A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

22
A POPULAÇÃO A POPULAÇÃO X X URBANIZAÇÃO URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS MOVIMENTOS POPUALACIONAIS

Transcript of A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Page 1: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

A POPULAÇÃO A POPULAÇÃO XX

URBANIZAÇÃOURBANIZAÇÃO

MOVIMENTOS MOVIMENTOS POPUALACIONAISPOPUALACIONAIS

Page 2: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

* MIGRAÇÕES

São movimentos ou deslocamentos de uma São movimentos ou deslocamentos de uma população de um lugar para outro.população de um lugar para outro.

• As Migrações tem dois aspectos :As Migrações tem dois aspectos :

• Saída = EmigraçãoSaída = Emigração

• Entrada = ImigraçãoEntrada = Imigração

MIGRANTES MIGRANTES

São as pessoas que realizam os movimentos São as pessoas que realizam os movimentos migratórios.migratórios.

Page 3: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

O ÊXODO RURALO ÊXODO RURAL

É a saída do campo para a cidade.É a saída do campo para a cidade.URBANA URBANA SUBURBANA SUBURBANA PERIFERIAPERIFERIARURALRURALURBANIZAÇÃO URBANIZAÇÃO METROPOLESMETROPOLESMEGALOPÓLES MEGALOPÓLES CORNUBAÇÃOCORNUBAÇÃO

Page 4: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

Urbanização é o aumento Urbanização é o aumento proporcional da população urbana proporcional da população urbana em relação à população rural. em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao da população urbana é superior ao crescimento da população rural.crescimento da população rural.

Page 5: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

Somente na segunda metade do século 20, o Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado. Isso se deve, sobretudo, a mais acelerado. Isso se deve, sobretudo, a intensificação do processo de industrialização intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1956, sendo esta brasileiro ocorrido a partir de 1956, sendo esta a principal conseqüência entre uma série de a principal conseqüência entre uma série de outras, da "política desenvolvimentista" do outras, da "política desenvolvimentista" do governo Juscelino Kubitschekgoverno Juscelino Kubitschek

Page 6: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

É importante salientar que os processos de É importante salientar que os processos de industrialização e de urbanização brasileiros industrialização e de urbanização brasileiros estão intimamente ligados, pois as unidades estão intimamente ligados, pois as unidades fabris eram instaladas em locais onde houvesse fabris eram instaladas em locais onde houvesse infra-estrutura, oferta de mão-de-obra e mercado infra-estrutura, oferta de mão-de-obra e mercado consumidor. No momento que os investimentos consumidor. No momento que os investimentos no setor agrícola, especialmente no setor no setor agrícola, especialmente no setor cafeeiro, deixavam de ser rentáveis, além das cafeeiro, deixavam de ser rentáveis, além das dificuldades de importação ocasionadas pela dificuldades de importação ocasionadas pela Primeira Guerra Mundial e pela Segunda, passou-Primeira Guerra Mundial e pela Segunda, passou-se a empregar mais investimentos no setor se a empregar mais investimentos no setor industrial.industrial.

Page 7: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

Page 8: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização O processo de urbanização no Brasil difere do O processo de urbanização no Brasil difere do

europeu pela rapidez de seu crescimento. Na Europa europeu pela rapidez de seu crescimento. Na Europa esse processo é mais antigo. Com exceção da esse processo é mais antigo. Com exceção da Inglaterra, único país que se tornou urbanizado na Inglaterra, único país que se tornou urbanizado na primeira metade do século 19, a maioria dos países primeira metade do século 19, a maioria dos países europeus se tornou urbanizada entre a segunda europeus se tornou urbanizada entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século metade do século 19 e a primeira metade do século 20. Além disso, nesses países a urbanização foi 20. Além disso, nesses países a urbanização foi menos intensa, menos volumosa e acompanhada menos intensa, menos volumosa e acompanhada pela oferta de empregos urbanos, moradias, escolas, pela oferta de empregos urbanos, moradias, escolas, saneamento básico, etc.saneamento básico, etc.

Page 9: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

Em nosso país, 70 anos foram suficientes Em nosso país, 70 anos foram suficientes para alterar os índices de população rural para alterar os índices de população rural e os de população urbana. Esse tempo é e os de população urbana. Esse tempo é muito curto e um rápido crescimento muito curto e um rápido crescimento urbano não ocorre sem o surgimento de urbano não ocorre sem o surgimento de graves problemas.graves problemas.

Page 10: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

As raízes da urbanização brasileira são As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, foi importante no processo de urbanização, em 1872 a população urbana era restrita a em 1872 a população urbana era restrita a 6% do total de habitantes6% do total de habitantes

Page 11: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi um instrumento de povoamento, a partir da década um instrumento de povoamento, a partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se, como o de 1930, o país começou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanização já trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postos de trabalho, grande parte provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com intuito de trabalhar no mercado cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da população brasileira vive urbanos. Atualmente 80% da população brasileira vive nas cidades, apesar disso o Brasil é um país urbano, nas cidades, apesar disso o Brasil é um país urbano, industrial e agrícola. industrial e agrícola.

Page 12: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

Ao longo das décadas a população Ao longo das décadas a população brasileira cresceu de forma brasileira cresceu de forma significativa, ao passo desse significativa, ao passo desse crescimento as cidades também crescimento as cidades também tiveram sua aceleração em relação ao tiveram sua aceleração em relação ao tamanho, formando imensas malhas tamanho, formando imensas malhas urbanas, ligando uma cidade a outra e urbanas, ligando uma cidade a outra e criando as regiões metropolitanas criando as regiões metropolitanas (agrupamento de duas ou mais (agrupamento de duas ou mais cidades). cidades).

Page 13: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

Processo de UrbanizaçãoProcesso de Urbanização

O crescimento desenfreado dos centros urbanos O crescimento desenfreado dos centros urbanos provoca conseqüências, como o trabalho provoca conseqüências, como o trabalho informal e o desemprego decorrente de informal e o desemprego decorrente de sucessivas crises econômicas. Outro problema sucessivas crises econômicas. Outro problema muito grave provocado pela urbanização sem muito grave provocado pela urbanização sem planejamento é a marginalização dos excluídos planejamento é a marginalização dos excluídos que habitam áreas sem infra-estrutura que habitam áreas sem infra-estrutura (saneamento, água tratada, pavimentação, (saneamento, água tratada, pavimentação, iluminação, policiamento, escolas e etc.) e junto iluminação, policiamento, escolas e etc.) e junto a isso a criminalidade (tráfico de drogas, a isso a criminalidade (tráfico de drogas, prostituição, seqüestros etc.). prostituição, seqüestros etc.).

Page 14: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

CONDIÇÕES DE VIDA DO CONDIÇÕES DE VIDA DO BRASILEIROBRASILEIRO

A MAIOR PARTE VIVE NAS CIDADES.A MAIOR PARTE VIVE NAS CIDADES.

De acordo com o Relatório do Desenvolvimento De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano, do Fundo das Nações Unidas para a Humano, do Fundo das Nações Unidas para a População e Desenvolvimento (PNUD), de 2003, o População e Desenvolvimento (PNUD), de 2003, o Brasil classificou-se em 65º lugar em um ranking de Brasil classificou-se em 65º lugar em um ranking de 175 países com um IDH de 0,777.Ao analisarmos o 175 países com um IDH de 0,777.Ao analisarmos o comportamento dos três itens levados em conta para comportamento dos três itens levados em conta para esta classificação (educação, saúde e renda per esta classificação (educação, saúde e renda per capita) durante a última década, teremos a seguinte capita) durante a última década, teremos a seguinte situação em nosso país: no período 1992-2001, situação em nosso país: no período 1992-2001, tivemos uma significativa melhora nos índices (taxas tivemos uma significativa melhora nos índices (taxas de analfabetismo e saúde (expectativa de vida). de analfabetismo e saúde (expectativa de vida). Entretanto, a excessiva concentração de renda Entretanto, a excessiva concentração de renda prejudicou o desempenho do nosso país no IDH de prejudicou o desempenho do nosso país no IDH de 2003.2003.

Page 15: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

CONDIÇÕES DE VIDA DO CONDIÇÕES DE VIDA DO BRASILEIROBRASILEIRO

Page 16: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

POBREZA E POBREZA E FAVELIZAÇÃOFAVELIZAÇÃO

Entre 1998 e 1999, a aprovação de Entre 1998 e 1999, a aprovação de brasileiros que vivem com menos de brasileiros que vivem com menos de 1dólar por dia (abaixo da linha da 1dólar por dia (abaixo da linha da pobreza) passou de 5,1% para 9%. Essa pobreza) passou de 5,1% para 9%. Essa situação se reflete nas condições de situação se reflete nas condições de moradia do brasileiro. Caiu o número de moradia do brasileiro. Caiu o número de moradores por domicilio – de 4,15 moradores por domicilio – de 4,15 pessoas para 3,75 – e 188 em 1991 pessoas para 3,75 – e 188 em 1991 para 3905 em 2000, crescendo 22,5%.para 3905 em 2000, crescendo 22,5%.

Page 17: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

CONSEQUÊNCIA DA CONSEQUÊNCIA DA URBANIZAÇÃOURBANIZAÇÃO

Violência Violência houve uma agravamento, houve uma agravamento, principalmente nas cidades. A taxa de principalmente nas cidades. A taxa de homicídios cresceu 37% na década de homicídios cresceu 37% na década de 1990. Os indicadores socioeconômicos 1990. Os indicadores socioeconômicos refletem nas relações do homem com o refletem nas relações do homem com o meio ambiente. O Brasil conseguiu reduzir o meio ambiente. O Brasil conseguiu reduzir o consumo dos gases responsáveis pela consumo dos gases responsáveis pela diminuição da camada de ozônio, mas o diminuição da camada de ozônio, mas o desmatamento aumentou. A reciclagem de desmatamento aumentou. A reciclagem de lixo é praticada em apenas 8,2% das lixo é praticada em apenas 8,2% das cidades brasileiras. cidades brasileiras.

Page 18: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

CONSEQUÊNCIA DA CONSEQUÊNCIA DA URBANIZAÇÃOURBANIZAÇÃO

CRIME ORGANIZADO.CRIME ORGANIZADO.

SISTEMA CARCERARIOSISTEMA CARCERARIO

MENOS HOMENSMENOS HOMENS GENOCÍDIO DE JOVENSGENOCÍDIO DE JOVENS FALTAM VAGAS NAS PRISÕES FALTAM VAGAS NAS PRISÕES

BRASILEIRASPOBREZA E VIOLÊNCIABRASILEIRASPOBREZA E VIOLÊNCIA POBREZA E VIOLÊNCIAPOBREZA E VIOLÊNCIA

TRÁFICO DE DROGAS

Page 19: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

QUESTÃO RACIALQUESTÃO RACIAL A epidemia de violência tem ainda um recorte racial: os A epidemia de violência tem ainda um recorte racial: os

negros são bem mais atingidos pela violência. Em 2001, a negros são bem mais atingidos pela violência. Em 2001, a taxa de homicídios registrada entre a população negra foi taxa de homicídios registrada entre a população negra foi maior do que entre os brancos em todas as faixas de idade. maior do que entre os brancos em todas as faixas de idade. A maior diferença foi apontada na faixa entre 20 e 24 anos, A maior diferença foi apontada na faixa entre 20 e 24 anos, em que o índice para os negros (218,5 para cada 100 mil em que o índice para os negros (218,5 para cada 100 mil habitantes ao ano) era mais do que o dobro da população habitantes ao ano) era mais do que o dobro da população branca (102,3).branca (102,3).

Quando analisados outros tipos de crime, também é Quando analisados outros tipos de crime, também é a população negra a mais afetada. Uma sondagem de 2003 a população negra a mais afetada. Uma sondagem de 2003 do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) sobre percepção da violência em grandes cidades (IBOPE) sobre percepção da violência em grandes cidades apontou índices bastante superiores sobre o tema apontou índices bastante superiores sobre o tema “agressão física” entre os entrevistados negros e pardos “agressão física” entre os entrevistados negros e pardos em relação ao apontado entre os brancos.em relação ao apontado entre os brancos.

Page 20: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

A PERSISTÊNCIA DA A PERSISTÊNCIA DA DISCRIMINAÇAODISCRIMINAÇAO

Principal vítima da violência no Brasil, a população Principal vítima da violência no Brasil, a população negra tem renda inferior e menos acesso negra tem renda inferior e menos acesso à educação que a de bancos.à educação que a de bancos.

De todas as estatísticas disponíveis para desmentir o De todas as estatísticas disponíveis para desmentir o mito da igualdade racial do Brasil, os dados sobre os efeitos da mito da igualdade racial do Brasil, os dados sobre os efeitos da violência sobre a população negra talvez sejam os mais violência sobre a população negra talvez sejam os mais contundentes. Quase 120 anos depois da abolição da contundentes. Quase 120 anos depois da abolição da escravatura, o fato de ser negro aumenta em duas vezes e escravatura, o fato de ser negro aumenta em duas vezes e meia o risco de um jovem morrer assassinado em comparação meia o risco de um jovem morrer assassinado em comparação com um branco.com um branco.

Poucos homicídios, porém poderiam ser classificados Poucos homicídios, porém poderiam ser classificados como crimes racistas, ou seja, motivados por uma ideologia de como crimes racistas, ou seja, motivados por uma ideologia de extermínio de afrodescendentes. Mas praticamente todos são extermínio de afrodescendentes. Mas praticamente todos são resultados das condições de desigualdade racial sofrida ao resultados das condições de desigualdade racial sofrida ao longo de gerações que transformaram os negros na maioria da longo de gerações que transformaram os negros na maioria da população pobre do país.população pobre do país.

Page 21: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

BUSCA DA IGUALDADEBUSCA DA IGUALDADE

Para chegar a um padrão aceitável Para chegar a um padrão aceitável de inclusão social, o Brasil teria de de inclusão social, o Brasil teria de investir 14,5% do PIB em políticas investir 14,5% do PIB em políticas de redistribuição e equiparação de redistribuição e equiparação social durante 15 anos. Por onde social durante 15 anos. Por onde começar? começar?

Page 22: A POPULAÇÃO X URBANIZAÇÃO MOVIMENTOS POPUALACIONAIS.

BUSCA DA IGUALDADEBUSCA DA IGUALDADE