A Vida Familiar

3

Click here to load reader

description

Reflexão para encontro de casais.

Transcript of A Vida Familiar

Page 1: A Vida Familiar

A VIDA FAMILIAR A vida familiar é algo que deve ser cultivado, deve ser trabalhada, ela não acontece naturalmente é um

relacionamento construído. É claro que existem sentimentos naturais de proximidade, afeição, amor, proximidade, mas que podem se perder se não houver esforço humano no sentido de se querer ter uma família e de lutar para que a vida familiar seja boa.

Uma família bem constituída dá força ao homem para combater as forças que querem nos derrotar, é amparo nos momentos difíceis.

Problemas familiares devem ser entendidos nos seus casos concretos, há sempre uma história por detrás dos conflitos, a pessoa deve buscar o início do problema, onde tudo começou e perguntar: qual deveria ter sido o caminho tomado? O que é que estava errado? É possível corrigir o erro passado? Pode se começar novamente?

Nem sempre respostas serão encontradas, nem sempre os problemas poderão ser resolvidos, porém recomeçar sempre é possível. Temos que revolucionar o nosso modo de agir, ter coragem para mudar, renovar os nossos sonhos, viver a cada dia um novo começo. Isto é possível, devemos ter sempre a consciência da fragilidade das construções humanas, por isso que o salmista fala que devemos buscar acima de tudo que o Senhor edifique a nossa casa.

A nossa tendência de sermos levados de roldão pelas crises da vida faz com que a vida, vez por outra, vá se tornando um verdadeiro deserto.

Mas as grandes crises da vida são prenúncios de grandes milagres.

Sl 126:5-6 - "Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes".

O salmista descobriu que quando nós olhamos os nossos problemas na perspectiva do Deus restaurador, as nossas lágrimas, a nossa dor, todo o sofrimento tornam-se prenúncios de grandes bênçãos.

Por mais que doa, por mais que insista o pranto, diante de Deus as nossas lágrimas são sementes que anunciam o tempo de um ceifar de grande alegria.

Quem sabe nós não estejamos vivendo, hoje, num imenso deserto, que nos fez perder a capacidade de esperar, de acreditar, tornando-nos cidadãos do ontem;

Ou quem sabe, vivemos nos alimentando de nossas próprias lágrimas, pelo fato de não vermos nada para além da dor e da agonia.

PRESERVANDO NOSSA FAMÍLIA

1. COMUNICAÇÃO - Há quanto tempo você não olha nos olhos de sua esposa e não diz: "Querida, eu te amo!" Esse tipo de amor é emocional, ele se expressa verbalmente, ele se comunica com o outro.

2. ATENÇÃO - Às vezes, o amor morre porque não fazemos nada. Mas o amor é dinâmico, não é estático. O melhor modo de contribuir para que um casamento esfrie e o amor morra, é não fazer nada. Muitos casais agem assim.

3. PARTICIPAÇÃO - As pessoas, quando têm uma amizade sincera, gostam de estar e fazer coisas juntas. Será que você é o (a) melhor amigo (a) de sua esposa (o)?

4. COMPREENSÃO - Compreender seu esposo ou esposa envolve um longo processo. Cada um de nós necessita de alguém extremamente confiável e compreensivo com quem possa ser autêntico, com quem consiga tirar "a máscara" e mostrar quem realmente é. Qual a pessoa mais adequada para ter este tipo de compreensão do que nosso cônjuge?

CONHECENDO OS CONFLITOS

Não existe um lar isento de conflitos. Mesmo os relacionamentos mais amadurecidos e profundos enfrentam di-ferenças e discórdias. Quando a comunicação desaparece, os cônjuges criam barreiras que impedem definitivamente a resolução do conflito.

1. SILÊNCIO - O cônjuge decide afastar-se emocionalmente, convencido de que não há algo que faça mudar o parecer da outra pessoa ou resolver o problema em definitivo, ergue "um muro" de alta proteção.

2. ORGULHO PRÓPRIO - o ponto de vista pessoal precisa prevalecer. Por uma questão de vaidade pessoal, sempre um quer estar acima do outro na decisão do conflito. As pessoas, individualmente, querem que a palavra final e decisiva seja a sua.

3. DESISTÊNCIA - Aquele que constantemente é levado a ceder, pode desenvolver uma atitude de mártir, ou, de frustração. Essa frustração por sua vez, provoca o ressentimento.

4. CONCESSÕES - Na realidade, o problema básico não foi resolvido, confrontado, e ele retornará na mente e no coração do homem ou da mulher, ou de ambos, como algo solucionado insatisfatoriamente.

RESOLVENDO OS CONFLITOS

Os casais esquecem que em meio ao ardor "da batalha", os conflitos são normais na vida de toda e qualquer pessoa. O que é essencial é o desejo de resolvê-los e aprender a desenvolver, através deles.

Page 2: A Vida Familiar

1. A HORA CERTA - Ambos devem saber escolher a melhor hora, situação e lugar para dialogar.2. SABER OUVIR - Saber ouvir com sensibilidade, atenção, imparcialidade, paciência e amor. É o primeiro passo

para que a desavença seja superada.3. TRATAR A DOENÇA E NÃO O SINTOMA - É comum os cônjuges preferirem fugir de suas crises, preocupando-se

com outras coisas mais corriqueiras e de fácil solução. O casal deve refletir tentando encontrar a causa básica que está prejudicando o relacionamento. Depois de pensar seriamente em todos os fatos, procurando equilibrar as emoções da melhor forma possível, o próximo passo é conversar de modo lúcido, evitando as acusações, as críticas mútuas e os gritos.

4. RECONHECER E ASSUMIR A PRÓPRIA QUOTA DE RESPONSABILIDADE – Trata-se da questão mais difícil de se tratar num casamento, devido ao orgulho intrínseco no ser humano, à vaidade pessoal, à tendência em justificar-se e transferir a própria culpa.

5. É TEMPO DE MUDAR - Após reconhecer suas próprias responsabilidades, é chegada a hora de ambos alistarem o que, na mudança de seus hábitos, vai contribuir na solução da crise.

TRÊS FRASES QUE PODEM SALVAR RELACIONAMENTOS

1 - "Eu estou errado" - humildade em reconhecer o erro.

2 - "Por favor, me perdoe" - o perdão é importantíssimo para cicatrizar qualquer ferida no relacionamento.

3 - "Eu amo você" - parece simples, não é? Em minha experiência tenho comprovado que a falta de verbalização e atitudes de amor e carinho, deteriora mais rapidamente a vida conjugal.

Hoje somos desafiados a olhar para o Deus do Salmo 126, e apesar de todas as contradições e de todas as dificuldades devemos ter um olhar positivo para as possibilidades de vida familiar dento do Plano de Deus. Procure fazer o seu dia feliz e também dos que estão perto de você e você vai descobrir um grande prazer na sua vida familiar.

Submeta diariamente a sua vontade ao Espírito Santo e Deus lhe capacitará a viver uma vida como nunca você viveu antes, recebendo dele toda a orientação para permanecerem casados.