A vida mágica da sementinha 5º a

16

Click here to load reader

Transcript of A vida mágica da sementinha 5º a

Page 1: A vida mágica da sementinha   5º a

A Vida Mágica da Sementinha

5º A | 2015

Page 2: A vida mágica da sementinha   5º a

O rapto da sementinhaLevada pelo rouxinol conhece o bosque e todos os

animais que ali vivem. A sementinha, com a sua meiguice, convence o rouxinol a não a comer.

sarça chapim tília rouxinol

Page 3: A vida mágica da sementinha   5º a

O Naipe do Coral

Tentilhão Pica-peixeChapim Azul

Page 4: A vida mágica da sementinha   5º a

Toada (rumor) da Primavera

Feto

Campainhas azuis

Page 5: A vida mágica da sementinha   5º a

… e chegavam mais...

cuco Chapim

Rouxinol estava apaixonado pela Sementinha.

Page 6: A vida mágica da sementinha   5º a

Velhas histórias que convém saber...

O trigo apareceu no Afeganistão , há cerca de 10.000 anos sendo primeiro : o trigo anão ! Tudo por causa duma guerra.

Page 7: A vida mágica da sementinha   5º a

Velhas histórias que convém saber...O trigo foi cultivado pela primeira vez no Médio Oriente.

Há cerca de 10.000 anos, uma mutação ou hibridização ocorreu, resultando numa planta com sementes grandes,que não podiam espalhar-se com o vento. Esta planta poderia produzir mais comida para os humanos e teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores, tornando-se assim o ancestral do trigo moderno.

Page 8: A vida mágica da sementinha   5º a

Em poder da feiticeira

Envolvida com uma camada de terra, a Sementinha estava pronta para germinar. Não sabendo onde estava atreveu-se a perguntar onde se localizava.Alguém lhe respondeu, era a terra feiticeira.

Page 9: A vida mágica da sementinha   5º a

O grande mistério

Page 10: A vida mágica da sementinha   5º a

O grande mistério

O grande mistério consiste na transformação da pequena sementinha em planta (trigo).

Page 11: A vida mágica da sementinha   5º a

A sementinha é esquartejadaOs cientistas atiraram-na para cima da mesa, onde, de vez em quando, lhe iam tocando nas espigas e apertando os bagos. A certa altura, o Agrónomo arrancou-lhe mais um dos seus caracóis e felo passar de mão em mão a um velho que a mordeu com curiosidade. Este mesmo velho separou-lhe todas as espigas enquanto os outros lhe esmagavam os grãos. O que ela ainda não tinha percebido era que aqueles grãos eram agora seus filhos.

Page 12: A vida mágica da sementinha   5º a

As meninas sementinhas vão à escola

A aula não tinha carteiras, nem quadro preto, nem cartas geográficas pelas paredes. Eram vários canteiros com terra preparada pelos homens; e o material escolar era bem diferente - um termômetro, uma balança para as pesar, uma pá, um balde, um rastilho e um irrigador.

Page 13: A vida mágica da sementinha   5º a

A Asa de Corvo casa-se:Era primavera e a Asa de Corvo pensou em casar. No tempo das suas avós e da sua mãe o casamento era feito ao acaso, mas a Asa de Corvo não iria ter o mesmo destino. O homem de bata branca, com a ajuda de um par de pinças arrancou-lhe os estames de pólen das suas flores masculinas deixando-lhe as femininas. Foi quando a Asa de Corvo compreendeu que o seu casamento era de conveniência. O homem de bata branca deitou sobre os pistilos da Asa de Corvo pólen de outra flor mais robusta, protegendo-a do polén vagabundo que andava no ar. A Asa de corvo deu assim origem a novos filhos designados de: Híbridos.

Page 14: A vida mágica da sementinha   5º a

Polinização

Algumas flores são machos e outras são fêmeas. Os machos têm o maravilhoso pó amarelo - o pólen. O pólen é um pó mágico que quando toca nos pistilos (gineceus) das flores femininas transforma-as, originando uma nova planta. Polinização: as flores masculinas atiram o pólen que é levado pelos pássaros, pelas abelhas e pelo vento para as flores femininas.

Page 15: A vida mágica da sementinha   5º a

Trigo híbrido - alimentos transgénicosOs alimentos transgénicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. O DNA (código genético) desses alimentos é modificado. Alguns produtos são modificados para que contenham um maior valor nutricional e resistam ao ataque de vírus e fungos. Outros são modificados para que a produção seja aumentada. O trigo utilizado hoje em dia é bem diferente do trigo de há 50 anos atrás, é uma planta híbrida, desenvolvida para aumentar os lucros.

Page 16: A vida mágica da sementinha   5º a

Um viveiro de sementeskl Mark Carleton Alfred ( Ohio ,

Estados Unidos 07 de março de 1866 - Paita , Peru 25 de abril de 1925) foi umamericano botânico e patologista de planta , o mais notável para sua introdução de trigos duros vermelho e trigos duroda Rússia na wheatbelt americana . [ 1 ]

Em 1875, Michurin alugara uma faixa de terra com cerca de 500 metros quadrados não muito longe de Tambov, onde começou coleta de plantas, e iniciou a sua investigação em pomologia[1] e seleção. Em 1899, ele adquiriu uma maior faixa de terra de cerca de 130.000 metros quadrados e moveu para lá seus laboratórios.