A oração medieval

1
A oração medieval – uma dimensão mágica ou uma relação pessoal com Deus? A oração surge, nos nossos dias, como uma atitude religiosa eminentemente pessoal. Após esses lançamentos de livros as orações começam a ser pessoal, pois até então os únicos que oravam eram os sacerdotes e bispos, e com esse livros começou assim uma liberdade de oração, onde os leigos já podiam ler e entender uma pouco e começar a fazer suas oração pessoais e até mesmo conforme a sua necessidade. Assim uma das fontes principais desta noção de oração reside na critica dos reformistas, católicos e protestantes. Aqui a Frase já esta bem clara que o que levou a essa atitude foi a reforma católica e a reforma protestante. Mas para os intelectuais religiosos o objetivos eram implementar essa relação religiosa (leva-los a “rezar mais”), pois antes desta reforma qualquer atitude mais aprofundada sobre a religião era vista com desconfiança como um perigos dos leigos tentarem descobrir os mistérios sagrados sem ajuda de um intermediário( sem ajuda de alguém para orienta-los). Livros das Horas. Foi com os livros das horas que foi resolvido a vontade dos leigos pela oração, e isso apresentou uma primeira CLERIGAÇÃO da religiosidade leiga. Essa leituras levam a OBSCURECER a realidade do mundo oracional dos leigos medivais.

Transcript of A oração medieval

Page 1: A oração medieval

A oração medieval – uma dimensão mágica ou uma relação pessoal com Deus?

A oração surge, nos nossos dias, como uma atitude religiosa eminentemente pessoal.

Após esses lançamentos de livros as orações começam a ser pessoal, pois até então os únicos que oravam eram os sacerdotes e bispos, e com esse livros começou assim uma liberdade de oração, onde os leigos já podiam ler e entender uma pouco e começar a fazer suas oração pessoais e até mesmo conforme a sua necessidade.

Assim uma das fontes principais desta noção de oração reside na critica dos reformistas, católicos e protestantes.

Aqui a Frase já esta bem clara que o que levou a essa atitude foi a reforma católica e a reforma protestante. Mas para os intelectuais religiosos o objetivos eram implementar essa relação religiosa (leva-los a “rezar mais”), pois antes desta reforma qualquer atitude mais aprofundada sobre a religião era vista com desconfiança como um perigos dos leigos tentarem descobrir os mistérios sagrados sem ajuda de um intermediário( sem ajuda de alguém para orienta-los).

Livros das Horas.

Foi com os livros das horas que foi resolvido a vontade dos leigos pela oração, e isso apresentou uma primeira CLERIGAÇÃO da religiosidade leiga.

Essa leituras levam a OBSCURECER a realidade do mundo oracional dos leigos medivais.