A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio...

15
A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP [email protected] 10/04/2015 Disciplina: Aspectos da Cultura Brasileira

Transcript of A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio...

Page 1: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida

de Ariano Suassuna

Prof. Antonio MenezesDepartamento de Letras Orientais

[email protected]

10/04/2015

Disciplina: Aspectos da Cultura Brasileira

Page 2: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Ariano Suassuna• Escritor, poeta e dramaturgo natural

de João Pessoa (Paraíba). • Foi o idealizador do Movimento

Armorial cujo objetivo era criar uma arte erudita utilizando elementos da cultura popular nordestina. Crítico da globalização e da cultura de massa.

• Em 1990 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (Cadeira 32).

• Principais obras:– O Auto da Compadecida (1955)– O Santo e a Porca (1957)– A Pedra do Reino (1971)

• Videos:– Entrevista Roda Viva (05/05/2002)– Aula-Espetáculo (DF, 01/08/2013)

Ariano Suassuna (1927-2014)

Page 3: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

O Auto da Compadecida (1955)• A peça de caráter circense narra as

peripécias dos amigos João Grilo e Chicó, dois personagens pobres em sua luta pela sobrevivência no sertão nordestino.

• Alguns episódios recolocam temas do escritor Leandro Gomes de Barros (1865-1918), pioneiro da Literatura de Cordel, enquanto que a cena do julgamento remete ao “Auto da Barca do Inferno” (1516) de Gil Vicente (c.1465 - c.1536).

• Links:– Resumo do "Auto da Compadecida" (Guia

do Estudante)

Page 4: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

A geografia do Sertão

• Sertão Nordestino:– Clima semiárido dominado pelo bioma da

caatinga.– Criação de gado e agricultura de

subsistência.– Altos índices de pobreza e analfabetismo.

• 1. Meio-Norte• 2. Sertão• 3. Agreste• 4. Zona da Mata

Page 5: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

A religiosidade brasileira

• No Brasil, os missionários católicos estiveram presentes desde o período colonial influenciando profundamente a cultura popular e o sistema educacional até o advento da República (1890) de inspiração positivista.

• Links:– Novo Mapa das Religiões (FGV-CPS)– Panorama das Religiões no Brasil - Prof. Flavio Pierucci (USP)

Católicos 123.000.000 64,6%

Protestantes e Evangélicos 42.300.000 22,2%

Espíritas 3.800.000 2,0%

Testemunhas de Jeová 1.400.000 0,7%

Religiões Afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda) 588.000 0,3%

Outras religiões 3.100.000 1,6%

Sem Religião (ateus, agnósticos, deístas) 15.300.000 8,0%

Quadro das Religiões no Brasil (Censo IBGE 2010)

Page 6: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

A Tradição dos Autos – Gil Vicente• Definição

– Auto: “3 Teatro popular, cuja ribalta é a rua ou praça pública. 4 Composição dramática medieval com argumento em geral bíblico ou alegórico.” Dicionário Michaelis

– Principais alegorias: o bem x o mal; a virtude x o vício (conforme a moral cristã e a doutrina da salvação, que dá sentido à existência humana).

• Principal trilogia de Gil Vicente:– Auto da Barca do Inferno (1516)– Auto da Barca do Purgatório (1518)– Auto da Barca da Glória (1519)

• Em Gil Vicente, também há uma forte influência das Cantigas de Santa Maria (séc. XIII) no Auto da Alma (1508).

Gil Vicente (c.1465 - c.1536), dramaturgo e poeta português

Page 7: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

A Tradição dos Autos – José de Anchieta• José de Anchieta também

escreveu vários Autos visando a catequese dos índios e colonos, exemplos:– Na Festa de São Lourenço (1587)– Auto de São Sebastião (1584)– Auto de São Maurício (1595) – Visitação de Santa Isabel (1597)

• O pe. Anchieta foi um dos fundadores da cidade de São Paulo em 25/01/1554

• Links:– Vida e obra de José de Anchieta -

Prof. Eduardo Navarro (USP)– Anchieta, José do Brasil (1977) – Canonização (03/04/2014)Pateo do Colégio

local de fundação de São Paulo

S. José de Anchieta (1534-1597) missionário jesuíta no Brasil

Page 8: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Festas e Devoções - A Compadecida

• Do verbo compadecer = “ter compaixão de”.

• Compadecida é aquela que demonstra compaixão e intercede a Deus pelos necessitados.

• Na obra de Ariano Suassuna, a Compadecida é a Virgem Maria ou Nossa Senhora, aquela que intercede acima de todos os santos.

• No Brasil as principais devoções marianas são a de Nossa Senhora Aparecida (1717) e a do Círio de Nazaré (1793), Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO, 2013):

– Santuário Nacional de Aparecida (SP)– Festa do Círio de Nazaré (Belém, PA)

Page 9: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Festas e Devoções - As Festas Juninas

• Festas da tradição portuguesa em homenagem aos Santos populares: Santo Antonio (13/06), São João Batista (24/06), São Pedro (29/06).

• As festas ocorrem nos “arraiais” organizados em forma de feira com roupas, comidas, fogueiras, músicas e danças típicas.– Video: Dança da Quadrilha em Escola (Sudeste)– Video: Forro em Campina Grande (PB)

Page 10: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

O Tema do Juízo e da Misericórdia

• O clímax da peça teatral de Ariano Suassuna ocorre na cena do julgamento das almas diante do tribunal de Deus, no qual será decidido o seu destino eterno.

• O autor retoma aqui um tema muito comum dos autos medievais: o Juízo. É nesse momento dramático que Nossa Senhora, a Compadecida, intercede pelas almas, personificando alegoricamente o tema da Misericórdia.

• Vejamos toda essa sequência na adaptação para o cinema feita por Guel Arraes em 2000.

“O Juízo Final” afresco de Michelangelo (1475-1564) pintado na Capela Sistina

(Vaticano)

Page 11: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Adaptações para o Cinema

• A Compadecida (1969)

• Os Trapalhões no Auto da Compadecida (1987)

• O Auto da Compadecida (2000)

Dir. Guel Arraes, 2000

Page 12: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Conclusão• A linguagem incorpora a oralidade, o humor e

o fantástico da literatura popular de cordel, ao mesmo tempo em que faz a crítica dos desmandos e abusos do poder civil e religioso.

• O desfecho retoma a escatologia católica dos autos medievais, dando uma solução e sentido para os conflitos e a finitude humana.

• Desse “Sertão Medieval” emerge uma metafísica de fundo cristão que será trabalhada pelo romancista Guimarães Rosa, pelo cineasta Glauber Rocha e pelo cartunista Henfil.

• Links:– Romance “Grande Sertão: Veredas” – prof. Willi Bolle (USP)– O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)

Obra de Ligia Vassalo “O Sertão Medieval: Origens

européias do teatro de Ariano Suassuna” (1993)

Page 13: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Bibliografia Básica

Iluminogravura de Ariano Suassuna( iluminura + gravura + poema )

SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1975.

VASSALO, Ligia. O Sertão Medieval: Origens européias do teatro de Ariano Suassuna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.

FAUSTO, Boris. Historia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995.

GIL VICENTE. Auto da Barca do Inferno (1516) e Auto da Alma (1508). Porto Editora, s.d., Biblioteca Digital.

GAARDER, Jostein. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Revisão técnica e apêndice “As religiões no Brasil” de Antônio Flavio Pierucci.

BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. “Cap. 6 - O Brasil Sertanejo”. Documentário (2000).

UNIVESP. Cultura Brasileira (2014). Ver “Aula 6 - Uma Cultura de Fé”.

Page 14: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Orientação sobre o TrabalhoTemas sugeridos:

01. Análise do “Auto da Compadecida”02. Vida e obra de Ariano Suassuna03. Comparação das adaptações para o cinema do “Auto da Compadecida”04. A Literatura de Cordel05. Festas e tradições religiosas do Norte e Nordeste06. A Música Folclórica Nordestina07. A poesia de Patativa do Assaré08. A poesia de Cego Aderaldo09. O trabalho de Antonio Nobrega10. A música de Egberto Gismonti11. O cinema de Glauber Rocha12. O trabalho do cartunista Henfil (Graúna)

Observações:

•Tamanho: 5 a 8 páginas•Fonte: Times New Roman•Tamanho: 12•Espaçamento: 1,5

Iluminogravura de Ariano Suassuna( iluminura + gravura + poema )

Page 15: A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br.

Obrigado!

Esta apresentação está disponível no site:http://social.stoa.usp.br/amzbak/textos