A Questão Do Nióbio

download A Questão Do Nióbio

of 5

Transcript of A Questão Do Nióbio

  • 8/16/2019 A Questão Do Nióbio

    1/5

    A Questão do Nióbio

    O Brasil durante toda a sua história teve as sucessivas gerações de seus cidadãosescravizados pela abominável doutrina da subjugação nacional.

    Qualquer tipo de riqueza nacional p!blica ou privada de natureza tecnológica

    cient"#ica humana industrial mineral agr"cola energ$tica de comunicação detransporte biológica assim que desponta e se torna importante $ imediatamentedestru"da passa por um ine%orável processo de trans#er&ncia para outras mãos oupara seus 'testas de #erro' locais.

    (alvo rar"ssimas e%ceções tanto no )mp$rio quanto na *ep!blica todos os homens emulheres das elites que serviram ou servem aos poderes constitu"dos trabalharam ev&m trabalhando conscientemente ou não para que esta doutrina se mantenha e se#ortaleça.

    +o longo do tempo #oi disseminada e implementada tamb$m atrav$s do uso de'inocentes' organizações como as O,-( #undações igrejas empresas sociedadespartidos pol"ticos #óruns centros de estudo e outras arapucas.

    ara se poder entender o alcance ilimitado e a pot&ncia do poder do braço dessadoutrina vamos nos reportar ao s$culo passado mais precisamente at$ a segundametade dos anos /0.

    + +1*O #abricante do #amoso bombardeio lancaster usado durante a )) -uerra2undial era uma próspera ind!stria aeronáutica estatal canadense assim como a3mbraer.

    3m 45// com o recrudescimento da 'guerra #ria' o governo canadense encomendou6 +1*O para a sua 7orça +$rea o projeto desenvolvimento e a construção de um caçaa jato totalmente nacional capaz de interceptar e destruir quaisquer tipos de aviõessovi$ticos 'que tentassem um ataque contra o 8anadá ou aos 39+' via seu território.

    +ssim nasceu o +rro: milagre tecnológico um jato ;0 anos avançado no tempo #rutodo g&nio e do patriotismo dos canadenses.

    7uselagem motores computadores de bordo sistema de armas todos nacionais.

    7oi o primeiro avião no mundo a voar pelo sistema #l< b< :ire e com velocidadesuperior a mach = isto $ duas vezes superior 6 velocidade do som apro%imadamente=>00 ?m por hora.

    or$m em 45 de #evereiro de 45/5 a terr"vel mão da @outrina esmagou a soberaniado pa"s com toda a sua #orça.

    8+,+@A +2BC2)ntempestivamente o primeiroDministro do 8anadá decretou o cancelamento doprojeto +rro:. 8om uma ordem determinou a destruição imediata de todos osprotótipos motores plantas in#ormações #erramentas patentes e a demissão de

  • 8/16/2019 A Questão Do Nióbio

    2/5

    milhares de engenheiros t$cnicos e operários para que o botim #osse repartido entre a7rança a )nglaterra e os 39+ que obviamente #icou com a parte do leão.

    +ssim a nova tecnologia adquirida com o desenvolvimento do +rro: #oi totalmenterapinada e aplicada de graça pelos #ranceses e ingleses na #abricação do primeiroavião supersEnico de passageiros o concorde.

    9ma trag$dia com preju"zos incalculáveis para a economia para o desenvolvimento epara o destino do povo canadense.

    3ntretanto a construção desta maravilha tecnológica não teria sido poss"vel sem autilização de um metal raro no mundo mas abundante no Brasil o nióbioF o mais levedos metais re#ratários.

    @escoberto na )nglaterra em 4G04 por 8harles Hatchett I na $poca o denominou decol!mbio. osteriormente o qu"mico alemão Heinrich *ose pensando haverencontrado um novo elemento ao separáDlo do metal tJntalo deuDlhe o nome denióbio em homenagem a ,"obe #ilha do mitológico rei Jntalo.

    ,a d$cada de 45/0 com o in"cio da corrida espacial aumentou muito a procura pelonióbio. Kigas de nióbio #oram desenvolvidas para utilização na ind!stria espacialnuclear aeronáutica e sider!rgica.

    + aplicação mais importante do nióbio $ como elemento de liga para con#erir melhoriade propriedades em produtos de aço especialmente nos aços de alta resist&ncia ebai%a liga al$m de superligas que operam a altas temperaturas em turbinas dasaeronaves a jato.

    O nióbio tamb$m $ utilizado na produção do aço ino%idável na de ligassupercondutoras usadas na #abricação de magnetos para tomógra#os de ressonJnciamagn$tica. 3ncontra aplicação da mesma #orma em cerJmicas eletrEnicas em lentespara cJmeras na ind!stria naval e na #erroviária para a #abricação dos 'trens bala'.

     +vro +rro: sendo desmontado com o #im do projeto

    @ezenas de superligas estão em uso nos mais diversos meios abrasivos ou operandoem altas temperaturas.

    3ssas ligas são a alma dos motores a jato e de #oguetes tanto comerciais quantomilitares.

    9m dos motores a jato mais comuns usado hoje em dia cont$m cerca de no m"nimo;00 quilogramas de nióbio de alta pureza. + maior parte desse precioso metal $proveniente da mina da 8B22 em +ra%á 2inas -erais.

    alvez por isso o jornal 7olha de (ão aulo no dia / de novembro de =00= tenhanoticiadoF

  • 8/16/2019 A Questão Do Nióbio

    3/5

    'Kula passou o #inal de semana em +ra%á em casa da 8B22 do -rupo 2oreira (alles eda multinacional 2ol

  • 8/16/2019 A Questão Do Nióbio

    4/5

    campanhas pol"ticas e projetos são previamente #inanciados como muito bem estão anos provar as 8)Ts em andamento no 8ongresso ,acional.

    O 'tratamento 1)' segundo a 7olha de (ão aulo dispensado a Kuiz )nácio em +ra%ábem como o #inanciamento de seus 'projetos' pessoais são no m"nimo suspeitos emerecem uma investigação urgente e criteriosa por parte do 2inist$rio !blico

    7ederal.

    or$m quem voltou ao assunto no dia de julho de =00/ #oi o jornal O 3stado de (ãoauloF 'Bras"lia D O empresário 2arcos 1al$rio 7ernandes disse na 8) dos 8orreios ...UC mentira a a#irmação de que eu discuti cargosT insistiu. V...W 3le V2arcos 1al$rioWcon#irmou ter agendado um encontro do banco *ural com o e%Dministro da 8asa 8ivil Sos$ @irceu. U,ão #oi um encontro comercial nem #inanceiro. O banco *ural #oiin#ormar ao ministro Sos$ @irceu que pretendia e%plorar uma mina de nióbio no+mazonasTdisse. ...'.

    ,o dia 4N de julho de =00/ #oi a vez da 8oluna do jornalista 8láudio Humberto voltar acargaF

    I ',ióbio $ a cai%aDpreta na 8) I 3specialista na comercialização de metais nãoD#errosos alerta que a 8) dos 8orreios comeu mosca quando 2arcos 1al$rio disse Uleveio pessoal do B2- ao Sos$ @irceu para negociarem nióbioT I min$rio usado em#oguetes armas instrumentos cir!rgicos etc. 3%plica que 400L do nióbio consumidono mundo $ brasileiro mas o#icialmente e%portamos só >0L. (uspeita de d$cadas desub#aturamento com preju"zo anual de bilhões de dólares. 7onte milagrosa I a 8B22 do grupo 2oreira (alles e da multinacional 2ol

  • 8/16/2019 A Questão Do Nióbio

    5/5

    + v"tima aqui no Brasil $ o povo por causa da má #$ da incompet&ncia ou da burricedo seu jogador o ministro da 7azenda.

    O mico preto tamb$m conhecido como papel pintado moeda sem lastro dinheiro#also massa podre etc. emitida sem lastro e sem limites por 4= bancos particulares'norteDamericanos' I de que as grandes economias do mundo como a chinesa a

     japonesa a coreana inglesa são possuidoras de gigantescas somas desse 'dinheiro'tanto na #orma de reservas l"quidas como em t"tulos do tesouro norteDamericano Iestando portanto com a carta #atal nas mãos.

    9ma corrida intempestiva em direção 6 conversão dessa 'moeda' em euros pore%emplo ou 6 venda antecipada desses t"tulos precipitaria rapidamente o #im do jogonão dando tempo su#iciente para se passar adiante o 'mico' para os outros pla