A utilização do sistema de informação no gerenciamento de estoques

2
A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUES RESUMO O objetivo deste estudo é identificar a importância da utilização de sistemas de informação no gerenciamento de estoques para reforçar as práticas logísticas na gestão de materiais frente à constante demanda de produção e a busca de excelência nos serviços, consolidando as condições de serviço incorporando novas atribuições como informações e suprimentos para garantir as tomadas de decisões. O estudo realizado contribui para o interesse da moderna gestão em adotar uma dinâmica empresarial voltada para a modernização, a partir das ferramentas que tornam o processo de gestão de materiais rápida e eficiente. A implantação de plataforma de tecnologia informacional implica necessariamente em um novo desempenho organizacional, traduzido em taxas de retorno sobre a excelência da produção e dos serviços. A escolha da temática que envolve a gestão de materiais se constitui na ótica da qualidade empresarial numa abordagem que envolve mudanças qualitativas quanto à gestão de estoques. Os procedimentos metodológicos da pesquisa se concentram na pesquisa bibliográfica e exploratória tendo como instrumentos e fontes de análises os pressupostos teóricos de autores sobre o tema. Os resultados elencados no corpo deste trabalho demonstraram que o desempenho do processo de gestão de materiais depende de controle contábil e organização dos estoques, assim como o conhecimento de indicadores de serviços e custos, considerando-se todos os impactos causados pelos mesmos no desempenho das organizações que decisões que sejam tomadas decisões importantes. Palavras-Chave: Gestão de Materiais, estoques, plataforma de tecnologia informacional, decisões, suprimentos.

Transcript of A utilização do sistema de informação no gerenciamento de estoques

Page 1: A utilização do sistema de informação no gerenciamento de estoques

A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUES

RESUMO

O objetivo deste estudo é identificar a importância da utilização de sistemas

de informação no gerenciamento de estoques para reforçar as práticas logísticas na gestão de materiais frente à constante demanda de produção e a busca de excelência nos serviços, consolidando as condições de serviço incorporando novas atribuições como informações e suprimentos para garantir as tomadas de decisões. O estudo realizado contribui para o interesse da moderna gestão em adotar uma dinâmica empresarial voltada para a modernização, a partir das ferramentas que tornam o processo de gestão de materiais rápida e eficiente. A implantação de plataforma de tecnologia informacional implica necessariamente em um novo desempenho organizacional, traduzido em taxas de retorno sobre a excelência da produção e dos serviços. A escolha da temática que envolve a gestão de materiais se constitui na ótica da qualidade empresarial numa abordagem que envolve mudanças qualitativas quanto à gestão de estoques. Os procedimentos metodológicos da pesquisa se concentram na pesquisa bibliográfica e exploratória tendo como instrumentos e fontes de análises os pressupostos teóricos de autores sobre o tema. Os resultados elencados no corpo deste trabalho demonstraram que o desempenho do processo de gestão de materiais depende de controle contábil e organização dos estoques, assim como o conhecimento de indicadores de serviços e custos, considerando-se todos os impactos causados pelos mesmos no desempenho das organizações que decisões que sejam tomadas decisões importantes.

Palavras-Chave: Gestão de Materiais, estoques, plataforma de tecnologia informacional, decisões, suprimentos.

Page 2: A utilização do sistema de informação no gerenciamento de estoques

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................08 2 GESTÃO DE MATERIAIS E SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA ...............................................................................................12 2.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ..............................................12 2.2 TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO...............................................................13 2.3 A IMPORTÂNCIA DA GERÊNCIA DE DADOS............................................14 2.4 GESTÃO DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO...........................15 3 GESTÃO DE ESTOQUES E TI.......................................................................18 3.1 A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUES ...................................18 3.2 O TERMO MATERIAL..................................................................................23 3.3 A LOGÍSTICA DE ESTOQUES E A TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA .....23 3.4 OS PONTOS CRÍTICOS DA GESTÃO DE MATERIAIS NAS ORGANIZAÇÕES E O PAPEL DO GESTOR .............................................27 3.5 OS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE MATERIAIS......32 3.6 INDICADORES DE NÍVEL DE SERVIÇO ....................................................34 3.7 O FLUXO DE MATERIAIS ...........................................................................35 4 METODOLOGIA DA PESQUISA....................................................................37 4.1 ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA........................................37 5 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.................................................................38 5.1 UMA SÍNTESE DAS TEORIAS APRESENTADAS ......................................38 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................41 7 REFERÊNCIAS...............................................................................................43