A Hierarquia Visual

1
A Hierarquia Visual se dá pela leitura dos elementos na página, o usuário ao entrar no site já sabe onde encontrar os elementos de navegação, ele sabe que encontrará no topo as identificações, à esquerda as barras de navegação à esquerda, ao centro o conteúdo principal, ao clicar em uma matéria ele espera que seja aberta no conteúdo central da página também. Existem praticamente dois tipos de leitura na hierarquia, a leitura em F e a leitura em L, a leitura em F se dá quando se faz uso da parte superior e lateral, além de manter o conteúdo central da página, a leitura em L não faz uso da parte superior, somente da lateral e conteúdo central, temos também a leitura em H que fará uso de conteúdo na parte superior, as duas laterais e o conteúdo central. Os tipos de leitura estão relacionados aos objetivos do site, o que vimos lá no pensamento global e sequencial, quanto mais volume se tem, mais se terá chance do site ter os menus na laterais, agora, quando o conteúdo é mais direto, os menus acabam sendo na horizontal. É interessante se criar um contraste visual, por exemplo, se temos dois elementos da mesma cor, mas diferentes na forma, o ideal é fazer com que eles permaneçam realmente diferentes, do que tentar fazer com que pareça iguais, o contraste pode ser adquirido de várias formas, utilizando cores, tamanhos, texturas, formas estilos de fontes, o destaque de algum elemento acaba deixando clara a importância dele em relação ao outro. Temos um claro exemplo disso nos sites de e-commerce, se não diferenciasse os produtos, textos, chamadas, botões de comprar, a informação ao usuário não ficaria tão clara. É de extrema importância ter cuidado com o alinhamento dos objetos, dos textos, muita informação acaba sendo prejudicial, objetos colocados aleatoriamente gera desconforto visual e falta de organização, é importante ter um alinhamento de grupos de informações ou grupos de produtos para não deixar o usuário confuso. Um alinhamento deve ser bem pensado de forma à não gerar desproporção, pois os site seguem na direção de cima para baixo e da esquerda para a direita, por isto um alinhamento centralizado é dito como sem graça e com pouca força. É importante fazer o agrupamento de objetos e textos que se identifiquem e faça parte do mesmo assunto, o usuário tem que saber identificar a mensagem sem ter dúvidas do que se trata. Um agrupamento geralmente está associado ao contraste, um título geralmente tem um tamanho maior, ou cor diferente para dar mais destaque do restante.

Transcript of A Hierarquia Visual

Page 1: A Hierarquia Visual

A Hierarquia Visual se dá pela leitura dos elementos na página, o usuário ao entrar no site já sabe onde encontrar os elementos de navegação, ele sabe que encontrará no topo as identificações, à esquerda as barras de navegação à esquerda, ao centro o conteúdo principal, ao clicar em uma matéria ele espera que seja aberta no conteúdo central da página também.

Existem praticamente dois tipos de leitura na hierarquia, a leitura em F e a leitura em L, a leitura em F se dá quando se faz uso da parte superior e lateral, além de manter o conteúdo central da página, a leitura em L não faz uso da parte superior, somente da lateral e conteúdo central, temos também a leitura em H que fará uso de conteúdo na parte superior, as duas laterais e o conteúdo central.

Os tipos de leitura estão relacionados aos objetivos do site, o que vimos lá no pensamento global e sequencial, quanto mais volume se tem, mais se terá chance do site ter os menus na laterais, agora, quando o conteúdo é mais direto, os menus acabam sendo na horizontal.

É interessante se criar um contraste visual, por exemplo, se temos dois elementos da mesma cor, mas diferentes na forma, o ideal é fazer com que eles permaneçam realmente diferentes, do que tentar fazer com que pareça iguais, o contraste pode ser adquirido de várias formas, utilizando cores, tamanhos, texturas, formas estilos de fontes, o destaque de algum elemento acaba deixando clara a importância dele em relação ao outro. Temos um claro exemplo disso nos sites de e-commerce, se não diferenciasse os produtos, textos, chamadas, botões de comprar, a informação ao usuário não ficaria tão clara.

É de extrema importância ter cuidado com o alinhamento dos objetos, dos textos, muita informação acaba sendo prejudicial, objetos colocados aleatoriamente gera desconforto visual e falta de organização, é importante ter um alinhamento de grupos de informações ou grupos de produtos para não deixar o usuário confuso.

Um alinhamento deve ser bem pensado de forma à não gerar desproporção, pois os site seguem na direção de cima para baixo e da esquerda para a direita, por isto um alinhamento centralizado é dito como sem graça e com pouca força.

É importante fazer o agrupamento de objetos e textos que se identifiquem e faça parte do mesmo assunto, o usuário tem que saber identificar a mensagem sem ter dúvidas do que se trata. Um agrupamento geralmente está associado ao contraste, um título geralmente tem um tamanho maior, ou cor diferente para dar mais destaque do restante.