A não cumulatividade 15

17

description

A escolha do princípio da não cumulatividade para objeto de estudo e confecção dessa obra se deu em virtude da constante dificuldade por parte dos operadores do Direito e também pelos profissionais e empresários que lidam no dia a dia com os tributos sujeitos à esse instituto. O enfoque da obra foi a análise do princípio dentro do Direito Posto, tentando demonstrar que a Lei Magna é soberana e não deve ser desprezada..

Transcript of A não cumulatividade 15

Page 1: A não cumulatividade 15
Page 2: A não cumulatividade 15
Page 3: A não cumulatividade 15

A n ã ocumulatividade

n o I C M S

Page 4: A não cumulatividade 15
Page 5: A não cumulatividade 15

P l í n I o A u g u S t o l e M o S J o r g e

São Paulo 2015

A n ã ocumulatividade

n o I C M S

Page 6: A não cumulatividade 15

Copyright © 2015 by Editora Baraúna SE Ltda

Capa Jacilene Moraes

Diagramação Camila C. Morais

Revisão Priscila Loiola

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ ________________________________________________________________J71n

Jorge, Plínio Augusto Lemos A não cumulatividade no ICMS / Plínio Augusto Lemos Jorge. - 1. ed. - São Paulo: Baraúna, 2014.

ISBN 978-85-437-0156-1

1. Direito tributário - Brasil. 2. Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. I. Título.

14-18063 CDU: 34:351.713(81)________________________________________________________________24/11/2014 25/11/2014

Impresso no BrasilPrinted in Brazil

DIREITOS CEDIDOS PARA ESTAEDIÇÃO À EDITORA BARAÚNA www.EditoraBarauna.com.br

Rua da Quitanda, 139 – 3º andarCEP 01012-010 – Centro – São Paulo - SPTel.: 11 3167.4261www.EditoraBarauna.com.br

Todos os direitos reservados.Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sem a expressa autorização da Editora e do autor. Caso deseje utilizar esta obra para outros fins, entre em contato com a Editora.

Page 7: A não cumulatividade 15

AGRADECIMENTOS

Se fosse agradecer a todas as pessoas que de algu-ma forma contribuíram para a formação de meu caráter e, em especial, de minha formação acadêmica, creio que seriam necessárias mais páginas do que a própria disser-tação. Isso porque cada ser humano que passa, ainda que por breve instante por nossa vida, nos acrescenta algo que contribui para a construção do nosso ser. Cabe a nós se-lecionarmos quais os instantes que deverão ser reputados de grande importância e quais os que serão de mínima importância; entretanto, todos têm importância.

Sendo assim, agradeço a DEUS, em especial por ter me dado a oportunidade de conviver e muito apreender com meu pai Wiliam, minha mãe Maida, e meus irmãos Murilo, Rossana, Estevão e André. Agradeço-O por ter me permitido escolher a Teresa Cristina (Teca) como compa-nheira, que me presentou com duas jóias chamadas Ma-riana e Alice. E, por fim, agradeço-O por ter consentido que eu tenha começado e terminado mais esta tarefa.

Page 8: A não cumulatividade 15
Page 9: A não cumulatividade 15

Os limites de minha linguagem são os limites do meu mundo.

“Die Grenzen meiner Sprache bedeuten die Grenzen meiner Welt”

Ludwig Wittgenstein (1922) Tractatus Logico-Philosophicus

Page 10: A não cumulatividade 15
Page 11: A não cumulatividade 15

9

RESUMO

O presente trabalho tem por objeto o estudo do princípio da não cumulatividade no âmbito do ICMS. Busca-se, destarte, realizar o estudo tendo como parâ-metro a supremacia Constitucional, levando-se em con-sideração a hierarquia das normas de Direito Positivo. A qualidade de princípio atribuída à não cumulatividade é tema recorrente no trabalho, ante a necessidade de si-tuá-la acima das outras normas do Direito Positivo bra-sileiro para demonstrar, de forma clara e cristalina, a ne-cessidade de sua observância. Para tanto, no decorrer do trabalho, estudaremos o sistema constitucional brasileiro e a competência para a criação dos tributos, seguindo-se para o estudo sobre os princípios constitucionais gerais e os princípios constitucionais tributários. Aborda-se as características do ICMS utilizando-se, para tanto, a regra-matriz de incidência tributária deste imposto e a partir daí passa-se ao estudo do princípio da não cumu-

Page 12: A não cumulatividade 15

10

latividade, sua origem, conceitos e sua relação com a Lei Complementar. Faz-se, por fim, o estudo do princípio em face das exceções estabelecidas na Constituição Fe-deral e as exceções criadas pelo legislador infraconstitu-cional. Alguns cortes epistemológicos serão feitos, dada a amplitude do tema, sem, contudo, implicar dissolu-ção de continuidade do assunto objeto do trabalho. Ao contrário, procurou-se o aprofundamento do tema, de sorte a demonstrar as peculiaridades da não cumulativi-dade no ordenamento legal brasileiro. De todo modo, a conclusão almejada diz com a inafastável importância do princípio da não cumulatividade, como único trajeto à correta incidência do ICMS.

Palavras-chave: Princípio. Competência. Não cumulatividade. Compensação. Substituição tributária. Diferimento. Isenções. Não incidência.

Page 13: A não cumulatividade 15

11

ABSTRACT

The object of this work is the study of the non-cumulativeness principle in the ICMS concept. In this way, it aims to accomplish this study under the param-eter of Constitutional supremacy, taking under consid-eration the hierarchy of the rules of positive law. The quality of principle assigned to the non-cumulativeness is a recurring theme at work, before the necessity of situ-ating above other rules of Brazilian positive law to dem-onstrate, in a clear way, the necessity of its observance. Therefore, we will study the Brazilian constitutional sys-tem and the competence in creation of tributes in the course of the work, following the study about the gen-eral constitutional as well as the taxation principles. It approaches the ICMS characteristics using the incidence of taxation origin of this income and from then on, it leads to the non-cumulativeness principle study, its or-igin, concepts and its relation to the Complementary

Page 14: A não cumulatividade 15

12

Law. Finally, it sets up the study of the principle under the established exceptions in the Federal Constitution and the created exceptions made by the infra-constitu-tional legislator. Due to the amplitude of the theme, a few epistemological cuts will be made. However, no dis-solution of the continuity of the work object was im-plied. On the contrary, there was an effort to deepen the work theme so as to demonstrate the peculiarities of the non-cumulativeness in the Brazilian legal ordinance. Anyway, the conclusion aimed claims the close impor-tance of the non-cumulativeness principle as a unique route to the correct incidence of the ICMS.

Key Words: Principle. Competence. Non-cumula-tiveness. Compensation. Non-incidence. Taxation sub-stitution. Deference. Exemptions. Non-incidence.

Page 15: A não cumulatividade 15

13

LISTA DE ABREVIATURAS

• CTN−CódigoTributárioNacional• ICM−ImpostosobreaCirculaçãodeMercadorias• ICMS−ImpostosobreCirculaçãodeMercadorias

e Prestação de Serviços• IPI−ImpostosobreProdutosIndustrializados• ITBI−ImpostosobreTransmissãodeBensImóveis• IVC−ImpostosobreVendaseConsignações• LC−LeiComplementar• STJ−SuperiorTribunaldeJustiça

Page 16: A não cumulatividade 15

14

Page 17: A não cumulatividade 15

15

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal brasileira determina em seu artigo nº 155, parágrafo 2º, inciso I, que o Imposto so-bre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) será não cumulativo. Destarte, os Estados e o Distrito Federal não devem diminuir, tampouco anular, esse comando constitucional, haja vista que essa determi-nação é, sobretudo, uma garantia do contribuinte.

Para estudo do tema proposto, iremos tratar apenas da não cumulatividade em face do ICMS e mais especifi-camente do ICMS mercantil, lembrando, apenas, que ela também está presente em outros tributos, aos quais fare-mos breve menção no transcorrer de nossa dissertação.

Nosso trabalho terá como objeto a regra da não cumulatividade, embora tenhamos, por questões didáticas, que adentrar, ainda que de modo superficial, no estudo do ICMS, que é o instituto que precisa de sua existência, haja vista a determinação constitucional acima mencionada.