A SEMANA Edição 436

8
Ano VIII • número 436 • 08 A 14 de Agosto de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG Douglas Couto Com um mês de atraso, o prefeito Roberto Rodrigues (PTB) inicia sua campanha pela reeleição, com carreata, inauguração de comitês e show pirotécnico na terra e espetáculo aéreo no céu. Candidato a prefeito pelo PSDB, o ex-prefeito Celso Cota ar- rasta uma multidão no comício na Praça da Sé, em Mariana. Os organizadores estimam a presença de até mil pessoas no ato. PÁgInA 3 Violência no trânsito mata mais 2 jovens Fim de semana trágico com dois acidentes fatais em rodovias de Mariana PÁgInA 7 exposição d e artes e sabores na Faop Entidade abre mostra de esculturas e lança livreto com resgate de culinária PÁgInA 7 Justiça impugna José Leandro Candidato do PSDB a prefeito de Ouro Preto recorre ao TRE para continuar na disputa eleitoral PÁgInA 4 mais de 150 famílias sob ameaça de ficar sem luz no rosário PÁgInA 6 Fotos divulgação Divulgação PSDB esPetÁCuLo no CÉu... ...muLtIdão nA terrA

description

9 de agosto de 2012.

Transcript of A SEMANA Edição 436

Page 1: A SEMANA Edição 436

Ano VIII • número 436 • 08 A 14 de Agosto de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG

Douglas Couto

Com um mês de atraso, o prefeito Roberto Rodrigues (PTB) inicia sua campanha pela reeleição, com carreata, inauguração de comitês e show pirotécnico na terra e espetáculo aéreo no céu.

Candidato a prefeito pelo PSDB, o ex-prefeito Celso Cota ar-rasta uma multidão no comício na Praça da Sé, em Mariana. Os organizadores estimam a presença de até mil pessoas no ato.

PÁgInA 3

Violência no trânsito mata mais 2 jovensFim de semana trágico com dois acidentes fatais em rodovias de Mariana

PÁgInA 7

exposição de artes e sabores na Faop Entidade abre mostra de esculturas e lança livreto com resgate de culinária

PÁgInA 7

Justiça impugna José Leandro

Candidato do PSDB a prefeito de Ouro Preto recorre ao TRE para continuar na disputa eleitoral

PÁgInA 4

mais de 150 famílias sob ameaça de ficar sem luz no rosário

PÁgInA 6

Fotos divulgação

Divulgação PSDB

esPetÁCuLo no CÉu...

...muLtIdão nA terrA

Page 2: A SEMANA Edição 436

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 08 A 14 dE AGoSto dE 2012

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

JoRNAL A SEMANA LtdACNPJ: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMiR De a. costaDiretor-PresidenteDoUGlas coUtoJornalistaWHiNteR GoNÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidaReginaldo Vilela

Studio Élcio Rocha (31) 3557-1995

REdAÇÃoEndereço: Rua Jatobá, 137ª, Bairro Rosário. Mariana-MGtelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMERCIALE-mail: [email protected]

CIRCULAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPRESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Vem de Brasília, a capital federal dos escândalos e da corrupção, a boa notícia. Por 60 votos a 4, o Senado aprovou na terça-feira, dia 7 de agosto, em segundo turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que torna obrigatório o diploma de nível superior em jornalismo para o exercício da profissão.

A votação da PEC é uma resposta à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de junho de 2009, que derru-bou a necessidade do diploma para os jornalistas. Os parla-mentares entenderam que a Constituição deve estabelecer a exigência do diploma de curso superior em jornalismo, expedido por “instituição oficial de ensino”.

A discussão sobre a necessidade de diploma para jornalista é uma discussão antiga e polêmica. O principal equívoco no debate reside na confusão entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa. A obrigatoriedade do diploma não impede a colaboração de não-jornalistas num jornal. Nunca impediu.

O diploma, qualquer diploma, significa um certificado à sociedade, para que as pessoas saibam que aquele profissio-nal está apto a exercer aquela profissão e, caso cometa erros ou seja antiético, estará sujeito a sanções legais. A falta de regulação impede esse tipo de questionamento, ou melhor, não oferece hipótese prática para a imposição de sanções.

Vencemos mais uma batalha mas temos uma outra luta pela frente. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. Só depois de aprovada é que vira lei. Aí sim jornalismo será feito por profissionais, e não os aventu-reiros que temos por aí.

twittess

em destaque

As frases acima são reproduzidas na íntegra. o jornal A semana não se responsabiliza pelo conteúdo das mesmas, assim como possíveis desvios relacionados ao uso da norma culta da Língua Portuguesa.

um JornALIsmo meLhor

entre aspas“Ao invés de fiscalizar a atuação dos candidatos, fica empatando o tempo precioso de agente público para ‘encher’ a paciência da imprensa e dos cidadãos marianenses que se arvoram a manifestar sua opinião política”.do presidente do Pdt de mariana, Walter rodrigues, para a promotora de Justiça de mariana, Carolina melo Campos

IsrAeL QuIrIno

A cultura em Mariana sempre foi um caso emble-mático quando a questão se reporta à política pública. No passado, criou-se uma lenda urbana de que cultu-ra não era ato de governo, que se vangloriava por ser bronco.

Com o passar dos anos, parece-me que a ideia de preservar a cultura local ganhou novos ares, per-cebendo a população que um governo pode ser re-alizador, inovador, em-preendedor e, ao mesmo tempo, investir em eventos culturais. Isso sem perder a macheza ou a liderança política.

Durante alguns anos, em um passado recente, Mariana se despontou no cenário nacional com uma proposta de turismo cultu-ral, criando e promovendo eventos que iam além do tradicional pão-e-circo do populismo ultrapassado e comezinho.

Foi assim que a cida-de abriu suas fronteiras e marcou presença entre aqueles municípios que mais investiram em cultu-ra no Estado de Minas. O

sÍndrome de VIrA-LAtAs (CuLturA de segundA dIVIsão)Estado de Minas, à frente dos demais entes da fede-ração, mantém um ranking das administrações empre-endedoras, e nesse cenário distribui uma parcela do ICMS, o chamado ICMS Cultural.

Com uma política cul-tural de resultados, Maria-na valorizou o seu acervo, postou-se ao lado de ci-dades internacionalmente reconhecidas, como Ouro Preto, Diamantina, Tira-dentes e Cataguases, entre outras, e mostrou-se exu-berante em potencial de turismo cultural. Alguns eventos, como o Festival da Vida e o EREM, entra-ram na agenda nacional, competindo em igualdade de importância ao “Tudo é Jazz” de Ouro Preto e o “Festival Gastronômico” de Tiradentes, entre outros.

Todavia, uma políti-ca cultural não pode re-sumir-se a ações isoladas de governos. É um em-preendimento que exige investimento e atenção. No estudo científico da administração pública, in-sistimos na distinção entre Política Pública, aquela de caráter permanente, e ação de governo, que se encerra

no ciclo do mandato eleti-vo.

Com sua total falta de rumos, a cidade de Maria-na despencou no ranking do ICMS Cultural. A olhos vistos, percebemos a deca-dência do Festival da Vida, que, de um evento grandio-so, resumiu-se a um sho-wzinho mixuruca no estilo pão-e-circo de outrora. O estado de abandono dos investimentos culturais é perceptível, basta ver o Carnaval do ano de 2012, que foi parar na Justiça por ter uma programação predatória ao Patrimônio Histórico da cidade.

Perdemos o trem da história. Enquanto as ci-dades turísticas investem cada vez mais na perma-nência dos seus eventos marcantes e tentam, a todo custo, firmar-se no calendário regional e/ou nacional (como a julifest de Itabirito e o Festival do Vinho de Catas Altas), aqui nós abrimos mão do espaço conquistado. À outrance do que havíamos conseguido, terceirizamos os eventos de relevância do calendário municipal, transformando a Secretaria de Cultura do Município

em um balcão de negócios, ao mesmo tempo em que a política cultural do Muni-cípio foi entregue a merca-dores oportunistas.

Aproxima-se a Expo-Mariana, que se resume, hoje, em uma grande opor-tunidade de negócios. Não ao produtor rural, que há muito foi relegado à condi-ção de mero coadjuvante, ou desculpa para que re-cursos públicos sejam des-tinados a empreendimen-tos privados. A pirotecnia empregada no evento em nada resume a penúria do homem do campo que rapa tatu com a unha e vende o almoço para comprar a janta. O homem do campo não quer show da moda. Na verdade ele quer estra-da, eletricidade, médico e remédio. Cidadania e dig-nidade. Só para lembrar, em episódio recente na ci-dade de Bom Despacho, o sertanejo Zezé di Camargo cometeu crime eleitoral ao mostrar suas preferências políticas, no palco de uma exposição agropecuária fi-nanciada com dinheiro do povo. É bom ficar atento!

Israel Quirino é professor e advogado.

@rodriguspaiva(rodrigo Paiva)Quase 1 MILHÃO em contrato com van para atender à Secretaria de Turismo de Mariana!!! SÓ A SECRETARIA DE TURISMO!!

@ernanebailao (ernane bailao)É hoje me lembrei de uma frase dita por um amigo: “se eu apoiar CC depois de tudo que ele me fez, o sem vergonha sou eu”, comecei a acreditar...

@_alexbruno_(Alex bruno)Número no céu se apaga em pouco tempo, mas o que está no coração não sai nunca.

@jeffersonpatrao (Jefferson Coelho)Campanha política nem começou direito já ate rolou ameaças vixii...

@valleverona (roberto Verona)É Mariana no coração, sou mais Roberto meu irmão..!

www.itatiaia.com.br/ouropretotel: 3551 2166 / 3551 5544

Page 3: A SEMANA Edição 436

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA08 A 14 dE AGoSto dE 2012

.: AgendA

.: bAstIdores

Psdb - CeLso CotA QuIntA-FeIrA, dIA 0919h - Vila Maquiné (comício)

seXtA-FeIrA, dIA 1019h – Bairro Chácara (comício)

sÁbAdo, dIA 118h – Caminhada pelo Centro Histórico19h - São Pedro (comício em homenagem aos pais)

domIngo, dIA 12Não haverá compromisso de campanha.

Ptb - roberto rodrIguesQuIntA-FeIrA, dIA 0914h – Caminhada no Bairro Cabanas18h – Santa Efigênia

seXtA-FeIrA, dIA 1014h – Caminhada em Passagem de Mariana18h – Festival de Passagem

sÁbAdo, dIA 1110h – Cachoeira do Brumado

domIngo, dIA 1216h – Sumidouro19h – Barro Branco

PV – sÔnIA AZZIQuIntA-FeIrA, dIA 09Santa Rita Durão (distrito)

seXtA-FeIrA, dIA 10Não haverá compromisso de campanha.

sÁbAdo, dIA 11Não haverá compromisso de campanha.

domIngo, dIA 12Não haverá compromisso de campanha.

segundA, dIA 13Bairros Canela, Gogô e São Cristóvão

dem – rodrIgo mIrAndANão divulgou agenda de campanha.

Pmn – ChICo dA FArmÁCIANão divulgou agenda de campanha.

PsoL – neuZA ZuZuNão divulgou agenda de campanha.

Pstu – VALÉrIo VIeIrANão divulgou agenda de campanha.

notA dA redAção:As equipes de campanhas podem entrar em contato com a redação do Jornal A SEMANA por meio do email redaçã[email protected].

Pode Isso? A campanha do prefeito de Mariana, Roberto Rodrigues, candidato à reeleição pelo PTB, começou com atraso, mas estreou pegando fogo. A polícia vai apurar se os foguetes que estouraram no Morro do Cruzeiro, no sábado, foram a causa do principio de incêndio na mata. Foi registrada ocorrência.

Agressão. O radialista Roberto Verona, aliado de Roberto Rodrigues (PTB), acusa o empresário Raul Almeida, aliado de Celso Cota (PSDB), de agressão. Ele registrou ocorrência. Raul desmente e diz que ele é quem foi agredido por Verona. Quem estará com a verdade?

JuLgAmento. A corte do Tribunal Regional Eleitoral já recebeu mais de 850 recursos referentes a registros de candidatura em Minas. Desses, 130 já foram julgados.

roberto põe sua campanha na rua com direito a fogos e show no céu

Com um mês de atraso, prefeito inicia campanha pela reeleição em Mariana

Com um mês de atra-so, o prefeito Roberto Rodrigues (PTB) iniciou oficialmente a sua cam-panha pela reeleição em Mariana. A estreia do candidato nas eleições de 2012 aconteceu no sábado, dia 4 de agosto, com direito a carreata pelas ruas do centro e bairros, inauguração de comitês e show pirotéc-nico na terra e espetácu-lo aéreo no céu.

Roberto é o quinto a assumir o cargo de pre-feito nos últimos três anos, em Mariana. Ele assumiu há seis meses, logo após a cassação da então prefeita Terezi-nha Ramos (PTB) pela Câmara de Vereadores. Em junho, foi escolhido para disputar a reeleição com os apoios do PTB, PDT, PT, PTN, PPL e PCdoB, que formam a coligação “Juntos por Mariana”.

O lançamento ofi-cial da candidatura de

Roberto começou com a carreata pelas ruas da cidade. Ao lado de eleitores, candidatos a vereador e também do vice-prefeito da cha-pa, Dr. Altacir (PTB), o prefeito de inaugurou os comitês no Centro e no Bairro Cabanas.

A festa contou ainda com espetáculo aéreo, e o “14” pôde ser visto até no céu. De acordo com a coordenação da cam-panha, essa estratégia foi usada para economi-zar material em papel e plástico, diminuindo a poluição da cidade em período eleitoral. No encerramento do dia, Roberto e Dr. Altacir inauguraram o comitê da juventude, na aveni-da Manoel Leandro Cor-reia.

No domingo, o candi-dato do PTB à reeleição seguiu para Monsenhor Horta, onde participou das festividades de São Caetano. O candidato a

vice-prefeito, Dr. Alta-cir, conversou com elei-tores durante a festa do cavalo da região.

ContAto. Os candi-datos Rodrigo Miranda (DEM), Chico da Far-mácia (PMN), Neuza

Zuzu (PSOL) e Valério Vieira (PSTU) não en-viaram informações so-bre as suas campanhas. As equipes podem en-trar em contato com a nossa redação, por meio do email redação.ase-mana@ yahoo.com.br.

Celso atrai multidão na Praça da séO comício do can-

didato a prefeito do PSDB, Celso Cota, ar-rastou uma multidão até a Praça da Sé, em Ma-riana, no último fim de semana. Os organizado-res estimam a presença de até mil pessoas no ato, apontado como a largada tucana nas elei-ções.

Com apoio do ex-prefeito Cássio Brigo-lini, a campanha sur-preendeu quem foi ao comício no centro his-tórico. Além de lideran-ças representando os 15 partidos que integram a coligação, Cássio cami-nhou em meio a mul-tidão, ao lado de sua esposa e candidata a ve-readora Josiris Tavares (DEM), e cumprimentou os moradores.

“A campanha está realmente forte”, ad-mitiu Cássio. Na noite anterior, ele já havia participado do comício de Celso no Vale Verde, na região do Bairro Ca-

banas, tendo, inclusive, subido ao palanque e abraçado o candidato tu-cano. A professora Hebe Rola também foi à Praça da Sé, subiu ao palanque e deu seu apoio a Celso.

reCAdo. Ao falar à multidão, o candidato a vice-prefeito Duarte Ju-nior, o “Du” (PPS), se empolgou com entusias-mo do público e mandou recado aos adversários. “Se eles quiserem ga-nhar essa eleição tem que fazer como a gente: bater de porta em por-ta, conquistando o voto do eleitor, ao invés de ficar tentando ganhar na Justiça. Não adianta dizer que tem dinheiro, porque aqui nós temos a força do povo”, disse.

Celso respondeu aos adversários que o acu-sam de ter deixado obras inacabadas em 2008. “O bom gestor não enxerga o tamanho do seu man-dato, mas investe em projetos em longo pra-

zo. Deixamos cerca de R$ 20 milhões em caixa para que concluíssem as obras. E o que eles fize-ram?”, questiona.

O candidato tucano também ironizou o es-petáculo aéreo no lança-

mento da campanha do prefeito Roberto Rodri-gues (PTB). “Não preci-sa desenhar o número no céu. Olhe para a nossa gente aqui embaixo, que precisa do poder públi-co”, ironizou.

Divulgação PTB

Candidatos do PTB, Dr. Altacir e Roberto Rodrigues, com João Carlos, durante a inauguração do comitê da juventude em Mariana

Divulgação PSDB

Celso e Du recebem apoio do ex-prefeito Cássio

Page 4: A SEMANA Edição 436

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 08 A 14 dE AGoSto dE 2012

Justiça eleitoral impugna ex-prefeito José Leandro

Candidato do PSDB a prefeito de Ouro Preto recorre da decisão no TRE

O ex-prefeito José Leandro (PSDB), can-didato a prefeito pela coligação “Todos por Ouro Preto”, recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), em Belo Horizonte, para tentar reverter a impug-nação da sua candidatu-ra. A decisão é da juíza Janete Gomes Moreira, da 200ª Zona Eleitoral de Ouro Preto, que acata um pedido feito pela co-ligação “Força,Trabalho e União”, do candidato a prefeito Júlio Pimenta (PPS).

A impugnação teve como base a rejeição de contas pela Câmara de Vereadores referente ao período em que José Leandro foi prefeito, em 1988. O caso ainda está sendo discutido na Jus-tiça.

Em nota distribuída nas redes sociais, a co-ligação do candidato tu-cano alega que a própria corte mineira, em deci-são anterior, proferida em 1993, já teria afasta-do a inelegibilidade do ex-prefeito. A coligação confirma que “será in-terposto recurso contra a decisão da juíza eleitoral e que confia na efetiva Justiça do TRE”.

Dos cinco candidatos a prefeito de Ouro Preto,

quatro foram conside-rados “aptos”. Apenas José Leandro aparece como “indeferido com recurso”. Dos 257 candi-datos a vereador, 24 pe-didos de registros foram indeferidos.

em dIA. A Justiça Eleitoral já analisou 95% dos pedidos de re-gistro de candidaturas. De acordo com balan-ço do TSE, alcançado o prazo de 5 de agosto para o julgamento, pe-los juízes eleitorais, dos pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições deste ano, nos 5.568 municípios brasileiros, apenas 5% aguardam julgamento. No total, foram feitos 474.079 pe-didos de registro e 95%, ou seja, 451.248 já fo-ram julgados. Aguardam julgamento, portanto, 22.831.

Dentre os pedidos analisados pelos juízes eleitorais, 413.198 fo-ram aceitos e 21.823 fo-ram negados. Além des-tes, outros 2.502 pedidos aceitos estão pendentes da análise de recurso pe-los Tribunais Regionais Eleitorais. Também em grau de recurso peran-te os TREs estão 5.674

VIdA CurtA Aos JornAIs Que se Vendem

eduArdo tessLer

Há pouco mais de três anos afirmei que os jornais terão vida longa, apesar dos alarmistas que ganham rios de dinheiro dando palestras apocalípticas sobre o fim anunciado do companheiro de todas as manhãs.

Nunca tive tanta certeza assim. Os jornais terão vida muito longa e conviverão – já convivem – com as mídias digitais, cada um desempenhando o seu papel. Jornais estão mudando seu jeito de ser, isso sim. Menos notícias, mais análises. Menos páginas, mais conteúdos interessantes.

Mas há uma categoria crescente de jornais com vida curta: os jornais mal administrados, que fazem acordos com políticos. Um apoio editorial em troca de anúncios da prefeitura. Chega a doer essa prática sem moral que visa favorecer uma pessoa, uma empresa ou um partido e enganar milhares de leitores.

Lamentavelmente essa estratégia canalha, velhaca, virou re-alidade sem grandes disfarces no Brasil, principalmente no Inte-rior. Uma rápida pesquisa por jornais de importantes cidades do interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul revelou extrema dependência de verba oficial para os jornais locais. E um conteúdo espúrio, mentiroso, extremamente parcial.

Em outras palavras, alguns títulos quase centenários estão su-jando sua reputação para apoiar este ou aquele candidato em ano eleitoral. O troco vem em forma de anúncios da prefeitura – ou promessa para depois da posse. Esse é o mais potente tiro de ca-nhão no pé que um jornal pode dar. Jornal vende confiabilidade, não apoio a candidato. Jornal vive de uma parceria de longo pra-zo com o leitor, não de dinheiro rápido da prefeitura para pagar as contas do fim do mês.

Os jornais têm todo o direito de apoiar editorialmente uma posição ou um candidato, desde que isso não interfira na lisura e na busca da verdade dos fatos. O editorial pode ser favorá-vel a um candidato, mas o noticiário não. Acabou-se o tempo da mentira, a TV já invadiu os lares, a Internet de bolso é realidade no Brasil. Esconder um fato é pisar em tomates em uma loja de cristais.

Se a realidade no interior do Sul Maravilha é de um jorna-lismo ruim – com honrosas exceções, é claro – o que dizer do interior das outras regiões? O jornalismo da pior qualidade, comprometido, feito sob medida pelos empresários corruptos da comunicação e por editores que vivem de jabás se espalhou pelo Brasil.

Esse jornalismo está condenado à morte. E não será uma mor-te lenta, muito pelo contrário. A agonia é rápida – aliás, muitos jornais já fecharam, após perderem leitores devido a práticas detestáveis de comprometimento de conteúdo. E os empresários vesgos acreditam se tratar de crise do mercado anunciante.

Em poucas palavras: o jornalismo vive da verdade, da con-fiança, da parceria, da defesa do cidadão. O jornalismo corrupto é uma praga, que resolve rapidamente o problema de caixa da em-presa, mas compromete o futuro do produto. E não adianta adotar soluções milagrosas como distribuir brindes, jogos de talheres, miniaturas de carros, CDs. Isso é só adiar o dia do juízo final.

Os jornais que se vendem têm vida curta. No “business” do jornalismo o leitor é rei. Ele não pode ser enganado de propósito. Rapidamente o leitor decreta a morte desses jornais. Vida longa aos jornais. Vida breve às publicações parciais e mentirosas que atrapalham o desenvolvimento das cidades, iludem leitores e per-petuam políticos corruptos no poder.

Os magnatas da comunicação precisam aprender de uma vez por todas. Ou seguirão vendo o dinheiro escorrer pelas sarjetas.

eduardo tessler é jornalista, consultor de empresas de comuni-

cação e edita o blog mídia mundo. o texto foi extraído do seu blog terramagazine.terra.com.br/blogdotessler.

tentativas de registros de candidaturas nega-das. As estatísticas de

candidaturas podem ser obtidas no sistema Esta-tísticas, do site do TSE.

Divulgação PSDB

O ex-prefeito José Leandro continua em campanha enquanto aguarda o julgamento do recurso pelo TRE

tse divulga as contas parciais de candidatos

Já é possível con-sultar no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a primeira prestação parcial de contas de partidos e candidatos que concorrerão nas eleições municipais deste ano.

Os relatórios par-ciais discriminam as doações em dinheiro ou estimáveis em di-nheiro recebidas para o financiamento da campanha eleitoral e os gastos realizados.

Caso os candi-datos e partidos não apresentem os relató-rios parciais de con-tas, a Justiça Eleitoral divulgará os saldos financeiros, a débito e a crédito, dos extratos bancários encaminha-dos pelas instituições financeiras.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei 9504/97), somente na prestação de con-tas final partidos e candidatos devem indicar os nomes dos

doadores e dos valores doados para as campa-nhas.

Porém, os doado-res e os fornecedores poderão, no curso da campanha, informar à Justiça Eleitoral sobre as doações que fizerem a candidatos, comitês financeiros e partidos.

Page 5: A SEMANA Edição 436
Page 6: A SEMANA Edição 436

CIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 08 A 14 dE AGoSto dE 2012

mais dois jovens mortos no trânsitoFim de semana trágico, com dois acidentes fatais em rodovias de Mariana

Mais dois jovens mor-reram em graves aciden-tes de trânsito no fim de semana, em Mariana. Um deles ocorreu no domingo, dia 5, na MG-129, envol-vendo um carro de passeio e um ônibus da empresa Transcotta. A colisão foi na altura do Bairro San-tana, na rodovia que fica próxima ao depósito de distribuição da Skol.

A vítima fatal foi um jovem de 26 anos. Fred Hosken Perdigão, sobri-nho do ex-vereador Per-digão, seguia para a sua residência, na Vila Samar-co, quando o carro que ele conduzia, um Fiat Uno de cor prata placa HOE-8253, bateu na lateral do ônibus que vinha na di-

reção contrária. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, devido à violência do acidente, o condutor do carro teve um braço amputado.

Fred chegou a ser so-corrido pelas equipes de resgate e levado para o hospital Monsenhor Hor-ta, mas não resistiu aos fe-rimentos e morreu poucas horas depois. De acordo com a Polícia Rodoviá-ria Estadual, ainda não há informações sobre as circunstâncias e causa do acidente. O corpo de Fred foi velado na Câmara de Mariana.

Outro jovem morreu em mais um grave aciden-te em Passagem de Maria-na. Segundo informações

do Corpo de Bombeiros, Danilo Samuel da Silva, de 22 anos, estava numa moto quando bateu de frente em um carro. A in-formação é de que seria morador de Ouro Preto. O acidente ocorreu próximo a ponto no momento em que o motociclista tentava fazer uma ultrapassagem.

Há duas semanas, um jovem de 24 anos morreu em um trágico acidente na MG-129, na rodovia sentido à Samarco, pró-ximo ao Bonanza. A víti-ma foi Marcelo de Souza, também conhecido como “Marcelo Serrote”, que capotou o carro em que ele estava. As circunstân-cias do acidente são des-conhecidas.

Portal Mariana / Divulgação

Violência do acidente entre carro e ônibus matou jovem de 28 anos

em três dias, polícia prende 12 por tráficoEm apenas três dias, 12

pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas em Mariana. Os primeiros suspeitos foram detidos no Bairro Santa Rita de Cássia, onde os po-liciais apreenderam um ta-blete de maconha com um homem de 23 anos.

No São Gonçalo, de-núncias anônimas levaram os militares a cinco homens e uma mulher por porte de drogas. Ao fazer uma “var-redura” na casa de um dos suspeitos, foram encontra-das dentro do armário joias que teriam sido furtadas de uma joalheria em Mariana. O material e os acusados foram levados para a dele-gacia.

No dia seguinte, os mi-litares voltaram ao Bairro São Gonçalo e prenderam um rapaz de 18 anos, sus-peito de tráfico. Com ele fo-ram apreendidos buchas de maconha, uma sacola com 98 pedras de crack, R$ 398

em dinheiro, joias (brincos, colar e anéis) e um telefone celular.

Em Passagem de Maria-na, duas pessoas, de 19 e 32 anos, foram presas com ma-conha. Um dos suspeitos es-condia a droga na cueca. Ele confessou que tinha compra-do a droga no dia anterior e que havia fornecido “de gra-ça” apenas uma porção para o amigo. A dupla foi presa e recolhida para a delegacia juntamente com a droga.

No terceiro dia da ação,

policiais prenderam duas pessoas em Cláudio Mano-el, entre elas um menor de 14 anos. Elas estavam em atitude suspeita dentro do cemitério. Com os suspei-tos, os militares encontra-ram dez buchas de maco-nha, um tablete pequeno da droga, R$ 250 em dinheiro e pedaços de plásticos se-melhantes aos que servem para enrolar buchas de ma-conha. Eles foram presos e levados para a delegacia, e o material apreendido.

Divulgação PMMG

Operação de militares apreende drogas, dinheiro e joias roubadas

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaiaca. PAL nº 088/2012 PREGÃO PRESENCIAL Nº 050/2012 – OBJETO: Recarga de Gás de Cozinha. Dia 21/08/2012 às 09 horas. Prefeitura municipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Informações pelo tel.: (31) 3887-1122 ou pelo email: [email protected]. Eliane M. de O. Santana. Pregoeira.

Extrato de Contrato nº 110/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 084/2012 – Dispensa 25/2012. Objeto: Aquisição de Pneus. Contratado: (110) Flash Pneus Comercial LTDA ME. Valor total do proces-so: R$ 9.490,00. Contrato datado de 23/07/2012. Vigência: 30 dias. Eliane M. de O. Santana – Presidente da CPL.

Extrato do 5º Termo Aditivo de tempo. A PREFEITURADE ACAIACA. PAL 090/2009 e Pregão Presencial 050/2009. Objeto: Contratação de prestação de serviços de internet e intranet para a Pre-feitura de Acaiaca. Contratado: PONTENET TELEINFORMÁTICA LTDA. Data do Aditivo: 01 de agosto de 2012. Vigência: 31/12/2012. Eliane Maria de Oliveira Santana - Pregoeira.

Órgão Informativo da Prefeitura Municipal de Acaiaca/MG09 de agosto - Jornal A Semana edição 436 - PAG 6

Cemig ameaça cortar luz de 150 famílias

Mais de 150 famílias que moram na área de in-vasão do Alto do Rosário, em Mariana, podem ficar no escuro. Os técnicos da Cemig foram ao bairro na terça-feira, dia 7, com a ordem para cortar o for-necimento de energia. De acordo com o líder comu-nitário, Ivanir Laurentino, há anos a luz chega às ca-sas das famílias por meio de “gatos”.

De acordo com a Ce-mig, as reclamações parti-ram de moradores regula-res do bairro, que sofrem pelas ligações clandestinas

da parte invadida. As famí-lias ameaçadas de corte de luz deverão se reunir com a Prefeitura para cobrar a regularização do bairro.

Em nota, a Prefeitura de Mariana informa que encaminhou ofício à dire-ção da Cemig, solicitando uma solução técnica que não prejudicasse os mo-radores. Porém, a solução encontrada pela empresa foi o corte da de energia às construções irregulares. “A Prefeitura esclarece que não tem nenhum envolvi-mento com este corte de luz, que será realizado sob

a responsabilidade única da Cemig”, diz a nota.

No Alto do Rosário, grandes extensões de ter-ras encontram-se ocupadas por construções irregula-res, que já estão em litígio processual desde 2006. A área invadida pertence à Mina da Passagem, em-presa da família do atual prefeito Roberto Rodri-gues (PTB). O líder comu-nitário Ivanir Laurentino disse que irá se reunir com prefeito para tentar buscar uma solução definitiva para regularização dos mo-radores do bairro.

Atletismo de mariana é 2º lugar geral no Jemg

A equipe masculina de atletismo, que partici-pou dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) conquistou o 2º lugar ge-ral. Os jovens atletas trou-xeram para Mariana uma medalha de ouro e duas de prata, além de dois quintos lugares e uma sexta colo-cação. Os jogos ocorreram em Patos de Minas, entre

os dias 31 de julho e 04 de agosto.

Mais uma vez, os des-taques foram Hellerson Pereira Costa e Henrique Souza. Os dois fizeram a dobradinha na modalidade 110 metros com barreiras, repetindo o resultado da etapa regional do Jemg 2012, realizada em Sete Lagoas, no mês de junho.

Além do ouro nos 110m, Hellerson também conquistou a medalha de prata no lançamento do disco. As Olimpíadas Es-colares são consideradas o maior evento esportivo do calendário estudantil bra-sileiro. A edição de 2012 ocorrerá em Cuiabá, entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro.

Page 7: A SEMANA Edição 436

VArIedAdes PÁGINA 7 • A SEMANA08 A 14 dE AGoSto dE 2012

horÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4Uma forte necessidade de expressão e de liberdade aumentará sua impaci-ência nos relacionamentos. A semana poderá começar com ótimos contatos e muita inspiração criativa. Domingo favorecerá um relacionamento está-vel.

touro - 21/4 a 20/5Boas propostas financeiras virão acompanhadas de desafios que exigi-rão esforço e muita concentração. Seu tino para negócios e compras estará mais aguçado. Aproveite a boa onda de energia para resolver assuntos fi-nanceiros e aumentar seus recursos.

gêmeos - 21/5 a 20/6Aproveite a semana para curtir ami-gos e também para fortalecer o traba-lho em equipe. Na quinta, precisará se concentrar nas suas coisas. Com-promissos sociais serão cansativos. A fase inspirará boas compras e investi-mentos no seu prazer.

Câncer - 21/6 a 22/7A semana começará com oportuni-dade de crescimento financeiro. Bom momento para planejar o futuro e au-mentar sua popularidade no ambiente profissional. Sua beleza, simpatia e sensualidade estarão em destaque, com a entrada de Vênus em seu signo.

Leão - 23/7 a 22/8Amigos apoiarão seus projetos e pla-nos de viagem. A semana começará com desejos de mudança no estilo de vida. O fim de semana promete novos encontros e programação animada em ótima companhia. Novo romance po-derá começar como amizade.

Virgem - 23/8 a 22/9Emoções contraditórias poderão pro-vocar instabilidades no início da se-mana, que ainda cobrará desapego e um olhar mais profundo sobre a vida. Encontros carinhosos com amigos e planos de viagem criarão um clima alegre. A fase que antecede seu ani-versário trará muitas reflexões que definirão o seu futuro.

Libra - 23/9 a 22/10Fase gostosa para ampliar sua rede de relacionamentos. Um encontro mar-cante poderá mudar seus conceitos so-bre o amor. Tudo aberto para planejar uma viagem e investir no seu desen-volvimento. Altas vibrações no amor!

escorpião - 23/10 a 21/11 Rotinas poderão mudar radicalmente no início da semana. Inicie uma nova atividade ou aproveite uma oportuni-dade de trabalho e assuma novos de-safios. Os melhores momentos na vida íntima virão no sábado, que promete clima quente, temperado com muita sedução e cumplicidade.

sagitário - 22/11 a 21/12A semana reserva momentos mágicos na vida íntima. Carinho, cumplici-dade e muita sedução aumentarão a confiança em uma relação especial. Um roteiro de viagem a dois realizará um sonho antigo. Apaixone-se e viva momentos inesquecíveis de aventura e prazer.

Capricórnio - 22/12 a 20/1Fase de decisões sobre o futuro e seu plano de carreira. Projetos de longo prazo ganharão força e total apoio do parceiro, nesta semana que também promete vida sexual intensa e muita harmonia na relação íntima. O fim de semana será de trabalho e de decisões importantes.

Aquário - 21/1 a 19/2Aproveite a semana para desfazer mal-entendidos e resolver assuntos que envolvem pessoas de fora e sua reputação. Investimentos na casa e na vida familiar trarão mais conforto e segurança. Amor em alta. Tudo aberto para se apaixonar para valer ou para assumir uma relação já existente.

Peixes - 20/2 a 20/3A semana começará com ótimas opor-tunidades na área financeira. Bom mo-mento para negociar um imóvel ou para realizar um velho sonho. Mas não feche nenhum negócio precipitadamente na terça. Fim de semana gostoso para rea-lizar seus desejos íntimos secretos.

Em agosto, Regiane Espírito Santo e Maurílio de Costa Souza dividem a Galeria de Arte Nello Nuno, da Faop, com a série de esculturas “As voltas que a tira dá” e “Território Antropomórfi-co”, respectivamente. A abertura da exposição coletiva será nesta quinta-feira (9), às 20h. Os tra-balhos ficam disponíveis até 1º de setembro. Entrada franca.

Em seu trabalho, a cera-mista Regiane Espírito San-to – que também é professora de cerâmica da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de An-drade da Faop – usa a natureza como metáfora para representar o processo evolutivo, da arte e do amadurecimento artístico e filosófico da artista. Já as escul-

exposição de artes e sabores na Faop

Divulgação

Faop edita livreto de culinária típica de Santo Antônio do Salto com Grupo de Quituteiras do distrito

Entidade abre mostra de esculturas e lança livreto com resgate de culinária típica

nem te Conto!Angelica FoX

Gentemmm, tudo bem com vocês? Eu estou muito bem, e cheia de fofocas quen-tíssimas. Vamos lá?

• Vou começar falando de Avenida Brasil: aos poucos, o passado nebuloso de Lucinda começará a ser desvendado. No capítulo previsto para ir ao ar no dia 20 de agosto, em uma dis-cussão, Nilo joga na cara da Mãe do Lixão que ela abandonou o herdeiro deles. Ela se irrita quando o ex se refere a Max como “nosso filho” e o acusa de nunca ter sido um pai para o amante de Carminha.

• Nilo responde a chamando de santi-nha do pau oco e per-gunta onde ela estava antes que não apareceu para tomar as dores do filho deles. A briga continua e ela comenta que ele deu “vida de bosta” para Max com a intenção de castigá-la. Rancoroso, ele diz que

apenas mostrou-o que a vida é um lixo.

• E Nilo será pro-tagonista de mais uma bafo: Segundo o jornal O Dia, o malandro vai ser salvo por Nina. Depois de brigar com as crian-ças do lixão, que rouba-ram toda a sua comida, ele sobe em uma cadeira para pegar um pacote de biscoitos que sobrou, no topo do armário. Ele se desequilibra, cai e der-ruba um lampião. A casa começa a pegar fogo e Nilo não consegue se le-vantar. Nina, de saída da casa de Lucinda, vê as chamas e corre até lá. Ela consegue apagar o fogo e ajuda Nilo a se levantar. Depois disso, Nilo re-solve procurar Jorginho para dizer que Carminha quem armou seu próprio sequestro.

• E finalmente Jorginho e Nina vão se acertar. Depois de desco-brir que ela disse a verda-de sobre não ter armado o sequestro de Carminha, ele vai pedir a chef de co-zinha em casamento du-rante a cerimônia na qual os pequenos Picolé e Mi-

luce se casam no lixão. Depois do sim, Jorginho, padrinho das crianças, faz uma declaração e pede Nina em casamento de novo, emocionando a moça. Que lindo!

• E agora uma fo-foca da vida real: um mês de férias nos Hamptons, o badalado balneário pró-ximo a Nova York, foi tempo suficiente para que Luciano Huck e Angélica escolhessem o nome da primeira menina que es-peram: Eva. Belo nome!

• Gentem, Vera Fisher que estar exce-lente forma física para interpretar Irina em “Sal-ve Jorge”, a substituta de “Avenida Brasil”, que marcará o seu retorno às novelas. Além da dieta e da prática diária de exer-cícios físicos, a estrela

LIVro esPÍrItAAté 12 de agosto acontece, no Sesi-Mariana, a Feira do Livro Espírita, uma realização do Grupo Espírita Amor e Luz. Visitações de 9 às 20h.

FLAutA doCeO SESI Mariana, através da Escola de Formação de Instrumentis-tas de Cordas, convida para o Recital de Flauta Doce e Convidados a realizar-se no dia 10 agosto às 19h. Entrada franca.

FestIVAL de bAndAsO 11º Festival Ouropretano de Bandas, promovido pelo Museu da Inconfidência, será inaugurado no próximo sábado, 11 de agosto, às 16h, com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais no Adro da Igreja de São Francisco de Assis. Neste ano, o evento ocorre a céu aberto, na Praça Tiradentes, também nos dias 19, 25 e 26 – sábados e domingos. O tema são os 80 anos das Sociedades Musicais Senhor Bom Jesus das Flores e Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ambas de Ouro Preto. Agenda completa no site www.museudainconfidencia.gov.br

bonA FortunANo sábado (11/08), a banda Bona Fortuna se apresenta na Boate Nomad, em Mariana. Entradas: Masculino - R$20 (Antecipado) - R$25 (Na hora); Feminino - R$10 (Antecipado) - R$15 (Na hora). Prestigie!

PAsteL de AnguNo sábado (11/08) e domingo (12/08) acontece a 12ª festa do Pas-tel do Angu, em Itabirito. Muitas atrações esperam por você!

eXPomArIAnADo dia 22 a 26 de agosto, acontece a ExpoMariana, na Mina Del Rey. As atrações já estão confirmadas: 22/08 - quarta-feira – Gui-lherme e Santiago (entrada franca); 23/08 - quinta-feira - Jorge e Matheus; 24/08 - sexta-feira - Israel Novaes; 25/08 - sábado – Edu-ardo Costa; e 26/08 (domingo)- Gustavo Lima. Mais Informações sobre a ExpoMariana 2012: (32) 3551-2041. Imperdível!

eXPoLAFDo dia 22 a 26 de agosto, acontece mais uma edição da Expolaf, em Conselheiro Lafaiete. As atrações do evento para 2012 já estão confirmadas: 22/08 - quarta-feira - Atração Gospel (entrada franca); 23/08 - quinta-feira - Gusttavo Lima; 24/08 - sexta-feira - Luan Santana; 25/08 - sábado - Israel Novaes + Humberto & Ronaldo; e 26/08 - Sunga de Pano (entrada franca). Rodeios de quinta a domingo.

dIVIrtA-se

AG.News

Filha de Angélica e Luciano Huck se chamará Eva

passou por duas ci-rurgias plásticas: uma para tirar a barriga e a outra, o culote. Para Vera, quando não se gosta de uma coisa, tem que tirar. Garan-tindo que não doeu nada, ela também afir-ma que ficou bastante satisfeita com o resul-tado.

• Pessoas, por um contrato milioná-rio, Xuxa ficará mo-rena para a campanha publicitária de uma co-nhecida marca de tin-tura para cabelos. Para receber a bolada, ela deverá permanecer du-rante seis semanas com as madeixas tingidas. Não é preciso dizer que Xuxa aceitou sem reclamar todas as con-dições impostas, né???

Aqui quem faz a diferença é VOCÊ!www.bmnoticias.com

turas de Maurílio Souza foram produzidas com diferentes tipos de madeira e formatos. Corpos e troncos se torcem e se fundem em novas formas.

estreIA - A vocação gastro-nômica saltense, com seus pra-tos e quitutes deliciosos, agora se consagra com o livreto Santo Antônio do Salto – Cultura e Culinária Típica. A obra faz um recorte da trajetória cultural, do Festival de Gastronomia e traz 12 receitas tradicionais. O lan-çamento será no dia 9, às 19h, na Casa de Gonzaga, em Ouro Preto. A Faop abraçou a produ-ção e confecção da obra, sendo responsável por projeto gráfico, diagramação, edição, revisão e grande parte das fotografias.

Page 8: A SEMANA Edição 436

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 08 A 14 dE AGoSto dE 2012

Foto: Álbum de família

Arlindo, Lázaro e Lucas

Foto: Álbum de família

Gugu, Brenda e Paulinho

Foto: Álbum de família

Claudiano e Lorena

Foto: Álbum de família

Marcos, Silas e Lucas

Foto: Álbum de família

Roger e Aninha

Foto: Álbum de família

Leonardo e Vitória

no dia 12 de Agosto, comemoramos o dia dos Pais, e o Jornal A semana presta uma homenagem aos verdadeiros heróis, que protegem, ajudam e fazem tudo por seus filhos! um Feliz dia dos Pais a todos os papais de mariana, ouro Preto e região!