ABC da Caatinga

1
Manejo Correto do Solo: medidas que ajudam a preservar a terra e melhorar a qualidade de vida no sertão 12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 27 de novembro de 2012 VERDE ABC da Caatinga N a última edição do ABC da caatinga abordamos uma das grandes ameaças à Caat- inga: as queimadas. Elas emitem grandes quantidades de polu- entes e geram empobrecimento do solo e desertificação. Por isso é grande a ne- cessidade da utilização de técnicas para a limpeza do solo que gerem menos impactos. A Associação Caatinga pro- move a disseminação de alternativas que auxiliam o agricultor na produção, além de contribuir para a redução das emissões de CO2 que geram o aqueci- mento global e ainda mais dificuldade de sobrevivência na Caatinga. O manejo correto do solo é um con- junto de práticas simples e indispen- sáveis ao bom desenvolvimento do solo. Se aplicadas corretamente, promovem o uso sustentável e aumentam a produ- tividade. As técnicas de manejo do solo a serem aplicadas dependem de diversos fatores que se adaptam a cada área rural a partir de suas peculiaridades. Entre as ações de conservação do solo está: Utilização de defensivos naturais Defensivos naturais podem ser facilmente produzidos a partir de certas plantas, esterco ou urina dos animais de criação. Quando se uti- liza defensivos naturais no lugar de agrotóxicos deixamos de contaminar os alimentos, as pessoas, a terra, a água, os animais e o ar. Cobertura seca Consiste em cobrir a terra com folhas, galhos secos, árvores e mato baixo for- mando um manto que protege o solo do sol e do vento, além de ajudar a manter a umidade. Se os restos de vegetação da roça anterior não forem queimados, so- bra bastante material para cobrir a ter- ra. Com o tempo, essa cobertura seca vai se transformando em adubo favorecen- do a nutrição das plantas. Produção em sistemas agroflorestais É a integração da floresta com as culturas agrícolas e a criação de ani- mais. Manter as espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) entre a produção permite a rápida recupe- ração do solo a cada produção, além do controle de pragas, da adubação natural do solo e de renda extra com a comercialização das frutas e madeiras das árvores, quando bem manejadas. No Clima da Caatinga Em 2012, a Associação Caatinga capacitou mais de 200 agricultores em manejo correto do solo e recomposição florestal, ações promovidas pelo projeto No Clima da Caatinga, patroci- nado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

description

27.11.2012 - Manejo Correto do solo

Transcript of ABC da Caatinga

Page 1: ABC da Caatinga

Manejo Correto do Solo: medidas que ajudam a preservar a terra e melhorar

a qualidade de vida no sertão

12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILTerça-feira, 27 de novembro de 2012

VERDE

ABC da Caatinga

Na última edição do ABC da caatinga abordamos uma das grandes ameaças à Caat-inga: as queimadas. Elas

emitem grandes quantidades de polu-entes e geram empobrecimento do solo e desertifi cação. Por isso é grande a ne-cessidade da utilização de técnicas para a limpeza do solo que gerem menos impactos. A Associação Caatinga pro-move a disseminação de alternativas que auxiliam o agricultor na produção, além de contribuir para a redução das emissões de CO2 que geram o aqueci-mento global e ainda mais difi culdade de sobrevivência na Caatinga.

O manejo correto do solo é um con-junto de práticas simples e indispen-sáveis ao bom desenvolvimento do solo. Se aplicadas corretamente, promovem o uso sustentável e aumentam a produ-tividade. As técnicas de manejo do solo a serem aplicadas dependem de diversos fatores que se adaptam a cada área rural a partir de suas peculiaridades. Entre as ações de conservação do solo está:

Utilização de defensivos naturaisDefensivos naturais podem ser

facilmente produzidos a partir de certas plantas, esterco ou urina dos animais de criação. Quando se uti-liza defensivos naturais no lugar de agrotóxicos deixamos de contaminar os alimentos, as pessoas, a terra, a água, os animais e o ar.

Cobertura secaConsiste em cobrir a terra com folhas,

galhos secos, árvores e mato baixo for-

mando um manto que protege o solo do sol e do vento, além de ajudar a manter a umidade. Se os restos de vegetação da roça anterior não forem queimados, so-bra bastante material para cobrir a ter-ra. Com o tempo, essa cobertura seca vai se transformando em adubo favorecen-do a nutrição das plantas.

Produção em sistemas agroflorestaisÉ a integração da floresta com as

culturas agrícolas e a criação de ani-mais. Manter as espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) entre a produção permite a rápida recupe-ração do solo a cada produção, além do controle de pragas, da adubação natural do solo e de renda extra com a comercialização das frutas e madeiras das árvores, quando bem manejadas.

No Clima da Caatinga

Em 2012, a Associação Caatinga capacitou mais de 200 agricultores em

manejo correto do solo e recomposição fl orestal, ações promovidas pelo projeto No Clima da Caatinga, patroci-nado pela Petrobras, através

do Programa Petrobras Ambiental.