A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

26
A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA - OS SEIS ELEMENTOS Profa. Dra. Zióle Zanotto Malhadas Prof. Dr. Yedo Alquini Prof. Dr. Airton Kunz “Dependendo das estratégias políticas que adotarmos teremos um futuro brilhante ou desastroso. Ainda podemos salvar a Terra!” Kofi Annan, Secretário Geral da ONU –Fórum Mundial para Desenvolvimento Sustentável-2002 - África do Sul 1. INTRODUÇÃO Todos os seres vivos dependem visceralmente do ar para continuar a viver! Não existem outras opções: sem o ar não sobrevivemos mais de três minutos! O ar é vida! Sua boa qualidade e o equilíbrio com os demais elementos asseguram a vida neste planeta! O ar está em toda parte: na água, no solo, na vegetação, nos animais e no ser humano. Existe uma inter-relação entre os elementos naturais. Abaixo pode-se observar a relação do ar com os demais elementos: a) ÁGUA - formação de nuvens (condensação), composição, respiração da fauna (aquática) b) FAUNA - respiração, emissões de gases, propagação de som, temperatura, transpiração e locomoção

Transcript of A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

Page 1: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

A QUALIDADE DO AR E AEDUCAÇÃO AMBIENTALINTEGRADA - OS SEISELEMENTOSProfa. Dra. Zióle Zanotto MalhadasProf. Dr. Yedo AlquiniProf. Dr. Airton Kunz

“Dependendo das estratégias políticas que adotarmosteremos um futuro brilhante ou desastroso. Aindapodemos salvar a Terra!”Kofi Annan, Secretário Geral da ONU –Fórum Mundialpara Desenvolvimento Sustentável-2002 - África do Sul

1. INTRODUÇÃO

Todos os seres vivos dependem visceralmente do ar para continuar a viver! Nãoexistem outras opções: sem o ar não sobrevivemos mais de três minutos!

O ar é vida! Sua boa qualidade e o equilíbrio com os demais elementosasseguram a vida neste planeta! O ar está em toda parte: na água, no solo, navegetação, nos animais e no ser humano.

Existe uma inter-relação entre os elementos naturais. Abaixo pode-se observar arelação do ar com os demais elementos:

a) ÁGUA - formação de nuvens (condensação), composição, respiração da fauna(aquática)

b) FAUNA - respiração, emissões de gases, propagação de som, temperatura,transpiração e locomoção

Page 2: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

48Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

c) FLORA - respiração, dispersão via vento (pólen, sementes e esporos) – ex.bioindicadores

d) SOLO - oxigenação (aeração – ex.: minhocas), evaporação (secagem)e) SER HUMANO - respiração; comunicação (som); clima (temperatura);

locomoção (transporte aéreo); energia (eólica); laser (wind surf, para-pente,asa delta, balonismo, bola (Figura 1) - imagine o que seria de nossas criançase dos jogadores de futebol se não fosse o ar para “encher suas bolas!?”);poluição (industrialização —> combustão —> poluição).

FIGURA 1. Brincando com o ar! Globo mundial inflável (cheio de ar) passando de mão

em mão para que o público possa “pegá-lo no ar”, de forma descontraída, e sentir que

ele tem uma importância do tamanho do mundo.

O presente trabalho abordará os seguintes assuntos:

- As funções do ar e as ações do homem (reações): a industrialização e apoluição do ar.

- A pesquisa científica diante da complexidade do tema – dificuldades para acoleta de dados.

- As catástrofes causadas pela poluição.- A preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável - EducaçãoAmbiental Integrada.

- Ações e interações para salvar a Terra

Foto

: Rac

hel G

uelle

r Sou

za

Page 3: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

49Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

Ainda podemos salvar a Terra!, foi a mensagem de esperança e grito de alertaemitido pelo Secretário Geral da ONU – Kofi Annan, na abertura do FórumMundial para o Desenvolvimento Sustentável (setembro/2002), na África doSul, onde foram constatados sérios problemas de poluição, fome, miséria,doenças e restrições na educação em todo o mundo, dificuldades que ocorremtambém no Brasil.

Igualmente, acreditando que podemos, ainda, salvar o nosso país através dodesenvolvimento sustentável – (vide Agenda 21), estamos propondo açõesconcretas para melhorar o processo de conscientização e participação ativa decada cidadão por meio da educação, iniciando pelos estudos da interação dosvários componentes deste planeta e destacando o elemento mais amplo ecomplexo: o ar.

O ar é a essência da Atmosfera, é a camada que reveste o planeta e cuja funçãoecológica é a de ser um reservatório dos componentes indispensáveis à vida: ooxigênio, elemento utilizado na respiração dos seres vivos; o dióxido de carbono(gás carbônico), elemento principal da fotossíntese; o nitrogênio, elementobásico da composição das proteínas.

Ao conhecer as funções do ar, poderemos planejar a melhor forma de utilizaçãodeste bem inesgotável, em termos de quantidade, mas esgotável em se tratandode qualidade.

Portanto, a preservação da boa qualidade do ar é responsabilidade de todos osseres humanos para assegurar a sua sobrevivência.

2. COMPOSIÇÃO DO AR

Na composição da atmosfera o nitrogênio (N2) é o elemento mais abundante,(representando 78%) e assim não desperta maiores preocupações quanto ao seuequilíbrio ecológico, ao contrário dos outros componentes, como o oxigênio (O2)que representa 21%, o gás carbônico (CO2), 0,03% e outros gases ( 0,93%), ondese inserem os “poluentes atmosféricos”: metano (CH4), hidrogênio (H2), óxidonitroso (NO2) e ozônio (O3). Assim, os dois componentes mais importantes einterdependentes são o oxigênio e o gás carbônico, cuja proporção atual semantém em equilíbrio.

Page 4: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

50Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

Assim, a preocupação maior reside num possível desequilíbrio dos componentesda biosfera – atmosfera, litosfera e hidrosfera e de seus ciclos biogeoquímicos,cujo desequilíbrio poderá tornar o planeta inabitável!

3. O QUE É POLUIÇÃO DO AR?

É a mudança na composição básica do ar causada pela emissão de poluentes, ouseja, gases nocivos, impróprios ou inconvenientes à saúde, à vida animal evegetal e ao bem estar público.

Há poluição do ar quando a presença de uma substância estranha ou a variaçãosignificativa na proporção dos seus constituintes capaz de provocar efeitosprejudiciais ou originar doenças, tendo em conta o estado dos conhecimentoscientíficos do momento.

Os poluentes atmosféricos e seus efeitos negativos na saúde

Os principais poluentes identificados no ar são: compostos sulfurosos = óxidosde enxofre (SO2 – SO3 e H2SO4 = ácido sulfúrico); compostos nitrogenados =óxidos de nitrogênio (NO, NO2 e NH2 = amônia); compostos orgânicos =hidrocarbonetos, álcool, aldeídos, ácidos orgânicos (metano – CH4); óxidos decarbono = monóxido de carbono (CO) e, por ação secundária, o ozônio (O2);oxidantes fotoquímicos = ozônio (O3), e emissões não-gasosas = materialparticulado.

Estes poluentes advêm principalmente da queima de combustíveis fósseis,particularmente das usinas elétricas a carvão e automóveis movidos a diesel egasolina. Os óxidos de nitrogênio combinados com hidrocarbonetos levam àformação de ozônio ao nível da superfície. Particulados são lançados de umavariedade de fontes, principalmente motores a diesel. É o “smog”, expressãoinglesa, híbrida, utilizada para descrever a mistura de fumaça e nevoeiro queenvolve algumas cidades (fublina) e compõe-se basicamente de ozônio eparticulados.

O ar na maioria das áreas urbanas contém uma mistura de poluentes queaumentam a vulnerabilidade das pessoas aos efeitos dos outros mais agressivos,como o poluente ozônio.

Page 5: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

51Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

A poluição do ar é tema recente de pesquisas científicas; até meados desteséculo ela não era relacionada ao fator saúde, mas às questões éticas ouestéticas – ex.: “em 1382 o rei Carlos VI de França proibiu a emissão de gasesfétidos”. Somente a partir da Revolução Industrial (1700) a poluição atmosféricapassou a ser considerada um problema ligado ao bem-estar público, e,atualmente, representa uma crescente ameaça à saúde de bilhões de pessoas,tanto dos países industrializados quanto dos países em desenvolvimento, alémde contribuir para aumentar o “efeito estufa”, que pode provocar catástrofescausadas pelo aquecimento do planeta.

Com o aumento do uso de veículos nos centros urbanos e a ampliação do parqueindustrial surgem os chamados “episódios críticos” de poluição do ar, quandomilhares de pessoas são contaminadas e muitas delas entram em óbito. Ahistória recente nos mostra várias ocorrências com milhares de mortes nasgrandes cidades, como Londres, México, Los Angeles, Detroit, Tóquio, Osaka,São Paulo, entre outras.

Os efeitos negativos na saúde, conforme dados da OMS – Organização Mundialde Saúde:

“A exposição ao monóxido de carbono causa lentidão dos reflexos e sonolência,uma vez que suas moléculas ligam-se à hemoglobina, reduzindo a quantidade deoxigênio que os glóbulos vermelhos transportam. O dióxido de nitrogênio podeagravar a asma e reduzir as funções do pulmão, além de tornar as viasrespiratórias mais sensíveis a “alérgenos” . O ozônio também causa inflamaçãodo pulmão, reduzindo suas funções e a capacidade geral de combater asinfecções. Os particulados menores, especialmente aqueles com 10 micrômetrosde diâmetro ou menores, podem se alojar nos alvéolos do pulmão. Sãoresponsáveis por um número maior de hospitalizações de pessoas comproblemas respiratórios e um maior índice de mortalidade, notadamente pordoenças respiratórias e cardiovasculares. À medida que as concentrações departiculados e de ozônio aumentam, se elevam também as taxas de mortalidade,principalmente de crianças e idosos.”

A mesma entidade divulgou que “mais de 3 milhões de pessoas morrem hoje,anualmente, devido aos efeitos da poluição atmosférica. Isto representa o triplodas mortes anuais em acidentes automobilísticos. Um estudo concluiu que apoluição atmosférica na França, Áustria e Suíça é responsável por mais de

Page 6: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

52Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

40.000 mortes anuais. Cerca da metade dessas mortes se deve à poluiçãocausada pelas emissões de veículos. Nos Estados Unidos as fatalidades notrânsito totalizam pouco mais de 40.000 por ano, enquanto que a poluição doar ceifa cerca de 70.000 vidas anualmente.”

A combinação de ozônio e material particulado

O maior flagelo das grandes cidades reside numa combinação de ozônio eparticulados, que causam sérias agressões à saúde, mesmo em níveis muitobaixos. Assim não existe nível “seguro” para estes poluentes. Pesquisascientíficas publicadas em 2001 observaram que, tanto nos países industrializadoscomo nas nações em desenvolvimento, exposições aos níveis atuais de ozônio eparticulados “afetam as taxas de mortalidade, hospitalização e consultasmédicas, problemas de asma e bronquite, faltas ao trabalho, dias de atividaderestrita e uma variedade de enfermidades do pulmão.”

Ozônio

É produzido por uma reação, diante da luz solar, dos gazes expelidos pelosautomóveis e pela combustão industrial = poluente secundário. Portanto, acombinação dos óxidos de nitrogênio e os hidrocarbonetos sofre uma reaçãoquímica diante da luz solar e se transforma em “ozônio”, o qual pode ser herói evilão simultaneamente. Nas altas camadas da troposfera, ele é responsável pelafiltração dos raios ultravioletas, mas na biosfera o ozônio de superfície representauma das mais perigosas causas de degradação ambiental, pelo modo rápido eintenso com que afeta a sua saúde, oxida os metais, deteriora borracha e pintura,danifica as frutas e as sementes, afeta as árvores e os ecossistemas inteiros.

No ser humano o ozônio provoca doenças respiratórias, irrita a mucosa que filtrao ar antes dele entrar nos pulmões, reduzindo a resistência aos resfriados,causando tosse, espasmos, irritando os olhos e vias respiratórias, agravando aasma, bronquite e enfisema. Causa envelhecimento precoce.

Material particulado

É perceptível na forma de uma mistura de neblina e fumaça de cor marrom-acinzentada; constituído de poeira, fuligem e fumaça (componentes do “smog” =fublina). A sua presença é marcante nas grandes cidades devido à movimentaçãodos automóveis, caminhões, aviões (poeira, partículas de borracha e gases do

Page 7: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

53Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

exaustor), máquinas industriais, queima de carvão e óleos, mineração, fornalhas,fundições (siderúrgicas), queimadas de campos e florestas, etc. Ele pode levarcomponentes orgânicos causadores de câncer e metais pesados aos pulmões,agravar as doenças cardíacas e respiratórias; causar tosse e irritação na garganta eolhos, reduzindo a visibilidade. Além de corroer metais, interferir com afotossíntese e alterar todo o ecossistema.

A emissão e a dispersão dos poluentes

O homem, com suas máquinas maravilhosas, é o grande responsável pelasemissões de gases poluentes. E, portanto, ele também deverá ser responsávelpelo processo de despoluição da atmosfera.

Dois fatores determinam a qualidade do ar: (1) a quantidade de poluentesemitidos - o que depende das ações humanas e (2) a capacidade de a atmosferadispersar esses poluentes - o que não depende do homem, mas das condiçõesmeteorológicas = variações de temperatura, velocidades do vento, radiação e aocorrência de “inversões térmicas” – “... quando uma camada de ar quenteinstala-se acima das camadas mais frias, como que as aprisionando e dificultandoa dispersão dos poluentes”. Tal fenômeno pode facilitar uma elevação rápida daconcentração de poluição atmosférica e a conseqüente contaminação dapopulação, causando o agravamento de doenças respiratórias, com muitosinternamentos hospitalares seguidos de mortes.

Não podemos determinar as condições climáticas e/ou meteorológicas, maspodemos e devemos controlar as emissões de poluentes para a atmosfera.

Legislação ambiental e poluição do ar

A legislação ambiental em vigor determina os limites aceitáveis ou saudáveis depoluição – vide Resolução Conama 03/90 (28/06/1990), que estabelece ospadrões nacionais de qualidade do ar. Com base em estudos científicos foramdefinidos os “padrões de qualidade do ar” e tabelas foram editadas em 1990(CONAMA) - as quais deveriam ser revisadas e atualizadas diante do avançotecnológico e dos resultados das pesquisas mais recentes, visando facilitar aaplicação das sanções àqueles que desrespeitam a lei, promovendo a emissão deníveis elevados de poluentes.

Page 8: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

54Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

As instituições governamentais devem responsabilizar-se pelo monitoramentoda qualidade do ar e pela divulgação dos seus resultados para orientar apopulação quanto à redução das ações poluidoras e alertar sobre riscos à saúde.De acordo com o Ministério do Meio Ambiente considera-se comomonitoramento da qualidade ambiental “o processo de observações e mediçõescontínuas e periódicas, sistemáticas e intercomparáveis de qualquer indicador,parâmetro ou variável que permita avaliar a qualidade ou estado dos recursosambientais: água, ar, solo, subsolo, flora e fauna.”

A exemplo de São Paulo, alguns outros estados já editaram legislação própriacom os limites específicos para cada poluente, facilitando assim o controle dapoluição. Todavia, no Paraná ainda não dispomos de tal recurso jurídico, mas já háum projeto de Lei tramitando, o qual foi elaborado por uma comissão compostapor especialistas de várias instituições liderados pelos representantes doMinistério Público.

A poluição do ar e a economia

No recente evento “ProAR-2002”, promovido pela UFPR (Universidade Federaldo Paraná), foram divulgados dados das pesquisas realizadas no Laboratório dePoluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP mostrando cálculossobre o valor da vida e as perspectivas de redução da vida das crianças naspróximas décadas, em até 19 anos, devido à poluição.

Outros dados econômicos da província canadense de Ontário, com umapopulação de 11,9 milhões, indicam que a poluição atmosférica custa aoscontribuintes, no mínimo, US$ 1 bilhão por ano em hospitalizações, emergênciase ausências ao trabalho. Ao mesmo tempo em que afetam os sistemas de saúde,também, prejudicam a economia, reduzindo a produção. O aumento dos gastosmonetários relacionados a doenças causadas pela poluição atmosférica incluemos custos de atendimento ambulatorial e hospitalar, medicamentos, faltas aotrabalho e tratamentos diversos, além do desgaste emocional causado pela mortede familiares e amigos.

Já em 1921, ao analisar as causas e conseqüências da evolução econômicadecorrente da Revolução Industrial e da “revolução mecânica”, dizia HendrickVanLoon, “a eletricidade, que se pode produzir com a força hidráulica (eólica esolar) é um auxiliar asseado e afável da humanidade, enquanto que as

Page 9: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

55Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

máquinas de combustão, maravilhas do Século XVIII, são aparelhos ruidosos esujos que vivem a encher o mundo de ridículos penachos de fumaça, de pó e defuligem, e a consumir incessantemente rações enormes de hulha extraída dasminas com grande inconveniente e sérios riscos para milhares dos nossossemelhantes.”

Os custos econômicos da poluição atmosférica podem justificar a redução dosimpostos sobre a renda e aumento dos impostos sobre combustíveis fósseis. Istoencorajaria o uso mais eficiente de combustíveis não poluentes, mudança parafontes de energia limpa e adoção de sistemas governamentais de controle contraa poluição. A elevação dos custos dos combustíveis poluentes reduzirá osofrimento e mortes prematuras.

No entanto, a elevação do custo dos combustíveis fósseis causaria outrosproblemas econômicos, principalmente em países como o Brasil, onde otransporte é fortemente baseado em veículos de passeio, ônibus e caminhões.

Alguns exemplos positivos citados pela imprensa: “Em resposta aocongestionamento do trânsito e seus problemas de poluição atmosférica, aCidade do México e São Paulo restringiram o tráfego de veículos emdeterminados dias da semana, com base no último dígito dos números dasplacas. E Bogotá, na Colômbia, implantou uma série de medidas para reduzir apoluição atmosférica causada pelos transportes, tornando-se assim uma cidademais habitável. Desde 1995 a cidade reduziu o tráfego durante o horário de picoem 40% e aumentou o imposto sobre a gasolina. Cerca de 120 quilômetros dasprincipais vias são bloqueados por sete horas aos domingos, permitindo que asruas sejam utilizadas para caminhadas, ciclismo e “cooper”.

4. A BUSCA DE SOLUÇÕES PARAREDUZIR OU EVITAR APOLUIÇÃO

As soluções para a poluição atmosférica urbana não são difíceis, só dependem danossa boa vontade.

Page 10: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

56Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

No folheto educativo “O que fazer para reduzir a poluição” aparecem algumassugestões, a seguir expostas:

* NÃO queimar o LIXO, as folhas do jardim, nem os plásticos (emitem toxinas).

* Cuidado ao se desfazer das embalagens que contém sobras de tintas, agentesde limpeza, derivados de petróleo e outros produtos químicos. Eles podempoluir o ar, a água e o solo.

* Regular os queimadores do fogão e checar se não há vazamento de gás.

* Comprar produtos em embalagens retornáveis e não-plásticas. Ao seremdescartadas embalagens, resultam em acúmulo de lixo e, conseqüentemente,em local de poluição.

* Caminhar sempre que possível ou usar a bicicleta, que não é poluente.

* Usar o transporte público, deixando o carro em casa, ou revezar com os vizinhosem sistema de “carona solidária”.

* Lembrar aos amigos e vizinhos para regularem o motor do carro, obedecendoas normas de controle de poluição.

* Desligar o motor do carro sempre que estacionar, ainda que seja por uns poucosminutos.

* Exigir a colocação de catalisadores (filtros) no escape dos ônibus, caminhões ecarros, bem como na chaminé das indústrias.

* Desligar o rádio, a televisão e as luzes quando ninguém estiver usando-os.

* Usar o condicionador de ar somente quando estiver muito quente ou muito frio.

* Ligar a lavadora de louça ou de roupa somente quando estiver cheia.

* Tentar secar as roupas ao ar livre, em vez de ativar a secadora.

* Evitar ligar os equipamentos elétricos no horário de pico (das 18 as 21 horas),principalmente a lavadora de louça.

* Verificar se as embalagens dos produtos químicos (de limpeza oudesinfetantes) estão bem fechadas.

Page 11: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

57Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

* Não aplicar inseticidas em local fechado quando as crianças, idosos e/ouqualquer pessoa estiverem dormindo.

* Não acreditar nas propagandas enganosas, principalmente nas que dizem queos inseticidas, herbicidas e pesticidas não são tóxicos.

* Nunca deixar os queimadores do fogão ligados se não estiver cozinhando.

* Reduzir a chama do fogão após iniciar a fervura (a temperatura será mantida).

* Denunciar as empresas que estão emitindo poluentes para o ar (observe a cor eo cheiro da fumaça das chaminés).

* Denunciar as irregularidades e infrações, como a circulação de carros e ônibusexpelindo a “fumaça negra”, que é altamente poluente.

! RECICLAR e REUSAR tudo o que for possível!

Dentre as medidas mais amplas, que dependeriam de um planejamento deintegração entre os órgãos governamentais e representantes da sociedadeorganizada, destacamos o ordenamento do solo (zoneamento de uso do solo) eoutros instrumentos reguladores que podem ser utilizados para encorajarempreendimentos de maior alcance, condizentes, como o transporte de massa, oqual pode contribuir na redução da poluição do ar. Os administradores dasmetrópoles podem deslocar a geração de eletricidade do carvão e gás naturalpara energia solar e eólica, alavancando subsídios governamentais e incentivosfiscais para a energia limpa, ao invés de continuar a subsidiar os combustíveisfósseis e a incentivar a construção de usinas termoelétricas.

A avaliação e o controle dos níveis de poluição atmosférica são deresponsabilidade dos órgãos governamentais, como as secretarias de MeioAmbiente dos estados brasileiros, as quais têm o dever de informar e alertar apopulação sobre os índices de poluição do ar, água e solo, além de tomarmedidas para proteção da saúde e bem-estar da comunidade através domonitoramento e controle da poluição, aplicando sanções nos casos de violaçõesda legislação vigente.

O controle da poluição do ar é viável na medida em que a ciência e a tecnologiaviabilizam novos equipamentos para medições dos níveis de concentrações dapoluição, e as instituições de ensino proporcionam a conscientização da

Page 12: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

58Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

comunidade e a sua participação ativa nos processos educativos e nas ações deconservação ambiental e limpeza do ar. Portanto, a cooperação dos agentesmultiplicadores de Educação Ambiental para a Sustentabilidade é fundamentalpara a implementação de ações eficientes para reduzir a poluição atmosférica.

5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARAA SUSTENTABILIDADE

Um amplo processo de reorientação da educação para incorporar os princípios eprocedimentos para a implementação do desenvolvimento sustentável estásendo proposto pela UNESCO (cátedra UNITWIN-UNESCO), através dasrecomendações da Agenda 21 - “Para alcançarmos a sustentabilidade, umaenorme coordenação e integração de esforços é necessária em vários setorescruciais, bem como uma rápida e radical mudança de padrões de consumo eprodução. Para isto, uma educação adequada e a conscientização públicadeverão ser reconhecidas como os pilares da sustentabilidade, juntamente coma legislação, a economia e a tecnologia...”

Com o objetivo de facilitar a tarefa dos educadores estamos propondo açõesdirecionadas à implementação de Projetos Ambientais nas Escolas e demaisinstituições comunitárias, com base na Agenda 21 – vide cartilha “Dupla Ação:Conscientização e Educação Ambiental para a Sustentabilidade” (Malhadas,2001): “Todas as disciplinas, incluindo as áreas de ciências humanas e sociais,necessitam enfocar as questões relativas ao meio ambiente e desenvolvimentosustentável. Para enfocar a sustentabilidade é necessário uma abordagemholística e interdisciplinar que reúna as diferentes disciplinas e instituições epreserve as suas identidades distintas...”

A seguir faremos uma breve apresentação do Projeto “ProAR”- UFPR.

O objetivo maior do “ProAR” é avaliar e educar. As duas ações se integram e secomplementam para gerar a conscientização e a formação da cidadaniadirecionada ao desenvolvimento sustentável, através de parcerias e interaçõesinterdisciplinares e interinstitucionais. Para tanto, contamos com o apoio daAgenda 21, documento valioso que reflete um consenso mundial, assinado por178 países na ECO-Rio-92/ONU – Organização das Nações Unidas e UNESCOe reiterado no recente Fórum Mundial para o Desenvolvimento Sustentável,realizado em 2002 na África do Sul, visando incentivar, apoiar e implementar o

Page 13: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

59Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

desenvolvimento sustentável, cujo capítulo 9 focaliza a “Proteção daAtmosfera”, no qual a meta é “melhorar a compreensão dos processos queafetam a atmosfera da Terra em escala mundial, regional e local e são afetadospor ela”, e o capítulo 36 aborda a “Promoção do Ensino, da Conscientização e doTreinamento”.

A participação específica do aluno e agente multiplicador tem início com umCurso de Extensão (ENSINO) sobre o ar e seus poluentes - o qual prepara-opara a PESQUISA, momento em que ele vai monitorar o nível de concentraçãodos poluentes atmosféricos na Escola, e cujos resultados motivarão aEXTENSÃO, multiplicando e compartilhando os seus novos conhecimentos comseus familiares e vizinhos. A cada ano, a equipe do “ProAR” coordena omonitoramento dos níveis de concentração do ozônio, a deposição de materialparticulado nas plantas (bioindicadores) e acidez da chuva, através demetodologia cientifica adaptada e simplificada para facilitar a conscientização, adisseminação, a formação da cidadania, dos futuros governantes e dos futuroscientistas.

6. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Objetivos: motivação, conscientização e educação.

Estamos oferecendo uma ferramenta de trabalho como nossa contribuição aosprofessores e agentes multiplicadores de Educação Ambiental para aSustentabilidade, visando facilitar a motivação e a participação efetiva do seupúblico alvo (alunos), criando situações reais para a compreensão do tema “ar”,bem como a percepção da poluição do ar e seus malefícios à saúde, o quedeverá gerar a conscientização da sua responsabilidade enquanto cidadãos paracooperarem no processo de conservação da boa qualidade do ar, ou da limpeza eredução da poluição do ar de sua cidade e na disseminação da EducaçãoAmbiental para a Sustentabilidade.

As atividades propostas abaixo visam promover a conscientização dos agentesmultiplicadores e seus alunos quanto à importância da boa qualidade do ar emotivar a sua participação no processo de preservação e/ou limpeza: Respirar arlimpo é a grande meta para a preservação da saúde e do meio ambiente.

Page 14: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

60Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

Resultam de amplo processo de pesquisas e estudos desenvolvidos há mais dedez anos e aplicados nas ações educativas promovidas pela equipe do Projeto“ProAR”, desde 1995, junto à escola básica – vide cartilha “A Qualidade do ar -Saúde ou Poluição: a escolha é sua!”

Plano de ação inicial = conscientização

O que é ar?

Ar é matéria, tem propriedades que podem ser observadas, medidas edocumentadas. Algumas propriedades do ar são perceptíveis, pois ele tomaespaço, tem substância e peso.

Demonstração: soprar e encher um balão plástico ou um saco plástico comum.

Atividade 1 – PercepçãoUm instrumento simples e eficiente para motivar a percepção da poluição do ar éo cata-vento, que é impulsionado pelo movimento do ar - vento, e pode registrara presença de material particulado, ou seja, pequenas partículas de rocha (areia),metal, terra (poeira), borracha, etc. em suspensão no ar.

Ação - Construção de um cata-vento de papel:O professor poderá orientar e cada aluno deverá construir o seu cata-vento.Material necessário: papel branco, tesoura, lápis com borracha e 2 alfinetes.Como construir o cata-vento:a) recorte o desenho na linha pontilhada (Figura 2);b) reúna os 4 pontos assinalados no centro;c) coloque um alfinete através do ponto central e quatro pontos;d) prenda o alfinete atravessando a borracha na ponta superior do lápis. O cata-

vento está pronto para funcionar.

Page 15: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

61Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

FIGURA 2. O cata-vento de papel.

Como utilizar o cata-vento para demonstrar a poluição do ar?

1) Copiar o modelo do cata-vento em papel branco, recortar e espalhar em duasasas transversais um pouco de resina (vaselina), deixando as outras duas asaslimpas.

2) Percorrer um certo trajeto (correndo, preferencialmente, para o cata-ventogirar) no pátio da escola ou nas proximidades de ruas com tráfego intenso.

3) Observar quais as asas mais sujas: contrastar as asas secas com as 2 asasúmidas (com resina), onde há maior poder de aderência das partículaspoluentes.

4) Selecionar alguns cata-ventos para uma observação mais profunda através deum microscópio ou lupa (lente de aumento).

5) Comparar a superfície do cata-vento com o aparelho respiratório humano.Mostrar a figura do pulmão, onde as partículas inaladas serão fatalmentedepositadas, causando doenças. Destacar o fato de que o aparelho respiratóriotem umidade, facilitando a retenção dos poluentes (similar às asas do cata-vento com resina).

Page 16: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

62Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

Atividade 2 - Brincando e aprendendo

Ação- Atividade externa lúdica: Poluição x Limpeza do ar

- Para combater a poluição devemos promover a limpeza do arInstruções: Convidar os alunos para um breve passeio pelo pátio ou jardim e, semaviso prévio, entregar um guardanapo de papel branco a cada aluno, convidando-os a limpar o ar. O aspecto inusitado da nova situação pode causar reaçõeshilariantes, quando alguns tentarem abanar o guardanapo ou esfregá-lo emalguma superfície. Todos os gestos levarão à percepção da dificuldade pararealizar a limpeza do ar, diante da enorme massa de ar, da sua mobilidade eamplidão, do seu aspecto inefável e da sua transparência.

Atividade 3 - Ação : Poluição x SaúdeCom o objetivo de motivar a percepção dos efeitos negativos da poluição do ar oprofessor poderá promover, no pátio da escola, alguma atividade física maisintensa (salto ou corrida) e logo a seguir entregar a cada aluno um canudoplástico.

1. Os jovens deverão saltar num pé só, alternadamente, ou correr, de modo aacelerar ou intensificar a respiração, e, logo em seguida, deverão pressionar onariz trancando a entrada de ar e com a outra mão segurar o canudo plásticojunto à boca e só respirar através dele.

2. O professor perguntará como eles se sentem ao respirar somente pelo canudoplástico, e observará (anotará) a sua reação.

3. Qual a causa da dificuldade para respirar pelo canudo?

4. Quando e porque o ser humano tem dificuldade em inspirar ?

As causas podem estar no estreitamento das vias respiratórios devido à inalaçãode gases poluídos, ou na obstrução do processo respiratório. Assim, o canudoplástico (usado para beber refrigerante na garrafa) representa uma via estreita poronde o ar tem dificuldade em passar, exigindo maior esforço para bombeá-lo,exatamente como acontece com as pessoas doentes: com bronquite, asma,rinite alérgica, enfisema pulmonar e outros problemas respiratórios ou cardíacos,os quais são agravados com a poluição do ar!

O estreitamento das vias respiratórias e o espasmo muscular no tórax (pulmão)podem ser agravados devido à inalação dos gases poluentes presentes na

Page 17: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

63Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

atmosfera, gerando angústia e desespero, que podem conduzir à morte porasfixia.

O funcionamento do sistema RESPIRATÓRIO: “...quando entra em contato comos alvéolos pulmonares, o sangue torna-se saturado de oxigênio, que é fixadono organismo pelas “hemácias” (glóbulos vermelhos) e atinge todas as célulasdo corpo através do sistema de artérias, veias e capilares. As células utilizam ooxigênio e produzem o gás carbônico, que é levado pelas hemácias de volta aospulmões e, depois, é expelido para a atmosfera” (Branco & Murgel, 1999).Qualquer impedimento na seqüência desse processo respiratório vai causar umaobstrução no fluxo de ar, que poderá ser fatal se durar mais de três minutos.

Atividade 4 - PesquisaOptamos por uma estratégia simplificada de pesquisa, uma vez que o tema émuito complexo. Devido à sua quantidade, aparentemente imensa e ilimitada,bem como às características de transparência, mobilidade, infiltração, o ar é umelemento inodoro, transparente, incolor, diáfano, e translúcido, o que o tornapraticamente imperceptível aos jovens alunos, e dificulta o processo de ensino-aprendizagem, exigindo algumas estratégias especiais.

Portanto, para uma abordagem mais concreta, estamos propondo duas“pesquisas” visando identificar a qualidade do ar e as causas e os causadores dapoluição na sua comunidade.

Pesquisa 1 - Convidar os alunos para uma “atividade de campo” nasproximidades da escola. Munidos de lápis e papel eles deverão observar e anotaros sinais de poluição, ativando a sua percepção (os 5 sentidos), e registrando osindicadores: cheiro, cor, sons, fumaça, resíduos (Figura 3) , bem como os seusreflexos na saúde: irritação nos olhos, nariz e garganta (tosse).

Page 18: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

64Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

FIGURA 3. Poluição do ar em Curitiba, em agosto de 1997.

Foto

: Zió

le Z

anot

to M

alha

das.

Ação 1 - registrar o número de carros que circulam nas proximidades da escola,durante uns 30 minutos, e anotar a placa daqueles que estão emitindo “fumaçapreta”, que é tóxica (sinal de poluição).

Ação 2 - registrar a presença de indústrias (chaminés), empresas de panificação(fornalhas), postos de lavagem e lubrificação, máquinas fotocopiadoras e outrosequipamentos que promovem a combustão e queima de combustíveis fósseis,gerando a emissão de gases poluentes, e desenhar um mapa da região,assinalando os locais e anotando os sinais de poluição do ar.

I - Observar e organizar uma lista de possíveis causas e causadores dapoluição do ar, a qual poderá ser o ponto de partida para uma ampladiscussão sobre os problemas e as possíveis soluções para a melhoria daqualidade do ar e, conseqüentemente, da qualidade de vida da suacomunidade.

II - Incentivar os alunos a expressar a sua “leitura” do meio ambiente, e a suaopinião ou postura sobre os problemas encontrados e propor soluções,produzindo imagens (textos e/ou figuras) sobre a realidade local. Entregar a

Page 19: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

65Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

cada aluno uma folha de papel branco, dividida em duas partes: na parte 1 oaluno vai desenhar o “problema ambiental” que ele identificou nasproximidades da escola ou da sua casa; na parte 2 ele vai desenhar qual asua proposta para a “solução” do problema. Desse modo, os jovens alunospoderão aprender o que é “crítica construtiva” = identificar uma deficiência(erro, falha ou omissão), analisar e avaliar as possíveis causas, e logo aseguir, oferecer uma proposta para solucionar o problema ou deficiência.

Esse material produzido e ilustrado pelos alunos poderá ser apresentado aospais e familiares na forma de exposição aberta à comunidade, a qual poderáaprender com os jovens alunos e, futuramente, colaborar na implantaçãodas soluções propostas.

III - Ao identificar quais os “causadores” da poluição, por exemplo, osempresários que não controlam as emissões de poluentes das suasindústrias (observar a fumaça escura expelida pelas chaminés), ouproprietários de veículos que se descuidam da regulagem do motor(observar fumaça preta saindo do cano de escape), os jovens alunospoderão redigir uma carta e entregar pessoalmente ao diretor da empresapoluidora, ou redigir um manifesto e coletar assinaturas de apoio dosvizinhos da empresa (documento tipo “abaixo-assinado”) e encaminhar àsautoridades competentes (Ministério Público, Promotoria do MeioAmbiente, Câmara de Vereadores e/ou Secretaria do Meio Ambiente),solicitando as providencias cabíveis.

Pesquisa 2 - Identificar o nível de concentração dos poluentes do ar, através domonitoramento de um dos mais agressivos poluentes, o ozônio, consideradosecundário porque a sua presença assinala a existência de um “coquetel depoluentes”, que resulta da combinação de vários gases (hidrocarbonetos eóxidos de nitrogênio que reagem diante da luz solar).

· O monitoramento da qualidade do ar através da pesquisa do (1) nível deconcentração do ozônio, a exemplo do que já vem sendo feito em várias cidadesnos Estados Unidos, México, Bolívia, Inglaterra e Canadá, poderá ser feito demodo sério e simples, contando com a participação dos jovens alunos. A coletade dados poderá ser feita na sua Escola, com uma metodologia simples eeficiente, utilizando um dispositivo denominado ECO-Sinal (Eco-Badge, um tipode crachá produzido pela Vistanomics/USA – www.cybermarch.com), com um

Page 20: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

66Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

filtro tratado quimicamente, que reage na presença do ozônio, mudando a suacoloração conforme os níveis de concentração (Figura 4); (2) os efeitos dadeposição de materiais particulados nas plantas (bioindicadores, no caso o fumo);(3) a acidez da chuva – medição do pH da água da chuva coletada num recipienteplástico com funil.

FIGURA 4. Pedestal instalado nas escolas para avaliar a concentração de

ozônio e acidez da chuva.Fo

to:

Ziól

e Za

notto

Mal

hada

s.

- Outros detalhes da pesquisa e instruções para se obedecer à metodologiacientífica oficial e prescrita pelo ECO-Sinal, poderão ser encontrados na Cartilha(UFPR, 2001) e/ou CD-ROM do ProAR - UFPR. Os resultados domonitoramento deverão ser registrados em planilhas e todos os filtros enviados àequipe do ProAR - UFPR, que fará uma leitura para aferição, análise ecomparação dos dados coletados por todas as escolas, organizando umdiagnóstico geral que será remetido depois aos professores participantes paramotivar um processo de realimentação junto aos alunos.

Os resultados da pesquisa poderão, também, subsidiar uma ampla campanha deconscientização ambiental da comunidade local, e um convite à sua participação

Page 21: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

67Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

na forma de divulgação e aplicação dos novos conhecimentos sobre “o que fazerpara reduzir a poluição do ar, promovendo a mudança de atitudes ecomportamentos (conforme as sugestões do folheto educativo do “ProAR”), nacerteza de estar assim contribuindo para o desenvolvimento sustentável doBrasil.

Vale lembrar, também, a importância da contribuição de cada cidadão paramanutenção do equilíbrio deste planeta, que é a nossa garantia de vida e serealiza diariamente através da perfeita interação entre os seus várioscomponentes – com destaque para os 6 elementos focalizados neste curso =água, ar, solo, flora, fauna e o homem.

Pesquisa 3 - MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR via ”Bioindicadores“ =Plantas.

A metodologia educacional desenvolvida pelo “ProAR” procura aliar o ensino, apesquisa e a extensão, promovendo o monitoramento da qualidade do ar atravésde medições dos níveis de poluição urbana. Além da avaliação da concentraçãodo poluente ozônio e da acidez da chuva, desenvolve-se o monitoramento de“bioindicadores” (plantas) = “Organismos que são capazes de fornecerinformações sobre a qualidade do seu ambiente. Dentre os bioindicadoresvegetais podemos destacar: Nicotiana tabacum L. (Solanaceae) – o populartabaco, Zinnia elegans L. (Asteraceae) – planta ornamental, certos tipos dePoaceae – as populares gramas, Petunia sp. (Solanaceae), dentre outras.

De acordo com o prof. Yedo Alquini, que é doutor em botânica e pesquisadorresponsável pelo monitoramento da poluição do ar através de plantas: “Osbioindicadores vegetais são muito utilizados como indicadores de poluiçãoatmosférica, Goupta e Gouse (1981), e Branco e Mugel (1999). O uso devegetação como receptor de poeira, fuligem e partículas da atmosfera tem sidoaceito há muito tempo e é uma prática comum em países desenvolvidos (Yunuset al. 1985). Nações industrializadas dependem grandemente da queima decombustíveis fósseis para produção de energia e como resultado uma misturacomplexa de vários poluentes é liberada na atmosfera, o que por sua vez podeafetar a fisiologia e a morfologia da vegetação (Goupta; Gouse, 1981).

Poluentes podem também inibir e estimular processos metabólicos incluindorespiração e fotossíntese induzidas pela abertura e fechamento dos estômatos(Olszyk & Tibbitts, 1981).

Page 22: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

68Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

O monitoramento pode ser:

PASSIVO - (de campo): utiliza-se das alterações apresentadas por indivíduos deuma determinada população ou comunidade, que se encontram naturalmente emuma área sujeita a poluição atmosférica.

ATIVO - utiliza-se de amostragens de plantas que são submetidas a dosagens deum ou mais contaminantes, em laboratório, com dosagens conhecidas,procurando estabelecer uma correlação entre estes e seus respectivos efeitos.

Sinais da poluição: os efeitos mais comuns da poluição sobre as plantas são:

CLOROSE: estado patológico das plantas, que se manifesta por uma coloraçãoamarelada em suas partes verdes.

NECROSE: morte de um grupo celular relativamente extenso em um organismoou tecido.

ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS: menor quantidade de células, sua morte oudesenvolvimento incorreto irão acarretar alteração nos tecidos e nas funçõesfisiológicas das plantas.

ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO: desenvolvimento anômalo,crescimento exagerado da planta ou de alguma estrutura dela, assim comocrescimento abaixo do normal.

É importante ressaltar que, sendo o fumo uma planta portadora de tricomas(pêlos) glandulares, o material particulado se prende à superfície da folha,obliterando a abertura dos estômatos, que se fazem presentes tanto na faceadaxial quanto abaxial .

As plantas são colocadas junto aos pontos onde também são colocados ossuportes com recipientes para coleta da água da chuva, bem como o medidor deozônio. As mesmas permanecem neste local durante 28 dias, quando então sãorecolhidas para análises, averiguando-se todos os tópicos supra-citados.

COLABORE!

A sua saúde está ameaçada pela poluição do ar e você podereverter essa situação!

Page 23: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

69Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

7. REFERÊNCIAS

BRANCO, S. M.; MURGEL, E. Poluição do ar. São Paulo: Moderna, 1999. 188 p.

COIMBRA, J. O outro lado do meio ambiente. São Paulo: CETESB, l985. 205 p.

CONSERVAÇÃO e gestão dos recursos para o desenvolvimento: proteção daatmosfera. In: CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTEE DESENVOLVIMENTO, 1992, Rio de Janeiro. Agenda 21. Brasília: Câmara dosDeputados, Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Publicações,1995. p. 111-122.

DERISIO, J. C. Introdução ao controle de poluição ambiental. São Paulo:CETESB, 1992. 202 p.

ENVIRONMENT PROTECTION AGENCY. Environmental resource guide: airquality. Washington, DC: Air & Waste Management Association, 1991. 345 p.

ESTADOS UNIDOS. Office of Science & Technology of the President. Office ofScience and Technology Policy. Climate change: state of knowledge. Washing-ton, 1997. Disponível em: <http://www.usgcrp.gov/usgcrp/documents/CCSOKNOW.html>. Acesso em: 11 jun. 2002.

GUIMARÃES, O. M. Poluentes de efeito global, a chuva ácida. Curitiba:Universidade Federal do Paraná, 2003. 26 p. ProAR.

GUPTA, M. C.; GHOUSE, A. K. M. Effects of coal-smoke pollutants fromdifferents sources on the growgOSth, chlorophyll content, stem anatomy andcuticular traits of Euphorbia hirta L. Environmental Pollution, v. 47, n. 5, p.221-229, 1987.

HASSARD, J. Science as inquiry. Georgia: Georgia State University, 2000.268 p.

MALHADAS, Z. Z.; GUIMARÃES, O. M.; ALQUINI, Y. A qualidade do ar deCuritiba: avaliar e educar, o que fazer para reduzir a poluição. Curitiba:Universidade Federal do Paraná, 2000. Folder. Projeto ProAr.

Page 24: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

70Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados

MALHADAS, Z. Z. Dupla ação: conscientização e educação ambiental para asustentabilidade, a Agenda 21 vai à escola. Curitiba: Universidade Federal doParaná, 2001. 40 p.

MALHADAS, Z. Z.; GUIMARÃES, O. M.; ALQUINI, Y. A qualidade do ar, saúde oupoluição: a escolha é sua!! Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2001. 40 p.ProAR.

MALHADAS, Z. Z. GUIMARÃES, O. M.; ALQUINI, Y.; KUNZ, A. A qualidade do ar:educação ambiental para a sustentabilidade. Curitiba: Universidade Federal doParaná, 2002. 78 p.

PROMOÇÃO do ensino, da conscientização e do treinamento. In: CONFERÊNCIADAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO,1992, Rio de Janeiro. Agenda 21. Brasília: Câmara dos Deputados, Centro deDocumentação e Informação, Coordenação de Publicações, 1995. p. 429-439.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Conceitos para se fazereducação ambiental. São Paulo, 1997. 115 p.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Poluição ambiental. SãoPaulo, 1996. Folder.

SHORT, G. Let’s clear the air about air. California: Vistanomics Inc., 1992. 110 p.

OLSZYK, D. M.; TIBBITTS, T. W. Stomatal response and leaf injury of Pisumsativum L. with SO2 and O3 exposures. Plant Physiology, Palo Alto, v. 67, n. 2,p.545-549, 1881.

YUNUS, M.; AHMAD, K. J. Air pollutants and epidermal traits in Ricinuscommunis L. Environmental Pollution, Oxon, v. 9, n. 3, p. 189-198, 1979.

Page 25: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

71Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:

Trabalhos apresentados

Page 26: A QUALIDADE DO AR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf · ... Água, Ar, Solo ... química diante da luz solar e se transforma

72Os seis elementos: Água, Ar, Solo, Flora, Fauna, Ser Humano:Trabalhos apresentados