A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE · 2016-10-28 · que isso é chato de ser feito, mas...

4
OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL, A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE POLÍTICA DE LIMITES E ALÇADAS Nos meses de outubro e novembro, empresas privadas de vários segmentos, além do Ministério da Saúde, Municípios e órgãos públicos se mobilizam para promover ações voltadas à prevenção do câncer de mama e próstata. A Fasern também abraça essas campanhas que salvam vidas, a saúde deve estar sempre em pauta. O Outubro Rosa é o mês de combate ao câncer de mama, diversas campanhas de conscientização são realizadas com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a importância do autoexame de mama e de procurar o mastologista a fim de fazer a mamografia computadorizada. Já o Novembro Azul é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e saúde do homem, as campanhas destacam a necessidade da O Conselho Deliberativo aprovou no último dia 30 de setembro a Política de Limites e Alçadas da Fasern. O Diretor Financeiro, Paulo dos Anjos, registrou que, não obstante já termos, na prática, definidos os limites e alçadas na execução das decisões de investimentos, realização dos exames de próstata anualmente para homens a partir dos 45 anos. Durante o mês de outubro diversos eventos voltados para a saúde da mulher são realizados em todo o mundo. No Brasil são palestras, panfletos, rodas de conversa, ações de saúde e beleza, além da possibilidade de fazer a mamografia computadorizada, tudo de forma gratuita para incentivar o constante cuidado com a saúde. Quando o câncer de mama é descoberto na fase inicial, as chances de cura são maiores, por isso a importância de fazer exames periodicamente e manter hábitos saudáveis. Mulheres que têm mais de 40 anos devem fazer mamografia todos os anos. NOVEMBRO AZUL AINDA ENFRENTA TABU O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Esse tipo de câncer é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Entre as dificuldades de melhorar a saúde masculina pode-se destacar a falta de interesse e o tabu que ainda hoje afasta os homens dos consultórios. O exame de toque feito para detectar o tumor na próstata é necessário, mas muitos optam por não fazer, colocando em risco a saúde. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. Assim como o câncer de mama, o de próstata também tem grandes chances de cura se descoberto no início. Adotar alguns hábitos podem ajudar na prevenção ao câncer, são eles: Alimentação saudável; Não fumar; Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; Praticar exercícios físicos; Fazer avaliação anual, mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 45 anos de idade. não havia sua formalização. Acrescentou que diante da recomendação que a PREVIC tem feito, quando da fiscalização em outras entidades, a Diretoria se antecipou, propondo ao Conselho e obtendo a aprovação da sua Política de Limites e Alçadas.

Transcript of A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE · 2016-10-28 · que isso é chato de ser feito, mas...

Page 1: A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE · 2016-10-28 · que isso é chato de ser feito, mas lembre-se de que a educação financeira se aplica nesses conceitos. 6 | CONSUMO Esse

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL, A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE

POLÍTICA DE LIMITES E ALÇADAS

Nos meses de outubro e novembro, empresas privadas de vários segmentos, além do Ministério da Saúde, Municípios e órgãos públicos se mobilizam para promover ações voltadas à prevenção do câncer de mama e próstata. A Fasern também abraça essas campanhas que salvam vidas, a saúde deve estar sempre em pauta.

O Outubro Rosa é o mês de combate ao câncer de mama, diversas campanhas de conscientização são realizadas com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a importância do autoexame de mama e de procurar o mastologista a fim de fazer a mamografia computadorizada. Já o Novembro Azul é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e saúde do homem, as campanhas destacam a necessidade da

O Conselho Deliberativo aprovou no último dia 30 de setembro a Política de Limites e Alçadas da Fasern. O Diretor Financeiro, Paulo dos Anjos, registrou que, não obstante já termos, na prática, definidos os limites e alçadas na execução das decisões de investimentos,

realização dos exames de próstata anualmente para homens a partir dos 45 anos.

Durante o mês de outubro diversos eventos voltados para a saúde da mulher são realizados em todo o mundo. No Brasil são palestras, panfletos, rodas de conversa, ações de saúde e beleza, além da possibilidade de fazer a mamografia computadorizada, tudo de forma gratuita para incentivar o constante cuidado com a saúde.

Quando o câncer de mama é descoberto na fase inicial, as chances de cura são maiores, por isso a importância de fazer exames periodicamente e manter hábitos saudáveis. Mulheres que têm mais de 40 anos devem fazer mamografia todos os anos.

NOVEMBRO AZUL AINDA ENFRENTA

TABU O mês de novembro é internacionalmente

dedicado às ações relacionadas ao câncer

de próstata e à saúde do homem. Esse

tipo de câncer é o sexto tipo mais comum

no mundo e o de maior incidência nos

homens.

Entre as dificuldades de melhorar a saúde

masculina pode-se destacar a falta de

interesse e o tabu que ainda hoje afasta

os homens dos consultórios. O exame

de toque feito para detectar o tumor na

próstata é necessário, mas muitos optam

por não fazer, colocando em risco a saúde.

A Sociedade Brasileira de Urologia

recomenda que todos os homens com

45 anos de idade ou mais façam um

exame de próstata anualmente. Assim

como o câncer de mama, o de próstata

também tem grandes chances de cura se

descoberto no início.

Adotar alguns hábitos podem ajudar na

prevenção ao câncer, são eles:

Alimentação saudável;

Não fumar;

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

Praticar exercícios físicos;

Fazer avaliação anual, mulheres a partir

dos 40 anos e homens a partir dos 45

anos de idade.

não havia sua formalização. Acrescentou que diante da recomendação que a PREVIC tem feito, quando da fiscalização em outras entidades, a Diretoria se antecipou, propondo ao Conselho e obtendo a aprovação da sua Política de Limites e Alçadas.

Page 2: A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE · 2016-10-28 · que isso é chato de ser feito, mas lembre-se de que a educação financeira se aplica nesses conceitos. 6 | CONSUMO Esse

No dia 1º de setembro a Fasern promoveu palestra para os seus assistidos sobre os planos previdenciários. Na ocasião, que lotou o auditório da Fundação, esteve presente, além da diretoria, o assessor jurídico da Fasern.

O advogado José Rossiter Araújo Braulino aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas sobre aspectos jurídicos e destacar as

PALESTRA PARA OS ASSISTIDOS

principais e significativas diferenças entre os Planos BD e CD da Fasern. Ele destacou e enfatizou a importância do cumprimento dos regulamentos que regem os planos com vistas a garantir a saúde financeira dos mesmos. A Diretoria Executiva apresentou informações de suas respectivas áreas e destacou as principais realizações e as perspectivas para o ano em curso.

GOVERNANÇA PARTICIPA DO 37º CONGRESSO BRASILEIRO DOS FUNDOS DE PENSÃO

FESTA DOS ASSISTIDOSNo dia 1º de dezembro (quinta-feira) a Fasern promoverá mais uma confraternização de final de ano para os seus assistidos. A tradicional Missa de Ação de Graças será realizada na Igreja Santa Terezinha, às 17h30. Em seguida, a festa de confraternização será na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, às 19h.

O assistido deverá confirmar presença até o dia 29 de novembro e a lista dos participantes estará na recepção do evento para permitir o acesso daqueles que confirmaram. Cada assistido terá direito a levar um acompanhante. Participe! A festa é sua!

Este ano, a novidade é a ação social que a confraternização promoverá. Pedimos que, aqueles que puderem, levem 1 kg de alimento não perecível por pessoa. Após o evento, e antes de celebrarmos o Natal, doaremos os alimentos arrecadados para a Instituição Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva.

Confirme a sua presença através do telefone (84) 3092-4350 e faça parte deste momento de confraternização, alegria e solidariedade.

Considerado o maior Congresso sobre

Previdência Complementar Fechada

da América Latina, o 37º Congresso

Brasileiro dos Fundos de Pensão ocorreu

em Florianópolis/SC no período de 12 a 14

de setembro.

Este ano, os Diretores Executivos Céres

Varella, Paulo dos Anjos e Liane Chacon,

e os conselheiros Aristofánes Amador e

Augusto Guimarães que representaram

os Conselhos Deliberativo e Fiscal,

respectivamente, participaram do evento

que teve como tema “Previdência

Complementar: Um novo projeto para

o país”, e trouxe aos presentes diversas

discussões e reflexões sobre os assuntos

mais relevantes e os principais desafios do

mercado, além de apresentações técnicas

que serviram como trocas de experiências

entre as entidades.

A participação neste tipo de evento serve para

atualizar, qualificar e aperfeiçoar os dirigentes

e conselheiros, trazendo melhorias nas

práticas de governança e de gestão, e resulta

em pontuação no Programa de Educação

Continuada – PEC do Instituto de Certificação

dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS.

Para a Presidente, Céres Varella, o Congresso

proporcionou, além das reflexões sobre os

diversos assuntos abordados, uma ampla

divulgação acerca da urgente necessidade

de se repensar o sistema previdenciário

brasileiro, bem como a conscientização do

importante papel de cada um dos atores

envolvidos para o seu fortalecimento. Já o

Diretor Financeiro, Paulo César, ressaltou

que as palestras e estudos, apresentados

por profissionais de renome nacional, serão

de grande valia nas discussões e elaboração

das Políticas dos Investimentos para o

próximo quinquênio.

Page 3: A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE · 2016-10-28 · que isso é chato de ser feito, mas lembre-se de que a educação financeira se aplica nesses conceitos. 6 | CONSUMO Esse

Contando com a participação dos membros de governança e do Comitê de Investimentos, teve início no dia 19 de outubro o Ciclo de reuniões para revisão das Políticas de Investimentos da Fasern para o período de 2017 a 2021. A primeira

REVISÃO DAS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DA FASERN

Você sabe qual é o percentual sobre a contribuição que você escolheu? Sabe o que isso significa?

Este percentual influencia diretamente o valor da sua contribuição. Atualmente os percentuais que você pode escolher são: 50%, 70%, 80%, 90% ou 100%. Lembramos que o mesmo valor que você contribui, o seu patrocinador também irá contribuir. Sendo assim, quanto maior o seu percentual de contribuição, maior será a formação da sua reserva para proporcionar um benefício melhor no período da sua aposentadoria.

100%: MAIS RESERVA

PARA O SEU FUTURO!

reunião contou com a apresentação do Sócio Responsável pela área institucional da Vinci Partners, Marcelo Rabbat, que abordou os cenários econômico e financeiro internacional e nacional e os desafios para os anos seguintes. As demais reuniões, que serão

realizadas no período de 21 de outubro a 07 de novembro de 2016, contarão com as participações, além dos demais gestores dos fundos de investimentos da Entidade, dos representantes do custodiante, da consultoria de risco, e do atuário da Fasern.

Durante os dias 13 e 14 de setembro,

a Fasern participou do Programa Meu

Momento, realizado pela Cosern para os

seus empregados que estão próximos da

aposentadoria. A Fundação, representada

pelo colaborador Alex Ravignan, conduziu a

palestra “Desmistificando a aposentadoria”.

Também foram realizados atendimentos

individuais aos participantes desta edição

do Programa, que avaliaram como bastante

positiva esta ação para auxiliá-los em seu

planejamento junto a entidade de previdência

complementar.

A participação da Fasern no Meu Momento

integra o Programa de Educação Financeira e

Previdenciária da Entidade.

PROGRAMA MEU MOMENTO Pensando na importância de conscientizar os participantes com relação ao percentual de contribuição, a Diretoria de Seguridade e Administração realizou um levantamento de todos os participantes que ainda não estão contribuindo com 100% e com o objetivo de prestar esclarecimentos, a Diretora, Liane Chacon, está visitando as áreas na sede da Cosern para conversar sobre o assunto. Se você tem alguma dúvida sobre qual é o seu percentual de contribuição, entre em contato conosco através do telefone (84) 3092-4350.

Para aqueles Participantes que, já contribuindo com 100%, também desejem reforçar suas reservas para o futuro, existe a possibilidade de realizarem Contribuições Voluntárias, mensais ou esporádicas. As ações previdentes de hoje é que propiciarão uma melhor condição de equilíbrio financeiro no futuro.

Page 4: A SOCIEDADE SE MOBILIZA EM FAVOR DA SAÚDE · 2016-10-28 · que isso é chato de ser feito, mas lembre-se de que a educação financeira se aplica nesses conceitos. 6 | CONSUMO Esse

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: REPASSE CONCEITOS DE FINANÇAS AOS SEUS FILHOSConfira alguns conceitos que podem ser ensinados ao público infantil, para que

comecem desde cedo a se inteirar e familiarizar com a educação financeira.

1 | POUPANÇA Ensinar as crianças a poupar é uma dica importante. Tente materializar o ato de ‘poupar’ para seus filhos. Por exemplo, quando der um ‘porquinho’ de cofrinho para eles, ensine-os a separar cada dinheiro, o destino de cada quantia. Assim, eles entenderão melhor que o dinheiro do ‘cofrinho 1’ é para um gasto imediato, e o do ‘cofrinho 2’ para

algo mais específico.

2 | CRÉDITODá para ensinar a criança o que é ‘empréstimo’. Ensine-a a emprestar uma coisa com uma data a ser devolvida a ela. Coloque esse conceito na cabeça dos pequenos. Por exemplo: ‘Me empresta tal brinquedo, e eu te devolvo daqui a quatro dias’. Faça isso sempre de forma lúdica, frisando a importância de que aquilo que tomou emprestado deve ser devolvido no prazo e, caso haja algum atraso, haverá certo

grau de ‘punição’.

3 | ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOSEsse ponto é muito importante e está relacionado à poupança. Os pais já gastam dinheiro com as crianças. O fato é: desde cedo, vocês precisam tentar colocar na cabeça

delas a ideia da mesada e o que elas vão fazer com o dinheiro que receberam. Isso vai criando valores na cabeça da criança, de como

ela deve administrar os recursos que tem.

4 | INVESTIMENTONão é muito fácil mostrar para uma criança que o dinheiro vai evoluir e que ela consegue economizar. Mas uma forma de se falar em investimento é introduzindo a criança nesse universo. Por exemplo, quando estiver lendo uma notícia, mostre e explique a ela o que é uma ação; quando passar perto de uma empresa grande, diga: ‘Você sabia que você pode ser dono dessa empresa, comprando um ‘pedacinho’ dela?’; use blocos ou outros

objetos simples para ilustrar suas explicações.

5 | PREÇOSToda vez que você fizer uma compra cotidiana, mostre à criança o preço daquilo. Diga que aquilo que ela está consumindo tem um valor e precisa ser pago. Talvez você possa pensar que isso é chato de ser feito, mas lembre-se de que a educação financeira se aplica nesses

conceitos.

6 | CONSUMOEsse conceito também está aplicado ao consumo. A maior parte dos pais tem problemas com as crianças que querem compulsivamente alguma coisa. Como tirar o consumismo das crianças? Você precisa mostrar a elas o que é o necessário e o que é compulsão. Uma das formas de ensinar isso é usar as propagandas da televisão como exemplo. Use o objeto principal da propaganda para ilustrar a ideia de compulsão e real necessidade.

7 | DINHEIROVocê precisa ensinar às crianças o que é o dinheiro, a moeda, o cartão. Quanto a este último, ensine que quando o cartão é passado na ‘maquininha’, determinada quantia em dinheiro está saindo da sua conta. Familiarize

sempre as crianças com esses conceitos.

8 | RENDADesde a infância, você pode ensinar a criança que, para ter dinheiro, é preciso, na idade adequada, trabalhar, empreender, de que a profissão que ela seguir um dia vai render um dinheiro que ela possa gastar.

Fontes: Segs e EBC

Acesse o Planeje o Futuro e saiba mais sobre como planejar as suas economias, leia matérias sobre finanças e previdência. Além disto, você poderá encontrar temas relacionados à saúde e ferramentas para simulações.