A SEMANA Edição 461

8
Ano VIII • número 461 • 31 de jAneIro A 6 de feVereIro de 2013 • dIstrIbuIção grAtuItA Praça Tancredo Neves, Acaiaca - MG Reprodução Policiais acusados de agressão são presos Confira as atrações do Carnaval Justiça acata pedido do MPE e manda prender militares flagrados por câmeras espancando motorista em Mariana. PÁgInA 5 Câmara retorna “de cara nova” após recesso PÁgInA 7 Elcio Rocha / PMM Mariana terá quatro grandes shows, entre eles Péricles (foto) e Rapazolla PÁgInA 6 Elcio Rocha / PMM Construções irregulares em áreas de invasão estão na mira da Prefeitura, que deflagrou a operação de regularização urbana em Mariana. O primeiro alvo da ação é o alto do Cabanas, que vem sendo ocupado desordenadamente. PÁgInA 3 dengue põe ouro Preto em alerta no Carnaval PÁgInA 5 oPerAção ContrA InVAsÕes oPerAção ContrA InVAsÕes

description

31 de janeiro de 2013

Transcript of A SEMANA Edição 461

Page 1: A SEMANA Edição 461

Ano VIII • número 461 • 31 de jAneIro A 6 de feVereIro de 2013 • dIstrIbuIção grAtuItA Praça Tancredo Neves, Acaiaca - MG

Reprodução

Policiais acusados de agressão são presos

Confira as atrações do Carnaval

Justiça acata pedido do MPE e manda prender militares flagrados por câmeras espancando motorista em Mariana. PÁgInA 5

Câmara retorna “de cara nova” após recesso

PÁgInA 7

Elcio Rocha / PMM

Mariana terá quatro grandes shows, entre eles Péricles (foto) e Rapazolla

PÁgInA 6

Elcio Rocha / PMM

Construções irregulares em áreas de invasão estão na mira da Prefeitura, que deflagrou a operação de regularização urbana em Mariana. O primeiro alvo da ação é o alto do Cabanas, que vem sendo ocupado desordenadamente. PÁgInA 3

dengue põe ouro Preto em alerta no Carnaval

PÁgInA 5

oPerAção ContrA InVAsÕesoPerAção ContrA InVAsÕes

Page 2: A SEMANA Edição 461

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 31 dE jANEIro A 6 dE fEvErEIro dE 2013

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

jorNAL A SEMANA LTdACNPj: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004fundaçãoWAlMir de A. cosTAdiretor-PresidentedoUGlAs coUTojornalistaWHiNTer GoNÇAlVesdiagramação

Colaboração:Érica AnicetoFlávio Almeidareginaldo Vilela

Studio Élcio rocha (31) 3557-1995

rEdAÇÃoEndereço: rua jatobá, 137ª, Bairro rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMErCIALE-mail: [email protected]

CIrCULAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPrESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Quem acompanha o noticiário sabe que a Dengue não é brincadeira. Ouro Preto que até pouco tempo não registrava a doença, hoje con-firma três casos.

O motivo é fácil de explicar: com o aumento da temperatura, fenômeno que acontece em todo o planeta, fez com o que o mosquito se adaptasse as nossas condições climáticas.

O que não dá para entender é mesmo depois da confirmação dos casos de contaminação em Ouro Preto, a população ainda parece não atentar para a gravidade da doença.

O mais fácil é sempre reclamar e jogar a culpa nas costas do poder público. Isso não é verdade. Se há dengue aqui, a culpa é nossa. Infelizmen-te, a grande maioria não se preocupa até que um membro de sua família fique doente.

Pequenas atitudes poderiam impedir a proli-feração do mosquito. Sempre parece que nunca acontecerá com a gente.

O cidadão precisa acordar! Oriente seus filhos, amigos. Não espere que alguém querido precise morrer para que você se conscientize do perigo que todos nós corremos.

em destaque

ouro Preto Com dengue

IsrAeL QuIrIno

O município de Paulista, de cerca de doze mil habi-tantes, incrustado no meio da caatinga no oeste da Para-íba, distante 400 quilômetros da capital, em pleno sertão, ganhou a mídia nacional nos últimos dias. Não pela seca que castiga aquele lugar im-piedosamente, sem uma gota de chuva sequer desde maio passado, mas por aquilo que o Brasil considera uma faça-nha digna de estar nos livros de recordes: a educação.

Como se fosse possível (e é possível) fazer uma educação de qualidade em meio a adversidade, uma escola pública do municí-pio de Paulista levou nada menos que 22 prêmios na Olimpíada nacional de ma-temática, sendo 5 medalhas de ouro. O mais curioso é que todos os premiados são alunos de uma única profes-sora, anônima, que se des-dobra para lecionar em seis turmas. A heroína dessa his-tória chama-se Jonilda, tem formação superior apenas, e ganha pouco mais de sete-centos reais por mês. Uma grande Educadora! Estóica, talvez, mas motivada.

A olimpíada nacional de Matemática é uma compe-

eduCAr PArA A VIdAtição incentivada pelo Mi-nistério da Educação, entre escolas públicas do país que se dedicam à educação bá-sica. Estavam inscritos no certame aproximadamente dezenove milhões de alunos oriundos de escolas fede-rais, estaduais e municipais. Entre aquelas de grandes centros, onde sobram re-cursos e outras dos grotões, onde as dificuldades se so-mam e se multiplicam, os meninos paraibanos mos-traram ao Brasil que quando se quer se faz.

Além do sotaque, o que esses meninos da Pa-raíba têm de diferente dos nossos? A pobreza, as difi-culdades, as distâncias (fí-sicas e sociais) comuns da caatinga, e mais o quê? O que aquela professora, per-dida no sertão nordestino, tem de diferente dos nossos professores? A dedicação, talvez, e a vontade de fazer a diferença. Isso vai além daquilo que estamos habi-tuados a ver nos jornais: o Estado finge que paga, o professor finge que ensina, o aluno finge que aprende e todos fracassam. O plano de ensino na verdade virou um grande muro de lamen-tações, a educação um gran-de e caro engodo. O que

surpreende, na escola parai-bana, é o potencial do pro-fessor criativo, aquele que vence o marasmo do Esta-do, que supera as limitações do salário, da pobreza, da falta de material didático e vê, na educação, uma ferra-menta capaz de mudar a so-ciedade. Vai à luta e vence!

Quando Secretário de Educação em Mariana, nos idos de 2005, uma avalia-ção diagnóstica que execu-tamos naquela época nos apontou como sucesso de alfabetização a Escola Mu-nicipal de Paraíso. As pro-fessoras Eunice e Fátima, se não me falha a memória, imperavam no universo do conhecimento, como pro-motoras de uma prática pedagógica inovadora que superava dificuldades e se traduzia em prazeroso o ato de ensinar e aprender, mui-to mais que um desafio a ser vencido. Algo que emocio-na e que valoriza o magisté-rio, que, antes de tudo, é dar um pouco de si mesmo. Ou-tras escolas do Município apresentavam resultados satisfatórios, mas a pequena Paraíso chamou a atenção.

Nos últimos anos vimos os investimentos na edu-cação em nosso município crescerem exponencial-

twittess

mente, ao mesmo tempo em que, inversamente pro-porcional a esse crescimen-to vimos despencar os índi-ces de avaliação. Evidente que isso incomoda a todos e traça um perfil de fracasso da prática pedagógica e ge-rencial da educação. Muitos dirão que a instabilidade po-lítica levou à descontinui-dade administrativa e isso refletiu na escola. Pode ser uma desculpa, mas não a causa. Investimos por aluno quatro ou cinco vezes mais que o município vizinho mais bem situado no IDEB. Isso quer dizer que o nosso problema não é financeiro, mas gerencial e pedagógi-co. Se compararmos com o Município de Paulista que abriu essa reflexão, merece-ríamos aquele chapéu côni-co de burros, que se vê nas histórias em quadrinhos.

O resultado da prática educacional não se mede em espaços curtos de tempo. É um processo lento de cres-cimento. Queira Deus que a nova equipe da Secretaria de Educação consiga motivar nossos colegas a devolver à Mariana o título de Cidade Escola. Boa Sorte a todos!

Israel Quirino é professor e advogado.

www.itatiaia.com.br/ouropretoTel: 3551 2166 / 3551 5544

Liderança que ninguém discute. de segunda a sábado, às 6h30, jornal da manhã.

Apresentação: Antônio Isidoro.

deus @oCriadorPara resgatar a prática da comunhão nas igrejas, a partir deste Domingo as hóstias virão com cobertura de Nutella.

josé simão @jose_simaoPensamento do dia: dinheiro não traz felicidade, mas acalma os nervos!

roberto rodrigues @roberto_rodrigO fracasso administrativo precisa de explicação, já o sucesso é autoexplicativo...

edernon marcos @edernonmarcosGurgel indicia São Pedro. Para ele, tanta chuva é sinal de que o porteiro do céu também recebeu o mensalão e prejudicou o apagão do PIG.

eleonardo Lucas @eleonardolucasUm jornal de Mariana que se coloca como imparcial virou o diário oficial do governo. Há poucos meses diziam “jornalismo é oposição”.

odilon thomaz @odilonthomazComo pode em meio à tragédia tem gente ignorante e fanática religiosa dizer que se estivesse na igreja não acontecia.

entre Aspas

“Como a Bíblia diz, fé move montanhas. E dinheiro também”. trecho da revista forbes, sobre os pastores mais ricos do brasil.

Page 3: A SEMANA Edição 461

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA31 dE jANEIro A 6 dE fEvErEIro dE 2013

justiça barra nomeações de CelsoAdvogado propõe ação contra a nova estrutura administrativa de Mariana

O prefeito Celso Cota (PSDB) começou a terceira gestão com entraves na Justiça. Em decisão liminar, o juiz da 2ª Vara Civil de Ma-riana, Pedro Câmara Ra-poso Lopes, suspendeu a lei que criou a nova estrutura administrativa e barrou as nomeações na prefeitura. O projeto foi aprovado, há 15 dias, pela Câmara, sob protes-to da oposição.

O juiz acatou o pe-dido da ação popular movida pelo advogado Leonardo Breguêz de Barros, ex-procurador do município na gestão de Roberto Rodrigues (PTB). Na liminar, con-cedida no dia 17 de ja-neiro, foi determinado

que o prefeito não san-cionasse a lei e, caso te-nha sido sancionada, que não efetuasse as nomea-ções, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por dia, caso descumpra a ordem judicial.

Em nota, a Prefeitura informa que cumpre a liminar, ao mesmo tem-po em que a assessoria jurídica entrou com o recurso para contestar a decisão de primeira ins-tância.

De autoria do Poder Executivo, a lei criou 80 cargos de livre nome-ação, elevando de 347 para 427 o número de cargos comissionados. O impacto na folha de pagamento do município foi estimado em R$ 5 mi-

DeFato Online / Reprodução

O juiz Pedro Câmara concede liminar e suspende lei aprovada pela Câmara

lhões por ano. O projeto foi aprovado, com vo-tos contrários de Leitão (PTN), Cristiano (PT), Zezé de Nego e Adimar, ambos do PTB, e de Ge-raldo Sales “Bambu” (PDT), que ameaçou ir à Justiça contra a lei.

Em entrevista à im-prensa local, Bambu até considerou “natural” o prefeito que assume propor a nova estrutu-ra organizacional, mas cobrou respeito às leis. Para ele, o projeto clas-sificado como “trem da alegria”, causaria impacto nos cofres pú-blicos. “Além de não respeitar a Lei de Res-ponsabilidade Fiscal, ele é maléfico ao muni-cípio”, disse Bambu.

Prefeitura tenta conter ocupação irregularConstruções irregu-

lares em áreas de inva-são estão na mira da Pre-feitura, que deflagrou a operação de regulariza-ção urbana em Mariana. O primeiro alvo da ação é a parte alta do Bairro Cabanas, na região co-nhecida como “Santa Clara”. O terreno é de propriedade da Cia Mina da Passagem, mas vem sendo ocupado desorde-nadamente.

A ação, deflagrada na quinta-feira (24), foi acompanhada pelo pre-feito Celso Cota, ao lado do vice-prefeito Duarte Junior (PPS), e de equi-pes da prefeitura, que foram de casa em casa cadastrar as famílias re-sidentes no local e no-tificar aos demais que paralisem o processo de ocupação e as constru-ções em andamento.

Em entrevista, o prefeito garantiu que nenhum morador será desabrigado, mas que a acão era necessária para “eliminar os opor-tunistas que estão de-marcando lotes no lo-cal”. “O município irá estender a mão pública a quem precisa”, disse o prefeito.

Na área de invasão,

equipes da prefeitura encontraram inúmeros barracões vazios que estavam demarcando lo-tes, outras tantas cons-truções inacabadas, al-gumas com anúncio de “vende-se”. Os técnicos da prefeitura também identificaram uma série de famílias que esta-va pagando aluguel em imóveis na área de in-vasão.

“O foco é melhorar a qualidade de vida para as famílias que vivem em condições precárias e evitar que novas ocu-pações irregulares se-jam realizadas, para que as leis do município se-jam respeitadas e cum-pridas”, disse Celso.

As construções em andamento foram inter-ditadas e os donos orien-tados a suspender as obras. Os barracões de-sabitados serão demoli-dos. Para o vice-prefeito Duarte Júnior, essa ação pode ser definida em duas linhas básicas: or-ganização e critério.

“A ação tem como objetivo melhorar as condições de vida na re-gião e o mais importante é que nenhum morador foi e nem será retirado de casa”, disse Duarte.

Elcio Rocha / Divulgação PMM

Equipes da prefeitura sobem ao Bairro Cabanas para conter invasões

Page 4: A SEMANA Edição 461

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 31 dE jANEIro A 6 dE fEvErEIro dE 2013

Pense direito

AÉCIo neVes

A redemocratização brasileira nos deixou um impor-tante legado: a certeza de que a democracia é mais que um voto depositado nas urnas. Ela se baseia na garantia das liberdades e num rigoroso respeito às leis. Assim, não é possível fechar os olhos para o viés autoritário que ga-nha substância no governo petista.

A governança por medidas provisórias, a profunda su-bordinação do Congresso, a forma como foram promo-vidas as mudança de marcos regulatórios, a ausência de diálogo e as diversas tentativas de “regulamentar” a mí-dia são algumas das expressões dessa perigosa tendência.

Mas a fala da presidente da República e a lamentá-vel utilização da rede nacional de rádio e TV para, entre outras coisas, desqualificar os brasileiros críticos ao seu governo é, certamente, a mais evidente delas. Não se sabe se incomodada pela pressão das articulações que gosta-riam de ver o ex-presidente Lula candidato ou com a sim-ples motivação de tirar o foco dos fracassos acumulados, constatados pelo pífio resultado da economia, a presiden-te resolveu antecipar o debate eleitoral.

É nesta posição que ela se permitiu propagar aos bra-sileiros a visão maniqueísta de uma nação dividida ao meio, na qual os que amam o Brasil são otimistas e estão com o governo enquanto que os que não querem o bem do país, os “do contra”, os pessimistas, estão na oposição.

Essa é uma postura que agride a diferentes gerações de democratas. É impossível não revisitar, com ironia, a gênese petista do “quanto pior melhor”. Ou voltar no tempo para lembrar o nacionalismo canhestro dos gover-nos militares que buscava confundir governo com nação, transformando a crítica em ato impatriótico e que agora ganha estranha atualidade.

O conteúdo do pronunciamento foi atípico e agres-sivo.

Na parte dedicada à energia, de forma desleal, o texto transformou os que apenas defenderam um outro caminho para a diminuição da conta de luz -no caso a redução de tributos federais- em adversários da ideia. Para a construção do falso raciocínio, sonegou ao país até mesmo a informação de que empresas estaduais criticadas aderiram à proposta do governo nas áreas de transmissão e distribuição.

E, por ironia, são justamente os Estados governa-dos pelo PSDB que, sem alarde, oferecem há muitos anos as maiores isenções de ICMS na conta de luz... O pronunciamento da presidente tem vários significados. Nenhum deles é bom para a democracia, patrimônio de todos brasileiros.

PS - É impossível encerrar a coluna sem expressar o meu mais profundo sentimento pela dor das famílias de Santa Maria, dor que é de todos nós brasileiros.

Aécio neves é senador e escreve às segundas-feiras para a folha de s.Paulo.

AusÊnCIA de LImItesApós recesso, Câmara retorna “de cara nova”

Conheça o perfil dos novos vereadores de MarianaCom o fim do recesso

parlamentar, na próxima segunda-feira, dia 4 de feve-reiro, a Câmara de Mariana reinicia os trabalhos “de cara nova”. A primeira sessão or-dinária da nova legislatura terá sete vereadores reeleitos e outros oito novatos.

Entre os 15 parlamenta-res, Daniely de Zezinho Sa-lete (PR), eleita com 982 vo-tos, chega com a missão de defender os direitos das mu-lheres no legislativo. O mais jovem vereador da Câmara é Cristiano, do PT. O estudan-te de Direito, de 23 anos, foi eleito com 811 votos.

O vereador Bruno Mol (PSDB), de 33 anos, é o presidente da Câmara, cargo que ocupará pelos próximos dois anos. Numa disputa com chapa única, o tucano foi eleito por aclamação. A composição da nova Mesa Diretora terá Juliano Duarte (PPS) como vice-presidente e Daniely de Zezinho Salete como primeira-secretária.

O levantamento feito pelo A SEMANA junto às declarações dos candidatos à Justiça Eleitoral revelou que, para garantir a vaga na Câmara, os 15 vereadores de Mariana gastaram, em mé-dia, R$ 330 mil em suas res-pectivas campanhas. Os no-

vatos desembolsaram 67% a menos que veteranos. Em números, os sete parla-

mentares calouros, juntos, tiveram despesa total de R$ 108 mil, valor inferior

aos R$ 225 mil desembol-sados pelos oito veteranos reeleitos.

juliano duarte (PPs)reeleito com 1.987 votos

bambu (Pdt)reeleito com 1.222 votos

fernando sampaio (Prtb)reeleito com 1.033 votos

Leitão (Ptn)reeleito com 1.014 votos

marcelo macedo (Psdb)reeleito com 996 votos

Zezé de nego (Ptb)eleito com 970 votos

daniley de Zezinho salete (Pr) eleita com 982 votos

bruno mol (Psdb)reeleito com 887 votos

Cristiano (Pt)eleito com 811 votos

tenente freitas (PHs)eleito com 776 votos

Adimar (Ptb)eleito com 773 votos

raimundo Horta (Pmdb)reeleito com 708 votos

tião do sindicato (PtC)eleito com 703 votos

Prof. joão bosco (PP)eleito com 701 votos

Pedro do eldorado (Pr)reeleito com 605 votos

Ouro Preto com nova identidade visualA Prefeitura de

Ouro Preto apresenta a nova logomarca, re-presentando uma re-formulada identidade institucional. Os ícones

contidos na imagem representam elemen-tos que caracterizam Ouro Preto. Logo aci-ma do nome da cidade, o Pico do Itacolomi é

representado com tra-ços finos, que trazem leveza e modernidade à imagem. O nome do município leva as co-res representativas de

cada palavra (Ouro: amarelo; Preto: preto). O ícone, logo abaixo do texto, representa a decoração barroca de forma sintética.

Page 5: A SEMANA Edição 461

CIdAdes PÁGINA 5 • A SEMANA31 dE jANEIro A 6 dE fEvErEIro dE 2013

três casos de dengue em ouro Preto Secretaria de Saúde confirma infestação de larvas do mosquito nos distritosPelo menos três casos

de dengue foram confirma-dos em Ouro Preto apenas no primeiro mês de 2013. Nem os locais nem infor-mações das vítimas foram divulgados, mas a Secreta-ria Municipal de Saúde con-firmou cinco notificações de casos da doença.

Em nota, a Prefeitura admite que “a situação me-rece cautela, principalmente com a chegada do Carnaval, época em que a cidade re-cebe muitos turistas”. Nos três casos confirmados, a doença foi adquirida fora do Município.

Segundo a Secretaria de Saúde, os agentes de com-bate a endemias têm encon-

trado elevados números de larvas do mosquito Aedes aegypti, principalmente nos distritos de Amarantina, Ca-choeira do Campo e Antô-nio Pereira.

O aumento dos níveis de chuva somado ao calor formam um ambiente ideal para a reprodução do vetor, que encontra em recipientes com água parada um local para depositar seus ovos.

Para evitar que a doença se espalhe, as equipes da Vi-gilância em Saúde de Ouro Preto promovem a campa-nha “Ouro Preto contra a Dengue”. Entre os dias dois e sete de fevereiro, o traba-lho será realizado junto aos alunos da rede municipal,

que serão orientados pelos professores sobre os cuida-dos com a dengue.

No Carnaval, haverá blitz na cidade nos dias 7, 8 e 9, a fim de conscientizar a população a não deixar água acumulada em garra-fas, pneus, pratos e vasos de plantas e manter a caixa d’água, barris e tonéis bem fechados.

As visitas dos agentes de combate a endemias e o tratamento focal começa-ram no dia dois de janeiro. Em caso de imóveis fecha-dos, a secretaria de saúde pede ao dono que deixe a chave com um vizinho ou agende uma visita pelo tele-fone 3559-3250.

Reprodução

O mosquito da dengue é ameaça em distritos de Ouro Preto

Policiais envolvidos em agressão punidos

A Justiça acatou o pedi-do do Ministério Público Es-tadual (MPE) e determinou a prisão dos dois policiais envolvidos em agressão ao motorista Adílio Chaves, de

25 anos, confundido com o irmão, que tem passagem pela polícia.

As imagens da agressão, dentro de um supermercado no Bairro Cabanas, em Maria-

na, foram registradas pelas câmaras de segurança e exibidas pela TV Record. A Promotoria de Justiça en-tendeu que houve o crime de tortura entrou com a de-núncia contra os militares, que foram detidos no Bata-lhão da PM em Ouro Preto.

O comandante da PM, Adriano César Ribeiro, confirmou que a prisão preventiva e a abertura do inquérito militar para apu-rar a conduta dos policiais. “A prisão faz parte do pro-cedimento penal, mas isso não significa que eles sejam culpados”, disse o major. O inquérito deverá ser conclu-ído em até 40 dias.

Em entrevista à TV, o major considerou que ati-tude dos policiais no vídeo “fora dos padrões”. “A par-tir daquele momento, quan-do ele comete a agressão, isso não é previsto no nosso procedimento padrão”, afir-mou o comandante da PM.

Oito mil alunos voltam às aulas

Cerca de oito mil alunos retornam às salas de aula na próxima semana. Na rede municipal de ensino de Ma-riana, que reúne 8.046 de estudantes, as aulas come-çam na segunda-feira, dia 4 de fevereiro, exceto para o programa de Tempo Integral, cujo início será após o Carna-val, segundo informações da Secretaria de Educação.

Para a secretária de Edu-cação, Elizabeth Cota, o maior desafio é recuperar o desempenho de Mariana no

Índice de Desenvolvimen-to Educacional- IDEB. Na última avaliação, em 2011, o município apresentou ín-dice de 3,7, menor que o de cidades com arrecadação inferior, conforme publicou o levantamento do jornal A SEMANA.

Segundo ela, a partir des-te semestre serão tomadas ações determinantes para ga-rantir a elevação desses índi-ces. Uma delas é a adesão ao PIP- Programa de Interven-ção Pedagógica, da Secreta-

ria de Estado de Educação. A meta é que toda criança este-ja lendo e escrevendo até os oito anos de idade. Os alunos serão o centro das atenções e a gestão pedagógica da atual administração.

Outra novidade a partir deste semestre é a alteração na grade curricular, com a inserção de um professor de educação física para a Edu-cação Básica, do 1º ao 5º ano. Antes, o professor de cada turma também era responsá-vel por lecionar a matéria.

Cooperouro sorteia r$ 100 mil em prêmios e 2 carros zero km

Chegou o momento mais esperado. Neste domingo, 2 de fevereiro, às 15h30, a Cooperouro realiza o sorteio da campanha Natal Solidário 2012. São R$ 100 mil em prêmios, dentre eles dois car-ros modelo Chevrolet Ônix zero quilômetro. O sorteio acontece na entrada da loja matriz da cooperativa em Ouro Preto.

O cooperado que não buscou o cupom da promo-ção tem até às 21h deste sá-bado para retirá-los nos em um dos terminais da campa-nha. Para evitar tumultos e atrasos no sorteio, não haverá retirada de cupons no domin-go. Até o fechamento desta edição, foram contabiliza-dos mais de 60 mil cupons nas urnas de Ouro Preto e Mariana.

A campanha teve início em novembro do ano pas-

sado. Juntamente com os prêmios, a cooperativa pro-moveu solidariedade para as crianças carentes da região através da Árvore Solidária que arrecadou mais de mil presentes, já entregues às contempladas.

Além do sorteio, a Co-operouro promove atrações especiais. A partir das 14h, será aberta a rua de lazer com brinquedos, música, algodão doce e pipoca para

as crianças se divertirem. Logo após o sorteio haverá a transmissão do clássico Cruzeiro e Atlético, válido pelo Campeonato Mineiro 2013.

Uma estrutura especial está sendo preparada com maiores números de me-sas e televisores, serviços de mesa, porções variadas, como batata frita com filé e feijão tropeiro e, principal-mente, chope gelado.

Jorge Lelis / Divulgação

A Cooperouro vai transmitir Cruzeiro e Atlético, logo após o sorteio

Page 6: A SEMANA Edição 461

CIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 31 dE jANEIro A 6 dE fEvErEIro dE 2013

Aberta a temporada de CarnavalCom atrações para todos os gostos, Mariana terá quatro grandes shows

A alegria e a mistura de ritmos prometem invadir as ruas de Mariana e arrastar milhares de foliões. Entre as atrações para o Carnaval 2013, quatro shows foram confirmados pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Entre as atrações estão Pécricles, que promete tra-zer ao público romantismo e os clássicos que marcaram a história do Exaltasamba, o samba do Jeito Moleque, o axé do Rapazola e o agito de Diego Faria.

Com atrações para to-dos os gostos, é presença confirmada no Carnaval de

Mariana os catitões do Zé Pereira da Chácara, os bo-necos Anões Gigantes do Catin Nardi, o Circovolante e a Incrível Banda.

O resgate dos antigos carnavais, com baile para a terceira idade e concurso de fantasia para as crianças também está garantido. As escolas de samba também entram na avenida. Cerca de R$ 75 mil foram repas-sados pela Prefeitura às escolas de samba e blocos tradicionais.

A entrega simbólica dos cheques ocorreu na quinta-feira (24) pela secretária de

Cultura e Turismo, Miriam Rocha. Três escolas confir-maram a participação nos desfiles: Vila do Carmo, Acadêmicos do Barro Pre-to e Vila do Carmo mirim. Cada uma das escolas adul-tas recebeu o valor de R$ 25 mil, enquanto a mirim, R$ 9 mil.

Além do desfile das agremiações, o Carnaval de Mariana contará tam-bém com os tradicionais blocos de rua, como o Zé Pereira da Chácara, que receberá R$ 10 mil, e Os Farrapos, cuja subvenção será de R$ 6 mil.

termo de ajuste de conduta é assinado em ouro PretoOuro Preto definiu na

quinta-feira (24) as diretrizes para realização do Carnaval Cultural 2013, com a assi-natura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Em reu-nião na sede do Ministério Público, ficou definido um acordo entre o Executivo e o Judiciário, que estabelece re-

gras quanto à utilização dos espaços públicos, limpeza urbana, mobilidade, segu-rança do folião e fiscalização durante as festividades.

Estiveram no encontro o prefeito José Leandro, a promotora de Justiça Lucia-na Andrade e os secretários Jarbas Avelar (Cultura e

Turismo), Robson Aquino (Fazenda) e José Alberto (Pa-trimônio e Desenvolvimento Urbano), além do procurador-geral do Município, Flaviano Nardi. O TAC ajusta o evento carnavalesco às exigências da Lei, além de permitir sanções diretamente ligadas aos inte-resses coletivos.

Divulgação

Péricles e Rapazolla estão confirmados no Carnaval de Mariana

Concurso elege rei momo e rainha do Carnaval 2013A escolha do Rei Momo

e da Rainha do Carnaval 2013 de Ouro Preto será no dia 2 de fevereiro, confor-me anunciou a Secretaria de Cultura e Turismo. A seleção acontecerá na Praça Tiraden-tes, a partir das 21h.

As inscrições devem ser feitas no período de 25 a 31 de janeiro, de 13 às 17h, no Departamento de Eventos da Secretaria de Turismo, que

fica localizado na Rua Cláu-dio Manoel, 61 - Centro.

Em Mariana, as crianças podem participar do con-curso de fantasia infantil. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de fevereiro na Secretaria de Cultura e Tu-rismo (Rua Direita, 93, Cen-tro). Os pais ou responsável devem apresentar, no ato de inscrição, a certidão de nas-cimento da criança. A idade

limite para participação é de 12 anos.

Para a Musa do Carnaval 2013, as inscrições estão en-ceradas. A eleição será no dia 10 de fevereiro, no domingo de Carnaval, às 16h, na Pra-ça Gomes Freire. O júri será formado por representantes das escolas de samba de Ma-riana. Não haverá premiação, mas a eleita receberá a faixa de Musa do Carnaval 2013.

defesa Civil alerta para chuvas fortes em mariana

A Defesa Civil alerta à população sobre a atua-ção de uma frente fria que possibilitará chuvas com acumulo significativo para a região de Mariana. É pre-visto que chova de 100 a 140mm até o dia 4 de feve-reiro. É preciso tomar cui-

dado quanto ao sobre o ris-co de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas.

Alguns cuidados devem ser tomados, como não transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), observar sinais de encharcamento e

movimentação do solo das encostas, abandonar a re-sidência preventivamente quando perceber algo de errado, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam com-prometer o escoamento de águas pluviais.

ufop realiza ação para conter a bebedeira de estudantes

A Universidade Fede-ral de Ouro Preto (Ufop) divulga, nesta quinta-feira (30), um conjunto de ações de avaliação e conscien-tização para promover a reflexão quanto à relação do uso de álcool e outras drogas pelos estudantes. As ações são uma reação à mo-bilização da comunidade acadêmica após a morte de

dois universitários e estão divididas em quatro pontos essenciais: entendimento das circunstâncias das mor-tes, alterações nos estatutos e regras internas da Ufop e das repúblicas, mobilização de pais e alunos e realização de uma campanha perma-nente de conscientização, com início previsto para o Carnaval 2013.

O conjunto de ações promovido pela Universi-dade conta ainda com um reforço institucional na campanha de conscientiza-ção permanente intitulada “Avalie seu consumo”. A campanha é parte das ações com o objetivo de discutir e promover mudanças no pa-drão do consumo de drogas lícitas e ilícitas na região.

Page 7: A SEMANA Edição 461

VArIedAdes PÁGINA 7 • A SEMANA31 dE jANEIro A 6 dE fEvErEIro dE 2013

HorÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4Dê vazão ao seu lado criativo nesta semana! No amor: A fase é boa para valorizar as afinida-des.

touro - 21/4 a 20/5Provável conflito entre as suas vontades e o que os outros querem que você faça. No amor: não fal-tará motivação para você realizar o que espera!

gêmeos - 21/5 a 20/6Não faltará criatividade para expressar seus talen-tos. No amor: A distância pode se transformar em um obstáculo na relação amorosa. Cuidado!

Câncer - 21/6 a 22/7Você terá sucesso em ati-vidades que envolvam a arte. No amor: As rela-ções estáveis contam com o apoio das estrelas.

Leão - 23/7 a 22/8Você conseguirá tudo o que deseja com o seu charme. Aproveite! No amor: Os interesses em comum vão fortalecer a união.

Virgem - 23/8 a 22/9As atividades que exi-jam concentração contam com boas energias as-trais. No amor: Aprovei-te que o seu magnetismo estará em alta e fortaleça

o romance.

Libra - 23/9 a 22/10Você terá sucesso em ati-vidades que exijam sigi-lo. No amor: O astral fa-vorece o companheirismo a dois.

escorpião - 23/10 a 21/11 Os amigos podem ajudar na realização dos seus planos. No amor: Novos planos podem ser traça-dos agora.

sagitário - 22/11 a 21/12Trabalho que favoreça seu anonimato estará em alta. No amor: A Lua in-gressa em seu signo dan-do nova chance ao amor. Aproveite!

Capricórnio - 22/12 a 20/1O período é ótimo para conquistar o prestígio no trabalho. No amor: Man-tenha discrição sobre os assuntos do coração.

Aquário - 21/1 a 19/2Seus interesses profis-sionais podem bater de frente com necessidades afetivas. No amor: a fran-queza vai favorecer a re-lação.

Peixes - 20/2 a 20/3Bom período para se concentrar no que vale a pena. No amor: Siga as suas convicções!

A escola de arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, per-tencente à Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) está fechan-do o seu calendário escolar com novidades para 2013. As inscri-ções para os cursos do Núcleo de Arte e para o ARO | Forma-ção em Arte, Restauro e Ofícios serão feitas de 18 de fevereiro a 8 março. As aulas têm início no dia 4 de março. Em breve, a Faop divulgará a programação completa.

“Estamos realizando várias reuniões, buscando parcerias e nos preparando para receber os alunos. Teremos uma grande programação na Faop para este ano, repleta de cursos, arte, cul-tura e criatividade”, garante a

escola de artes da faop reabre as inscrições

Divulgação FAOPComeçam as inscrições para os cursos de artes da Faop

nem te Conto!Angelica foX

Gentemmm, como estão vocês? Eu, pra va-riar, estou ótima, aguar-dando ansiosa pelo car-naval. Adoroooo! E esta semana cheguei cheia de babados. Vamos lá?

• Vou começar falando de Salve Jorge: Rosângela voltará ao Brasil como uma mo-delo bem sucedida na Turquia, a mando de Lí-via. Ao ver a jovem toda animada, Russo vai ao quarto dela e a agarra. As informações são do jornal Extra. “Tá achan-do o quê? Que saiu do controle?”, questiona o vilão. Rosângela, en-tão, se entrega a ele. No texto, Glória Perez faz questão de afirmar que “não é estupro”. Wa-leska vê Russo saindo do quarto da jovem e fica chocada.

• E não para por aí... A aspirante a vilã finalmente vai conse-guir mudar de lado em ‘Salve Jorge’. Depois da prisão de Wanda, ela concluirá que precisa sair de circulação por

um tempo e chamará a rui-va para assumir seu posto no Brasil. Irina dirá que não confia na garota, mas Wanda não lhe dará ouvi-dos. “Ela tem nosso DNA, pode apostar”, dirá a trafi-cante para Lívia sobre Ro-sângela. O plano é que Ro-sângela organize desfiles e apareça para a mídia. Mal sabe ela que provavelmen-te será responsabilizada pelos crimes praticados pelo bando! Bem feito!

• Gentem, e Será no capítulo 97 de “Salve Jorge” que Morena se dará conta de que está grávida de Théo. Quem faz a jo-vem acordar para a reali-dade é Walesca, que per-cebe a origem dos enjoos e desmaios que a colega tem tido na Turquia. A cena está prevista para ir ao ar na segunda-feira de carnaval. Pelo que andei lendo, o Russo vai amea-çar roubar o bebê e matar Morena, pra compensar os prejuízos que ela deu à máfia. O bicho vai pegar!

• Pessoas, após sair da cadeia, Wanda vai ficar com a polícia em sua cola, o que a levará a en-comendar a morte de Helô e matar Santiago atropela-

do. Tudo começa quando a vilã passa por cima da or-dem de Lívia e decide dar um fim na delegada, sem esperar que Russo volte para cometer o crime. Ela pede para que Santiago re-solva a situação. Ele, por sua vez, contrata um ati-rador, mas Helô, poderosa, dá uma surra no bandido e escapa do atentado.

• Nas cenas do dia 6 de fevereiro, Wanda fica-rá sabendo que seu plano não deu certo. Com medo de ser denunciada por San-tiago, já que o atirador foi preso por Helô, ela marca um encontro com ele e o atropela. Cruel que só, a traficante passará por cima

NomadA melhor opção de diversão em Mariana é a boate Nomad. Uma super programação foi feita para você. Confira!31/01 (qiunta) Junior Sperancini01/02 (sexta): Soul do Bem02/02 (Sábado): Neste sábado, Las Vegas estará na Nomad, na festa Welcome to Las Vegas, com a banda The Mess.

XIsto sImAnO cantor Xisto Siman se apresenta no Sagarana café-teatro, hije (31/01), às 23:30h. De 22 ás 23:30h - R$ 5,00 para todos. Após esse horário, R$ 8,00 para estudantes e R$ 10,00 sem carteirinha. Vale a pena!

CIrCoVoLAnte no CArnAVALEste ano, mais uma vez o Circovolante apresenta, no carnaval marianense, o melhor da ciranda, rock, choro, frevo, enfim, um mix de ritmos que agrada a gregos e troianos. Os cortejos de carnaval “Samba no pé-de-moleque” acontecem nos dias 9 (sábado), às 17h, e no dia 11/02 (segunda), às 19h. Saída da sede do circovolante. Haverá ensaios abertos. Fiquem ligados!

PALHAçosAté hoje, 31 de janeiro, você pode visitar a Exposição “Palhaços Tristes - Desenhos de Rondon Marques”, das 9h às 19h, de terça a do-mingo, na Galeria Sesi - Rua Frei Durão, 22 – Centro – Mariana/MG. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone (31) 3557-1041.

sAPuCAIAO Bar Sapucaia, localizado em Passagem de Mariana, oferece um ambiente agradável e muito acolhedor, ótima localização (em frente ao antigo Cine Clube), porções deliciosas e atendimento nota 10. Aberto de terça a sexta, com música ao vivo sexta, sábado e domingo à tarde. Passe lá!

6 no sAmbAConfira a agenda do grupo 6 no Samba: dia 01/02 (sexta), Grito de Carnaval- Clube Ecuca - Catas Altas, às 22 horas; dia 09/02, Sábado de Carnaval - Republica UPA.Ouro Preto 15 horas, e às 21:30 na Praça Gomes Freire (Jardim Mariana). Caia no samba!

dIVIrtA-se

dele uma vez e depois dará ré para ter certeza de que o matou. Credo!

• E por falar em Santiago, ele se deu mal na novela, mas seu intérprete, Junno An-drade. Se deu bem. Ele é o novo namorado da apresentadora Xuxa. De acordo com o jor-nal Folha de S.Paulo, o romance foi confirma-do pelo irmão da loira, Blad Meneghel. Junno participou da gravação do “TV Xuxa” em de-zembro. O programa foi ao ar no dia 19 de janeiro. Além de ator, ele também é modelo, cantor e compositor.

O prazo é até 18 de fevereiro. As aulas têm início a partir de março

Divulgação

Xuxa está namorando Junno, o Santiago de Salve Jorge

diretora da escola de artes, Ga-briela Rangel.

O núcleo de arte funciona na praça Antônio Dias, 80, bair-ro Antônio Dias em Ouro Preto. Já as atividades do ARO | For-mação em Arte, Restauro e Ofí-cios acontecem no Núcleo de Ofícios, localizado à rua Dom Helvécio, 428, bairro Cabeças.

O período de matrículas para o curso técnico em Con-servação e Restauro da Faop referente aos aprovados na 1ª chamada do processo seletivo do Programa de Educação Pro-fissional (PEP) da Secretaria de Estado de Educação será de 25 de fevereiro a 1º de março. As aulas dos alunos do 1º módulo começarão em abril.

Page 8: A SEMANA Edição 461

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 31 dE jANEIro A 6 dE fEvErEIro dE 2013

Foto: Álbum de família

A linda família de Dona Terezinha e Sr. Soninho reunida para comemorar a formatura de nossa querida amiga Ingrid Gonçalves por sua formatura em Técnico em Mineração pelo IFMG na última semana. Parabéns e muito sucesso.

Foto: Reginaldo Vilela

Leandro e Keila. Casal animado está aí!

Foto: Reginaldo Vilela

O belo casal Rafaela e Jeferson Coimbra

prestigiando a nossa coluna. Felicidades!

Foto: Álbum de família

Nossos amigos Zenil e Shirley estão felizes da vida com a aprovação dos filhos Mayara e Gabriel, em Medicina e Educação Física, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Parabéns aos papais e sucesso aos filhotes!

Foto: Felipe Mendes

Os queridos Tereza, Vanderlei e Valéria prestigiaram a boate Nomad no último fim de semana. Pura animação!

Foto: Felipe Mendes

Tamara curtiu a boate Nomad no sábado (25/01),

na festa com clima de Cabaret.

Alegria não faltou!

gIro PeLA nomAdProgramação da semana na boate nomad:31/01(Quinta): junior sperancini01/02 (sexta): soul do bem02/02 (sábado): neste sábado, Las Vegas estará na nomad, na festa Welcome to Las Vegas, com a banda the mess.

Foto: Álbum de família

A linda Ianka completou mais uma primavera ontem (30/01) e recebeu o carinho dos pais Hamilton e Maria

José e do irmão Iago. Felicidades!