A queda

3
A QUEDA A queda do homem no jardim do Éden deu-se devido a uma conversa má inten- cionada, de um diálogo sagaz e maldoso da serpente, um animal selvático feito por Deus e da mulher tirada do lado de Adão. A bíblia diz: "Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: "É assim que Deus disse: Não comerás de toa a árvore do jardim?" (Gênesis 3:1). Nem Deus nem o homem é autor do pecado (ou seja, criador ou inventor), pois este é algo que vem de fora, mediante a serpente (Satanás, ver II Coríntios 11:14; 12:9 e 20:2). Observe que a tentação está associada a dúvida relativa à palavra de Deus, "Deus disse". São estes os estágios da tentação: 1. A curiosidade e a desconfiança despertada em Eva (ver Gênesis 3:1). 2. Insinuação de tríplice dúvida com referência a Deus sua bondade no tocante a retidão; sua retidão relativa a afirmação de quem morreriam (v. 4); Sua santidade quando Satanás assevera (afirma) que, ao contrário de morrerem, "como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (v. 5). 3. A incredulidade que por sua vez leva o homem a desobediência. (v. 6). Satanás tinha se levantado contra Deus e usou para isso a criação de Deus, decla- rando que aquilo que Deus dissera a Adão e Eva não era verdade (vv. 3, 4). A vantagem da serpente (Satanás) e o fracasso de Adão e Eva, custou para toda criação inclusive o homem (macho e fêmea) a maldição de Deus sobre todos (Gênesis 3:16-19; 5:20; Romanos 8;22; Gá- latas 3:13a). Não se pode imaginar a tristeza de Deus por ver o homem e sua esposa caídos moralmente por não obedecerem à sua palavra. Agora Deus precisa expulsá-los do jardim a fim de que não comam também da árvore da vida e vivam eternamente. (Gênesis 3:22, 23). 4.1 - A Consciência Despertada A bíblia diz que o homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam (Gê- nesis 2:25). A consciência não havia ainda despertado com o intuito de acusação ou defesa de seus atos, porque eles ainda não sabiam o que era o bem e o mal. (Gênesis 2:17; 3:22). Quan- do porém, comeram do fruto, logo, se lhes abriram a consciência (a bíblia diz os olhos), veja: "abriram-se, então, os olhos, de ambos, e perceberam que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si." (Gênesis 3:7). A consciência despertada com relação ao pecado e, em conseqüência, a vergonha leva ao temor e à tentativa de esconder-se mostrando claramente a natureza decaída da huma- nidade, desde então, até o presente. "Ele respondeu: "ouvi a tua voz no jardim, e porque estava nu, tive medo, e me escondi." (Gênesis 3:10).

Transcript of A queda

Page 1: A queda

A QUEDA

A queda do homem no jardim do Éden deu-se devido a uma conversa má inten-cionada, de um diálogo sagaz e maldoso da serpente, um animal selvático feito por Deus e da mulher tirada do lado de Adão. A bíblia diz:

"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: "É assim que Deus disse: Não comerás de toa a árvore do jardim?" (Gênesis 3:1).

Nem Deus nem o homem é autor do pecado (ou seja, criador ou inventor), pois este é algo que vem de fora, mediante a serpente (Satanás, ver II Coríntios 11:14; 12:9 e 20:2). Observe que a tentação está associada a dúvida relativa à palavra de Deus, "Deus disse". São estes os estágios da tentação:

1. A curiosidade e a desconfiança despertada em Eva (ver Gênesis 3:1).

2. Insinuação de tríplice dúvida com referência a Deus

♦ sua bondade no tocante a retidão;

♦ sua retidão relativa a afirmação de quem morreriam (v. 4);

♦ Sua santidade quando Satanás assevera (afirma) que, ao contrário de morrerem, "como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (v. 5).

3. A incredulidade que por sua vez leva o homem a desobediência. (v. 6).

Satanás tinha se levantado contra Deus e usou para isso a criação de Deus, decla-rando que aquilo que Deus dissera a Adão e Eva não era verdade (vv. 3, 4). A vantagem da serpente (Satanás) e o fracasso de Adão e Eva, custou para toda criação inclusive o homem (macho e fêmea) a maldição de Deus sobre todos (Gênesis 3:16-19; 5:20; Romanos 8;22; Gá-latas 3:13a).

Não se pode imaginar a tristeza de Deus por ver o homem e sua esposa caídos moralmente por não obedecerem à sua palavra. Agora Deus precisa expulsá-los do jardim a fim de que não comam também da árvore da vida e vivam eternamente. (Gênesis 3:22, 23).

4.1 - A Consciência Despertada

A bíblia diz que o homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam (Gê-nesis 2:25).

A consciência não havia ainda despertado com o intuito de acusação ou defesa de seus atos, porque eles ainda não sabiam o que era o bem e o mal. (Gênesis 2:17; 3:22). Quan-do porém, comeram do fruto, logo, se lhes abriram a consciência (a bíblia diz os olhos), veja:

"abriram-se, então, os olhos, de ambos, e perceberam que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si." (Gênesis 3:7).

A consciência despertada com relação ao pecado e, em conseqüência, a vergonha leva ao temor e à tentativa de esconder-se mostrando claramente a natureza decaída da huma-nidade, desde então, até o presente.

"Ele respondeu: "ouvi a tua voz no jardim, e porque estava nu, tive medo, e me escondi." (Gênesis 3:10).

Page 2: A queda

A cobiça de Eva pelo fruto a tentou com uma atração sedutora pelo fruto fazendo com que ela pegasse o fruto e provasse-o dando também a seu marido (Gênesis 3:6). Agora veja o que diz Tiago acerca do pecado: "... ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, á à luz o pe-cado e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tiago 1:14-15).

A consciência agora acusa Adão e Eva diante de Deus, o seu medo, por desobede-cer a Deus deve nos levar a uma conscientização maior quando lermos o que diz o escritor aos Hebreus.

"... pelo contrário, certa expectativa horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. (Hebreus 10:27).

4.2 - Sempre Temos uma Explicação

Sempre temos uma explicação para todas as perguntas e justificativas de nossos atos. Aprendemos com quem? Na realidade, nós herdamos isto junto com o pecado. Quando Deus veio conversar com Adão, pela virada do dia, ele não o encontrou como das outras vezes que viera ter com ele. Desta vez, Deus teve que chamá-lo (Gênesis 3:9).

Logo, Deus ouve uma voz respondendo: "ouvi a tua voz no jardim, e, porque esta-va nu, tive medo, e me escondi." (Gênesis 3:10).

Esta a primeira justificativa. Deus faz mais duas perguntas e fica sem respostas.

"... que tem fez saber que estavas nu?'

"... comeste da árvore de que te ordenei que não comeste? (Gênesis 3:11).

Veja o que Adão disse:

"A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi." (Gênesis 3:12).

Esta é a segunda justificativa. Alguém sempre é responsável ou deve responder pelos nossos atos errados.

Então, Deus olhou para a mulher e lhe fez uma simples pergunta: "que é isso que fizeste? - Eva disse: a serpente me enganou e eu comi." Gênesis 3:13.

Esta é a terceira justificativa. Sempre temos algo a dizer em nossa defesa.

Observe o que diz Tiago: "ninguém ao ser tentado diga sou tentado por Deus..." (Tiago 1:13).

O que quero dizer com isto, não é que não devemos nos defender, muito pelo con-trário, devemos sim nos defender, mas, quando realmente somos inocentes e puros ao fato ocorrido. (Veja Ezequias e sua defesa em II Reis 20:3-5).

O que me refiro ao fato de nos justificarmos, é quando não somos capazes de re-conhecermos os nossos erros e falhas. Quando não queremos mais servir ao Senhor, nos des-viamos da igreja, etc. Sempre há um meio de justificar-nos ou tentar tapar, escondendo com palavras as nossas vergonhas. Veja Adão o fez: "... coseram folhas da figueira e fizeram cintas para si." (Gênesis 3:7).

Deus não aceita as desculpas e as vestes que fizera Adão, e, no seu grande amor fez a revelação de uma maneira figurada, do seu plano de redenção já preparado antes da fun-

Page 3: A queda

dação do mundo. (ver I Pedro 1:20), para efetuar a sua própria justiça revelando gratuitamente em seu filho (ver Romanos 3:21-26).

As escrituras dizem:

"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o "seu descenden-te". Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis 3:15).

Deus estava falando à Satanás que da mulher nasceria aquele que o iria vencer desfazendo sua obra maligna de sobre o homem, o poder da morte. (I João 3;8; II Timóteo 1:9-10).

As Escrituras dizem:

"fez o Senhor Deus vestimentas de peles para Adão e sua mulher e os vestiu" (Gê-nesis 3:21).

Roupas de pele indica que uma vítima inocente pagou com sua vida para que ou-tros fossem protegidos das intempéries do tempo e das suas vergonhas. O Senhor Jesus Cristo, filho de Deus foi representado ali. (leia Mateus 27;4; I Pedro 1:19,20; Hebreus 9:14, 22; Efé-sios 1:3-7).

Não podemos ficar sem ter algum sentimento por isto. (Colossenses 3:15-16).