A índia no sec. xix

10
TRABALHO DE HISTÓRIA Tema a ser abordado: A Índia no sec. XIX Nome dos integrantes : Brenda Mello Camila Dutra Larissa Lorrayne Prof.: Gisele Turma: 2.4

Transcript of A índia no sec. xix

TRABALHO DE HISTÓRIA

Tema a ser abordado: A Índia no sec.

XIX

Nome dos integrantes : Brenda Mello

Camila Dutra

Larissa Lorrayne

Prof.: Gisele

Turma: 2.4

PENETRAÇÃO BRITÂNICA

Com a penetração britânica na Índia

começou a destruição sistemática de todos

os alicerces da economia indiana para que

em seu lugar se instalassem,

parasitariamente, os proprietários de terra.

O QUE ACONTECEU COM AS POLÍTICAS

Comercial:

Destruição do artesanato indiano

Origem às favelas das cidades indianas, nas quais se aglomeravam milhões de indigentes famintos e doentes

Econômica:

Cortou pela raiz os produtos de um desenvolvimento industrial nativo, favorecendo a proliferação de especuladores, pequenos comerciantes e espertalhões de toda espécie que levavam uma vida miserável e improdutiva nas malhas de uma sociedade em decadência.

As consequências da presença britânica na Índia eram evidentes ao se abrir o século XX. Em 1901, a renda "per capita" era inferior a 10 dólares por ano. Cerca de dois terços da população encontrava se subnutridos. A maior parte das manufaturas indianas foram arruinadas ou tomadas pelos ingleses. Do pouco que produziam, uma parte substancial era apropriada pelos ingleses sob a forma de imposto, rendas e lucros. Alastravam se as epidemias e reinava a fome.

COMPANHIA DA ÍNDIAS ORIENTAIS E SUA

INFLUENCIA

Atuou como um instrumento de imperialismo para a Inglaterra contando com o apoio militar e financeiro da Coroa.

Treinamento dos soldados da região que dominava.

Entre muitas de suas raízes para a fama (e notoriedade), a Companhia das Índias Orientais indiretamente construiu a Yale University, ajudou a criar duas nações e deu origem à maior operação de tráfico de drogas do mundo no século 18.A companhia era implacável na sua busca por lucros. O Parlamento chegou a chamá la de tirânica. No entanto, sem ela, a Inglaterra poderia nunca ter se tornado a nação que é hoje.

EXÉRCITO DOS CIPAIOS

A revolta dos cipaios de 1857 foi um período prolongado de levantes armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica daquela porção do subcontinente. A revolta foi um divisor de águas na história da presença britânica na Índia: para evitar novas rebeliões, as autoridades britânicas aumentaram ainda mais o controle sobre o território indiano. Por volta da segunda metade do século XIX, esse exército nativo contava com mais de 200.000 integrantes e se mostrava bem mais numeroso que os oficiais britânicos presentes na Índia. Anos mais tarde, esse grande contingente militar se voltou contra os próprios ingleses. Em um primeiro instante, os cipaios se mostraram descontentes com a obrigatoriedade dos impostos e com o fato de pessoas de castas diferentes comporem o exército. Logo depois, o estopim para a revolta aconteceu quando os britânicos utilizaram gordura animal na impermeabilização dos cartuchos de fuzil. O contato com tal produto era considerado um sacrilégio pelos indianos, pois estes veneravam o gado e não aceitavam o consumo ou contato com a carne.

ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS

Segundo recenseamentos de 1961 e 1971,

existem na Índia 1652 línguas vernáculas

(sem agregação de estrangeirismos) e 67

línguas de ensino escolar em diversos

níveis. Foi obrigatório o inglês como

segunda língua privilegiada, de elite, que

permite os contatos internacionais e a

obtenção dos melhores empregos.

MAPA DO VICE REINO

Áden passou a integrar a Índia britânica a partir de 1839; a Birmânia, a partir de 1886. Ambos tornaram-se colônias separadas do Império Britânico em 1937. Embora o Sri Lanka (antigo Ceilão) possa ser considerado parte do subcontinente indiano, não integrava a Índia britânica, pois era governado como uma colônia diretamente de Londres e não pelo vice-rei da Índia.O governador-geral passou a representar diretamente os interesses da coroa britânica na Índia, assumindo o título de vice-rei.

BIBLIOGRAFIA

HUNT & SHERMAM. História do pensamento econômico, Petrópolis, ED. Vozes, 1990, p. 149/151 e 153.

http://pessoas.hsw.uol.com.br/influencia-da-companhia-das-indias.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%8Dndia

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110817114640AAqwEgz

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndia_brit%C3%A2nica

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/a-revolta-dos-cipaios.htm

F

Fim