A SEMANA Edição 457

12
Ano VIII • número 457 • 3 A 9 de jAneIro de 2013 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG Douglas Couto Celso inicia a gestão com ampla maioria na Câmara Prefeito toma posse com o desafio de reconstruir Mariana Especial destaca a posse e revela quem são os secretários PÁgInA 5 a 8 Reginaldo Vilela / Studio Elcio Rocha Celso Cota e duarte jr. passam em revista a tropa da guarda municipal, na entrada do Centro de Convenções. do lado de dentro, uma multidão se emocionou com a cerimônia em que os dois assumem a Prefeitura de mariana. CAmInHo dA Posse CAmInHo dA Posse

description

3 de janeiro de 2013.

Transcript of A SEMANA Edição 457

Page 1: A SEMANA Edição 457

Ano VIII • número 457 • 3 A 9 de jAneIro de 2013 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG

Douglas Couto

Celso inicia a gestão com ampla maioria na Câmara

Prefeito toma posse com o desafio de reconstruir MarianaEspecial destaca a posse e revela quem são os secretários

PÁgInA 5 a 8Reginaldo Vilela / Studio Elcio Rocha

Celso Cota e duarte jr. passam em revista a tropa da guarda municipal, na entrada do Centro de Convenções. do lado de dentro, uma multidão se emocionou com a cerimônia em que os dois assumem a Prefeitura de mariana.

CAmInHo dA Posse CAmInHo dA Posse

Page 2: A SEMANA Edição 457

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 3 A 9 dE jANEIro dE 2013

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

jorNAL A SEMANA LTdACNPj: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMiR De a. costadiretor-PresidenteDoUGlas coUtojornalistaWHiNteR GoNÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidaReginaldo Vilela

Studio Élcio rocha (31) 3557-1995

rEdAÇÃoEndereço: rua jatobá, 137ª, Bairro rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMErCIALE-mail: [email protected]

CIrCULAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPrESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Se pudesse deixar algum presente neste ano novo, deixaria aceso o sentimento de amar a vida. A consciência de aprender tudo o que foi ensi-nado pelo tempo afora. Lembraria que o grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho.

Pois é... 2012 foi um ano cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões. Normal. Às vezes, se espera demais. A grana que não veio, aquele amigo que decepcionou, o amor que aca-bou, assim, de repente... Tudo isso é normal.

Dos 365 dias do ano que passou, tiremos lições. Não viemos ao mundo para fazer o que os outros fazem. Não viemos para fazer um pouco melhor do que os outros fazem. Viemos para fazer o que só nós podemos fazer.

2013 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente. Pode ser muito legal, se entender-mos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melho-rar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.

O ano novo pode ser “o bicho”, o máximo, maravilhoso, lindo, especial. Depende de mim, de você. Pode ser... e que assim seja! Que 2013 lhe dê razões de sobra para sorrir, mil motivos para ser feliz. E eu quero estar perto de você para compartilhar tudo isso.

Que você descubra o segredo da felicidade!!!

em destaque

segredo dA FeLICIdAde

IsrAeL QuIrIno

No final de 1998, ano eleitoral, fiz uma palestra em um congresso de vereadores, cujo tema versava sobre a discussão do mosaico políti-co que se tonara o país após as eleições. Lembro-me que em um determinado mo-mento da palestra, exibi aos meus ouvintes um trecho da música “Serenata”, de Mo-zart, e logo em seguida fiz exibir um trecho do hit do momento, que era “Florenti-na”. Não sei se posso chamar aquilo de música, que era to-cada nos rádios do país na voz marcante de, nada mais, nada menos, do que Tiririca.

Perguntei aos meus ouvintes quem conhecia a primeira música e, poucas, raras mãos se levantaram no salão repleto. Perguntei quem conhecia a segunda e um universo de braços levantou-se. Perguntei se sabiam quem era o autor da primeira música e ninguém, absolutamente ninguém, si-nalizou saber. Da segunda “música” não me arrisquei a perguntar, pois, decerto, todos sabiam.

Daí tracei um paralelo que era o pano de fundo de minha palestra: para ser elei-to não precisa ser bom, cate-drático, genial, basta ser co-

bom dIA, esPerAnçA!nhecido. “O primeiro trecho que os senhores ouviram”, expliquei à minha plateia, “é de um dos maiores gênios da música universal – Amadeus Mozart. O segundo é de um palhaço do nordeste, que to-dos vocês sabem quem é. E não é o Collor.” Todos riram e entenderam o recado: o sucesso político não é a sua capacidade gerencial, mas a sua capacidade de seduzir o eleitor.

Tiririca voltou à mídia nos últimos tempos como o segundo deputado federal mais bem votado da história do país, mais de 1,3 milhão, perdendo apenas para Enéias Carneiro (um barbudo de óculos grandes que berrava na televisão um bordão repe-titivo “meu nome é Enéias”, e que teve um milhão em meio de votos). Pior que tá não fica, foi o bordão vence-dor do Tiririca.

Daí, a nação inteira se insurgiu, uns contra, outros a favor da eleição do palhaço Tiririca, que nunca enganou ninguém acerca de sua pla-taforma política, sua origem nordestina e seus afazeres para ganhar a vida. Um mandrião, um herói às aves-sas bem ao estilo do Jeca Tatu ou do Pedro Malasartes que o brasileiro tanto ama e, curiosamente, com ele se

identifica, pela garra, pela tenacidade, pelo instinto de sobrevivência. Pela sua simplicidade quase infantil, por certo não seria um ardi-loso congressista, daqueles que perfilaram perante do Supremo em episódio re-cente. Talvez envergonhas-se menos a nação com suas fanfarronices do que as ca-nalhices de outros. E, assim pensando, o povo elegeu Tiririca.

Que tenha recebido votos de protesto, acredito. Aquele voto de deboche de uma eli-te entediada com a política e que acha que merecemos (e às vezes merecemos mesmo) nariz de palhaço. Ora, se o congresso parece um circo (hoje tem marmelada, tem sim senhor!) mandar para lá um palhaço, será apenas mais um. E o povo paga por isso. Por seus erros e seus acertos, sempre é o povo quem paga a conta.

Mas entendo também que Tiririca tenha recebido muitos votos sinceros, de eleitores que, neste vasto Brasil, se identificam com o homem por detrás do perso-nagem. O sertanejo é, antes de tudo, um forte, uma espé-cie de Hércules-quasímodo (forte e feio), já nos senten-ciava Euclides da Cunha. Uma definição precisa do

twittessroberto rodrigues @roberto_rodrigDesejo um 2013 cheio de realizações e muita saúde e paz para todos. Feliz ano novo!!!

rodrigo Paiva @rodriguspaivaFábio Ramos está inelegível por 8 anos e terá que pagar multa de R$18.100,34 por compra de voto, dando material de construção (AIJE 552-48).

marina silva @marina_boladaCélulas-tronco são produzidas em árvores.

deus @ oCriadorLamento dizer que, sim, o mundo acabou. Se estás lendo esta mensagem, não foste arrebatado, e esta vida miserável que vives é o teu inferno.

josé simão @jose_simaoMeu cartão de Natal pro Bolsonaro: “meus votos é que vc nunca mais tenha votos”.

Deputado-palhaço Tiririca. Na minha região, tiririca é um matinho de jardim, que você arranca pela manhã e ele brota à tarde. Uma erva daninha das mais abundan-tes e resistentes que, por sua insistência, define bem o personagem.

O ano inicia com a posse dos prefeitos e seus parla-mentos municipais. Mui-tos dos eleitos ainda não se deram conta de sua missão. Muitos dos eleitores sequer lembram em quem votaram em um pleito que aconte-ceu há menos de três meses. Aqui, como alhures, muitos dos eleitos nos são velhos conhecidos. Alguns deram certo, outros nem tanto, mas estão de volta, renovados em seus contratos de trabalho.

É assim. Embora não oficializado, há entre nós um apreço por governos que se perpetuam, pela vitali-ciedade de mandatos, pois damos pouca, ou nenhuma importância à renovação, à novidade. A rotatividade republicana nos assusta, por medo de que a coisa possa ficar pior. Nosso eleito por vezes é como a Florentina: não sei se tu me amas, mas sei que me seduz.

Israel Quirino é professor e advogado.

oscar niemayer, arquiteto (1907-2012)

A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem

“ “

entre Aspas

www.itatiaia.com.br/ouropretoTel: 3551 2166 / 3551 5544

Liderança que ninguém discute. de segunda a sábado, às 6h30, jornal da manhã.

Apresentação: Antônio Isidoro.

Page 3: A SEMANA Edição 457

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA3 A 9 dE jANEIro dE 2013

roque quebra o silêncio e faz desabafo sobre sua cassação“Jamais houve de minha parte qualquer ato ilícito”, afirma ex-prefeito

Dois anos e nove me-ses após ter sido afasta-do do cargo, o prefeito eleito em 2008, Roque Camêllo (PSDB), rompe o silêncio e, numa entre-vista rara, faz um desaba-fo sobre o episódio que culminou na maior crise política de Mariana. Em quatro anos, foram sete trocas de comando, com a prefeitura passando por cinco mãos.

Segundo ele, o afas-tamento, ocorrido em março de 2010 por deci-são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aconte-ceu por causa de “uma discutível perda de pra-zo de defesa contra ale-gações das quais havia sido absolvido”.

“Jamais houve de minha parte qualquer ato ilícito. Apaixonado pela Educação, o que fiz, àquela época da campa-nha eleitoral, foi apre-sentar o meu plano de governo aos professores. Fui absolvido pelo Tri-bunal Regional Eleitoral, que reconheceu que eu não poderia influenciar o subconsciente dos pro-fessores, todos com cur-so superior”, disse.

Roque afirmou não ter sido notificado da “infeliz decisão do juiz” e que o recurso deste processo se encontra há mais de dois anos no Su-premo Tribunal Federal, aguardando ser julgado por tempestividade, ou

seja, houve ou não a per-da do prazo de 24 horas para recorrer.

“Agora, cabe pergun-tar: Quem foi o grande prejudicado com a las-timável substituição de prefeitos, durante esses três anos, provocando não só uma grave crise institucional, mas tam-bém administrativa, tudo a partir da injustiça de suspender nosso mandato conquistado nas urnas, se os advogados recorreram da decisão ou não dentro de 24 horas? Aliás, aque-le prazo era tão absurdo que foi extinto, pela Lei 12.034/2009, quando este processo ainda estava sendo julgado no TSE”, desabafou o ex-prefeito.

Douglas Couto / A SEMANA

Roque Camêllo fala sobre o afastamento do cargo de prefeito

“espero que mariana recupere o tempo perdido”

Confira a seguir os principais trechos da entrevista de Roque Camêllo, abordando, entre outros assuntos, o motivo da criticada lentidão da sua gestão.

PouCo dInHeIro. “Passamos o ano de

2009 administrando um orçamento diminuído por uma crise econô-mica internacional que atingiu Mariana, mas conseguimos não de-mitir funcionários nem paralisar as obras em andamento. Durante a nossa administração, não persegui ninguém. Preferimos sofrer injus-tiças a praticá-las. Não me abalaram as calúnias e os ataques injustos e cruéis dos adversários”.

muIto trAbALHo. “O tempo foi cur-

to, mas terminamos o Centro de Convenções, faltando apenas o tea-

tro. Este Centro de Con-venções precisa cumprir seus objetivos, o que, infelizmente, até hoje não aconteceu. Termi-namos e equipamos o Centro de Saúde. Demos continuidade às obras do futuro Centro Adminis-trativo, ao Laticínio e ao Matadouro Municipal. Reconstruímos e asfal-tamos a estrada para Pa-racatu”.

InCHAço nA mÁQuInA. “Enviei à Câmara

o projeto de reforma administrativa, com o objetivo de moderni-zar a máquina pública. Mariana, talvez, seja proporcionalmente o município onde há, na

atualidade, mais cargos comissionados. O enxu-gamento da máquina é importante para sobrar recursos a serem utili-zados em outras neces-sidades”.

ContA AProVAdA. “Sempre tive a po-

lítica como missão. Ja-mais como profissão. Preguei-a assim, e a pra-tiquei exaustivamente. O administrador públi-co tem o dever de exer-cer suas funções com lisura e transparência, regendo-se pelo bom senso e nos limites da lei. Por isso, tive minhas contas aprovadas, sem qualquer ressalva, pelo Tribunal de Contas do

Estado e pela Câmara Municipal”.

desPedIdA. “Agradeço a todos:

aos eleitores marianenses que nos deram a expres-siva vitória eleitoral e às pessoas que trouxeram a público seu apoio con-tra as decisões judiciais esdrúxulas, não respei-tando a soberania popu-lar. Espero que Mariana recupere o tempo perdi-do. Faço votos de que a nova administração, pela experiência já obtida, re-alize o desenvolvimento sonhado por nosso povo, em especial o contido no nosso plano de governo para 2009/2012, injusta-mente interrompido”.

em ato histórico, Câmara de mariana

lança brasãoEm ato histórico, a Câmara de Mariana

lançou o seu brasão oficial. É o primeiro criado em mais de 300 anos de história do legislativo marianense. A cerimônia coincidiu com a última reunião ordinária de 2012 ocorrida no dia 21 de dezembro.

Por meio da resolução 20/2012, de autoria da Mesa Diretora e aprovada por unanimidade pelo Plenário, foi instituído o brasão que será utilizado em documentos emitidos pela instituição. O brasão é composto por símbolos alusivos à história da Casa.

A figura é escudo dividido em cinco partes compostas pelo brasão de Portugal, uma urna, o escudo da Ordem do Carmo, um pergaminho e uma pena e um pelourinho. No alto do escudo há uma representação do brasão do império português, idêntico ao esculpido na porta de entrada do prédio da Câmara. Ao lado do escudo estão duas figuras humanas, um bandeirante, à direita, e um camarista com indumentárias de um vereador do século XVIII, à esquerda.

No brasão há a inscrição em latim “PRIMA MINERÆ CVRIA”, que significa Primeira Câmara de Minas. Sua criação temo intuito de assegurar que a Câmara possua um símbolo que retrate a história e a importância da Casa.

Page 4: A SEMANA Edição 457

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 3 A 9 dE jANEIro dE 2013

bruno mol assume a presidência da Câmara

Celso une a base para eleger o vereador do PSDB O vereador Bruno Mol

(PSDB), de 33 anos, é o novo presidente da Câma-ra de Mariana, cargo que ocupará pelos próximos dois anos. Numa disputa que teve chapa única, o tucano foi eleito por acla-mação nesta terça-feira, 1º de janeiro.

A eleição de Bruno foi definida num acordo cos-turado com vereadores da base aliada do prefeito Celso Cota (PSDB). Ele foi escolhido o candida-to da situação, principal-mente por causa de insa-tisfações internas com os outros dois pré-candida-tos.

A eleição do tucano significa uma vitória da situação. A composição da nova Mesa Diretora da Câmara ficou definida as-sim: Bruno Mol, na presi-dência, tendo como vice-presidente Juliano Duarte (PPS), primeira-secretária Daniely de Zezinho Salete (PR) e segundo-secretário Tenente Freitas (PHS).

PerFIL. Bruno Mol Crivellari, de 33 anos, é marianense, militante do PSDB e acadêmico do curso de direito. Foi can-didato pela primeira vez em 2004, quando obteve nas urnas 506 votos, fi-cando a 30 votos da elei-ção. Candidatou-se, nova-mente, em 2008, e, desta

vez, elegeu-se com his-tóricos 1.837 votos. Pela expressiva votação, foi homenageado com mérito eleitoral. Em 2012, foi re-eleito com 887 votos.

Bruno é evangélico, membro da Igreja Batista Peniel, foi líder do grupo de jovens cristãos de Ma-riana. É um dos idealiza-dores do Erem – Encontro Regional Evangélico de Mariana. Foi um defen-sor do consumidor, tendo coordenado por três anos o Procon de Mariana. Em sua gestão, o órgão foi considerado um dos mais atuantes de Minas Gerais por dois anos consecuti-vos, com mais de oito mil atendimentos.

Reginaldo Vilela / Studio Elcio Rocha

Eleição define a nova composição da Mesa Diretora da Câmara

O tucano Bruno Mol assume a presidência do legislativo marianense

duelo pela eleição custou

r$ 330 milPara garantir a vaga na Câmara, os 15

vereadores eleitos de Mariana gastaram, em média, R$ 330 mil em suas respectivas campanhas. É o que mostra o levantamento feito pelo A SEMANA, com base nas declarações apresentadas à Justiça Eleitoral. Os novatos desembolsaram 67% a menos que veteranos.

Em números, os sete parlamentares calouros, juntos, tiveram despesa total de R$ 108 mil, valor superior aos R$ 225 mil desembolsados pelos oito veteranos reeleitos na concorrência das 15 vagas disponíveis para o próximo pleito do Legislativo local.

Dentre os que disputam a reeleição, a campanha mais cara é a do vereador e atual presidente da Câmara, Geraldo Sales de Souza “Bambu” (PDT). Em três meses, ele gastou R$ 73,9 mil para conseguir 1.222 votos e sagrar-se o segundo mais votado. Bambu gastou 24 vezes mais do que aquele que foi o mais econômico: Adimar, do PTB, que se desembolsou somente R$ 3 mil e conquistou 773 votos.

Para garantir os 1987 votos e se reeleger como o mais votado, Juliano Duarte (PPS) gastou R$ 38 mil. Na lista das campanhas mais caras, dentre os vereadores que se reelegeram, aparecem Fernando Sampaio (R$ 25,3 mil), Bruno Mol (R$ 23,6 mil), Leitão (R$ 20,7 mil), Marcelo Macedo (R$ 19,6 mil) e Raimundo Horta (R$19,4 mil).

Dos novatos, Zezé de Nego se elegeu pelo PTB gastando R$ 60 mil; Pedro do Eldorado, R$ 28 mil, e Daniely de Zezinho Salete, R$ 18, 5 mil. O gasto dos demais ficou abaixo da casa dos 10 mil reais. Cristiano do PT (R$ 9 mil), Tião do Sindicato (R$ 7,2 mil), Professor João Bosco (R$ 5,2 mil) e Tenente Freitas (R$ 4 mil).

Page 5: A SEMANA Edição 457

esPeCIAL de Posse PÁGINA 5 • A SEMANA3 A 9 dE jANEIro dE 2013

Celso Cota assume o terceiro mandato em Mariana e fala das prioridades. Ao lado do vice-prefeito Duarte Jr, ele promete concluir obras paradas há quatro anos.

Reginaldo Vilela / Studio Elcio Rocha

Eleito com 18.489 votos, 54% do eleito-rado, o prefeito Celso Cota (PSDB) foi em-possado às 19h55 pela Câmara de Mariana, após fazer um juramen-to e assinar o termo de compromisso de posse. “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato”, jurou Celso.

No juramento, que faz parte do protocolo, ele disse também que

defenderá a justiça so-cial, a paz e a igualda-de de tratamento aos cidadãos. O prefeito prometeu, em discurso, resgatar a autoestima da população e retomar obras paradas há mais de quatro anos. “Quere-mos ver nas manchetes dos jornais as conquis-tas de Mariana”, disse.

O vice-prefeito, Du-arte Junior (PPS), se emocionou ao relembrar a sua trajetória política

desde a sua eleição para vereador, as disputas pela prefeitura até a vi-tória. Mais de mil pes-soas foram ao Centro de Convenções assistir à posse dos eleitos.

Ausente. O prefei-to derrotado, Roberto Rodrigues (PTB), não compareceu à cerimô-nia de transmissão de cargo. A menos de 24 horas de deixar a pre-feitura, ele realizou uma

cerimônia simples e fe-chada em seu Gabinete para a entrega simbólica das chaves da prefeitura ao empresário Raul Al-meida, representante do prefeito eleito.

Roberto disse estar deixando nos cofres mais de R$ 60 milhões e teria desejado “boa sorte e bom trabalho” ao novo gestor. Raul recebeu o documento informando a situação financeira do município.

Page 6: A SEMANA Edição 457

esPeCIAL de PossePÁGINA 6 • A SEMANA 3 A 9 dE jANEIro dE 2013

entreVIstA

“o que a gente teme é encontrar a máquina pública sucateada”

Em entrevista ao A SEMANA, o prefeito Celso Cota fala sobre como pretende administrar o município e adianta que a primeira ação será determinar um diagnóstico minucioso da situação da prefeitura. Em seu terceiro mandato, o prefeito de Mariana avisou que a sua equipe vai trabalhar com metas.

Como o senhor espera encontrar a prefeitu-ra?

O que a gente teme é encontrar abaixo do espe-rado. Já temos informações extraoficiais de que, infe-lizmente, a máquina públi-ca está sucateada. E não é apenas o seu patrimônio material, isso ainda não podemos afirmar, mas su-cateada na sua organização, no abandono dos progra-mas oficiais, nos repasses carimbados e estrutura dos projetos de atendimento à população, principalmen-te nas áreas de educação e saúde. Isso, realmente, é muito preocupante.

já que a sua equipe não conseguiu fazer a transição, como saber o que o senhor vai en-contrar pela frente?

É preciso mesmo fazer

um diagnóstico para a gen-te saber qual é a realidade e ter um ponto de partida. E esse diagnóstico precisa ser feito em poucos dias pela nossa equipe, composta por pessoas experimentadas, que conhecem cada setor, e que terão que fazer isso de uma forma rápida. Como nós já temos metas para ini-cio de governo, na medida em que esse diagnóstico for sendo revelado, as ações também terão que estar sendo desenvolvidas.

o senhor acredita que a herança dos gover-nos passados afete sua gestão?

Não. Eu acredito que não. Estamos confiantes, acredito na capacidade das pessoas que estão com-pondo conosco o governo, tenho esperança nelas por serem pessoas que estão

entusiasmadas e ansiosas para dar a sua colaboração. Temos na prefeitura um quadro de efetivo muito bom e o que faltava na pre-feitura eram diretrizes, me-tas e comando. Mas tenho certeza de que, em pouco tempo, o povo de Mariana vai se sentir, de certa for-ma, aliviado e confortado, sabendo que a prefeitura estará à sua disposição.

Quais as metas do go-verno para os três pri-meiros meses?

Temos uma preocupa-ção, logo no início, com o período chuvoso, e sabe-mos que não estamos pre-parados para enfrentar os fortes temporais. A infraes-trutura de Mariana evoluiu pouco nos últimos anos. O Ribeirão do Carmo, por exemplo, está sujo, e os córregos, assoreados. A

maioria das redes pluviais está entupida, e isso pode nos trazer um transtorno muito grande. Vamos atu-ar rápido nessa área, como também precisamos atuar na Educação para preparar a volta às aulas e, com isso, evoluindo o nosso progra-ma de governo. Tenho pre-parado algumas ações para os primeiros 90 dias, licita-remos o máximo de obras necessárias para melhorar a atenção básica à nossa gen-te. Precisamos retomar pro-jetos que ficaram parados, como o laticínio e o ginásio poliesportivo, queremos inaugurá-lo em quatro me-ses e retomar as obras da nova prefeitura. O nosso calendário cultural também será retomado com força. Não vamos perder tempo. Em três meses, vamos mos-trar a força do governo ao povo de Mariana.

Élcio Rocha / A SEMANA.

Eleito com 54% dos votos, Celso assume a prefeitura pela terceira vez

Reginaldo Vilela / Studio Elcio Rocha

O prefeito discursa na

cerimônia de posse, que

lotou o Centro de Convenções

Page 7: A SEMANA Edição 457

esPeCIAL de Posse PÁGINA 7 • A SEMANA3 A 9 dE jANEIro dE 2013

secretariado na ponta do lápisPrefeito diz que definiu nomes a partir do perfil técnico e pela competência

O secretariado do prefeito de Mariana, Celso Cota (PSDB), já está quase todo de-finido. Os primeiros integrantes da equi-pe foram anunciados cinco dias antes da posse e, segundo ele, são “profissionais com perfil exclusivamente técnico e competente”. Os novos secretários, no entanto, são velhos conhecidos da popula-ção.

Entre os nomes está o do engenhei-ro Targino de Souza Guido, que assume a Secretaria de Obras, a mesma pasta que ocu-pou na gestão anterior de Celso. O secretário de Saúde é Germano Zanforlin de Araújo, ex-secretário-adjunto de planejamento da saúde.

A secretaria de Cul-tura e Turismo está, novamente, com Mi-rian Magalhães Rocha, que integrou a pasta na segunda gestão de Celso. O empresário Raul José de Almei-da Júnior, conhecido “Raulzinho”, que foi chefe no Departamen-to de Compras, assume agora a Secretaria de Governo. Ele também esteve na coordenação da campanha de Celso.

O professor de edu-cação física, Helerson Freitas “Madera” é o secretário de Esportes, tendo como adjunto Bruno Freitas. A se-cretaria de Educação estará sob a coorde-nação da professora Elizabeth Cota, irmã do prefeito, que foi di-retora da escola muni-cipal Monsenhor José Cotta.

Para a secretaria de Administração e Pla-nejamento, foi nomea-do Rangel Alan Silva. A pasta de Controle e Gestão está com Da-nilo Brito, que inte-grou a antiga equipe de Licitação da segun-da gestão de Celso,

em 2004. Nos últimos anos, ele foi secretário de administração de Conselheiro Lafaiete. Para a chefia de ga-binete, o escolhido é Ítalo do Carmo. O ad-vogado José Celso dos Santos é o procurador geral do município.

A primeira reunião com os primeiros no-meados ocorreu no sá-bado, 29 de dezembro, no auditório do Colé-gio Providência. No encontro, foram repas-sadas as orientações para os primeiros dias de governo.

“Haverá metas a serem cumpridas, com avaliações periódicas e medição da satisfa-ção da população com aquele setor e quali-dade das obras. Essa é uma empresa públi-ca que precisa gerar lucro, que, no caso, é a satisfação do cida-dão”, disse o prefeito.

Nos próximos dias, o prefeito disse que define o restante da equipe. Antes, porém, ele deverá enviar à Câmara de Vereadores o projeto com a nova estrutura administrati-va. A Secretaria de Se-gurança Pública será reativada.

• sAúdegermano Zanforlim de AraújoÉ farmacêutico-bioqui-mico, foi secretário-adjunto de planejamen-to da Saúde de 2005 a 2010, em Mariana.

• goVernoraul josé de Almeida júniorEmpresário do ramo de combustível e atual presidente do PSB de Mariana.

• AdmInIstrAçãorangel Allan da silvaÉ advogado e foi assis-tente do fundo munici-pal de saúde, ficando

na função entre 2001 e 2004.

• ControLe e gestãodanilo brito das doresÉ graduado em Ciências Contábeis, tendo espe-cialização em Controle Interno. Foi secretário de Administração de Conse-lheiro Lafaiete.

• FAZendAjosé Carlos sampaio de CastroGraduado em Adminis-tração de Empresas, com especialização em Peda-gogia Empresarial, com ênfase em Gestão de Pes-soas e Organizações.

• AgrICuLturA Paulo César gonçalves de CarvalhoÉ produtor rural e por quase uma década exer-ceu cargos de Diretor de Pecuária, Chefe de De-partamento de Agricultu-ra e secretário-adjunto de Desenvolvimento Econô-mico.

• obrAs PúbLICAs: targino de souza guidoEngenheiro civil, foi titu-lar da Secretaria de Obras Públicas nos dois primei-ros mandatos de Celso.

• turIsmo e CuLturAmirian rochaFormada em jornalismo

e especialista em con-sultoria turística, é uma das consultoras mais prestigiadas dentro do Ministério de Turismo.

• esPorteHelerson FreitasPossui Bacharelado com licenciatura em Educação Física, é um estudioso do esporte.

• eduCAçãoelizabeth CotaÉ pedagoga e especia-lista em Gestão Educa-cional, esteve à frente da Escola Municipal Monsenhor José Cotta entre os anos de 2004 e 2008.

Douglas Couto

Page 8: A SEMANA Edição 457

r$ 300 milhões e muitos problemasesPeCIAL de PossePÁGINA 8 • A SEMANA 3 A 9 dE jANEIro dE 2013

Principal desafio do novo governo é universalizar saúde e educação, além de tocar as obras paradas há quatro anos

Mesmo com a estima-tiva de que o orçamento de Mariana para 2013 deva se aproximar da marca de R$ 300 milhões, o novo governo deverá ter fôlego para concluir as obras dei-xadas para trás, em 2008, além de resolver uma sé-rie de demandas urgentes.

A Lei Orçamentária aprovada pela Câmara, no ano passado, confirma o crescimento na receita em relação a 2012, quando se estimou uma arrecadação de R$ 200 milhões. Para este ano, no entanto, a previsão é de R$ 250 mi-lhões, aumento de 25%.

Com os cofres trans-

bordando, os desafios para o novo gestor pas-sam por problemas como trânsito caótico, invasões e ocupação desordenadas, tratamento de água e es-goto, universalização do atendimento na saúde e na educação e fim do déficit habitacional.

Dos R$ 250 milhões previstos para 2013, as áreas que concentram mais recursos são a saú-de (R$ 51 milhões), edu-cação (R$ 50 milhões) e urbanismo (R$ 30 mi-lhões). Consequentemen-te, as ações que deverão ser tocadas concentram-se nesses setores. O setor de

administração vai aboca-nhar nada menos que R$ 40 milhões, e a assistên-cia social, R$ 16 milhões. Para o saneamento básico estão sendo destinados R$ 11 milhões.

Na educação, o foco é a urgente reforma dos prédios escolares, alguns caindo aos pedaços, e o investimento na qualifi-cação do ensino, avaliado como um dos piores da região dos Inconfidentes, segundo ranking do Ideb.

Na saúde, o desafio é o atendimento ao público, que continua agonizando nas longas filas nos pos-tos. Falta infraestrutura,

médicos e até remédios para atender a demanda.

Dos R$ 250 milhões que serão arrecadados em 2013, segundo a previsão, os vereadores também vão levar uma fatia do bolo. A Câmara de Mariana de-verá receber o repasse de com R$ 10,8 milhões para custear as despesas com o legislativo e os 15 verea-dores. Serão R$ 2 milhões a mais do que no ano pas-sado.

Para o SAAE de Ma-riana, autarquia respon-sável pelo tratamento de água e esgoto, a Prefeitu-ra deverá repassar de R$ 11,5 milhões.

ContAs.tAbeLA PArA orçAmento (r$)Receita 246.300.000Despesas 246.300.000

orçAmento Por ÁreA VALores

Legislativa 10.864.997Administração 40.093.934Segurança pública 1.472.000Assistência social 16.266.700Previdência social 2.666.647Saúde 51.149.976Educação 50.740.185Cultura 2.665.000Urbanismo 30.271.500Saneamento 11.534.000Agricultura 1.150.000Indústria 2.000.000Desporto e lazer 3.732.620SAAE 11.564.000Reservas 11.752.000

Zezinho inicia o quarto mandatoEm Acaiaca, a

cerimônia de posse e transmissão de cargo que durou pouco mais de uma hora e transcorreu em clima de cordialidade. Pela quarta vez, José Calixto Milagres, o Zezinho (DEM) assumiu o cargo de prefeito. Na mesma cerimônia, a Câmara Municipal escolheu Mário Camilo Filho como seu presidente para o biênio 2013/2014.

Emancipado de Mariana em 1962, Acaiaca completou 50 anos em 2012, feito que foi lembrado por Zezinho em seu discurso. O ex-prefeito Padre João do Carmo (PT) esteve presente na solenidade, fez o discurso de despedida do povo acaiaquense e desejou sucesso ao seu sucessor.

Reginaldo Vilela / Studio Elcio Rocha

O ex-prefeito Padre João na posse do prefeito Zezinho Milagre

muLtIdão nA Posse de ALeX

sALVAdorEm clima de festa,

mais de cinco mil pes-soas foram às ruas co-memorar a posse do pre-feito de Itabirito, Alex Salvador (PSD). Ao lado do vice-prefeito Wolney, ele participou da ceri-mônia na Câmara, onde foram empossados tam-bém os 13 vereadores.

Na sequência, Alex e Wolney cumprimenta-ram a multidão que os esperavam do lado de fora. “Desta vez, o pre-feito de Itabirito não só acredita em Deus, mas pratica o que Ele ensi-nou”, disse Alex em seu discurso na escadaria da prefeitura.

Page 9: A SEMANA Edição 457

PoLÍtICA PÁGINA 9 • A SEMANA3 A 9 dE jANEIro dE 2013

josé Leandro assume em ouro PretoPrefeito terá nas mãos orçamento de R$ 275 milhões para administrar

Em Ouro Preto, o pre-feito José Leandro Filho (PSDB) e o vice-prefeito Chiquinho Xavier (DEM) tomaram posse do cargo na cerimônia aberta ao pú-blico no Cine Vila Rica. O prefeito assume a prefeitu-ra com um orçamento de R$ 275 milhões.

O ex-prefeito Angelo Oswaldo (PSDB) não par-ticipou da cerimônia. Em ato administrativo, no sá-bado, 29 de dezembro, ele se reuniu com José Lean-dro para entregar as contas

públicas da atual gestão e as chaves do prédio da prefeitura.

Depois de promover uma transição tranquila, o ato marcou o clima de cordialidade entre aque-les que devem trabalhar para ampliar a qualidade de vida da população com obras e serviços. José Le-andro assume com a equi-pe de secretariado defini-da.

LegIsLAtIVo. O verea-dor Leo Feijoada (PSDB), que foi o mais votado na

legislatura, tendo sido re-eleito com 1.675 votos, assume a presidência da Câmara de Ouro Preto. Ele terá como vice Wander Alburquerque, do PDT, e para primeiro secretário Alysson Gugu, do PPS. Já para o cargo de segundo secretário, Maurílio Zaca-rias do PMDB.

A eleição da Mesa Di-retora aconteceu no dia 1º de janeiro, também no Cine Vila Rica, assim como a cerimônia de posse dos 15 vereadores eleitos.

Por dentro do goVerno.Quem é quem na atual gestão da Prefeitura de ouro Preto

Ângelo Ibrahim - Chefia de Gabinete Sandra Brandão Guimarães - Saúde José Cesar de Souza - Educação Juarez Távora Basílio - Meio Ambiente Robson Aquino - Fazenda Chiquinho Xavier - Planejamento Regina Braga - GovernoJosé Alberto Pinheiro - Patrimônio e Cultura Erico Otávio Diniz Couto - Agropecuária Eduardo Evangelista ‘Du do Veloso’ - Obras e Desenvolvimento UrbanoMarco Antônio de Freitas - EsportesWanderlei Rossi Júnior “Kuruzu” - Ação Social Moisés Rodrigues - Controladoria Flaviano Nardi - Procuradoria Elisângela Rodrigues de Araújo - Semae

INFORME PUBLICITÁRIO

sIndICAto dos Produtores rurAIs de mArIAnA e sIndICAto dos Proutores rurAIs de ItAbIrIto InFormAm:

edItAL: ContrIbuIção sIndICAL rurAL PessoA jurÍdICAeXerCÍCIo de 2013

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais, com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas jurídicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2013, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 31 de janeiro de 2013, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, remetidas, por via postal, para os endereços indicados nas respectivas Declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento da Guia de Recolhimento pela via postal, o contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª via, diretamente, à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento, podendo optar, ainda, pela sua retirada, diretamente, pela internet, no site da CNA: www.canaldoprodutor.com.br. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais.

Brasília, 3 de janeiro de 2013.Kátia Regina de Abreu

PresidenteEduardo Tropia / Ouropreto.com

Cerimônia de posse de José Leandro lota Cine Vila Rica

Neno Vianna / Divulgação PMOP

Angelo Oswaldo se reúne com José Leandro antes da posse

Page 10: A SEMANA Edição 457

CIdAdesPÁGINA 10 • A SEMANA 3 A 9 dE jANEIro dE 2013

ouro Preto está vigiada 24h por câmerasMonitoramento ajuda na prevenção de crimes e estará em pontos estratégicos“Sorria. Você está

sendo filmado”. Desde o final do ano, quem transi-ta pelas ladeiras de Ouro Preto está na mira do ser-viço de monitoramento de segurança pública. As câmeras instaladas no Terminal Rodoviário 8 de Julho, na Estação Ferro-viária e em a frente à Ba-sílica Nossa Senhora do Pilar passam a transmitir imagens para a Guarda Municipal e Polícia Mi-litar. O projeto traz mais segurança para a popula-ção ouro-pretana.

Segundo a Prefeitu-ra, o restante das câme-ras será instalado gra-dualmente em outros 21 pontos, incluindo as três entradas da cidade, o Centro e bairros. As

imagens capturadas pelas câmeras são armazenadas no Centro de Operação, localizado no quartel da Guarda Municipal. Todas elas ficam à disposição de outros órgãos do sistema de defesa social, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bom-beiros.

O Projeto Ouro Vivo foi aprovado pela Secre-taria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds/MG) em outubro de 2011, com recursos liberados em dezembro daquele ano. Durante 2012, foram feitas as adaptações e procedi-mentos legais para a im-plantação do Projeto, que entrou em operação nesta segunda-feira.

Neno Vianna / Divulgação PMOP

Câmeras monitoram o centro histórico 24 horas por dia, em Ouro Preto

trote solidário reúne mais de 1 tonelada de alimentos

A Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP), com a participação da Associação das Repú-blicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP), reali-zou, pela 7º vez, o Tro-te Solidário. O evento é realizado semestralmen-te e, dessa vez, o grupo se concentrou no Centro Acadêmico da Escola de

Minas, no centro histó-rico de Ouro Preto, para dar início à ação.

Os estudantes foram divididos em pequenos grupos e arrecadaram mais de 5000 mil itens, entre roupas, calçados, brinquedos, produtos de limpeza, de higiene, li-vros e mais 1 tonelada de alimentos, nos bair-ros Centro, Vila, Rosá-

rio, Lajes, Alto da Cruz, Antônio Dias, Barra e Praia.

As instituições que receberam as doações foram selecionadas pe-los próprios alunos, como Casa Lar, Lar São Vicente de Paulo e Pas-toral da Criança e do Menor.

Em nota enviada à imprensa, os represen-

tantes pela ação se ma-nifestaram em relação ao sucesso da atividade. “A diretoria da REFOP e ARROP agradece a participação de todos os colaboradores republica-nos e a todos da popu-lação ouro-pretana que nos ajudaram de alguma forma para o sucesso desse evento.” (Fonte: Estado de Minas).

tarifa de ônibus fica mais caraOs usuários do transporte coletivo da linha

Mariana-Ouro Preto começaram o ano novo encarando uma tarifa mais cara pelo serviço, desde as primeiras horas de 2013. A passagem dos ônibus sobe de R$ 3 para R$ 3,20.

Nos circulares de Mariana-Saramenha, o preço salta para R$ 3,35. O “tradicional” reajuste de preço no fim de ano, desta vez, segundo o comunicado da Transcotta, concessionária do serviço, foi autorizado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG) e vale para as linhas intermunicipais.

Para orientar os passageiros sobre os reajustes, as empresas afixarão cartazes no interior dos ônibus metropolitanos. Os valores das tarifas reajustadas estarão disponíveis para consulta no site do DER-MG.

ComunICAdoA atual administração municipal

de Mariana comunica que, devido à grande demanda de serviços internos, o horário de atendimento ao público externo será alterado temporariamente. O novo horário de atendimento será das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. A Prefeitura de Mariana agradece a compreensão de todos.

Page 11: A SEMANA Edição 457

VArIedAdes PÁGINA 11 • A SEMANA3 A 9 dE jANEIro dE 2013

HorÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4Prepare-se para realizar seus sonhos esta semana! Você estará captando melhor o de-sejo dos outros e isso torna o momento muito propício para conseguir o que quer. No amor: Aproveite, pois o clima de ro-mance estará em alta e você terá ainda mais sintonia com o seu par.

touro - 21/4 a 20/5Para atingir suas metas, seja mais discreto(a) no ambiente de trabalho. E mais: sua dedi-cação finalmente será recom-pensada! No amor: Vocês esta-rão em total sintonia.

gêmeos - 21/5 a 20/6No início da semana, o astral contribui para fazer novas ami-zades. Ainda mais otimista, você terá força para lutar por aquilo que acredita! No amor: Com a proteção dos astros, você não terá dificuldade em agradar o seu par.

Câncer - 21/6 a 22/7Nada vai cair do céu! Portanto, não vale a pena fugir das res-ponsabilidades, ok? No amor: talvez seja a hora de romper com uma relação desgastada. Pense nisso!

Leão - 23/7 a 22/8Você está passando por mu-danças na sua vida. Encare esse momento com otimismo. No amor: Você terá o apoio da pessoa amada para chegar onde quer!

Virgem - 23/8 a 22/9Você estará ainda mais inde-pendente esta semana! O Sol vai brilhar em seu signo e isso

O susto, temores, cons-trangimentos e outras situa-ções inusitadas nos provocam reações muitas vezes ines-peradas. Em muitos desses casos, reagimos com o riso, mesmo que seja de nervoso. O mundo lúdico dos palhaços nos provoca essas reações, por expor sem pudores a fra-gilidade das ações e reações de nosso cotidiano. Ao mes-mo tempo, esse personagem não se revela completamente, encobrindo, pelas camadas de maquiagem, suas dores e lágrimas.

A exposição “Rindo? De quê?” traz à tona esse uni-verso obscuro, fazendo dos olhares e sorrisos canais de interrogação de nossos pen-

rindo? de Quê? exposição revela as facetas do palhaço

Divulgação

Exposição pode ser visitada até 31 de janeiro

samentos. A intenção não é assustar, e sim humanizar esses seres que para alguns são motivos de pânico e, para outros, de paixão. Essa é a primeira exposição individu-al do servidor da UFOP, o jornalista Rondon Marques, que nesta mostra traz uma experiência do uso de ferra-mentas digitais para a arte. São 22 ilustrações mostrando a fluidez dos conceitos que tentamos definir.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de ja-neiro, das 9h às 19h, de terça a domingo, na Galeria Sesi - Rua Frei Durão, 22 – Cen-tro – Mariana/MG. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone (31) 3557-1041.

A mostra reúne mais de 20 obras com homenagem ao circense mais famoso do mundo

Órgão Informativo da Prefeitura Municipal de Acaiaca/MG3 de janeiro - Jornal A Semana edição 457 - PAG 11

Prefeitura Municipal de Acaiaca. Extrato do 6º termo aditivo ao contrato – Pregão Presencial 050/09. Empresa: Pontenet Teleiformática LTDA. Objeto: Serviço de Internet. Aditiva-se o prazo contratual. Assinado em 28/12/12 prorrogado até 15/01/2013. João

do Carmo Macedo – Prefeito Municipal.

Prefeitura Municipal de Acaiaca. Extrato do 1º termo aditivo ao contrato nº 007/12 – Pregão Presencial 002/12. Empresa: Posto Acaiaca LTDA. Objeto: Fornecimento de combustíveis.

Aditiva-se o prazo contratual. Assinado em 28/12/12 prorrogado até 15/01/2013. João do Carmo Macedo – Prefeito Municipal.

Prefeitura Municipal de Acaiaca. Extrato do 1º termo aditivo ao contrato nº 010/12 –

Pregão Presencial 003/12. Empresa: Posto Acaiaca LTDA. Objeto: Fornecimento de óleo, lubrificante e graxa. Aditiva-se o prazo contratual. Assinado em 28/12/12 prorrogado até 15/01/2013. João do Carmo Macedo – Prefeito Municipal.

pode ajudar na vida profissio-nal. No amor: Cuidado, pois o romance passa por uma fase mais reprimida.

Libra - 23/9 a 22/10A semana será boa para investir nos estudos. Você terá facilida-de tanto para aprender quanto para ensinar. No amor: dedique mais tempo à pessoa amada!

escorpião - 23/10 a 21/11 Apesar do seu desejo e do seu esforço em brilhar no trabalho, há perigo de perder o foco por conta da emoção. Cuidado! No amor: A sintonia com a pessoa amada será marcante.

sagitário - 22/11 a 21/12As relações pessoais estão em destaque e você terá sucesso para exercer a sua liderança. No amor: boa notícia! Uma nova pessoa poderá surgir e mexer com a sua cabeça.

Capricórnio - 22/12 a 20/1Cuidado para os interesses pro-fissionais não se chocarem com assuntos afetivos. No amor: Tenha muito jogo de cintura para não prejudicar a relação.

Aquário - 21/1 a 19/2A semana será ótima para co-meçar um exercício de autorre-flexão, isso ajudará a tomar de-cisões importantes. No amor: Compartilhe sua vida com a pessoa amada. Isso ajudará na relação com o par.

Peixes - 20/2 a 20/3Evite assumir mais compro-missos do que é capaz de cum-prir. No amor: os objetivos em comum e o diálogo irão forta-lecer a vida a dois. Aproveite!

PALHAçosAté o dia 31 de janeiro, você pode visitar a Expo-sição “Palhaços Tristes - Desenhos de Rondon Marques”, das 9h às 19h, de terça a domingo, na Ga-leria Sesi - Rua Frei Durão, 22 – Centro – Mariana/

dIVIrtA-seMG. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone (31) 3557-1041.

PAsseIoUma boa opção para estas férias é curtir os distritos de Mariana e Ouro Preto. Para aproveitar o verão,

você pode ir a Cachoeira do Brumado, Lavras Novas, Rodrigo Silva e outros. Des-cubra e curta as belezas de nossa região!

nomAdOutra opção de diversão em Mariana é a boate Nomad. Uma super programação foi feita para você em janeiro e nós estaremos divulgando.

Aguarde!

Cultura em RevistaVisite o site “Cultura em Revista” - revista cultural de Mariana e Ouro Preto. O site vem promovendo o desenvolvimento cultural nos municípios de Maria-na e Ouro Preto. Acesse www.culturaemrevista.com.br e confira!!!

nem te Conto!Angelica FoX

Gentemmmmm, como vocês estão? Eu estou óti-ma, muito feliz e cheia de esperanças neste ano novo. Espero que só tenhamos notí-cias boas! E já comecei o ano com notícias quentinhas pra vocês. Vamos lá?

• Pessoas, a Carolina Dieckmann fez tanto suces-so como Jéssica, de “Salve Jorge”, que sua participação especial foi aumentada e ela se tornou uma personagem regular da trama. Contudo, segundo a coluna “Outro Ca-nal”, do jornal “Folha de São Paulo”, a jovem não terá um final feliz.

• De acordo com a publi-cação, Jéssica ficará quase até o final da trama, mas morrerá – de forma violenta e dramáti-ca – para salvar a protagonista Morena.

• E, por falar nelas, a vinda das duas ao Brasil será mui-to pior do que elas imaginam. Além de ter seguranças em sua cola o tempo todo, Morena le-vará um tremendo susto: o vilão Russo se tornará o namorado de sua mãe.

• A revelação acontece jus-tamente quando Morena e Jés-sica estão na casa de Helô para contarem a ela que foram trafi-cadas por Wanda e Russo. Lu-cimar, então, chega à residência da patroa com o novo amor para fazer uma surpresa à filha, que

fica em choque.• Morena e Jéssica enten-

dem a ameaça e desistem de falar com a delegada. Desespe-rada, Morena diz à amiga que não pode contar a verdade para a mãe. “Se ela descobre quem é o Russo e o que que ele fez com a gente vai partir para cima dele para matar! Acaba é morta ou dentro de uma cadeia!”, ex-plica.

• Lucimar não entende por que Morena e Jéssica impli-cam tanto com Russo (que se apresentou como patrão delas na Turquia). As duas mentem dizendo que ele é muito mu-lherengo, e Lucimar conta que Russo a chamou para ir com ele a Istambul. Morena, então, diz a Jéssica que vai abrir o jogo para a mãe. O bicho vai pegar!

• Desiludido por causa de Morena, Théo tomará uma

surpreendente decisão nos próximos capítulos de Salve Jorge, de acordo com o Extra. Enquanto Morena passa maus bocados nas mãos dos trafican-tes de mulheres, Théo afoga as mágoas nos braços de Érica. Eles reatam o namoro e o capi-tão logo decide tornar o relacio-namento ainda mais sério.

• Para alegria de dona Áu-rea, Théo anuncia o noivado com a veterinária. Mais uma vez, ele toma uma decisão por impulso e sem pensar nas con-sequências... É claro que Théo e Morena devem se acertar no fi-nal da novela. E quem vai sofrer novamente com isso é Érica, que mais uma vez vai ficar so-brando nessa história. Eu deixo claro aqui que a minha torcida é pro casal Théo e Érica. Morena que arrume outro...

• Gentem, pra fechar, uma

fofoca do Ronaldo. Parece que a fila do ex-craque já andou. Recém-separado da modelo Bia Antony, o Fenômeno esta-ria saindo com Paula Morais, prima da atriz da Rede Globo, Cléo Pires. Ainda segundo informação do jornal carioca ‘O Dia’, Ronaldo encontrou a

bela loira em Punta del Este, no Uruguai, onde passou o ano novo com amigos, entre eles, o apresentador Bruno de Lucca.

Pessoas, vou ficando por aqui. Semana que vem vol-to com novos babados. Um grande beijo e até lá!

Globo/Divulgação

Segundo Glória Perez, Jéssica deve mesmo morrer em Salve Jorge

Page 12: A SEMANA Edição 457

soCIAIsPÁGINA 12 • A SEMANA 3 A 9 dE jANEIro dE 2013

Foto: Álbum de família

A família do noivo fez questão de prestigiar o casal, em São Paulo. Pura alegria!

Foto: Álbum de família

O simpático casal Andreza e Ney estavam entre os mais animados do

réveillon do Sallon. Felicidades!

Foto: Álbum de família

Nosso colunista Flávio Almeida curtiu o réveillon do Saloon, na Porteira

de Minas, ao lado de sua namorada Janaína. Sucesso em 2013!

Foto: Álbum de família

O casal Celinho e Linda Mir se uniu em matrimônio no dia 21/12, numa belíssima cerimônia. Felicidades aos noivos!

Foto: Álbum de família

Em 2012, os idealizadores da “Campanha de Natal Maria

Alice Aniceto” arrecadaram mais de 300 brinquedos, que

foram distribuídos a crianças do bairro Cabanas. Um agradeci-mento especial à Compuway

e seus alunos, ao Armarinhos Santana e à Exata Empreendi-mentos, que abraçaram a cam-

panha. Os “papais noéis” Roger e Ildineir arrasaram na entrega

dos brinquedos! Parabéns a todos pela bela iniciativa!

Foto: Álbum de família

O dono desse sorriso delicioso é o Arthur D’Angelo, que completou seu primeiro aninho no dia 1° de janeiro. Os papais Marino e Maria e a irmã Alice mandam um super beijo para o gatinho. Parabéns!

Foto: Álbum de família

Os vovós Cristina e Celso não

param de corujar os pequenos

Davi e Lucas, filhos de Thiago

e Ana Paula. Felicidades!