A oração de Perdão (Hoosoyo) - scharbel.com.br fileao Verbo de Deus encarnado no Cristo, “o...

4

Transcript of A oração de Perdão (Hoosoyo) - scharbel.com.br fileao Verbo de Deus encarnado no Cristo, “o...

Page 1: A oração de Perdão (Hoosoyo) - scharbel.com.br fileao Verbo de Deus encarnado no Cristo, “o Criador, Sustentáculo, ... A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA? Missa: 15/08 às 9h, 12h,
Page 2: A oração de Perdão (Hoosoyo) - scharbel.com.br fileao Verbo de Deus encarnado no Cristo, “o Criador, Sustentáculo, ... A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA? Missa: 15/08 às 9h, 12h,

A oração de Perdão (Hoosoyo)

O termo “Hoosoyo” em siríaco tem o significado de reconciliação ou perdão e pode também se referir ao “Misericordioso Trono de Deus”. Cristãos siríacos atribuíram este termo ao próprio Cristo.

O Hoosoyo começa com uma pequena frase que é dedicada a Deus na pessoa de Cristo. A proposta desta frase é oferecer adoração pelo proferir dos Gloriosos Nomes de Deus.

Fazendo eco ao Concílio de Nicéia que afirmava que o Verbo de Deus se faz um com o Pai, nossa Tradição Maronita desta forma, reza ao Verbo de Deus encarnado no Cristo, “o Criador, Sustentáculo, o Doador da Vida, e o Princípio dos Dias”, títulos que nós constantemente atribuímos a Deus Pai.

Durante a oração do Hoosoyo o incenso é queimado. O celebrante ou o diácono incensa as pessoas, o interior da Igreja para que todos possam ser purificados em preparação para a leitura da Palavra de Deus. O queimar do incenso é um poderoso símbolo. O incenso representa algo precioso assim como o doce incenso é queimado e consumido. Neste momento representa o sacrifício, o ato de render-se por amor a uma proposta maior. Por isso Cristo, os mártires e todos os que entregam suas vidas ao próximo são incensos vivos. O queimar do incenso no Hoosoyo dá o tom da Liturgia. Simboliza o sacrifício de Cristo que nos liberta dos nossos pecados. Na participação do queimar do incenso, nós buscamos, primeiro de tudo, a purificação e o perdão. Também imploramos que nossas vidas sejam consumidas em boas obras que nós possamos nos tornar uma agradável oferta a Deus.

A comunidade responde ao Hoosoyo com um canto, um hino ou um salmo (Qolo) apropriado ao tema da festa que está sendo celebrada. O celebrante então resume o Hoosoyo cantando a oração final do incenso ( Etro) .

MISSA MARONITAParte por Parte

VOZ DA SÃO CHARBEL / AGOSTO 20182

Missa: 05/08 às 11h30Missa: 08/08 às 15h

O episódio misterioso da Transfiguração de Jesus sobre um monte elevado, o Tabor, diante de três testemunhas escolhidas por ele: Pedro, Tiago e João, se situa no contexto a partir do dia em que Pedro confessou diante dos Apóstolos que Jesus é o Cristo, “o Filho de Deus vivo”. Esta confissão cristã aparece também na exclamação do centurião diante de Jesus na cruz: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” (Mc 15,39), pois somente no Mistério Pascal o cristão pode entender o pleno significado do título “Filho de Deus”.

A partir desta revelação de Pedro, inspirado pelo Pai, Jesus, diz S. Mateus, “começou a mostrar a seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse… que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia” (Mt 16,21). Pedro rechaça este anúncio, os demais também não o compreendem, mas Jesus mostra a eles que afastá-lo do cálice da Paixão, que ele deveria beber, era ser movido por Satanás.

O rosto e as vestes de Jesus Cristo tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias aparecem, e é importante notar que o evangelista destaca sobre o que eles falavam: “de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31). Uma nuvem os cobre e uma voz do céu diz: “Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o” (Lc 9,35). A nuvem e a luz são dois símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Desde as manifestações de Deus (teofanias) do Antigo Testamento, a Nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Glória: com Moisés sobre a montanha do Sinai, na Tenda de Reunião e durante a caminhada no deserto; com Salomão por ocasião da dedicação do Templo.

Na Transfiguração a Trindade inteira se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito, na nuvem clara. E Jesus mostra sua glória divina, confirmando, assim, a confissão de Pedro. Mostra também que, para “entrar em sua glória” (Lc 24,26), deve passar pela Cruz em Jerusalém. Moisés e Elias haviam visto a glória de Deus sobre a Montanha; a Lei e os profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias. Fica claro que a Paixão de Jesus é sem dúvida a vontade do Pai: o Filho age como servo de Deus.

Santo Agostinho nos ensina que: “Pedro ainda não tinha compreendido isso ao desejar viver com Cristo sobre a Montanha. Ele reservou-te isto, Pedro, para depois da morte. Mas agora Ele mesmo diz: Desce para sofrer na terra, para servir na terra, para ser desprezado, crucificado na terra. A Vida desce para fazer-se matar; o Pão desce para ter fome; o Caminho desce para cansar-se da caminhada; a Fonte desce para ter sede; e tu recusas sofrer?” (Sermão 78,6).

Assim, pela Transfiguração Jesus preparou os discípulos para não se escandalizarem com a sua Paixão e morte na Cruz, o que para eles foi um trauma e um grande desafio; mostrou-lhes a Sua glória e divindade; e deu-lhes conhecer um antegozo do Céu. Mas para isso, como Ele, temos que passar pelas provações deste mundo, sempre ajudados pelas consolações de Deus.

Fonte: blog.cancaonova.com/felipeaquino/

O SIGNIFICADO DA TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

Page 3: A oração de Perdão (Hoosoyo) - scharbel.com.br fileao Verbo de Deus encarnado no Cristo, “o Criador, Sustentáculo, ... A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA? Missa: 15/08 às 9h, 12h,

O QUE SIGNIFICA A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA?Missa: 15/08 às 9h, 12h, 15h e 18h. Missa: 19/08 às 11h30.

A Virgem Imaculada foi elevada ao Céu de corpo e alma após sua morte, que a Igreja desde os primeiros séculos chama de “dormição”; Deus a ressuscitou e levou para o Céu. O Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, por meio da Constituição Apostólica “Munifi cientissimus Deus” proclamou como dogma de fé, dizendo: “Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo.”

Muitos santos perguntavam se o melhor dos fi lhos poderia recusar à melhor das mães a participação em sua ressurreição e o glorioso domínio à direita do Pai? Para eles sua dignidade de Mãe de Deus exige a Assunção. Para Santo Irineu de Lião (†200), como a nova Eva, Maria participou da sorte do novo Adão, Jesus Cristo, ressuscitou depois da morte, seu corpo não experimentou a corrupção.

A Assunção de Nossa Senhora ao Céu é, para nós que ainda vivemos neste vale de lágrimas, a certeza de que o Céu existe e é nosso destino. A chegada de nossa Mãe ao Céu é a certeza antecipada da vitória fi nal de todos os justos amigos de Deus, que amam o Evangelho e obedecem a Igreja, vivendo como verdadeiros cristãos. Lá do alto a Mãe querida, ao lado do trono do Rei, prepara um lugar no céu para cada um de nós, e ali intercede por nós sem cessar, ela que é a “onipotência suplicante”.

A Assunção de Nossa Mãe ao céu é um sinal da nossa ressurreição. É uma mensagem especial e convite dessa Mãe a cada um de nós para segui-la ao Céu, desprezando toda a sedução dos apegos e prazeres desta vida, que por mais abundantes que sejam não conseguem saciar os anseios de uma alma imortal criada em Deus, para Deus e à semelhança de Deus. O coração do homem que foi feito para o Alto.

A vida aqui sem a perspectiva do céu é um desastre total, uma frustração inexplicável. Sem a fé no céu a vida na terra é vazia, sem sentido, como um barco que navega à deriva…

Maria, agora gloriosa no Céu, é a “âncora lançada no infi nito de Deus”, é “a Porta do Céu” aberta para seus fi lhos devotos. Vamos ao Céu por Maria, Ela é a escada que Jesus nos deu para chegar até lá.

Pela Assunção de Nossa Senhora Deus nos revela o sentido pleno da redenção; isto é, uma completa divinização do corpo humano, a transfi guração da própria dimensão material do homem e a vitória sobre a morte em todas suas formas.

Outro aspecto muito relevante da Assunção de Nossa Senhora é que, com seu corpo transfi gurado e glorifi cado, ela pode estar sempre presente ao lado de Jesus e, de modo muito especial numa presença misteriosa junto à Eucaristia. Em vista disso, São Pedro Julião Eymard deu a ela o título de: “Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento”.

Fonte: cleofas.com.br/o-que-signifi ca-a-assuncao-de-nossa-senhora/

ACONTECEU2ª RomariaNo dia 07/07, aconteceu a 2ª Romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Um momento de espiritualidade em nossa paróquia. Diante da Rainha e Padroeira do Brasil, consagramos a nossa paróquia e todas as nossas atividades. Agradecemos a todos que estiveram conosco nesse momento especial na nossa caminhada paroquial.

Missa do Dízimo“Por tudo dai graças” - 1Ts 5

A Pastoral do Dízimo promoveu a tarde de ação de graças pelos dizimistas e benfeitores, no dia 28 de julho, com missa e confraternização.

O Pe. Márcio Arielton, coordenador da Pastoral do Dízimo da Diocese de Guarulhos presidiu a Santa Eucaristia e incentivou os presentes à perseverança no serviço do Senhor em comunidade, da qual o dízimo é forte expressão.

VOZ DA SÃO CHARBEL / AGOSTO 2018 3

DÍZIMODIZIMISTAS ANIVERSARIANTES 06/08 MARIA HELENA E CECÍLIA DE MELLO RUEDA08/08 MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES11/08 ESTEFANI PEREIRA DE OLIVEIRA11/08 SEVERINO FRANCISCO PASCHOAL16/08 BRUNO MANOCCHI16/08 BERNADETE DE LOURDES BERNARDINO OTLIO17/08 CARMEN SOELI DE ANGELO BORSATO17/08 JOÃO ALEXANDRINO DE CARVALHO19/08 CLAUDIA FERNANDA CARDOSO19/08 SILMARA MARIA DE OLIVEIRA20/08 ANTONIO BERNARDO NOBREGA FREITAS23/08 LUIIZ FERNANDO E HANI28/08 MARIA CECILIA CARDOSO QUE DEUS OS ABENÇOE TODOS OS DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES.

Page 4: A oração de Perdão (Hoosoyo) - scharbel.com.br fileao Verbo de Deus encarnado no Cristo, “o Criador, Sustentáculo, ... A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA? Missa: 15/08 às 9h, 12h,

05/08 Festa da Trans� guração 2Cor 3,7-17 - Mc 9,1-7

08/08 Missa da Trans� guração 2Cor 3,7-17 - Mc 9,1-7

10/08 Sexta-feira(XII de Pentecostes) At 28,16-22 - Lc 13,18-21

12/08Dia dos PaisXIII Domingo de Pentecostes A pregação da Palavra (Parábola do semeador) 1Cor 3,1-11 - Lc 8,1-15

15/08Festa da Assunção de Maria ao Céu / Nossa Senhora da Videira Rm 12,9-15 - Lc 1,46-55

17/08 Sexta-feira(XIII de Pentecostes) 1Jo 3,1-10 - Lc 14,16-24

19/08 Festa da Assunção de Maria ao Céu Rm 12,9-15 - Lc 1,46-55

22/08 Quarta-feira (XIV de Pentecostes) 1Jo 5,1-12 - Lc 16,1-8

24/08 Sexta-feira(XIV de Pentecostes) 2Jo 1-13 - Lc 16,13-17

26/08 XV Domingo de Pentecostes A recepção da Palavra (A conversão da mulher pecadora) 1Ts 1,1-10 - Lc 7,36-50

29/08 Quarta-feira(XV de Pentecostes) Tg 1,19-27 - Lc 17,20-25

31/08 Sexta-feira(XV de Pentecostes) Tg 2,14-26 - Lc 17,31-37

LITURGIA

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL

Missa: Quarta-feira, 15h (Novena de N. S. Desatadora) Missa: Sexta-feira, 15h / Cenáculo: Sexta-feira, 16h Novena de São Charbel: Domingo, 11h10 Missa: Domingo, 11h30

Endereço:Rua Francisco Foot, 13Gopoúva - Guarulhos/SP - CEP: 07051-090(ao lado do Teatro Padre Bento)

Telefone:(11) 2440-7374

www.scharbel.com.brwww.igrejamaronita.org.brwww.facebook.com/paroquiasaocharbel

Diretor Responsável:Pe. Antonio Bosco da Silva

Colaboração:Diácono � iago C. Regini

Diagramação:Felipe Araujo (PASCOM São Charbel)

Impressão:Printi

VOZ DA SÃO CHARBEL / AGOSTO 20184

GRAÇAS E MILAGRES POR INTERCESSÃO DE SÃO CHARBEL

Missa de São Charbel31/08 às 15h

com a bênção das relíquias

INTENÇÕES DO APOSTOLADO

Universal: As famílias, um tesouro

Para que as grandes escolhas económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.

Nosso Senhor, por intercessão de nosso Santo, fez muitos milagres, mesmo na sua vida como após a sua morte, pois tornou-se pouco a pouco evidente para todos que um poder sobrenatural emanava dele. Quando vivo, ele tinha um poder que curava os doentes, acalmava os espíritos malignos. Por exemplo, uma vez, durante o trabalho campestre, uma cobra saiu de uma moita e se aproximou, ameaçadora. Os trabalhadores-leigos tentam em vão matá-la ou afugentá-la. Apeiam para Padre Charbel que estava pertinho. Ele chega, sereno, e aproxima-se da cobra com calma. Esta se imobilizou. Fazendo um gesto, diz-lhe: “vá embora daqui, ó bendita”. O réptil deslizou calmamente por perto dele e foi embora.

Em 1885, os gafanhotos invadiram a montanha libanesa e começaram a devastar a região de Annaya. Eles foram afastados desta região pelas preces do Padre Charbel e sua bênção. Muitos doentes, considerados perdidos pela medicina, encontravam cura repentina sob a infl uência do Padre Charbel que, em geral, chegava, rezava, abençoava a água, aspergia o doente, olhando-o longamente, e se retirava. O doente levantava-se; estava curado. Um dia, levaram ao Padre Charbel um jovem chamado “o louco de Ihmej”, pequena aldeia perto do eremitério, que era violento, indomável, agressivo, e muito perigoso. O Padre Charbel libertou-o das cadeias e mandou-o pôr-se de joelhos. O louco, com calma, obedeceu. Nosso Santo põe as mãos sobre a cabeça dele e reza. Terminando a oração, o louco de Ihmej estava totalmente curado.

Estes foram alguns favores e milagres que se realizaram durante a vida do Padre Charbel.