A voz da Notícia_comp gráfica

10

description

Informativo A Voz da Notícia computação gráfica

Transcript of A voz da Notícia_comp gráfica

Cientistas avançam na criação de vacina contra o câncerA potencial vacina ataca tumores como se eles fossem vírus

Cientistas deram um grande passo para a criação de uma vacina universal contra o câncer. O avanço foi descrito por pesquisadores em um artigo na renomada revista científica Nature.DeDe acordo com a pesquisa, a vacina incita o siste-ma imunológico a produzir células T, que são ca-pazes de atacar os tumores como se eles fossem vírus. Ela torna isso possível a partir da retirada de pedaços do código genético RNA do câncer e a introdução dessas porções em nanopartículas de gordura, que em seguida são injetadas na corrente sanguínea do paciente.Diferentemente da maioria das vacinas em que a imunização é feita em pessoas com risco de ad-quirir uma doença, essa seria dada a indivíduos que já têm câncer. Até agora, os pesquisadores fi-zeram apenas testes em ratos e em três voluntá-rios com melanoma.No primeiro paciente, um nódulo diminuiu de ta-manho depois de ele receber a vacina. O segun-do, que teve tumores removidos cirurgicamente, ficou curado sete meses depois da imunização. Já os oito tumores do terceiro voluntário continua-ram "clinicamente estáveis" após a vacinação.

Apesar de os sistemas imunológicos reagirem aos tumores, não existem provas concretas de que a vacina teve algum papel na recuperação dos pacien-tes. O estudo explica que o objetivo não era testar a sua eficiência, mas saber se ela era segura para apli-cação em humanos.Até o momento, os efeitos colaterais foram limita-dos a sintomas semelhantes aos de uma gripe comum. Geralmente, pacientes em tratamento qui-mioterápico apresentam sintomas mais agressivos, como náusea, perda de cabelo e falta de apetite - sem contar que a imunidade geral do corpo fica tão baixa que a ocorrência de infecções é alta.

http://abem.org.br/wp-content/uploads/2016/05/virus.jpg

Pela primeira vez, brasileiro ganha prêmio científico mais importante da França

O que você precisa saber antes de viajar de avião

diluído no preço de todas as passagens. Assim, a tarifa fica mais alta e as pessoas que voam sem malas pagam pelas que carregam bagagem.ComoComo funciona em outros países? Em voos domés-ticos, cada passageiro pode transportar gratuitamen-te apenas a bagagem de mão. Nos Estados Unidos, um passageiro da American Airlines paga 25 dóla-res pela bagagem despachada. Na europeia Ryanair, o preço é de 40 euros (cerca de 150 reais).O que está por trás do valor da passagemA companhia aérea paga para o avião pousar, per-manecer no aeroporto, fazer conexões e dispor das comunicações e auxílios necessários para voar. Os valores dependem de fatores como distância percor-rida, combustível, ICMS e taxas de embarque. Algumas companhias cobram pelo serviço de bordo. A taxa de embarque é um pagamento pelos serviços e pelo uso das instalações dos aeroportos. Os valores variam de acordo com a cidade e o tipo de voo, doméstico ou internacional.ParteParte do valor da passagem vai para o operador do aeroporto, para o Programa Nacional de Auxílio a Aeroportos, para o Fundo Nacional de Aviação Civil e para o Comando da Aeronáutica. E ainda tem os impostos. O céu é o limiteAA máxima altitude dos aviões comerciais varia de 39 000 a 41 000 pés (de 11 000 a 12 500 metros). Existem algumas variáveis que definem em qual al-titude a aeronave deve voar, como peso, distancia.

Como economizar ao comprar um bilhete aéreo? Quantos quilos pode ter sua mala? O que enca-rece os voos nacionais?Nunca foi tão fácil comprar uma passagem aérea no Brasil. Nos últimos anos, com tarifas em queda e promoções, o número de passageiros saltou de 34 milhões, em 2002, para 103 milhões, no ano passado. Mas ainda são muitas as dúvidas sobre tudo o que envolve viajar de avião. Por que pagamos taxa de embarque? Com quanto tempo dede antecedência devemos comprar uma passa-gem aérea para economizar? Quantos quilos pode ter a bagagem? Preparamos um guia para esclarecer estas e outras curiosidades. Como economizar na passagemEm 2001, com a chamada liberdade tarifária, o governo deixou de intervir no preço das passa-gens aéreas. Como as companhias ficaram livres para estipular os valores, o preço das passagens caiu 40% nos últimos dez anos. Siga as seguintes dicas para economizar: procure comprar seu bilhete de um a três meses antes da data da viagem. Voar na baixa temporada ou em dias pouco concorridos, como a terça ou a quar-ta-feira, e no meio de feriados, também é boa opção. Você vai pagar menos se escolher os horá-rios de menor procura: das 10h às 16h e no fim da noite ou na madrugada. Atenção ao peso da bagagemEm voos domésticos, é possível levar até 23 quilos de bagagem sem cobrança adicional. Nos internacionais, a franquia chega a duas malas com 32 quilos cada uma. O valor da bagagem é

O carioca Marcelo Viana é o primeiro matemático a receber o Grande Prêmio Científico Louis Se você é adepto da frase "todo dia um 7 x 1 dife-rente", saiba que, dessa vez, foi o Brasil que venceu de goleada. Mas não foi no campo de fu-tebol, não: foi no da matemática. Pela primeira vez, o Grande Prêmio Científico Louis D. foi en-tregue a um brasileiro, o diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)Marcelo Viana. De quebra, o cientista também foi o pri-meiro matemático do mundo ganhar o prêmio. Quem atribui o título é a Academia de Ciências da França, formada pelas cinco academias fran-cesas mais importantes do país. Com 16 anos de existência, o Grande Prêmio é concedido anual-mente a um ou dois projetos de pesquisa em qual

quer área da ciência. Esse ano, foram dois vencedo-res: Viana e o francês François Labourie, da Univer-sidade de Nice, na França. Os doisdividirão um prêmio de 450 mil euros (ou R$ 1,8 milhão). O projeto de Viana consistia em estudar os chama-dos sistemas dinâmicos: equações que servem para prever, entender e até controlar situações da vida real - um bom exemplo de aplicação desses sistemas é a previsão do tempo. Em agosto de 2014, outro matemático foi o primeiro brasileiro a receber uma honraria científica nessa mesma área: Artur Ávila, queque ganhou a Medalha Fields, tido como o Nobel da matemática.

ESPORTECinco brasileiros jogarão a Eurocopa de 2016

Marquinhos está confirmado para as OlimpíadasZagueiro conseguiu a liberação de seu clube

O zagueiro Marquinhos, com idade olímpica, conseguiu a liberação que precisava do PSG e vai jogar as Olimpíadas de 2016, no Brasil.Apesar de ter idade olímpica, o clube francês não seria obrigado a liberar o jogador para a disputa do torneio. Neymar teve que abrir mão de jogar a Copa América para ser liberado para os Jogos Olímpicos. Marquinhos, que joga a Copa América, no entanto, conseguiu a liberação para disputar o torneio.""Tenho a liberação. Já foi tudo conversado. Tive um pouco de dificuldade no começo com o PSG, mas foi tudo conversado. Tenho idade olímpica e está tudo certo", avisou Marquinhos, titular da Seleção principal após lesão de Miranda.Com 22 anos, o zagueiro tem idade para disputar os Jogos sem ter que ser um dos convocados "por fora".

Veja o mapa com local de nascimento de todos que jogam o torneio

O alagoano Pepe disputará a Eurocopa por Portugal A Eurocopa terá, novamente, brasileiros disputando o torneio. Ao todo, serão cinco jogadores nascidos no país que estarão na França, cada um de um Estado.De Santa Catarina e São Paulo, estão dois jogadores que defenderão a seleção da Itália no torneio. Éder e Thiago Motta serão os representantes da bota.DoDo Paraná, vem Thiago Cionek, que defenderá a seleção da Polônia. De Minas Gerais, está o goleiro Guilherme Marinato, que defenderá a Rússia. Por fim, das Alagoas, vem o zagueiro Pepe, de Portugal.Em toda a América, há apenas mais dois jogadores que participarão da Eurocopa. Da Jamaica vem Ster-ling, que defenderá a Inglaterra na Eurocopa. Já do Canadá, Alan Mannus defenderá a seleção da Irlanda do Norte.

Fã de CSI ajuda a desvendar assassinato na Espanha

Quem disse que ver série é perda de tempo? O tempo que Carmen Moreno passou assistindo CSI valeu a pena quando ela encontrou provas essenciais para solucionar um assassinato em um parque em Se-villa, na Espanha, usando técnicas que ela aprendeu nas séries de investigação criminal.Carmen trabalha no parque Maria Luiza, onde uma mulher de 31 anos foi encontrada morta em um banco. A investigação da polícia concluiu que se tratava de um suicídio. A cena do crime foi liberada e a equipe de limpeza foi chamada. Enquanto varria folhas, Carmen encontrou lenços e protetores íntimos com sangue.Ela estranhou que a polícia não tenha encontrado antes as evidências e decidiu guardá-las. E, segundo aprendeu em CSI, tomou cuidado para não contaminar nenhuma prova. Estava sem luvas, então usou uma sacola plástica para pegar os objetos e os separou em 8 saquinhos.Mais tarde, a autópsia mostrou que não se tratava de suicídio. A vítima chegou a tomar tranquilizantes, mas não teve uma overdose. Segundo o exame, ela sofreu um estupro violento e morreu por conta dos machucados causados pelo ataque.AA primeira coisa que a polícia fez foi ligar para a equipe de limpeza e checar se, por acaso, eles ainda não tinham jogado fora o lixo daquela manhã. O turno de Carmen já tinha acabado quando seu chefe entrou em contato. Ela explicou exatamente onde estavam guardados os saquinhos com as provas.Usando as evidências que Carmen guardou, a polícia conseguiu amostras de DNA do agressor. Compa-rando com a base de dados, eles descobriram que o assassino era um homem de 46 anos com um históri-co anterior de violência.Treze dias depois das descobertas de Carmen, o homem foi encontrado e preso pelo crime. As provas encontradas pela fã de séries serão parte essencial do seu julgamento.Carmen espera agora um convite para assistir a uma autópsia de perto, segundo contou a um programa

Fã da série, faxineira encontrou e guardou provas que a polícia deixou passar

Índia cria zonas onde é proibido tirar selfieA moda de tirar selfies nos lugares mais perigo-sos do mundo (em cima de torres, perto de ani-mais selvagens) não tem vez na cidade de Mumbai, na Índia. O governo de lá proibiu a prá-tica de selfies em 16 lugares da cidade. E nem adianta tentar esconder a câmera e tirar a foto es-condido - qualquer um que pisar nesses pontos proibidos corre o risco de receber uma multa equivalente a R$ 70.Tanta preocupação se deve ao alto índice de aci-

dentes causados por tentativas frustradas de tirar esse tipo de foto. No mundo, há registro de 49 mortes relacionadas a selfies desde 2014 - das quais 19 aconteceram na Índia. Um dos últimos casos aconteceu em janeiro, quando uma jovem de 18 anos despencou do topo de uma pedra e caiu no mar. Outra pessoa se jogou na água para tentar sal-vá-la, em vão, os dois morreram afogados. vá-la, em vão, os dois morreram afogados. A polícia deve colocar placas alertando sobre a proibição em alguns lugares turísticos.

Seleção Brasileira Masculina de Vôlei terá 'pedreiras' na fase de grupos nos Jogos OlímpicosEstados Unidos, Itália, França, Canadá e México estão na chave brasileira

Bruno Soares, Marcelo Melo, Thomaz Bellucci e Teliana Pereira garantem vaga no Rio'2016Dupla formanda por tenistas mineiros é esperança de medalha para BrasilO Brasil já conhece quatro dos seus representan-tes no tênis dos Jogos Olímpicos do Rio. As vagas foram definidas a partir dos rankings mun-diais publicados nesta segunda-feira pela Asso-ciação dos Tenistas Profissionais (ATP) e pela sua versão feminina, a WTA. Thomaz Bellucci con-seguiu vaga direta, enquanto Teliana Pereira entra na cota do país-sede. Bruno Soares e Marcelo Melo se qualificaram por estarem no Top 10 em duplas.O ranking de simples distribui 56 vagas, com limite de quatro atletas por país. Thomaz Bellucci aparece em 62.º lugar, mas há 10 espanhóis e 10 franceses à sua frente. Ainda há de se considerar

os atletas que não atingiram a participação mínima em três confrontos da Davis no ciclo olímpico, além dos que já anunciaram desistência - o austríaco Thiem, o americano Isner, os australianos Kyrgios e Tomic e o espanhol Feliciano López.DestaDesta forma, Bellucci entra com folga dentro da zona de classificação, o que não torna necessário o convite a um tenista brasileiro. Será a terceira participação olímpica dele, que também esteve nos Jogos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012.RogérioRogério Dutra Silva, o Rogerinho, aparece em 83.º lugar e ainda briga por vaga. O brasileiro depende de desistências e das convocações para os jogos da Davis em julho.

Foram definidos nesta segunda-feira os adversá-rios da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei na fase de grupos das Olimpíadas do Rio de Janeiro. O time comandado pelo técnico Bernardinho não contou com a sorte e terá de encarar logo no início do torneio fortes seleções como a dos Esta-dos Unidos, Itália e França. Além do trio, Canadá e México também caíram no mesmo grupo que os donos da casa.A seleção norte-americana voltará a se encontrar com o Brasil após superarem os rivais na final das Olimpíadas de Pequim, em 2008, e na final da Liga Mundial de 2014. Quem também enfren-tará o time de Bernardinho novamente é a França, que venceu a Liga Mundial realizada no Rio de Janeiro. A Itália, uma das equipes mais tradicio-nais do vôlei mundial e que já chegou a rivalizar com os brasileiros em outros tempos, completa conjunto de elite do difícil Grupo A.

Os destaques do Grupo B são menores que o citado acima. A Polônia, atual campeã mundial, e a Rússia, atual campeã olímpica, são as únicas grandes forças de uma chave que contam também com o Irã, es-treante olímpico no vôlei, Cuba, Argentina e Egito.A formatação dos grupos do torneio de vôlei olímpi-co foi definida através do ranking da Federação In-ternacional de Voleibol. Como o Brasil é o atual líder e anfitrião dos Jogos, acabou caindo no Grupo A, juntamente com a Itália e os Estados Unidos, quarto e quinto colocado no ranking mundial, respectiva-mente.O Marcanãzinho será a sede dos jogos de vôlei das Olimpíadas do Rio de Janeiro. A competição está prevista para começar no próximo dia 7 de agosto e deverá terminar no dia 21 do mesmo mês. Falta apenas definir as ordens das partidas, ainda não di-vulgada pela organização do evento.

Curry e Neymar realizam o encontro de craques nos EUAJogadores trocaram camisa após nova vitória dos Warriors

Neymar visitou o vestiário dos Warriors Um é considerado por muitos o melhor jogador de basquete da atualidade. O outro é atualmente o melhor jogador de futebol do Brasil. Curry e Neymar encontraram-se neste domingo, nos EUA.Nos EUA para acompanhar a Copa América de perto, apesar de não estar jogando o torneio, Neymar aproveitou o domingo (5) para ir a Oakland assistir à segunda partida final da NBA entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers.OO brasileiro, após o jogo, visitou o vestiário dos Warriors, que tem dois brasileiros na equipe, Leandrinho e Anderson Varejão. Após conversar com o time de Oakland e dar camisas aos jogadores, trocou camisa com o craque da equipe, o MVP da NBA pelo segundo ano seguido, Stephen Curry.Os jogadores ainda conversaram um pouco, se cumprimentaram, tiraram fotos e trocaram de camisas. Neymar ganhou uma camisa do Warriors, enquanto Curry recebeu uma camisa do Barcelona assinada.

Evoluíram demais!Jovens prospectos do basquete nacional, Davi Rossetto, Deryk Ramos e Lucas Dias lutam pelo troféu de Jogador Que Mais Evoluiu da temporada 15/16 do NBB CAIXAJovens prospectos do basquete nacional, Davi Rossetto, do Solar Cearense, Deryk Ramos, do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, e Lucas Dias, do EC Pinheiros, como os três mais votados e, consequentemente, candidatos ao prêmio de maior evolução. A eleição contou com a partici-pação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipesequipes que disputaram a oitava edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, perso-nalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em par-ceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.Vencedor deste prêmio na última temporada, Davi foi um dos grandes nomes da histórica cam-panha do Basquete Cearense, que terminou na sexta posição, e agora luta pelo bicampeonato neste quesito. Titular e capitão da equipe nordes-tina durante a competição, o armador teve gran-des atuações individuais e quebrou seus recordes

pessoais de pontos (25) e assistências (12) no NBB CAIXA durante esta temporada.OutroOutro candidato, Deryk chegou ao Brasília após longo tempo atuando pelo Winner/Limeira, equipe de sua cidade natal e em que foi revelado. Logo em sua primeira experiência “fora de casa”, o garoto de 21 anos mostrou grande evolução e praticamente dobrou sua média de pontos em relação à temporada anterior (14,8 pontos por jogo contra 7,9 pontos por jogo).jogo).Deryk, que também na disputa pelo prêmio de Des-taque Jovem, foi o líder de bolas de três pontos con-vertidas desta edição do NBB CAIXA, com 115 ar-remessos certeiros (2,9 por jogo). Tal rendimento fez com que o jogador terminasse a competição como segundo maior cestinha de sua equipe, atrás apenas de Guilherme Giovannoni, e o 13º no geral.Mais jovem entre os três concorrentes ao troféu de Jogador que Mais Evoluiu, Lucas Dias, de 20 anos, teve grande desempenho ao longo da temporada e foi um dos principais destaques da equipe do Pi-nheiros, eliminado nas quartas de final para o Pas-choalotto/Bauru.

ENTRETENIMENTO16º Festival Primavera Sound reúne 200 mil pessoas na Espanha

RIO — Ano após ano, o Primavera Sound, em Barcelona, vem conquistando uma reputação que o bota em destaque na temporada de verão do He-misfério Norte. Em 2016, desde o anúncio da es-calação, o festival despontou talvez como o mais aguardado do ano. O crescimento não é repenti-no. Em seu 16º ano, o Primavera Sound passou de um público de 8 mil pessoas na primeira edição para 200 mil na que se encerrou no domin-go, com gente de 124 países, segundo a produção do evento.Entre as 130 atrações, com destaque para o rock e o pop, apresentaram-se Radiohead, Tame Impala, Brian Wilson, LCD Soundsystem, The Last Shadow Puppets, PJ Harvey, Air, Beirut, Goat, Action Bronson, Alex G, Andy Shauf e Nao. Representando o Brasil, os grupos O Terno, Aldo The Band e Inky tocaram num palco secun-dário, com público diminuto, porém atento.dário, com público diminuto, porém atento.Embora o foco principal esteja nos três dias de música no Parc Del Forum, espaço de exposições na orla barceloneta, o Primavera Sound teve du-ração de cinco dias, com mais shows em outras partes da cidade, como o Beach Club, casas de shows e os museus MACBA e CCCB - alguns deles gratuitos, como contrapartida ao investi-mento oficial da prefeitura local. Além dos shows, houve também o encontro PrimaveraPro, com 3.500 cadastrados para assistir a palestras e oficinas de profissionais da música.RADIOHEAD: POUCAS MÚSICAS DO NOVO CDPrincipal atração, o Radiohead fez um show cor-reto - o que, no parâmetro da banda, é algo gran-

algo grandioso. O Primavera parou para receber o grupo, reunindo praticamente todos os presentes no espaço dos palcos principais.MesmoMesmo em turnê do novo disco, quem esperava ouvir o trabalho na íntegra teve que se contentar com apenas quatro músicas de “A moon shaped pool’’. O cenário, sempre um dos destaques dos shows dos in-gleses, desta vez não surpreendeu, parecendo uma variação do que se viu nas turnês de “In rainbows’’ (nos telões) e “King of limbs” (nas luzes de palco). O repertóriorepertório da banda, porém, garantiu o espetáculo e a alegria dos fãs.O LCD Soundsystem, de volta da aposentadoria cinco anos após anunciar seu fim, tampouco sur-preendeu. Sem músicas novas, fez um show idêntico ao da última turnê, como se tivesse parado no tempo - com tudo que há de bom e de ruim nisso. O Tame Impala impressionou pela quantidade de pessoas que arrastou para o segundo palco principal, tornando di-fícil conferir a apresentação. Além da lotação, os aus-tralianos enfrentaram problemas com o equipamento de som, que sofreu um apagão em dado momento.Apesar da boa qualidade do que se ouvia, houve re-clamações quanto ao volume baixo, principalmente nos palcos principais, assim como problemas técni-cos que afetaram também os shows de Steve Gunn, Action Bronson e do diretor cult John Carpenter, fa-zendo a segunda apresentação de sua vida tocando trilhas de seus filmes.PRÓXIMA PARADA É PORTUGALAo contrário de festivais em localidades mais distan-tes ou em parques, o Primavera aconteceu no meio de Barcelona e foi totalmente urbano.

Veja sete curiosidades sobre a Disney que você não vai acreditarParques da Disney escondem muitos segredos que influenciam diretamente no funcionamento

Debaixo da fantasiaOs atores que interpretam os personagens passam por treinamentos rígidos. Um deles especifica-mente está relacionado aos autógrafos dados pelos personagens. Isso para que todas as Minnies possam fazer a mesma assinaturaTúneis secretosO Magic Kingdom possui túneis subterrâneos para que os funcionários e personagens possam transitar. Tudo isso para que você nunca veja o Mickey ou outro personagem em área que não pertence ao mundo deleÉ duro ser princesaParaPara interpretar uma das personagens femininas, como a Branca de Neve ou a Cinderela, é exigido que a atriz tenha uma altura entre 1,62 m e 1,72 m. Já para personagens mais jovens, como Alice e Wendy, as moças podem ser mais baixinhas, tendo em média 1,50 m a 1,58 mKm de papelPorPor ano são gastos 313 mil quilômetros de papel higiênico nos banheiros dos parques da DisneyJosé Loreto até sangrou em cena para viver o lutador José Aldo: "Cai no chão, cai no asfalto, lutei na chuva"

teve trabalho no longa.— Eu tomei soco, chute, cotovelada, tomei todos os golpes que tem no MMA, cai, cai no chão, cai no as-falto, lutei na chuva.Os elogios do elenco, que tem nomes como Cleo Pires — como Vivianne mulher do lutador —, Paloma Ber-nardi — que vive a amiga Luiza —, e Milhem Cortaz, — o treinador Dedé Pederneiras — são unanimes para a interpretação de José Loreto. O ator não mediu es-forços e deu sangue, literalmente, para o personagem.Em uma das cenas preferidas de Afonso Poyart, dire-tor do longa, José Aldo encontra a mãe, interpretada por Claudia Ohana, e vê Dona Rocilene machucada após apanhar do pai, vivido por Jackson Antunes, e se descontrola. Claudia Ohana falou sobre a intensidade no dia da gravação.

Mais forte que o mundo – A história de José Aldo estreia no dia 16 de junhoJosé Loreto não consegue esconder o orgulho que tem do trabalho que realizou emMais forte que o mundo – A história de José Aldo. Em entrevista nesta segunda (6), o ator, que luta judô desde os cinco anos, contou que a preparação para o perso-nagem começou sete meses antes da gravações com uma rotina extenuante de exercícios.— Eu fiquei treinando todos os dias, de segunda a segunda, quatro horas de treino por dia e aprendi a lutar. Eu fui na Nova União, onde o José Aldo treina, entrei e lutei com os caras.OsOs treinos foram parte importante para a prepara-ção do personagem e deixaram as cenas de lutas mais reais. Nas gravações ele fez questão de dis-pensar o dublê, que quase não teve trabalho no longa.

Closets maiores do que o seuMinnie tem 200 mudas diferentes de roupa. O Mickey Mouse também não fica muito atrás, com 175 visuais diferentes, incluindo veste de mergulha-dor e smokingIh, perdi!Todos os dias cerca de 200 pares de óculos vão parar no setor de Achados e Perdidos da Disney. Aparelhos celulares são seis mil esquecidos por ano Disney lightSemSem desculpa para fugir da dieta nos parques. Em uma área próxima ao parque são cultivadas trinta to-neladas de frutas e vegetais por ano. Os produtos são usados nos estabelecimentos, dando um toque saudá-vel e fresco ao cardápio

CULTURACNIC analisa 350 projetos culturais

Cerca de 350 projetos culturais serão analisados na 245ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que começa nesta terça-feira (7) e segue até quinta-feira (9), em Brasília. Os projetos pleiteiam autorização do Ministério da Cultura (MinC) para captar re-cursos por meio do mecanismo de incentivo fiscalfiscal da Lei 8.313/1991 (Lei Rouanet). A CNIC é responsável por avaliar e dar os pareceres para subsidiar essas decisões. A plenária final da reu-nião, no fim das atividades de quinta-feira, terá, como de rotina, transmissão ao vivo pelo site e redes sociais do MinC, garantindo a transparên-cia das discussões. A CNIC é um órgão colegiado de assessoramen-to formado por representantes dos setores artísti-cos, culturais e empresariais, em paridade da so-ciedade civil e do poder público. Ela analisa os projetos com base em pré-requisitos estritamen-te objetivos, listados no Artigo 40 da Instrução Normativa (IN) nº 1 de 24 de junho de 2013, tais como natureza cultural, qualificação do propo-nente, garantia da democratização do acesso e acessibilidade.

A Comissão também reflete sobre o custo-benefício dos projetos, podendo sugerir correções na planilha de custos. Como princípio fundamental, segue a de-terminação da Lei Rouanet que diz, em seu Artigo 22, que os projetos enquadrados neste mecanismo "não poderão ser objeto de apreciação subjetiva quanto ao seu valor artístico ou cultural".Ou seja, se um projeto cumpre todas as normas e exigências da lei, estando enquadrado em seus parâ-metros, será considerado apto a captar recursos de incentivo fiscal. Com a autorização, o projeto deverá buscar junto a empresas ou pessoas físicas o apoio àquela iniciativa, investimento que poderá ser posteriormente deduzido, total ou em parte, do im-posto de renda devido.

Quarta temporada da série Conhecendo Museus Estreia neste domingo (5), na programação da TV Brasil, a quarta temporada da série Conhe-cendo Museus. Produzida em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), fundação vinculada ao Ministério da Cultura, os progra-mas têm o objetivo de apresentar, com detalhes, os principais museus do País. A nova temporada é dividida em quatro grandes eixos temáticos, que abordarão a literatura e per-sonagens ilustres brasileiras; imagem, som e co-municações; moda e gastronomia; e ciência e tecnologia, com um total de 60 episódios.Nos 15 programas do primeiro eixo temático, o

público poderá conhecer melhor museus como a Fundação Casa de Jorge Amado, o Memorial Carlos Drummond de Andrade, o Memorial Clara Nunes, o Museu Cais do Sertão (dedicado a Luiz Gonzaga), o Museu Casa de Maria Bonita, o Museu Casa de Por-tinari, o Museu Casa de Rui Barbosa, o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Casa Graciliano Ramos, oo Museu Érico Veríssimo, o Museu Guimarães Rosa, o Museu Mazzaropi, o Museu Monteiro Lobato, o Museu Pelé e o Sítio Roberto Burle Marx.

CINEMAJames Wan revela que foi cogitado para dirigir filme do Flash, mas escolheu fazer Aquaman

James Wan está bem na fita. Depois dos sucessos de Velozes & Furiosos 7 eInvocação do Mal, o nome do diretor ficou bem cotado em Hollywood. Tanto que quando a Warner Bros. entrou em contato, o moço pôde escolher se queria dirigirAquaman ou The Flash!FoiFoi isso que o cineasta revelou durante entrevista para o site Uproxx. Sabe qual motivo fez Wan es-colher a história do herói de Jason Momoa? Li-berdade! Pois, apesar de amar o personagem de Ezra Miller, ele acredita que, como já existem várias adaptações do velocista, conseguirá fazer mais com Aquaman."[...] Eu amo a possibilidade de criar todo um

um mundo novo. Eu sempre quis fazer algo assim e poder criar, visualmente, este incrível e mágico reino. E eu adoro o fato que Aquaman é um perso-nagem subestimado. Amo que as pessoas gostam de fazer piadas sobre ele. [risos] As expectativas são menores e posso me divertir com isso."

Pelo visto, o cineasta está muito animado com o projeto e já garantiu que o filme do Aquaman será divertido. Já The Flash, finalmente, encontrou um novo diretor:Rick Famuyiwa, de Dope: Um Deslize Perigoso. Ambos os filmes chegam aos cinemas em 2018.

Rumor: O próximo filme do Wolverine vai se chamar...Por enquanto, o novo filme solo do Wolverine, depois de X-Men Origens: Wolverine (2009) e Wolverine: Imortal (2013) está sendo chamado simplesmente de Wolverine 3 pelos produtores. No entanto, com as filmagens em andamento, es-pera-se que o título oficial seja divulgado a qual-quer momento.O site ScreenCrush, citando o Gamezone, pro-mete que o título já foi descoberto. As fontes, se-gundo eles, são "confiáveis". Caso essa informa-ção esteja correta, o terceiro filme não vai se chamar Old Man Logan, como estipulavam as primeiras fontes, e sim Weapon X, ou seja, "Arma X".Alerta: spoilers!Esse nome faria sentido por se conectar direta-mente com a trama de X-Men: Apocalipse, quando o personagem é vítima do programa es-pecial que implementa adamantium em se esque-leto. A Marvel já

expandiu esta história em vários quadrinhos diferen-tes, como "Weapon X" em 2000, e "Wolverine: Weapon X" em 2009.Isso significaria contar mais uma vez o surgimento do super-herói, o que já foi feito em X-Men: Ori-gens. Mas a linha do tempo da franquia é tão confusa que ninguém ficaria surpreso com uma nova volta ao passado.Gosta da ideia? Wolverine 3, ou Wolverine: Weapon X, chega aos cinemas em março de 2017, tentando superar o recorde de US$414 milhões arrecadado porWolverine: Imortal nas bilheterias mundiais.