A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico...

37
A Identidade da minha Escola Que “Cara” desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as pessoas precisam participar. E para começar é necessário trabalhar com os recursos que já tem na escola, assim como os exemplos que irão vir a seguir. A MAIOR PARTE DA INTERVENÇÃO FOI FEITA COM O QUE JÁ HAVIA NA ESCOLA.

Transcript of A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico...

Page 1: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

A Identidade da minha Escola

Que “Cara” desejo para minha Escola?Devo pensar desde o espaço físico até

os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as pessoas precisam participar.

E para começar é necessário trabalhar com os recursos que já tem na escola, assim como os exemplos que irão vir a seguir.

A MAIOR PARTE DA INTERVENÇÃO FOI FEITA COM O QUE JÁ HAVIA NA ESCOLA.

Page 2: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

E.E. Maria de Lourdes Guimarães

Page 3: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 4: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

ENTRADA SALA COORDENAÇÃO

Page 5: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 6: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 7: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

OBJETOS ANTIGOS DA ESCOLA E FOTO DA PROFESSORA QUE DÁ O NOME A ESSA ESCOLA MARIA DE LOURDES

Page 8: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 9: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 10: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 11: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 12: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 13: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 14: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

SALA DOS PROFESSORES

Page 15: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 16: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

ENTRADA LIVRO PONTO

Page 17: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

INSPETORIA

Page 18: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 19: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 20: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 21: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 22: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

OBRIGADO

Page 23: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

VOLTE SEMPRE

Page 24: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

RECURSOS PEDAGÓGICOS CRIAÇÃO JORNAL MURAL

PEDAGÓGICO CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO

PEDAGÓGICO COM ASSUNTO PARA TODAS AS DISCIPLINAS

CRIAÇÃO DE UM CD PARA CADA DISCIPLINA COM VÁRIOS ASSUNTOS DA MATÉRIA PARA SEREM PESQUISADOS E ATÉ PODEREM SER PASSADOS PARA OS ALUNOS

Page 25: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

CD DIDÁTICO PARA CADA MATÉRIA

Page 26: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 27: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

MURAL PEDAGÓGICO

Page 28: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.
Page 29: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

ARQUIVO DDIDÁTICO PARA PESQUISA DE CADA MATÉRIA

Page 30: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

POR LUCIENE ELEIA

Page 31: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

ASPECTO FÍSICO DA ESCOLA

Para que aconteça a aprendizagem na escola e haja um clima de respeito e segurança no ambiente alguns cuidados são necessários.

Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição.

Page 32: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

O preparo do ambiente escolar, tornando-o acolhedor, agradável e bonito aos olhos de todos, é uma ação pedagógica de responsabilidade do gestor da instituição.

Muitas escolas se encontram em estado físico tão destruído e mal cuidado que os alunos não sentem atração alguma pela mesma.

Page 33: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

Imagine-se no lugar desses alunos, chegando a uma sala de aula com carteiras quebradas, pintura descascada, pouca iluminação, goteiras, dentre outros tantos pequenos problemas. Será que teria disposição e motivação para passar cinco horas do seu dia num local assim? Quais os valores da educação se não se pode estudar numa escola bem cuidada, limpa e bonita?

Page 34: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

A aparência física da escola é importante para o aluno, pois esses cuidados demonstram que a direção da escola, ou seja, o gestor escolar, se preocupa em manter um clima de respeito aos alunos, sendo responsável pela parte educativa que cabe à diretoria da escola a apresentação física da mesma.

Page 35: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

Além disso, a estruturação da grade curricular, o acompanhamento dos trabalhos dos professores, reuniões pedagógicas do corpo docente e administrativo, etc, são partes do processo de aprendizagem de responsabilidade do gestor, elementos que não podem faltar.

Page 36: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

Em se tratando de escolas públicas, a depredação deve ser trabalhada com a comunidade. As pessoas precisam aprender que o público é algo de todos e, portanto, para o bem-estar das pessoas que moram naquela região.

Page 37: A Identidade da minha Escola Que Cara desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as.

Se eles mesmos são tratados com desrespeito, com prédios mal cuidados e sem estrutura, sentirão que aquela escola não promove uma educação de qualidade. Afinal, uma coisa está relacionada com a outra, é a pura questão da motivação.

Por Jussara de BarrosGraduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola