A SEMANA Edição 428

8
Ano VIII • número 428 • 14 A 20 de junho de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto MG Neno Vianna / PMOP “jArdIm” VIrou A PrAçA dA morte Com a bênção do padrinho Fim de semana sangrento. Ponto de encontro de famílias é palco de tragédia. Adolescente mata rival a tiros e bala perdida faz outra vítima PÁgInA 6 sem acordo, “blocão” fica sem candidato PÁgInA 4 servidores da uFoP entram em greve PÁgInA 5 Divulgação Celso Cota vai para a convenção do PSDB com apoio de Aécio Neves PÁgInA 3 Reprodução TV Adolescente de 13 anos denuncia que professor levou bebida alcoólica com estimulante sexual para dentro de escola municipal em Mariana PÁgInA 6 deu “tesão de vaca” para alunos

description

14 de junho de 2012

Transcript of A SEMANA Edição 428

Page 1: A SEMANA Edição 428

Ano VIII • número 428 • 14 A 20 de junho de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto MG

Neno Vianna / PMOP

“jArdIm” VIrou A PrAçA dA morte

Com a bênção do padrinho

Fim de semana sangrento. Ponto de encontro de famílias é palco de tragédia. Adolescente mata rival a tiros e bala perdida faz outra vítima PÁgInA 6

sem acordo, “blocão” fica sem candidato

PÁgInA 4

servidores da uFoP entram em greve

PÁgInA 5

Divulgação

Celso Cota vai para a convenção do PSDB com apoio de Aécio Neves

PÁgInA 3

Reprodução TV

Adolescente de 13 anos denuncia que professor levou bebida alcoólica com estimulante sexual para dentro de escola municipal em Mariana PÁgInA 6

deu “tesão de vaca” para alunos

Page 2: A SEMANA Edição 428

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 14 A 20 dE juNho dE 2012

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

joRNAL A SEMANA LTdACNPj: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMir de a. cOstadiretor-PresidentedOUGlas cOUtOjornalistaWHiNter GONÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidareginaldo Vilela

Studio Élcio Rocha (31) 3557-1995

REdAÇÃoEndereço: Rua jatobá, 137ª, Bairro Rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMERCIALE-mail: [email protected]

CIRCuLAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPRESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Para uma cidade que sonha com o título de Pa-trimônio da Humanidade, ter um dos seus símbolos ameaçados pelo descaso não é nada bom, mas, infelizmente, é a triste realidade a que Mariana está relegada. A cidade que até bem pouco tempo era um dos exemplos de conservação, hoje figura na lista das com patrimônio em risco.

O patrimônio histórico pede, ou melhor, se “es-goela” por socorro. Apesar de toda a imponência, a igreja de São Francisco foi interditada outra vez. O descaso é evidente, assim como o risco de desaba-mento do forro e do teto do templo, que sofre com a infestação de cupins e rachaduras.

Além disso, a fragilidade de redes elétricas com-põe um cenário do qual até Deus duvida, mas que parece cada vez mais fazer parte da rotina litúrgica nas igrejas por aqui. A questão é saber: até quando? A cidade, que se orgulha de ser a primeira vila, cidade e capital de Minas, se envergonha da forma como seus filhos vêm cuidando de seu patrimônio, que, aos poucos, está sendo tombado não pelo patri-mônio, mas pela ação do tempo ou dos cupins.

Com 317 anos e um acervo de dar inveja a mui-tas cidades, Mariana ainda é refém dessas pragas: os cupins e a omissão do poder público.

É desse jeito que a cidade quer ser Patrimônio da Humanidade? É melhor mudar de estratégia. A continuar neste caminho, o máximo que vai con-seguir é entrar para a lista negra da UNESCO de patrimônios em risco.

twittess

em destaque

As frases acima são reproduzidas na íntegra. o jornal A semana não se responsabiliza pelo conteúdo das mesmas, assim como possíveis desvios relacionados ao uso da norma culta da Língua Portuguesa.

PAtrImÔnIo tombAndo

entre aspas“Sair um candidato de consenso num grupo muito heterogêneo e constituído por desafetos políticos e pessoais não é tarefa fácil. É complicado”ozanan santos, advogado, em artigo publicado no blog

IsrAeL QuIrIno

A sorte está lançada! A frase é atribuída a Júlio César, quando resolveu atravessar o rio Rubicão e tomar o po-der em Roma. Nada muito diferente do que está por vir em nosso cenário municipal, quando algum candidato, após atravessar o estreito caminho das urnas, assumirá, por nos-sa escolha, o poder em nossa cidade.

O mês de junho dá a lar-gada no processo de escolha daqueles que irão disputar o nosso voto durante a novente-na que antecede ao dia 07 de outubro. Iniciando o período das convenções partidárias as agremiações políticas en-cerram as suas conversas e formalizam as alianças ali-nhavadas em todo o primeiro semestre. Nos bastidores, po-rém, surgem ainda os buchi-chos de última hora, brasas que ardem sob as cinzas da-queles que resolvem descer dos muros, de outros que, no apagar das luzes mudam de opinião e se agregam a outros grupos. Enfim, estamos no rescaldo.

A hora se aproxima e a sorte será lançada. Das con-venções que se iniciam neste mês de junho, sairão definidos os nomes dos candidatos que nos serão apresentados duran-

ALeA IActA estte a campanha eleitoral e que, a partir do dia 07 de julho te-rão permissão legal para nos abordar com suas propostas, predicados e promessas.

Dizem que em uma guer-ra a primeira vítima é a verda-de. Não tenhamos dúvida! A verdade já faleceu há muito! E em uma campanha eleito-ral não é diferente. Vez por outra um foguetório irá nos anunciar uma conquista ou uma derrota, em uma guerra sinistra que se trava nos po-rões das eleições, longe do in-cauto eleitor, onde a canetada de juízes e o palavrório dos advogados valem muito mais que o voto na urna eletrônica. Corre, por detrás do processo regular de escolha que conhe-cemos, um outro certame bem mais complicado, que é o do tapetão eleitoral. Ali a briga é feia, muito mais arraigada do que os discursos incisivos dos comícios. Dela o eleitor só tem vaga notícia, embora sofra as conseqüências.

No entanto, a festa demo-crática que se inicia, com a conseqüente batalha judicial que trará consigo, não nos pegará de surpresa. Nos últi-mos anos conseguimos saber de cor os nomes de todos os ministros do TSE. O canal da TV Justiça mereceu mais au-diência que as novelas. E as terças e quintas, dias de ses-

@beth_cota (beth cota)Mais uma vez, o lixo volta a ser acumulado nas ruas. Onde está a empresa que faz a coleta de lixo???

@walterrodrigues (Walter rodrigues)Nonô Miranda é apaixonado nas discussões políticas, mas jamais agrediria alguém… muito menos eu… haha.

@allanalmeida(Allan Almeida)Se toda semana for ter um show pirotécnico em Mariana, eu vou investir no ramo e começar a trazer carregamentos de fogos do Paraguai.

@ernanebailao (ernane bailao)Fim do grupão... Cada um vai para o seu lado fazer sua campanha...

@rodriguspaiva (rodrigo Paiva)Blocão exige 8 mil reais para poder divulgar pesquisa eleitoral. POVO terá que pagar pra saber o resultado! Vixe... A coisa tá feia!

@xykoneves (Francisco neves)P.F.?, Deve ser Polícia Florestal, em toda eleição qualquer carro preto é PF. Além do mais, Mariana só tem artista, bandido tem que importar.

são no Tribunal, passaram a ser os dias de nossas angústias e boatos. Por um período um ou outro ministro decidiu por nós, eleitores, sem saber se-quer o que decidiam. A cidade e seu futuro viraram apenas uma folha de papel onde se lançam fundamentos de direi-to. E a vida se esvaiu nestas idas e vindas infelizes.

O caos, administrativo e político, que a cidade vive tem, a nosso sentir, data certa para terminar. Assim espera-mos. O emperramento da má-quina pública, improdutiva e perdulária que assistimos nos dias de hoje, esperamos ver-se desencalacrar na alvorada do ano vindouro. Isso pelo fato de que a intervenção ju-dicial no processo eleitoral foi perniciosa com a nossa cida-de, muito mais que o suposto delito que dizem ter maculado as eleições. Ao buscar o direi-to e não a justiça, as decisões judiciais penalizaram a popu-lação com governos frágeis, sem credibilidade ou articula-ção política e administrativa. Faltou coerência e sobraram prejuízos à cidade que vive os últimos dias da idade média, em pleno século XXI.

Como num casamento arranjado, vivemos uma fal-sa sensação de normalidade, quando sabemos, lá em nos-so íntimo, que nada está ao

nosso agrado. Não foi esse o governo que escolhemos na última eleição. Votamos, mui-tas vezes, em uma pessoa e não em um plano de governo. O voto é mais uma manifes-tação de confiança. Mais um motivo pelo qual nos sentimos traídos.

O cenário eleitoral aos poucos se define. Aqui e ali despontam candidaturas, que devem ser naturais, lideranças nascidas da autoridade e não impostas pelo poder. Muitos tantos ficarão pelos caminhos da disputa, poucos serão su-fragados e conduzidos aos postos vagos de mandatários e legisladores. O que espera-mos é que o processo se faça dentro do que fora previsto na Constituição Federal, em res-peito à vontade do povo.

Ouço, como uma jacula-tória, a voz nasalada de Bob Dylan, que pergunta ao vento: how many ears must one man have, before he can hear peo-ple cry? (quantos ouvidos um homem deve ter, para ouvir o povo chorar?)

Que nossos candidatos ouçam a voz das ruas. Dis-pam-se de suas vaidades e vistam-se da vontade de servir a essa gente. (faltam só 200 dias!)

Israel Quirinoprofessor e advogado

Page 3: A SEMANA Edição 428

PoLÍtIcA PÁGINA 3 • A SEMANA14 A 20 dE juNho dE 2012

Com as bênçãos do padrinho Ex-prefeito Celso Cota vai para a convenção do PSDB com apoio de Aécio Neves

Começa neste domin-go e vai até o dia 30 de junho o período oficial das convenções partidárias, momento em que as siglas formalizam seus candida-tos a prefeito, vice e vere-ador, além das coligações que irão compor nas cha-pas.

Definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, esse período marca as negocia-ções entre os políticos e partidos na busca de alia-dos. Uma das convenções mais esperadas ocorre no domingo, dia 17, data

marcada pelo PSDB para a escolha do candidato tu-cano a prefeito de Mariana nas eleições. O ex-prefeito Celso Cota deverá ser es-colhido por aclamação. A chapa tucana deverá ter o ex-vereador Duarte Junior (PPS) como vice.

Nos bastidores, a infor-mação é que a futura chapa tucana pode vir a ter apoio de até 15 partidos. De acor-do com a coordenação ge-ral da pré-campanha, está tudo pronto para a conven-ção. “Nós preparamos uma grande festa para selar a

candidatura de nossa cha-pa majoritária e de todos os nossos candidatos a ve-reador”, disse o tesoureiro do Diretório do PSDB de Mariana, Salvador Couto.

Para o encontro, foram convidados o vice-gover-nador do Estado, Alberto Pinto Coelho (PP), deputa-dos federais tucanos Paulo Abi-Ackel e Rodrigo de Castro, além do secretário de Governo de Minas Ge-rais, Danilo de Castro, e os deputados estaduais Jayro Lessa, Luzia Ferreira e João Leite, que confirma-

Divulgação TSE

Corte do TSE confirma as regras para as eleições 2012

Além do PSDB e PPS, que inauguram a temporada das convenções em Mariana, com os partidos devendo ratificar a aliança entre Celso e Du, também haverá outras definições no cenário político. Onze partidos anunciam as suas convenções para o domingo, entre eles PSL, PTC, PTdoB, PR, PRP, PHS, PP, PRB, PRTB, PSB e PSD.

O Partido dos Trabalhadores irá se reunir no dia 30 para definir se saem com candidato próprio, ratificando o nome do Dr. Jonas, ou se compõe aliança outros partidos. Os

Aberta a temporada de convenções partidárias

Democratas (DEM) vão para a convenção no dia 21 decididos a apoiar o advogado Rodrigo Miranda. As tentativas de compor chapa no chamado “grupão” fracassaram.

Os demais partidos: PTB, PDT, PMN e PV não divulgaram as dadas das convenções.

De acordo com nota publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que as convenções partidárias devem ocorrer até 30 de junho. A lei prevê, ainda, que, a partir de hoje, e até o

fim da campanha eleitoral, as emissoras de rádio e de televisão estão proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção partidária.

O candidato já oficializado pelo partido que, a partir deste domingo, se sinta atingido por afirmações caluniosas, difamatórias ou injuriosas tem direito de resposta garantido contra esse tipo de informação difundido por veículos de comunicação. Para os partidos, hoje é o último dia para fixação dos limites de gastos de campanha.

ram presença, entre outros.O senador e ex-gover-

nador Aécio Neves, que não estará na convenção, afirmou que Celso conti-nua tendo seu apoio pes-soal e o do partido. Na sua declaração, Aécio afirmou que “Mariana terá a opor-tunidade de eleger um prefeito que represente o povo marianense, um ho-mem capaz de reconduzir o município de volta aos trilhos. Por isso, conto com apoio dos conven-cionais para referendar o nome de Celso”.

Neno Vianna / Arquivo

Com apoio de Aécio, Celso vai para a convenção do PSDB no domingo

Apoio do Pmdb é alvo de disputaAs portas do início da

corrida eleitoral, o apoio do PMDB vira alvo de disputa ferrenha entre os grupos lide-rados pelo o ex-prefeito Cel-so Cota (PSDB) e do prefeito Roberto Rodrigues (PTB). A briga chegou à Executiva esta-dual, que interveio na conven-ção municipal peemedebista, marcada para domingo, dia 17.

De acordo com as in-

formações publicadas por Walter Rodrigues, irmão do atual prefeito e presidente do PDT de Mariana, “no PMDB Estadual vários membros da Executiva manifestaram de-sejo de que o vereador Rai-mundo Horta esteja na chapa majoritária”. “A chapa de Celso e Duarte já está defini-da. O PMDB deve negociar com o PTB a coligação para

indicar o nome de Raimundo à vice”, disse.

A versão é negada pelo presidente do PMDB de Mariana, Jésus Sinhá, que trabalha para costurar um acordo com a chapa tucana. Os filiados do partido têm participado de diversos en-contros com o ex-prefeito tucano, que dá como certa o apoio peemedebista.

PAdre joão do cArmo

No Batismo, todos somos cristãos comprometidos com o Projeto redentor do filho de Deus. Somos marcados para sempre com o selo da vida com o Cristo. A nossa missão nasce na água e no espírito. É esse sacramento que lança a pessoa humana na luta, não importa o campo de batalha, seja dentro de si mesmo, na comunidade, na política, nos movimentos sociais, nas artes, ou seja, somos consagrados para ser fermento no mundo.

São bastante questionadoras as normas da igreja no que se refere ao Padre na Política. Não é permitido àquele que recebe a ordem filiar-se em partido político, candidatar-se. É campo do leigo. Antes de ser ordenado, o varão precisa ser batizado, ou melhor, a Primeira Certidão exigida é a do Batismo, para o jovem entrar no seminário.

Não seria a política uma coisa suja? O leigo pode sujar-se. E o padre? Ele é mais importante em relação aos demais cristãos?

Outra interrogação que fica no ar: quantos reais a Santa madre Igreja Católica investe na formação dos Padres? E para os leigos preparem para enfrentar os desafios de ser

nA PoLÍtIcA, PAdres e LeIgosdiscípulo e missionário? Eu arrisco dizer, pois nunca vi nenhuma estatística, nem sei se existe a respeito de tal assunto, mas, de cada R$ 100,00 (cem reais) aplicados nos seminários, talvez R$ 1,00 (um real) seja destinado à formação dos outros batizados. No momento de pegar “O boi pelo chifre”, são os leigos convocados.

Houve sim, momento em que a igreja Povo de Deus, na Ação Católica, iniciou para valer esse trabalho. A hierarquia bateu pesado, escalando um bispo linha dura com o intuito de implodir essa iniciativa.

Dos anos setenta a noventa, houve a experiência das CEB’S (Comunidades eclesiais de base). A Bíblia na mão e no coração do povo. A formação tendo a leitura da palavra de Deus no chão da realidade despertou nas pessoas e nas comunidades a capacidade de ser sujeito de sua história. Quem não se lembra daquelas músicas cantadas nos encontros, grupos de reflexão e plenárias: “A verdadeira igreja é onde o povo está unido, em que Jesus deseja nem opressor nem oprimido”, no CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), com os seus biblistas Carlos Mesters e companhia? Também nesse período houve uma verdadeira escola de lideranças

com o sonho de uma sociedade mais igualitária e fraterna. Ainda nesse período, a igreja institucional, para controlar esses grupos, convidava-os a agarrar a batina do padre para não se perder.

Mesmo dentro das quatro paredes da igreja, qual o papel do leigo, se não ajudante do Sr. Vigário? Nos documentos eclesiásticos, para quem não convive com a realidade, o cristão leigo desfruta de bastante autonomia. Mas no dia a dia das Paróquias, quando acontece, às vezes nem isso, eles são comunicados nas reuniões dos conselhos das decisões dos Padres.

A respeito de o padre filiar-se em partidos políticos, candidatar ao legislativo ou executivo vai dividir a comunidade é verdadeiro. Mas é bom lembrar que toda opção é acompanhada de ruptura. E o batizado em Cristo está mergulhado com todo o seu ser na vivência de tal Projeto de separação do joio do trigo. “Não pensem que eu vim trazer paz à Terra; eu não vim trazer a paz, e sim a espada. De fato, eu vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra”, disse Jesus.

Padre joão do carmo macedo é prefeito de Acaiaca (mg).

edItAL de conVocAçãoO presidente do SINDICATO DOS SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MARIANA/MG (SINDSERVMARIANA), por solicitação da Co-missão de Elaboração de Propostas para o Plano de Vencimentos e Carreira, convoca todos os SERVIDORES FILIADOS ATIVOS DO SEGMENTO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO (PEDAGOGOS E PROFESSORES), conforme Estatuto, para par-ticiparem da Assembléia Geral da Categoria, a realizar-se no dia vinte de junho de dois mil e doze, quarta-feira, às 17 horas, na Liga Esportiva de Mariana (LEMA), situado à Rua 16 de Julho, 10 – Centro – Mariana/MG, para discutir e deliberar sobre a seguinte pauta:

1) Esclarecer o andamento das negociações com os órgãos competentes (Executivo e Secretaria de Educação);2) Elaboração de propostas para futuras ações da Comissão.Mariana, 13 de julho de 2012.

Darcy Pereira de Carvalho Presidente do SINDSERV-MARIANA

INFORME PUBLICITÁRIO

Page 4: A SEMANA Edição 428

PoLÍtIcAPÁGINA 4 • A SEMANA 14 A 20 dE juNho dE 2012

sem acordo, “blocão” fica sem candidato

Partidos não se entendem, e cada um deverá lançar seu pré-candidato

A falta de consen-so pode colocar fim ao “blocão”, criado há um mês para fazer frente ao ex-prefeito Celso Cota, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Mariana. Formada inicialmente por nove partidos (PTB, PDT, DEM, PT, PV, PMN, PSC, PCdoB e PTN), a “aliança suprapartidária” continua sem candidato. As diver-sas lideranças, por en-quanto, não entraram em um acordo com relação a qual nome terá apoio dos partidos.

A expectativa de um acordo para esta sema-na não ocorreu. Na últi-ma reunião do “grupão”, ocorrida no domingo, na Câmara, os líderes do PDT e DEM, Walter Ro-drigues e Nonô Miranda, se estranharam na mesa de negociação e travaram um acalorado bate-boca,

sendo contidos. Os demo-cratas saíram do encontro decididos a defender o nome do Rodrigo Miran-da como pré-candidato na convenção do partido.

PMN não faz mais par-te do grupão. Com a che-gada da prefeita cassada, Terezinha Ramos (PTB), os coordenadores pediram a saída do PMN, que tem como pré-candidato Chico da Farmácia, acusado de ser o mandante da morte do ex-prefeito João Ra-mos.

Pelo PTB, o atual pre-feito Roberto Rodrigues não abre mão da cabeça de chapa em uma disputa pela reeleição. O desafio é achar o nome para compor a aliança, já que, pelo PV, Sônia Azzi garantiu, em entrevista à radio local, que é pré-candidata e não se sentiria à vontade para coligar com Roberto.

Pense direitocontInuAção

FAzer justIçA não é FAzer dIreItocArtA desAbAFo do juIz cArLos roberto LoIoLA

Dá muita satisfação profissional ao magistrado sério. Mas fazer Justiça, só com olhos na Justiça, isso tem um toque de Divino. É superior a tudo. Quando o Supremo Tribunal Federal julgou o caso das cotas raciais, ele fez Justiça. Acho. Foi Justiça à unanimidade. Mas para a Folha de São Paulo, o julgamento do STF foi medíocre, parecia “conversa de bar”, comentaram lá naquele jornal. Cada um tem seu conceito do que é Justo. Talvez seja por isso que a jornalista lá de São Paulo, ao publicar recente matéria sobre a minha forma de sentenciar, apenas pinçou uma partezinha de uma sentença que ela entendeu de retirar do contexto e fez lá sua hermenêutica do tititi em sua coluna semanal. Acho. Não li, porque não acompanho Facebook, nem rede social alguma, mas fiquei sabendo agora. Mas ela tem lá também o seu direito constitucionalmente assegurado de livre manifestação do pensamento, como eu acho que tam-bém tenho o meu. E se ela só conseguiu retirar aquele peda-cinho que dizem que ela retirou, talvez porque seu mundo todo seja aquilo mesmo. Ninguém faz suco de laranja tendo só jabuticaba no “inborná”, dizia amigo meu, dos tempos de juventude. No espelho, ninguém é mais feio ou mais bo-nito do que é. Ela havia me telefonado e perguntado se eu não tenho medo de ser diferente, de ficar sozinho. Via-se, pela pergunta, que ela não sabe nada que a mineiridade se constrói é na solidão, na quietude. Além disso, quem tem colo de mãe não pode se julgar sozinho, porque ela se dá de todo, o tempo todo. E se Justiça é colo de mãe, se eu estou com ela, como poderia me julgar sozinho?

Cada caso é cada caso. É assim que penso e assim que trabalho. No ano passado, sentenciei, sem assessor, 3.618 processos. Quantos Juízes podem dizer que julgaram tan-tos processos assim? Cada um desses 3.618 processos teve lá sua sentença. A maioria delas, com certeza, bastou apli-car regra de Direito, porque a regra do Direito, para esses casos, se amoldava às regras da Justiça. A Justiça tinha a mesma cara do Direito. Em alguns deles, a sentença se dis-tanciou um pouco da regra do Direito, porque prevaleceu a regra de Justiça. De vez em quando aparece um caso que só deve receber regra de Justiça, com expressões e contornos da Justiça, com alguma formatação mínima exigida pela regra do Direito, como foi o que causou alvoroço que não entendi. Mas vou pensar mais sobre isso.

Meu direito à livre manifestação do pensamento, con-tudo, acho que ainda tenho e não é porque alguém possa se sentir incomodado com minha manifestação é que eu vou fazer igualzinho aos outros. Ser diferente é normal.

Continua na próxima edição

Flávio de [email protected]://flavioals.spaces.live.com/

No caso do PDT, do vereador Geraldo Sales de Souza “Bambu”, a di-reção do partido descartou a possibilidade de lançar candidato próprio nas eleições e deverá compor com o “blocão”. Já o PT lançou o nome do Dr. Jo-

nas a pré-candidato, mas deverá definir o destino do partido até dia 30. O resultado da “pesquisa de opinião pública” que indicaria aquele que tem condições de enfrentar a chapa tucana nas urnas não foi divulgado.

Divulgação

Sônia Azzi é a pré-candidata à prefeitura de Mariana pelo PV

ozAnAn sAntos

Quando eu li o primeiro manifesto “Todos por Mariana”, divulgado pela imprensa da região dos Inconfidentes sobre o “blocão ou grupão”, como já é denominado por alguns jornais locais, confesso que fiquei impressionado não só com a quantidade de partidos, como também de pré-candidatos. Eram doze partidos e seis pré-candidatos.

À exceção da quantidade de partidos, muito comum nas eleições municipais, nunca se viu na história política de Mariana um único grupo reunir tantos pré-candidatos. A maioria constituída de pessoas que não costumam ter militância política diária. Só aparecem de quatro em quatro anos. Alguns, marinheiros de primeira viagem, o que não é ruim, pois indica saudável renovação do paupérrimo e velho quadro político marianense.

Depois da divulgação do primeiro manifesto, alguns partidos se afastaram do grupo e um pré-candidato e seu partido foram excluídos, por um motivo político óbvio: prejudicava a imagem do bloco. Essa exclusão foi assim justificada pelo grupo:

conFLIto de Interesses eLeItorAIs“como em toda rediscussão política, alguns partidos se aproximam e outros se afastam, e isso faz parte da democracia”.

No meu entendimento, salvo melhor juízo, o pior problema que o grupo vai enfrentar é estabelecer um consenso político para a escolha de um candidato entre os cinco pré-candidatos remanescentes, com a saída de Chico da Farmácia.

Como conciliar, por exemplo, os conhecidos conflitos partidários do PTB do prefeito Roberto Rodrigues com o de Terezinha Ramos, o do PDT de Walter Rodrigues com o de Bambu, o do DEM de Alypio Faria com o de Nonô Miranda e seu filho Rodrigo e Bento Quirino, o do PT de Aída com o de Edernon Marcos?

O grupo é politicamente muito heterogêneo, os interesses político-partidários e pessoais são muito conflitantes.

O PMDB de Raimundo Horta e Jésus Sinhá, parece, ainda está em cima do muro. Sozinho não elege nem prefeito nem vereador. Para ter algum sucesso eleitoral, o partido terá que coligar ou com os celsistas ou com os anticelsistas.

Os latifundiários

empresários da mineração que fazem parte do grupo “Todos por Mariana” estão mais preocupados em tirar Celso Cota de disputar as eleições municipais no tapetão da justiça eleitoral do que disputá-las com ele nas urnas e, quem sabe, até ganhar.

Será que no grupo dos latifundiários, onde há

cinco prováveis candidatos: Bambu, Dr. Jonas Machado, o Dr. Rodrigo Miranda, Sônia Azzi e o atual prefeito de Mariana, Roberto Rodrigues, não há um pré-candidato capaz de derrotá-lo nas urnas?

Perguntar não ofende!

ozanan santos é advogado autor do blogdoozanan.blogspot.com.br.

INFORME PUBLICITÁRIO

edItAL de conVocAção

O Presidente da Comissão Provisória do DEMOCRATAS do Município de Mariana, Minas Gerais, nos termos do Estatuto Partidária e da Legislação Eleitoral vigente, por este Edital, CONVOCA para a Convenção Municipal seus membros com direito a voto abaixo relacionados:

1- Membros da Comissão Provisória Municipal;2- Parlamentares do Partido com domicílio eleitoral no Município.

A Convenção será realizada no dia 21 de Junho de 2012, instalada às 19 horas, na sede da Sociedade Musical União XV de Novembro, sita na Rua Direita n°151, centro, Mariana, MG, para deliberar a seguinte ordem do dia:

a) Deliberação sobre Coligações;b) Escolha de Candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e possíveis coligações para as eleições majoritárias de 07 de Outubro de 2012.c) Escolha de Vereadores e possíveis coligações para as eleições proporcionais de 07 de Outubro de 2012.d) Sorteio do número dos Candidatos a Vereador.

Mariana, 11 de Junho de 2012.

Alypio de FariaPresidente da Comissão Provisória do DEMOCRATAS (DEM)

Mariana – MG

Page 5: A SEMANA Edição 428

cIdAdes PÁGINA 5 • A SEMANA14 A 20 dE juNho dE 2012

servidores da uFoP entram em greve

Movimento é tendência nacional, sem previsão de volta às atividades

Os servidores técnico-administrativos da Uni-versidade Federal de Ouro Preto (UFOP) entraram em greve na segunda-feira (11). Por unanimidade, a decisão foi tomada na as-sembleia da categoria, que reuniu 291 servidores.

De acordo com o Sin-dicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufop (Assufop), entre as reivindicações da cate-goria, estão o reajuste no piso salarial, a correção das distorções da carreira e o reposicionamento dos apo-sentados.

A pauta ainda tem como eixos reajuste de 22,08% (com reposição da inflação de 2010 e 2011). A categoria faz coro com os demais servidores pelo es-tabelecimento de data-base no dia 1º de maio, direito à negociação coletiva e fim das privatizações.

Com a paralisação, os serviços de restaurante, de biblioteca, de laboratórios e de transporte ficam afeta-dos na universidade. Uma assembleia dos trabalhado-res está marcada para o dia 14 de junho, quinta-feira.

A assessoria de impren-sa da Ufop informou que

ainda não há um balanço dos serviços afetados. O sindicato estipula que 90% da categoria aderiram à paralisação. Nesta segun-da-feira, foi instalado o Comando Local de Greve (CLG), que, a partir de ago-ra, ficará responsável pelas negociações com a Reitoria

Divulgação ASSUFOP

Em assembleia, servidores da UFOP decidem cruzar os braços

da UFOP.A greve dos técnico-

administrativos reforça a paralisação dos professores, que teve início no dia 17 de maio. Até o fechamento desta edição, o governo fe-deral não havia sinalizado com acordo ou contrapro-posta para as categorias.

dedé santana será homenageado

pela câmara

A Câmara de Mariana já definiu as personalida-des homenageadas este ano com a medalha de Mérito Legislativo e o título de Ci-dadania Honorária, comen-das anualmente entregues pela Casa de Leis, que este ano encerra as comemora-ções dos seus 300 anos de fundação. Os projetos que oficializam o nome dos ho-menageados, foram apro-vados, por unanimidade, na última sessão.

A medalha de Mérito Legislativo é concedida a pessoas que se destaca-ram em diversos setores

de atividade no município. Já o título de Cidadão Ho-norário é uma homenagem àqueles que trabalharam em prol do engrandecimen-to da cidade. Uma novidade este ano é a concessão de duas homenagens especiais ao juiz de Direito, Antônio Carlos Braga, ex-juiz da comarca, e ao comedian-te, Manfred Santa’anna, o Dedé Santana.

As horárias serão en-tregues em uma solenidade que será realizada no próxi-mo dia quatro de julho, às 19 horas, no auditório do Cine Teatro de Mariana.

Divulgação

O trapalhão Dedé Santanta

entre os homenageados

em 2012 pela Câmara

Page 6: A SEMANA Edição 428

cIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 14 A 20 dE juNho dE 2012

Quem será a próxima vítima?Jardim vira praça de guerra, com menor matando rival e baleando inocente

A violência explode em Mariana e transforma o Centro Histórico em praça de guerra. O cenário desta vez é o conhecido “Jardim”, a praça Gomes Freire, que, durante o dia, acolhe as famílias e encanta turistas, mas à noite virou “praça de guerra”, com abusos de bebidas e adolescente armado causando matança.

No domingo, dia 10, um menor de 14 anos descarregou um revólver calibre 32 contra Marcos Paulo Custódio Medeiros, de 20 anos, com quem já havia se desentendido em datas anteriores. Um dos disparos acabou ferindo César Augusto da Silva, 19 anos, vítima de bala

perdida no momento em que conversava com amigos. O jovem está internado em estado grave no Hospital Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

O adolescente foi detido em flagrante ainda na praça e, durante depoimento, alegou que a sua intenção era matar o seu desafeto, já que a vítima havia o ameaçado de morte por duas vezes.

A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a internação provisória por 45 dias do adolescente. Enquanto aguarda vaga, ele será mantido na cadeia pública. Nesse período deverá ser concluído o inquérito. O menor pode ser condenado

à medida sócio-educativa: internação, que pode durar até três anos.

morto A PAuLAdAs. Um home de 36 anos foi morto com golpes de porretes na cabeça em Mariana. O crime ocorreu no sábado, dia 9, no distrito de Bento Rodrigues. A vítima é Mauro Amaro. Segundo a Polícia Militar, ele estava na casa de sua namorada quando se desentendeu com familiares e foi atingida por pauladas pelo cunhado. O homem morreu na hora. Seu corpo teria sido colocado numa Kombi e desovado a beira da rodovia. A namorada e os três irmãos acusados do crime foram presos.

Divulgação

Presos sem segurAnçA. Na cadeia de Mariana, detentos ocupam parte do tempo trabalhando. A iniciativa seria louvável, não fosse pela falta de equipamentos de segurança (EPI’s), conforme revela o flagrante desta foto, enviada por um leitor do A SEMANA. Fica o alerta para a secretaria prisional. Estamos de olho!

CONVOCAÇÃO. PROCESSO SELETI-VO SIMPLIFICADO – EDITAL 02/2011. A Prefeitura Municipal de Acaiaca, através da Divisão de Gestão de Pessoas, torna pública a convocação do aprovado, a com-parecer no respectivo setor entre os dias 11/0 de 7:00 às 16:00 e 14/06 até as 11:00 h.CARGO: MOTORISTA. João da Mata Barbosa. Acaiaca 11 de Junho de 2012. Wvaldo Camilo Gomes- Secretário de Pla-nejamento e fazenda.

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaiaca. PAL nº 072/2012 PREGÃO PRE-SENCIAL Nº 044/2012 – OBJETO: Aqui-

Órgão Informativo da Prefeitura Municipal de Acaiaca/MG14 de junho - Jornal A Semana edição 428 - PAG 6

sição de aparelhos eletrônicos para a Aca-demia Popular. Remarcada licitação para o dia 27/06/2012 às 9 horas. Prefeitura muni-cipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Informações pelo tel.: (31) 3887-1122 ou pelo email: [email protected]. Eliane M de O. Santana. Pregoeira.

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaiaca. PAL nº 039/2012 PREGÃO PRE-SENCIAL Nº 029/2012 – OBJETO: Aqui-sição de moto. Remarcada licitação para o

dia 26/06/2012 às 09 horas. Prefeitura muni-cipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Informações pelo tel.: (31) 3887-1122 ou pelo email: [email protected]. Eliane M. de O. Santana. Pregoeira

Extrato de Retificação. Prefeitura de Acaia-ca. PAL 068/2012 – Pregão Presencial nº 43/2012. Publicado no Jornal a Semana do dia 31 de maio de 2012, pág.6, edição 426. Onde se lê: Extrato de Contrato nº 42/2012. Leia-se: Extrato de Contrato nº 091/2012.

Eliane M. de O. Santana – Pregoeira.

Extrato de Contrato nº 093/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 070/2012 – Inexigibilida-des 008/2012. Objeto: Prestação de serviços artísticos concernentes na apresentação, das bandas, Jefersom Coimbra e banda, Zirigui-dum, Luciano Eustáquio. Juan & Lu Viana e Marina e Jorge na apresentação do II Festival de Inverno nos dia 7, 8,9 e 10 de junho do ano de 2012. Contratado: (093) GMA Produções e Eventos LTDA. Valor total do processo: R$ 10.900,00. Contrato datado de 29/05/2012. Vigência: 30 dias. Eliane M. de O. Santana – Pregoeira.

Professor suspeito de vender bebida alcoólica para alunos

A pedido do Ministério Público, a polícia vai investigar a denúncia de que um professor da rede municipal estaria distribuindo bebidas alcoólicas para os alunos. O caso ganhou repercussão estadual após ter sido exibido no programa “Balanço Geral”, da TV Record.

Os pais denunciaram que o professor teria misturado um estimulante sexual chamado “tesão de vaca” às bebidas dos adolescentes.

Uma aluna, que chegou a experimentar a bebida, denunciou o professor. A adolescente de 13 anos diz que o professor levou várias garrafas de bebida para a escola e deixou com

uma aluna. Ela denuncia que foi repreendida pela direção da escola por ter feito a denúncia.

“A diretora foi na sala e disse que aquilo que acontece dentro da escola,

fica na escola”, contou a menor. O professor foi afastado do cargo até a conclusão do caso, de acordo com a secretária de Educação, Dulce Maria Pereira.

Reprodução TVPais denunciam professor que dava “tesão de vaca” com bebidas a alunos

Protesto contra mortes na rodoviaEm protesto contra a

violência nas rodovias, os moradores se uniram em um ato público na MG-262, em frente ao Posto Raul, em Mariana. A rodovia, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas

e Rodagens (DER-MG), corta um trecho urbano. O protesto reuniu dezenas de pessoas e foi acompanhado de perto por policiais.

Segundo os moradores, o risco de atropelamento e morte no local é alto.

Os moradores, para atravessar a via, levam em média 5 a 10 minutos, sem qualquer segurança. O pedido é para colocação de semáforos, construção de passarela, construção de quebra-molas, entre outros.

garimpos ilegais são fechados pela polícia

Em patrulhamento ao distrito e Rodrigo Silva, em Ouro Preto, a Polícia Militar do Meio Ambiente encontrou três garimpeiros realizando extração ilegal de topázio. De acordo com o sargento Aníbal Paulino, três homens, com idades entre 40 e 50 anos, exerciam a atividade

sem autorização e foram multados em R$ 36 mil.

Os homens foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto. Ainda segundo a Polícia do Meio Ambiente, a atividade constitui crime ambiental.

Os militares receberam também uma denúncia da

Vale dizendo haver um garimpo ilegal na região de Mariana. Outros três homens, dois de 48 anos e um de 42, suspeitos de realizarem extração ilegal de ouro foram presos, multados pelo mesmo crime e encaminhados para a delegacia de Mariana.

Page 7: A SEMANA Edição 428

VArIedAdes PÁGINA 7 • A SEMANA14 A 20 dE juNho dE 2012

horÓscoPoÁries - 21/3 a 20/4Prepare-se para uma semana movimentada e repleta de boas novidades. Ideias brilhantes marcarão sua atuação no traba-lho e na vida social. No amor, a fase será estável e de maior compreensão mútua.

touro - 21/4 a 20/5Algumas confusões e mal en-tendidos poderão ser esclare-cidos nesta semana. Reveja contratos e garanta maior segu-rança financeira. A entrada de Júpiter na sua área do dinheiro inaugurará uma época de abun-dância e de crescimento mate-rial.

gêmeos - 21/5 a 20/6Júpiter que entrará em seu sig-no nesta semana, inaugurará uma longa fase de expansão, de autoconfiança, de prazer e de ótimas oportunidades. Amigos trarão notícias surpreendentes e boas novidades.

câncer - 21/6 a 22/7Novos objetivos promoverão mudanças positivas no projeto de vida e no plano de carreira. A semana trará acontecimentos surpreendentes e maior popula-ridade no ambiente profissio-nal.

Leão - 23/7 a 22/8A vida social ficará mais gos-tosa e animada, a partir desta semana. Reencontros e novas amizades darão um sabor exci-tante a esta fase, que será reple-ta de novidades. Ótimo período para quebrar rotinas.

Virgem - 23/8 a 22/9Desejos intensos e inspiração para o amor não faltarão neste período. Aproveite a quinta e a sexta para reforçar ainda mais um vínculo importante em sua vida. Se estiver só, esses dias também prometem chances para

www.itatiaia.com.br/ouropreto - Tel: 3551 2166 / 3551 5544

um encontro apaixonante.

Libra - 23/9 a 22/10Se estiver se sentindo só, será por muito pouco tempo. A semana trará surpresas gostosas que es-quentarão o clima da vida íntima. Novo romance poderá começar de maneira inesperada.

escorpião - 23/10 a 21/11 Ritmo de trabalho acelerado e cui-dados com a saúde ocuparão gran-de parte do seu tempo. Promova as mudanças necessárias! A partir de quinta, o clima da vida íntima ficará mais carinhoso e garantirá emoções intensas.

sagitário - 22/11 a 21/12Paixão, fertilidade e momentos maravilhosos na vida íntima da-rão um sabor especial para esta semana. A entrada de Júpiter na sua área afetiva inaugurará uma longa fase de grande satisfação no amor.

capricórnio - 22/12 a 20/1Toques originais na decoração da casa criarão um clima sensual e romântico. A fase promete mais cumplicidade e confiança na rela-ção íntima. No domingo, a inspi-ração será para o trabalho. Suces-so num novo empreendimento!

Aquário - 21/1 a 19/2Clima divertido no amor inspirará soluções originais para o trabalho e tornará o cotidiano mais gosto-so. O bom humor estará de volta a partir desta semana! Conver-sas estimulantes com o parceiro aumentarão a autoconfiança e o entusiasmo.

Peixes - 20/2 a 20/3Aproveite a maré calma para cur-tir momentos de paz. Assuntos fa-miliares adquirirão uma perspec-tiva mais positiva. Um amor do passado poderá reaparecer com novidades. Bom período para re-solver pendências financeiras.

Neste sábado, dia 16, Itabirito se reúne na Marcha para Jesus 2012. Com o slogan “Reinando com Cristo”, o evento pretende reu-nir milhares de pessoas pelas ruas da cidade, em um momento marca-do por louvores, festa e muita alegria.

A Marcha para Je-sus é um evento inter-nacional, que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo, unindo as igrejas cris-tãs em um ato de ex-pressão pública de fé,

“marcha para jesus” acontece neste sábado

amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo. A concen-tração acontece às 18h, em frente ao prédio da Prefeitura.

Após a caminhada, o público confere o show de Talles Roberto, um dos maiores nomes da música gospel da atu-alidade, no Estaciona-mento Central (atrás do campo do União). O evento é uma realização do Conselho de Lide-ranças Evangélicas de Itabirito (Colei), com o apoio da Prefeitura.

Divulgação

O cantor Talles é atração em show gospel em Itabirito, no sábado

Após a caminhada, participantes conferem show com Talles Roberto, em Itabirito

nem te conto!Angelica FoX

Gentemmmm, como estão vocês??? Eu es-tou muito bem, curtin-do o friozinho, que está cada vez mais gostoso. E aguardando ansio-samente pelo CineOP, que acontece de 20 a 25 de junho. Hoje cheguei cheia de fofocas. Vamos lá?

• Gentem, vou começar com uma notí-cia esperada. A apresen-tadora Fátima Bernar-des recebeu a imprensa nesta terça-feira, 12, e deu mais detalhes sobre o programa “Encontro com Fátima Bernar-des”. O programa infan-til ‘TV Globinho’ sairá do ar para entrada de Fátima, que irá resgatar a programação voltada para o público feminino assim como foi a ‘TV Mulher’ no início dos anos 80. Tomara que seja muito bom!

• E por falar na Fátima, o programa dela ainda nem estreou e já está causando ciumei-

ra entre alguns jornalistas da TV Globo. Tudo isso porque desde 2001 exis-te uma regra na emissora onde ninguém além de Faustão, Xuxa e Luciano Huck pode ter um progra-ma com seu nome atrelado ao título.

• Pessoas, olha o bafo! A atriz Juliana Paes não está gostando dos pri-vilégios que Ivete Sanga-lo vem recebendo da TV Globo pela sua participa-ção em ‘Gabriela’. Tudo começou quando Juliana descobriu que a emissora deu um camarim exclusi-vo para Ivete e colocou al-guns seguranças a disposi-ção da cantora. Tá rolando um ciuminho! Ui!!!!

• Amores, Em seu Twitter, a apresentadora do “Vídeo Show”, Ana Furta-do, acabou com o mistério e revelou seu novo traba-lho. “Oba!!! Vou, mais uma vez, apresentar o ‘Es-trelas’ durante a licença-maternidade da Angélica. Será uma honra! Obrigada Angélica pela confiança!”, escreveu. Ainda não há data de estreia da apresen-tadora no “Estrelas”.

• E agora, um bafo de Avenida Brasil: Por seu amor a Leleco, Tessá-lia aprende a nadar. Com a ajuda de Darkson, que ela nem desconfia ser um contratado do marido para seduzi-la, a morena se es-força para boiar na pisci-na, disposta a aprender as primeiras braçadas com a promessa de que viajará de navio com o marido. Mas o moço ficará encantado pe-las curvas da morena. Será que vai dar problema????

• E pra fechar, mais um babado forte: Silas já está separado de Monalisa, mas ainda tenta recuperar o seu casamento com a cabeleireira, que desco-briu a mentira dele sobre a doença no coração. No entanto, parece que um

ArrAIANeste sábado (16) ocorrerá, no estacionamento da Cooperouro, o 12º Arraial da Cooperação Cooperouro. O evento terá início às 16h e contará com barraqui-nhas de comidas e bebidas típicas, apresentação de quadrilhas e show ao vivo com Dico Deluque e Banda. A entrada é gratuita.

nomAdUma boa pedida para o fim de semana é a Boate Nomad. Na sexta (15/06) tem Virô Samba; no sábado (16/06) - Dj Fabrício Capute e Dj Vinicius Verona. Na terça (19/06), você pode curtir Ed Campos e Cristiano. Prestigie!

sAgArAnAConfira a programação do fim de semana no Sagarana: 5° tem Samba de Sobra, com Érica Curtis; 6ª tem Fala Mineiros; e sábado é a vez da banda Leal System Sound. Imperdível!

balletVocê não pode perder a apresentação do Ballet Jovem Palácio das Artes, a reali-zar-se no dia 21 de junho, quinta- feira, às 20 horas no Teatro SESI Mariana.

concertosAo longo do mês de junho, haverá apresentações especiais na Catedral da Sé. No sábado, dia 16, quem canta e encanta é o Coral Vozes de São Vicente, com regente Alcemir José Moreira; no dia 23, é a vez do Coral Madrigal Roda Viva (Conselheiro Lafaiete), sob a regência de Geraldo Vasconcelos. As apresenta-ções acontecem sempre às 18 horas.

eXPosIção no sesIAté o dia 30/06, exceto no dia 24, você pode conferir, na Galeria Sesi-Mariana, a exposição de fotografias “Reflexos e poesia nas linhas de Minas”, da artista plástica Regina Cunha. Visitações das 9 às 19h, de terça a domingo.

FeIjoAdANão perca a 7ª Feijoada Casa Lar Estrela 2012, no dia 17/06, a partir das 10h. Feijoada e caipirinha liberadas, shows e muita gente bonita! Quem se interessar em patrocinar o evento, entre em contato no tel 3558-5477. Camisas à venda na loja Fuxico (Rua do Catete, 29). Venha se divertir!

dIVIrtA-se

AgNews

Fátima Bernardes apresentou seu novo programa para a imprensa

novo relacionamento pode estar nascendo. Pelo menos um beijo irá acontecer. Suelen flagra Silas e Olenka se beijando. E isso será muito valioso na mão dela.

• Isso porque Olenka acaba de des-cobrir que a gravidez é falsa e está prestes a contar para Monalisa a verdade, já que esta acredita que terá um neto. Assim, Suelen passará a usar o beijo entre os dois para ame-açar a cabeleireira, que resolve recuar.

Gentem, vou fican-do por aqui. Semana que vem volto com no-vos babados. Um gran-de beijo e até lá!!!

Aqui quem faz a diferença é VOCÊ!www.bmnoticias.com

Page 8: A SEMANA Edição 428

Foto: Arlindo Silva

socIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 14 A 20 dE juNho dE 2012

Foto: Divulgação

Ítalo, Juninho e as atletas da Associação Marianense de Handebol curtiram a 1ª colocação do time na primeira etapa do JIMI 2012. Sucesso merecido!

Foto: Álbum de família

Quem aniversariou no dia 06/06 foi o Matheus, filho do jornalista Dílson Cláudio e da Jussara. Felicidades ao

gatinho!

Foto: Álbum de família

No dia 02/06, o CMEI – Espa-ço Cuidar e Educar, sob a Direção

de Miriam Dellamore Pacheco, comemorou o 1° Dia da Família na Escola. Além de assistir a palestras, apresentações feitas pelas crianças e participar de oficinas, o público pre-sente foi brindado com um delicioso café da manhã. Parabéns à direção!

O filho do noivo e jogador de futebol Wendel, que hoje atua no time Al-Ittihad, na Arábia Saudita, foi tietado pelo fã Lázaro Henrique. Sucesso!

Foto: Arlindo Silva

Os noivos Renata e Noé uniram-se em matrimônio no sábado (09/06) e foram

clicados pelo fotógrafo Arlindo Silva. Felicidades!

Foto: Arlindo Silva

Magelinha e Terezinha também aproveitaram a

festa para tietar o jogador Wendel. Felicidades!

Foto: Álbum de família

Essa moça linda é a Fernanda, filha do Dílson e da Ruth. Fernan-

da completou sua 15ª primavera no dia 12/06. Parabéns!