A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas...

8
1 A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Fábio Vargas Souza Patrícia Krauss Serrano Paris Crisane Herzog Sabino José Caldas da Costa Junior Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo 1. Breve apresentação da Escola de Contas Públicas (ECP/TCEES) A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (ECP/TCEES) é a unidade do TCEES à qual compete a formação, capacitação e o aperfeiçoamento dos membros e servidores do Tribunal e de jurisdicionados, além de público externo amplo (sociedade em geral), a coordenação e a manutenção do acervo bibliográfico, o planejamento, a coordenação e execução de eventos realizados pelo Tribunal de Contas ou que deles parcipe. Enquanto unidade, a ECP está diretamente ligada à Presidência da Corte de Contas, conforme organograma a seguir.

Transcript of A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas...

Page 1: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

1

A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo

Fábio Vargas Souza Patrícia Krauss Serrano Paris

Cristiane Herzog Sabino José Caldas da Costa Junior

Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo

1. Breve apresentação da Escola de Contas Públicas (ECP/TCEES)

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (ECP/TCEES) é a unidade do TCEES à qual compete a formação, capacitação e o aperfeiçoamento dos membros e servidores do Tribunal e de jurisdicionados, além de público externo amplo (sociedade em geral), a coordenação e a manutenção do acervo bibliográfico, o planejamento, a coordenação e execução de eventos realizados pelo Tribunal de Contas ou que deles participe. Enquanto unidade, a ECP está diretamente ligada à Presidência da Corte de Contas, conforme organograma a seguir.

Page 2: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

2

Missão da Escola de Contas

“Promover ações de capacitação e desenvolvimento profissional dos servidores, Auditores, Procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal e Conselheiros, bem como difundir conhecimentos aos gestores públicos, de forma a contribuir para a efetividade do exercício do controle externo”

Visão Sistêmica da Escola

2. Principal desafio de 2015: a implantação do Ensino a Distância (EAD) na ECP/TCEES

Ao elaborar o projeto para implantação do EAD, a visão da ECP/TCEES vislumbra a integração de ações a distância às ações da Escola em relação a todos os seus públicos, interno e externo, que seguem:

Page 3: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

3

Plano de Ações Educacionais - Ano 2015

Público Interno

• Servidores• Membros• Estagiários• Projetos Especiais

Público Externo

• Jurisdicionados• Conselhos Municipais • Comunidade

Participação em Eventos Externos

Moore e Kearsley (1996, p.2) propõem a seguinte definição para a EAD:

Educação a Distância é o aprendizado planejado que normalmente ocorre em lugar diverso do professor e como consequência requer técnicas especiais de planejamento de curso, técnicas instrucionais especiais, métodos especiais de comunicação, eletrônicos ou outros, bem como estrutura organizacional e administrativa específica.

A EAD vem crescendo com a diminuição dos custos com a TI e devido a umasérie de vantagens. Brauer (2008, p. 45-46) elenca algumas das vantagens e desvantagens, limitações

e desafios encontrados na literatura sobre o ensino a distância:

Vantagens:

• Economia de escala;• Eliminação de barreiras geográficas;• Flexibilidade de horário;• Universalidade;• Padronização do ensino;• Personalização e individualização do conteúdo;• Ritmo de treinamento definido pelo próprio aluno;• Maior planejamento do ensino;• Ensino é centrado no aluno, e não no professor;• Possibilidade do aluno rever conteúdos inúmeras vezes.

Desvantagens, limitações e dificuldades (desafios):

• Falta de disciplina dos alunos, que têm que sair da postura passiva eprocrastinadora para a uma postura ativa e organizada, no qual ele é o gestor e responsável pelo seu conhecimento; falta de preparo dos professores;

• Sentimento de isolamento, por parte dos alunos;• Possível demora no feedback dos professores;• Menor confiabilidade nos resultados da avaliação;• Ceticismo, preconceitos e falta de reconhecimento ou credibilidade de cursos a distância;• Certos estilos de aprendizagem são pouco explorados na EAD;

Page 4: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

4

• Custos iniciais elevados;• Problemas tecnológicos e de suporte;• Falta de motivação dos alunos;• Escassas situações para interação;• Problemas tecnológicos;• Má adaptação de cursos presenciais para cursos a distância;• Pouca interação entre os alunos;• Limitação em alcançar as áreas afetivo-emocionais; • Perigo da homogeneidade dos materiais instrucionais;• No caso da EAD nas empresas, muitas vezes falta de um ambiente que apoie seus estudos;• Serviços administrativos mais complexos;• Pouca familiaridade com computadores e seus programas.

Pontos importantes sobre o Projeto EAD:

- ImplantaçãoUm ponto muito relevante para o sucesso da empreitada de começar o EAD no TCEES foi a inclusão

do Projeto EAD no rol dos projetos prioritários contemplados no Planejamento Estratégico do Tribunal, contando assim com o apoio da gestão como um todo, na contratação de empresa prestadora de serviços para implantação e suporte do Moodle.

- DesafiosApós a implantação, os principais desafios foram a capacitação de nossos servidores para a nova

realidade de trabalhar com o novo portal e também a mudança de hábitos operacionais do público dos cursos e eventos (que também precisaram se acostumar com as inovações).

- Sucesso: ParceriasOs primeiros cursos online foram adquiridos da empresa de suporte do Moodle. Mas, a grande

chave do start no EAD foi a colaboração de um primeiro parceiro, o TCERS, que forneceu backups de cursos, e injetou ânimo para a busca de novas parcerias, dentre as quais destacamos a cooperação firmada com os seguintes parceiros: o CNJ, CSJ e TCEMT.

3. Resultados da implantação do EAD em 2015

O Secretário da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Fábio Vargas Souza, declara sobre as ações da Escola:

Tecnologias da Informação são aproveitadas em nossas ações presenciais, que continuam a ser muito importantes em nossas atividades. Mas, percebemos que alcançamos um público muito maior agora que contamos com outra tecnologia disponível: a Educação a Distância.

A combinação das duas metodologias: a distância e presencial permitirá maximizar os resultados das ações da Escola de Contas de forma mais efetiva e eficiente.

Atualmente no Portal da Escola de Contas estão disponíveis 22 (vinte e dois) cursos na modalidade a distância: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Noções de Processo Civil Aplicadas ao TCE-ES, Compras Governamentais de MPE (Micro e Pequenas Empresas), Licitações e Contratos, Lei de Responsabilidade Fiscal, Programação e Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público, Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, Gestão de Projetos no Setor Público, Convênios e Consórcios Públicos, Introdução ao Direito Constitucional, Gestão de Processos, Noções Básicas sobre Planejamento Estratégico, Administração Pública - Capacitação Gerencial, Conhecimentos básicos para uma boa gestão, Introdução a Temas Socioambientais, Aperfeiçoamento em Fiscalização do FUNDEB, Reforma Ortográfica, Concordância Verbal e Nominal e Crase, Atualização em Gramática da Língua Portuguesa, Conhecimentos básicos de recursos de informática para a aprendizagem a distância, Introdução à EAD.

Page 5: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

5

Estes cursos compõem o Programa de Educação a Distância para servidores jurisdicionados e público externo, um dos objetivos estratégicos do ano 2015.

A construção de um portfólio de cursos a distância especificamente para atender aos servidores jurisdicionados e a sociedade de forma geral facilitará a disseminação do conhecimento.

“CARRO - CHEFE” DA PRODUÇÃO PRÓPRIA: GRAVAÇÃO DE VIDEOAULAS“Menina dos olhos”:PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA• PCASP – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (20h)• DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (20h)• Encerramento de contas contábeis no PCASP (12h)

4. Resultados ainda parciais (até 15/11/2015)

A experiência de implantação do EAD no âmbito das atividades da ECP/TCEES mostra que os desafios relacionados à inovação e às mudanças culturais tanto internamente como externamente foram superados através de persistência por parte de gestores e parceiros da equipe de trabalho e, em especial, com a realização de parcerias interinstitucionais.

As parcerias com outras organizações de educação corporativa e engajadas com o ensino a distância proporcionaram, dentre diversos benefícios, o start up na operação do ambiente virtual e oferta de cursos cedidos e compartilhados, bem como o aprendizado necessário ao desenvolvimento de cursos próprios.

Como resultado, no mês de novembro de 2015, a instituição já tem 22 cursos online disponibilizados em seu Portal, com 11.676 participantes. Tal resultado é extremamente superior ao histórico de anos anteriores, e inclusive houve também grande acréscimo nas participações em eventos presenciais em função das divulgações no Portal da ECP/TCEES.

Considerando que o portal começou a funcionar, efetivamente, em fevereiro de 2015 e que, a meta estratégica para o ano era de oferecer 8.000 vagas até o final do ano, os resultados superaram as expectativas, demonstrando que o EAD efetivamente superou barreiras.

Page 6: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

6

Relatório de Ações Educacionais - ECP/TCEES – 2014/2015 até 15/11/2015

ECP / TCEESRelatório de Gestão - 2014/2015

Ações Educacionais

ModalidadePor ano

2014 2015 TotalEAD 0 37 37

Presencial 86 123 209Totais 86 160 246

Inscritos/Participações

ModalidadePor ano

2014 2015 TotalEAD 0 11.974 11.974

Presencial 4.104 4.498 8.602Totais 4.104 16.472 20.576

Inscritos/Participações por público

Ano 2014 2015 TotalServidores 1.022 974 1.996Jurisdicionados 3.082 15.498 18.580

Totais 4.104 16.472 20.576

As ações de EAD, implementadas em 2015, se destacam:

Relatório de Ações Educacionais - 2014/2015 até 15/11/15

Quantidade (AÇÕES EDUCACIONAIS) InscritosTOTAL 160 TOTAL 16.472

EAD 379 Videoaula -Autoinstrucional 342

22 Curso Online - Autoinstrucional 11.3396 Curso Online - com tutoria 293

Presenciais 123

11 Palestras e Seminários 2.1099 Filmagem de Videoaula 142

21 Cursos no TCEES para JURIS 36330 Juris Regional in loco 1.05052 Curso Interno para Servidores 834

Percebe-se que em termos de quantidade de participantes, as ações EAD atingem, proporcionalmente, um maior número de pessoas.

Page 7: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

7

Impacto do Ensino a Distância (EAD)

Inaugurado em Fevereiro de 2015 até 15/11/2015

Total de Inscritos/Participações (por MODALIDADE) InscritosTOTAL Geral (EAD+Presencial) 16.472

EAD 11.974Presencial 4.498

Total de Inscritos/Participações (por PÚBLICO) InscritosInscritos em ações voltadas a SERVIDORES 974

Inscritos em ações voltadas a JURISDICIONADOS 15.498

5. Considerações Finais

A experiência de implantação do ensino a distância (EAD) no âmbito das atividades da Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) mostra que os desafios relacionados à inovação e às mudanças culturais tanto internamente como externamente foram superados através de persistência por parte de gestores e parceiros da equipe de trabalho e, em especial, com a realização de parcerias interinstitucionais.

As parcerias com outras organizações de educação corporativa e engajadas com o ensino a distância proporcionaram, dentre diversos benefícios, o start up na operação do ambiente virtual e oferta de cursos cedidos e compartilhados, bem como o aprendizado necessário ao desenvolvimento de cursos próprios.

Como resultado, no mês de novembro de 2015, a instituição já tem 22 cursos online disponibilizados em seu Portal, com 11.974 participantes. Tal resultado é extremamente superior ao histórico de anos anteriores, e inclusive houve também grande acréscimo nas participações em eventos presenciais em função das divulgações no Portal da ECP/TCEES.

Considerando que o portal começou a funcionar, efetivamente, em fevereiro de 2015 e que, a meta estratégica para o ano era de oferecer 8.000 vagas até o final do ano, os resultados superaram as expectativas, demonstrando que o EAD efetivamente superou barreiras.

Referências

Brauer, Marcus. Resistência à Educação a Distância na Educação Corporativa. 188f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) –Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/sesap/ead/bibliotecadigital/bitstream/123456789/29/1/Tese_Resistencia%20a%20Educacao%20a%20Distancia%20na%20Educacao%20Corporativa-FGV.pdf >. Acesso em 17 de novembro de 2015.Moore, M.; Kearsley, G. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth Publishing Co.,1996.Nunes, I. B. Noções de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOCOESEAD.PDF>. Acesso em: 17 de novembro de 2015.

Page 8: A Implantação do Ensino a Distância no Tribunal de Contas ...redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_EaD_… · Este trabalho apresenta a experiência de implantação

8

ResumoEste trabalho apresenta a experiência de implantação do ensino a distância (EAD) no âmbito das atividades da Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES). A experiência mostra que os desafios relacionados à inovação e às mudanças culturais tanto internamente como externamente foram superados através de persistência por parte de gestores e parceiros da equipe de trabalho e, em especial, com a realização de parcerias interinstitucionais. Estas parcerias com outras organizações de educação corporativa e engajadas com o ensino a distância proporcionaram, dentre diversos benefícios, o start up na operação do ambiente virtual e oferta de cursos cedidos e compartilhados, bem como o aprendizado necessário ao desenvolvimento de cursos próprios. Como resultado, no mês de novembro de 2015, a instituição já tem 22 cursos online em seu Portal, com 11.974 participantes. Tal resultado é extremamente superior ao histórico de anos anteriores, e inclusive houve também grande acréscimo nas participações em eventos presenciais em função das divulgações no Portal da ECP/TCEES. Considerando que o portal começou a funcionar, efetivamente, em fevereiro de 2015 e que, a meta estratégica para o ano era de oferecer 8.000 vagas até o final do ano, os resultados superaram as expectativas, demonstrando que o EAD efetivamente superou barreiras.

Sobre os AutoresFábio Vargas SouzaSecretário da Escola de Contas Públicas do TCEESAuditor de Controle Externo do [email protected]

Patrícia Krauss Serrano ParisAnalista Administrativo do [email protected]

Cristiane Herzog SabinoAuditora de Controle Externo do [email protected]

José Caldas da Costa JuniorAssessor de Controle Externo do [email protected]