A SEMANA Edição 454

8
Ano VIII • número 454 • 13 A 19 DeZemBro De 2012 • DIstrIBuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG Douglas Couto Divulgação Diplomação em grande estilo Prefeito e vereadores eleitos recebem certificado da Justiça Eleitoral e preparam a festa da posse. PÁgInAs 4 Divulgação exposição revela facetas do palhaço Confira outras atrações culturais do fim de semana. PÁgInA 7 marcone é eleito o novo reitor da ufop PÁgInA 5 merenda intoxica 150 pessoas em escola PÁgInA 6

description

13 de dezembro de 2012.

Transcript of A SEMANA Edição 454

Page 1: A SEMANA Edição 454

Ano VIII • número 454 • 13 A 19 DeZemBro De 2012 • DIstrIBuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG

Douglas Couto

Divulgação

Diplomação em grande estiloPrefeito e vereadores eleitos recebem certificado da Justiça Eleitoral e preparam a festa da posse. PÁgInAs 4

Divulgação

exposição revela facetas do palhaçoConfira outras atrações culturais do fim de semana.

PÁgInA 7

marcone é eleito o novo reitor da ufop

PÁgInA 5

merenda intoxica150 pessoasem escola

PÁgInA 6

Page 2: A SEMANA Edição 454

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2012

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

JORNAL A SEMANA LTDACNPJ: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMiR De a. costaDiretor-PresidenteDoUGlas coUtoJornalistaWHiNteR GoNÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidaReginaldo Vilela

Studio Élcio Rocha (31) 3557-1995

REDAÇÃOEndereço: Rua Jatobá, 137ª, Bairro Rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

COMERCIALE-mail: [email protected]

CIRCULAÇÃOMariana | Ouro Preto | ItabiritoIMPRESSÃOSempre Editora Ltda.

editorial

Dizemos que a mentira tem pernas curtas, porque sabemos que ela não costuma ir muito longe. Cedo ou tarde, ela cambaleia, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade. O que faremos aqui, agora, é restabele-cer a verdade dos fatos.

Ao contrário do que estampou um jornal local em sua capa, na semana passada, Mariana não terá nova eleição, conforme apuramos junto ao Tribunal Regio-nal Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O resultado das urnas será formalmente ratificado a partir de hoje. Todos os eleitos em outubro, prefeito e vereadores, serão diplomados pela Justiça Eleitoral. O ato é uma última formalidade antes da posse, em janeiro.

Engraçado é o jornal que lançou essa informação duvidosa é o mesmo que, na semana das eleições, estampou em sua capa uma pesquisa dizendo que o prefeito Roberto Rodrigues era o favorito a vencer a disputa. Deu no que deu.

Mais uma vez, a falta do trato com a notícia e o desrespeito ao leitor prevaleceu, sabe-se Deus lá à custa de quê. Sabemos que em ambas as manchetes, o único beneficiário foi o atual prefeito. Pura coincidên-cia, não? Tem gente que não aprende mesmo. “Errado não é perder a eleição. Errado é não saber perder a eleição”.

Fato é que os eleitos serão diplomados a partir de hoje. Essa é uma oportunidade para que os escolhidos possam reafirmar os compromissos assumidos duran-te a campanha. Muito mais do que uma oportunidade de reflexão para o eleitor - haja vista que as escolhas já estão consumadas -, é um momento capaz de indicar os rumos que a sua cidade seguirá. Caberá aos diplomados gerir as esperanças de toda a população, até porque, diante dos desmandos já tão arraigados na política local, a esperança parece ser tudo o que resta.

em destaque

enFIm, DIPLomADos

IsrAeL QuIrIno

O Direito não é uma ci-ência exata. Se assim fosse, dispensaria o advogado e a justiça seria um resultado tão óbvio quanto aqueles re-sultados que se apuram nas fórmulas matemáticas. Mas não é assim. Feliz o bacha-rel em Direito que consegue assimilar esta lição, minis-trada nos primeiros dias do curso. O problema é que nos primeiros dias de academia estamos tão deslumbrados com o curso superior que sequer nos damos conta da-quelas lições que nos acom-panharão pelo resto da vida. As propedêuticas, ou concei-tos básicos das ciências jurí-dicas, por vezes nos passam despercebidos e, ao longo do exercício profissional pos-terior, poderemos incorrer em equívocos grosseiros por termos olvidados aquelas li-ções primevas.

Nenhum conhecimento é supérfluo. E o Direito possui nuances sutis em seus con-ceitos, muitas vezes capazes de “jogar no mato” os seus operadores menos avisados. Parte do que operacionali-zamos em nossas demandas judiciais e não judiciais são elementos positivados, escri-

entre o Que É LegAL e o Que É morALtos por legisladores em um determinado momento his-tórico e social. Outra grande parte do que tentamos fazer em nosso ofício é contem-porizar a norma jurídica ao tempo presente, conjugando elementos históricos, socio-lógicos, gramaticais, econô-micos e outros tantos que in-terferem na interpretação do caso, à luz da lei. E isso não é fácil. E é para isso que ser-vem os advogados, juízes, promotores, delegados, ser-ventuários da justiça. É para isso que passamos anos na faculdade e outros tantos es-tudando, pelo resto da vida.

O profissional do Direito que não estuda está fadado à morte jurídica e torna-se um elemento pernicioso à administração da Justiça. Lado outro, o profissional do Direito que estuda apenas as leis, igualmente está fadado à morte social, pois a ciên-cia jurídica tem conceitos e definições que lhe são muito caras e inarredáveis e que têm origem em outros cam-pos das ciências humanas, especialmente a filosofia, a sociologia, a economia, en-tre outras tantas. Enfim, o Direito, como ciência social, não vive sem as demais ciên-cias que cuidam da vida em

sociedade. Quem se esquece disso pode até ser legalista, mas jamais fará Justiça.

Assim, embora para muitos possa parecer com-plicado, é cristalina a dife-rença entre o que é legal e o que é moral. Legal é um conceito jurídico, no ensina-mento de Hans Kelsen, que define aquilo que está na lei – uma convenção entre os homens, escrita, válida em um determinado tempo e lugar. Moral, por sua vez, é um ensinamento filosófico, com entendimento dos mais diversos, sobre os quais se debruçaram Santo Agosti-nho, Santo Tomás de Aqui-no, Kant, Hume, entre ou-tros. É quase uma orientação religiosa, pois vincula-se ao caráter, a preceitos compor-tamentais inatos e assimila-dos, aqueles que Aristóteles desejou ensinar a seu filho Nicômaco. É, portanto, mui-to mais do que a lei.

O constituinte brasilei-ro, ao escrever um dos mais completos documentos jurí-dicos de nosso ordenamen-to, teve o cuidado de inserir no artigo 37 da Constituição a sutileza da definição entre os princípios da Moralidade e da Legalidade, dotando-os de distinção expressa, para

twittessAlex Bruno @_alexbruno_Vai entender esse programa da Rádio Mariana, o próprio funcionário da Prefeitura que apresenta o programa. kkkkk

roberto Verona @valleveronaMeu caro Alex, no seu entendimento eu não poderia apresentar o programa? Qual seria o motivo de não poder?

rosana silva @_rosanasilvamJEm briga de elefantes, o prejudicado é o capim!

José simão @jose_simaoGente, parem com “Vai com Deus, Niemeyer”. Ele era ATEU! Ateu, comunista e gênio!

www.itatiaia.com.br/ouropretoTel: 3551 2166 / 3551 5544

Liderança que ninguém discute. De segunda a sábado, às 6h30, Jornal da manhã.

Apresentação: Antônio Isidoro.

dizer aos incautos aquilo que São Paulo já lecionava na 1ª. Carta aos Coríntios (6,12): Tudo posso, mas nem tudo me convém. Ou, traduzindo numa linguagem mais jurí-dica, há um brocardo latino que ensina: “non omne quod licet honestum est” - nem tudo o que é legal é honesto. Ou seja, uma coisa não é a outra. É possível ser legal e imoral, desonesto, ímprobo.

Portanto, caro leitor, não se surpreenda quando determinados atos, embora acobertados pela Lei, pos-sam escandalizá-lo em seus conceitos de honestidade. Afinal, não é de hoje que os operadores do Direito, sobretudo aqueles de pensa-mento mais refinado, lutam para distinguir o que é legal e o que é moral. É atribuída da Winston Churchill a má-xima que diz: Se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas e as leis, não comeriam as primeiras e não obedeceriam as segundas. Ao optar por cumprir a lei ou os preceitos morais, opto eu pelo segundo, embora nem sempre a Justiça se faça desta forma.

Israel Quirino é professor e advogado.

AgrADeCImento

A Arena Produções agradece o apoio de todos envolvidos no evento “DJ Kilesse”, em especial à Polícia Militar, às equipes de segurança e aos funcionários, ao Ebrain, proprietário do espaço Recanto de Minas, à Rádio Mariana FM e ao Jornal A SEMANA. Agradecemos também o público presente, totalizando 1.200 pessoas, que curtiram a festa com total educação e respeito. Organizadores e proprietários da Arena Produções DJ Rafilskis e Jefinho. O evento foi um sucesso.

Page 3: A SEMANA Edição 454

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2012

roberto demite secretário que se recusou a pagar r$ 8 milhões

Apesar da decisão judicial, prefeito ainda tentou concluir o negócio milionário

Um dia após a Justiça ter determinado à Prefeitu-ra de Mariana que suspen-desse a desapropriação na área de invasão do Alto do Rosário, o prefeito Rober-to Rodrigues (PTB) ainda tentou concluir, às pressas, o negócio que renderia R$ 8 milhões à Cia Mina da Passagem, empresa que pertence à sua família.

Roberto teria pres-sionado a equipe da Se-cretaria de Fazenda para depositar o dinheiro na conta da empresa antes da notificação judicial. Como a ordem não foi cumprida a tempo, o prefeito exone-rou o secretário José Car-

los Sampaio. Procurado pela reportagem, Roberto não quis se manifestar.

Conforme divulgado no A SEMANA, o aval para que o prefeito fizes-se a transação milionária foi dado pela Câmara de Vereadores, mas cance-lada pela decisão liminar do juiz Frederico Esteves Gonçalves Duarte, que apontou irregularidades no projeto.

Uma delas é o fato de a comissão, que definiu o valor da indenização, não ser qualificada para a função. “O que se vislum-bra é que decidiram que o imóvel tem o valor de

R$ 8.217.867,28. Unilate-ralmente, sem quaisquer critérios científicos”, sen-tencia o juiz.

Outro fato que cha-mou a atenção do magis-trado é o fato de que a Cia Mina da Passagem, pro-prietária do imóvel, tem Roberto Rodrigues como sócio. “O município, sem quaisquer critérios cien-tíficos, confere valor de milhões a um terreno e, ao desapropriá-lo, trans-fere riqueza em prol do patrimônio do próprio prefeito. E mais: no apa-gar das luzes, ou seja, ao fim de sua gestão”, ob-servou o juiz.

Vera Silveira / Reprodução Internet

No apagar das luzes, prefeito tenta repassar R$ 8 milhões à Mina da Passagem

transição de governo complicadaA menos de 20 dias

da posse, o prefeito eleito de Mariana, Celso Cota (PSDB), não consegue fazer a transição de gover-no e teve que recorrer ao auxílio judicial para con-seguir as informações da atual gestão.

O atual prefeito, Ro-berto Rodrigues (PTB), não montou sua comissão de transição e se nega a fornecer dados de sua ad-ministração. O prefeito

se encontrou uma única vez com o coordenador de transição de Celso, o advogado José Celso dos Santos. A outra reunião entre os dois foi marcada, mas Roberto não compa-receu.

Em entrevista ao jor-nal “O Tempo”, o prefeito eleito informou que a sua equipe está trabalhando com base em informações conseguidas na Câmara Municipal, no portal da

transparência e com al-guns servidores de outros órgãos públicos.

Não existe nenhum mandado de segurança ou de busca e apreensão, mas, se a situação persistir, é apenas questão de tempo para a Justiça entrar no processo. “Nós apenas no-tificamos a Justiça, mas se as informações não forem liberadas, vamos recorrer ao Poder Judiciário para tomar medidas mais drás-

ticas”, explica Celso. A Prefeitura foi procu-

rada, mas não deu nenhum retorno sobre o imbróglio.

LegIsLAção. Não exis-te na legislação punições previstas para prefeitos que não facilitam a tran-sição, porém, se a Justiça for acionada e o atual ges-tor da cidade desobedecer uma ordem judicial, ele pode sofrer uma sanção criminal - detenção de 15

dias a seis meses - e mul-ta. Se o prefeito deixar al-gum prejuízo comprovado

para o próximo gestor, ele pode ser processado por má gestão.

Page 4: A SEMANA Edição 454

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2012

Prefeitos e vereadores eleitos são diplomados

Cerimônia é confirmada pelo juiz eleitoral de Mariana

Assim como as ceri-mônias de formatura, em que os graduandos obtêm um diploma que oficializa a conclusão do curso, pre-feito e os vereadores eleitos também recebem um docu-mento da Justiça Eleitoral, confirmando que estão ap-tos a governar ou legislar.

A solenidade de di-plomação é a validação do resultado nas urnas e representa os quatro anos de mandato dos eleitos. A cerimônia, considerada o primeiro ato político dos recém-eleitos, tem data, ho-rários e locais definidos.

O primeiro a receber o certificado da Justiça Elei-toral é o ex-prefeito Celso Cota (PSDB), que, ao lado do vice-prefeito Duarte Ju-nior (PPS), venceu a dis-puta em Mariana com 54% dos votos válidos. Também serão diplomados os 15 vereadores, que assumem uma cadeira na Câmara partir de 2013. A cerimô-nia, restrita aos eleitos e convidados, acontece nesta quinta-feira, 13, no Colégio Providência, a partir das 17 horas.

regIão. Na sexta-feira, dia 14, é a vez de Ouro Preto conferir a diploma-ção do prefeito eleito, José Leandro Filho (PSDB), do vice-prefeito Chiquinho Xavier e dos 15 vereadores. O evento acontece às 19

Pense Direito

30 DIAs PArA o FIm Do munDo

Parte 4

Todo mundo só fala, comenta e faz matérias sobre o tal fim do mundo, na tv, revistas, sites, blogs, redes sociais. Todo dia temos reflexões, comentários, char-ges, brincadeiras, e muito mais sobre a situação.

Até tem uma série passando hoje à noite na Globo, sobre o que fazer até o mundo acabar! Ir a lugares exó-ticos e fazer coisas diferentes, porque este tipo atitude seria a correta para aproveitar “ao máximo” e “ser fe-liz antes que o mundo acabe. Mas é realmente fazendo aquilo que você nunca fez que irá ser feliz? PENSE DIREITO...

Segue mais uma listinha das boas coisas simples da vida para se fazer antes que o “mundo acabe”:

Dia 13 - Presentear. Dar um presente é uma ocasião especial. Ir à loja, escolher o que a pessoa deseja, saber como ela é, os gostos, e saber que ela vai gostar. Que você está fazendo uma surpresa para alguém especial. E, por fim, ver a alegria estampada no rosto da pessoa amada. Muito bom!

Dia 14 - Cuidar de mim. Considerando que já co-meça o momento punk, com horários estendidos para o atendimento de Natal, esse é o momento certo para cuidar de mim, fazer unha, cabelo, talvez esfoliação (coisa que namorada manda e você faz!). Um momen-to metrossexual faz bem pro corpo e pro ego.

Dia 15 - Tomar sorvete num dia de calor. Conve-nhamos, está um calor dos infernos e, quem reclama, é logo massacrado porque todo mundo estava recla-mando da chuva semanas atrás. Quando está um calor de rachar e você não pode pegar uma piscina, tomar algo gelado, é uma delícia. E o sorvete está no topo da categoria!

Dia 16 - Dar uma boa gargalhada. Rir é o melhor remédio, não é apenas um ditado, mas uma realidade. Tira o estresse, diminuiu as rugas, melhora não só o seu humor durante o dia como o humor de quem está do seu lado. Uma boa gargalhada tira um peso das cos-tas, deixa o ambiente mais agradável e alegre!

Dia 17 - Ir a uma festa. Dezembro. Pra mim, mês de muita ralação e cansaço. Mas, para a maioria das pes-soas, é um mês de muita badalação, alegria e festas. De empresas, amigos, família, pessoas que moram fora, casamentos e simples reuniõezinhas. Uma festeeenha serve pra desestressar e se descontrair. Uma ótima pe-dida!

Dia 18 - Comprar roupas. Dezembro é o mês dos eventos, dos presentes, das férias e festas. Então, é o mês ideal para comprar umas roupitchas novas, não se esquecendo da roupa íntima, para não passar vergonha justamente quando se pretende arrasar! E uma roupa nova levanta o astral de todo mundo!

Dia 19 - Fazer uma doação. Doar é um ato de amor. E é bom para quem doa, talvez até mais do que pra quem é ajudado. Um dos melhores momentos psico-lógicos da vida foi quando tive intensa atividade filan-trópica. Ajudar o próximo é uma atividade que todos deveríamos fazer continuamente. Pratique!

Por hoje é só p-p-pessoal! Até semana que vem, a não ser que o mundo acabe! Tá quase!

A íntegra desta viagem no site http://flavioals.spaces.live.com

FLÁVIo De [email protected]

horas, no Cine Vila Rica. Em Diogo de Vasconcelos, o prefeito reeleito, Aroldo Fernandes (PR), será diplo-mado às 9 horas.

Em Acaiaca, a ceri-mônia da Justiça Eleitoral de entrega de diplomas ao prefeito eleito, José Ca-lixto Milagres “Zezinho” (DEM), será na segunda-feira, dia 17, às 14 horas, no fórum de Ponte Nova. Além de Zezinho, serão diplomados ainda o vice-prefeito de nove vereado-

res eleitos. Em Itabirito, a diplomação do prefei-to eleito Alex Salvador (PSD) e dos 15 vereadores será no dia 19 de dezem-bro.

entenDA. A diploma-ção dos eleitos é um ato previsto na legislação elei-toral e pode ser realizada, segundo o Calendário Eleitoral, até o dia 19 de dezembro. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento

oficial emitido pelo TRE, assinado pelo juiz eleito-ral, e que é condição para a posse no próximo ano.

No diploma deve constar o nome do can-didato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual con-correu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classifi-cação como suplente. Não poderá ser diplomado o candidato que estiver com o seu registro indeferido, ainda que sub judice.

Divulgação

Celso Cota, eleito com 54% dos votos em Mariana

José Leandro venceu em Ouro Preto com 40% dos votos

Em Acaiaca, Zezinho Milagres ganhou com 42%

Alex Salvador foi eleito em Itabirito, com 48% dos votos

Page 5: A SEMANA Edição 454

CIDADes PÁGINA 5 • A SEMANA13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2012

exame aponta excesso de bebida no corpo de estudante morto

Concentração de álcool no sangue era 12 vezes maior do que o índice considerado embriaguez

O exame do Institu-to Médico Legal (IML) constatou que o estudan-te de artes cênicas Daniel Macário de Mello Júnior, de 27 anos, tinha 70,1 decigramas de álcool por litro de sangue quando foi encontrado morto na república “Nóis é Nóis”. Este número é 12 vezes o índice que caracteriza em-briaguez - 6 decigramas por litro.

Entretanto, ainda não é possível afirmar que o abuso de bebida alcoólica tenha provocado a morte do rapaz. A delegada que investiga o caso, Fabiana Pinto, ainda espera por outros exames, entre eles o toxicológico, que ainda não foi concluído.

O corpo de Daniel foi encontrado por um colega da república em 27 de ou-tubro. Ele havia abusado no consumo de bebidas alcoólicas em uma festa promovida no local. Na

semana passada, outro estudante da Ufop, Pedro Vieira, de 25 anos, foi encontrado morto na re-pública “Saudade da Ma-mãe”. Colegas disseram à polícia que ele também exagerou no consumo de bebidas.

O presidente da Asso-ciação dos Moradores de Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop), Luiz Fhelippe, disse em entre-

Dílson Cláudio / Divulgação

Há quase um ano esquecidas

no abrigo, famílias não

perdem a esperança

vista ao “Estado de Mi-nas” que vai intensificar as campanhas de conscienti-zação dos estudantes para tentar diminuir o consumo abusivo de bebidas alcoó-licas em suas festas.

Segundo ele, o con-sumo excessivo de álcool não é um problema espe-cífico dos alunos das re-públicas, mas de todos os jovens, influenciados pelas campanhas publicitárias

que incentivam o consumo de bebidas alcoólicas.

“O álcool não está sendo visto mais como uma droga. Está sendo visto como algo comum. A gente quer mostrar o lado ruim da utilização de álcool e de outras subs-tâncias que podem causar de mal à saúde”, disse o presidente do Refop. (Com informações do Es-tado de Minas).

marcone é o novo reitor da ufop

O professor do Departamento de Computação, Marcone Jamilson Freitas Souza, foi eleito pela comunidade acadêmica reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo como vice-reitora a professora Célia Maria Fernandes Nunes. Marcone venceu a disputa com 53,14% dos votos proporcionais de professores, técnicos e estudantes.

De acordo com o resultado divulgado pela comissão organizadora da pesquisa, 5.624 pessoas foram às urnas nos dois dias de eleição. Marcone obteve a maioria dos votos (53,14%), tanto de professores como de estudantes e dos técnico-administrativos, que somaram 3.394 votos. O novo reitor administrará a UFOP no quadriênio 2013-2017.

Em segundo lugar ficou a chapa 1, do professor Jaime Sardi, diretor do CEAD, com 1.115 votos (22%), seguido da chapa 3, que obteve 17,1% (796 votos). A previsão é de que a posse do novo reitor da Ufop ocorra em fevereiro de 2013.

Page 6: A SEMANA Edição 454

CIDADesPÁGINA 6 • A SEMANA 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2012

merenda causa intoxicação de 150 pessoas em escola

Suspeita é de que as pessoas tenham passado mal após consumirem macarrão com maionese

Cerca de 150 pessoas, entre alunos e funcioná-rios de uma escola públi-ca, foram diagnosticadas com intoxicação alimen-tar, no distrito de Santa Rita do Ouro Preto. Se-gundo a Vigilância Sani-tária, a suspeita é de con-taminação após consumo de macarronese (macar-rão com maionese).

O prato foi servido na última terça-feira, mas quem provou da refeição começou a sentir enjoo, ânsia de vômito e dor de barriga na madrugada de quarta-feira. “É possível que as pessoas tenham ingerido macarrão com maionese imprópria para o consumo, mas ainda não tem nada provado. Temos que esperar os exames se-rem feitos”, disse o fiscal sanitário José Carlos dos Santos.

Segundo a assessoria

de comunicação da Pre-feitura, todas as equipes médicas ficaram à dispo-sição para atender às pes-soas intoxicadas, princi-palmente as crianças. Os estudantes foram medi-cados com soro e alguns ficaram em observação, mas não houve registro de caso grave.

As aulas na Escola Estadual José Leandro foram suspensas por três dias. A instituição não quis comentar o caso. A Superintendência de Ensino de Ouro Preto informou que é preciso aguardar um laudo epide-miológico, além dos re-sultados dos exames dos infectados, para saber a causa da contaminação.

A presença de um nutricionista poderia ter evitado a intoxicação por conta de uma macar-ronese - macarrão com

maionese. Essa foi uma das conclusões iniciais da vigilância sanitária da cidade, após vistoria no local. “Faltam nutricio-nistas para acompanhar e supervisionar a merenda oferecida aos alunos das escolas estaduais. Se-ria bom se o governo do Estado oferecesse esses profissionais”, analisou o secretário municipal de Saúde de Ouro Preto, Ariosvaldo Figueiredo.

Divulgação

Na escola estadual José

Leandro, cerca de 150 pessoas

passam mal por intoxicação

menino de 12 anos reaparece após mobilização na internet

Após a mobilização nas redes sociais, o menino de 12 anos que havia desaparecido na sexta-feira, dia 30, no Bairro Santa Rita de Cássia, em Mariana, foi encontrado. Segundo familiares, Kellison Magalhães estava em um sítio, em Cachoeira do Campo. O menino teria pegado um ônibus em direção a Ouro Preto e foi encontrado por um casal, que o levou para o sítio. Ele teria informado a este casal que seus pais haviam morrido num acidente. O sumiço do garoto mobilizou uma campanha nas redes sociais.

Divulgação

Kelisson, de 12 anos, foi

reencontrado após mobilização

nas redes sociais

Page 7: A SEMANA Edição 454

VArIeDADes PÁGINA 7 • A SEMANA13 A 19DE DEZEMBRO DE 2012

HorÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4A semana começará com planos de viagem e novidades excitantes. Contatos profissionais, entre quarta e quinta, oferecerão oportunidades de evolução da carreira. Poderá se integrar num novo ambiente social ou nova equipe de trabalho.

touro - 21/4 a 20/5Este período cobrará maior inte-riorização e cuidados com a saúde. Aproveite a passagem da Lua por sua área profissional para avaliar propostas e pensar no seu plano de carreira. A partir da noite de quinta, a vida social ficará mais animada.

gêmeos - 21/5 a 20/6Vida social gostosa no início da sema-na, que também favorecerá o trabalho em equipe, associações e atividades com amigos. Some forças para re-alizar seus ideais. Muitos planetas em seu signo abençoarão um novo começo. Poderá promover mudanças grandes no projeto de vida e nos rela-cionamentos.

Câncer - 21/6 a 22/7Emoções profundas e mais ansieda-de marcarão a semana, que promete planos de viagem a dois e oportu-nidade de crescimento na carreira. Aproveite o período de segunda a quinta para aumentar seu poder, fortalecer a posição profissional e esquentar a vida íntima.

Leão - 23/7 a 22/8Viagem decidida de última hora in-tensificará a vida íntima e levantará o seu astral. A passagem de Marte por Urano promete aventuras e no-vidades nesta semana. Aproveite co-nexão positiva da Lua, na sua área afetiva, com Saturno para falar de amor e de sonhos.

Virgem - 23/8 a 22/9A semana trará mudanças que pro-vocarão angústias, mas produzirão resultados positivos em sua vida, em médio prazo. Crescimento no trabalho ou decisões financeiras tra-rão mais benefícios do que preocu-pações. Aceite um desafio! A partir de sexta, tudo aberto para o amor.

Libra - 23/9 a 22/10Bons negócios, no início da semana,

um sonho antigo poderá se realizar. Mas terá que ter jogo de cintura para dar conta das demandas da semana. Mudança de casa ou imprevistos com a família poderão acompanhar a passagem de Marte por Urano. No amor, mais diálogo, acordos e com-preensão.

escorpião - 23/10 a 21/11 Cuidados com a saúde trarão maior bem estar. Oposição entre Júpiter e Saturno cobrará ajustes nas rotinas. Novo tratamento de saúde, ativida-de física ou novo trabalho imprimi-rá um ritmo mais acelerado ao coti-diano. O aumento da produtividade trará benefícios surpreendentes.

sagitário - 22/11 a 21/12Prepare-se para uma grande con-quista! Marte, Urano, Júpiter , Sol e Mercúrio, em harmonia com seu signo, manterão sua criatividade e poder pessoal em alta. Assuma uma posição de destaque e au-mente sua liderança. No amor, a fase promete sentimentos inten-sos.

Capricórnio - 22/12 a 20/1Os sonhos darão boas dicas para impulsionar seus projetos. Mas conte também com imprevistos financeiros. A passagem de Marte por Urano poderá aumentar gas-tos. Vênus em seu signo destacará seus encantos e beleza. Encare os desafios com fé e aposte na sua in-dependência financeira.

Aquário - 21/1 a 19/2Aproveite a passagem da Lua por seu signo para cuidar das neces-sidades pessoais e investir na sua imagem. Fase positiva para expor ideias em público, estudar, fazer novos contatos e aumentar sua rede de relações. Fim de semana gostoso para circular e por a con-versa em dia com amigos.

Peixes - 20/2 a 20/3Um encontro inesperado poderá balançar suas estruturas. Marte, Urano, Júpiter e Mercúrio na sua área afetiva provocarão reviravol-tas no seu coração e nos seus rela-cionamentos. Se estiver começando uma nova relação, prepare-se para mudanças radicais em sua vida.

A Orquestra Jovem de Mariana fará seu concerto de Natal neste sábado, dia 15, às 20h na escola muni-cipal Dom Luciano Men-des de Almeida, no Bairro Alto do Rosário, em Maria-na, com entrada franca.

A apresentação contará com a participação especial da Orquestra Jovem Sesi-Minas e contemplará as atividades culturais da Co-munidade Santa Ifigênia, encerrando o 1 ° Encontro de Corais.

O objetivo principal é mostrar a toda comunida-de, patrocinadores, pais e

orquestra Jovem de mariana em concerto

Divulgação

nem te Conto!Angelica FoX

Gentemmmm, como vocês estão? Eu estou mui-to bem, em clima de Natal e cheia de fofocas! Vamos lá?

• Vou começar falando de Salve Jorge. Parece que a dupla Morena e Jéssica tentará fugir várias vezes. Morena só vai sossegar quando Russo ameaçar fazer algo com seu filho. Ainda assim, ela tentará driblar a situação e só vai parar de fato quando os bandidos matarem Jéssica na frente da protagonista. A cena deve ocorrer entre final de dezembro e janei-ro. Neste momento, More-na terá a real dimensão de que seus algozes podem ser muito mais perigosos do que aparentam. Para piorar, ela descobre que está grávida.

• Antes da estreia da tra-ma, estava certo que Caro-lina Dieckmann faria ape-nas uma participação, pois

Jéssica seria assassinada por volta do capítulo 20. Depois, a história mudou e a saída dela foi adiada. A atriz chegou a comentar em uma entrevista que sua personagem morreria para que a protagonista More-na, vivida por Nanda Costa, ganhasse força.

• No entanto, Glória Pe-rez, autora de Salve Jorge, já afirmou que o rumo da perso-nagem será outro e a jovem traficada tem grandes chances de continuar na história até o final, em maio de 2013.

• E vem mais bafão: Não é só Wanda que ficará revoltada com a existência de Morena. Ao menos é o que revela a re-vista ‘Tititi’. De acordo com a publicação, nos próximos capítulos de ‘Salve Jorge’, a chefe do tráfico de pessoas, Lívia fará de tudo para que a moradora do Alemão desapa-reça do seu caminho.

O motivo? Primeiramente Morena se nega a fazer pro-gramas, além de agredir os funcionários dela, armar pla-nos de fuga e muito mais, o que deixa Lívia atormentada,

colocando em risco seu traba-lho ilegal.

• Mas não para por aí. A vilã ganhará um outro motivo para ver a moça longe. Isso porque ela se apaixonará por Theo. Tudo começa quando o capitão passa a investigar o sumiço de sua ex-noiva que, desde que viajou para a Tur-quia, não entrou mais em con-tato com a família.

• Com medo de seus pla-nos serem descobertos, Lívia se aproxima do rapaz e come-ça a gostar dele, o que ela não espera. Com isso ela decreta a morte de Morena, dando um ponto final em suas aflições.

• Pessoas, Até então liga-do a temas mais leves e com

BoAte nomADConfira a programação do fim de semana na boate Nomad: Quinta-feira (13,12): Edvan e Eduardo; Sexta-feira (14/12): Tô de cara com a Coroc; Sábado (15/12): U2 Cover Brasil. Pontos de venda na loja augge (rua Direita, 64) e no Minas Brasil (Rua direita, 63). Imperdível!

eXPosIçãoNão deixe de visitar a exposição dos trabalhos artesanais da Co-munidade da Figueira, na rua direita, 50. Muita coisa linda. Vale a pena conferir!

PALHAçosDe 10 a 30/12, você pode visitar a Exposição “Palhaços Tristes - Desenhos de Rondon Marques”. Visitação: 9 às 19h, de terça a domingo , na Galeria SESI Mariana.

DIVIrtA-se

cenas divertidas, Pescoço vai virar personagem de uma história barra pesada na trama. O ex-presidiário se envolverá com tráfico de órgãos em Salve Jorge. Sem conseguir emprego e precisando de dinheiro, ele será aliciado para vender um dos seus rins para uma quadrilha internacional. De olho na grana, o malandro vai aceitar.

• Além do pagamento para a venda do órgão, os bandidos vão bancar para o marido de Delzuite passa-gem, hospedagem e todos os custos da operação, que acontecerá fora do Brasil. Que babado!

admiradores da boa música o resultado da dedicação no período letivo de 2012, e proporcionar a todos a oportunidade de conferir o talento dos jovens, dando a eles a chance da prática de apresentação pública.

rInDo? De QuÊ? As di-versas facetas do palhaço são retratadas nas obras de Rondon Marques, tema da exposição “Rindo? De quê?”, que poderá ser vi-sitada gratuitamente até janeiro de 2013, na galeria do SESI-Mariana. Confira!

Apresentação conta com a participação do coral do Sesi-Minas

TV Globo / Divulgação

Amores, vou ficando por aqui. Semana que vem volto com novos babados. Beijos e até lá!!!

Page 8: A SEMANA Edição 454

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2012

Foto: Álbum de família

No dia 10 de Dezembro foi comemora-do o Dia do Palhaço. O jornal A Sema-na presta uma homenagem a todos os palhaços do Brasil, em especial à dupla Xinxin e Juaneto, do Circovolante, que há anos representa, com louvor, Mariana e a Região dos Inconfidentes nos quatro cantos do país. Sucesso!

Foto: Reginaldo Vilela

DJ Rafilskis e DJ Kilesse arrasam no repertório.

Sucesso!

Foto: Álbum de família

Cidadã brasileira e dos Estados Unidos, Ana Paula Carneiro Cota

esteve em Mariana. Na ocasião, a presidente

da Associação Primaz de Cultura entregou-lhe a camisa da Rede

Ilhéus, presente enviado pelo amigo da família,

Alderacy JúniorFoto: Álbum de família

Esse gatinho mais lindo é o Lucas Aniceto, que arrasou em sua festa de formatura no sábado (08/12). Os papais Marcos e Silvânia e o irmão Silas morrem de orgulho! Parabéns, Lucas! Que seu caminho seja sempre iluminado!

Foto: Álbum de família

A gatinha Fernanda comemo-ra sua 2° primavera no dia 14 de

dezembro. Papai Eduardo, mamãe Emília, Marina, vovós e titios

agradecem a Deus por este sorriso tão lindo! Beijos, princesa!

Foto: Reginaldo Vilela

Laís, Joice, Rafael e Paloma badalando

por Mariana. Felicidades!

Foto: Reginaldo Vilela

Cláudia, Angélica e Lidiane Carneiro enfeitam nossa coluna esta semana. Lindas!