ABC da Caatinga

1
O Projeto No Clima da Caatin- ga, realizado pela Associação Caatinga, patrocinado pela Petrobras através do Pro- grama Petrobras Ambiental, termina seu biênio com resultados surpreendentes. Realizado na região de Crateús/CE o projeto teve resultados positivos, que superaram as metas. Com o ob- jetivo de contribuir para mitigação de efeitos potencializadores do aqueci- mento global, através da fixação e da redução de emissão de CO 2 em ações de conservação da Caatinga, o projeto evitou a emissão de CO 2 através da manutenção de áreas conservadas da região; promoveu a recomposição flo- restal de nascentes e matas ciliares; reduziu as emissões de CO2 e fixou CO2 através da adoção de tecnologias sustentáveis pelas 19 comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, além de promover educação ambiental para a conservação dos re- cursos naturais da Caatinga. As ações de preservação do projeto sequestraram 12 mil toneladas de gás carbônico da atmosfera e evitaram a emissão de 152 mil toneladas, compen- sando o equivalente à pegada de carbo- no anual de cerca de 74 mil brasileiros. “Nossa meta era atingir pelo menos 32 mil pessoas, entre agricultores famili- ares, jovens, professores e moradores locais para as mudanças climáticas no semiárido e para a importância da conser- vação dos recursos naturais da Caatinga e esse número foi bastante superado”, comemora o secretário executivo da Asso- ciação Caatinga, Rodrigo Castro. “Temos a certeza de que quem foi envolvido pelo projeto, passou a ter outra visão e atitude sobre este bioma que precisa muito de proteção”, finaliza Castro. Resultados animadores desafiam o aquecimento global na Caatinga 12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 18 de dezembro de 2012 VERDE ABC da Caatinga www.acaatinga.org.br Além dos grandes resultados do Proje- to “No Clima da Ca- atinga, a Associação Caatinga ainda co- memora a conquista do tatu-bola” mascote da copa do Mundo de 2014, o que vai con- tribuir para a conser- vação do bioma e da espécie, reduzindo seu risco de extinção.

description

18.12.2012 -

Transcript of ABC da Caatinga

Page 1: ABC da Caatinga

O Projeto No Clima da Caatin-ga, realizado pela Associação Caatinga, patrocinado pela Petrobras através do Pro-

grama Petrobras Ambiental, termina seu biênio com resultados surpreendentes.

Realizado na região de Crateús/CE o projeto teve resultados positivos, que superaram as metas. Com o ob-jetivo de contribuir para mitigação de efeitos potencializadores do aqueci-mento global, através da fixação e da redução de emissão de CO2 em ações de conservação da Caatinga, o projeto evitou a emissão de CO2 através da manutenção de áreas conservadas da região; promoveu a recomposição flo-restal de nascentes e matas ciliares; reduziu as emissões de CO2 e fixou CO2 através da adoção de tecnologias sustentáveis pelas 19 comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das

Almas, além de promover educação ambiental para a conservação dos re-cursos naturais da Caatinga.

As ações de preservação do projeto sequestraram 12 mil toneladas de gás carbônico da atmosfera e evitaram a emissão de 152 mil toneladas, compen-sando o equivalente à pegada de carbo-no anual de cerca de 74 mil brasileiros.

“Nossa meta era atingir pelo menos 32 mil pessoas, entre agricultores famili-ares, jovens, professores e moradores locais para as mudanças climáticas no semiárido e para a importância da conser-vação dos recursos naturais da Caatinga e esse número foi bastante superado”, comemora o secretário executivo da Asso-ciação Caatinga, Rodrigo Castro. “Temos a certeza de que quem foi envolvido pelo projeto, passou a ter outra visão e atitude sobre este bioma que precisa muito de proteção”, fi naliza Castro.

Resultados animadores desafiam o aquecimento global na Caatinga

12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILTerça-feira, 18 de dezembro de 2012

VERDE

ABC da Caatinga

www.acaatinga.org.br

Além dos grandes resultados do Proje-to “No Clima da Ca-atinga, a Associação Caatinga ainda co-memora a conquista do tatu-bola” mascote da copa do Mundo de 2014, o que vai con-tribuir para a conser-vação do bioma e da espécie, reduzindo seu risco de extinção.