A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A...

27
blogazine uma revista de bloggers GRATUITA | 26ª EDIÇÃO | MÊS: AGOSTO ’17 + MADRE PAULA DUPE VS RÉPLICAS SUMMER MAKEUP ARDOR NO ESÓFAGO? //FIORDES EM AGOSTO //CANCÚN //VIDA DE YOUTUBER A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! SARA RODRIGUES A vencedora do NYX Face Awards 2017 vai tornar este mês mais lumionoso!

Transcript of A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A...

Page 1: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

blogazineuma revista de bloggers

GR

ATU

ITA

| 26ª

ED

IÇÃO

| M

ÊS: A

GO

STO

’17

+MADRE PAULA

DUPE VSRÉPLICAS

SUMMER MAKEUP

ARDOR NOESÓFAGO?

//FIORDES EMAGOSTO

//CANCÚN

//VIDA DEYOUTUBER

A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE!

SARA RODRIGUESA vencedora do NYX Face Awards 2017 vai tornar este mês mais lumionoso!

Page 2: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

//CARTA DADIRETORA

Agosto… Que bom que é pronunciar esta palavra.

Agosto é para muitos o mês das férias, do descanso, de estar com a família, de regressar ao país e rever os amigos, mas não queremos que te falte nada… Não há desculpa para não levares a Blogazine a fazer-te companhia.

Este mês trazemos-te uma entrevista à Sara Rodrigues, a enfermeira que venceu o concurso mais cobiçado do mundo da maquilhagem, o NYX Face Awards. Trazemos-te, ainda, uma receita para um granizado fresquinho, um artigo sobre ardor no estômago, um artigo sobre Cancún e… muito mais.

De que estás à espera? Até setembro!

//ÍNDICE06.

10.

12.

14.

18.

24.

36.

40.

42.

46.

58.

Lifestyle

WWW

Blogger Chef

Moda e Beleza

Cultura

Capa

Variedades

Saúde

Amor & Sexualidade

Get Fit

Entrevista

//INFO

DIREÇÃO DE CONTEÚDOSAna Rita Cortez

AGRADECIMENTOSStockvault | Sxc.hu | Picjumbo | Freepik | Pexels | Chiado Editora | Pixabay | Blogs Portugal

PERIODICIDADEMensal

CONTACTOSwww.blogazine.pt | [email protected] blogazine

Page 3: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

/embellezeptwww.embelleze.pt

Novex Minha Praia

Spray protetordesembaraçante

Com água de cocochá verde&

“Protetor capilar?” Sim, se temos imensa preocupação em proteger a nossa pele e os olhos, porque não devemos ter a mesma preocupação em proteger a zona capilar? A Embelleze decidiu facilitar-nos a vida e dar-nos um produto à nossa medida e que, sem dúvida, fará parte da nossa rotina diária.

Cabelos nutridos, macios e profundamente hidratados é a grande promessa deste produto que prima pela diferença, tendo na sua composição água de coco e chá verde.

Este protetor possui ainda antioxidantes que minimizam os danos causados no couro cabeludo e promete proteger-nos da ação nociva da água do mar e da piscina, promete desembaraçar o cabelo e deixar-nos com aquele aspeto maravilhoso de “saí agora da praia”.

Pode ser usado em cabelos secos ou molhados, sendo que basta pulverizar, espalhar com as mãos e pentear. Fácil assim! A única coisa com que temos de nos preocupar é mesmo em reaplicar, tal e qual como os protetores corporais, para uma maior proteção.

O melhor? O cheiro e a textura! Sem dúvida que a Embelleze tem tudo em atenção!

“Spray Protetor Desembaraçante - Minha Praia” é o protetor solar capilar que está a dar a volta à cabeça de todos nós este verão.

De que estás à espera para experimentar?

Page 4: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

//LIFESTYLE

CANCÚN,à descoberta da Riviera Maya POR: ANA RITA LEAL

As praias de areias brancas com águas cristalinas do mar do Caribe e as Ruinas Maya são os grandes atrativos para quem visita Cancún.

• Zona Arqueológica El Rey: as ruinas El Rey são um parque arqueológico, localizado na zona hoteleira de Cancún. Aqui, os turistas podem contemplar 16 estruturas, duas praças e duas avenidas, que foram testemunhas de múltiplas cerimónias e costumes mayas.• El Meco: espaço ancestral onde se podem observar vários templos com restos de colunas, uma grande praça e um edifí-cio piramidal, chamado tradicionalmente de El Castillo.• Ruínas de Cobá: esta cidade em ruinas da civilização maya foi construída entre 500 e 900 d.C. Cobá significa água em abundância e o sítio arqueológico está localizado entre duas lagoas. A pirâmide de Cobá domina uma região de lagos. Uma via sagrada maya ligava-a à cidade de Yaxuna, em perfeita linha reta e com uma extensão de cerca de 100 Km.• Museu subaquático de Cancún: é um museu de esculturas do artista inglês Jason de Caires Taylor que mostra a evolução da cultura maya ao longo dos séculos. E encontra-se no fundo do mar. • Praias: as águas cristalinas das praias do mar do Caribe são o principal atrativo de Cancún.

Além de ser uma região cheia de maravilhas naturais, Cancún é a porta de entrada do mundo arqueológico maya, que se pode conhecer por meio dos impressionantes vestígios desta cultura que habita nas suas ruas e avenidas.

Cancún é um dos principais destinos turísticos do Caribe, e o destino turístico mais visitado de todo o México. A cidade, que vive quase na sua plenitude do turismo, atrai milhares de visitan-tes durante todo o ano, que se apaixonam pelo mar incrivelmente azul e pelas praias de areias finas que se estendem ao longo dos 22 km de costa.Cidade cosmopolita fundada pela civilização maya, Cancún presenteia os turistas com ruí-nas, praias, vegetação, parques naturais, uma grande diversidade de fauna marinha e gigan-tescas estruturas hoteleiras, num raio de pou-cos quilómetros de distância.

O que visitar em Cancún?

6 blogazine 7Visita-nos em blogazine.pt

Page 5: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

8 blogazine 9Visita-nos em blogazine.pt

Agosto é sinónimo de calor extremo para a maioria das pes-soas, não é? Dias e dias estendidos ao sol, sunsets com far-tura… pois bem, hoje deixamos-te um convite bem diferente para as tuas férias de verão. ‘Bora aos Fiordes da Noruega?

POR: RITITI

FIORDES EM AGOSTO: atreve-te a passar o verão

com os noruegueses!

Para quem nunca ouviu falar, damos-te pequenas informações para te convencer a ir a uma das principais atracções naturais do país. Os fiordes, encontrados na costa do país, são formações geológicas que correspondem a concavidades profundas na linha da costa, formadas na última era glaciar, há cerca de 10.000 anos! Nestas

Associamos a Noruega a uma país muito frio mas sabiam que as terras dos Fiordes da Noruega são ideais para cultivar maçãs, morangos e cerejas, por exemplo? Isto é apenas uma das muitas curiosidades que poderás descobrir numa viagem a um lugar com cascatas, pequenas aldeias e parques naturais.

Em relação à melhor altura para fazer esta viagem… pode ser em qualquer altura do ano para quem gosta de frio mas nós

...cada uma com tradições diferentes mas com uma gastronomia muito rica, à base de salmão.“

águas, reinam as focas e as baleias e no ar as águias são donas do céu; e a herança dos vikings ainda está muito presente nas vilas em seu redor (igrejas construídas ain-da em madeira!), cada uma com tradições diferentes mas com uma gastronomia muito rica, à base de salmão (esqueçam lá o sushi).

aconselhamos que seja nos meses de verão (até porque lá o inverno é mesmo ri-goroso), onde ainda assim podem apanhar temperaturas até 10 graus com chuva e vento (ou seja, roupa quente, luvas e gorros não podem faltar na mala).

Nós ficámos rendidos a estas fotografias e cheios de vontade de ir conhecer esta pequena maravilha reconhecida pela UNESCO! E vocês… Encontramo-nos por lá?

//LIFESTYLE

Page 6: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

//WWW

É verdade que a publicidade é má para o visitante, mas será que é má para o dono daquele canal?

Quando se começa um canal, co-locar publicidade nos vídeos não é de todo aconselhável, mas com o passar do tempo e o aumento de subscritores e visualizações, acaba sempre por acontecer, mas de que modo isso pode ajudar?

Por um lado, a publicidade ajuda sempre o youtuber, pois é uma forma de o canal ser rentável, por outro, corre o risco de perder subs-critores e visualizações pois hoje em dia, poucas são as pessoas que esperam que a publicidade termine.

Mas afinal, como é a vida de youtu-ber?

Para conhecermos melhor, procu-ramos os mais diversos youtubers e juntámos tudo aqui. Embora um youtuber seja uma pessoa sem horários de trabalho, tem que estar constantemente a cumprir prazos. Ou seja, se o vídeo tiver que ser publicado às 08.00 e às 00:00 ainda

não está editado, não existe o pu-blicar mais tarde, então são feitas noitadas.

No início, um youtuber vê o youtu-be como uma forma de se divertir, o que não deixa de ser, mas com o passar do tempo e a evolução do canal, começa tudo a complicar--se, começa a haver horários para cumprir, parcerias, e tantos outros assuntos.

Além dos horários, vem o feedback das pessoas, nem sempre é positivo como é óbvio, simplesmente porque não existem pessoas com o mes-mo gosto. Por isso, se és youtuber e tens algum comentário menos positivo, não o consideres uma coi-sa má, considera ser uma forma de cresceres e tenta responder sempre da melhor forma. Claro, também existem comentários negativos e nesse caso, o melhor é ignorar.

Depois disto tudo, acho que todos nós ficamos a saber o que é a vida de youtuber e que nem sempre esta

VIDA DE YOUTUBERPOR: PATRÍCIA DOMINGUES

Com a evolução da tecnologia e com os grandes youtubers que exis-tem, o Youtube é agora mais que nunca uma plataforma usada por to-dos e para tudo. Conhecida desde sempre, o Youtube, além de ter au-mentado o número de visitantes, que é bom, tem também aumentado a publicidade, o que não é tão bom.

10 blogazine 11Visita-nos em blogazine.pt

Page 7: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

12 blogazine

Uma excelente bebida, muito sim-ples de preparar e refrescante, para dias quentes de verão.

Os granizados podem ser prepa-rados com diferentes frutas, pois ficam bastante coloridos e apetecí-veis. Se desejares podes substituir o açúcar por mel e optar por não

adicionar qualquer bebida alcoólica. Para uma versão sem álcool opta por um xarope de groselha. Fica igualmente saboroso.

Nesta receita, o vinho do Porto acrescenta ao granizado um sabor único e muito especial.

Ingredientes1 embalagem de frutos vermelhos congelados (350g)

150 g de açúcar amarelo

sumo de ½ limão

vinho do Porto q.b.

folhas de hortelã para guarnecer

GRANIZADO DE FRUTOS VERMELHOS COM VINHO DO PORTO POR: Margarida

Preparação - BimbyNo copo da Bimby, introduz os frutos vermelhos congelados, o açúcar e o sumo de ½ limão, tritura 2 minutos/ velocidade 9.

Verte o granizado em copos e adicio-na um pouco de vinho do Porto.

Serve de imediato guarnecido com folhas de hortelã.

Dica: Caso não possuas uma Bimby podes sempre utilizar uma liquidifica-dora.

Informação: tempo de preparação- rá-pido; dificuldade- fácil; doses-4.

Este é o Francisco. O Francisco está há 3 horas no sofá e há 20 minutos foi à farmácia comprar umas coisas.

farmacianacional.pt

//BLOGGER CHEF

Page 8: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

//MODA & BELEZA

14 blogazine

Summer MakeupPOR: ANA DUQUE PEREIRA

O Verão traz os festivais e novas cores que enriquecem as paisagens.Numa maquilhagem simples e bonita conseguimos captar todo este ideal de verão, e consegui-mos torná-lo à prova de água com produtos simples e acessíveis.Os cobres, castanhos e dourados, os lábios nude com reflexos de rosa e algum contorno de rosto com bronzers iluminadores, são os pontos fulcrais desta maquilhagem que vos trazemos.

Após uma pele bem hidratada e prepara-da usamos o seguinte…

1.Para a base, nesta maquilhagem es-pecífica, foi usada a Airbrush da Airbase, já mencionada num número anterior da vossa Blogazine, e que recomendo por ser super leve e duradoura. No entanto, a base 24h da l’Oreal é uma boa apos-ta para base de longa duração, selada com o pó translúcido à prova de água da Catrice apenas na zona T. Para contorno usem bronzers com brilho. Os bronzers do BOTICÁRIO e da MAC COSMETICS são boas escolhas.

2. Para os olhos escolham tons terra, cobres, dourados, ou usem simplesmente os bronzers e iluminadores para dar cor à pálpebra.

3. Quilos e quilos de máscara de pesta-nas à prova de água e sobrancelhas bem definidas ajudam a equilibrar tudo. Os estilos diferentes existem, as diferenças existem, o respeito é importante. Sejam únicos!

4. Para os lábios usem nudes com to-ques de rosa ou simplesmente com gloss por cima.Esperemos que tenham gostado e espe-ramos por vocês no próximo número. Fo

togr

afia

– Cl

áudi

a M

irand

a | M

aqui

lhag

em/ C

abel

os /

Conc

eito

- An

a Du

que

Pere

ira |

Mod

elo

– Jo

ana

Sant

os

15Visita-nos em blogazine.pt

Page 9: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

Já muitos de nós nos deparámos com produtos bas-tante semelhantes aos originais e outros que, apesar de terem um packaging diferente, o seu conteúdo é igual ao original. Mas afinal, qual é a diferença entre um dupe e uma réplica?

A palavra dupe tem origem na palavra inglesa “du-plicate”, que em português significa “duplicado”. Os produtos chamados dupes têm um packaging por vezes diferente do original, mas o seu conteúdo apresenta semelhanças enormes com o mesmo. Normalmente, tem um preço mais baixo mas funcio-na como uma marca própria. Os dupes funcionam como os medicamentos: há a marca em si e o gené-rico. O genérico tem, geralmente, os mesmos com-ponentes que o original, mas a um preço bastante mais baixo.A réplica funciona um pouco como os produtos contrafeitos que por vezes encontramos nas feiras. O packaging é bastante semelhante aooriginal mas o seu conteúdo não se aproxima nem de perto do mesmo. Para além disso, é bastante provável que venham a causar efeitos secundários na nossa pele, uma vez que a fabricação do produto não passa por um processo tão rigoroso de qualidade e segurança como as marcas próprias.O ideal é que tenhas estas informações em conta na hora de comprar produtos que vais aplicar na tua pele, sejam perfumes, cremes ou maquilhagem!

POR: Paula Moreira Santos

DUPE vs RÉPLICAS:a grande diferença

16 blogazine 17Visita-nos em blogazine.pt

//MODA & BELEZA

Page 10: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

18 blogazine

//CULTURA

O QUE VER… EM LONDRESPOR: Carina Pereira

Uma das escolhas mais óbvias para quem visita Londres pela primeira vez, parece ser sempre o Museu de História Natural. Apesar de todos os artefactos em exposição e dos pedaços interessantes da história da humanidade encontrados por lá, o seu vizinho – o Museu da Ciência – provocou em mim igual encanto. Talvez porque seja apaixonada por Astronomia ou porque estudei co-municação, mas saí de lá a sentir--me uma criança que descobriu um novo universo, com todas as expe-riências a que somos convidados e encorajados a fazer parte.

Claro que ao trazer aqui o Museu de História Natural, num texto cujo foco é o Museu da Ciência, não

tenho intenção de os rivalizar; são ambos uma experiência digna de nota, mas parece-me que o Museu da Ciência, em relação ao de Histó-ria Natural, acaba por ser colocado injustamente de parte, como se fosse uma visita de menos impor-tância. Não é.

A visita ao museu faz-nos voltar às antigas aulas de ciência, sem os exames e a pressão, apenas o deslumbramento pelo conhecimen-to puro. Quer nos fascine a aviação ou os transportes térreos, as forças que regem o planeta Terra ou tudo aquilo que o homem sabe já sobre o espaço e o que ainda nos falta co-nhecer, há informação e atividades para todos os gostos.

Aqui não há limite de idade para aprender, para comparar e experien-ciar. Aprende-se sobre o nascimen-to do rádio e da televisão, fala-se das forças que fazem o planeta

O que não ver em Londres? Eis a verdadeira questão.

mexer e para quem quiser intera-gir ainda mais e aproveitar tudo o que o museu tem para oferecer, há ainda um simulador de acrobacias aéreas.

Como se estas não fossem ra-zões já suficientes para convencer qualquer um a visitá-lo, a entrada é ainda gratuita. Por isso, quando visi-tarem o Museu de História Natural, não se esqueçam de dar um salti-nho ali ao lado, para descobrirem tudo o que a ciência tem de mais fascinante.

19Visita-nos em blogazine.pt

Page 11: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

GANHA! GANHA! GANHA! GANHA! GANHA!

//CULTURA

20 blogazine

Cultura | 29

TUDO ISTO É

CULTURATUDO ISTO É

CHIADO

Na sua primeira obra literária, Daniela Rodrigues apresenta-nos uma histó-ria onde a moral e os costumes têm o papel principal. Centrada em vários quadros familiares, as personagens vêem-se a braços com os mais va-riados dilemas, ódios de estimação e toda a disfunção que tão bem carac-teriza as relações entre membros de família. Também novas relações, entre completos estranhos, se desenvolvem, confiando ao leitor as primeiras im-pressões que cada personagem tem sobre as outras, aquilo que as une ou afasta e como essas impressões vão mudando ao longo da narrativa.

Com uma escrita cuidada e quase clássica, com personagens bastante peculiares, mas que conseguimos reconhecer e encaixar aos dramas do dia-a-dia, a autora tece uma história coerente, que nos prende até ao seu surpreendente e intrigante desfecho final.

O ANO FRANCÊSPor: Carina Pereira

Queres ganhar este livro fabuloso?

Sabe como participar na publicação marcada na nossa página de Facebook!

facebook.com/blogazine.revista

Page 12: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

MADRE PAULAPOR: ALEXANDRA

Assim se chama a nova série da RTP1 que estreou dia 5 de julho produzida pela Vende-se filmes.

Paula Teresa da Silva de Almeida, conhecida religiosamente como Madre Paula de Odivelas,é uma jovem de 17 anos que devido à vida económica do seu pai foi obrigada a entrar para o convento de Odive-las juntando-se assim à sua Irmã, Maria da Luz.

Paula não fazia intenções de se converter à vida religiosa que tan-

to o seu pai queria e ainda mais convicta ficou assim que se aper-cebeu o que se passava dentro do convento. Afinal, o mundo dentro do convento não era mais do que a vida fora dele e as diferenças da vida social também lá estavam bem presentes, com a burguesia sempre no topo.

O Conde de Vimioso foi o primeiro homem em contacto com Paula, mas D. João V, rei de Portugal entre 1689 e 1750, conhecido como “o magnânimo” e casado com Maria

Ana da Áustria teve um papel bem presente na vida de Paula durante toda a sua estadia no convento de Odivelas.

Se gostas de história de Portugal, aconselho vivamente a que dês uma espreitadela - uma série bem quente e explicita que te fará ficar agarrado ate ao último segundo!

//CULTURA

22 blogazine 23Visita-nos em blogazine.pt

Page 13: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

SARA RODRIGUESPOR: ANA RITA CORTEZ

Sara Rodrigues é um dos nomes mais comentados do momento. A enfermeira que fazia da maquilhagem o seu hobbie, sagrou-se vencedora do concurso de maquilhagem mais cobiçado de sempre: o NYX Face Awards.Mas quem é a Sara e afinal, como tudo aconteceu?É o que vamos saber…

//ENTREVISTA

24 blogazine 25Visita-nos em blogazine.pt 25Visita-nos em blogazine.pt

Page 14: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

Quem é a Sara?Sou a Sara, sou enfermeira há 7 anos, trabalho no bloco operatório e tenho 30 anos. A maquilhagem sempre foi aquela paixão platónica. Visto que na minha profissão o uso de maquilhagem tem que ser bem simples e discreto, só podia explorar esta paixão nas folgas e férias.Sou autodidata e entusiasta da maquilhagem

A maquilhagem... Como surgiu ela na tua vida?Surgiu através de outra grande paixão: o Carnaval de Torres Vedras. Para quem não conhece o intitulado Carnaval mais Português de Portugal, é uma altura de folia, festa, alegria e uma diversão imensa que tanto respeitamos aqui no concelho; como adoro o Carnaval, o facto de poder construir fatos, adereços, detalhes, brincar com tecidos e cores, poder fazê-lo com amigas, ter a ajuda da família no processo de construção e juntar a tudo isso uma maquilhagem que encaixe no final é uma união bem divertida e que me enche de entusiasmo.E a partir daqui fui conhecendo e pesquisando nas redes sociais artistas fantásticos com excelentes trabalhos que passei a admirar e a seguir, e a querer aprender com os seus tutoriais no YouTube. E tem sido assim até hoje. Aprender através da minha curiosidade.

E quando surge o YouTube na tua vida?O YouTube também surge daí, pois só nessa altura do carnaval é que me dedicava às maquilhagens de fantasia e a pouco e pouco fui introduzindo os meus primeiros vídeos, pequenos, simples, resultado do que também ia aprendendo com outros artistas do YouTube, sem falas (sim, porque falar para uma câmara onde me sinto dissociada de presenças físicas diretas, onde não vejo as pessoas a olhar e falar comigo diretamente era intimidante, pois sempre fui uma pessoa que gosta de olhar para os olhos da pessoa que fala comigo). Até que esse constrangimento foi melhorando. A idade tem destas coisas.

Em 2016 participaste pela primeira vez nos NYX Face Awards...Visto que a maquilhagem não é a minha profissão,

//ENTREVISTA

26 blogazine 27Visita-nos em blogazine.pt 27Visita-nos em blogazine.pt

Page 15: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

mas a maioria dos meus amigos sabe deste meu grande gosto e interesse por tudo o que envolva o tema, nesse ano, o concurso foi-me apresentado por uma amiga (obrigada!).E eu pensei que poderia ser uma boa oportunidade e obrigar-me-ia a praticar um pouco mais a maquilhagem fora daquela altura do carnaval. Foi uma experiência divertida que me fez conhecer concorrentes portugueses com um talento incrível que fiquei a seguir até hoje. Aliás algumas das pessoas que concorreram o ano passado, concorreram este ano também e fiquei ainda mais encantada com os seus trabalhos. E poder acompanhar isto é muito bom! É a parte gratificante desta experiência de 2016.Concorri com uma maquilhagem mais assustadora, (de uma série que sou fã incondicional) e lancei-me à aventura. Nesse ano não passei a nenhuma fase, mas isso não foi de todo um impeditivo para que tentasse novamente no próximo ano. Porque o divertimento que advém de fazer uma maquilhagem, construir um vídeo e ver o resultado final é superior a tudo.Sair da minha caixinha de hábitos é o que torna as experiências enriquecedoras.

Apesar de não teres passado, o bichinho ficou... Em 2017 voltaste a candidatar-te...Em 2017 voltei a concorrer e tentei novamente a minha sorte. O bichinho ficou e desafiou-me a uma nova experiência. Ser anunciado que fazia parte do top 30 foi fantástico. Era impossível não manifestar o meu entusiasmo.Os meus nervos, que habitualmente costumam ser de aço, começaram a transformar-se em nervos de esferovite quando as fases seguintes eram decididas por votos de público.

Essa altura foi desgastante pois dependia de nós (concorrentes) pedirmos a todos vocês para nos ajudarem a passar à próxima fase se gostassem realmente do nosso trabalho. E pedir constantemente para votarem nas redes sociais, no meu trabalho, na minha família, nos meus amigos, nos vizinhos, amigos de amigos, era cansativo porque sabia que estava a aborrecer as pessoas ao ser tão chata. Mas só dessa maneira conseguia alcançar as pessoas.

Como foi sentires, fase após fase, que muita gente te apoiava?O stress das fases com votação pública era evidente, mas o que é que isso trouxe de bom? O que senti ao passar as próximas etapas?O carinho GIGANTE de todos os que me foram apoiando ao longo do concurso foi o bom que veio deste concurso.Senti-me e ainda me sinto grata e abençoada pelo apoio que me deram, foi surreal!As partilhas, as palavras, a força, foi deveras fantástico. E isso é algo que não se esquece.

Alguma vez acreditaste que ganharias?Pensar em ganhar quando se entra num concurso assim é sempre uma utopia, é sempre aquela possibilidade que está ali longe (mas existe). O desejo de ganhar está sempre presente, mas não sendo maquilhadora, essa hipótese era somente isso...uma hipótese espetacular difícil de alcançar. Nomeadamente no meio de tantos trabalhos espetaculares que tive a felicidade de ver.Ganhar no meio de tanto talento foi indescritível. O reconhecimento por algo que fiz fora da minha área de conforto foi

“(...)falar para uma câmara onde me sinto dissociada de presenças físicas diretas, onde não vejo as pessoas a olhar e falar comigo diretamente era intimidante(...)”

//ENTREVISTA

28 blogazine 29Visita-nos em blogazine.pt

Page 16: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

excelente. São emoções e sensações novas na minha vida (muito adequado ao último tema do concurso!) que estou a vivenciar com muita alegria e gratidão.

Durante os NYX Face Awards casaste e foste de lua de mel... Como foi gerir tanta coisa, tantos sentimentos?Eu continuei a planear a minha vida como se não estivesse no concurso, (por isso planeámos o casamento em menos de 1 mês e decidimos Junho) pois a possibilidade de passar à final (top5) na minha perceção era difícil, mal imaginava eu, que passaria ao top5, e no período de datas da elaboração do último desafio, teria o meu casamento, o meu aniversário, uma lua de mel para organizar e o desafio para pensar e elaborar. As ideias foram surgindo, e em contrarrelógio, mas tudo se fez. O tema não podia ser mais indicado: Emoções! Porque foi mesmo isso que senti nesses dias, um turbilhão de emoções!E com a ajuda do meu marido, que carinhosamente não se importou de dispensar 4/5 dias da nossa licença de casamento para me ajudar a fazer o vídeo do concurso (é de dar muito valor!). Depois do vídeo quase pronto, decidimos onde ir de lua de mel a uma 6ª feira e arrancámos no sábado (planeamos destinos, hotéis e voos tudo num dia). Levei o computador comigo, com o projeto quase finalizado e durante a viagem fui terminando os últimos detalhes e lancei o vídeo final.

Como é que a tua família e amigos mais próximos viram esta tua participação?A minha família sempre me apoiou em tudo o que envolva algo que me possa trazer felicidade e entusiasmo à vida. Seja em que área for.Eles viram esta participação como uma experiência bonita e como um incentivo a viver um pouco mais esta minha paixão complementar. Respeitando sempre os meus dois mundos. Saúde e Arte.

//ENTREVISTA

30 blogazine 31Visita-nos em blogazine.pt

“(...)A minha família sempre me apoiou em tudo o que envolva algo que me possa trazer felicidade e entusiasmo à vida. Seja em que área for.”

Page 17: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

Os meus amigos foram incansáveis ao longo deste concurso. Um apoio sem igual! Não podia deixar de referir umas meninas especiais que foram o meu suporte desde o dia que disse que ia concorrer novamente. Elas foram (e são) o poço de energia positiva e o empurrãozinho que preciso às vezes. Tínhamos até uma espécie de ritual (se é que posso chamar assim) onde eram sempre as primeiras (para além do meu marido), a ver os meus rascunhos com os desenhos e storylines das ideias, eram as primeiras a ver as fotografias, e eram as primeiras a ver os vídeos, porque elas são o meu amuleto da sorte. Já para não falar dos dias, noites, horas e horas de conversa seguidas, em fusos horários malucos, de apoio, de stress, de gargalhadas, de rabujiçe do sono e de alegria ao longo do concurso. Era impossível não agradecer isso.

Como é ser vencedora de um dos concursos de maquilhagem mais cobiçados de sempre?Ser a vencedora da edição de 2017 é muito, muito bom.O reconhecimento do que fui fazendo ao longo do concurso é ótimo.É uma experiência que me levou quase 3 meses, com cansaço (por ter que conciliar os dois mundos) mas principalmente com muito divertimento e uma casa cheia de purpurinas impossíveis de aspirar.

E agora? O que se segue? Agora assim de imediato, é aproveitar ao máximo um dos prémios do concurso, a viagem a L.A. já em Agosto. Absorver tudo à minha volta, aproveitar esta experiência da melhor forma que conseguir e conhecer artistas talentosos. Depois, espero continuar a fazer trabalhos que dinamizem as minhas

redes sociais e com isto também me desafiar a viver mais esta paixão.Estou recetiva ao que este mundo da arte me possa mostrar e ensinar.

Vamos ter VLOG de LA?Vou fazer tudo para isso. Acho que é muito bom poder partilhar a viagem com as pessoas que me seguiram e apoiaram. De forma mais direta partilharei os momentos no IG e Facebook, só depois colocarei os vídeos no Youtube, para terem a oportunidade de ver um pouco daquela experiência que acho que será fantástica.

Pretendes fazer carreira no mundo da maquilhagem ou vais manter-te pela enfermagem?A minha profissão é enfermagem. Algo que faço com muito amor e dedicação.A maquilhagem até hoje nunca foi profissão, mas também porque nunca surgiram oportunidades (ou então também nunca procurei com afinco. É difícil especificar isto para ser sincera).Até então, a maquilhagem tem sido apenas aquela minha “companheira de vida” que me preenche, que considero o meu hobbie favorito, que me dá gozo a ver vídeos no youtube de artistas e aprender coisas novas todos os dias, que me faz comprar aquele produto novo que todos falam e dizem ser especial nas redes sociais, que me faz experimentar produtos para criar efeitos em maquilhagens de fantasia que até então nunca tinha pensado. Resumindo... é algo que me entusiasma e me “obriga” a pesquisar e ficar curiosa com as novidades que este mundo pode realmente oferecer. Maquilhagem é uma forma de criarmos arte no nosso próprio corpo e isso é algo de

//ENTREVISTA

32 blogazine 33Visita-nos em blogazine.pt

Page 18: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

extraordinário.Pode ser que toda esta experiência me incentive a tirar um curso ou algo relacionado e conciliar os dois mundos. Não sei. vamos ver o que o futuro reserva.

Já pensaste em passara publicares maquilhagens e outros vídeos no teu canal com mais frequência?Pensar claro que sim, o problema é a disponibilidade de horários que tenho.Mas tal como já disse atrás, tudo se faz e arranja-se tempo para tudo. Tenho é que fazer uma boa gestão do tempo.Requer algum esforço conciliar as duas coisas. Durante o concurso houve desafios que cheguei do trabalho as 17h e depois preparava tudo para fazer a maquilhagem e filmava até às 2h da manhã. Tomar banho e retirar os quilos de maquilhagem do corpo depois das filmagens era outro processo digno de referir. Gastava pelo menos uma hora no banho, ou seja, tinha alturas dos desafios de dormir 3/4 horas para ter tudo a tempo e ir trabalhar na manhã seguinte. E depois de um turno completo chegar a casa, sentar-me ao computador e gastar horas e horas em edição. Isto claro foi uma loucura necessária devido aos tempos do concurso.O que tentarei fazer no futuro são vídeos de caracterização, mas mais simples em termos de edição, mais leves, para poder ter mais manobra e tempo para os publicar com mais regularidade.

Como te imaginas daqui a 5 anos?Espero que seja com uma Sara miniatura, agarrada aos pincéis, batons e purpurinas e a ver os vídeos e fotografias da mãe a continuar a praticar esta paixão e agarrada à mochila do pai (e da mãe) a viajar o mundo.

O que gostavas de dizer aos nossos leitores?Agradeço o facto da querida Ana Rita Cortez me ter convidado para esta entrevista na Blogazine. É uma revista moderna, interessante e com os assuntos que todos nós gostamos de ler, por isso fazer parte da mesma e poder fazer chegar um pouco de mim a todos vocês que estão desse lado e seguem esta revista faz-me sentir honrada.Um beijinho cheio de boas energias. b

//ENTREVISTA

34 blogazine 35Visita-nos em blogazine.pt

“(...)A maquilhagem até hoje nunca foi profissão, mas também porque nunca surgiram oportunidades (ou então também nunca procurei com afinco. É difícil especificar isto para ser sincera).”

sararodriguesmakeup

sararodriguesmakeup

MakeupSaraRodrigues

Page 19: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

Crónicas de uma Operadora de Caixa

“O respeitopelo espaço”

POR: ANABELA NEVES

//VARIEDADES

37Visita-nos em blogazine.pt

Tanto no blogue, como aqui para a revista, gosto mais de escrever sobre situações positivas e engraçadas. No entanto, por vezes é preciso falar de assuntos menos positivos. Desta vez optei POR falar de assuntos relacio-nados com a falta de civismo, entre os clientes e entre a operadora e os clientes.

Como já devem ter reparado, o espaço da operadora tem somente uns três palmos. Tem uma zona de acrílico, na minha opinião, muito pequena. Esse espaço deveria ser apenas nosso, no entanto, o cliente está constantemen-te a invadi-lo. O cliente tem o hábito de colocar os seus cartões e cupões justamente à frente do scanner, quan-do não atira com o molho de chaves onde está o cartão cliente para a nossa frente. Debruça-se em cima do visor, tapando muitos vezes a nossa visibilidade. Quando está impaciente, sopra para cima de nós. Certa vez, tinha uma nota de €20 para me traze-rem notas de €5, e o cliente debruçou--se, tirou a nota, e armado em engra-çadinho disse ”então esta é falsa, ou quê”! Há um supermercado da con-corrência que tem o acrílico bem mais alto, o que protege mais a operadora, era bom termos um assim!

Entre clientes, é espantoso o respei-to que têm uns pelos outros. Estão sempre a roçar uns nos outros com a pressa. Chegam a dar com o carrinho nos calcanhares ou nas costas do outro. Uma pessoa que quer marcar o

código do multibanco precisa de pri-vacidade mas, o cliente que está a se-guir, julga que se estiver mais próximo do outro ganha tempo, só que apenas retira a privacidade que é direito do primeiro. Chegam a ocupar o tapete com os seus sacos quando ainda está na vez do outro.

Dava tanto jeito uma marca no chão, como nos bancos, onde o cliente se-guinte só pudesse avançar quando o cliente anterior tivesse terminado todo o processo, mas não, andam sempre a esbarrar uns com os outros!

Talvez um dia andem à chapada, pois já faltou mais. Talvez depois se pense numa solução, a  marca no chão, sen-sores, cartazes, advertências na rádio do continente...

36 blogazine

Page 20: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

Por vezes não temos como fugir do inevitável. Por vezes o amor irrompe até com quem não parece ser certo, ou que o é em demasia, mas temos que saber aceitar o que nos acres-centa os dias, porque apenas assim irá valer a pena.

Se te quero conhecer? Pois, acho que tens o sinal de perigo estampado na testa, em ti, todo e se tenho fugido sempre, para quê mudar agora? Não sei o que vens abanar ou acrescentar, mas que vens provocar danos, isso nem eu duvido, e tenho medo. 

Já estou outra vez no meu cantinho, recolhida, confortável, protegida de sentimentos que bem poderiam ficar lá, do lado de fora, mas se nem eu me sei sossegar, terá que sempre che-gar quem se desassossegue comigo, movendo todo o meu Universo e reini-ciando a viagem. A verdade é que tens tanto do que sempre pedi, que é ine-vitável não pensar que é bom demais para ser verdade. Acertamos no modo como falamos, na teimosia, articula-mos as palavras de forma veloz e de-senfreada, reparando em cada vírgula e trocando as línguas, inglês, francês, italiano, as que dominamos ambos.

Os começos são sempre assim, com muito sal, o mesmo do qual me falas-te hoje, quando junto a uma praia te lembraste de que poderia estar ao teu lado. Os começos começam com a força dos desejos que acumulámos,

de ter do outro lado de nós a pessoa que virá mudar tudo e quem nos per-mitirá descansar a cabeça num colo que não nos será negado.

Se te quero conhecer por fora, por-que argumentas que por dentro já te conheço como ninguém? A verdade é que não adianta fugir mais, já não posso fazer nada nem sequer manter--me longe de ti. Mantiveste-te tu afas-tado, mas vindo sempre que podias, até que começássemos a desenvolver as conversas, parando de nos con-trolar e parando de nos parar. Não te afastaste demasiado e, mesmo que te tenha esquecido, temporariamente, alguém permitiu que nos juntássemos outra vez, entrando tu pela porta que ficou mal fechada. É esta a vida, como a escolhemos nós e sem poder recla-mar depois.

Quero conhecer-te porque só falta jun-tar a cara e o corpo à voz, à determi-nação que aparentas ter e que espero exista mesmo, porque sempre o pedi, um homem forte e consistente para mim. Quero conhecer-te porque és tão parecido comigo, tão invulgarmente intenso e tão cheio de palavras, que pareces a minha versão masculina.

Se te quero conhecer? Bem, agora já não há mais nada a fazer! 

SE TE QUERO CONHECER?Por: SUe Amado

//VARIEDADES

38 blogazine 39Visita-nos em blogazine.pt

Page 21: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

//SAÚDE

40 blogazine

POR: RICARDO RODRIGUES

Começa por uma ardência e um desconforto a nível do esófago e muitas vezes não sabemos qual poderá ser a causa.

41Visita-nos em blogazine.pt

ARDOR NO ESÓFAGO?

Sintoma de uma perturbação digestiva que ocorre, por exemplo, quando o conteúdo ácido do estômago reflui para o esófago, causando lesão nas suas paredes.

O que é?

- Comer pelo menos 2 a 3 horas antes de ir dormir;- Dormir com a cabeceira elevada;- Deixar de fumar;- Perder peso;- Evitar alimentos que provoquem azia.

Outras medidas

Como se manifesta?- Dor ou desconforto abdominal;- Sensação de enfartamento;- Eructações.

Causas:Durante uma refeição, os alimentos passam da boca para o estômago através do esófa-go. E em condições normais, a ligação entre o esófago e o estômago não permite que os alimentos ou as secreções do estômago voltem para trás. Se esse mecanismo não funcionar devidamente, o ácido do estômago consegue alcançar as paredes do esófago, irritando-as e causando azia.O stresse, o tabaco, o café, o álcool, as bebi-das com gás, os citrinos, o tomate, o choco-late, a cebola e os alimentos muito gordos ou picantes são outros fatores associados à azia.

Tratamento:- Antiácidos;- Inibidores da bomba de protões (omeprazol, esomeprazol, pantoprazol…)Estes medicamentos pretendem reduzir a secreção de ácido do estomago ou neutrali-zá-la, de modo a que a lesão do esófago seja menos significativa na presença de refluxo. De salientar que todos eles devem ser receitados pelo médico, que saberá selecionar qual o mais indicado para cada caso de azia.

Page 22: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

Todos temos noção da importância da contraceção numa vida sexual saudável, não só para evitar pos-síveis gravidezes indesejadas, como também para evitar doenças sexualmente transmissíveis.Em Portugal, os métodos de contraceção são gratui-tos nas consultas do Serviço Nacional de Saúde, e o uso de contraceção é equivalente aos outros países modernos da Europa. Os dois métodos contracetivos mais utilizados são a pílula e o preservativo, métodos cuja eficácia está dependente dos utilizadores. Todos os meses, muitos casais se deparam com a situação de falhas contracetivas (por uso incorreto ou sim-plesmente não utilização) e, como tal, o risco de uma gravidez não planeada. Neste caso, o que devemos fa-zer quando algo corre mal? Não fazer nada não é op-ção, quando existem outras formas de prevenir uma gravidez não desejada - a pílula do dia seguinte é uma segunda oportunidade. De certeza que já ouvis-te falar dela mas, será que sabes o essencial sobre este método contracetivo de emergência? Falámos com Teresa Bombas, médica especialista em ginecologia e obstetrícia e presidente da Sociedade Portuguesa da Contracepção, que nos explicou o essencial.

A pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rapi-damente possível após uma relação sexual desprote-gida, ou não protegida adequadamente, (por exem-plo, esquecimento da pílula, rotura de preservativo) e os profissionais de saúde recomendam a sua toma nas primeiras 24 horas após a relação desprotegida. É muito simples. A compra é livre nas farmácias, não sendo necessária uma receita médica. E um compri-mido apenas pode fazer toda a diferença, evitar uma gravidez não desejada e, consequentemente, o even-tual recurso a um aborto.

A pílula do dia seguinte evita a gravidez através do bloqueio e atraso temporário da ovulação, impe-dindo que os espermatozóides se encontrem com o óvulo e que possa haver fecundação e, consequente-mente, uma gravidez. Todas as mulheres saudáveis ou não, adolescentes e adultas, podem tomar a pílula do dia seguinte, uma vez que esta não tem efeitos in-desejáveis significativos, assim como não terá conse-quências na saúde e na fertilidade futura. Se a mulher engravidar, mesmo tomando a pílula do dia seguinte, o bebe não terá complicações.É um medicamento seguro e para utilizar em si-tuações de emergência, pois é menos eficaz que os métodos contracetivos de uso regular.

Por isso, se algo correu mal durante o sexo e não te protegeste, não arrisques! A pílula do dia seguinte existe para isso mesmo, para emergências! E é tão simples de tomar, é só um comprimido.

Segundo um estudo da Sociedade Portu-guesa de Ginecologia e Sociedade Por-tuguesa da Contracepção, 22% das mu-lheres que utilizam a pílula esquecem-se de a tomar pelo menos uma vez todos os meses. A não utilização, o esquecimento ou utilização incorreta dos contracetivos expõem a mulher ao risco de uma gravidez não desejada, e à eventual possibilidade de recurso ao aborto.

A Pílula do Dia Seguinte é de venda li-vre, sem necessidade de receita médica. Existem duas opções de pílula: uma com Acetato de Ulipristal e outra com Levo-norgestrel. A primeira é de venda livre em farmácia. A segunda está autorizada para venda livre em farmácia, e em estabeleci-mentos autorizados para a venda de medi-camentos. A diferença entre elas é a eficá-cia, sendo a pílula de Acetato de Ulipristal mais eficaz para prevenir uma gravidez não desejada.

A pílula do Dia Seguinte evita uma gra-videz, através do bloqueio temporário e atraso da ovulação, impedindo assim que os espermatozoides se encontrem com o óvulo e, desta forma, possa haver fecun-dação e gravidez. Não é abortiva, pois atua antes da gravidez acontecer e, se a mulher já estiver gravida, não interrompe a gravi-dez em curso.

O preservativo rompeu, e agora?

POR: VMT

//AMOR & SEXUALIDADE

42 blogazine 43Visita-nos em blogazine.pt

Page 23: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

As relações humanas hão de ser sempre um dos maiores mistérios da humanidade. Desen-gane-se quem pensa que é sábio em relação a esse tema. Quem pensa que tudo sabe, arrisca--se, seriamente, a viver para sempre na ignorân-cia.E se vos dissesse, aqui e agora, que afinal os homens (com as devidas ressalvas) para apre-ciar verdadeiramente uma mulher precisam que ela não dê logo tudo de si? Confuso? Eu passo a explicar.

Um homem gosta de admirar uma mulher. Gos-ta de admirar-lhe os pormenores, os gestos, os trejeitos, os seus mistérios. E nós o que faze-mos? Damos-lhes tudo. Achamos que é o que eles mais querem. Cremos que essa é talvez a prova cabal de saber amar.Mas, ao contrário do que possamos pensar, não é isso que um homem valoriza. Não é isso que faz um homem admirar uma mulher. Não é isso que vai fazer com que um homem fique com uma mulher.

Um homem gosta de admirar a sua mulher, de a cortejar, de a sentir sua e se lhe deres tudo, resta-lhes nada para admirar. Para desejar. Para querer. Um homem gosta de sentir que te conquista diariamente, gosta de sentir que ganhou o jogo, mas que ainda tem o campeonato para alcan-çar.Sempre que caímos no erro de darmos tudo; de querermos dar tudo, - e olhem que eu fartei-me errar - o que vamos receber em troca é apenas

uma mão cheia de desinteresse. Porque não resta nada para admirar, para conquistar, para descobrir.Que nos dêmos uns aos outros. Sim. É funda-mental para que as relações humanas resultem, mas não nos esvaziemos de nós na esperança de que a outra parte só se contenta quando der-mos tudo. A única coisa que vamos conseguir é uma vida cheia de nada.

Quando pensamos que já sabemos tudo; quando achamos que expe-riência da vida é nossa aliada – achamos sempre que temos a ex-periência suficiente para dar conta de todos os assuntos, mesmo os que falam de amor, vem a vida e lembra-nos de que há sempre mais qualquer coisa a aprender.

Não lhe dês tudo.POR: by, jUX

//AMOR & SEXUALIDADE

44 blogazine 45Visita-nos em blogazine.pt

Page 24: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

A importância do sono

POR: MÓNICA SILVA

Quando o assunto é mudar o corpo, dor-mir bem é tão importante quanto a dieta ou o treino.A correria do dia a dia, o stress e todas as obrigações quotidianas que nos rodeiam atrapalham cada vez mais o nosso padrão de sono.

Menos sono, menos testosterona. A testosterona é uma das hormonas mais importantes para quem treina. É ela que vai determinar quanta massa muscular é possível ganhar (ou manter) naturalmente.

Dormir bem melhora o sistema imunitário do nosso corpo.O sono desencadeia vá-rias funções vitais no corpo vai influenciar na aprendizagem, na motivação, na felici-dade, assim como praticamente em tudo o que envolve a nossa qualidade de vida.

Muitas vezes negligenciamos as nossas horas de sono, mas dormir é extremamen-te importante para a saúde, principalmente para quem faz musculação visando a hipertrofia.

Não é à toa que muitas pessoas têm maus resultados no ginásio. Dormir pouco vai fazer com que ganhes gordura, vai facilitar a perda muscular e é durante o sono que os músculos se regeneram.Dormir mal prejudica a concentração e a produtivida-de.

Para quem treina, as principais funções são a reparação do tecido muscular e outros tecidos do corpo, o que inclui a substituição de células velhas e mortas por novas.

Sem as horas necessárias de sono e o descanso, os nossos progressos no treino podem ser drasticamente reduzidos assim como a nossa saúde.

//GET FIT

46 blogazine 47Visita-nos em blogazine.pt

Page 25: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

FILIPA VASCONCELOS Por: Anneladam

Entrevista a:

Filipa Vasconcelos é uma blogger portuguesa a viver em Londres e, nesta entrevista, fala-nos sobre os seus blogues, os seus interesses e a sua vida.Genuinamente interessada por cultura, a Filipa procura passar aos seus seguidores o que de melhor encontra nos seus dias. Vamos conhecê-la!

B: Quem é a Filipa?

F: Essa não é uma pergunta fácil de responder. A Filipa já foi muita coisa, e muita coisa criou a Filipa de agora. Sou uma pessoa que adora viajar e experimentar coisas novas. Gosto de mudanças, apesar de nunca sabermos à partida se uma mudança será boa ou não mas, no final, vale sempre a pena.

B: Alexandra é o nome do teu blogue. Porquê este nome?

F: Não houve nenhuma razão em especial. Alexandra é o meu segundo nome, e é como algumas pessoas da família ainda me tratam.

B: Cultura televisiva é algo que gostas de partilhar com os teus seguidores?

F: Sim, é algo que definitivamente gosto de partilhar com os meus seguidores. Sempre vi muitos filmes e não só. Com isso, acabas por ganhar um sentido critico sobre o cinema, o que te faz querer depois partilhar a

tua opinião com outras pessoas que têm em comum esse mesmo gosto. Tento sempre estar atenta às novidades mas, infelizmente, não tenho tempo para falar de tudo o que vejo, ou para ver tudo o que quero.

B: Também na Blogazine trabalhas na parte da cultura. Fala-nos deste teu interesse.

F: Eu gosto muito de tudo o que seja filmes, séries e documentários, embora a cultura não seja apenas isso. No caso da última edição da revista falei do Fórum Romano, experienciado na minha última viagem; já na edição de fevereiro, falei das histórias do dia dos namorados.

B: Que outros temas gostas de abordar?

F: Gosto muito de temas como viagens, opinião pública e saúde. São temas que têm sempre por onde se pegar para criar um bom texto e tudo o que seja assim, agrada-me.

B: Não deixámos de notar que também escreves alguns poemas e textos mais pessoais. Em que te inspiras?

F: Sim, eu escrevo desde miúda. Comecei a escrever um livro, nunca editado, quando tinha 13 anos e sempre foi uma grande paixão. Infelizmente, com o passar do tempo, o trabalho e uma vida mais preenchida, tive de optar por fazer outras coisas nos meus tempos livres, deixando a escrita cada vez mais para trás. Hoje tento ao máximo conciliar as duas coisas, mas não é fácil.

//ENTREVISTA

48 blogazine 49Visita-nos em blogazine.pt

B: O facto de estares fora de Portugal traz-te vontade de partilhar o que experiencias com os teus leitores?

F: Digamos que partilho mais com os meus amigos do que propriamente com os meus leitores. Londres é uma cidade de experiências e teria imensas opções de temas para partilhar no blogue, sem dúvida alguma. Contudo, não é uma coisa que ainda tenha feito, mas o que não quer dizer que não venha a fazer. Vou pensar no assunto!

B: Já tiveste outro blogue intitulado ‘Cozinha mais um pouco’. O que te levou a criá-lo?

F: Eu ainda tenho esse blogue e não pretendo abandoná-lo. Infelizmente, o meu tempo é bastante limitado, ou como meu namorado diz “mal

aproveitado”. (risos)Eu costumo fazer receitas, e prometo a amigos que as vou colocar no blogue e, no final, acabo por não o fazer. Ou porque não tenho tempo ou porque me esqueço. Já tive inúmeros blogues e, muitos deles, acabei por desistir porque custava-me imenso arranjar tempo para mantê-los de forma ativa. Prometo que depois desta entrevista vou tentar ser mais assídua (todos vocês sabem que isso não vai acontecer). (risos)

B: Em relação ao teu blogue, cumpriste com os teus objetivos?

F: Na verdade, eu quando crio um blogue nunca tenho muitas expectativas. Portanto, não tinha objetivos concretos a não ser esperar que pelo menos os meus amigos o visitem de vez em quando.

Page 26: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

//ENTREVISTA

50 blogazine

“A Blogazine foi uma forma de me manter

mais presente no meu blogue, e obrigar-me a arranjar tempo, mesmo por pouco que seja, para

escrever.”

B: Ainda sobre o facto de estares em Londres. Como te sentes?

F: Londres é um misto de cultura, há um pedaço de todo o mundo aqui. Eu gosto muito, no sentido em que há lojas, restaurantes e sítios muito interessantes onde se pode realmente viajar sem sair da cidade. Eu descobri, aqui, a comida turca e devo confessar que é de longe a minha preferida, mas há muitas opções de sabores, incluindo vegetarianas. Existe também o China Town onde se pode encontrar um pouco de toda a cultura asiática. Relativamente à segurança, nunca encontrei motivos para não me sentir segura na zona onde vivo e trabalho, como também nas zonas onde costumo passear.

Quanto ao terrorismo, posso dizer que fica difícil ir até ao centro de Londres quando estas situações acontecem. Mas posso dizer que, passadas duas semanas, as pessoas já não se lembram disso e fazem a sua vida normalmente, incluindo eu.

Para mim, os últimos acontecimentos foram numa altura complicada, sendo que os meus pais vieram passar férias cerca de duas semanas depois do acontecimento. Uma coisa é quando és só tu que tens de ir. És só tu, a responsabilidade é relativa. Quando vais com familiares passear aos sítios turísticos da cidade, que são mais propícios a esses incidentes, sentes que a responsabilidade do que possa acontecer é tua. Se acontecer alguma coisa, nunca te vais perdoar por os teres levado ate lá.

B: “Quantas coisas se perdem, por ter medo de perder”. O que nos podes dizer sobre esta frase?

F: É uma frase de um dos livros do Paulo Coelho e, sem dúvida, a minha preferida. Acho que o que mais nos

impede de fazer seja o que for é o medo e, normalmente, é sempre o medo de perder qualquer coisa. Desde que li essa frase tento sempre, no decorrer dos meus dias, não deixar de fazer nada apenas por medo.

B: Como é que descobriste a Blogazine?

F: Eu descobri a Blogazine através da Carina Pereira, autora do blog Contador D’Estórias. Somos amigas já há alguns anos e ela falou-me que estavam a precisar de colaboradoras para a área da cultura, e então decidi aventurar-me.

B: O que é que te levou a quereres fazer parte desta revista?

F: A Blogazine foi uma forma de me manter mais presente no meu blogue, e obrigar-me a arranjar tempo, mesmo por pouco que seja, para escrever.

B: Que conselhos podes deixar para os nossos leitores?

F: O melhor conselho que posso dar é exatamente o que transmite a minha frase preferida. Não deixem de fazer nada por medo! O medo é o maior inimigo da felicidade e da concretização pessoal! b

Page 27: A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET ... - blogazineblogazine.pt/uploads/sara_rodrigues.pdf · A REVISTA QUE, AO CONTRÁRIO DOS FIDGET SPINNERS, CONTINUA A SER VICIANTE! ... Preparação

blog

azin

e

Alexandra V. • alexandra.blogs.sapo.ptAna Duque Pereira • adpmua.wordpress.comAna Rita Cortez • minniemeblog.ptAna Rita Leal • belezafeminina016.blogspot.ptAnabela Neves • a-lupa-de-alguem.blogs.sapo.ptAnneladam • aanneladam.blogspot.ptBy, JUX • soquenao.blogs.sapo.ptCarina Pereira • contadordestorias.wordpress.comCésar • ostretasdocostume.blogspot.ptMargarida • saboresdaminhacozinha.blogs.sapo.ptMónica Silva • monicalimasilva.blogs.sapo.ptPatrícia Domingues • styledays.ptPaula Moreira Santos • paulamoreirasantos.blogspot.ptRicardo Rodrigues • opinguimsemasas.blogspot.ptRititi • rititidecidiuescrever.blogspot.comSue Amado • suesotto.blogspot.pt

Design & EdiçãoCátia Silva • meiainsoniadeamor.wordpress.com Pedro Daniel • omeucaomorreu.blogspot.ptTiago Aryan • tiagoaryan.com

Equipa Técnica