A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de...

30

Transcript of A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de...

Page 1: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.
Page 2: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A Ressurreição de Jesus

não só ilumina a sua

existência e missão,

como fundamenta a fé de

quem se aproxima d’Ele.

Page 3: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.
Page 4: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Fé exige decisão:ser ou não ser!

Page 5: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.
Page 6: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A fé dos cristãos tem

uma dupla dimensão:

Page 7: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

- comunitária

Page 8: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

- e pessoal.

Page 9: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

O coração da fénão é um objecto ou doutrina,

mas uma Pessoa vivaque provoca e inquieta -

- é oferta de comunhão:

Page 10: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.
Page 11: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

E nós conhecemos e cremos no Amor que Deus nos tem.Deus é Amor!

(1 Jo 4, 16)

Page 12: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Quem diz ter fé e não liga aos

outros, nega a fé cristã!

Page 13: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Crer é comunhão e fonte de todo o amor.

Ver com os olhos da féé ver com os olhos de

Deus todos os momentos e sectores da vida.

A fé cristã é inseparávelda esperança e da

caridade fraterna.

Page 14: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A fé cristã implica uma conversão, um alargar de horizontes, uma purificação contínua

das nossas convicções.

Page 15: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A fé é uma aventura,o início de uma caminhada…

(cf Heb 11, 1)

Page 16: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Não se tem fé porque se recebeu o baptismo.

A fé não é recebida como herança,

mas conscientemente abraçada e alimentada pela Palavra de Deus.

Page 17: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A fé é como uma

que orienta o navegador.Não lhe tira as ondas pelas quais navega na noite, mas dá-lhe uma

direcção firme e segura.

Page 18: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

O caminho da fé nunca é fácil: é ir ao encontro

do Mistério, renunciando à lógica

das seguranças humanas,

e entregar-se totalmente ao Deus

de Cristo Jesus.

Page 19: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A Fé é

umaloucura:

Page 20: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de

Filipe.No caminho fez-lhes esta

pergunta:

Page 21: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

“Quem dizem os homens que

Eu sou?”

Page 22: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Disseram-lhe:“Uns dizem que és João Baptista;

outros Elias;outros que és um dos profetas!”

Page 23: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Perguntou-lhes então:

“E vós, quem dizeis

que Eu sou?”

Page 24: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

Tomando a palavra Pedro respondeu:

“Tu és o Cristo!”

(Mc 8, 27ss; Mt 16, 13ss; Lc 9, 18ss)

Page 25: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A fé é o escândalode Deus que se fez “carne”… é loucura do Evangelhoe da “estranha” felicidadeque propõe(cf Mt 5─7; Lc 6, 20 ─7, 1)…

…masnão é um absurdo!

Page 26: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A fé está ligada ao presente e ao futuro.

É uma vitória sobre

a desconfiança das culturas

que nos rodeiam.

Page 27: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

O(a) cristão(ã) olha para as culturas com esperança, porque se deixa perturbar!

Page 28: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

A ti, cristão(ã), que te queixas da

dureza dos tempos, Jesus, o Cristo,

também te pergunta hoje:

Page 29: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.

“E tu, quem dizes

queEu sou?”

Page 30: A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.