia dos séculos XV e XVI. Em menos de um século, empreendeu conquistas no Norte de África. Colonizou ilhas atlânticas, descobriu o caminho marítimo para a Índia e atingiu o Brasil. No séc. XVI passou a ter a concorrência da vizinha Espanha nesta expansão. Esta expansão ibérica foi o factor decisivo para a criação de um comércio com dimensão global. Condicionalismo da expansão europeia No século XIV, a Europa atravessou uma enorme crise social e económica, fruto de guerras, fomes e pestes. Esta situação alterou-se em meados do séc.XV e com a melhoria das condições de vida e o aumento das populações, levou a um reanimar do comércio principalmente nos seus principais pólos: o mar mediterrânico e o Báltico. A procura pelas especiarias do oriente tornou este continente num dos principais pontos comerciais de interesse europeu com essa ligação a ser feita pelo mercado italiano com a Europa.

Transcript of A expansão e mudança nos séculos XV e XVI

Page 1: A expansão e mudança nos séculos XV e XVI

A expansão e mudança nos séculos XV e XVI

O expansionismo europeu:

Portugal teve um papel pioneiro na expansão europeia dos séculos XV e XVI. Em menos de um século, empreendeu conquistas no Norte de África. Colonizou ilhas atlânticas, descobriu o caminho marítimo para a Índia e atingiu o Brasil.

No séc. XVI passou a ter a concorrência da vizinha Espanha nesta expansão. Esta expansão ibérica foi o factor decisivo para a criação de um comércio com dimensão global.

Condicionalismo da expansão europeia

No século XIV, a Europa atravessou uma enorme crise social e económica, fruto de guerras, fomes e pestes. Esta situação alterou-se em meados do séc.XV e com a melhoria das condições de vida e o aumento das populações, levou a um reanimar do comércio principalmente nos seus principais pólos: o mar mediterrânico e o Báltico.

A procura pelas especiarias do oriente tornou este continente num dos principais pontos comerciais de interesse europeu com essa ligação a ser feita pelo mercado italiano com a Europa.

Em busca de novas rotas

Com a luta existente, entre vários países europeus pelo domínio do comércio e respectivas rotas comerciais tornou-se uma necessidade descobrir novas rotas para atingir estes centros de especiarias de uma forma mais directa.

Page 2: A expansão e mudança nos séculos XV e XVI

A esta necessidade respondeu primeiramente a península ibérica, em concreto Portugal.

Porquê Portugal?

Portugal assumiu esta primazia pela sua condição geográfica favorável, possuindo uma posição privilegiada face aos continentes a descobrir; por outro lado, por causa do seu extenso litoral possuía também uma forte ligação ao mar por parte da sua população.

Esta experiencia marítima e o apoio por parte dos monarcas e proteccionismo à marinha. Este facto e os conhecimentos e técnicas de navegação possuídos pelos portugueses foram indispensáveis à expansão marítima.

Por fim a união existente em Portugal, e o apoio de todos os grupos sociais a expansão foram também importantes para esta primazia do nosso país.