A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia...

30
A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge de Morais Trigo

Transcript of A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia...

Page 1: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A ilusão e a Arte da ilusão

Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia

FEUP/IPB – 2003/04Mestrado em Tecnologias Multimédia

Paulo Jorge de Morais Trigo

Page 2: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

Introdução

• Tema: A ilusão e a arte da ilusão.

• Como objectivo inicial pretendo que os alunos entendam essencialmente os fenómenos da visão e da percepção. Compreendam que ver não significa perceber e entendam o fenómeno da ilusão.

• Pretendo assim explorar o conteúdo, analisando obras de autores conhecidos que exploram o efeito da ilusão tradicional.

Page 3: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A visão e o olho humano

• Os olhos são o órgão da visão.

• O globo ocular comporta-se como uma pequena máquina fotográfica que forma sobre a retina uma imagem diminuta e invertida que é, depois, transmitida ao cérebro.

• As imagens recebidas – distorcidas e invertidas, tornam-se claras para nós através do trabalho do nosso cérebro.

• A visão a três dimensões, é possível graças à visão binocular, isto é, ao facto de um dos olhos não ver o mesmo que o outro.

Page 4: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A percepção visual • As imagens são

percepcionadas globalmente. • Isto é, primeiro percebemos o

conjunto formado pelos elementos visuais e só em seguida percebemos as formas isoladamente.

• As formas visuais tendem a agrupar-se quando estão próximas e quando são semelhantes, quer pela forma quer pelo tamanho.

• A atracção dos elementos visuais permite percepcionar formas que, de facto, não estão completamente definidas.

Page 5: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

Pregnância da Forma/Gestalt

• Gestalt é uma Escola de Psicologia Experimental, que actuou principalmente na área da teoria da forma.

• Segundo a Gestalt, as forças de organização tendem a se dirigir sempre à melhor forma possível, no sentido da clareza, unidade e equilíbrio, o tanto quanto permitirem as condições dadas pela imagem, ou seja, quanto melhor a forma, mais pregnância ela terá, e melhor será sua relação com o cérebro.

Page 6: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A ilusão de óptica

• Arte ou engenho que mexe com nosso inconsciente deixando-nos por momentos sem saber o que está a ocorrer, ou até por longo período reflectimos sobre uma ilusão apresentada.

• O sistema óptico dos olhos, que também funciona de uma forma maravilhosa, acusa numerosas imperfeições.

• Estas, juntamente com os erros de transmissão que se verificam entre os olhos e o cérebro, assim como as falsas interpretações transmitidas por este, explicam a existência de ilusões ópticas.

Page 7: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

Nos olhos existe o que é denominado “ponto cego”

• Por esta expressão se designa a zona em que o nervo óptico penetra na retina.

• Como, neste ponto, a retina não pode ter células fotossensíveis, não ocorre aqui qualquer sensação de luz.

Experiência: feche o olho direito e fixe o ponto da direita com o olho esquerdo a uma distância de cerca de 25 cm. O ponto da esquerda torna-se invisível.Para encontrar a distância certa, aproxime lentamente os olhos da figura.

Page 8: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

Tipos de ilusão óptica

• Ilusões sensoriais

Aproxime o seu rosto do desenho, até o nariz tocar, para fechar a ponte.

Page 9: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

• Contrastes

A primeira maça parece mais escura. O mesmo se passa com os dois ratos.  

Page 10: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

• Contrastes

Tente contar os pontos pretos

Page 11: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

• Ilusões por persistência de imagem

Fixe, durante 30 segundos, a imagem da esquerda da figura e logo a seguir olhe para a da direita.

O fundo vermelho aparecerá agora na sua cor complementar, o verde, e a face branca tornar-se-á ligeiramente avermelhada, devido à impressão de contraste.

Page 12: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

• Visão das cores

Olhe para baixo e diga as CORES, não as PALAVRAS

O lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra.

Conflito no Cérebro!

Page 13: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

• Movimentos

Focalize o ponto no centro e mova a cabeça para a frente e para trás

Page 14: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

• Ilusões óptico – geométricas

São linha horizontais paralelas, ou diagonais?

Page 15: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

Exercício sobre ilusões geométricas

O diâmetro do prato é maior que a altura do copo?

Ambas as figuras são idênticas?

O vermelho e o preto são iguais em área?

Este cubo reversível pode parecer estar em várias posições?

Page 16: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A linha azul nos dois desenhos têm o mesmo comprimento?

A figura azul é a que tem altura e largura iguais?

Essa não é uma espiral, mas uma série de círculos completos?

Exercício sobre as ilusões de óptica

A face de cada lente tem a mesma curvatura?

Page 17: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

Todos os quatro círculos têm o mesmo tom de azul?

A linha vermelha e a linha azul têm o mesmo tamanho? As linhas vermelhas

formam quadrados perfeitos?

Exercício sobre as ilusões de óptica

As intersecções das listas brancas não são mais escuras?

Page 18: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

As linhas pretas têm o mesmo comprimento nas duas figuras?

As linhas vermelha e azulsão do mesmo comprimento?

A distância entre a ponta da estrela e a ponta do losango mais próximo

é igual ao comprimento do losango?

Pode parecer que estamos olhando para baixo ou para cima da escada?

Exercício sobre as ilusões de óptica

Page 19: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

Imagens Duplas

W. E. Hill 1915 Octavio Ocampo

Page 20: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

Peter Brookes Charles Gillbert

Imagens Duplas

Page 21: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

Shigeo Fukuda

Imagens Duplas

Page 22: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

István Orosz René Magritte

Imagens Impossíveis

Page 23: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

David MacDonald M. C. Escher 1958

Imagens Impossíveis

Page 24: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

M. C. Escher

Imagens Impossíveis

Page 25: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

Archimboldo

Imagens Ocultas

Page 26: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

Donald Rust Bev Doolittle

Imagens Ocultas

Page 27: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

John Van Straalen

Imagens Ocultas

Page 28: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

Vasarely

Curiosidades

Page 29: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

A Arte da Ilusão

Sergio Buratto

Curiosidades

Page 30: A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

www.ilusaodeotica.com/

Animação 1 Animação 2