a t s i e m r e v -...

8
1 37 Anos de Assistência Espiritual e Social (1979 - 2016) ANO 20 - Nº 67 JULHO, AGOSTO E SETEMBO DE 2016 e m r e v i s t a pág. 4 Amor, disciplina e humildade Dr. Bezerra Dr. Bezerra pág. 7 Escola de Aprendizes Do E vangelho O caminho da Transformação pág. 6

Transcript of a t s i e m r e v -...

GSBM em Revista | www.gsbm.org | Julho a Setembro/2016 | 137 Anos de Assistência Espiritual e Social (1979 - 2016)

ANO 20 - Nº 67JULHO, AGOSTO E SETEMBO DE 2016

e

m r e vista

pág. 4

Amor, disciplina e humildade Dr. Bezerra Dr. Bezerra

pág. 7

Escola deAprendizesDo Evangelho O caminho da Transformação

pág. 6

Palavra do Presidente

Amigos Frequentadores da Casa,

Gostaria de saudar a todos os frequentadores da nossa Casa de Bezerra, reforçando a necessidade de estar-mos sintonizados, principalmente neste momento de mudanças no nosso país, em função da instabilidade política e do momento de transição em que vivemos.

Estes momentos sempre criam em nós a necessidade de reflexão e de nos analisarmos sob um novo contexto que aparece e buscarmos dentro de nós forças e equilíbrio para nos mantermos o mais sereno possível, para vol-tarmos a viver novamente o nosso bem estar familiar e pessoal.

Mais uma vez a Casa está à nossa disposição para nos ajudar, através dos tratamentos espirituais, dos bons livros da Doutrina, da oportunidade de trabalho em prol daqueles que mais necessitam de nossa ajuda, de tratar-mos da nossa saúde, através das consultas realizadas pelos profissionais voluntários que se dedicam na Casa Assistencial.

Para que tudo isso possa se realizar, utilizamos um veículo de comunicação da Casa que este mês comemora vinte anos de existência de trabalho ininterrupto, que tem um único propósito que é o de servir a todos nós. Através deste Informativo periódico ficamos sabendo um pouco mais sobre a Casa de Be-zerra, como é, o que faz, o que precisa de ajuda dos seus frequen-tadores, mas hoje é apenas para comemorarmos juntos esta data festiva e que possamos festejar muitos outros aniversários. Mais que comemorarmos queremos aqui agradecer a todos os colabo-radores que direta ou indiretamente ajudaram a fazer desta Casa um oásis de esperança, ajuda e amor oferecido a todos àqueles que procuram esta Casa para serem fortalecidos, serem socorri-dos. Hoje somos socorridos, amanhã socorreremos nosso irmão mais necessitado e carente.

Homenageamos a todos os colaboradores deste Informa-tivo e queremos saudar neste momento todos aqueles que hoje se encontram à frente deste importante trabalho, mas quere-mos também lembrar as figuras da Camila, do Sr. Edgar, Sr. Moacir, Dona Dirce, entre outros, que batalharam e ajuda-ram a fazer desta Casa um ponto de referência para muitos de nós, e que em algum momento, através deste canal de informação levou a reflexão para a mudança na vida de cada um de nós, assistido ou trabalhador da nossa Amada Casa de Bezerra.

Obrigado a Todos vocês, Amigos de Caminhada!

Helio Sato, Presidente da Diretoria Executiva

Pág. 2Palavra do Presidente

Pág. 3G.S.B.M. em Foco

Comunicado daDiretoria Executiva

Tarde do Pastel

Pág. 4 e 5Especial do Trimestre

E.A.E. - O caminho da Transformação

Pág. 6GFA - Um Lampejo de Esperança

Pág. 7Dr. Bezerra - Amor, Disciplina e Humildade

Dicas G.S.B.M.

Pág. 8Palestras do Trimestre

Palestra Especial

Livraria

Site e Facebook

Expediente

2 | GSBM em Revista | www.gsbm.org.br | Julho a Setembro/2016

Comunicado da Diretoria Executiva

É com alegria e amor ao pró-ximo que nossa amada Casa de Bezerra tem trabalhado nestes 37 Anos de existência.

Nosso Grupo Socorrista Dr. Bezerra de Menezes sempre desta-cou-se pela preocupação em servir ao próximo de maneira independen-te, buscando trabalhar com os recur-sos arrecadados por seus tarefeiros e frequentadores.

Muitas vezes, somos convida-dos por ONG’s ou órgãos governa-mentais para trabalho conjunto, mas decidimos que para que o trabalho te-nha autonomia, o mesmo deve ser realizado com nossos recursos e com nossos trabalhadores.

Fazer o que é possível com o que temos e fazer bem, é nosso lema de tra-balho, pois assim temos a certeza que todos os trabalhos da Nossa Amada Casa terão continuidade com a serie-dade que tem nos conduzido ao cres-cimento e fortalecimento das atividades desenvolvidas pela Casa Espiritual e Casa Assistencial.

Trabalhar de maneira Independente é nosso Caminho, não

Administração de Bens, Venda, Locação

20 anos de tradição, trazendo o melhor em negócios imobiliários

Matriz: Unidade Marajoara

R. Jaime do Espírito Santo, 22Trav. Rua Sócrates, alt. n° 409

Fone: 5523-0177Filial:

Unidade MascoteAv. Mascote, 843Fone: 5564-4044Segurança para quem compra.

Tranquilidade para quem vende.

www.imovel.adm.br

MAPA NATAL ASTROLÓGICO

Conheça suaspossiblidades, caminhos

e tendências.(11) 98263-1255(11) 2594-4208

[email protected]

AstrólogoGregório Chaves

deixando assim que os Postulados da Doutrina Espírita sejam relegados em segundo plano quando se tem que aca-tar ideais de ONG’s e instituições políti-cas ou governamentais.

Nosso Mestre é Jesus e nosso ro-teiro é o seu Evangelho de Luz.

Nosso agradecimento a todos os Irmãos, trabalhadores e assisti-dos, pela contribuição nesta Sea-ra de Luz.

Nota: A Casa Espírita não se afasta dos seus Trabalhadores e Assistidos, ou seja, jamais somos “demitidos”, mas nós, seres em aprimoramento, é que nos afasta-mos da Casa Espírita.

Se você é um Trabalhador da Casa e está afastado, volte a frequentar, pois será recebido de braços abertos pelos seus ir-mãos de Doutrina. Volte à trilhar os Caminhos do Mestre Jesus conosco.

Esperamos por você!!

Diretoria Executiva

e m foc

o

TARDEDO

PastelOlá queridos amigos, neste

trimestre teremos mais um evento gastronômico

na Casa de Bezerra!

Todos estão convidados, tragam seus

familiares e amigos!

GSBM em Revista | www.gsbm.org.br | Julho a Setembro/2016 | 3

06 de AGOSTOdas 14h às 18hNa Casa AssistencialRua Imã, 79 - Jardim Prudência

A pós algum tem-po frequentan-do a Casa de Bezerra chega

o momento de recebermos o convite para fazer a Escola de Aprendizes de Evangelho. Esse convite pode vir pela nossa própria consciência, pela vontade ou pelas palavras de um orientador. Independente de onde venha esse convite, ele ocorre por influência de nosso Mentor Indivi-dual, mostrando que chegou o mo-mento de darmos um passo maior em direção ao autoconhecimento e ao auto-aprimoramento.

“Conhece-te a ti mesmo”, a frase escrita no Templo de Apolo em Delfos, já mostrava aos gregos da antiguidade a importância de conhecer quem somos a fim de va-lorizarmos o que temos de bom e mudarmos o que não está em con-formidade com os nossos valores.

Então, a Escola de Aprendizes do Evangelho (EAE) é um processo de Iniciação Espiritual baseado no Evangelho de Jesus para aqueles que buscam a renovação de seus sentimentos, pensamentos e atitu-des, proporcionando-lhes experi-ências de verdadeiro autoconheci-mento e despertando a consciência interna de seus ideais de vida e Di-vinos. Essa é a definição da Aliança Espírita Evangélica, fundada pelo Comandante Edgard Armond.

É impossível falar de EAE sem falar de Armond, que foi o primeiro aluno, o primeiro dirigente, o primei-ro expositor, o primeiro discípulo. Não por vanglória, mas por dever. Ele foi um grande espírita, respon-sável pela organização da Federa-ção Espírita de São Paulo (FEESP) e pela USE (União das Sociedades Espíritas) com a finalidade de ex-pandir os ensinamentos espíritas pelo Estado de São Paulo. Em 1950, ele criou a EAE com base nos cur-sos de espiritismo constantes no livro “Obras Póstumas” de Kardec e na idealização de Dr. Bezerra de Menezes no início do século XX. A

Escola de Aprendizes era iniciativa pioneira, pouco compreendida por muitos. A maioria dos voluntários não via necessidade de fazer um curso para adquirir conhecimentos do Evangelho, que já julgavam pos-suir. Na ocasião, Armond argumen-tou que não se tratava de estudar o Evangelho, mas sim de viver o Evan-gelho. E nisso ainda somos todos muito despreparados.

Assim, ele funda também a Fraternidade dos Discípulos de Je-sus – FDJ – que é a extensão de uma Fraternidade existente no Plano Espiritual, a do Trevo, cujo venerável é Razin, um mercador da época de Jesus que “acidentalmente” assis-tiu à crucificação do Mestre e pela emoção sentida, decidiu dedicar sua vida a propagar o Evangelho e ajudar a manter a Casa do Caminho. Quando desencarnou foi recebido por Jesus na Espiritualidade:

-Razin, àquele que é fiel no pouco, muito lhe será confiado. Congrega as almas que despertas-te para o Amor do Pai e forma com eles um grupo fraternal, e ajuda aos homens de Boa Vontade a organizar Escolas em que se preparem os dis-cípulos do futuro.

E foi assim que Razin veio com seu Grupo Fraternal orientar o Co-mandante na organização das Es-colas de Aprendizes da Federação Espírita do Estado de São Paulo, que, até hoje, procura despertar co-rações, para que, através de uma reforma íntima, se tornem exemplos vivos da vivência cristã, desenvol-vendo a Fraternidade para que pos-samos realmente ser os discípulos do Terceiro Milênio.

Antes de ingres-sarmos na EAE pro-priamente dita, deve-se frequentar o T2 por apro-ximadamente um ano, por indicação da Orientação. Nele temos contato com temas Evangélicos, para que haja o despertar da vontade de se modificar e seguir os ensinamentos de Jesus, é como se fosse a pré-escola.

A EAE é dividida em graus, sendo:

Básico: onde aprendemos conceitos básicos do Espiritismo e predomina o estudo do Livro dos Es-píritos, respondendo as dúvidas que temos sobre espírito, alma, Deus, reencarnação, etc.

Aprendiz: é a preparação para o trabalho em nome de Jesus, desa-pego aos vícios materiais e morais, a vida de Jesus, conhecimento da Casa e seus trabalhos. Também é nesse grau que os alunos fazem o Curso de Passes.

Servidor: já trabalhando, a mudança interior é mais exigida, os valores espirituais e evangélicos devem vir acima de tudo, a fim de se tornarem Discípulos de Jesus. A partir desse grau, pode-se também fazer o curso de Desenvolvimento Mediúnico, onde se estuda a me-diunidade mais profundamente e, caso haja a tarefa nesse âmbito, o médium se prepara para os traba-lhos mais voltados a essa prática. Também fazem o estágio na Casa Assistencial.

Discípulo: graduação dada àquele que já despertou dentro de si a importância do trabalho na Sea-ra de Jesus e da necessidade de se reformar, de se melhorar constante-mente.

Alguns trabalhos e cursos na Casa de Bezerra só podem ser re-alizados por discípulos, tais como, orientação, expositores, dirigentes, etc.

e m d estaq

ue

4 | GSBM em Revista | www.gsbm.org.br | Julho a Setembro/2016

66ª Turma - E.A.E. / G.S.B.M. 2016

E.A.E.Transformação

O caminho da

Durante todo o curso são da-das as chamadas aulas plenárias, que acontecem três vezes ao ano, voltadas para temas relevantes e atuais, despertando a responsabili-dade de cada um na sociedade.

Além de todo o conhecimento adquirido nas aulas, o mais impor-tante é o método criado para propor-cionar as auto-análises, reflexões sobre si mesmos a fim de, gradual-mente, ir vencendo vícios morais e defeitos da alma, tornando-se seres mais calmos, brandos, amorosos, disciplinados e humildes, praticando o lema da Casa de Bezerra.

É muito comum ouvirmos his-tórias de pessoas que tiveram suas vidas realmente transformadas após a EAE. O conhecimento e o desper-tar espiritual são intensos, a percep-ção da Espiritualidade agindo em nossas vidas se torna nítida e a fé desabrocha e cresce. O trabalho em favor do próximo nos modifica, nos torna mais humildes e mais gratos diante da bondade de Deus.

A EAE na Casa de Bezerra existe desde 1980, já estamos for-mando as turmas 65 e 66, com uma média de 40 novos discípulos anu-almente!!! São trabalhadores que fo-ram preparados para assumir suas tarefas, seja aqui ou em outro lugar.

Cada um de nós tem seu tem-po de chamamento, de despertar. O importante é termos disponível, ao nosso alcance, uma escola que nos abre as portas para um novo mun-do, um novo ser que temos dentro de nós. Se você já ouve essa voz dentro do seu coração, a vontade de ser e fazer algo maior com a sua existência na Terra, procure a EAE, Jesus está sempre a nossa espera, de braços abertos para nos acolher em Sua Seara de Trabalho Bendito.

Texto de Andrea Batista Muniz, Trabalhadora do G.S.B.M.

Redação G.S.B.M. em Revista

GSBM em Revista | www.gsbm.org.br | Julho a Setembro/2016 | 5

“Em termos de Evangelho,somos todos analfabetos”.Edgard Armond

Parte da mensagem de Razin, dirigida ao Comandante Armond, no dia 25 de fevereiro de 1955, na Federação, recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco.

Irmãos, Somente àqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir as mensagens são reveladas e nunca aos que não têm visão e audição. (…)Tu sabes, Edgard, que, desde remoto passado, nossas almas se ataram na cadeia sucessiva das gerações e assim viemos até o dia de hoje. (…)Sinto que em tuas mãos as rédeas do poder da fé são conduzidas e que poderás orientá-las pela verdadeira estrada, sem a balbúrdia do sectarismo religioso e livre das confusões estabelecidas pelos homens.Permanece, pois, idealista e, ao mesmo tempo, realizador; timoneiro e remador, segue sempre destemerosamente em busca do porto verdadeiro, que é o coração do Cristo, inundado das luzes eternas da verdade.Ajudar-te-emos, porque talvez o corpo te desfaleça e a carne pobre te negue a energia necessária; porém, o Espírito inquebrantável bradará e, à sua voz de comando, novos grupos se condensarão, novas falanges se erguerão e o corpo julgado impotente despertará ao comando da própria voz e marchará, mesmo quando as células te negarem auxílio; quando te faltarem as vitaminas da energia nervosa, nós te daremos o fluido vital para que prolongue teus dias, até que as bases definitivas da obra se completem e, então, te chamaremos a nós. (…) Portanto, eu te abençôo e, na permissão do Cristo, serei sempre a tua inspiração para o bom combate.Teu amigo, teu irmão, Razin.

Extraída do livro Edgard Armond, meu pai – Ismael Armond – Editora Aliança.

Quer saber mais sobre Edgard Armond?Edgard Armond, Meu Pai e Edgard Armond – Um trabalhador da Seara Espírita

Ismael Armond – Editora AliançaNo Tempo do Comandante - Edelso da Silva Júnior – Editora Radhu

E.A.E.Transformação

O caminho da

Armond no Grupo Espírita Razin, S.P., década de 1970.

Foto: Ney Prieto Perez

Armond ainda jovem, com sua farda

“Em termos de Evangelho, somos todos analfabetos."ComandanteEdgard Armond

e m r eflex

ão

N a Casa A s s i s -tencial, t o d o s

os sábados as 18h30 se reúne um grupo de pessoas

com um nome e um propósito muito es-peciais. O nome é Grupo Fraternal de Apoio que traz à tona o motivo de sua existência, que é apoiar, como irmãos, pessoas que sofrem com o mesmo pro-blema: a dependência química. Pesso-as com origens, classes sociais, níveis de escolaridade e crenças diferentes se unem em busca da recuperação de pes-soas doentes, usuários e familiares, ou como costumam dizer: dependentes e co-dependentes. Segundo a Organiza-ção Mundial da Saúde, a dependência química, que envolve a etílica também, é uma doença incurável e progressiva. Começa de forma recreativa, como uma brincadeira, mas logo se perde o con-trole e a vida vira um caos, tanto para o consumidor quanto para a família. E a exemplo do diabetes e da hipertensão, não existe cura, somente o tratamento. Por isso, afirma-se que não existe ex-drogado ou ex-alcoólatra, existe depen-dente em recuperação. São milhões de pessoas que sofrem com isso no mun-do todo, tanto que hoje, é quase impos-sível encontrar alguém que não tenha nenhuma relação com o alcoolismo ou com a adicção.

Este grupo salva vidas, como diz uma das frequentadoras, pois ele não trata apenas o dependente, mas toda a família, recuperando a relação de amor e respeito entre os que, durante muito tempo, se afastaram de si mesmos.

O método de trabalho é seme-lhante ao AA e ao NA, com reuniões de terapia em grupo, onde quem quer com-partilha sua história, suas dores e ale-

grias com os que vivem situações muito parecidas. Mas diferentemente desses grupos os dependentes e os co-depen-dentes partilham as mesmas reuniões, aprendendo a entender os dois lados dessa doença tão grave. Além disso, o grupo conta com colaboradores que fa-zem vibrações pelo grupo, presentes e ausentes, auxiliando no lado espiritual. Para completar, temos uma psicóloga que atende os participantes do grupo em terapia individual.

Com isso, buscam abordar todos os aspectos que envolvem a dependên-cia química, fortalecendo a todos em suas lutas diárias. Lutas difíceis, que ao primeiro olhar parecem impossíveis, mas ouvindo as histórias, vemos que tudo é possível quando se tem força de vontade, amor e apoio mútuo.

Mães, pais, filhos, avós, esposas, maridos, todos imbuídos num mesmo

ideal, apoiando uns aos outros. O silên-cio que se faz quando se ouve cada de-poimento é sinal de um respeito imenso e de que todos estão refletindo em suas próprias vidas, recebendo o remédio “que é dado pela boca e tomado pelo ouvido”.

O amor e a alegria são visíveis, principalmente no cafezinho que se ser-ve ao final de cada reunião. Sorrisos, abraços, carinho como se fossem todos uma grande família.

O grupo existe há mais de 16 anos e recebe, em média, 25 pessoas a cada sábado. Nesses anos, centenas de pessoas passaram por lá, alguns se re-cuperaram, outros ainda estão na luta, mas o mais importante é que as portas estão sempre abertas, para receber aqueles que querem se ver livres das algemas da dependência química.

Se você ler este texto e sentir que o GFA pode te ajudar, não hesite em procurá-lo, venha sentir o amor e o cari-nho que emanam nessas reuniões!

Texto de Andrea Batista Muniz, Trabalhadora do G.S.B.M.

Redação G.S.B.M. em Revista

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRAPessoal e Empresarial

(11) 5562-4719 (11) 99869-0424

[email protected]

ConsultoraElaine Toledo

Qualidade e o Melhor Preço da região.

Fone: 5623-2599DOCES E ARTIGOS PARA FESTAS

CHOCOLATESBALASBOLACHASBALÕESDESCARTÁVEISREFRIGERANTESKIT FESTAS

Rua Francisco de Alvarenga, 97Jd. Mirian – São Paulo

Dicas G.S.B.M. - Livros Brasil, Driblando a dorAutor: Irene Pacheco Machado (médium) Luiz Sérgio (espírito)

Luiz Sérgio narra a história daqueles que maldizem ou buscam nos vícios o alívio para suas do-res. Para enfrentar a dor precisamos ter fé, somente ela ba-nha o nosso Espíri-to, dando-nos força para viver.O tóxico é o assunto principal deste volu-me, que transmite as experiências feitas por Espíritos inferiores, na tentativa de burlar o planejamento divino. Os fatos narrados neste livro são verídicos, vivi-dos por uma sociedade sem amanhã que precisa das preces daqueles que acre-ditam em Jesus, quando Ele diz: o meu Reino não é deste mundo.

Ótica Look Center

Óculos Nacionais e ImportadosLentes Multifocais em Geral

Fone: 5589-6856Av. Jabaquara, 536 - Praça da Árvore

(esq. c/ Rua das Rosas)

Confira e GanheUm Desconto Especial

6 | GSBM em Revista | www.gsbm.org.br | Julho a Setembro/2016

Sr. Moacir e D. Luci, dois dos fundadores

dos trabalhos do G.F.A.

Na reunião, trabalhadores e assistidos.

Livro de presença.

Um depoimento.

Um lampejo de esperança

G.F.A. G.F.A.

“Nada resiste à força do meu querer”

“Nada resiste à força do meu querer”

O “cafezinho”, no final da reunião.

N o próximo dia 29 de agosto, comemoraremos 185 anos do nascimento de Dr. Adol-fo Bezerra de Menezes Ca-

valcanti, conhecido como Dr. Bezerra. Nem todos sabem, mas além de médi-co, Dr. Bezerra foi militar, escritor, jor-nalista, político, empresário e filantropo. Em todas as suas atividades teve desta-que e reconhecimento público, foi abo-licionista e grande expoente do Espiri-tismo no Brasil, sendo frequentemente chamado de Kardec Brasileiro.Teve seu primeiro contato com a Dou-trina Espírita através do Livro dos Es-píritos que lia em suas longas viagens de bonde, porém, como ele mesmo afir-mou “nada havia de novidade ali para seu espírito”. E aos 55 anos de idade, declarou-se espírita publicamente. Esse fato, fez com que sua família, no Ceará, rompesse relações com ele. A partir de sua conversão ao espiritis-mo, toda sua vida foi dedicada a vivên-cia e divulgação da Doutrina, foi presi-dente da Federação Espírita Brasileira, traduziu algumas obras de Kardec, pro-moveu congressos Espíritas e lutou em favor dos direitos legais dos espíritas. Sim, direitos legais, pois à época de Dr. Bezerra, era ilegal professar outra reli-gião além da Católica. Mas foi sua vida, principalmente no exercício da medicina, que fizeram de Dr. Bezerra esse exemplo de humildade e caridade para todos nós. São inúme-ras histórias de atendimentos gratuitos, de doações em dinheiro e bens pesso-ais para que seus pacientes pudessem comprar os medicamentos e até mesmo alimento, a forma como ele tratava a to-dos que buscavam seu auxílio, sempre com amor e compaixão.Conta-se que ele não cobrava as con-sultas e que seu amigo farmacêutico era quem pedia ajuda a quem podia pagar, dando o dinheiro arrecadado a sua esposa. Certa vez, receitando medicamentos a uma senhora, ela lhe respondeu que não possuía dinheiro se-quer para alimentos, quanto mais para remédios. Assim, ele procurou dinheiro em seus bolsos, percebendo que tam-bém não possui nenhum. Olhando suas mãos vazias, viu seu anel de formatura e sem pestanejar, doou àquela senhora.Certa vez, a sua situação financeira es-tava particularmente ruim e sua esposa o avisou que não tinham mais o que co-mer. Ele, com o coração apertado, pe-diu-a que confiasse em Jesus. Quando voltou à casa a noite, sua esposa recla-

mou de seu “exagero”, quando ele viu uma quantidade enorme de alimentos, que eles nunca souberam a origem.Outra vez, um senhor o procurou dizen-do que estava desempregado e doente, assim como toda a sua família. Dr. Be-zerra também não tinha como ajudar o pobre homem financeiramente, deu-lhe um abraço em nome de Nossa Senhora, perguntando-lhe se ele tinha fé. E pediu que ele repetisse o gesto em casa. Na semana seguinte, o mesmo senhor o procurou dizendo que todos estavam curados e que ele havia conseguido um emprego.“Um dia perguntado ao Dr. Bezerra de Menezes qual foi a sua maior felicidade quando chegou ao plano espiritual. Ele respondeu:- A minha maior felicidade, meu filho, foi quando Celina, a mensageira de Maria Santíssima, se aproximou do leito em que eu ainda estava dormindo e, tocan-do-me, falou suavemente:- Bezerra, acorde, Bezerra!Abri os olhos e vi-a, bela e radiosa.- Minha filha, é você Celina?!- Sim, sou eu, meu amigo. A mãe de Jesus pediu-me que lhe dissesse que você já se encontra na Vida Espiritual, havendo atravessado a porta da imor-talidade. Agora, Bezerra, desperte feliz.Chegaram os meus familiares, os com-panheiros queridos das hostes espíritas que me vinham saudar. Mas eu ouvia um murmúrio, que me parecia vir de fora. Então, Celina me disse:- Venha ver, Bezerra.Ajudando a erguer-me do leito, ampa-rou-me até a escada, e eu vi uma mul-tidão que acenava, com ternura e lágri-mas nos olhos.- Quem são, Celina - perguntei - não co-nheço ninguém. Quem são?- São aqueles a quem você consolou, sem nunca perguntar-lhes o nome. São aqueles espíritos atormentados, que chegaram às sessões mediúnicas e a sua palavra caiu sobre eles como um bálsamo numa ferida em chaga viva; são os esquecidos da Terra, os destro-çados do mundo, a quem você estimu-lou e guiou. São eles, que o vêm saudar no pórtico da eternidade...E o Dr. Bezerra concluiu:- A felicidade sem lindes existe, minha filha, como decorrência do bem que fa-zemos, das lágrimas que semeamos no caminho, para atapetar a senda que um dia percorremos”.No Plano Espiritual, em 1950, Maria de Nazaré chamou-o para zonas superio-

res, mas ele preferiu ficar aqui, junto de seus pobres e doentes.” – Lindos Casos de Dr. Bezerra

Assim, comemoramos e agradecemos a vinda desse espírito tão iluminado ao planeta Terra e principalmente ao nosso país. Agradecemos também por ele ser Patrono de nossa Casa, nos recebendo amorosamente todas as vezes que aqui entramos!

Texto de Andrea Batista Muniz, Trabalhadora do G.S.B.M.

Redação G.S.B.M. em Revista

Dr. BezerraAmor, disciplina e humildade

GSBM em Revista | www.gsbm.org.br | Julho a Setembro/2016 | 7

Um depoimento.

Dicas G.S.B.M. - Filmes

Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito

Direção: Glauber Filho, Joe Pimentel

Cine-biografia de Bezerra de Menezes desde sua infância, passando pela ado-lescência até a vida adulta. Aos dezoito anos, o protagonista inicia no Rio de Ja-neiro seus estudos de medicina. Na en-tão Capital da Repú-blica, elegeu-se ve-reador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas o que lhe trouxe o maior reconhecimen-to de seu povo foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos. Por conta disso, ficou conhecido como o “Médico dos Pobres”. Seja como polí-tico devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Be-zerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade.

8 | GSBM em Revista | www.gsbm.org | Julho a Setembro/2016

EXPEDIENTE

ANO 20 - Nº 67 - Periodiciade Trimestral - JULHO, AGOSTO E SETEMBRO DE 2016.

Editado por GSBM Comunicação: Andrea Muniz, Leonardo Muniz, Mauro Gonçalves de Oliveira, Ricardo Leitão Medeiros, Rodrigo Dovighi e Vilma Rodrigues.Colaboradores: Andrea Muniz, Angela Marcondes, Flores Roma, Lucy de Andrade, Moacir Jaime de Oliveira, Teresa Meneghine.Publicidade/Comercial: Mauro Oliveira - Tel.: (11) 94470-5670 / [email protected]ção: [email protected]. de Artes Gráficas: Company’s Com. Design & Tec. EIRELI-ME - Tel.: (11) 2885-8537Editor-Chefe: Ricardo Leitão MedeirosRevisão: Elizete Moretti Torres e Ricardo Leitão MedeirosArte Final/Diagramação/Editoração Eletrônica: Ricardo Leitão MedeirosImpressão Gráfica: AWA Editora e Gráfica - EIRELICirculação: 2.000 exemplares / Distribuição Gratuita

Os conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não expressando a opinião dos dirigentes da entidade. Os anúncios publicados são de responsabilidade dos anunciantes.

GSBM - GRUPO SOCORRISTA DR. BEZERRA DE MENEZES - Fundado em 1979Presidente: Hélio Sato / Vice-presidentes: 1° Wilson Brandão / 2° Ana Urias e 3° Jair MattazioSede: Av. Cel. Fco. Júlio Cesar Alfieri, 184 - Jd. Prudência - S. Paulo - SP - Tel.: (11) 5564-5115Casa Assistencial: Rua Imã, 79 - Jd. Prudência - São Paulo - SP - Tel.: (11) 5562-3310 Site: www.gsbm.org.br Facebook: https://www.facebook.com/GrupoSocorristaDrBezerradeMenezes

e m n o

tíci

a

Prefere usar as redes socias?Estamos no Facebook também e através dos posts, você fica sempre atualizado sobre nossas atividades.Acesse e confira:

Você já acessou o nosso site?Lá você encontra a lista com as palestras do mês, baixa os informativos e sabe um pouco sobre todos os trabalhos que realizamos na Casa Espiritual e Assistencial.

GSBM na Internet

www.gsbm.org.br

GrupoSocorristaDrBezerradeMenezes

Palestras do TrimestreToda Quinta às 15h, Sexta às 20h e Sábado às 16h, no Salão Principal e na Sala de Orientação (45 minutos antes dos horários acima).

GSBM na Internet

Palestras EspeciaisEm Setembro, teremos uma Palestra Dominical no G.S.B.M.

Tema:“A Saúde Emocional e o Pensamento Cristão – Ciência, Filosofia e Religião na Prevenção de Doenças Emocionais.”

Palestrante convidado: André Tadeu

Local: Rua Cel. Francisco Júlio César Alfieri, 184 - Jd. Prudência - Salão PrincipalData: 11/09/2016 Horário: das 16h30 às 18h

Data Tema Objetivo30/06 - Quinta01/07 - sexta02/07- sábado07/07- quinta08/07- sexta09/07- sábado14/07- quinta15/07- sexta16/07- sábado21/07- quinta22/07- sexta23/07- sábado28/07- quinta29/07- sexta30/07- sábado

Data Tema Objetivo04/08 - quinta05/08 - sexta06/08 - sábado11/08 - quinta12/08 - sexta13/08 - sábado18/08 - quinta19/08 - sexta20/08 - sábado25/08 - quinta26/08 - sexta27/08 - sábado

Data Tema Objetivo01/09 - quinta02/09 - sexta03/09 - sábado08/09 - quinta09/09 - sexta10/09 - sábado15/09 - quinta16/09 - sexta17/09 - sábado22/09 - quinta23/09 - sexta24/09 - sábado

30 DE JUNHO / JULHO

SEXO E VIDA

PERDOAR PARA PERDOAR-SE

PROGRESSO E CRESCIMENTO NA VISÃO ESPÍRITA

A Sexualidade na visão espírita consciência da sexualidade.

Ser melhor e agir sempre para o bem.

O Perdão como caminho.

TENTAÇÕES O equilíbrio do que queremos e o que podemos fazer.

RECOMEÇAR Otimismo é a nossa bandeira. Viver um dia de cada vez.

DR. BEZERRA DE MENEZES Nascido em 29/08/1831

Exemplo de Amor ao Próximo. Nosso Patrono.

LADO BOM DA REENCARNAÇÃO Renovação e Evolução.

SETEMBRO

TV E INTERNET

COMPANHIAS ESPIRITUAIS Afinidade x Companhias. Obsessores.

O AMBIENTE EM QUE NASCEIS Cuidar da Natureza.

E SEDE AGRADECIDOS Saibamos Agradecer.

Informação ou Obsessão? Quais os cuidados que

devemos ter.

Objetivo principal da doutrina.CONHECENDO O ESPIRITISMO

AGOSTO

DIAS DOS PAIS Amor e Respeito aos Pais. Agradecimento a todas as Mães.

Livraria do GSBMVisite nossa livraria e adquira maravilhosas obras espíritas.

Dias e Horários: De Segunda à Quinta e aos SábadosDas 14h30 às 19h30

Sextas-FeirasDas 15h30 às 21h30

Visite nossa livraria e adquira maravilhosas obras espíritas.

Dias e Horários: De Segunda à Quinta e aos SábadosDas 14h30 às 19h30

Sextas-FeirasDas 15h30 às 21h30