A Política externa do - historiaula.files.wordpress.com · Tucumán e Cuyo,o Alto Peru do qual...

7
historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima A Política externa do Segundo Reinado (1840 1889) 1ª. Parte

Transcript of A Política externa do - historiaula.files.wordpress.com · Tucumán e Cuyo,o Alto Peru do qual...

historiaula.wordpress.comProfessor Ulisses Mauro Lima

A Política externa doSegundo Reinado

(1840 – 1889)1ª. Parte

As intervenções no Prata

Em 1850, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Joaquim Marques Lisboa assumia o comando daDivisão Naval do Rio da Prata, região em que o Império do Brasil enfrentou a partir de1851, sérios conflitos: Primeiro contra Oribe do Uruguai, depois o General Rosas daArgentina, mais tarde contra o Uruguaio Aguirre e, finalmente, Solano Lopes doParaguai.

As questões do Prata

Manuel Oribe, doUruguai cujos aliadosinvadiram a região doRio Grande do Sul.

Os limites territoriais daregião sul do Brasil forammotivos de disputasdesde a época colonial,arrastando-se até ogoverno de D. Pedro II.

A necessidade dedefender os interessesdos estancieiros gaúchosalém de impedir arestauração republicanado antigo Vice-reino,determinou aintervenção do Brasil naregião do Rio da Prata.

As lutas no Prata estão relacionadas as condições históricas que surgiram na região deTucumán e Cuyo, o Alto Peru do qual saíram Argentina, Uruguai e Paraguai, quando tiveraminício as lutas contra a tutela da Espanha, então enfraquecida pelas guerras napoleônicas.

D. Pedro II. Julio le Chevrel

Professor Ulisses Mauro Lima

Um Rosas pela Ditadura...

O ditador argentino Juan Manuel Rosas tentou restabelecer o Vice-Reino do Prata,incluindo o Paraguai e o Uruguai, mas teve suas pretensões combatidas pelo governo de D.Pedro II, que via na derrota de Rosas a única maneira de pacificar o Prata.

Na Argentina o movimentoemancipacionista começou em 25 demaio de 1810, com o estabelecimentoda Junta Provisória de las Provínciasdel Rio de la Plata.A soberania da Argentina foi declaradadefinitivamente em 09 de julho de1816, tornando-se o segundo país doantigo vice-reino a se declararindependente.

Rosas assumiu o governo na Argentinaem 06 de dezembro de 1829,conduzindo o país a um período deprosperidade.Adotando uma política expansionistadefendeu a reconstrução do antigo Vice-Reino do Prata

Dependência ou soberania nacional?

A campanha militar brasileira naregião do Rio da Prata, fortaleceue promoveu as forças militaresbrasileiras. Surgiram dessesconflitos importantes figurascomo o duque de Caxias e ogeneral Osório, ambos doexército, e no mar destacou-se asfiguras do almirante Barroso e oalmirante Tamandaré, patronoda Marinha de Guerra do Brasil.

Os conflitos envolvendo a Argentina o Uruguai e o Brasil foram motivados pela políticaintervencionista no Uruguai desde a anexação daquele território por D. João VI, até asguerras de 1860; pelo interesse dos gaúchos ligados a criação de gado; o desejo decontrolar as receitas aduaneiras e a exigência de devolução de escravos fugidos para aBanda Oriental.

Professor Ulisses Mauro Lima

A participação inglesa nessesconflitos fez-se pela defesa dolivre-comércio no Pratacondenando qualquertentativa protecionista; peladefesa do equilíbrio político naregião visto que atuoufavoravelmente em prol daindependência uruguaia eapresentando-se a favor daTríplice Aliança contra oParaguai entre 1865 e 1870.

Professor Ulisses Mauro Lima

Os governos nacionalistas da região do Prata alimentavam além do desejo e aspirações deunificação pretendiam controlar ou impedir o acesso da Bacia Hidrográfica do Prata porestrangeiros. Defendiam a formação de governos fortes sem a intervenção brasileira.

Uma área em litígio...

Até a próxima aula...

historiaula.wordpress.com

FIM