A reportagem com base na extração, análise2

12
A reportagem com base na extração, análise e visualização de dados ANNA BARBARA MEDEIROS ORIENTAÇÃO: RITA PAULINO

Transcript of A reportagem com base na extração, análise2

Page 1: A reportagem com base na extração, análise2

A reportagem com base na extração, análise e visualização de dadosANNA BARBARA MEDEIROSORIENTAÇÃO: RITA PAULINO

Page 2: A reportagem com base na extração, análise2

Problema de pesquisa

A identificação das maneiras pelas quais os jornalistas podem integrar as técnicas de extração, análise e visualização de dados no processo de investigação jornalística.

Page 3: A reportagem com base na extração, análise2

Objetivo geral

Identificar as características mais frequentes e mais valorizadas no jornalismo de dados, assim como as técnicas, métodos, ferramentas, estratégias e habilidades que configuram os produtos deste tipo de jornalismo, como fenômeno midiático contemporâneo de abrangência internacional e transcultural.

Page 4: A reportagem com base na extração, análise2

Objetivos específicos

Listar as características encontradas com mais frequência nos produtos de jornalismo de dados destacados por meio da vitória no DJA;

Classificar as características em agrupamentos como temáticas, locais de origem, idiomas originais, oferta dos dados digitais, tipos de recursos gráficos, composição das equipes profissionais e uso de softwares específicos nas produções;

Mapear a distribuição geográfica das equipes jornalísticas com bons produtos de jornalismo de dados;

Page 5: A reportagem com base na extração, análise2

Objetivos específicos

Produzir um protótipo jornalístico digital baseado em dados e com apresentação dotada de recursos visuais, reutilizando as características mais frequentemente encontradas nas produções vencedoras do DJA.

Mensurar realisticamente o esforço e as habilidades necessárias para a execução de um projeto dessa natureza em nosso contexto empírico.

Page 6: A reportagem com base na extração, análise2

Metodologia

Técnica de métodos mistos (quantitativa + qualitativa); Alegações de conhecimento baseadas em elementos

pragmáticos; Estratégia metodológica aninhada concomitante:

método de menor prioridade (quantitativo) aninhado em método predominante (qualitativo);

Cada método aborda um conjunto distinto de questões e busca informações de níveis diferentes.

Page 7: A reportagem com base na extração, análise2

Etapas de trabalho

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS: Leitura das 26 reportagens vencedoras do DJA, buscando e registrando as características mais frequentes, em aspectos como temática, idioma original, uso de softwares específicos, recursos gráficos, formas de publicação dos arquivos e fontes de dados utilizadas. Também será empregado um software para verificação de frequência de termos.

ANÁLISE BIVARIADA: Verificação de associação entre variáveis, de forma a sugerir hipóteses de causalidade ou concorrência.

GEOLOCALIZAÇÃO: Levantamento sobre a distribuição dos dados em seu ambiente de origem.

Page 8: A reportagem com base na extração, análise2

Etapas de trabalho

APLICAÇÃO EXPERIMENTAL: Construção de um protótipo de produto de jornalismo de dados, priorizando a presença das características trabalhadas nas etapas anteriores.

ANÁLISE COMPARATIVA: Dados gerados pelo experimento são comparados aos dados oriundos do mercado/DJA.

Page 9: A reportagem com base na extração, análise2

Objeto empírico / Corpus

26 reportagens (ou conjuntos de reportagens) vencedoras do Data Journalism Awards.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1n3V_XnJg7UlAOf9Y3gT4x_8gy3E8YrJTpqpyVHgB2Eo/edit?usp=sharing

Page 10: A reportagem com base na extração, análise2

Linha do Tempo

2006: Adrian Holovaty questiona a “visão de mundo centrada na história” e propõe o reagrupamento de alguns tipos de informações jornalísticas em campos de bases de dados.

2009: Politifact se torna o primeiro website a receber um Pulitzer. 2010: Wikileaks. 2012: Data Journalism Handbook. 2012: Primeiro Data Journalism Awards.

Page 11: A reportagem com base na extração, análise2

Conceitos-chave

Jornalismo guiado por dados (data-driven journalism): “Fluxo de trabalho, onde os dados são a base para análise, visualização e – o mais importante – narrativa” (LORENZ, 2010).

Jornalismo de dados (data journalism): “Narrativa digital que é muito rica em conteúdo e, quando apresentada no ambiente online, possibilita aos leitores explorar a história interativamente” (HENNINGER, 2013).

Paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD): O modelo que tem as bases de dados como definidoras da estrutura e da organização, bem como da composição e da apresentação dos conteúdos de natureza jornalística, de acordo com funcionalidades e categorias específicas, que também vão permitir a criação, a manutenção, a atualização, a disponibilização, a publicação e a circulação de cibermeios dinâmicos em multiplataformas (BARBOSA; TORRES, 2013).

Page 12: A reportagem com base na extração, análise2

Conceitos-chave

Reportagem Assistida por Computador /RAC (Computer Assisted Reporting / CAR): “Qualquer coisa que use computadores para auxiliar no processo de obtenção de notícias” (GARRISON, 1998).

Jornalismo de precisão (Precision journalism): “A aplicação de métodos de pesquisa das ciências sociais e comportamentais à prática do jornalismo (MEYER, 1969/1991).

Internet: “Grande base de dados midiática distribuída” (MANOVICH, 2001).

Dados: “Sequências de fatos brutos que representam eventos” (LAUDON e LAUDON, 2007).