A SIGNIFICAÇÃO MUSICAL DO PONTO DE VISTA DOS … · LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisa em...

1
A SIGNIFICAÇÃO MUSICAL DO PONTO DE VISTA DOS OUVINTES: UM ESTUDO DE CASO AMBIENTE FAMILIAR Aluna: Daniely de Oliveira Baldini ([email protected]) Orientador: Jorge Luiz Schroeder - Instituto de Artes Agência Financiadora: Programa de Formação Interdisciplinar Superior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Palavra-chave: Apropriação musical-Formas de escuta-Ambiente familiar Introdução Em vários momentos do cotidiano fazemos atividades que envolvem a presença de música, querendo ou não. Muitas vezes as músicas nos invadem sem que se perceba bem de onde ela veio. E pela força dessa rotina somos frequentemente influenciados por essas músicas. Essa interferência musical, que sofremos em nossas rotinas, tem alguma responsabilidade na construção de nosso gosto musical, e muitas vezes essa preferência por certa música ou estilo musical vem de dentro de nossas casas, por meio de pais, tios , avôs, amigos e parentes. Metodologia Para fazer esta pesquisa, escolhemos o recurso da entrevista qualitativa com questões semiestruturadas, através da qual é possível adaptar as questões de acordo com cada pessoa, com cada entrevista. As perguntas não são fechadas, embora sejam objetivas. Elas deixam o voluntario mais livre para chegar aos assuntos que queremos saber. Um cuidado que foi tomado ao elaborar as perguntas da entrevista foi criar questões que não influenciassem diretamente as respostas dos voluntários. Resultado e Discussão Até agora a pesquisa nos aponta que as pessoas são influenciadas por seus familiares, mas muitas vezes elas não se dão conta desse fato. Através de resultados já obtidos foi possível ver que mesmo sem perceber estamos sofrendo influência de nossos familiares, mas mesmo com toda essa influência algumas pessoas são mais resistentes e optam por um estilo próprio. Conclusões Através dessas pesquisas esperamos entender como, onde, como, porque e com quem o voluntario ouve música, qual a influência que a música tem em sua vida, e qual a participação de seus familiares no seu gosto musical particular e se existe um tipo especifico de música que ele ouve com sua família, e também fora do âmbito familiar. Bibliografia BEAUD, Stéphane. Sérgio Joaquim de Almeida. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos, Petrópolis, RJ: Vozes,2007. LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986. PALHEIROS, Graça Boal. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextos. In: Ilari, Beatriz (org.). Em busca da mente musical. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2006. ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica,2008.

Transcript of A SIGNIFICAÇÃO MUSICAL DO PONTO DE VISTA DOS … · LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisa em...

Page 1: A SIGNIFICAÇÃO MUSICAL DO PONTO DE VISTA DOS … · LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986. PALHEIROS, Graça Boal.

A SIGNIFICAÇÃO MUSICAL DO PONTO DE VISTA DOS OUVINTES: UM ESTUDO DE CASO AMBIENTE

FAMILIAR

Aluna: Daniely de Oliveira Baldini ([email protected]) Orientador: Jorge Luiz Schroeder - Instituto de Artes

Agência Financiadora: Programa de Formação Interdisciplinar Superior, Conselho Nacional de

Desenvolvimento Científico e Tecnológico Palavra-chave: Apropriação musical-Formas de escuta-Ambiente familiar

Introdução Em vários momentos do cotidiano fazemos atividades que envolvem a presença de música, querendo ou não. Muitas vezes as músicas nos invadem sem que se perceba bem de onde ela veio. E pela força dessa rotina somos frequentemente influenciados por essas músicas. Essa interferência musical, que sofremos em nossas rotinas, tem alguma responsabilidade na construção de nosso gosto musical, e muitas vezes essa preferência por certa música ou estilo musical vem de dentro de nossas casas, por meio de pais, tios , avôs, amigos e parentes.

Metodologia Para fazer esta pesquisa, escolhemos o recurso da entrevista qualitativa com questões semiestruturadas, através da qual é possível adaptar as questões de acordo com cada pessoa, com cada entrevista. As perguntas não são fechadas, embora sejam objetivas. Elas deixam o voluntario mais livre para chegar aos assuntos que queremos saber. Um cuidado que foi tomado ao elaborar as perguntas da entrevista foi criar questões que não influenciassem diretamente as respostas dos voluntários.

Resultado e Discussão Até agora a pesquisa nos aponta que as pessoas são influenciadas por seus familiares, mas muitas vezes elas não se dão conta desse fato. Através de resultados já obtidos foi possível ver que mesmo sem perceber estamos sofrendo influência de nossos familiares, mas mesmo com toda essa influência algumas pessoas são mais resistentes e optam por um estilo próprio.

Conclusões Através dessas pesquisas esperamos entender como, onde, como, porque e com quem o voluntario ouve música, qual a influência que a música tem em sua vida, e qual a participação de seus familiares no seu gosto musical particular e se existe um tipo especifico de música que ele ouve com sua família, e também fora do âmbito familiar.

Bibliografia BEAUD, Stéphane. Sérgio Joaquim de Almeida. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos, Petrópolis, RJ: Vozes,2007. LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986. PALHEIROS, Graça Boal. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextos. In: Ilari, Beatriz (org.). Em busca da mente musical. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2006. ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica,2008.