A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de...

18
A “Música calada” de Frederic Mompou A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR convida-nos ao silêncio do AMOR

Transcript of A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de...

Page 1: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

A “Música calada” de Frederic Mompou A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMORconvida-nos ao silêncio do AMOR

Page 2: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Dia de PÁSCOA: Este é o DIADia de PÁSCOA: Este é o DIADomingo 2: CRER no “Meu Deus”Domingo 2: CRER no “Meu Deus”Domingo 3: RECONHECÊ-L’O cada diaDomingo 3: RECONHECÊ-L’O cada diaDomingo 4: o PASTOR, dá VidaDomingo 4: o PASTOR, dá VidaDomingo 5: Unidos a Ele, como a vide aos Domingo 5: Unidos a Ele, como a vide aos sarmentossarmentosDomingo 6: Dar a Vida pelos AMIGOSDomingo 6: Dar a Vida pelos AMIGOS

Page 3: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Jerusalém vista do Cenáculo

Page 4: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Jo Jo 15, 9-17 15, 9-17 Naquele tempo, disse Naquele tempo, disse Jesus aos seus Jesus aos seus discípulos: «Assim como discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também o Pai Me amou, também Eu vos amei. Eu vos amei. Permanecei no meu Permanecei no meu amor. amor. Jerusalém vista do Cenáculo (no cimo da esquerda:

Ascensão)

Page 5: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Igreja mudéjar do séc. XIII (Alba de Tormes) Espanha. As imagens românicas são do Apostolado que se conserva nesta

igreja de S. João

Page 6: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Viver é AMAR como Jesus, mesmo que cada um não se dê conta

Preparando os discípulos para a sua partida, Preparando os discípulos para a sua partida, Jesus pede-lhes que se mantenham no AmorJesus pede-lhes que se mantenham no Amor

Page 7: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Se guardardes os meus Se guardardes os meus mandamentos, mandamentos,

permanecereis no meu permanecereis no meu amor, assim como Eu amor, assim como Eu tenho guardado os tenho guardado os

mandamentos de meu mandamentos de meu Pai e permaneço no seu Pai e permaneço no seu

amor.amor.

Page 8: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

AMAR é o mandamento de DEUS

“O Amor é a única coisa que tem a razão de ser em si mesma, visto que o Amor é Deus mesmo” (S. Bernardo)

Page 9: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Disse-vos estas Disse-vos estas coisas, para que a coisas, para que a minha alegria minha alegria esteja em vós e a esteja em vós e a vossa alegria seja vossa alegria seja completa. completa.

Page 10: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Ele nos oferece esta alegria para

que a comuniquem

os de coração.

“Um dia não rido é um

dia perdido” (M. Vilardell. La

Vanguardia 19.4.15)

A alegria do Ressuscitado tem serenidadeA alegria do Ressuscitado tem serenidade

Page 11: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

É este o meu mandamento: É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois vida pelos amigos. Vós sois meus ami-gos, se fizerdes meus ami-gos, se fizerdes o que Eu vos mando. o que Eu vos mando.

Page 12: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Para o partilhar, tem que se estar cheio, sem ne-

cessidade de muito ruído

A tarefa dos amigos A tarefa dos amigos de Jesus é difundir o de Jesus é difundir o

amor em todas as amor em todas as direcções (nas redes direcções (nas redes

sociais, nas amizades, sociais, nas amizades, nas...) nas...)

Page 13: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Já não vos chamo Já não vos chamo servos, por-que o servo servos, por-que o servo não sabe o que faz o não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. que ouvi a meu Pai.

Page 14: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

A AMIZADE com A AMIZADE com Jesus, é a melhor Jesus, é a melhor prenda que Deus prenda que Deus

nos faznos faz

Somos seus amigos:

se vivermos o evange-lho, se fizermos a sua

vontade, se avançar-mos pelos seus

mesmos caminhos

Assentos de apóstolos com Assentos de apóstolos com os evangelhos nas mãosos evangelhos nas mãos

Page 15: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Não fostes vós que me Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos é que vos ameis uns aos outros». outros».

Page 16: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Como aos apóstolos, Como aos apóstolos, Jesus nos envia a dar um Jesus nos envia a dar um

fruto que permaneça...fruto que permaneça...De justiça, e de paz tão De justiça, e de paz tão ameaçada, e de amizade ameaçada, e de amizade entre povos, e de igualdade entre povos, e de igualdade de oportunidades, e... e...de oportunidades, e... e...

Imagem de JesusImagem de Jesus

Jesus potencia esta missão, que já temos

ao nascer

Page 17: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Jesus, faz que mantendo-nos no Teu Amor, o

multipliquemos AMANDO a todos, venham do país

que vierem.

Page 18: A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR.

Ascensão

Ascensão

MMonjas de St. Benet de Montserratonjas de St. Benet de Montserrat www.benedictinescat.com/montserrat