A lua texto

1
A LUA DADOS GERAIS Único satélite natural da Terra, encontrando-se distante desta cerca de 384.000 km. Apogeu 420.000 km Perigeu 353.000 km VOLUME: 49 vezes menor que o da Terra. Conseqüências do pequeno volume e massa da Lua: pequena força gravitacional ausência de atmosfera grande variação de temperatura entre o dia (100°C) e a noite (-150°C). A pequena força gravitacional não e capaz de prender os elementos gasosos junto á superfície lunar, para formar uma atmosfera e, associada a ausência de água, a amplitude térmica torna-se maior. MOVIMENTO DA LUA translação - movimento lunar em torno da Terra com duração de 27 dias, 7h43'. rotação - movimento lunar em torno de seu próprio eixo = 27 dias, 7h43'. revolução - movimento da Lua em torno do Sol acompanhado a Terra. A Lua tem forte influência em inúmeros fenômenos que ocorrem na Terra, destacando-se sua atuação sobre os oceanos, provocando as marés. FASES DA LUA Em seu movimento de translação a Lua nos mostra aspectos diferentes a cada sete dias. Posição 1 - Lua Nova ou Novilúnio A Lua encontra-se entre o Sol e Terra. Nessa fase ocorrem eclipses solares, com a projeção do cone de sombra da Lua sobre a Terra. Posição 2 - Quarto Crescente ou Primeira Quadratura Não há possibilidade de eclipses. Posição 3 - Lua Cheia ou Plenilúnio. Ocorrem eclipses lunares, com a projeção do cone de sombra da Terra sobre a Lua. Posição 4 - Quarto Minguante ou Segunda Quadratura Não há formação de eclipses. No hemisfério sul podemos distinguir as fases da Lua desta forma: Lua Nova - A Lua nasce ou põe-se com o Sol. Quarto Crescente: Lua nasce ao meio dia e põe-se a meia noite. Lua Cheia: Lua nasce ao por do Sol e põe-se ao nascer do Sol. Quarto Minguante: A Lua nasce a meia noite e põe-se ao meio dia. OS ECLIPSES Eclipse e o fenômeno provocado pelo alinhamento de três astros, fazendo que um deles fique temporariamente oculto de forma parcial ou total. Os eclipses são fenômenos que ocorrem com relativa freqüência. Por ano ocorrem, no mínimo dois eclipses e no máximo sete, sendo que os eclipses solares ocorrem com maior freqüência que os lunares. Os eclipses lunares podem ser observados de todo um hemisfério terrestre. O eclipse total só ocorre nas regiões atingidas pelo cone da sombra da Lua. nas regiões de “penumbra” o eclipse é parcial.

Transcript of A lua texto

Page 1: A lua   texto

A LUA

DADOS GERAIS

Único satélite natural da Terra, encontrando-se distante desta cerca de 384.000 km.

Apogeu 420.000 km Perigeu 353.000 km

VOLUME: 49 vezes menor que o da Terra. Conseqüências do pequeno volume e

massa da Lua: • pequena força gravitacional • ausência de atmosfera

• grande variação de temperatura entre o dia (100°C) e a noite (-150°C).

A pequena força gravitacional não e capaz de prender os elementos gasosos junto á superfície lunar, para formar uma atmosfera e, associada a ausência de água, a amplitude térmica torna-se maior.

MOVIMENTO DA LUA

• translação - movimento lunar em torno da Terra com duração de 27 dias, 7h43'.

• rotação - movimento lunar em torno de seu próprio eixo = 27 dias, 7h43'.

• revolução - movimento da Lua em torno do Sol acompanhado a Terra.

A Lua tem forte influência em inúmeros fenômenos que ocorrem na Terra, destacando-se sua atuação sobre os oceanos, provocando as marés.

FASES DA LUA

Em seu movimento de translação a Lua nos mostra aspectos diferentes a cada sete dias.

• Posição 1 - Lua Nova ou Novilúnio A Lua encontra-se entre o Sol e Terra. Nessa fase ocorrem eclipses solares, com a projeção do cone de sombra da Lua sobre a Terra.

• Posição 2 - Quarto Crescente ou Primeira Quadratura

Não há possibilidade de eclipses.

• Posição 3 - Lua Cheia ou Plenilúnio. Ocorrem eclipses lunares, com a projeção do cone de sombra da Terra sobre a Lua.

• Posição 4 - Quarto Minguante ou Segunda Quadratura

Não há formação de eclipses.

No hemisfério sul podemos distinguir as fases da Lua desta forma:

Lua Nova - A Lua nasce ou põe-se com o Sol.

Quarto Crescente: Lua nasce ao meio dia e põe-se a meia noite.

Lua Cheia: Lua nasce ao por do Sol e põe-se ao nascer do Sol.

Quarto Minguante: A Lua nasce a meia noite e põe-se ao meio dia.

OS ECLIPSES

Eclipse e o fenômeno provocado pelo alinhamento de três astros, fazendo que um deles fique temporariamente oculto de forma parcial ou total.

Os eclipses são fenômenos que ocorrem com relativa freqüência. Por ano ocorrem, no mínimo dois eclipses e no máximo sete, sendo que os eclipses solares ocorrem com maior freqüência que os lunares. Os eclipses lunares podem ser observados de todo um hemisfério terrestre.O eclipse total só ocorre nas regiões atingidas pelo cone da sombra da Lua. nas regiões de “penumbra” o eclipse é parcial.