A independência dos eua

15
A independência dos EUA

Transcript of A independência dos eua

Page 1: A independência dos eua

A independência dos EUA

Page 2: A independência dos eua

Quem formava as Treze Colônias ?

Colônia inglesa; Século XVIII; Desempregados em busca de oportunidades,

perseguidos políticos, etc. Protestantes calvinistas fugidos; Colonização: Companhias de comércio

particulares; 1607- 1733: Formação das 13 colônias; Autonomia diante Metrópole; Atividades econômicas bastante variadas.

Page 3: A independência dos eua

Colônias do norte ou Nova Inglaterra

Massachusetts; Nova Hampshire; Rhode Island e Connecticut.

Page 4: A independência dos eua

Colônias do sul

Virgínia; Maryland; Carolina do Norte; Carolina do Sul e Geórgia.

Page 5: A independência dos eua

Colônias do centro

Nova York; Pensilvânia; Nova Jersey e Delaware.

Page 6: A independência dos eua

Colônias do Sul

Grandes propriedades; Mercado externo; Monocultura; Trabalho escravo.

Page 7: A independência dos eua

Colônias do Centro e do Norte

Policultura; Pequenas propriedades; Trabalho familiar ; Mercado interno. Desenvolveram o comércio triangular ( As

colônias do norte e do centro comercializavam madeira, gado, e produtos alimentícios com as Antilhas, onde compravam melaço. No norte, transformava o melaço em rum e o trocavam na África por escravos, vendidos para as Antilhas ou para as colônias do sul).

Page 8: A independência dos eua

A caminho do rompimento

Além de restrições ao comércio triangular, outros fatores contribuíram para aumentar o descontentamento do colonos norte-americanos com a Inglaterra.

Constante aumento de impostos. Aumento do crescimento populacional. Em 1756 com guerra entre Inglaterra e Franças: a

Guerra dos 7 anos (1756 – 1763). A luta, que tinha como objetivo inicial a posse do vale do rio Ohio. A Inglaterra saiu vencedora e tomou posse de parte do império colonial francês , conforme o Tratado de Paris, que em 1763, selou o fim da guerra. A Espanha, aliada dos franceses, foi obrigada a ceder para os ingleses a Flórida.

Page 9: A independência dos eua

A guerra deixou a Inglaterra com despesas militares. Para cobrir seus gastos, a monarquia inglesa adotou várias medidas para controlar as colônias americanas e obter delas maiores benefícios por meio da cobrança de pesados impostos.

Em 1763, o rei Jorge III estabeleceu a Linha da Proclamação Régia, proibindo que os colonos se instalassem nos territórios a oeste dessa demarcação que acabavam de ser cedidos pela França. Sua intenção era garantir para o governo inglês a exclusividade da venda de terras nessa região.

Novas leis foram decretadas e as mais importantes:

Page 10: A independência dos eua

Data Lei Determinações

1773 Lei do chá O chá consumido na colônia passaria a ser comercializado somente pela Companhia das Índias Orientais. Com isso os preços do chá foram aumentados.

1774 Leis Intoleráveis

• o porto de Boston seria interditado;

• Massachusetts teria um governador nomeado pela coroa e com amplos poderes;

• tropas inglesas ficariam em Boston;

• os colonos deveriam ressarcir os prejuízos à Companhia das Índias Orientais;

• a autonomia da província de Massachusetts seria limitada.

Page 11: A independência dos eua

Os congressos continentais e a luta armada pela independência

Em 1774, reuniu – se o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, com exceção de Geórgia, todas as colônias participaram. Desse encontro, resultou a Declaração de Direitos, uma petição enviada ao monarca inglês Jorge III solicitando o restabelecimento da liberdade e autonomia das colônias. Além de não aceitar as exigências dos colonos americanos, Jorge III ordenou que a repressão fosse intensificada.

Em 1775 em Lexington, vencido pelos colonos com uma tropa improvisada. A partir de então, os colonos organizaram seu exército e entregaram a chefia a George Washington, latifundiário da colônia da Virgínia. A Guerra de Independência estava declarada.

Page 12: A independência dos eua

Ainda em 1775, ocorreu o Segundo Congresso Continental de Filadélfia, no qual os colonos afirmaram sua intenção de se separar da Inglaterra.

Coube a Thomas Jefferson dirigir os trabalhos da comissão que redigiu a Declaração de Independência das Treze Colônias Inglesas da América do Norte, promulgada a 4 de julho de 1776, data que passa a marcar oficialmente o ato de independência.

Como a Inglaterra não aceitou a independência, as lutas prosseguiram. Os colonos puderam contar com a ajuda da França e da Espanha para enfrentar as tropas inglesas.

Em 1781, na Batalha de Yorktown, os ingleses finalmente foram derrotados mas a Inglaterra só reconheceria a independência dos Estados Unidos da América dois anos depois.

Page 13: A independência dos eua

O iluminismo na prática

A necessidade de organizar e estabelecer as regras políticas que iriam reger a existência dos 13 estados.

Mais o risco de desagregação total do novo país fortaleceu o grupo que defendia a existência de um poder central mais forte.

A organização de um novo país teve como base teórica a obra dos filósofos John Locke e Montesquieu. As ideais liberais de John Locke, são elas: a liberdade individual e o respeito a direitos considerados fundamentais do ser humano, entre eles, à vida, à liberdade e à busca pela felicidade. Já o pensamento de Montesquieu, influenciou diretamente a organização de um novo Estado.

Page 14: A independência dos eua

“Os homens aceitarão melhor o governo que escolherem”

Em 1777, um novo congresso de delegados coloniais, reuniu-se com o objetivo de estabelecer as regras de convívio entre os futuros Estados Independentes .

No primeiro momento, cada uma das ex-colônias via-se como um futuro Estado, ou seja, um país livre e soberano, que escolheria seus governantes por regras decididas isoladamente.

Mas os poderes do Congresso eram tão limitados e o autonomismo tão forte que, em poucos anos, a própria existência da confederação pareceu ameaçada.

Em 1787, reuniu-se, na Filadélfia, o Congresso revisor dos Atos de 1787, com a intenção de dar ao país uma estrutura mais integrada, que beneficiasse as atividades econômicas e permitisse a abertura de áreas novas para colonização.

Page 15: A independência dos eua

Dos trabalhos desse Congresso resultou a Constituição de 1787, que estabeleceu uma República Federalista Presidencial, na qual foi instituída uma união entre estados independentes para formar uma única entidade soberana. Os estados passam a ter apenas autonomia, enquanto a federação tornou-se detentora da soberania.

O Congresso adquiriu o poder de legislar sobre o comércio , cobrar impostos alfandegários e estabelecer políticas protecionistas. Decidiu-se pela criação de um exército e uma marinha pra defender os interesses nacionais a propriedade privada.

Para garantir a unidade do Estado, optou-se por um sistema de governo com base no princípio da divisão de poderes, desenvolvido pelo filósofo Montesquieu: o executivo, o legislativo e o judiciário