A real função da educação

2

Click here to load reader

description

 

Transcript of A real função da educação

Page 1: A real função da educação

A REAL FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

A função da educação não é simplesmente preparar-vos para exames, porém, sim, ajudar-vos a compreender todo o este problema do viver - que inclui sexo, ganhar sustento, ter alegria, iniciativa, ser ardoroso e saber pensar profundamente. É também nosso problema descobrir o que é Deus - a verdadeira base de nossa vida. Sem adequados alicerces, nenhuma casa pode ficar de pé por muito tempo, e todo engenho e todas as invenções do homem nada significarão se não estivermos investigando o que é Deus ou a Verdade.

O educador deve ter capacidade para ajudar-vos a compreender isso, pois tendes de começar na juventude e não nos sessenta anos. Aos sessenta anos não podereis descobrir Deus, porque, nessa idade, a maioria das pessoas está “gasta”, liquidada. Deveis começar enquanto estais jovem, porque, assim, pode-se lançar a base correta e vosso edifício atravessará de pé todas as tempestades que os entes humanos desencadeiam para si próprios. Vivereis então felizes, porque vossa felicidade não depende de coisa alguma, não depende de saris nem de jóias, de carros nem de rádios, nem de se alguém vos ama ou rejeita. Sereis felizes, não por possuirdes alguma coisa, não por terdes posição, riqueza ou ilustração, mas porque vossa vida terá intrínseco significado. Mas, só se descobre essa significação quando a cada instante se está buscando a Realidade – e a Realidade se encontra em todas as coisas; não podeis achá-la na igreja, no templo, na mesquita, em nenhum ritual.

Para descobrir a Realidade, precisamos saber como limpar a poeira dos séculos que sobre ela se acumulou; e, crede-me, essa busca da Realidade é a verdadeira educação. Qualquer homem de talento é capaz de ler livros e de acumular conhecimentos, alcançar alta posição e explorar os outros – mas isso não é educação. O estudo de certas matérias é apenas parte diminuta da educação; mas, há uma vasta esfera em nossa vida para a qual não nos educam, absolutamente, e à qual não temos meios de acesso adequados.

Descobrir o verdadeiro acesso à vida, de modo que nosso viver diário, nossos rádios, carros e aeroplanos tenham significação, relativamente a “outra coisa” que os inclui e transcende todos – isto é educação. Por outras palavras, e educação deve começar pela religião. Mas religião nada tem a ver com sacerdotes, igrejas, dogmas, ou crenças. Religião é amar sem motivo, ser generoso, ser bom, porque só assim somos entes humanos reais; mas a bondade, a generosidade ou amor, só podem tornar-se existente na busca da Realidade.

Infelizmente, toda essa imensa esfera da vida é desprezada pela educação moderna. Viveis ocupados com livros que pouco significam, e com o passar em exames, que tem menos significação ainda. Por eles, podereis obter empregos – o que já é de certa significação. Mas não está longe o dia em que as fábricas funcionaram quase que automaticamente, e por essa razão devemos começar já a ser educados para utilizar corretamente nossos lazeres – e “utilizá-los corretamente” não é perseguir ideais, porém descobrir e compreender as vastas esferas de nossa existência de que ainda estamos inconscientes, que ainda desconhecemos completamente. A mente, com seus sutis argumentos, não é todas as coisas. Existe algo de vasto e imensurável além dos limites da mente, uma beleza que a mente não pode compreender. Nessa imensidade há êxtase, bem-aventurança; e é para vivermos nessa imensidade, para a experimentarmos, que precisamos da correta educação. Se não receberdes essa qualidade de educação, ireis, quando sairdes para o mundo, perpetuar a horrível confusão que as gerações passadas criaram.

Assim, pois, mestres e alunos, refleti sobre tudo isso. Não vos queixeis, mas ponde-vos a trabalhar, para ajudardes a criar uma instituição onde a religião, no verdadeiro sentido da palavra, seja investigada, amada, compreendida, e vivida. Vereis, então, que a vida se tornará imensamente rica – muito mais rica do que todos os depósitos bancários do mundo.

KrishnamurtiA CULTURA E O PROBLEMA HUMANO - ICK