A territorialização em saúde

2
A territorialização em saúde O termo territorialização significa Localizar significa mostrar o lugar, repara-lo, organizá-lo. Em relação ao setor saúde, destaca-se. Sendo de suma importância definir um “espaço geográfico” para a estruturação e organização de serviços de saúde compatíveis com as necessidades e os problemas demandados pela população. A Estratégia Saúde da Família define e é responsável por um recorte territorial, que corresponde à área de atuação das equipes de saúde da família, sua importância no cenário atual da reorganização da atenção, da rede de serviços e das práticas sanitárias locais. É grande importância a territorialização em uma área para saber quais são as reais necessidades de uma comunidade. FONSECA, Angélica Ferreira; CORBO, Ana Maria D’Andrea O território e o processo saúde-doença – Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. “territorialização” vista como uma ferramenta metodológica que possibilita o reconhecimento das condições de vida e da situação de saúde da população de uma área de abrangência. O ponto de partida para a organização dos serviços e das práticas de vigilância em saúde é a territorialização do sistema local de saúde, isto é, o reconhecimento e o esquadrinhamento do território segundo a lógica das relações entre condições de vida, ambiente e acesso às ações e serviços de saúde (Teixeira et al, 1998). O processo de territorialização é um dos elementos do tripé operacional da vigilância em saúde junto com as práticas e os problemas sanitários se constituindo como 15 uma das ferramentas básica para o planejamento estratégico situacional8. O enfoque estratégico-situacional foi proposto originalmente por Carlos Matus (Matus, 1989; Rivera, 1989) como possibilidade de subsidiar uma prática concreta em qualquer dimensão da realidade social e histórica, contemplando simultaneamente a formulação de políticas, o planejamento e a programação dentro de um esquema teórico-metodológico de planificação situacional para o desenvolvimento dos Sistemas Locais de Saúde. Tem como base a teoria da produção social, onde a realidade é indivisível, e entende, que tudo que existe em sociedade é produzido pelo homem (Matus, 1993). A territorialização permite espacializar e

Transcript of A territorialização em saúde

Page 1: A territorialização em saúde

A territorialização em saúde

O termo territorialização significa Localizar significa mostrar o lugar, repara-lo, organizá-lo. Em relação ao setor saúde, destaca-se. Sendo de suma importância definir um “espaço geográfico” para a estruturação e organização de serviços de saúde compatíveis com as necessidades e os problemas demandados pela população. A Estratégia Saúde da Família define e é responsável por um recorte territorial, que corresponde à área de atuação das equipes de saúde da família, sua importância no cenário atual da reorganização da atenção, da rede de serviços e das práticas sanitárias locais. É grande importância a territorialização em uma área para saber quais são as reais necessidades de uma comunidade.

FONSECA, Angélica Ferreira; CORBO, Ana Maria D’Andrea O território e o processo saúde-doença – Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.

“territorialização” — vista como uma ferramenta metodológica que possibilita o reconhecimento das condições de vida e da situação de saúde da população de uma área de abrangência. O ponto de partida para a organização dos serviços e das práticas de vigilância em saúde é a territorialização do sistema local de saúde, isto é, o reconhecimento e o esquadrinhamento do território segundo a lógica das relações entre condições de vida, ambiente e acesso às ações e serviços de saúde (Teixeira et al, 1998).

O processo de territorialização é um dos elementos do tripé operacional da vigilância em saúde junto com as práticas e os problemas sanitários se constituindo como 15 uma das ferramentas básica para o planejamento estratégico situacional8. O enfoque estratégico-situacional foi proposto originalmente por Carlos Matus (Matus, 1989; Rivera, 1989) como possibilidade de subsidiar uma prática concreta em qualquer dimensão da realidade social e histórica, contemplando simultaneamente a formulação de políticas, o planejamento e a programação dentro de um esquema teórico-metodológico de planificação situacional para o desenvolvimento dos Sistemas Locais de Saúde. Tem como base a teoria da produção social, onde a realidade é indivisível, e entende, que tudo que existe em sociedade é produzido pelo homem (Matus, 1993). A territorialização permite espacializar e analisar os principais elementos e relações existentes em uma população, os quais determinam em maior ou menor escala seu gradiente de qualidade de vida.

MATUS, C. Adeus, senhor presidente. Recife: Letteris Editora, 1989

MATUS, C 1993. Política, planejamento & governo. Tomos I e II. Instituto de Pesquisa

Econômica Aplicada , Brasília .

RIVERA FJU (org.) 1989. Planejamento e programação em saúde – um enfoque

estratégico. Hucitec- Abrasco, Sao Paulo - Rio de Janeiro.

Page 2: A territorialização em saúde

TEIXEIRA, C. F. 1994. A construção social do planejamento e programação local da vigilância a saúde no Distrito Sanitário. In: Planejamento e programação lo cal

A territorialização é um processo de observação e caracterização da realizada local de uma região. É uma etapa de grande importância para a Estratégia de Saúde da Família/SUS por permitir o planejamento de ações de saúde direcionadas às necessidades de uma determinada comunidade.

A territorialização, largamente utilizada em educação em saúde e etapa inicial da implantação das Equipes de Saúde da Família, caracteriza-se por ser um processo de observação, identificação e reconhecimento de área.

ALMEIDA, Reinaldo. et al. O processo de territorialização realizado pelos alunos do curso de medicina da uesb entre agosto de 2004 e janeiro de 2005. Rev.Saúde.Com 2007; 3(1): 64-74. 1Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA – Brasil