A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

8
BOLETIM INFORMATIVO A TRIBUNA - ÓRGÃO OFICIAL DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS ANO 104 - EDIÇÃO 3.902- AGOSTO/SETEMBRO 2014 Hora Santa, na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas (SP). Foto: Bárbara Beraquet Semana da Família A força que vem da Espiritualidade Cristã

description

Boletim A Tribuna, Órgão Oficial da Arquidiocese de Campinas.

Transcript of A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

Page 1: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

BOLETIM INFORMATIVO A TRIBUNA - ÓRGÃO OFICIAL DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

ANO 104 - EDIÇÃO 3.902- AGOSTO/SETEMBRO 2014

Hora

San

ta, n

a M

atri

z N

ossa

Sen

hora

Aux

iliad

ora,

em

Cam

pina

s (S

P).

Foto

: Bár

bara

Ber

aque

t Semana da FamíliaA força que vem da

Espiritualidade Cristã

Page 2: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

Boletim A TribunaPublicação do Setor Imprensa da Arquidiocese de Campinas – SP

Arcebispo Metropolitano:Dom Airton José dos SantosDireção: Padre Rodrigo Catini Flaibam Editora-chefe: Bárbara Beraquet (MTb 37.454)Jornalista: Wilson Antonio Cassanti (MTb 32.422) Editora-assistente:Carolina Grohmann(MTb 72.958)Apoio: Giovanna LimaJoão do Carmo CostaJulia LopesMarcela RezendeMariana MaiaRafaella Cassia

EXPEDIENTE

WWW.ARQUIDIOCESECAMPINAS.COMREDACAO@

ARQUIDIOCESECAMPINAS.COM

RUA LUMEN CHRISTI, 02JARDIM DAS PAINEIRAS

13092-320 CAMPINAS, SP

Composição própriaDistribuição gratuitaImpressão: RIP Editores GráficosTiragem: 10 mil exemplares

Confira a versão digital do Boletim A Tribuna, que também está disponível para download em www.arquidiocesecampinas.com/banca

Equipe Setor Imprensa

Família, santuário da vida

02 - AGOSTO/SETEMBRO 2014 - BOLETIM A TRIBUNA

A transmissão e a educação da fé encontram cam-po privilegiado na família. Em seu seio, a prática da espiritualidade cristã fortalece a caminhada na

presença de Deus. A família é a “Igreja doméstica”, conforme apontou o Concílio Vaticano II; “é uma comunidade de fé, de esperança e de caridade”, como lembra o Catecismo da Igreja Católica (CIC 2204). Daí a importância de valorizarmos to-das as iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar desse primeiro espaço humano que nos introduz à novidade cristã. Uma delas é a Semana Nacional da Família, criada em 1992, este ano celebrada de 10 a 16 de agosto. Na foto, membros da Paróquia São Sebastião, em Valinhos (SP), durante a oração do terço pelas famílias, uma das muitas atividades desenvol-vidas pela Paróquia durante a Semana. Mais sobre o assunto, você confere na matéria da página 4.

Foto

gen

tilm

ente

ced

ida

Page 3: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

BOLETIM A TRIBUNA - AGOSTO/SETEMBRO 2014 - 03

Paróquias recebem novos párocosDa Redação

As cidades se expandem, novos desafios pastorais surgem e cresce, com isso, a ne-cessidade de mais paróquias e de reorga-

nizar as comunidades de fé. Em janeiro de 2014, a organização eclesial foi repensada com a constitui-ção de novas foranias, em resposta ao que rege o 7º Plano de Pastoral Orgânica (PPO) da Arquidiocese de Campinas. As foranias, agora divididas em 13, ca-minham para favorecer o cuidado pastoral do povo de Deus. Paróquias são desmembradas e novas pa-róquias nascem. Assim, para uma ação evangeliza-dora em comunhão com toda a Igreja, mudanças são constantemente realizadas.

Nos últimos meses, foram nomeados novos páro-cos e administradores paroquiais para algumas pa-róquias. As posses e apresentações desses padres se deram de julho a agosto deste ano. Nesses momen-tos, ao mesmo tempo em que a comunidade se des-pede do pároco que a acompanhou, alguns durante muitos anos, se mobiliza para receber um novo pa-dre, acolhê-lo e ser, por ele, acolhida.

Algumas das posses recentes. Ao lado, posse de Padre Adriano Broleze, como pároco da

Nossa Senhora de Fátima, em Campinas. Acima, posse de Padre Marcos

Adriano como pároco da nova São Francisco de Assis, em Indaiatuba. Mais abaixo,

apresentação de Padre Augusto Ramos como administrador paroquial da São Cristóvão, em

Valinhos.

Foto

de

Ana

Barb

i

Padre Clodoaldo Verdin, Padre João Passadori, Padre Julio Calusni, Padre Luís Sérgio e Padre Rogério Penha toma-ram posse e foram apresentados a suas novas paróquias. Confira na página 8 desta edição.

Paró

quia

São

Fra

ncis

co d

e As

sis

Paró

quia

São

Cri

stóv

ão

Page 4: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

Semana Nacional da Família e Hora SantaPor Bárbara Beraquet

04 - AGOSTO/SETEMBRO 2014 - BOLETIM A TRIBUNA

“Reconhecer como é belo ser família hoje”

“A família hoje é desprezada, é maltratada, e o que nos é pedido é reconhecer como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; quan-to é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade”, advertiu o Papa Francisco, ao dar pistas sobre evento que, em breve, tratará daquela que é a primeira Igreja, berço da catequese. As palavras, que a princípio soam com alguma dureza, foram proferidas durante Consistório Extraordinário do Colégio Cardinalício dedicado à família, em feve-reiro deste ano. Ali o Santo Padre já adiantava uma preocupação atual - a defesa da família, “que é a cé-lula fundamental da sociedade humana”, e que será objeto do Sínodo dos Bispos sobre a Família, sob o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. A assembleia episcopal terá lugar no Vaticano, de 5 a 19 de outubro próximos, e deve trazer mais luzes à questão.

Esse cuidado com a vida familiar ganhou mais cor aos olhos durante a Semana Nacional da Família, celebrada pela Igreja do Brasil de 10 a 16 de agosto

últimos, com o tema “A espirituali-dade cristã na família: um casa-

mento que dá certo”.Foram dias vividos intensa-

mente pela Arquidiocese de Campinas, nas Paróquias, Mo-

vimentos, Pastorais e outras orga-nizações. No dia 14 de agosto, na Matriz

da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, agentes que atuam no âmbito familiar, como Movimentos Familiares e de Casais, Pastorais Familiares Paro-quiais, Equipes Paroquiais de Noivos, Batismo e outros, reuniram-se para a oração da Hora Santa da Família, em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos.

Page 5: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

BOLETIM A TRIBUNA - AGOSTO/SETEMBRO 2014 - 05

A Hora Santa foi realizada pela Área Pastoral Familiar, Encontro de Casais com

Cristo (ECC), Centro de Orientação Familiar (COF), Orientação de Vivência

Sacramental (OVISA), Equipes de Nossa Senhora, Equipe Pré-Matrimonial e Comissão de Bioética e Defesa da Vida, e

recebeu o apoio da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Fotos: Bárbara Beraquet

Nas paróquias, diversas atividades envolveram as comunidades, como na Paróquia São Paulo Após-tolo, em Sumaré, em que se deu a renovação dos compromissos no matrimônio e bênção de todas as gerações, uma especial das gestantes. Em Cam-pinas, por exemplo, na Paróquia Santa Isabel, a programação incluiu testemunhos e palestras para promover o diálogo em família; na Paróquia Cristo Rei, houve encerramento com confraternização; na Paróquia Divino Salvador, a exibição do filme Mommo e um debate; na Paróquia Sant’Ana, Lei-gos da Consolação e Pastoral Familiar realizaram a reza do Terço Luminoso, na Comunidade Santo André. São apenas alguns dos muitos exemplos de como a Semana reacendeu a chama da fé em fa-mília.

Quer nos contar como foi em sua comunidade? Escreva-nos: [email protected]

Page 6: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

ARQUIDIOCESE em destaque

Dia Nacional da Saúde foi comemorado com Celebração

Eucarística. Ao lado, Dom Airton, agentes e profissionais da Saúde.

Você participa ou apoia o trabalho de alguma pastoral?

Envie um email para [email protected] ou ligue para (19) 3794.4733 e nos conte o que seu grupo tem

feito!

Dia Nacional da Saúde

Missa pelo Dia Nacional da Saúde foi celebrada em favor dos profissionais da área, no dia 05 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas (SP), presidida pelo Arcebispo Me-tropolitano, Dom Airton José dos Santos.A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Campinas, que tem Padre Norberto Tortorelo Bonfim como as-sessor, organizou o momento, que reuniu agentes das paróquias e profissionais da área médica. A data é uma homenagem ao médico sanitaris-ta Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tro-picais e da medicina experimental no Brasil. A Pastoral da Saúde é, desde 1985 e por von-tade expressa do recém-canonizado Papa João Paulo II, uma das formas de pastoral especializada. Em 11 de fevereiro de 1985, pelo Motu Proprio “Dolentium Hominum”, São João Paulo II instituiu a Comissão Ponti-fícia para o Apostolado dos Profissionais da Saúde, anos depois convertida em Conse-lho Pontifício para a Pastoral da Saúde.

06 - AGOSTO/SETEMBRO 2014 - BOLETIM A TRIBUNA

Page 7: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

Cenáculo

O 21º Cenáculo da Arquidiocese de Campinas, promovido pela Comissão Arquidiocesana da Re-novação Carismática Católica (RCC) de Campi-nas, realizou-se no dia 17 de agosto, no Giná-sio Poliesportivo da Escola Salesiana São José. O tema foi “Que repitam sem cessar: ‘Glória ao Se-nhor’ (Sl 69,5)”. Neste ano, em unidade com a RCC Nacional, o evento conclamou os fiéis a viver e testemunhar a Fé e a levar o Evangelho a toda criatura. Em meio à extensa programação, houve pregação, momentos de louvor, e também uma procissão com entronização da imagem de Nossa Senhora de Pentecostes. No encerramento, houve Celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Marcos Adriano Paulino.

Foto

s de

Fáb

io M

arce

lino

Jubileus

No mês de outubro, a Paróquia Sant’Ana, de Su-maré, comemora 100 anos de fundação (Jubileu de Jequitibá), no dia 09.Em novembro, a comemoração será pelos 30 anos (Jubileu de Pérola) de ordenação do Padre Roberto Teixeira Di Lascio, no dia 25.

Diaconato

Em 09 de agosto, durante Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Cam-pinas, Dom Airton José dos Santos, na Paróquia Sant’Ana de Sousas, Campinas, os candidatos ao diaconato receberam o ministério do leitorato. Foram cinco candidatos ao diaconato: Antônio Ma-ria Stocco de Miranda, Aldair de Souza Santos, Isa-el Boulhoça, Marcos Itou Pinheiro, Ricardo Augusto Chiminazzo.O leitorato é o ministério do leitor: um tempo de aproximadamente seis meses de preparação para o diaconato, para aprofundar a leitura da Palavra de Deus.

Encontro em Itaici

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, o Encontro de Formação sobre o Documento 100 da CNBB, “Co-munidade de Comunidades: uma Nova Paróquia”, será no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Parti-ciparão membros das coordenações colegiadas das foranias e de organismos arquidiocesanos. “Rogo ao Senhor para que a participação de todos fortale-ça nossa comunhão e nosso testemunho”, escreveu Dom Airton, ao convidar os participantes.

BOLETIM A TRIBUNA - AGOSTO/SETEMBRO 2014 - 07

Page 8: A Tribuna - Agosto/Setembro de 2014 - Edição 3.902

08 - AGOSTO/SETEMBRO 2014 - BOLETIM A TRIBUNA

de Penha, como Pároco da Paróquia Santa Luzia,

em Hortolândia.

• 03 de agosto de 2014

Posse Canônica do Revmo. Pe. João Aparecido

Passadori, como Pároco da Paróquia São Paulo

Apóstolo, em Campinas.

• 09 de agosto de 2014

Posse Canônica do Revmo. Pe. Clodoaldo Rogé-

rio Verdin, como Pároco da Paróquia Santa Catari-

na de Alexandria, em Campinas.

• 16 de agosto de 2014

Posse Canônica do Revmo. Pe. Adriano Broleze

como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fáti-

ma, em Campinas.

• 17 de agosto de 2014

Apresentação do Revmo. Pe. Luís Augusto Ramos

Vieira, como Administrador Paroquial da Paróquia

São Cristovão, em Valinhos.

• 23 de agosto de 2014

Posse Canônica do Revmo. Pe. Julio Cesar Calusni

como Pároco da Paróquia Sant’Ana, em Vinhedo.

(Fechamento desta edição em 21 de agosto de 2014)

Atos do Governo ArquidiocesanoDecretos, atos, provisões ou nomeações assinados por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano

Chancelaria do Arcebispado

Na última edição, fizemos vir a saber as nomea-

ções e transferências referentes às notificações dos

dias 18 de julho e 08 de junho. A partir desta edi-

ção e nas próximas, em página identificada como

esta, você acompanhará os novos atos do Gover-

no. Ainda, mantenha-se atualizado pelo portal:

www.arquidiocesecampinas.com/chancelaria

Datas da Posse Canônica das últimas nomeações:

• 16 de julho de 2014

Apresentação do Revmo. Pe. Luís Sérgio Damas-

ceno de Souza como Administrador Paroquial da

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vinhedo.

• 17 de julho de 2014

Posse Canônica do Revmo. Pe. Marcos Adriano

Paulino, como Primeiro Pároco da Paróquia São

Francisco de Assis, em Indaiatuba.

• 30 de julho de 2014

Posse Canônica do Revmo. Pe. Rogério de Andra-

Rua Lumen Christi, 02 - Jardim das Paineiras13092-320 - Campinas - SP

Telefone (19) 3794.4650www.arquidiocesecampinas.com