ABC Da Cirurgia Plástica

download ABC Da Cirurgia Plástica

of 3

Transcript of ABC Da Cirurgia Plástica

  • 8/16/2019 ABC Da Cirurgia Plástica

    1/3

    ABC DA CIRURGIA PLÁSTICAhttp://plasticaebeleza.terra.com.br/

    Dando seqüência ao guia ABC da Cirurgia Plástica a Dra. !ari"ngela #antiago

    que $ !embro %itular e &specialista da #ociedade Brasileira de Cirurgia Plásticae uma das responsá'eis pelo ensino da especialidade no (ospital dos De)eitosda *ace em #+o Paulo e atualmente 'ice,diretora )ala sobre dor edema eequimose. & esclarece como a drenagem lin)ática a-uda na recupera+o.

    DOR

     A dor na cirurgia plástica ocorre quando a pessoa tem uma distens+o dos terminais ner'osos. &ssadistens+o pode ocorrer de'ido ao edema por um acmulo de l0quido ou de sangue. 1 importante dei2arclaro que essa $ uma dor gerada pela pr3pria opera+o e cicatriza+o do tecido. A maior menor ouausência de intensidade de dor 'ai depender do tipo da cirurgia plástica da regi+o operada e da

    sensibilidade da pessoa.

    Dentro das t$cnicas de cirurgia plástica a lipoaspira+o $ a inter'en+o que mais d3i. 4sso ocorre porque o'ai,e,'em da passagem da c"nula sobre o tecido gorduroso e muscular traumatiza a regi+o e produz edemae dor. Como as lipoaspira5es ho-e s+o )eitas com in)iltra+o tumescente o sangramento $ menor. Assim oaparecimento de equimose $ m0nimo.

    DRENAGEM LINFÁTICA

    Drenagem lin)ática $ um tratamento est$tico que por meio de massagens manuais ou de aparelho retira oacmulo de l0quido retido no tecido e drena para os g"nglios lin)áticos sat$lites do corpo. &ssa a+o diminuio edema a dor e a equimose.

    EDEMA

    &dema $ o aumento do 'olume do tecido normalmente em )un+o do acmulo de l0quido ou sangueocasionado pelo trauma cirrgico.

    EQUIMOSE

     A equimose $ uma mancha ro2a que aparece nos tecidos de'ido ao acmulo de sangue. &sse sangue $absor'ido gradati'amente e a equimose desaparece.

    MANIFESTAÇÕES DESSAS OCORRÊNCIASEM CADA TIPO DE CIRURGIA PLÁSTICA

    Blefaroplas!a(plástica das pálpebras)6ormalmente a plástica de pálpebra n+o dá dor. 7 que ela promo'e $ um edema e uma equimose muitogrande depois de 89 horas do ato cirrgico. Para diminuir o edema e a equimose de'em ser realizadassess5es de drenagem lin)ática a partir do 8 ou ; dia ap3s a retirada dos pontos.

    L!f!"# fa$!al(plástica de rosto)6+o $ uma cirurgia dolorosa.7 paciente n+o sente dor a sensa+o $ de rosto pesado e esticado pelo

    edema porque a partir do momento em que o cirurgi+o separa a pele da )ace do tecido gorduroso e acorta ele está seccionando parte das termina5es ner'osas que produzem a dor. &sse ato ocasiona umaperda temporária da sensibilidade da )ace. Ap3s < a = meses a sensa+o de adormecimento desaparece eo paciente 'olta a sentir a pele do rosto. A drenagem lin)ática de'e ser iniciada no quarto dia. Assim a >cara

  • 8/16/2019 ABC Da Cirurgia Plástica

    2/3

    de lua cheia? a sensa+o de rosto pesado e a equimose s+o mais )acilmente eliminadas. A drenagemlin)ática permite que os pacientes 'oltem @s suas ati'idades normais entre ; e dias.

    Ooplas!a(plástica de orelhas de abano)7 p3s,operat3rio dessa cirurgia n+o d3i pelo mesmo mecanismo realizado no li)ting )acial ou se-a ocirurgi+o descola o tecido e corta parcialmente os terminais ner'osos. & com isso o paciente n+o sente dor.

    (á edema mas a incidência de a regi+o )icar ro2a na otoplastia $ m0nima. 6+o se costuma )azer drenagemlin)ática para orelha de abano apenas s+o e)etuados curati'os com )ita de conten+o para acomodar ea-ustar as orelhas na sua posi+o. Alguns pacientes se quei2am de dor no corte nas primeiras horas do p3s,cirrgico. 6esse caso prescre'e,se um analg$sico.

    R!"oplas!a(plástica de nariz)&ssa cirurgia n+o d3i apesar de ser traumática quando e2iste )ratura do osso. 7 que incomoda o paciente$ n+o poder respirar pelo nariz por causa do tamp+o nasal. Assim que esse $ retirado ap3s horas ele'olta a respirar melhor anulando esse descon)orto. 7 edema e a equimose em 'olta dos olhos periorbitalEcostumam aparecer 89 horas depois da rinoplastia de'ido ao trauma da cirurgia. A drenagem lin)ática 'aia-udar a acelerar a regress+o desses sintomas.

    L!poasp!ra%&o 'e pes$o%o A lipoaspira+o de pescoo costuma doer pelo trauma da c"nula sobre a musculatura. A drenagem lin)áticaa-uda a diminuir o edema e a equimose.

    Me"oplas!a(aumento do queixo)1 uma cirurgia que dá um pouco de dor porque ao aumentar o quei2o hou'e uma distens+o dos tecidos daregi+o em que )oi colocada a pr3tese. Com isso o paciente sente dor durante alguns dias. Para diminu0,lausa,se analg$sico. 6essa cirurgia tamb$m $ indicada a drenagem lin)ática.

    L!f!"# 'e (ra%os(plástica da face interna dos braços)

     A paciente sente uma limita+o dos mo'imentos pelo estiramento ou se-a retirada da pele. Costuma doernos primeiros dias na regi+o do corte. A drenagem lin)ática de'e ser )eita a partir do ; dia para retirar oe2cesso de l0quido retido no tecido melhorando assim a sensa+o de descon)orto.

    Ma)oplas!a(plástica de mamas)Redutora: d3i normalmente nas primeiras horas porque logo ap3s a cirurgia a paciente tem sensa+o dedor no local do corte. !as de maneira geral n+o $ uma opera+o dolorosa. (á edema pelo traumacirrgico e a mama se apresenta maior do que realmente $. 7 0ndice de equimose $ muito bai2o. A nicacoisa que pode incomodar a paciente no p3s,operat3rio $ a sensa+o de peso nas mamas de'ido aoedema. A drenagem lin)ática de'e ser iniciada ap3s 8 ou ; dias para que o edema regrida mais rápido.Depois das primeiras sess5es a paciente -á se sente melhor e mais ali'iada. Aumento: essa $ uma cirurgia que apresenta dor no p3s,operat3rio. &la $ causada pela distens+o da

    gl"ndula mamária ou do msculo peitoral pelo 'olume das pr3teses respecti'amente se a pr3tese $colocada por cima ou por bai2o do msculo peitoralE. Cada 'ez que abre e )echa o brao a paciente sentedor principalmente quando a cirurgia $ 'ia a2ilar ou se-a por bai2o de todo o peitoral. #+o usadosanalg$sicos. Para diminuir o edema )az,se drenagem lin)ática a partir do 8 ou ; dia.

    A('o)!"oplas!a(plástica de abdome) A plástica de abdome sem lipoaspira+o n+o d3i porque o cirurgi+o corta parcialmente as termina5esner'osas da dor. 4sso )az com que a paciente perca a sensibilidade do abdome de < a = meses. 7 edema $corrigido com drenagem lin)ática. 7 que mais incomoda a paciente na abdominoplastia $ a postura. &laprecisa caminhar inclinada nos primeiros dias e essa posi+o pro'oca dor na coluna 'ertebral. Fuando aabdominoplastia $ associada @ lipoaspira+o tanto no pr3prio abdome como nas regi5es 'izinhas apaciente sente dor no p3s,operat3rio pelo e)eito da lipoaspira+o. Para diminuir e acelerar odesaparecimento do edema $ importante que a drenagem lin)ática comece a ser )eita a partir do

  • 8/16/2019 ABC Da Cirurgia Plástica

    3/3

    L!f!"# 'e #l*eo(plástica de bumbum)7 implante de pr3tese de silicone de glteo $ uma cirurgia dolorosa porque e2iste a distens+o da regi+opelo aumento do 'olume de'ido @ inclus+o da pr3tese. 1 uma opera+o que requer um nmero maior deanalg$sico pois a paciente sente bastante dor. 6+o dá muito edema nem equimose. Drenagem lin)ática apartir do ; dia para diminuir o edema e a sensa+o de distens+o que a pr3tese produz.

    L!f!"# 'e $o+as(plástica da face interna das coxas)&ssa cirurgia d3i um pouco mas $ descon)ortá'el por causa da postura da paciente. 6o in0cio ela $obrigada a andar semi,arqueada. 7 li)ting de co2as dá uma tens+o desagradá'el entre as pernas e comisso há uma limita+o no mo'imento dos membros in)eriores. A drenagem lin)ática tira o edema diminuindoa dor e a equimose.

    Pl,s!$a 'e a-)e"o 'e pa"-rr!l.a(batata das pernas) A inclus+o da pr3tese de panturrilha costuma dar dor e incGmodo ao caminhar porque e2iste uma dilata+ona regi+o de'ido @ inclus+o da pr3tese. 6+o dá muito edema nem equimose. A paciente de'e )azerdrenagem lin)ática ap3s 8 ou ; dias.

    O CIRCUITO LINFÁTICO

     HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH 

    CONSULTORIA

    Mar!/"#ela Sa"!a#oCirurgi+ Plástica!embro %itular da #ociedade Brasileira de Cirurgia PlásticaCI! 8;.