A SEMANA Edição 439

12
Ano VIII • número 439 • 30 de Agosto A 5 de setembro de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG Douglas Couto mais de 800 fa mílias podem ser despejadas Quem quer ser prefeito? Cia Mina da Passagem obtém reintegração de área invadida no Rosário. PÁgInA 6 70% da população reprova roberto PÁgInA 5 Falta de água vira peleja de moradores PÁgInA 7 Divulgação Valério Vieira, candidato do PSTU à Prefeitura de Maria- na, é o terceiro entrevistado da série do jornal A SEMANA. PÁgInA 4 Reprodução Pesquisa revela personagens marianenses que ajudaram a escrever a história e fizeram parte da Independência do Brasil em 1822. PÁgInA 8

description

30 de agosto de 2012.

Transcript of A SEMANA Edição 439

Page 1: A SEMANA Edição 439

Ano VIII • número 439 • 30 de Agosto A 5 de setembro de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG

Douglas Couto

mais de 800 famílias podem ser despejadas

Quem quer ser prefeito?

Cia Mina da Passagem obtém reintegração de área invadida no Rosário. PÁgInA 6

70% da população reprova roberto

PÁgInA 5

Falta de água vira peleja de moradores

PÁgInA 7

Divulgação

Valério Vieira, candidato do PSTU à Prefeitura de Maria-na, é o terceiro entrevistado da série do jornal A SEMANA.

PÁgInA 4

Reprodução

Pesquisa revela personagens marianenses que ajudaram a escrever a história e fizeram parte da Independência do Brasil em 1822. PÁgInA 8

Page 2: A SEMANA Edição 439

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

JorNAL A SEMANA LtdACNPJ: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMiR De a. costadiretor-PresidenteDoUGlas coUtoJornalistaWHiNteR GoNÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidaReginaldo Vilela

Studio Élcio rocha (31) 3557-1995

rEdAÇÃoEndereço: rua Jatobá, 137ª, bairro rosário. Mariana-MGtelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMErCIALE-mail: [email protected]

CIrCULAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPrESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Que triste coincidência. Na semana que marca os seis anos de morte de dom Luciano Mendes de Almeida, o pastor que dedicou a sua vida aos pobres, mais de 800 famílias que moram na parte alta do Rosário vivem a ameaça de serem despejadas.

É bem verdade que não é legal se apossar do que não é seu muito menos invadir terra que não é sua, mas também caberia ao dono do terreno zelar por ele, cercando e garantindo que nin-guém ocupe terras alheia.

O problema de invasão é crônico em Maria-na. A mesma realidade vivida no Bairro Caba-nas e também na Vila Maquiné. É certo que em meio à gente simples, que não tem para onde ir, existem também aqueles oportunistas, que ocu-pam terras alheias para construir suas mansões e saem pelas ruas com cara de “sem-teto”.

Neste mês, dos seis anos de morte de dom Luciano, recordemos as suas palavras, antes de morrer, dom Luciano pediu: “cuidem dos meus pobres”. Resta saber, quem irá interceder por eles: a Justiça? Oremos.

twittess

em destaque

As frases acima são reproduzidas na íntegra. o jornal A semana não se responsabiliza pelo conteúdo das mesmas, assim como possíveis desvios relacionados ao uso da norma culta da Língua Portuguesa.

ProbLemA CrÔnICo

entre aspas

“Diz-me em quem votas e eu te direi quem és. Tenho pensado muito nisso ultimamente...”Antônio Carlos de oliveira, promotor de Justiça de mariana

IsrAeL QuIrIno

Acredita-se que o filóso-fo Rousseau teria dito que “o primeiro homem que, tendo erguido uma cerca em volta de seu terreno e proclamado - isto me pertence! - encon-trou gente ingênua o sufi-ciente para acreditar nele, foi o fundador de sociedade civil.” E completa o nobre pensador dizendo que, se alguém houvesse tido a co-ragem de arrancar as cercas e expulsar o posseiro teria livrado a humanidade de boa parte dos seus males.

Pois é. Apropriação de terreno alheio é crime, no dizer do art. 161 do Código Penal. É óbvio que a supres-são de coisa móvel (furto ou roubo) não se equipara à usurpação de propriedade imóvel, para fins de punição. Isso, por entender o legisla-dor, que não é muito comum o “furto” de bens imóveis. Em Mariana é diferente.

O usurpador, ou invasor, pratica o seu ato à luz do dia, se vale até mesmo de máqui-nas para adequar o terreno às suas pretensões. Anuncia a venda da área invadida nos meios de comunicação dis-poníveis, consegue, até mes-mo ajuda do poder público

É A PArte Que te CAbe deste LAtIFúndIo...para manter-se como invasor e edificar no bem esbulhado. Alguém doa alguns mate-riais de construção, a luz é ligada. No momento em que há anuência ou tolerância daquele que primeiro ergueu a cerca e tornou-se detentor do domínio, o invasor que vem depois, a meu sentir consegue o perdão tácito, e começa a contar tempo para usucapião, pois obtém a pos-se mansa e pacífica.

Outrora o bairro Mo-rada do Sol foi o sonho de consumo de uma juventude que trabalhava duro para adquirir alguma coisa. Olhá-vamos o stand de vendas, envidraçado, montado ali na Praça Tancredo Neves (na época Praça Bandeirantes), e afastávamos a passos en-vergonhados, pois o salário não dava para comprar um pedaço daquele chão. A pro-messa de um novo bairro, com infraestrutura e aberto ao público na cidade de Ma-riana em franco crescimento urbano era uma espécie de benção. Uma ventura que ficou só na promessa.

O Rosário, onde a pre-feitura realizava seu em-preendimento imobiliário naqueles dias, por definição da política da época era des-

tinado a quem o Prefeito determinasse. Seus amigos, chegados, apaniguados ocu-param todas as expansões urbanas oficiais. Os alijados invadiram as adjacências e criaram seus aglomerados: São Gonçalo, Cabanas, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio, e por fim as terras particulares remanescentes do Alto do Rosário e, nos últimos dias, o que sobrou do bairro Morada do Sol, são exemplos da política habitacional permissiva dos latifundiários urbanos desta cidade maltratada.

As mineradoras, em res-peito ao seu passivo urba-no, construíram suas vilas e alojaram seus “forasteiros”. Samitri e Vale criaram bair-ros decentes, documentaram seus ocupantes, diferencia-ram dos demais. Quanto ao resto, a cidade se fez às escuras, no lusco-fusco, na ocupação sinistra, uma lásti-ma urbana que nenhum pla-no diretor é capaz de conser-tar! E somos, para a história, a primeira cidade planejada de Minas!

A história, no entanto, as vezes se escreve com tintas de matizes diversas. Em 2008 quando uma onda de ocupação desordenada

invadiu o bairro Cabanas, o Ministério Público acionou a prefeitura, como principal responsável pelo zelo da-quele patrimônio particular. Curiosamente, uma outra onda de invasão assola no-vamente os terrenos parti-culares, só que desta vez, o titular desses domínios res-ponde também pela Prefeitu-ra. Triste paradoxo, ao dono das terras invadidas cabe ze-lar pelo patrimônio de todos nós! Que Deus nos ajude!

Na sessão plenária do dia 20 de agosto relatou-se na Câmara Municipal a in-vasão que ocorre em uma área verde no Bairro Maqui-né, terreno público, portanto, que se faz a luz do dia, sob a complacência da fiscaliza-ção municipal. Preocupan-te! Que o prefeito permita a ocupação dos seus imóveis, faz parte do seu direito de propriedade, mas olvidar bens públicos é crime de res-ponsabilidade. É bom averi-guar.

Comecei citando Rous-seau e termino com Sta-nislaw Ponte Preta: “Res-taure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!”

Israel Quirino é professor e advogado.

www.itatiaia.com.br/ouropretotel: 3551 2166 / 3551 5544

@aguinaldaosilva (Aguinaldo silva)E quer saber? Chega de perder meu tempo com gente feia! Cansei.

@Zellyrocha(giselle rocha)Absurdo ver essas crianças de 14,15,16 e até 10 anos achando lindo irem para Expo e beberem até passar mal.Caso de polícia e ninguém faz nada.

@AnaAmelia_39 (Ana Amélia)@ZellyRocha kd o Juizado de menores???

@oCriador (deus)Estas eleições estão tão catastróficas que, ao olhar a lista de candidatos, o diabo fez o sinal da cruz.

@brazAssis13 (ricardo braz de Assis)E os barracos vão surgindo no Bairro Mangueira... Alô prefeito, tome uma atitude! Não deixe a favelização acontecer! Não merecemos!

@valleverona (roberto Verona)@BrazAssis13 Aquilo ali é caso de polícia! Que culpa tem o prefeito?

Page 3: A SEMANA Edição 439

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

.: AgendA

.: bAstIdores

Psdb - CeLso CotA QuIntA-FeIrA, dIA 30Reunião interna com equipe de campanha.

seXtA-FeIrA, dIA 319h - Caminhada pelo São Gonçalo19h – Comício

sÁbAdo, dIA 019h - Caminhada na comunidade de Furquim19h – Comício

domIngo, dIA 029h - Caminhada na comunidade de Padre Viegas19h - Comício

Ptb - roberto rodrIguesNão informou agenda de campanha

PV – sÔnIA AZZIQuIntA-FeIrA, dIA 30Bairro Cabanas

seXtA-FeIrA, dIA 31Bairro São Pedro

sÁbAdo, dIA 01Distrito de Passagem de Mariana

domIngo, dIA 02Distrito de Passagem de Mariana

segundA-FeIrA, dIA 03Bairros Chácara

dem – rodrIgo mIrAndAQuIntA-FeIrA, dIA 30Bairro Vale Verde

seXtA-FeIrA, dIA 31Bairro Santa Rita de Cássia

sÁbAdo, dIA 0119h - Bairro Cabanas

domIngo, dIA 0219h - Distrito de Monsenhor Horta

Pmn – CHICo dA FArmÁCIANão divulgou agenda de campanha.

PsoL – neuZA ZuZuNão divulgou agenda de campanha.

Pstu – VALÉrIo VIeIrANão divulgou agenda de campanha.

notA dA redAção:As equipes de campanhas podem entrar em contato com a redação do Jornal A SEMANA por meio do email redaçã[email protected].

CuLPA de Quem?

Na sexta-feira (24), Roberto Rodrigues (PTB) participou de reunião com moradores da invasão do Bairro Cabanas e admitiu que o problema ali não é simples. “Vontade para resolver não me falta, mas existe uma ação do Ministério Público atuando sobre esse terreno, e é ele, principalmente, quem decide o que deve ser feito”, disse.

Celso comemora vantagem, mas descarta “já ganhou”Candidatos à prefeitura de Mariana avaliam seus desempenho

na primeira pesquisa da corrida eleitoral

Com quase 70 pontos à frente do principal ad-versário, o candidato do PSDB a prefeito de Ma-riana, Celso Cota, come-morou o resultado da pri-meira rodada de pesquisa do instituto CP2, na qual aparece com 79,6% das intenções de votos, con-tra 9,7% da candidata verde Sônia Azzi (PV).

Embora esse quadro contemple grande pos-sibilidade de vitória, o tucano evitou o clima de “já ganhou”. “Eu fico feliz e vejo que isso se repete a cada semana. Isso é bom e nos indica que estamos no caminho certo. Mas, de qualquer

forma, temos que traba-lhar muito, nada de já ganhou, e a pesquisa real acontece em 7 de outu-bro”.

Segunda colocada na pesquisa, a candidata verde não quis comentar o desempenho. O prefei-to e candidato do PTB à reeleição, Roberto Ro-drigues, também não res-pondeu aos emails envia-dos à sua assessoria. No entanto, em reportagem veiculada em um jornal regional, aliados do pe-tebista tentaram desqua-lificar a pesquisa.

Candidato do PSTU, Valério Vieira, disse es-tar convicto de que os

números não retratam a realidade. “Quem ganhar a eleição será por dife-rença pequena. O que a gente nota é que há uma diferença muito gran-de entre os números e a receptividade em nossa campanha”, disse Vieira.

O médico Dr. Rodri-go Miranda, candidato do DEM, também recla-mou da pesquisa. “Como cidadão dessa terra, sinto-me inconformado com a realidade beirando à surrealidade que assis-timos nos últimos anos. Precisamos parar de acreditar em “verdades” inacreditáveis e acreditar mais no poder de mudan-

ça do nosso voto”. A pesquisa da CP2,

feita de 9 a 12 de agosto, apurou que Celso Cota tem 79,6% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece Sônia Azzi (PV), com 9,7%, e logo atrás aparece o atual prefeito, Roberto Rodri-gues, com 5,2%. Chico da Farmácia (PMN) pos-sui 3,2%, e Neuza Zuzu, do PSOL, 1,5%. Os can-didatos Rodrigo Miranda (DEM) e Valério Vieira (PSTU) ficaram abaixo de 1%. Foram realiza-das 606 entrevistas. A margem de erro é de 4%. Registro na Justiça Elei-toral: MG-00210/2012.

Reprodução Facebook

CoLHendo os Frutos. O prefeito e candidato do PTB à reeleição, Roberto Rodrigues, não tem medido esforços para colocar a campanha na rua. Além da agenda oficial, ele tem visitado feiras, se reunido com moradores dos bairros e distritos.

Reprodução Facebook

de VoLtA Às orIgens. Candidato do DEM a prefeito, Dr. Rodrigo Miranda esteve em Águas Claras, distrito onde nasceu seu pai, o ex-vereador Nonô Miranda. A campanha mobilizou a população, que está indignada com o descaso do município com os distritos.

Reprodução Facebook

Com o PÉ nA estrAdA. Segunda colocada na pesquisa eleitoral, Sônia Azzi, candidata do PV à prefeitura de Mariana, intensifica a sua agenda de campanha. De casa em casa, ele colocou o pé na estrada e foi atrás da arrancada nos bairros e distritos.

Page 4: A SEMANA Edição 439

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

“Vamos inverter a realidade, chega de governar para os ricos”

Valério Vieira é Técnico de Eletricidade, Eletrônica e Telecomunicações, nascido em Raul Soares. Aos 59 anos, é casado. Essa é a primeira vez que se candidata a prefeito pelo PSTU. Tem como candidato a vice-prefeito o operário Jorge Adalberto Rossoni. Com a palavra, Valério Vieira.

Qual é a avaliação desse início de campanha?

Começamos com ritmo muito bom, os militantes do partido, trabalhadores e estudantes que nos apoiam estão se jogando na campa-nha. Estamos panfletando as grandes empresas, visi-tando bairros e distritos.

Por que o senhor deseja ser prefeito de mariana?

Mariana é uma cidade mui-to rica, mas está abandona-da. Isso ocorreu devido à ganância de grupos tradi-cionais que só enxergam a política como trampolim para se dar bem, aliada ao favorecimento das grandes empresas que financiam as campanhas milionárias. Quero ser prefeito para in-verter essas prioridades.

Quais os maiores desa-fios e as virtudes a se ad-

ministrar nos próximos anos?

Para começar, as grandes mineradoras não pagam nada por retirar essas ri-quezas de nosso subsolo; não ter água tratada em uma cidade de mais de 300 anos é inaceitável, só se explica pela falta de com-promisso de quem sempre comandou a cidade nos últimos 30 anos. A saúde e a educação têm índices de desenvolvimento pre-cários. A desigualdade so-cial é alarmante. Só vamos inverter esta realidade se governarmos para os tra-balhadores e a população pobre. Chega de governar para os ricos.

o que existe de mais ur-gente a se fazer na cida-de?

Transformar a prefeitura em um instrumento de de-

fesa dos interesses dos tra-balhadores e da população pobre e não em um balcão e de interesses pessoais.

resuma em três frases o seu programa de gover-no.

Governar com e para os trabalhadores, através dos conselhos populares. Im-postos sobre grandes fortu-nas e punição aos corruptos e corruptores. Resolver os graves problemas de mora-dia, saúde e educação.

Qual é o peso do seu vice na campanha?

O meu vice, Jorge Adal-berto Rossoni, têm um peso fundamental, primei-ro porque é um operário da mineração; além disso, ele é um dirigente sindical licenciado, que têm um valor inestimável nas lutas dos trabalhadores de nossa

cidade e região.

o senhor acha que leva alguma vantagem em relação aos adversários?

Sim, nosso partido é um partido das lutas dos traba-lhadores e, por não aceitar dinheiro de grandes em-presas, nunca esteve ligado a nenhum esquema de cor-rupção como os partidos da direita tradicional (do escândalo do Cachoeira) e seus aliados e os da base do governo Dilma (do mensa-lão). Por isso, chamamos a todos os trabalhadores de nossa classe a não se enga-nar com as campanhas mi-lionárias e votar nos candi-datos operários.

Divulgação

Em campanha, Valério Vieira quer ser prefeito de Mariana

43 mil eleitores vão às urnas outubro

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam: em Mariana, 43.183 eleitores irão às urnas para escolher prefei-tos, vice-prefeitos e verea-dores no dia 7 de outubro. O número é 8,5% maior que em 2008, quando o eleitorado era de 39.788. Este ano, Mariana terá 3.395 cidadãos a mais ap-tos a votar.

Em Ouro Preto, o nú-mero de eleitores é 57.474 mil. No município de Diogo de Vasconcelos são 3.882 eleitores e, em Acaiaca, 3.514 vão às ur-nas em outubro.

Em todo o país, as eleições contam com 138.544.348 aptos a votar. Esse número é o resultado final do cadastro fechado para as eleições. São Pau-

lo lidera em número de eleitores, com 31.253.317. Em seguida, Minas Gerais aparece com 15.019.136.

Entre os eleitores, as mulheres continuam a ser maioria, com partici-pação de 51,9%. Os elei-tores masculinos repre-sentam 47,99% do total, com 67.382.594. Outros 134.046 eleitores (0,09%) não informaram o sexo.

tre julga mais de 2.500 recursos

Os juízes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais julgaram todos os recursos de registro de candidatura que deram entrada no órgão até dia 23 de agosto, referentes às eleições 2012. Desde 25 de julho, foram julgados 2.570 recursos, a maioria de candidatos que tiveram o registro negado em primeira instância.

O presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, agradeceu “o esforço dos servidores e colegas da Corte e a compreensão dos advogados para que o prazo fosse cumprido”. E disse, com ênfase: “Não há mais recursos a serem julgados com relação ao registro de candidatos”.

De acordo com o Calendário Eleitoral, 23

de agosto foi o último dia para que todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos fossem julgados pela Justiça Eleitoral e publicadas as respectivas decisões. Os candidatos indeferidos, que estiverem sub-judice, inclusive devido a eventuais recursos ao TSE, podem continuar fazendo as campanhas e constarão na urna eletrônica.

Page 5: A SEMANA Edição 439

PoLÍtICA PÁGINA 5 • A SEMANA30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

Quase 70% dos marianenses reprovam gestão de roberto

No cargo há seis meses, prefeito de Mariana tem rejeição recorde

Com apenas seis meses de governo, o prefeito de Mariana, Roberto Rodri-gues (PTB), acumula um índice recorde de rejeição. De acordo com a pesquisa de opinião feita pelo Insti-tuto CP2, 69,1% dos maria-nense desaprovam a admi-nistração municipal, contra 23,3% que aprovam a atual gestão. Os 7,6% restantes não sabem ou não respon-deram. A maior avaliação negativa foi identificada entre os homens (69,4%).

Entre os que aprovam a administração municipal, o atendimento à saúde é o principal problema de Ma-riana. As faltas de seguran-ça pública, de calçamento de ruas e o tráfico de drogas também são listados como problemas.

A pesquisa foi realiza-da entre 9 a 12 de agosto.

Foram 606 entrevistados. A margem de erro é de 4%. Por ter sido feita com ob-jetivo de avaliar o cenário eleitoral, a pesquisa tem registro na Justiça Eleito-ral: MG-00210/2012, tendo sido contratada e realizada pela CP2- Consultoria, Pes-quisa e Planejamento Ltda.

ouro Preto. Em maio, o DataTempo/CP2 rea-lizou pesquisa em Ouro Preto a respeito da gestão do prefeito Angelo Oswal-do (PMDB). O resultado é equilibrado. O desempenho do peemedebista é muito bom para 5,7% dos pesqui-

Divulgação

54% aprovam gestão do prefeito Angelo Oswaldo, em Ouro Preto

sados. Outros 34,9% dizem que o trabalho do prefeito é bom. Ele é regular para 33,7%. Os que avaliaram a administração como ruim somam 10,3%, e muito ruim, 15,1%.

Também é apertada a diferença entre os que gos-tam e os que não gostam da atual gestão municipal. Dos entrevistados, 54,3% aprovam a administração, contra 45% que desapro-vam. As razões mais citadas para a desaprovação são: Oswaldo não administra da maneira correta (44,2%), atua pouco na área da saúde (18,1%), não pavimenta as ruas da cidade a contento (12,6%) ou não investe em saneamento (7,5%).

69% reprovam gestão do prefeito

Roberto Rodrigues em Mariana

Juiz eleitoral veta “farra das doações”, mas depois libera

A doação de mate-riais de construção pela Prefeitura de Mariana a famílias de baixa renda, no período eleitoral, se transformou em batalha judicial.

De um lado, a coliga-ção do ex-prefeito Celso Cota (PSDB) acusa o uso eleitoral da máqui-na pública; do outro, o prefeito Roberto Rodri-gues (PTB) que nega a acusação e contra-ataca acusando o tucano de “tentar boicotar ajuda a 420 famílias”.

O caso foi parar nas mãos do juiz da 171ª

Zona Eleitoral de Ma-riana, Frederico Esteves Duarte Gonçalves, que, na sexta-feira (24), de-feriu o pedido de liminar suspendendo a doação de material de constru-ção para as famílias ca-rentes em risco social. Quatro dias depois, o juiz voltou atrás e revo-gou a liminar.

Em maio deste ano, a Câmara aprovou a retira-da de R$ 2,3 milhões do Fundo Municipal de Ha-bitação, que seriam para a construção de moradias populares, para doações de materiais. Segundo

a Prefeitura, tal doação atenderia a aproximada-mente 420 famílias.

O prefeito Rober-to Rodrigues criticou a tentativa do adversário de barrar as doações. “O pedido do meu adversá-rio não prejudica a mim, prejudica essas pessoas que ainda estão sofrendo por conta das enchen-tes deste ano. Quando começa a chover, essas famílias não conseguem dormir, vivem com medo de que tudo desabe. Es-sas pessoas precisam dessa ajuda”, afirmou Roberto.

Page 6: A SEMANA Edição 439

CIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

mais de 800 famílias despejadasCia Mina da Passagem obtém reintegração de área invadida no Rosário

Mais de 800 famílias que invadiram parte de terreno no alto do Bairro Rosário, da Companhia Mina da Passagem (CMP Urbanização Ltda.), po-derão ser despejadas. Os moradores estão revolta-dos, e prometem resistir à desocupação.

A ordem judicial de reintegração de posse foi expedida no dia 22 de agosto, dando o prazo de 15 dias para evacuarem a área. O prazo vence no dia 6 de setembro. Caso as famílias insistam em permanecer no local, po-derão ser retiradas com auxilio de força policial. Os imóveis construídos no local serão derruba-dos.

entendA o CAso. O processo de reintegração tramita na Justiça desde 2006. Neste ano, a Pre-feitura propôs uma ação civil pública ambiental contra a CMP, empresa

da família do atual pre-feito Roberto Rodrigues, exigindo que a proprie-tária do terreno cercasse e urbanizasse a área ocu-pada identificada como Morada do Sol, confor-me o processo de núme-ro 0400.06.019.555-1. A partir daí, a CMP entrou com a reintegração de posse.

Procurado pela re-portagem, o prefeito não quis se manifestar sobre o assunto.

ImbrÓgLIo. Em reu-nião com moradores no Bairro Cabanas, em outra área de invasão, cujo terreno também pertence à Cia Mina da Passagem, Roberto ad-mitiu que o problema não é simples, mas que a solução está em uma negociação entre a co-munidade, Prefeitura, Ministério Público e o dono do terreno. “Von-tade para resolver não

me falta, mas existe uma ação do ministério pú-blico atuando sobre esse terreno, e é ele, princi-palmente, quem decide o que deve ser feito”, disse o prefeito.

Divulgação

No Bairro Rosário, mais de

800 famílias podem ser despejadas

Presos trabalham na recuperação do FórumNo último sábado,

dia 18 de agosto, foram iniciados os trabalhos de manutenção no Fórum da Comarca de Maria-na, com a utilização da mão de obra carcerária. A iniciativa contou com a pronta acolhida do di-retor do presídio regio-nal, Paulo Cézar Santos.

Além da revitalização da fachada, o trabalho tam-bém abrangerá a execução do projeto paisagístico e de jardinagem do prédio e entorno.

Segundo o juiz dire-tor do Foro, Pedro Ca-mara Raposo Lopes, a laborterapia (trabalho com função terapêutica)

é importante fase na res-socialização do preso, possibilitando o resgate da autoestima, a saída do ambiente prisional e a re-mição da pena pelo traba-lho.

“A ideia é que pos-samos expandir o proje-to para outros prédios e equipamentos públicos,

de forma que o trabalho extramuros sirva como estímulo ao bom com-portamento e à merito-cracia prisional, mos-trando à população local que o erro cometido no passado pode ser emen-dado pelo estudo, atua-ção criativa e espírito de grupo”, disse o juiz.

Page 7: A SEMANA Edição 439

CIdAdes PÁGINA 7 • A SEMANA30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

Falta água, sobra poeira e reclamação de moradores

Obra inacabada do SAAE de Mariana vira “peleja” no Bairro CabanasNão bastasse a peleja

da falta d’água, os mora-dores do Bairro Cabanas agora estão sendo obriga-dos a conviver com a po-eira causada por uma obra inacabada pelo SAAE de Mariana, na rua Ouro Pre-to. Após abrir um trecho de 120 metros para execução de obra, a autarquia deixou a terra exposta. Os comer-ciantes estão irritados com a poeira.

“É um absurdo ter que conviver com tanta poeira e sem água”, reclama a dona de casa Maria do Carmo de Assis, 33 anos. “A gente que tem comércio já não sabe o que fazer. As prate-leiras não param limpas”, reclama o comerciante Ze-zinho.

Procurada pela reporta-gem, a direção do SAAE de Mariana não se manifestou sobre o assunto. Em nota

publicada no site oficial, a autarquia explica que a obra representa “melhoria do sistema de abastecimen-to”. “A meta do SAAE é fornecer água com pressão e regularidade nos locais onde existem manobras

diárias programadas para uma homogênea distribui-ção de água tratada na cida-de neste período de seca”.

No distrito de Santa Rita Durão, o problema não é falta d’água, mas excesso de barro, o que levou até à

suspensão das aulas na es-cola municipal. Em nota, a Prefeitura informou que “houve uma falha no poço que abastece o local, o que fez com que a água ficasse turva pela entrada de terra na caixa”.

Cooperouro promove ações de cidadaniaSábado, dia 1º de setembro, de 9h às 12h, acon-

tece mais uma edição do Dia de Cooperar 2012. Este ano, o evento ocorrerá em Ouro Preto e tam-bém em Mariana, nas futuras instalações da coope-rativa. No local, serão oferecidos serviços médicos (aferição de pressão, teste de glicose e IMC), en-caminhamento para emissão de carteira de iden-tidade e CPF, sessão de ginástica, tai chi chuan , oficinas de artesanato, além da tradicional festa das crianças, brinquedos, algodão doce, pipoca e muitas brincadeiras.

A loja de Ouro Preto contará com a Blitz da Saúde, realizada pela Drogaria Cooperouro, e dis-tribuição de pipoca, refrigerante e algodão doce para as crianças. Essa é a quarta edição do Dia de Cooperar. Essa é a primeira vez que o evento é realizado em Mariana. Em 2011, o Dia C contou com a participação de 216 cooperativas e 18 mil voluntários, atendendo a mais de 218 mil pessoas em 214 municípios mineiros.

Reprodução

Trecho aberto na Rua Ouro Preto, no Cabanas, tem prejudicado moradores

Page 8: A SEMANA Edição 439

esPeCIALPÁGINA 8 • A SEMANA 30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

Conheça os marianenses que fizeram parte da IndependênciaPesquisa revela personagens anônimos que ajudaram a escrever a história

“Independência ou morte”. O grito do Ipiranga, de Dom Pedro I, no dia 7 de Setembro, foi sem dúvida um marco na história. A Independência do Brasil, em 1822, consolidou o fim do domínio da Coroa Por-tuguesa e a nossa conquista da autonomia política. Até aqui, nenhuma novidade, certo? O que os livros de história não contaram e pouca gente sabe é que três marianenses deram

a sua contribuição para esse marco histórico.

A descoberta é do pro-fessor e historiador Cristiano Casimiro dos Santos, durante uma pesquisa nos arquivos do Museu Paulista, da Universi-dade de São Paulo (USP), que identificou o nome e a imagem dos marianenses que colabo-raram com a Independência.

“A história de Mariana é entremeada por personalida-

des cuja expressão histórica requer estudos e menções, sem os quais as novas gera-ções permanecerão privadas dos elementos vitais, forma-dores da consciência cívica e da cidadania”, disse Santos. E são justamente esses bravos “gaveteiros” que ajudaram a escrever a história do país, a qual vamos conhecer a partir de agora, nessa reportagem es-pecial do A SEMANA.

JosÉ JoAQuIm dA roCHA Capitão-mor do conselho de Sua Majestade,

o Imperador Dom Pedro I, dignitário da ordem imperial do Cruzeiro. Nasceu na cidade de Mariana, antiga capital da província de Minas Gerais, em 19 de outubro de 1777. Serviu a diversos cargos da governança e ofícios de justiça, únicos empregos que então havia em sua cidade natal, e com tal perícia e bom comportamento se houve que mereceu a estima não só dos juízes com quem serviu, como do reverendo bispo que então regia a diocese de Mariana.

Capitão José Joaquim da Rocha foi idealizador e principal articulador no Brasil para permanência de Dom Pedro I no país. Há relatos de que ele escreveu o pronunciamento de Dom Pedro I ao povo brasileiro, denominado Dia do Fico.

FeLIsberto CALdeIrA brAnt Pontes de oLIVeIrA HortA

Primeiro visconde com grandeza e mar-quês de Barbacena. É de Mariana, nascido em 19 de setembro de 1772. Foi um militar, diplomata e político brasileiro. Frequentou o Colégio dos Nobres, em Lisboa, e a Acade-mia de Marinha. Transferiu-se para o Estado-maior do exército português e foi ajudante de ordens do governador de Angola.

Veio para o Brasil em 1807, junto com a corte de Dom João VI, episódio conhecido como a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Foi nomeado por José Bonifácio de Andrada e Silva em 12 de agosto de 1822, en-carregado de negócios do Brasil em Londres, para tratar do reconhecimento da independên-cia do Brasil pelo Reino Unido.

João seVerIAno mACIeL dA CostAMarquez de Queluz foi Bacharel em Leis pela

Universidade de Coimbra. Nasceu em 1760 na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Seguindo a carreira judicial, era desembargador em 1808, quando chegou ao Brasil a família real portuguesa, por causa da entrada dos franceses em Portugal. Em 1821, quando D. João VI regressou à Europa, Maciel da Costa acompanhou-o, mas as cortes não o deixaram desembarcar, e ele teve que voltar para o Brasil, onde foi um dos agentes do império. Prosseguiu na sua vida política, sendo agraciado com o título de visconde e, depois, com o de marquês de Queluz. Integrou o conselho de dez membros nomeados pelo imperador para redigir o novo projeto de Constituição, que ficou sendo chamado Conselho de Estado.

Por dentro dA HIstÓrIAEm 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu

uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos, os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil, e a presença do príncipe impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

Após o “Dia do Fico”, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram à metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. Ele convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo, a fim de acalmar os setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isso poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu nova carta de Portugal, que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Essas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

FONTE: www.suapesquisa.com.br

Page 9: A SEMANA Edição 439

CIdAdes PÁGINA 9 • A SEMANA30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

Extrato de Contrato nº 109/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 084/2012 – Dispensa 25/2012. Objeto: Revisão no carro do gabinete e da saúde. Contratado: (109) Navelli Nacional Veículos LTDA. Valor total do processo: R$ 2.000,00. Contrato datado de 10/07/2012. Vigência: 31/12/2012. Eliane M. de O. Santana – Presidente da CPL.

Extrato de Contrato nº 114/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 089/2012 – Inexigibilidade 10/2012. Objeto: Prestação de Serviços artísticos, concernentes na apresentação do show de Hugo César de Lima, no evento da terceira idade. Contratado: (114) Hugo César de Lima. Valor total do processo: R$ 698,00. Contrato datado de 21/08/2012. Vigência: 30 dias. Eliane M. de O. Santana – Presidente da CPL.

Extrato de Contrato nº 115/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 090/2012 – Dispensa 26/2012. Objeto: Prestação de Serviços de revisão em carregadeira NEW Holland. Contratado: (115) Bamaq S/A Bandeirantes Maquinas e Equipamentos. Valor total do processo: R$ 3.000,00. Contrato datado de 21/08/2012. Vigência: 60 dias. Eliane M. de O. Santana – Presidente da CPL.

Extrato de Contrato nº 0116/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 088/2012 – Pregão Presencial 50/2012. Objeto: Fornecimento de Recarga de Gás de Cozinha: (116) Total Gás Comércio de Gás LTDA-EPP. Valor total do processo: R$ 3.199,00. Contrato datado de 27/08/2012. Vigência: 31/12/2012. Eliane M. de O. Santana – Pregoeira.

Órgão Informativo da Prefeitura Municipal de Acaiaca/MG30 de agosto - Jornal A Semana edição 439 - PAG 9

Fiéis celebram seis anos da morte de dom Luciano

Arcebispo de Mariana, que está a caminho da beatificação, é homenageado na Catedral da Sé

O arcebispo dom Ge-raldo Lyrio Rocha cele-brou, nesta segunda-feira, na Catedral da Sé, em Ma-riana, uma missa em me-mória de seu antecessor, dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 27 de agosto de 2006. Duran-te a cerimônia, dom Ge-raldo recordou a trajetória de dom Luciano e o defi-niu como “uma das maio-res figuras do episcopado e do país”.

Centenas de fiéis par-ticiparam da missa pelo sexto aniversário de morte de dom Luciano, que foi arcebispo de Mariana du-

rante 18 anos. Seis bispos concelebraram a missa, entre eles dom Walmor de Oliveira Azevedo, de Belo Horizonte.

Após a celebração, houve sessão solene de entrega da comenda “Dom Luciano Mendes de Al-meida”, criada em 2008, com o objetivo homena-gear personalidades e or-ganizações que, por suas ações afirmativas, cum-prem significativo papel no campo da responsabili-dade social e da educação.

Dom Luciano era es-timado por todo o episco-pado, e ficou conhecido

especialmente pelo seu amor aos pobres e ex-cluídos e pela defesa aos direitos humanos. Foi se-cretário e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos conse-cutivos em cada uma das funções.

Suas virtudes levaram a Arquidiocese de Maria-na a pedir ao Vaticano a abertura do processo de beatificação, ocorrida em agosto do ano passado. “Dom Luciano está sendo venerado como santo por muitos de nós”, disse dom Geraldo.

Além de dom Luciano, existe, na arquidiocese, outros dois processos de

beatificação em andamen-to: de Dom Antonio Fer-reira Viçoso (1787-1875)

e do venerável servo de Deus, Monsenhor Horta (1859-1933).

Caetano Etrusco / DACOM

Celebração e homenagens nos seis anos da morte de dom Luciano

A visão de céu, segundo dom LucianoPara marcar os seis anos de morte de dom Luciano, A SEMANA

transcreve um trecho da palestra do saudoso arcebispo ao Terceiro Setor do Ministério Público de Minas Gerais, em que define a sua visão de céu. O vídeo está no YouTube.

“Qual a sua visão de céu? Céu é um lu-gar onde vai ter tudo, é isso? Céu é um lugar onde você projeta to-dos os seus egoísmos? Eu estava um dia per-guntando a Deus como era o céu... Queria ver o céu... Um dia sonhei com o céu. Achei boni-to o céu. Tinha um pes-soal calmo lá, ouvindo aquelas poesias boni-tas, tudo lá cantando, tranquilo, num bem estar, numa paz, numa harmonia. Eu disse: que coisa mais bonita o céu. Quando eu per-cebi, eu estava atrás de uma árvore. Eu esta-va tão contente. Aí eu

percebi que o céu é você ver os outros felizes, é você se alegrar com a fe-licidade dos outros.

Vocês já viram festa de formatura?... Houve tempo em que o pai e a mãe vinham para a for-matura... o menino ou menina estava lá distra-ído com os colegas. Pa-reciam que o pai e mãe iam se formar, estavam tão felizes lá... Isso é o amor; essa é a nova civi-lização.

Enquanto nós não ti-vermos a alegria de dar, de servir, de promover o outro, eu diria, de ajudar, nós não vamos entender a história; ela vai ser his-tória de guerra, de con-

quistas, de mercado, de altas e baixas da bolsa. Vai ficar por aí.

Mas se nós enten-dermos que a pessoa humana é feita para ser boa, para fazer o bem, para se alegrar com o bem dos outros, aí nós vamos entender que não é preciso ser rico para ser feliz. Basta amar. E amar o outro na sua maior necessi-dade, porque é aquele que mais precisa de você. De modo que a cidadania vai aconte-cer quando as pessoas exercitarem a alegria de amar e tiverem den-tro de si como regra de vida: amar mais...”

Passagem se mobiliza contra saída de padre

A comunidade de Pas-sagem de Mariana está se mobilizando contra a transferência do padre José Geraldo, da paró-quia de Nossa Senhora

da Glória. Os moradores já fizeram um documento com mais de mil assina-turas e encaminharam ao arcebispo dom Geraldo Lyrio Rocha, solicitando

a revogação da medida. No abaixo-assinado, os católicos afiançam que a saída do padre será uma perda irreparável para a comunidade.

Projeto de restauração de igreja vai custar r$ 210 mil

Após gastar R$ 70 mil na pintura e restauração do coreto da praça Gomes Freire “Jardim”, a Prefeitura de Ma-riana anunciou que apenas a elaboração de restauração da igreja de São Francisco de Assis deverá custar R$ 210.470,00. Esse valor não inclui a execução da obra. A empresa responsável pelo serviço será a Século 30 Ar-quitetura e Restauro Ltda.

A Secretaria Municipal

de Cultura e Turismo justifica o valor, explicando que, para a reforma, é preciso o projeto arquitetônico, “pois a igreja é um bem cultural, tombado, que precisa seguir determina-das regras para a obra”.

Segundo templo mais visitado de Mariana, a igreja de São Francisco de Assis foi interditada há três meses pela Prefeitura, com base em lau-do do Iphan. A cobertura e es-trutura estão comprometidas.

Segundo a Prefeitura, “o estado geral de conservação do monumento é muito ruim, apresentando uma série de patologias estruturais gra-ves”. Os danos apresentados referem-se basicamente à ação dos cupins e umidade. “Como os danos abrangem a quase totalidade dos ele-mentos arquitetônicos, é re-comendado à execução de um projeto para a restauração integral do imóvel”.

Page 10: A SEMANA Edição 439

VArIedAdesPÁGINA 10 • A SEMANA 30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

HorÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4A semana começará agitada no tra-balho. Bom período para determinar estratégias, inovar e implantar mu-danças. Se sua opção for por mudar o papel profissional radicalmente, a Lua cheia iluminará novos caminhos para o futuro.

touro - 21/4 a 20/5Fase de prestígio e de maior poder pessoal. Aproveite esta semana para brilhar e ocupar mais espaço. Novos relacionamentos criarão um clima excitante. Se estiver só, poderá se apaixonar novamente. Fim de se-mana animado, na companhia de amigos.

gêmeos - 21/5 a 20/6Lua cheia na sua área da carreira promete sucesso nos empreendi-mentos e maior popularidade. Bom momento para visualizar o futuro e iniciar novas atividades. Investimen-tos no seu desenvolvimento ou em projetos dos filhos apertarão o orça-mento, mas confie também na sorte.

Câncer - 21/6 a 22/7Prepare-se para viajar e curtir mo-mentos repletos de magia, aventura e prazer. A Lua cheia promete emo-ções fortes na vida íntima e maior projeção social. Um sonho antigo poderá se realizar. Bom período para encarar as inseguranças e mudar comportamentos antigos que atrapa-lham seus relacionamentos.

Leão - 23/7 a 22/8Encontros gostosos marcarão a se-mana, que trará bons momentos com amigos e chances para o amor. Se es-tiver em busca de emoções fortes, a noite de quinta promete realizar seus desejos mais íntimos e aumentar a cumplicidade numa relação especial.

Virgem - 23/8 a 22/9Clima divertido, encontros anima-dos e mais tempo para o prazer da-rão um sabor especial a esta semana que será repleta de boas novidades. Aproveite o fim de semana para es-quentar a relação e intensificar sua vida sexual.

Libra - 23/9 a 22/10Amor e carreira caminharão juntos

nesta fase. Novo romance poderá começar com assuntos profissionais e vai levar um tempo até a relação se tornar mais íntima. A semana promete sucesso, visibilidade e opor-tunidades imperdíveis no trabalho. Um encontro inesperado ou notícias de alguém especial balançarão o co-ração.

escorpião - 23/10 a 21/11 Amor em alta nesta semana! Se es-tiver só, poderá se apaixonar inten-samente. A Lua cheia promete mais prazer, criatividade e entusiasmo. Bom período para desenvolver no-vos projetos e revelar suas talentos ao mundo. Viagens favorecerão a vida íntima, mas serão cansativas.

sagitário - 22/11 a 21/12Aproveite uma onda de energia po-sitiva nesta semana para investir na vida familiar e no seu conforto. A Lua cheia trará lembranças e reen-contros carregados de emoção. Fase agradável também para relaxar e curtir momentos carinhosos na vida íntima.

Capricórnio - 22/12 a 20/1As comunicações estarão abertas! A Lua cheia trará contatos especiais e novidades imperdíveis. Bom perío-do para planejar uma viagem, fazer novas amizades e decidir mudanças importantes no projeto de vida. Apro-veite o domingo para ficar em casa e curtir as delícias da intimidade, num clima aconchegante.

Aquário - 21/1 a 19/2Lua cheia na sua área do dinheiro atrairá boas oportunidades de com-pras e de negócios. A semana ainda promete novas conquistas na car-reira, prestígio e maior satisfação pessoal. Aproveite a onda de energia positiva para criar um ambiente mais gostoso no trabalho e nas atividades de rotina.

Peixes - 20/2 a 20/3Aposte nos seus sonhos e prepare-se para emoções fortes nesta semana! Lua cheia em seu signo inspirará novos planos e iluminará os caminhos para o futuro. Viagens curtas favorecerão o amor. Um novo romance poderá come-çar em uma viagem ou em um progra-ma cultural especialmente romântico.

Toma posse na Casa de Cul-tura-Academia Marianense de Letras o professor e his-toriador Monsenhor Flávio Carneiro, na cadeira número 17, cujo patrono é Dom Frei José da Santíssima Trindade. A sessão solene acontece nesta sexta-feira, 31 de agos-to, às 20h,Monsenhor Flávio nasceu em São João Del Rei e veio para o Seminário de Maria-na aos 11 anos, onde estudou até se ordenar sacerdote. É possuidor de vários cursos de especialização, sócio correspondente do Institu-to Histórico e Geográfico

novo imortal assume academia marianense

Divulgação

Posse do novo acadêmico será na Casa de Cultura, em Mariana

nem te Conto!Angelica FoX

Gentemmmm, como vocês estão? Eu estou ótima. Depois de curtir o sertanejo na ExpoMa-riana, agora estou na expectativa para o Tudo é Jazz, em Ouro Pre-to. Sou eclética, gente! Adoroooo1 E vamos fofocar?

• Pra variar, vou começar com um bafo de Avenida Brasil: Olenka tem mesmo um dedinho torto para esco-lher homem. Depois de se envolver com Iran e Silas, a cabeleireira vai achar Cadinho muito interessante.

• Como passa suas noites em Ipane-ma, após ter se mudado para o bairro nobre, ao chegar no baile charme do Divino, Olenka vê Cadinho se soltando na pista, dá uma conferida no ex-investidor e fica bem impressionada. “Olha! Não é que ele manda bem na pista!”, elogia a cabeleireira, já com um ar de interesse no ex-empresário. Ui!!!

Mais uma mulher pra Ca-dinho???

• Gentem, agora vou contar um babado de Amor eterno amor: Ro-drigo vai descobrir que a falsa Elisa é, na verdade, uma prostituta, em “Amor eterno amor”. O ex-peão recebe um telefonema in-teresseiro de Virgílio (Os-mar Prado), que despista Melissa (Cássia Kiss Ma-gro) e dá com a língua nos dentes para ganhar uns pontinhos com o enteado. Mas o mascate, que não é bobo nem nada, cobra R$ 200 mil pela informação. Rodrigo vai até o prostí-bulo onde Amparo traba-lha, em Minas Gerais, e, acuada, conta a Rodrigo que quem armou tudo foi Melissa.

• E os capítulos finais da novela serão agitados: Elizabeth Jhin entregou no domingo, o penúltimo capítulo de “Amor eterno amor”, que acaba dia 7. Na véspera do fim da história, Fernando surta e sequestra Miriam. Ele vê o quadro do farol na casa de Rodrigo e tem uma visão de sua vida pas-

sada. Ali ele descobre que numa outra vida foi casado com Alice (Miriam), que o traiu com Salvador, que vem a ser Rodrigo.

• Na sua visão é revelado ainda que Adélia (papel de Klara Castanho numa outra vida) é fruto da traição de Alice e Sal-vador, que foi assassinado por Leôncio (Fernando) num farol. Transtornado, Fernando destrói o quadro e vai atrás de Miriam. Ele a sequestra e a leva para o mesmo local.

• Rodrigo vai atrás e lá, eles entram em luta corporal. A briga conti-nua até que Fernando vai cair no precipício, mas se agarra com uma das mãos e estende a outra para Ro-drigo, que está exausto. “Me ajuda, primo...!!! Me ajuda...!!!”, implora Fer-nando com a mão estendi-da. Será que Rodrigo vai ajuda? Eu acho que sim.

PArA duAsNesta sexta (31/08), o Sesi-Mariana apresenta o espetáculo PARA DUAS, às 20h30. O espetáculo conta a história do tenso reencon-tro de uma filha com a mãe que a abandonou ainda criança, aflora os abismos das relações humanas onde as ações não se justificam, onde reencontros não são “encontros”. Entrada Franca

eu PAssArInHoDe 2 a 30 de setembro, de 9 às 19h, de terça a domingo, na galeria do Sesi-Mariana, está aberta para visitação a exposição Eu passari-nho – desenhos de Ângela Costa. Entrada franca. Prestigie!

tudo É JAZZOuro Preto recebe a 11a edição do Festival “Tudo é Jazz” nos dias 14 e 15 de setembro. Na “Cidade do Jazz” – espaço cenográfico montado no Centro de Artes e Convenções da UFOP – o público poderá conferir apresentações de artistas consagrados e novos talentos do jazz mundial. Os ingressos custam R$ 30 inteira, com meia entrada para estudantes.

teAtroNeste final de semana, a animação está garantida em Itabirito com a apresentação das peças “A Comédia dos Defuntos Sem Cova” e “A Vaquinha Lelé”, na Casa de Cultura Maestro Dungas. “A Comédia dos Defuntos Sem Cova”, acontece no sábado e no domingo, dias 1º e 02 de setembro, às 20h30. A peça infantil “A Vaquinha Lelé” será encenada somente no domingo, dia 02, às 16h30. Os ingressos já podem ser adquiridos na Casa de Cultura, à Rua Carlos Michel, nº1, Centro, a R$10,00 antecipado. Outras informações pelo telefone (31) 3561-1014. Não perca!

trAVessIANeste domingo, dia 02 de setembro, às 19h, o Cine Teatro Pax, em Itabirito, será palco do espetáculo “Travessia”, que acontece às 19h. Os ingressos podem ser trocados por um livro de histórias, novo ou em bom estado, na Casa de Cultura Maestro Dungas, à Rua Carlos Michel, nº 1, Centro. Mais informações pelo telefone (31) 3561-1014.

Cultura em revistaVisite o site “Cultura em Revista” - revista cultural de Mariana e Ouro Preto. O site vem promovendo o desenvolvimento cultural nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Acesse www.culturae-mrevista.com.br e confira!!!

dIVIrtA-se

Divulgação

Em Avenida Brasil, Olenka vai se interessar por Cadinho

E vocês? É assistir pra saber!

• Gentem, pra fechar, um babado que li no site do Leão Lobo: uma famosa revista masculina realizou uma pesquisa junto aos seus leitores para escolher a mulher mais bonita da televisão na atualidade. Ísis Valverde, a Suelen de “Avenida Brasil”, foi a vencedora, derro-tando Débora Nasci-mento, Nathália Dill, Carol Castro, Bruno Linzmeyer e Ildi Silva, que ficaram com as de-mais colocações. Como era de se esperar, várias atrizes que ficaram fora dessa lista, não concor-daram com a escolha. Ui!

Gentem, vou ficando por aqui. Semana que vem volto com novos babados. Um grande beijo e até lá!

Aqui quem faz a diferença é VOCÊ!www.bmnoticias.com

de Minas Gerais e membro efetivo da Academia Sãojoa-nense de Letras, de São João Del Rei.A professora Marly Moysés saudará o neoacadêmico. O evento, que contará com a participação da Academia Infanto-juvenil de Letras, integra as comemorações do 50º aniversário da academia, fundada em 28 de outubro de 1962 e que atualmente é composta por 40 membros, que ocupam cadeiras cujos patronos, em geral, são figu-ras exponenciais da literatu-ra, da história, das artes ou das ciências.

Page 11: A SEMANA Edição 439

CIdAdes PÁGINA 11 • A SEMANA30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

mineração pode devastar patrimônioIphan resiste à reabertura da Mina Del Rey e impõe restrições ao projeto

O conflito entre a ex-ploração mineral e a pre-servação do patrimônio histórico em Mariana vol-ta a ser debatido com a proposta de reativação da Mina Del Rey. Caso o pro-jeto da Vale seja concreti-zado, o entorno da cidade corre o risco de ser devas-tado.

A luta dos moradores, que há mais de um ano vêm resistindo à reabertu-ra da mina, ganha um im-portante aliado. O ofício do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Na-cional (Iphan) confirma a necessidade de preservar a área onde se quer minerar.

Em ofício enviado à mineradora, no dia 3 de

agosto, o superintendente do Iphan em Minas Gerais, Leonardo Barreto, resiste à reativação e impõe res-trições que inviabilizam o projeto original. Ele suge-re que a discussão seja di-reta com a direção da Vale.

“Qualquer atividade nas encostas da Mina Del Rey que puder ser avistada a partir do Centro Histó-rico da sede de Mariana, bem como do morro de Santana e que possa cau-sar impactos à paisagem deverá ser evitada, vi-sando à preservação dos caracteres cênicos, paisa-gísticos, bem como a am-biência desses importantes núcleos patrimoniais. Tal indicação deve ser apoiada

por este órgão federal”, diz o documento.

onde FICA. Localizada a menos de cinco quilôme-tros do centro histórico e a cerca de um quilômetro do sítio arqueológico do Gogô, formado por anti-gas ruínas do tempo dos escravos, a Mina Del Rey, desativada há mais de 20 anos, poderá voltar a operar a partir de 2014, conforme admite a Vale, responsável pela explora-ção. Em nota distribuída em 30 de março de 2011, a mineradora declara que a mina foi arrendada, deven-do entrar em operação em 2014, com geração de 300 empregos.

A preocupação dos moradores também é com a contaminação dos ma-nanciais e nascentes, com as comunidades próximas

à mina e com o cinturão verde em torno da área, caso a mina venha a ser reativada, lembrando que a região fica próximo a

importantes reservas flo-restais, como o Parque Es-tadual do Itacolomi, o Ca-raça e a Estação Ecológica de Tripuí.

Divulgação

Em dois tempos: à esquerda a projeção de como ficaria o morro com a mina reativada, à direta, a imagem como é hoje.

Page 12: A SEMANA Edição 439

soCIAIsPÁGINA 12 • A SEMANA 30 dE AGoSto A 5 dE SEtEMbro dE 2012

Foto: Reginaldo Vilela

Camila Mól apro-veitou o embalo da ExpoMariana para comemorar seu aniversário com as amigas. Parabéns!

Foto: Reginaldo Vilela

Geiodilaine e Glauciene marcaram presença nas

atrações da ExpoMariana

Foto: Álbum de família

A galera do Clube do Vinil e do Flash Boys Crew participou da

Feira do Vinil, no Vale dos Contos, em Ouro Preto, no dia 26/08. Sucesso!

Foto: Reginaldo Vilela

Nando, France, Dener e Sandro também curtiram a ExpoMariana. Felicidades!

Foto: Reginaldo Vilela

Aline Couto, Derliane Santos, Talita e Jéssica curti-ram os shows da ExpoMaria-

na. Lindas!

Foto: Reginaldo Vilela

A dupla Ivan Lucas e Aloísio, juntamente com a banda, deram um super show

na ExpoMariana. Felicidades!

Foto: Álbum de família

Quem aniversaria no dia 31/08 é a querida Cristina Cota, que recebe o carinho de Duarte Junior, da netinha Isadora e do marido Celso Cota. Parabéns!