A fé verdadeira

6
A FÉ VERDADEIRA A fé sempre foi a marca de um discípulo de Jesus. Os primeiros discípulos eram conhecidos como crentes . Jesus disse: "... tudo é possível para aquele que crê."(Marcos 9:23). A fé significa uma total dependência de Deus. Quando Adão pecou, ele saiu da dependência de Deus e entrou numa "in-dependência" (que significa incredulidade). Esta é a razão pela qual Deus colocou uma prioridade tão alta assim na fé. A fé é a forma pela qual fomos restaurados a um relacionamento com Deus. (dependência de Deus). Esta dependência de Deus é chamada de fé. A fé o leva além dos seus cinco senti- dos, de visão, audição, paladar, olfato e tato. A fé o libera da sua capacidade limitada. Pela fé você passa da "in-capacidade" para a "capacidade de Deus". Este é o caminhar de fé para o qual todos nós somos chamados - onde "nada é impossível" (Mateus 17:20). 6.1 - O que é fé? A fé é uma ação de obediência; em resposta ao que Deus falou: a verdadeira fé é expressa em: 1 - obediência (II Coríntios 5:7; 7:15; I Pedro 1:2). 2 - ação em resposta a Deus (Colossenses 1:4, 5, 23, 29). 3 - nosso ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17). A fé é o firme fundamento das coisas que se espera e a prova das coisas que não se vêem. (Hebreus 11:1). A fé é um combustível que impulsiona a espiritualidade e é a chave do crescimento espiritual. Não pode existir discipulado verdadeiro sem profunda e inquestionável fé no Deus vivo, todo aquele que quiser fazer proezas para Deus, primeiro precisa confiar nele (Romanos 10:17). A fé significa termos confiança ou certeza numa outra pessoa ou nas palavras des- ta pessoa (neste caso em Deus). Ter fé em Deus envolve uma troca de autoconfiança para a confiança em Deus. Paramos de confiar em nós mesmos e confiamos Nele. Abandonarmos a dependência de nossas forças limitadas de conhecimento e co- meçamos a receber de suas fontes ilimitadas. 6.2 - Diferença Entre Fé e Crença A fé e a crença tem uma "pequena" diferença entre si. Crença é o assentimento ao testemunho, e a fé é o assentimento ao testemunho acompanhado de confiança, a fé é um princípio ativo, é um ato da inteligência e da vontade. A distinção entre crença e fé, avalia-se pela diferença entre as frase: CREDE-ME E CONFIAI EM MIM. Na bíblia, fé ou crença quer dizer confiança absoluta em tudo o que Deus tem revelado. (Gênesis 15:6; Deuteronômio 32:20; Marcos 11:22; Romanos 4:3-9). Por ela agiram os heróis das escrituras. (Hebreus 11).

Transcript of A fé verdadeira

A FÉ VERDADEIRA

A fé sempre foi a marca de um discípulo de Jesus. Os primeiros discípulos eram conhecidos como crentes. Jesus disse:

"... tudo é possível para aquele que crê."(Marcos 9:23).

A fé significa uma total dependência de Deus. Quando Adão pecou, ele saiu da dependência de Deus e entrou numa "in-dependência" (que significa incredulidade).

Esta é a razão pela qual Deus colocou uma prioridade tão alta assim na fé. A fé é a forma pela qual fomos restaurados a um relacionamento com Deus. (dependência de Deus).

Esta dependência de Deus é chamada de fé. A fé o leva além dos seus cinco senti-dos, de visão, audição, paladar, olfato e tato. A fé o libera da sua capacidade limitada. Pela fé você passa da "in-capacidade" para a "capacidade de Deus".

Este é o caminhar de fé para o qual todos nós somos chamados - onde "nada é impossível" (Mateus 17:20).

6.1 - O que é fé?

A fé é uma ação de obediência; em resposta ao que Deus falou: a verdadeira fé é expressa em:

1 - obediência (II Coríntios 5:7; 7:15; I Pedro 1:2).

2 - ação em resposta a Deus (Colossenses 1:4, 5, 23, 29).

3 - nosso ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17).

A fé é o firme fundamento das coisas que se espera e a prova das coisas que não se vêem. (Hebreus 11:1). A fé é um combustível que impulsiona a espiritualidade e é a chave do crescimento espiritual. Não pode existir discipulado verdadeiro sem profunda e inquestionável fé no Deus vivo, todo aquele que quiser fazer proezas para Deus, primeiro precisa confiar nele (Romanos 10:17).

A fé significa termos confiança ou certeza numa outra pessoa ou nas palavras des-ta pessoa (neste caso em Deus). Ter fé em Deus envolve uma troca de autoconfiança para a confiança em Deus. Paramos de confiar em nós mesmos e confiamos Nele.

Abandonarmos a dependência de nossas forças limitadas de conhecimento e co-meçamos a receber de suas fontes ilimitadas.

6.2 - Diferença Entre Fé e Crença

A fé e a crença tem uma "pequena" diferença entre si.

Crença é o assentimento ao testemunho, e a fé é o assentimento ao testemunho acompanhado de confiança, a fé é um princípio ativo, é um ato da inteligência e da vontade.

A distinção entre crença e fé, avalia-se pela diferença entre as frase: CREDE-ME E CONFIAI EM MIM. Na bíblia, fé ou crença quer dizer confiança absoluta em tudo o que Deus tem revelado. (Gênesis 15:6; Deuteronômio 32:20; Marcos 11:22; Romanos 4:3-9). Por ela agiram os heróis das escrituras. (Hebreus 11).

6.3 - A Base da Fé

A base para termos fé em Deus encontra-se em três importantes realidades:

6.3.1 - A Natureza de Deus

"Ao fazer sua promessa a Abraão, já que não havia ninguém maior por quem ele pudesse jurar; ele jurou por si próprio." (Hebreus 6:13)

a) Ele não pode mudar (Malaquias 3:6; Tiago 1:17);

b) Ele não pode falhar (Jó 42:2; I Crônicas 28:20);

c) Ele não pode mentir (Números 23:19; Tito 1:2).

6.3.2 - A obra redentora do Filho de Deus

"Fixemos os nossos olhos em Jesus, o autor e consumador da fé, o qual, pela ale-gria que lhe foi proposta, suportou a cruz, desprezando a sua afronta e assentou-se à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:2).

Cristo tornou-se a fonte da nossa fé em Deus. O fato da sua morte e ressurreição fornece a base para a nossa crença. Veja I Coríntios 1:30; Romanos 5:1, 2).

6.3.3 - A palavra de Deus

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras nunca passarão" (Mateus 24:35; Isaías 40:8).

"Eu estou velando pela minha palavra para a cumprir." (Jeremias 1:12).

A sua permanece fiel para sempre. A fé vem quando Deus trás uma palavra espe-cífica - de tudo o que ele já disse - diretamente a nós, em nossas circunstâncias e verbalizada desta maneira a palavra de Deus torna-se viva para nós, liberando a nossa fé.

6.4 - A Fé e a Salvação

A fé consiste na confiança que se tem no testemunho que Deus dá de Si mesmo referente à missão de nosso Senhor Jesus Cristo (João 4:24) e no testemunho de Jesus Cristo a respeito de Si mesmo (João 3:18). A fé no redentor pela qual o pecador confia nele só é essen-cial a salvação (João 3:15-18). A crença em sua existência e na verdade de suas doutrinas po-de ser produzida pela evidência, mas a fé em Cristo e a confiança Nele para a salvação, não se pode conseguir do mesmo modo por que é dom de Deus (Efésios 2:8). O sistema de doutrina revelado por Deus para a salvação chama-se FÉ.

6.5 - Como a Fé Funciona

O princípio da fé (Romanos 3:27) é o de operar em nossas vidas continuamente, não importado quais sejas as circunstâncias (veja II Coríntios 5:7 e Tiago 1:5-6). Ela funciona da seguinte maneira.

6.5.1 - Deus nos dá a fé

"No evangelho uma retidão de Deus é revelada, uma retidão que é pela fé, da promessa à última, exatamente como está escrito:

"O justo viverá pela fé [de Deus]". Compare Romanos 1:17 com Habacuque 2:4.

"Porque pela graça vocês são salvos através da fé, ela [a fé] é dom de Deus." (Efé-sios 2:8,9)...conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Romanos 12:3).

6.5.2 - A fé vem através de uma palavra de Deus

Primeiramente Deus nos encoraja falando uma palavra relevante as nossas cir-cunstâncias.

Isto poderá acontecer à medida em que você ler a Bíblia ou ouvindo a voz do Es-pírito Santo dentro do seu espírito.

"... a fé vem pelo ouvir a palavra, e ouvida através da palavra de Cristo." (Roma-nos 10:17). Veja também Gênesis 15:3-5; 17:15-21; Josué 1:8).

6.5.3 - Obediência à Palavra

Para que a fé possa operar em nossa situação, precisamos obedecer esta palavra. A fé é algo ativo e não passivo. A maioria das promessas de Deus são condicionais - Ele faz a sua parte, se fizermos a nossa parte.

"... a fé sozinha, se não for acompanhada pela obra, está morta." (Tiago 2:17). Ve-ja Tiago 1:22-25; Gênesis 15:6; Mateus 7:24-27).

6.5.4 - A crise, ou "Prova da nossa fé"

Este é um período de provas e testes. Tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrário ao que Deus disse e aparentemente não há nenhuma evidência para a nossa cren-ça. Neste ponto, a nossa fé baseia-se completamente na palavra de Deus (o que ele nos falou) (I Pedro 1:6, 7). (Ver Romanos 4:16-21; Salmos 105:17-19).

Com a fé lançamo-nos sobre a Sua fidelidade. Em nestas ocasiões de dúvidas e lutas, Deus é fiel e não nos abandona.

"Se não cremos, ele permanece fiel. Ele não pode negar-se a si mesmo." (II Timó-teo 2:13).

Ele foi fiel a Tomé e a Pedro quando a fé deles foi provada. Jesus não os abando-nou.

"Ele nunca nos deixará nem nos abandonará." (Hebreus 13:5)

6.5.5 - O Resultado

O resultado final é sempre a vitória por parte do crente, trazendo glória a Deus. "... porque todos os que são nascidos de Deus venceram o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (I João 5:4). Ver também (Tiago 1:2-4, 12; Gênesis 21:1-3; Salmos 105:19-22; Atos 3:16; Hebreus 6:13-15.

6.6 - O Surgimento e o Crescimento da Fé no Cristão

Para produzir a fé, o espírito aplica a verdade a alma, os meios humanos entram como elemento de cooperação com o espírito para a produção da fé. (Romanos 10:17). A fé

pode existir em diversos graus de intensidade. (Romanos 4;19-20; Romanos 14:1-4; Mateus 6:30; Mateus 8:10; Mateus 14:31; Mateus 17:20).

Os apóstolos quando sentiram fraqueza de sua fé, pediram a Jesus que lhes fossem aumentada a fé. (Lucas 17:5).

Por causa da grande tribulação, a fé e o amor de muitos esfriaria. (Mateus 24:12-14). A fé opera pelo amor (Gálatas 5:6 e vence o mundo (I João 5:4). Apesar de sua grande importância, não é a maior das graças cristão, a maior de todas elas é a caridade ou o amor (I Coríntios 13:13). Este produto vai ser muito escasso ou difícil de se achar (Lucas 18:8).

Portanto, é necessário que a nossa fé aumente. Precisamos ouvir mais a palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus Z(Romanos 10:17. Quando ouvi-mos começam, os a crer que o nosso Deus pode todas as coisas e passa a ser real em nossas vidas e pode anular todas as nossas dificuldades e problemas, pois tudo é possível ao que crê. (Marcos 9:23).

O processo é simples: começamos a ouvir algo bom: é o Espírito Santo já operan-do em nossos corações, daí, abre-se o nosso entendimento, começamos a entender as grande-zas de Deus, Paulo falou assim: "Tudo posso ou, todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 19:26). Então a fé é crer antes de receber (Hebreus 11:1). Isto é, Ter as coisas mesmo antes de receber.

A fé começa agir onde termina o poder do homem e de acordo com a intensidade, pode tornar tão real o mundo espiritual como mundo físico.

A incredulidade diz: como pode ser tais e tais coisa? E está cheia de perguntas, mas a fé tem uma grande resposta: é Deus sobre todas as coisas!

Humanamente falando, seria impossível Sara e Abraão tivessem um filhos, pois Sara era estéril e ambos de idade avançada, mas Deus havia prometido (Gênesis 15:5) e Abra-ão sabia, pela fé, que é impossível Deus mentir ou brincar, então creu. E cumpriu-se a palavra de Deus. (Gênesis 21:1-2).

Veja bem:

- A dúvida vê os obstáculos - a fé vê o caminho;

- A dúvida vê a escuridão da noite - a fé vê o brilho do dia!

- A dúvida teme dar um passo - a fé voa alto como águia!

- A dúvida pergunta: quem crê - a fé responde: eu creio!!!

Então, a fé é razoável, mas a dúvida só leva muito mal a crer nas criatura e a fé leva-nos a crer no Criador. É insano crer naquele que não ente, não falha, não erra? Confiar em Deus é o que há de mais sensato, normal, racional que o homem pode fazer.

6.7 - A Fé Verdadeira

Ninguém jamais confiou em Deus, em vão, ninguém jamais o fará, por que a fé no Senhor não envolve risco de espécie alguma. (Hebreus 11:6).

A fé verdadeira glorifica a Deus, dá-lhe o seu lugar próprio como aquele que é completamente digno de confiança (Hebreus 11:8 - Josué 6:1-20). Não foi usando de sabedoria própria que Abraão saiu de sua parentela sem saber para onde ir (Gênesis 12:1), mas obedecendo a Deus. Não foi por astúcia de Josué atacar Jericó sem armas, nem soldados apropriados, mas foi pela

ordem de Deus (Josué 5:13-15; Josué 6:1-5). Não foi por sabedoria própria que Moisés tirou o povo do Egito, atravessando o Mar Vermelho e o deserto, mas tudo foi por ordem de Deus (Êxodo 3:5-10). Confiando, esperando, crendo em Deus, sendo fiel pela fé, foi assim que Deus falou com Noé e livrou das águas do dilúvio. Isto é a FÉ COMPLETA (Gênesis 6:13-14).

6.8 - Advertência Concernente às Fábulas

I Timóteo 1:4; 4:7; II Timóteo 4:4; II Pedro 1:16.

6.9 - Fé - Referências Gerais

♦ Aumenta-nos a fé (Lucas 17:5);

♦ Os homens de Cornélio e Pedro (Romanos 10:17);

♦ O que não vem da fé é pecado (Romanos 14:23);

♦ Para Jesus, só é válida a fé (Gálatas 5:6);

♦ Fé com certeza (Hebreus 11:1);

♦ Fé sem obra é morta (Tiago 2:17);

♦ Fé vence o mundo (I João 5:4).

6.10 - Fé Sumária

♦ É a certeza (Hebreus 11:1);

♦ É a convicção (Hebreus 11:1);

♦ É exigida por Deus (Marcos 11:22; I João 3:23).

6.11 - Os Alvos da Fé

♦ Deus (João 14:1);

♦ Cristo (João 6:29; Atos 20:21);

♦ Escritos de Moisés (João 5:46; Atos 24:14).

♦ Escritos dos profetas (II Crônicas 20:20; Atos 26:27);

♦ O evangelho (Marcos 1:15);

♦ As promessas de Deus (Romanos 4:21; Hebreus 11:13).

6.12 - A Fé em Cristo é...

♦ Dom de Deus (Romanos 12:3; Efésios 2:8; 6:23; Filipenses 1:29);

♦ Obra de Deus (I Coríntios 2:5; Atos 11:21);

♦ Preciosas (II Pedro 1:1);

♦ Santíssima (Judas 20);

♦ Frutífera (I Tessalonicenses 1:3);

♦ Acompanhada pelo arrependimento (Marcos 1:15; Lucas 24:47);

♦ Seguida pela conversão (Atos 11:21);

♦ Um Dom do Espírito Santo (I Coríntios 12:9).

6.13 - Por Meio da Fé vem...

♦ Remissão de pecados (Atos 10:43; Romanos 3:25);

♦ Justificação (Atos 13:39; Romanos 3:21, 28, 30; Gálatas 2:16);

♦ Salvação (Marcos 16:16; Atos 16:31);

♦ Santificação (Atos 15:9; 26:18);

♦ Luz espiritual (João 12:36-46);

♦ Vida eterna (João 3:15-16; 6:40-47);

♦ Descanso no céu (Hebreus 4:3);

♦ Edificação (I Timóteo 1:4; Judas 20);

♦ Preservação (I Pedro 1:15);

♦ Adoção (João 1:12; Gálatas 3:26);

♦ Acesso a Deus (Romanos 5:22; Efésios 3:12);

♦ Herança das promessas (Gálatas 3:22; Hebreus 6:12);

♦ Dom do Espírito Santo (Atos 11:15-17; Gálatas 3:14; Efésios 1:13);

♦ Sem fé é impossível agradar à Deus (Hebreus 11:6);

♦ Cristo: autor e consumador da fé (Hebreus 12:2);

♦ A justificação é pela fé e pela graça (Romanos 4:16);

♦ A fé é necessária para a luta cristã (I Timóteo 1:18-19 e 6:12);

♦ Escritura designada para produzi-la (João 20:31; II Timóteo 3:15);

♦ Pregação designada para produzi-la (João 17:20; Atos 8:12; Romanos 10:14-15; I Corín-tios 3:5)