ABC n 233 Compact

24
PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER Segunda-feira, 31 Novembro 2014 Ano V N.º233 www.pcnewsnetwork.com DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PORTUGAL MAIS PERTO JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ONTÁRIO TORONTO TAMBÉM “CIDADE LUZ” O Pai Natal já anda na Oakwood E Bodas de Prata deram... festa! O NOSSO NATAL É LINDO! Guarde-o! Toronto é mesmo um espectáculo! Este fim de semana, a cidade de Toronto – a nossa cidade - celebrou mais uma tradição chamada “The Cavalcade of Lights” (traduzido como a Cavalgada de luzes). Este Sábado, no Nathan Phillips Square, era o início oficial da época Natalícia em Toronto com a edição 48 desta “cavalgada” já anual das luzes. Com a iluminação da árvore oficial de Natal de Toronto, houve concertos ao ar livre por talentos locais, uma apresentação magnifica de fogo de artifício e uma festa de patinagem na própria Nathan Phillips Square que é a... Câmara Municipal. 8 8 21 17

description

ABC PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER Nr 233

Transcript of ABC n 233 Compact

Page 1: ABC n 233 Compact

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPERSegunda-feira, 31 Novembro 2014 Ano V N.º233 www.pcnewsnetwork.com DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PORTUGALMAIS PERTO

JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ONTÁRIO

TORONTO TAMBÉM “CIDADE LUZ”

O Pai Natal já anda

na Oakwood

E Bodas de Prataderam... festa! O NOSSO NATAL É LINDO!

Guarde-o!

Toronto é mesmo um espectáculo! Este fim de semana, a cidade de Toronto – a nossa cidade - celebrou mais uma tradição chamada “The Cavalcade of Lights” (traduzido como a Cavalgada de luzes). Este Sábado, no Nathan Phillips Square, era o início oficial da época Natalícia em Toronto com a edição 48 desta “cavalgada” já anual das luzes. Com a iluminação da árvore oficial de Natal de Toronto, houve concertos ao ar livre por talentos locais, uma apresentação magnifica de fogo de artifício e uma festa de patinagem na própria Nathan Phillips Square que é a... Câmara Municipal.

8

8

21

17

Page 2: ABC n 233 Compact

Ficha técnicaPropriedade: ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd

Director:Fernando Cruz Gomes

Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro;

e Lara Ingrid, Secretária.Redacção e Cronistas:

António Pedro Costa (Ponta Delgada), António dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceição Baptista, Cristina Alves

(Lisboa), Custódio António Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge,

Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgáio,

Luky Pedro ,Maria João Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Sérgio Alexandre, Sónia Catarina Micael.

Secretária de Redacção:Lara Ingrid

Chefe Gráfico:Sérgio Alexandre

Telefones:416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568.

E-mail: [email protected] [email protected] [email protected] College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

Princípios e JustiçaPedro Jorge Costa B. de Barros

[email protected]

Depois da morte do jovem soldado, no edifício do parlamento, eu temo que nada volte a ser como era. O Canadá sempre foi uma terra de princípios e um refugio para todos aqueles que amam a paz e valores como a compreensão, igualdade, fraternidade, ordem, e a noção de que várias culturas podem conviver em relativa harmonia e juntos construirmos um país melhor.

Nos últimos anos, isto tem acontecido. Contudo, às vezes outras forças trabalham contra o que tentamos fazer. Depois da morte do jovem, muitos esperavam que o governo federal começasse a trabalhar para pôr por escrito leis para combater o terrorismo. O problema é que essas leis têm um custo; e esse custo é a perda da liberdade de uns para garantir que esses não são criminosos. Vigilância electrónica. é o instrumento. Longe parecem ir os tempos onde uma pessoa é julgada se cometer um crime mas hoje parece que vivemos numa nova era. Hoje, somos julgados se tentarmos ou pensarmos. Assim, o governo está a usar a morte do jovem soldado e o que sucedeu para fazer algo parecido com o que os EUA fizeram após o 11 de Setembro, com a criação do infame patriot act. Isto não está certo. É verdade que o que aconteceu foi trágico e muito mau e uma familia ficou sem um ente querido mas reagir assim não é positivo. Principalmente agora com tudo isto que se passa no mundo e com os conflitos contra o estado islâmico devemos mostrar que nós acreditamos nos nossos valores e não trair os nossos valores, ou adaptá-los para os novos tempos. Sobretudo, não devemos procurar uma luta onde ela não existe. Devemos ter cabeça fria e resistir a provocações.

Claro que isto é só a minha opinião.

(Continua)

31 Novembro 20142 . Nossa gente As perguntas que se fazem em Portugal

Justiça está a mudar ou o regime a exercer o poder?

Ficha técnicaPropriedade: ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd

Director:Fernando Cruz Gomes

Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro;

e Lara Ingrid, Secretária.Redacção e Cronistas:

António Pedro Costa (Ponta Delgada), António dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceição Baptista, Cristina Alves

(Lisboa), Custódio António Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge,

Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgáio,

Luky Pedro ,Maria João Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Sérgio Alexandre, Sónia Catarina Micael.

Secretária de Redacção:Lara Ingrid

Chefe Gráfico:Sérgio Alexandre

Telefones:416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568.

E-mail: [email protected] [email protected] [email protected] College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

dades”, contudo, o julgamento judicial deve, a seu ver, ser indepen-dente do social.“Uma coisa é o que deve ser do ponto de vista legal (e sobre isso pronunciam-se os penalistas e os processualistas), outra coisa é o que deve ser do ponto de vista social. Socialmente, estas detenções são importantes para a imagem e credibilidade da justiça, sempre e quando correspondam, mais tarde, a acusações fundamentadas e provadas em tribunal. Caso todos estes processos terminem sem condenações, seja por falta de provas, seja for tecnicismos legais como a prescrição, então a atuação das autoridades judiciárias é muito negativa”, explicou o catedrático.Para Garoupa, “a opinião pública pode e deve fazer um julgamento político, independentemente do julgamento legal e judicial”.

Numa questão de meses, vimos antigos governantes serem condenados, um poderoso banqueiro cair em desgraça e, no espaço de uma semana, um chefe de uma polícia e um antigo primeiro-ministro serem detidos para interrogatório. O Diário Económico perguntou a várias pessoas se é a Justiça que mudou de atitude ou se há algo mais. Muitos não arriscam responder.

2014 foi ano de casos mediáticos na Justiça, envolvendo tanto antigos governantes como figuras da alta finança. Este mês, em particular, houve detenções para interrogatório de elementos ligados às autoridades mas também de um ex-primeiro-ministro.O Diário Económico perguntou a diferentes personalidades sobre o que estará em causa. Houve silêncios mas muitos até responderam, embora em alguns casos sem dar o nome, conta o mesmo jornal.A verdade é que a Justiça portuguesa, tantas vezes criticada por ser lenta e até acusada de fraca com os poderosos, tem tido dias agitados.

Entre os contactados pelo Diário Económico conta-se um dirigente social-democrata que realça, por exemplo, que “o Governo não meteu dinheiro no BES como há uns anos meteu no BPN”, ao passo que um juiz-desembargador sugere que a atual situação é mesmo “uma luta de poder”.

Ao mesmo jornal, Pinto Monteiro, antigo Procurador-Geral da República, evitou individualizar casos, escudando-se num mais genérico “a Justiça deve seguir o seu curso normal”, ao passo que uma fonte judicial, que também optou por não se identificar, sugere que terá havido uma “mudança de mentalidade” entre os juízes.De uma maneira ou de outra, há ainda algumas reticências relativamente ao que estará em causa. Quer seja o impacto de anos de troika que abalaram com o regime, quer seja um ambiente de luta de poder ou uma combinação de diferentes circunstâncias, a verdade é que a Justiça tem tido um ano recheado de casos mediáticos e com impacto no poder político.

José Sócrates continua no Campus de Justiça, mas pouco se sabe so-bre o que, de facto, se passa no interior do estabelecimento. Contu-do, as opiniões e reações à detenção do ex-primeiro-ministro con-tinuam a fazer correr tinta e Nuno Garoupa, professor catedrático de Direito na Universidade do Illinois, não é exceção. Ao Expresso, defende que “a presunção de inocência e o ‘in dubio pro reo’ são princípios jurídicos - não são, não devem ser e não podem ser prin-cípios políticos”.

Nuno Garoupa comentou, ao Expresso, a detenção de José Sócrates. Para o professor catedrático de Direito na Universidade do Illinoi, o ex-primeiro-ministro “não é igual a qualquer outra pessoa”, uma vez que o seu nome arrecada “enormes” “repercussões internacio-nais” e um “dano causado à imagem do país e à credibilidade das instituições”.Para o docente, “para que a lei seja igual para todos quando esses todos não são iguais, deverá haver um cuidado especial das autori-

4165363828

Está agora na horaDe MELHORAR o ar que respira!

NÓS PODEMOS AJUDAR!

“País deve fazer um julgamento político de Sócrates”

Page 3: ABC n 233 Compact

EDITORIAL

O espíritoHoje mesmo, o papa Francisco e o patriarca ortodoxo Bar-tolomeu Primeiro, em comunicado conjunto, pediram que parem os ataques contra cristãos no Médio Oriente, solici-tando à comunidade internacional que responda «apropria-damente». Um pedido que deveria ser seguido. Que importaria fosse, de facto, lei.

Anteriormente, Francisco teve um encontro com o grão-rabino turco, Isak Haleva, ficando assim completos os en-contros com as principais fés no país - depois de sábado se ter encontrado com muçulmanos, ortodoxos e outros cris-tãos - , cumprindo um dos objectivos da viagem.No fundo, soltou-se um grito quase conjunto contra a in-transigência religiosa, contra os morticínios a que temos vindo a assistir. E se os principais dirigentes religiosos pe-dem, efectivamente, o términus de toda esta intransigência, era bom que o apelo – quase conjunto, senão conjunto – fosse, afinal, de todo o ser humano. Ali naquela zona, o Médio Oriente, onde a História Sagrada – e não apenas dos Cristãos – foi escrita.Era bom que todos a entendessem e levassem a sério.

E vale a pena citar algo do teor do comunicado: «Não po-demos resignar-nos a um Médio Oriente sem cristãos, que professaram o nome de Jesus ali durante dois mil anos. Mui-tos dos nossos irmãos e irmãs estão a ser perseguidos e fo-ram expulsos com violência dos seus lugares. Parece que se perdeu o valor da vida, que a pessoa já não importa e que pode sacrificar-se a outros interesses», disseram, destacando Iraque e Síria.

Neste último dia de visita à Turquia, o papa Francisco esteve na catedral ortodoxa de Istambul, marcando presença numa liturgia liderada por Bartolomeu I.

Um triste sinal no mundo do futebolO Papa Francisco discursou no Parlamento Europeu, 26 anos depois de São João Paulo II ter feito o mesmo, seguindo depois para o Conselho da Europa, organização de defesa dos direitos humanos de que fazem parte 47 Estados-Membros, além dos 28 da União Europeia. O seu discurso foi incisivo e arrecadou palmas de pé dos deputados. O Santo Padre colocou o dedo em tantas feridas que convém ler e reler o que ele disse em Estrasburgo, sem papas na língua, numa altura em que se conhece mais um triste sinal de que os europeus se vergam perante doutrinas dominantes em outras partes do mundo. Ficamos agora a saber que galático clube de futebol espanhol, o Real Madrid, em resultado de um negócio que estabeleceu com o maior banco dos Emirados, levou a que este clube tivesse que retirar a cruz de Cristo da coroa que faz parte do seu emblema.Num cartão de crédito disponível para clientes do Banco Nacional de Abu Dhabi, a maior entidade bancária dos Emirados Árabes Unidos, o emblema do Real Madrid surge sem a cruz de Cristo. O clube espanhol alterou aquele mítico emblema para não «ferir a susceptibilidade dos clientes muçulmanos dos Emirados Árabes Unidos».Nas palavras do Papa Francisco, o futuro da Europa depende da redescoberta do nexo vital e inseparável entre dois elementos. Uma Europa que já não seja capaz de se abrir à dimensão transcendente da vida é uma Europa que lentamente corre o risco de perder a sua própria alma, a sua identidade.Por isso, tem muito sentido o que ele disse aos Deputados Europeus, considerando fundamental não apenas o património que o cristianismo deixou no passado para a formação sociocultural do Continente, mas também e sobretudo a contribuição que pretende dar hoje e no futuro para o seu crescimento. Esta contribuição não constitui um perigo para a laicidade dos Estados e para a independência das instituições da União, mas um enriquecimento. Assim no-lo indicam os ideais que a formaram desde o início, tais como a paz, a subsidiariedade e a solidariedade mútua, um humanismo centrado no respeito pela dignidade da pessoa.

O Papa Francisco referiu-se que no decurso dos últimos anos, a par do processo de alargamento da União Europeia, tem vindo a crescer a desconfiança dos cidadãos relativamente às instituições consideradas distantes, ocupadas a estabelecer regras vistas como distantes da sensibilidade dos diversos povos, se não mesmo prejudiciais. De vários lados se colhe uma impressão geral de cansaço e envelhecimento, de uma Europa avó que já não é fecunda nem vivaz. Daí que os grandes ideais que inspiraram a Europa pareçam ter perdido a sua força de atracção, em favor do tecnicismo burocrático das suas instituições. A uma União mais alargada, mais influente, parece contrapor-se a imagem duma Europa um pouco envelhecida e empachada, que tende a sentir-se menos protagonista num contexto que frequentemente a olha com indiferença, desconfiança e, por vezes, com suspeita.

Por isso mesmo, alertou para uma verdade chocante relativamente ao facto de não podermos deixar de recordar as numerosas injustiças e perseguições que se abatem diariamente sobre as minorias religiosas, especialmente cristãs, em várias partes do mundo. Comunidades e pessoas estão a ser objecto de bárbaras violências: expulsas de suas casas e pátrias; vendidas como escravas; mortas, decapitadas, crucificadas e queimadas vivas, sob o silêncio vergonhoso e cúmplice de muitos.Deixou, no entanto, um apelo aos legisladores europeus que o escutavam em Estrasburgo, no sentido de que lhes compete a tarefa de preservar e fazer crescer a identidade europeia, para que os cidadãos reencontrem confiança nas instituições da União e no projecto de paz e amizade que é o seu fundamento. Sabendo que, «quanto mais aumenta o poder dos homens, tanto mais cresce a sua responsabilidade, pessoal e comunitária», exorto-vos a trabalhar para que a Europa redescubra a sua alma boa, disse o Santo Padre. Mas até onde irá esta Europa que se curva despudoradamente, sem saber fazer a destrinça entre o ser tolerante e aceitar os outros e ao mesmo tempo defender, como lhe compete, os seus valores?

Por muito que o não quiséssemos, a verdade é que as notícias – e não só em Portugal, não – estão a trazer ao conhecimento de ouvintes, telespectadores e leitores, a figura de José Sócrates, agora na prisão de Évora, à espera de julgamento. Diz alguém que a detenção de José Sócrates teve a capacidade de pôr a falar na mesma língua o primeiro-ministro, na qualidade de líder do PSD, e o secretário-geral da CGTP.A detenção de José Sócrates teve a capacidade de pôr a falar na mesma língua o primeiro-ministro, na qualidade de líder do PSD, e o secretário-geral da CGTP. No sábado, um na Guarda, o outro em Évora, convergiram numa posição. Direita e Esquerda unidas a um só grito pelo bordão de que “os políticos não são todos iguais”. Aí está. Os políticos não são, de facto, todos iguais. Paulo Fonte escrevia, no “Correio da Manhã”, de Lisboa, que quando os agentes da vida política acreditam ter necessidade de justificar o evidente é porque muito mal vai a ‘classe’,

António Pedro CostaPonta Delgada

“Ontem” dissemos...

atingida na sua credibilidade por culpa própria. Arménio Carlos, da CGTP, foi explícito em relação ao abalo telúrico dos últimos dias e destacou o quanto é errado fazer uma análise generalizada. Passos Coelho, num encontro dos Autarcas Social-Democratas, não fez referência ao antigo primeiro-ministro, mas decerto pensou nele quando sublinhou a sua estratégia e as metas a atingir.A prova da diferença está, aliás, patente na ideia de repor a subvenção de ex-políticos. Pressionados pela revolta da opinião pública – era tão óbvia, só mesmo quem parece viver numa redoma não a esperaria – e pelos grupos parlamentares, PSD e PS recuaram na intenção. Aí está, nem todos os políticos são iguais. Alguns têm bom senso. E o bom senso vê-se em casos como este. E mesmo que se esqueçam do povo... não vale a pena esquecer que é o Povo que tem de saber o que está em curso. No dia-a-dia que acompanhou, e acompanha, o caso de José Sócrates. E depois, quando tiver de escolher o próximo Governo.

31 Novembro 2014 Material Editorial . 331 Novembro 2014

Não é sem razão, que somos o povo que somos. Tugas, arribados a este cantinho do ocidente, cheio de sol, de toucinho e doces conventuais, que adora tudo o que vem da estranja, sejam enormes gazelas holandesas, anónimos economistas (desde que estrangeiros), telemóveis, plasmas e por aí fora.

No fundo, apesar de quase quarenta anos de democracia, continuamos no fado, Fátima e futebol e vibramos porque o «Cante Alentejano» foi declarado património imaterial da humanidade, embora 95% dos alentejanos não saiba para o que isso serve.

Traduzindo pelo «politicómetro»: foi vê-los durante anos, a chamar tudo a José Sócrates, a acreditar que estava metido num sem número de falcatruas, que era o pinóquio em pessoa, que nos levou à miséria e à vil tristeza. Enquanto não correram com o homem, não descansaram e, quando este perdeu as eleições e se foi embora, não faltaram as rolhas do espumante barato a saltar e os discursos inflamados a garantir que já foi tarde.

Mas, eis que o homem foi preso, acusado de sete crimes, qual deles o mais cabeludo.

Durante um ano, as autoridades fizeram escutas ao antigo primeiro-ministro, recolheram indícios e eventuais provas. Se todas, ou mesmo alguma delas vier a concretizar-se, é do nosso dinheiro que se trata, nem que seja por via das luvas que tivemos que pagar, mas a malta sempre pronta a deixar-se enganar e a perdoar ao seu pior

Sal e Pimentainimigo, desatou a insurgir-se contra o espetáculo da comunicação social, que seguiu a par e passo o processo de detenção, contra a justiça, de que andou anos a dizer que tardava e tardava mal, que a criatura estava inocente, e que havia por aí, malandros mais perigosos à solta.

Haverá.

Das duas uma, ou o homem é um santo e a justiça uma cambada de malandros, ou os jornalistas estão a montar mais uma cabala contra um homem bom, e devem ser todos arrastados até ao pelourinho. É a velha máxima de que, quando a mensagem não agrada, mata-se o mensageiro.Ou seja, os jornalistas devem ser bruxos. Caso contrário, não teriam «adivinhado» que o antigo primeiro-ministro viajava naquele avião, àquela hora, e que a polícia estava à sua espera para o encanar. Adivinharam isto tudo, está-se mesmo a ver. Ou alguém lhes disse?

Visto por outro lado: quem acredita que o Ministério Público, depois de escutar, durante um ano os telefonemas de José Sócrates, depois de recolher toda a espécie de provas, ía prender o antigo chefe do governo, se estas não fossem sólidas?

Só Mário Soares acredita nisso.

Mas compreende-se.

Helder FreireJornalista

4165363828

Page 4: ABC n 233 Compact

31 Novembro 20144 . Canadà

Baixa do preço do petróleo leva a tempos difíceis em Alberta*Premier Jim Prentice já está a alertarO preço do petróleo levará a tempos difíceis para Alberta, diz Jim Prentice, Premier de Alberta, que está a alertar para os tempos difíceis que a província terá pela frente, devido à queda contínua dos preços mundiais do petróleo.

Num discurso na Câmara de Comércio de Calgary, na sexta-feira, Prentice anunciou que o governo tem planos de acabar com o actual ano fiscal, em 31 de março, com um excedente, mas os cortes serão necessários para conseguir isso. “Não vai ser fácil para o Governo de Alberta e não vai ser fácil para os cidadãos”, disse Prentice.

“Escolhas difíceis terão de ser feitas e nós vamos fazê-las e elas vão fazer-se sentir em toda a província.”, rematou.

O óleo fechou a pouco menos de $66 por barril, na sexta-feira - a última página de um declínio de meses de duração que tem visto os preços diminuir em cerca de 35 por cento desde o verão.Prentice diz que o orçamento da primavera será baseado no preço do petróleo que ficam na faixa de US $ 65-US $ 75. No entanto, prometeu que os serviços básicos de saúde, educação e serviços sociais serão protegidos de quaisquer cortes.

Ele também repetiu a promessa de não criar um imposto provincial sobre vendas. As companhias de petróleo para enfrentar também os desafios.

Um dólar norte-americano mais alto, menor demanda por petróleo e um grande impulso na oferta global estão a ser responsabilizados pelos baixos preços. Tudo isso tem resultado em perdas no mercado de ações em Toronto e em grandes preocupações para os orçamentos provinciais em Alberta, Saskatchewan e Newfoundland e Labrador.

“O governo provincial de Alberta vai ver menos royalties a entrar em seus cofres”, disse Todd Hirsch, um economista-chefe do ATB Financial. “Isso vai significar algumas decisões difíceis para o governo provincial, já no orçamento de 2015-2016”, acentuou.

Hirsch diz que algumas companhias de petróleo podem começar a olhar para as demissões e a província vai ter que descobrir como ajustar para diminuir as receitas do petróleo até ao inverno, pelo menos, tarde ou início da primavera, quando os preços podem recuperar.

Cidadã canadiana capturada pelo Estado Islâmico?

O Canadá está a tentar confirmar indicações de que uma cidadã canadiana foi capturada na Síria – acentuou, ontem, domingo, um porta-voz do ministério das Relações Exterio-res.

“O Canadá está a tentar servir-se de todos os canais apro-priados” para buscar mais informações e está em contacto com as autoridades locais, como disse o porta-voz.

Relatos da Comunicação Social israelita, incluindo o jornal Haaretz, citando um site associado com o Estado Islâmico, disseram que uma mulher israelo-canadiana, Gil Rosenberg, foi capturada. Os relatórios são citados nos sites jihadistas e não foram confirmadas por autoridades israelitas.

“Eu não posso confirmar isso e espero que isso não seja ver-dade”, disse o ministro da Defesa israelita, Moshe Yaalon, fa-lando a um canal de televisão, quando questionado sobre os relatórios.

Rosenberg, de 31 anos, disse à Reuters que estava na Síria em novembro. Uma fonte ligada ao YPG, força de combate dominante dos curdos no norte da Síria, disse no início deste mês que ela foi a primeira recruta estrangeira do sexo femi-nino e tinha cruzado rumo à Síria para combater militantes do Estado islâmico.

E o NATAL que se aproxima...

...altura ideal para uma visita!

Page 5: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014

vai depender da natureza do conflito e das actividades próprias do indivíduo.”Até agora, o Canadá emitiu apenas um alerta geral de viagem, aconselhando as pessoas a não ir para a região, por qualquer motivo. Mas um professor de direito internacional na Universidade de British Columbia, Michael Byers, disse que a presença de veteranos

Veteranos canadianos preocupados com a situação do Estado Islâmico

No fundo, há veteranos canadianos pouco satisfeitos com a forma como o Canadá está a tentar “travar” o avanço do chamado Estado Islâmico. Para alguns dos veteranos militares canadianos, que se voluntariaram mesmo para se juntar à batalha curda contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, trata-se, igualmente, de aliviar o tédio que desceu sobre muitos, desde as suas últimas batalhas no Afeganistão.Os voluntários não serão pagos, para não serem considerados mercenários. Mas sua decisão de se juntar faz vir ao de cima uma série de problemas em potencial - jurídicos e práticos - para o Canadá.A ideia atraiu uma resposta menos do que entusiasmada do chefe de gabinete da defesa, o general Tom Lawson. “Eu não encorajo os canadianos a deixar a nossa nação e entrarem de cabeça em outras naçõesque estão envolvidas”, disse Lawson.

Isto, decerto, é o coro das advertências feitas pelo governo britânico pedindo às pessoas para não se juntarem à luta em si. O Governo Britânico diz mesmo que eles poderiam enfrentar acusações.Num comunicado, o Ministério do Interior disse que “a luta numa guerra estrangeira não é automaticamente um delito, mas

Canada em foco . 531 Novembro 2014

Baixa do preço do petróleo leva a tempos difíceis em Alberta*Premier Jim Prentice já está a alertar

canadianos lutando com grupos curdos atira para a ribalta com possíveis complicações.“Há duas questões aqui: se eles podem ir e a segunda questão é como eles se comportam quando chegarem lá”, disse Byers, autor da Lei da Guerra, um livro sobre as leis de guerra. Viajar para a região é perfeitamente legal, disse Byers. Fica mais problemático quando os voluntários querem ir para a batalha.Um veterano canadiano da guerra no Afeganistão, que está a preparar-se para ir e lutar com as forças curdas disse que teria que relatar violações se assistir a alguma. Ainda assim, não estava claro a quem ele iria denunciar.“Você sabe, não pode estar indo por aí como um cowboy a fotografar tudo”, disse o veterano, que não quis ser identificado. “Você tem que ser responsável, profissional e siga as orientações -. As leis da guerra”

Veteranos de guerra esperam muito por eventuais benefícios

frente uma tarefa estonteante de papelada, e para conseguir terâo de esperar desnecessa-riamente muito tempo para obter ajuda. “O acesso ao programa de benefícios por inca-pacidade é lento e o processo de aplicação é complexo”, lê-se numa nota da auditoria divulgado terça-feira.

O governo Harper tem tentado, nos últi-mos dias, passar à frente do relatório críti-co, ao anunciar um adicional montante de 200 milhões em financiamento ao longo

O auditor-geral federal diz que alguns dos veteranos, até com cicatrizes de batalha, estão esperando até oito meses antes de descobrir se são ou não elegíveis para be-nefícios por incapacidade de saúde mental. E para um punhado desses ex-militares, o processo de aplicação complicado é apenas o começo de uma batalha para o reconhe-cimento e os cuidados que podem receber.O relatório de Michael Ferguson diz que os veteranos dos “Affairs Canada” - e, em me-nor medida, da Defesa Nacional – têm pela

casal mudou-se, então, mais para oeste, já então com seus três filhos.Merle, que teve muitas vezes de ficar sozinha com as crianças, aprendeu a “esticar” um dólar. “Eu sei que às vezes ela poupava para que pudéssemos

Morreu aos 113 anos a senhora mais velha do Canadá

A pessoa mais velha do Canadá, conhecida por comemorar o seu aniversário de cerveja gelada na mão, morreu apenas um mês e um dia antes do seu 114º aniversário.

Merle Barwis viveu no centro residencial Priory, em Victoria, BC, e manteve o título da mais antiga pessoa, durante quase dois anos. Morreu em 22 de novembro.

Seu neto Terry Barwis, de 65 anos, morador na comunidade vizinha de Sooke, disse que tinha algumas dicas para compartilhar com a sua família sobre a longevidade. “Ela disse que não há nada que você possa fazer sobre isso”, disse ele. “Se você é idoso, você é velho. E se você é jovem, você é jovem.”

E alguns dos seus conselhos: “Cuide da sua vida e não se preocupe em demasia.”

Merle nasceu a 23 de dezembro de 1900, em Des Moines, Iowa. Seu pai era um fazendeiro e criador de cavalos, e mudou-se para Abbey, Sask., Na sua adolescência, conheceu um rancheiro, Dewey Barwis, num baile. Casaram-se no salão de seus pais. Dewey conseguiu um emprego como agente de estação ferroviária e o

ter as coisas”, disse sua filha, Esther Gaff, de 88 anos, a partir de Medicine Hat, Alta.Dewey morreu em 1966 e Merle nunca se casou novamente. Terry lembrou acordar no início da manhã de Natal e, vendo uma luz acesa, na casa

de sua avó, que era na mesma propriedade. Ele e seu irmão Richard passou o início da manhã lá - Merle sempre teve café no lado de sua cama - até que seus pais acordaram.

Sua filha Tara, agora com 41 anos, telefonou Merle todos os dias depois da escola por um relatório completo sobre as novelas.“Chamava os bois pelos seus nomes... mas era muito amorosa”. Não de uma forma piegas, mas é difícil amar como ela amava.

Ela ficou satisfeita quando soube que ela era a mais antiga canadiana, com 112 anos, como disse Richard disse.

“Pensou que era muito bom. Perguntei-lhe se ela queria que o primeiro-ministro (Stephen Harper) viesse e ela disse, ‘Eu não quero ter nada a ver com Trudeau’”, disse.

Ambos os pais de Merle viveram até aos seus 90 anos e tinha uma irmã que viveu até mais de 100.Merle sobreviveu a seus dois filhos e dois de seus 10 netos. Tinha 17 bisnetos

auditoria também tem relacionados atrasos com os veteranos a enfrentarem na obten-ção de apoio registros médicos de Defesa Nacional.Mesmo depois de toda a papelada estar pronta, Ferguson descobriu que pode demorar 16 semanas ou mais antes dos bu-rocratas do Veterans Affairs decidir se um soldado é elegível para ter o seu tratamento coberto pelo governo. Foram encontrados veteranos a esperar até 32 semanas para uma decisão, um atraso que ele descreve como totalmente inaceitável.

dos próximos cinco anos, montante que representa a expansão do sistema de clíni-cas de lesão por esforço operacional, onde os soldados podem obter um diagnóstico formal.

Recorde-se que os tempos de espera para as referências do Veterans Affairs em clínicas de todo o país podem chegar a até três me-ses, um atraso que Ferguson diz que pode “comprometer” a estabilização e recupe-ração de indivíduos já frágeis. De resto, a

Page 6: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 6 . Ainda a tempo

Enquanto os consumidores americanos comemoraram o Black Friday e o Cyber Monday - os maiores vendas do ano em os EUA - os canadianos numa tentativa de poupar nas compras on-line podem enfrentar alguns custos ocultos. Os compradores médios, em lojas fora do País, podem ser “atropelado” por direitos, impostos e outras taxas que rapidamente se somam.Alguns exemplos:

- Um residente do Quebeque que gaste US $ 100 em roupas de bebê vai pagar 35,11 dólares em direitos e impostos sobre as vendas.- Um residente de British Columbia que

compra um triciclo no valor de $ 100 terá de pagar qualquer coisa como $ 32,16 em impostos sobre as vendas.- Um morador de Nova Escócia que compra US $ 100 em quarto mobiliário vai pagar 35,70 em deveres e impostos sobre as vendas.Em cima disso, os canadianos podem pagar correio e taxas que as empresas cobram para entrega, bem como o processamento e coleta desses direitos e impostos. E uma vez que os itens que estão sendo solicitados são cotados

“Black Friday” não foi tão bom assim para os canadianos• Taxas “escondidas” pagas para fazer compras on-line

em dólares norte-americanos, a conversão da taxa de câmbio para fundos canadianos irá adicionar cerca de 15 por cento. Quanto paga? Isso depende do produto e onde ele foi feita. Pode custar desde nada, em alguns casos, e em mais de 100 por cento do custo do produto.O Comitê de Finanças do Senado recomendou, há quase dois anos, que o governo olhe para elevar o mínimo que a um canadiano pode ter sido fornecido ao longo

da fronteira antes de terem de pagar direitos. Isso é conhecido como o limiar de minimis: ele entra em acção em US $ 20, que é um dos limites mais rígidos do mundo.

A comissão do Senado não é o único grupo que sugeriu aumentar o limite. O Site de leilões online eBay disse ao comitê de finanças que o Canadá deve elevar esse valor para US $ 200, o que seria a par com o limite americano.

O Ontário está a trabalhar na sua primeira Lei de Imigração que, se aprovada, ajudará a província a trabalhar com Otava para maximizar os benefícios económicos da imigração. Na nota que nos foi enviada, acentua-se, designadamente, que os imigrantes ajudam a crescer uma economia mais forte, aproveitando as suas habilidades e forjando novas conexões globais que irão manter o Ontario ainda mais competitivo nos mercados internacionais.Com base na Estratégia de Imigração do governo, a Lei de Imigração Ontario propõe, designadamente: • Facilitar o trabalho do Ontario com o governo federal sobre o recrutamento, seleção e admissão de imigrantes qualificados.• Fortalecer a província face ais esforços em curso para reduzir a fraude, protegendo a integridade do nosso programa de seleção de imigrantes e melhorando a prestação de contas.• Aumentar a transparência e partilha de informação com os diferentes parceiros de imigração.A província também irá redesenhar o Programa Provincial de Nomeações para responder a aumentos esperados na atribuição do governo federal de imigrantes económicos.Maximizar os programas de imigração do Ontário é parte do plano econômico do governo de Ontário. O plano de quatro partes visa a construção do Ontario, investindo em talentos e habilidades das pessoas, a construção de novas infra-estruturas públicas, como estradas e trânsito, criando um ambiente dinâmico, solidário onde o negócio prospere e construir um plano de seguros para que todos possam dar-se ao luxo de se aposentar.O Ontário continua a ser o destino número um para os recém-chegados ao Canadá, recebendo mais imigrantes do que o total combinado de todas as províncias e territórios. Os recém-chegados representam 30 por cento da força de trabalho do Ontário.

Ao longo dos próximos 25 anos, a imigração será responsável por todos os aumentos de população em idade activa do Ontário e espera-se que seja uma importante fonte de crescimento futuro da força de trabalho.

Regista-se que as decisões federais ao longo da década reduziram a proporção de imigrantes económicos que vêm para Ontario para 46 por cento, enquanto as outras províncias, em média, recebem 65 por cento (2013). Em 2011, 97 por cento dos candidatos provinciais do Ontário permaneceu na província.Michael Chan, Ministro da Cidadania, Imigração e Comércio Internacional, acentuou, desde logo, que “esta legislação proposta é sobre como fazer a economia do Ontário mais forte através da imigração. Os imigrantes trazem consigo conexões para as economias internacionais, razão pela qual a Premier juntou a pasta do Comércio Internacional com o ministério da imigração. É importante que reconheçamos não apenas o valor de uma força de trabalho diversificada, mas também as vantagens de ter uma economia de Ontário que está conectada globalmente. “

Cristina Martins fala no tema A deputada Cristina Martins lembra, entretanto, que foi quase há um ano atrás que o Ministro de Cidadania, Imigração e Comércio Internacional introduziu uma legislação de imigração na Assembleia Legislativa do Ontário. Segundo refere, foi a primeira vez que isto tipo de legislação foi introduzida na historia do Ontario. Devido às eleições, no passado mês de Junho, a legislação - conhecida como Bill 161- não foi avante. Na quarta-feira, 26 de Novembro, esta lei foi reintroduzida para maximizar os benefícios da imigração em Ontário.

O Governo do Ontário quer garantir que as nossas empresas têm os trabalhadores qualificados de que necessitam para se manterem competitivas na economia global de hoje. Em 2012, o governo lançou pela primeira vez uma Estratégia de Imigração para ajudar a atrair mais imigrantes qualificados, assim como as suas famílias, e para ajudá-los a terem sucesso.

Esta legislação, se for aprovada, dará ao Ontário as ferramentas necessárias para acolher mais imigrantes altamente qualificados que irao ajudar a atender às necessidades do futuro mercado de trabalho nas nossas comunidades, como a da Davenport. Esta legislação, se for aprovada, vai reforçar o papel que a província desenpenha na seleção de imigrantes e no estabelecimento dos mesmos e aumentaria a transparência e compartilhamento de informações para melhorar a seleção dos imigrantes. Além disso, faria o Ontário apenas a segunda província ou território do país a ter a sua própria legislação sobre imigração.

“Acredito que esta legislação é o primeiro passo necessário que o Ontário deve tomar, se quisermos definir o nosso próprio caminho, quando se trata de atrair imigrantes mais qualificados. Precisamos deles para dirigirem a nossa economia e manter as nossas comunidades, como a da Davenport, mais fortes. É a base de um futuro mais forte, mais próspero” salientou a Deputada Cristina Martins.

“Ao longo dos anos, os imigrantes no Ontário tem ajudado a fazer da nossa comunidade o que ela é hoje. E enquanto a nossa economia é importante, também é a sociedade que estamos a construir. Nunca na história do mundo houve um lugar como o Ontario. E comunidades como a Davenport oferecem esperança, confiança, liberdade, e oportunidade”, expressou a Deputada Cristina Martins. “Essa é a história aqui na Davenport. Tenho orgulho dessa comunidade e tenho orgulho da nossa província para a tomada de uma abordagem estratégica para atrair imigrantes qualificados e ajudando-os a tornarem-se grandes cidadãos” destacou a Deputada Provincial.

Economia do Ontario mais forte através da Imigração*Legislação para maximizar os benefícios da imigração

Page 7: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014 Comunidades . 7Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi assinalado a 25, por todo o nosso país de origem, com o Governo a lançar uma nova campanha de sen-sibilização, este ano dedicada à violência contra as mulheres idosas.

A campanha do Governo tem por mote “Nunca é tarde” e serve para alertar a sociedade civil para as diversas formas de violência de que as pessoas idosas são vítimas, em parti-cular as mulheres, nomeadamente a violência física, psico-lógica e económica.

Segundo nota à comunicação social, do Governo, com base nos dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), oito por cento das participações por violência doméstica eram relativas a pessoas com mais de 65 anos.

A apresentação da campanha realizou-se na Fundação Ar-pad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa, e insere-se nas III Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica, que de-correm até dia 05 de dezembro.

No que diz respeito às várias iniciativas para assinalar o dia, o país une-se na condenação a todas e quaisquer formas de violência contras as mulheres.

Em Lisboa, a Associação para o Planeamento da Família assinala a data com a iniciativa “3 Gestos – Pela erradica-ção das práticas tradicionais nefastas”, promovida pela Rede Europeia ‘Create Youth Network’ e que decorre simultanea-mente nas cidades de Lisboa, Amsterdão e Londres.

A Rede 8 de Março, com o apoio da Galeria de Arte Ur-bana do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, vai pintar o mural “Chega de violência machista! Pelo fim das violências contra as mulheres”, e a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) promo-ve a 4.ª Marcha contra a Violência Doméstica e de Género.A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assina-la o dia com uma ação de sensibilização através das platafor-mas “online”, que passa pela partilha de fotos pessoais (as conhecidas ‘selfies’) através do Instagram, acompanhadas da mensagem “Basta que me batas uma vez”.

A APAV aproveita para lembrar que o fenómeno da violência doméstica contra as mulheres afeta vítimas de todas as con-dições e estratos sociais, condição que abrange igualmente os agressores.

A partir de hoje em Montreal

Vasco Cordeiro visita Comunidades Açorianas no CanadáO Presidente do Governo inicia segunda-feira uma visita ao Cana-dá, durante a qual se vai encontrar com as comunidades açorianas residentes nas províncias do Quebeque, Manitoba e Ontário, visita instituições direcionadas para a intervenção social e cultural jun-to da comunidade açor-descendente e participa em encontros com empresários para apresentação de oportunidades de investimento na Região.

No primeiro dos quatro dias desta deslocação, Vasco Cordeiro visi-ta a Missão de Santa Cruz, que desenvolve uma intervenção social junto da comunidade portuguesa de Montreal, e reúne-se com o Centro de Ação Sociocomunitária de Montreal, criado em 1972, que se dedica a promover a integração na sociedade de pessoas so-cialmente desfavorecidas das várias comunidades desta cidade. Ainda hoje, segunda-feira, o Presidente do Governo vai encontrar-se com os responsáveis da Casa dos Açores do Quebeque, consti-tuída em 1978, terminando este dia com um encontro com a comu-nidade açoriana que reside nesta província do Canadá.

No dia seguinte, Vasco Cordeiro participa, ainda em Montreal, num encontro de trabalho com empresários açorianos, açor-descenden-tes e canadianos, promovido pela Sociedade para o Desenvolvi-mento Empresarial dos Açores (SDEA), onde serão apresentadas oportunidades de investimento nos Açores, viajando depois para Winnipeg, onde terá um encontro com a comunidade açoriana de Manitoba, promovido pela Casa dos Açores de Winnipeg. Uma visita ao Lar de Santa Isabel de Winnipeg, um projeto de ha-bitação sem fins lucrativos apoiado pela comunidade portuguesa de Manitoba e que apoia açor-descendentes, e um encontro com empresários do Winnipeg preenchem o programa de quarta-feira.

Quarta-feira em Toronto O último dia da deslocação de Vasco Cordeiro ao Canadá será de-dicado à Província de Ontário e estará centrado na cidade de To-ronto, onde visita o Harbord Collegiate Institute, uma das primeiras escolas secundárias a lecionar a Língua Portuguesa no Canadá, e participa num encontro com empresários de Toronto, promovido pela SDEA. Durante a tarde, o Presidente do Governo visita a empresa Glo-beStar Systems, do empresário David Tavares, que emigrou para o Canadá em 1966, seguindo-se uma reunião com a Direção e os órgãos sociais da Casa dos Açores de Ontário, fundada em 1968, terminando o dia com um encontro com a comunidade açoriana desta província. A Comunidade Luso-Canadiana comemorou, em 2013, seis déca-das da chegada ao Canadá do primeiro grupo de emigrantes, que desembarcaram, em maio de 1953, em Halifax.

Governo Regional atento à problemática dos Açores no mundoCasas dos Açores veículos privilegiados da ligação com as comunidadesO Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou, na Assembleia Legislativa, na Horta, a im-portância que o Governo atribui às Casas dos Açores enquanto veículo privilegiado de ligação com as comunidades emigradas açorianas espalhadas pelo mundo. Rodrigo Oliveira anunciou, nesse senti-do, a apresentação, já no próximo ano, do Portal da Internet do Conselho Mundial das Casas dos Açores, uma iniciativa que visa “facilitar a comunicação” daquelas instituições com a Região. Numa intervenção no debate das pro-postas de Plano e Orçamento da Região para 2015, frisou ser intenção do Governo prosseguir “o trabalho de valorização das Casas dos Açores e das nossas Comunida-des como dinamizadores da cultura, mas também da promoção das valências do nosso arquipélago, das oportunidades da Região, da sua economia, das suas gentes e instituições, do seu território, em terra e no mar”. A promoção da Açorianidade, a defesa e preservação da cultura, das tradições e festividades mais significativas dos Açores constituirão, segundo Rodrigo Oliveira, “o núcleo essencial e fundamental das ativi-dades destas e de tantas outras associações açorianas na Diáspora e, como tal, também das iniciativas promovidas pelo Governo na área das comunidades”. Rodrigo Oliveira frisou também que, no próximo ano, será apresentado o Ro-teiro das Festas do Divino Espírito Santo - Açores / Comunidades, um projeto que congrega “num espaço virtual centenas de

manifestações desta secular tradição iden-titária do povo açoriano que, ainda hoje, são vivenciadas não apenas nos Açores, mas em quase todos os territórios onde re-sidem Açorianos”.

Apoio ao ensino do Português No âmbito da “promoção do legado cul-tural açoriano”, o Subsecretário Regional revelou que o Governo continuará a apoiar “o ensino do Português junto das nossas comunidades, disponibilizando material didático, por exemplo, para o público in-fantil em diversas escolas ligadas a insti-tuições açorianas”. Segundo revelou Rodrigo Oliveira, para o próximo ano está igualmente prevista a primeira edição do Programa Emanuel Félix, uma “iniciativa de apoio à tradução para inglês de obras de autores açorianos, para posterior publicação naqueles países”. Com esta iniciativa, pretende-se que “os jovens açor descendentes residentes no Canadá, Estados Unidos e Bermuda, cujo afastamento da língua portuguesa poderá distanciá-los da riqueza cultural açoriana, tenham conhecimento, através da literatura traduzida em língua inglesa, dos nossos va-lores identitários comuns”, afirmou. A realização de um encontro da Rede Internacional de Apoio Social das Comu-nidades, que agrega 22 instituições da diás-pora e sete dos Açores, e a promoção do Programa Saudades dos Açores, que possi-bilita a deslocação à Região de emigrantes açorianos com mais de 60 anos de idade que, por falta de meios económicos, não

visitam o arquipélago há mais de 20 anos, foram outras das iniciativas referenciadas por Rodrigo Oliveira.

Aprofundamento da cooperação externa No âmbito da Cooperação Externa, Rodri-go Oliveira considerou que 2014 “repre-sentou um importante passo no aprofunda-mento da cooperação externa e, muito em especial, no âmbito da Europa das Regiões e das suas temáticas estratégicas”, tendo destacado, a este propósito, a eleição de Vasco Cordeiro como Presidente da Confe-rência das Regiões Periféricas Marítimas. “O assumir destas funções corresponde, aliás, a um processo devidamente estrutu-rado numa visão estratégica da coopera-ção e dos assuntos europeus, em especial, tendo em conta um contexto de renovação institucional, do Parlamento e, em particu-lar, da Comissão Europeia, mas também da entrada em vigor dos renovados programas de cooperação territorial da União Euro-peia”, sublinhou Rodrigo Oliveira. Relativamente à Base das Lajes, o Sub-secretário Regional reafirmou que o Go-verno dos Açores continuará a trabalhar na “defesa dos interesses dos trabalhadores da Base, das suas famílias e da economia da ilha Terceira”, sublinhando que os desen-volvimentos mais recentes nesta matéria “devem, em primeiro lugar e desde já, mo-tivar a intervenção reforçada e extraordi-nária do Governo da República junto dos novos protagonistas”, na sequência das re-centes eleições intercalares nos EUA.

Page 8: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 8. Comunidades

Árvore de Natal já ilumina a nossa cidade

Tory vai ser empossado presidente no dia 2 de dezembro. Já não falta tudo, não é? É já amanhã...

Luso-Canadian Charitable Society - escolhidaEm Toronto, o BPI escolheu como entidade beneficiária da Acção Solidária, a reconhecida “Luso Canadian Charitable Society”. “Daí o desafio de escolhermos uma entidade que apoiasse principalmente crianças. E como eu não estava a reconhecer, por cá, entidades que apoiassem crianças, decidimos escolher uma entidade que tem um trabalho meritório no apoio aos jovens, que é a Luso-Canadian Charitable Society”. Lembrámos-lhe que o temos vistos, frequentes vezes, lá metido no meio de toda aquela actividade.

“Sempre que podemos – é ele quem o diz – o BPI participa no apoio à comunidade, através do apoio a diversos clubes e a diversas associações. A Luso-Canadian Charitable Society foi sempre uma que, desde o início, nós procurámos apoiar à nossa medida”.

E continua, dizendo que, “neste Natal começámos por apoiar, através de uma lista de 15 nomes, 15 jovens que nos foram indicados. Nós, numa semana, já conseguimos juntar as 15 prendas. Vamos agora avançar para uma lista de mais dez, para tentar que até ao dia 17, consigamos apoiar o maior número de jovens. No fundo, não somos nós, mas sim os clientes, as pessoas amigas do BPI. Mesmo não sendo clientes, podem passar, aqui, pelo escritório e escolher um nome, comprarem uma prenda... e essa prenda será entregue...”

Uma “mecânica” simplesNo Escritório do BPI localizado no 829 College St – telef. 416 537 5400 (College and Ossington), existe uma árvore de Natal, decorada com quadrados com a flor do logótipo do banco e em cada quadrado estará inscrito o nome de um beneficiário.

O dia 17 de Novembro marcou o início da “Acção Natal 2014 – Ajude uma Pessoa a Sorrir” que o Escritório de Representação do Banco BPI em Toronto, promove junto de toda a comunidade portuguesa.

Primeiro era uma nota que chegou à nossa Redacção. Depois, era Marco Figueiredo, representante local, a aceitar abrir as portas do escritório, num sábado. Para ele, esta Acção enquadra-se no Projecto Solidário do BPI que permitiu beneficiar 270 instituições em Portugal com a entrega de mais de 27.000 prendas, em 2013.

O sucesso que esta iniciativa alcançou levou o banco a repetir, reforçar e alargar o projecto. “O Banco no ano passado, face ao momento que vivíamos, decidiu satisfazer os desejos daquelas pessoas, que queríamos que sorrissem, permitindo aos nossos clientes que escolhessem um dos desejos dessas pessoas, comprassem um presente e entregassem no Banco para que a prenda chegasse a todos aqueles a quem pretendemos trazer ainda mais felicidade. Face ao sucesso da iniciativa, este ano tivémos que repetir e alargá-la a todas as nossas representações espalhadas pelo mundo.” palavras de Marco Figueiredo, Representante do Escritório de Representação do BPI em Toronto.

Os colaboradores do banco, clientes e público em geral poderão retirar um ou mais quadrados da árvore, adquirir o/s presente/s e entregá-los nesse mesmo Escritório até ao dia 17 de Dezembro, que por sua vez os encaminhará para a “Luso Canadian Charitable Society”.

“Eu acho que são pessoas que têm uma felicidade pró-pria e acho que para os podermos ajudar, desta forma solidária... ainda podemos alargar ainda mais o seu sor-riso e trazer-lhes um pouco mais de felicidade. É esse, de resto, o nosso objectivo”.

E falando em sorriso vai-nos dizendo que, no Natal, “todos nós gostamos de receber prendas, todos nós gostamos de ser lembrados e esta é uma forma de, ao receberem uma prenda, levarmos um pouco mais de felicidade e sorriso a esses jvens. Daí o sorriso...”

“Participe e seja Solidário” – é a mensagem final da nota que nos foi enviada. Mensagem final que também chamamos nossa.

*Música e fogo de artifício deslumbram na «Cavalcade of Lights»Não sabemos se lá esteve. A verdade, porém, é que milhares de pessoas - agasalhadas para a noite fria de Toronto – foram descendo, descendo... até à Nathan Phillips Square, na noite de sábado, para a celebração anual da 48ª Cavalcade of Lights. E não tenha dúvidas... se não foi lá perdeu um grande espectáculo... E tem de esperar para o próximo ano.O evento contou com a iluminação da árvore de Natal oficial de Toronto, seguida de um concerto com o talentoso Maestro Fresh Wes, Kardinal Offishall, Kellylee Evans, e um espetáculo de fogo de artifício de tirar o fôlego. De tirar o fôlego e de tirar o chapéu...Eram 19h15 quando a multidão aplaudiu. É que a árvore elegante e bem decorada ficou toda iluminada, àquela hora.

Toda iluminada, sim, como ainda pode ver agora se por lá for...A árvore tem uma altura de quase 20 metros.Kevin Frankish (BT) foi o anfitrião do evento.No palco, um grupo de vereadores municipais aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem de natal, pedindo às milhares de pessoas que se deixem envolver verdadeiramente pelo espírito natalício, praticando o bem e espalhando o amor junto do seu próximo. Ora toma! Não esperávamos outra mensagem, não. Esperams, agora, é que eles próprios ajudem a que assim aconteça...Num post na conta twitter, o presidente eleito John Tory mostra uma foto dele com a esposa Barbara, num “miradouro” no exterior da Nathan Phillips Square, deixando a nota que estavam a “desfrutar da Cavalcade of Lights”, na bonita noite na praça da Câmara Municipal.

Escritório de Representação do Banco BPI em Toronto:

Acção Natal 2014 – ajude uma Pessoa a sorrir*Beneficiário deste ano: Luso-Canadian Charitable Society

T.L.DUTRA Professional Legal Services

Immigration - Small Claims Court- Criminal SummaryLandlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra533 College Street , Suite 306, Toronto ON,

Canada M6G 1A8Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906

E-Mail: [email protected] L.S.U.C - P00405

Page 9: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014 Comunidades . 9

Árvore de Natal já ilumina a nossa cidade

Para dar início à época natalícia, houve também lugar a uma festa de patinagem com DJed, com a pista de gelo completamente lotada de entusiastas da patinagem livre.O relógio marcava as 20:30 horas, quando uma bela sessão de fogo de artifício, que durou perto de 10 minutos, encerrou a noite.

Encerrou... é força de expressão, porque houve muita gente que ficou por lá... a desfrutar toda aquela maravilha!

402

Page 10: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 10. ComunidadesCristina Branco e João Paulo Esteves da Silva em concerto

Fadista e pianista encantam em Toronto

No Salmo 18:30 lê-se três conselhos: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.”

O primeiro conselho que este texto nos dá é o seguinte: “O caminho de Deus é perfeito...” Os conselhos que os homens dão são imperfeitos porque “Não há um justo, nem um sequer. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” (Romanos 3:10,12). Para um conselho de uma pessoa ser bom, é preciso que esse conselho venha da Palavra de Deus. Tudo o que Deus ensina nas Sagradas Escrituras é perfeito porque Deus é perfeito e nunca erra. Portanto, se seguirmos os ensinamentos das Sagradas Escrituras nunca iremos ficar desapontados, porque os conselhos de Deus são perfeitos.

O segundo conselho que este texto nos dá é que “A palavra do Senhor é provada.” O que significa a palavra do Senhor é provada? A palavra provada vem do verbo provar e significa que tem sido verificada por experiência e por testemunhos que o assunto falado ou a pessoa que fala do assunto, neste caso, Deus, tem sido demonstrado com provas de ser verdadeiro. Ao examinarmos os testemunhos das pessoas mencionadas na Bíblia que têm seguido os caminhos de Deus, eles nos têm dado provas que realmente a Palavra de Deus é provada como sendo verdadeira. Não somente isso, aqueles nos nossos dias que têm confiado e seguido pela fé nos ensinamentos da Palavra de Deus têm a prova em si mesmo que tudo o que Deus ensina é verdadeiro. Reparem o que Jesus disse: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo” (João 7:17). E noutra ocasião Jesus disse:

“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32). Portanto, aqueles que têm seguido os caminhos de Deus têm visto pela sua própria experiência que os que obedecem e seguem os caminhos de Deus têm sempre dado bons resultados.

O terceiro conselho que o texto nos dá é que a Palavra de Deus que lemos na Bíblia “é um escudo para todos os que nele confiam.” Os dez mandamentos que lemos em Exodo 20:1-17 não foram dados para fazerem a vida negra e pesada às pessoas, mas para protegerem as pessoas dos maus caminhos que levam à infelicidade e perdição. No Salmo 119:2- lê-se: “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e o buscam de todo o coração.”

A palavra “bem-aventurados” significa felizes. Noutro texto Deus nos exorta dizendo: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:1-3). Deus não tem prazer em que as pessoas sejam infelizes e sofram. Por isso, Ele na sua amorosa providência inspirou os seus profetas para nos darem os seus conselhos perfeitos e provados pelo quais trazem protecção e felicidade aos que vivem pela fé e confiam nesses conselhos. Por isso, quem confia e segue os seus ensinamentos tem a protecção divina. Como está escrito: “Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” (Salmo 34:8).

Rev. João DuarteReligião e Fé

Três conselhos divinos

Foi a primeira vez em Toronto. Não terá sido, de resto, a últi-ma, face ao entusiasmo da plateia. Cristina Branco, fadista e cançonetista de peso, e o pianista João Paulo Esteves da Sil-va “agarraram” o público, maioritariamente da comunidade portuguesa, que esgotou (ou quase) o grande e belo Glenn Gould Studio, no 250 Front Street West.

Até o Cante Alentejano – ainda agora reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNES-CO – esteve em foco. Evocado durante o concerto, designa-damentefoi evocado durante o concerto, pelo próprio côn-sul-geral de Portugal, Luis Barros. Haveria de notar que o espetáculo acontecia num “dia particularmente alegre para a cultura e música portuguesas”, depois do “Cante Alentejano” ter sido reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO.

A 28 e 29, eram, também, os concertos em Montreal e Otava. Cristina Branco haveria de dizer, desde logo – após a can-ção de abertura “Miss Otis Regrets”, de Cole Porter – que era “uma honra” estar entre nós, nesta primeira vez.

“Isto, o que eu e o João Paulo fazemos, é um pouco, pelo menos para mim, como uma ‘bolha’ àparte da minha outra ‘bolha’ que é maior, tem mais gente”, justifica. “Esta é peque-nina, é delicada e muito sensível. E compete-nos a nós mos-trar-vos aquilo que fomos fazendo pelos anos fora.” Cristina Branco procurou, desde logo, explicar a empatia ar-tística que tem com o pianista, que conhece há muitos anos, lembrando que este tem composto imensas músicas e escrito muitas coisas para ela. “E por isso resolvemos, a determinada altura, pegar nessas coisas todas que fazemos juntos e mos-trar como é que duas personalidades diferentes podem jun-tar-se na música”, sublinhou a cantora.

Foi quase hora e meia de espetáculo. Com um alinhamento musical bem tratado, Cristina foi explorando temas em por-tuguês, como “O lenço da Carolina”, de Miguel Farias/João Paulo Esteves da Silva, “O meu amor”, de Chico Buarque, ou “Fado Chão, piano solo”, de João Paulo Esteves da Silva. Entre muitos outros, naturalmente.

Do programa, destaque para “Un amor”, letra de Maria João, com adaptação para castelhano: Marcelo Teixeira/Mário La-ginha; “L’Invitation au Voyage”, de Charles Baudelaire/João Paulo Esteves da Silva, cantado na língua francesa. E ainda “I’ve got you under my skin”, de Cole Porter.

No final, Cristina Branco haveria de dizer ter gostado muito deste concerto preparado exclusivamente, como disse, para a comunidade de Toronto. E elogiou a forma como o público reagiu.

A apresentação do concerto em Toronto, com admissão gra-tuita, inseriu-se no plano de atividades culturais do Consula-do-Geral, patrocinado em grande parte por um conjunto de firmas luso-canadianas.

Os concertos em Montreal e Otava, estiveram sob coorde-nação e organização da Embaixada de Portugal em Otava, com o apoio do Camões I.P. e a colaboração dos Consulados Gerais de Portugal em Toronto e Montreal.

Concerto em Lisboa a 11 de dezembro

No dia 11 de dezembro, Cristina Branco encerra em Lisboa, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), a digressão iniciada em janeiro, com base no triplo CD “Idea-list”.Quase 90 concertos depois, a fadista acredita que vai fechar a digressão da melhor maneira, porque esta vai terminar em Portugal. “O que não é muito comum no meu caso”, como disse.

Nesse concerto, para além dos músicos que habitualmente a acompanham, a artista contará com a presença de dois con-vidados especiais, Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, e o fadista Camané.

Este concerto parte de um convite do Museu do Fado e inte-gra o ciclo “Há Fado no Cais”.

Page 11: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014 Desporto . 11

O Benfica respondeu, ontem, domingo, à eliminação da Liga dos Cam-peões com mais uma vitória na I Liga de futebol, desta vez sobre a Aca-démica (2-0), e segurou a liderança, mantendo distâncias para Vitória de Guimarães e FC Porto.Os vimaranenses abriram a jornada na sexta-feira, com um triunfo sobre o Moreirense, por 2-1, e subiram provisoriamente ao comando, mas os “encarnados” passaram sem sobressaltos em Coimbra e retomaram os dois pontos de avanço, enquanto os “dragões” golearam o Rio Ave em casa, por 5-0, e não se deixaram atrasar.Assim, três pontos continuam a separar o FC Porto do campeão nacio-nal, que arrumou a questão em Coimbra na primeira parte em Coimbra e somou a nona vitória na liga, com golos de Gaitán (08 minutos) e de Luisão (45+1), quatro dias depois da “amarga” derrota em São Peters-burgo, com o Zenit, que significou o adeus às competições europeias.Incapaz de contestar o domínio da equipa de Jorge Jesus, a Académica continua sem ganhar em casa juntou esta derrota aos cinco empates re-gistados antes no seu terreno.

Com um triunfo apenas no campeonato, os “estudantes” estão em 16.º, somente quatro pontos acima de Penafiel e Gil Vicente, os ocupantes da zona de descida.No Dragão, depois de uma primeira parte sem golos, o espanhol Cris-tian Tello abriu o caminho da vitória do FC Porto no início do segundo tempo (47) e o colombiano Jackson Martínez seguiu-lhe o exemplo, igualando o Talisca (Benfica) e Maazou (Marítimo) no topo da lista de marcadores, com oito golos.Porto – o único invictoA sétima vitória da equipa de Julen Lopetegui, única invicta da prova, ganhou expressão excessiva mesmo no final, com mais três golos, de

Alex Sandro (89), Óliver (90+1) e Danilo (90+3) e foi um castigo pe-sado para os vila-condenses, que averbaram a quarta derrota na prova e caíram uma posição, para oitavo, com 17 pontos.Beneficiou o Sporting, que na véspera bateu o Vitória de Setúbal por 3-0 e subiu a sexto, a um ponto de Belenenses e Sporting de Braga.

Também no sábado, os “azuis” perderam pontos frente ao Arouca (0-0) e os bracarenses golearam em Penafiel (6-1), agora último classificado.Nos outros jogos de ontem, o Marítimo quebrou um ciclo de quatro derrotas com uma goleada em casa sobre o Boavista (4-0), num jogo em que os “axadrezados” terminaram reduzidos a oito unidades. No Fun-chal, Idris, na própria baliza (09 minutos), Bruno Gallo (61) e Mazzou (72), ambos de grande penalidade, e Dyego Sousa (84) construíram a folgada vitória dos madeirenses, que ascenderam ao nono posto.A contabilidade boavisteira cifrou-se em três expulsões - Philipe Sam-paio (58) e Mika (70), nos lances dos penaltis, e Beckeles - e mais três pontos perdidos, que mantêm a equipa no 13.º lugar, com 10 pontos.Em Barcelos, ainda não foi desta que o Gil Vicente somou a primeira vitória, empatando 0-0 com o Nacional. Os minhotos deixaram o último posto para o Penafiel, embora com os mesmos quatro pontos, e os ma-deirenses subiram um degrau, para 14.º, com nove.Hoje, segunda-feira, a jornada encerra com a receção do Paços de Fer-reira (7.º) ao Estoril-Praia (11.º), num jogo em que os nortenhos procu-ram manter o contacto com Braga e Belenenses na luta pelos lugares europeus, enquanto os “canarinhos”, ainda a lamentarem a eliminação da Liga Europa, buscam uma posição mais confortável.

Benfica não treme na I Liga e FC Porto mantém-se à vista

RESULTADOS

- Sexta-feira, 28 nov:Vit. Guimarães – Moreirense, 2-1

- Sábado, 29 nov:Belenenses – Arouca, 0-0

Penafiel - Sporting de Braga, 1-6 Sporting - Vitória de Setúbal, 3-0

- Domingo, 30 nov:Marítimo - Boavista, 4-0

Gil Vicente – Nacional, 0-0Académica – Benfica, 0-2 FC Porto - Rio Ave, 5-0 - Segunda-feira, 01 dez:

Paços Ferreira - Estoril, 20:00 (Sport TV)

Programa da 12.ª Jornada:- Sexta-feira, 05 dez:

Boavista – Sporting, 15:30 (Sport TV)

- Sábado, 06 dez:Rio Ave - Gil Vicente, 11:00 (Sport TV)

Benfica – Belenenses, 12:00 (Benfica TV)Estoril-Praia - Vitória de Setúbal, 11:00 (Sport TV)

Académica - FC Porto, 3:15 (Sport TV)

- Domingo, 07 dez:Moreirense - Paços de Ferreira, 11:00

Arouca – Penafiel, 11:00Braga - Guimarães, 3:15 (Sport TV)

- Segunda-feira, 08 dez:Nacional – Marítimo, 3:00 (Sport TV)

RESULTADOS

- Sexta-feira, 28 nov:Vit. Guimarães – Moreirense, 2-1

- Sábado, 29 nov:Belenenses – Arouca, 0-0

Penafiel - Sporting de Braga, 1-6 Sporting - Vitória de Setúbal, 3-0

- Domingo, 30 nov:Marítimo - Boavista, 4-0

Gil Vicente – Nacional, 0-0Académica – Benfica, 0-2 FC Porto - Rio Ave, 5-0 - Segunda-feira, 01 dez:

Paços Ferreira - Estoril, 20:00 (Sport TV)

Programa da 12.ª Jornada:- Sexta-feira, 05 dez:

Boavista – Sporting, 15:30 (Sport TV)

- Sábado, 06 dez:Rio Ave - Gil Vicente, 11:00 (Sport TV)

Benfica – Belenenses, 12:00 (Benfica TV)Estoril-Praia - Vitória de Setúbal, 11:00 (Sport TV)

Académica - FC Porto, 3:15 (Sport TV)

- Domingo, 07 dez:Moreirense - Paços de Ferreira, 11:00

Arouca – Penafiel, 11:00Braga - Guimarães, 3:15 (Sport TV)

- Segunda-feira, 08 dez:Nacional – Marítimo, 3:00 (Sport TV)

Page 12: ABC n 233 Compact

31 Novembro 201412 . Desporto

1251 St Clair Ave WVisite a nossa loja

Portugal agora está de si!mais perto

Onde impera a beleza da nossa cortiça

Faça a ... use produtos portugueses!diferença

416-901-3445

Braga goleia Penafiel (6-1)

tervalo, Santos voltou a dar vantagem aos bracarenses. Na segunda parte o conjun-to do Minho não deu hipóte-ses ao adversário e foi cons-truindo a goleada. Pardo, André Pinto, Luiz Carlos e Sami apontaram os tentos do SC Braga no segundo tempo.

Com este resultado, o con-junto orientado por Sérgio Conceição soma 21 pontos e igualou o Belenenses no quarto lugar do campeonato.

O SC Braga conseguiu alcan-çar a primeira vitória fora no campeonato ao golear o Pe-nafiel, por 6-1.

Os pupilos de Sérgio Con-ceição entraram decididos no jogo e logo aos 13 minu-tos Rafa inaugurou o marca-dor.

No entanto, o Penafiel con-seguiu responder e Rabiola empatou de grande pena-lidade, aos 27. Perto do in-

Para mais informaçõesJosé Carlos: 416 990 0537

Casa do Benfica: 416 651 1548

Benfica Soccer School está agora em grande actividade. Benfica @ Toronto

INDOOR NO GGP (Saint Clair e Caledonia) BOYS e GIRLS – Dos 6 aos 12 anos SÁBADO DAS 5 ÀS 7 DA TARDE

Beto e Cristiano Ronaldo na lista para o “onze” ideal

Há, no entanto, alguns estrangeiros bem conhecidos dos portugue-ses: Garay (Zenit) e Di María (Manchester United) já passaram pelo Benfica, enquanto James Rodríguez (Real Madrid) já jogou no FC Porto.

Ronaldo é, aliás, o jogador com mais nomeações para este onze: tem oito presenças na equipa ideal, um prémio criado em 2001.

Numa lista sem jogadores de equipas portuguesas, o Bayern é a formação mais representada, com nove jogadores (embora Bena-tia, Xabi Alonso e Lewandowski só tenham chegado aos bávaros no início da época), seguida do Real Madrid, com oito atletas (James e Kroos também representavam outros emblemas na temporada passada).

Beto e Cristiano Ronaldo são os únicos portugueses na lista divul-gada, terça-feira, pela UEFA para o onze do ano.

O guarda-redes do Sevilha, vencedor da Liga Europa, e o avançado do Real Madrid, que conquistou a Liga dos Campeões, compõem a lista de 40 jogadores que os internautas do site oficial do organismo que tutela o futebol europeu poderão escolher para a sua equipa do ano.

De referir que, sensivelmente à mesma hora que este texto foi escri-to, o capitão da Seleção Nacional era o jogador que reunia o maior número de preferências no site da UEFA, pois foi escolhido para 83% das equipas votadas.

Page 13: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014 Desporto . 13

A Holdimo tinha um crédito de 20 milhões resultante de percentagens de direitos económicos de jogadores, que transitaram para a SAD.

Mas a sociedade que gere o futebol ‘pagou’ a recuperação dos passes com a emissão de 20 milhões de ações, o que torna a empresa de Sobrinho acionista de referência. As anteriores percentagens de passes de jogadores ficam agora diluídas em ações da sociedade que gere o futebol.

O clube recuperou a percentagem de 28 jogadores, entre eles a do guarda-redes Rui Patrício (50%). O mesmo aconteceu com Bruma, Ilori, Jeffrén, Elias, Schaars e Arias, que entretanto foram vendidos. Ao que o CM apurou, está previsto novo aumento de capital da SAD, no valor de 18 milhões de euros.

Álvaro Sobrinho aplica 20 milhões no Sporting

O empresário era aliado de Ricardo Salgado até se ter incompatibilizado com o banqueiro. Passou, na altura, para o lado de José Maria Ricciardi e, para justificarem os encontros, referiram que se tratava de reuniões sobre o Sporting.

Aroma Mediterranean Restaurant

&Wine Cellar Adega Lounge

717 Richmond St, Unit 1, London, ON

Felipe GomesTelf. (519) 435 - 0616

Email- [email protected]

Muito mais do que um simples restaurante...

*Créditos de percentagens de passes de jogadores foram convertidos em ações da Sociedade Anónima Desportiva do clube de Alvalade

O empresário Álvaro Sobrinho detém quase um terço da SAD leonina.

O angolano é o principal investidor e rosto da Holdimo, empresa que reforçou para 29,8% a participação na SAD, que absorveu a Sporting Património e Marketing, S.A., aumentando assim o capital social de 39 milhões para 47 milhões.

Depois, com a incorporação do crédito de 20 milhões da Holdimo, o capital social subiu para os 67 milhões de euros, segundo informação comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Atendimento Espectacularvenha Comprovar

Pratos tipicos de portugal Grill & Bar

1474 St. clair ave wToronto M6E 1C6

Telefone (416) 652-7777

A melhor francesinha a moda do Porto

Youth League:

José Correia bisa

golo da partida, ele que tam-bém bisou, ao fazer o 2-2 aos 43. Elói, aos 65, fez o 3-2 para o Sporting.

No outro jogo do Grupo G, Shalke e Chelsea empataram a zero.

A equipa de juniores do Sporting venceu, terça-feira, o Maribor, por 3-2, na quin-ta jornada da Youth League. José Correia, avançado gui-neense, bisou (20 e 34) pelos jovens leões, que começaram a perder.

Já afastados da hipótese de seguirem para os oitavos de final na jornada passada, os verdes e brancos consegui-ram dar a volta à desvanta-gem, depois de Kramaric (14) ter marcado o primeiro

Page 14: ABC n 233 Compact

31 Novembro 201414 . Desporto

Águias estão fora das competições europeiasO Benfica vai ficar sem competições europeias a partir de dezembro. A derrota frente ao Zenit deixou a equipa sem hi-póteses de prosseguir na Liga dos Campeões e a vitória do Mónaco diante do Leverkusen (1-0) remete os encarnados irremediavelmente para o último lugar do Grupo C.

Desta forma, a equipa de Jorge Jesus fica também sem hipó-teses de chegar ao terceiro lugar, que vale a transição para a Liga Europa.

Os encarnados têm, contudo, ainda mais um jogo para dis-putar, apenas para cumprir calendário, no próximo dia 9 de dezembro, frente ao Leverkusen, no Estádio da Luz.

«Merecíamos mais» - Samaris

O médio Andreas Samaris considerou que o Benfica fez para merecer mais do que uma derrota na partida frente ao Zenit.

«Estamos tristes, pois queríamos continuar na Champions”, começou por dizer o jogador na habitual flash interview.

«Estivemos melhor na segunda parte, melhorámos no posi-cionamento e merecíamos marcar, mas, como acontece vá-rias vezes no futebol, acabámos por sofrer. Penso que mere-cíamos mais do que isto, mas temos de continuar a trabalhar arduamente», prosseguiu.

Brandão condenado a um mês de prisãoO avançado brasileiro Bran-dão, do Bastia, foi condena-do a um mês de prisão pelo tribunal correcional de Paris pela agressão a Thiago Motta (PSG), em meados de agosto.

Apesar do advogado ter alegado que o jogador co-meteu «um acto irracional» num «impulso irrefletido», o tribunal considerou que a agressão, filmada pelas câ-maras que dão acesso aos balneários, foi premeditada a condenou Brandão a um mês de prisão efectiva, isto apesar de o Ministério Público ter solicitado uma pena de oito meses de pena suspensa.

O brasileiro, de 34 anos, que terá ainda de pagar uma multa de 20 mil euros, não viu para já a sentença altera-da, possivelmente para pres-tação de serviços comuni-tários, por não se encontrar presente.

Uma noite tranquila para o FC Porto

O FC Porto venceu o BATE Borisov, por 3-0, e continua firme na liderança do Grupo H da Liga dos Campeões.

A formação portuguesa teve uma noite tranquila na Bielorrússia, apesar de uma primeira parte muito pobre. Embora não tenha cor-rido grandes riscos, a verdade é que Jackson assinou o primeiro re-mate da equipa só aos 35 minutos!

Depois do intervalo, então sim, os dragões melhoraram o seu de-sempenho. A inspiração de Herrera foi fundamental para o desfe-cho: o mexicano marcou o primeiro golo (pontapé de belo efeito, de fora da área) e ainda assistiu para o disparo colocado de Jackson e para o remate de Tello.

Com esta vitória, os portistas mantêm-se em condições de igualar a melhor pontuação (16) numa fase de grupos da Champions. Para já, superou o melhor registo de golos marcados na competição (15) e conservou, igualmente a melhor marca defensiva (3).

Dragões fazem história na Liga dos Campeões

Com a vitória de terça-feira, frente ao BATE Borisov (3-0), a equipa do FC Porto chegou aos 15 golos na fase de grupos da Liga dos Campeões, superando a sua marca anterior (12 golos), que datava da época 1996-97 e já era o melhor registo de uma equipa portu-guesa.

Nesta altura, os dragões têm o melhor ataque da Liga dos Cam-peões.

De salientar ainda que se o FC Porto vencer o Shakhtar Donetsk, na última jornada, os comandados de Julen Lopetegui igualam a melhor pontuação de sempre da equipa na Liga dos Campeões, que também remonta à temporada 1996-97. Mas não demorou muito para os dragões criarem perigo na segun-da parte, já que o primeiro remate saiu antes do minuto 50 - em contrapartida, o primeiro remate do FC Porto na primeira parte foi aos 35 minutos. O golo apareceu aos 56’, fruto de um enorme momento de inspiração de Herrera. O médio mexicano aprovei-tou a passividade da defesa bielorrussa e disparou uma bomba que passou por cima do guarda-redes Chernik. Foi aqui que começou o espectáculo Herrera.Aos 64’, o mexicano recebe a bola de costas no coração da área, segura o esférico e assiste Jackson Martínez para o quinto golo em outros tantos jogos do avançado colombiano na Champions.A dois minutos do fim, Herrera volta a aparecer e desmarca Tello, que tinha substituído Quaresma na segunda parte. O espanhol não desperdiçou a oportunidade e dentro da grande área picou a bola por cima de um Chernik que se tinha deitado na esperança de tra-var o remate do extremo emprestado ao FC Porto pelo Barcelona.

Sporting vence Maribor (3-1) e assume segundo lugar do grupo

*Sporting dá passo importante rumo aos oitavosO Sporting cumpriu com o objectivo de vencer o Maribor, em Alvalade, por 3-1. Num jogo que esteve parado mais de 40 minutos, devido a problemas elétricos, Carlos Mané, Nani e Slimani fizeram os golos dos leões, que ultrapassam o Schalke (derrotado pelo Chelsea por 5-0) no segundo lugar do Grupo G.

A equipa comandada por Marco Silva garante de imediato a continuidade nas competições europeias, via Liga Europa, mas depende também apenas de si própria para garantir a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, defrontando o já apurado Chelsea, em Londres, no próxi-mo dia 10 de dezembro. Num encontro marcado ainda por uma falha elétrica na iluminação do Estádio de Alvalade, que atrasou o início da segunda parte em quase uma hora, os leões chegaram ao intervalo já em vantagem, com golos

de Carlos Mané (10 minutos) e Nani (35’), tendo Jefferson marcado na própria baliza o golo contrário (42’), enquanto Slimani (65’) tranquilizou de vez os sportinguistas.Esta vitória deixa o Sporting a depender de si próprio para assegurar na última ronda a passagem aos oitavos de final, tendo a equipa leonina ascendido ao segundo posto do gru-po com sete pontos, mais dois do que o Schalke 04, que esta terça-feira foi goleado em casa pelo Chelsea - já vencedor do grupo - por 5-0.

Questionado sobre a sua adaptação à posição de médio de-fensivo, o internacional grego salientou: «Sinto-me melhor, falo todos os dias com o treinador e estou a perceber cada vez mais as coisas. Nestes três meses sinto-me melhor pessoa e melhor jogador.»

Page 15: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014 Desporto . 15

«Não merecíamos a derrota» - Jorge Jesus

A Seleção portuguesa de veteranos vai defrontar a Itália, a 14 de dezembro, no Estádio Olímpico de Montreal, no Canadá, em partida inserida na Legends Winter Cup.Na seleção portuguesa, segundo anunciou a empresa orga-nizadora, vão estar nomes como Luís Figo, Pauleta, Fernan-do Couto, Costinha, Abel Xavier, Neno, Paulo Santos, Paulo Ferreira, Miguel, Paulo Madeira, Beto, Fernando Meira, Abel Xavier, Maniche, Costinha, Rui Bento, Bruno Basto, Dimas, Rogério Matias, Fernando Gomes e João Tomás.

Pela Itália estão anunciados antigos internacionais como Paolo Rossi, Baresi, Zambrotta, Di Canio, Schillaci, Del Vec-chio, Perrotta ou Galli.

Luis Figo e Pauleta vêm aí

Portugal vai defrontar a Itália em veteranos

O treinador do Benfica referiu no final da parti-da com o Zenit que a sua equipa não merecia ter sido derrotada e consequentemente afastada já da possibilidade de se qualificara para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

«Foi um jogo difícil para as duas equipas, so-fremos um golo no nosso melhor período. Na primeira meia hora não estivemos tão bem, não nos conseguimos adaptar ao clima, mas a melhor oportunidade é nossa, por parte do Salvio. Na segunda parte entrámos muito bem, com muita circulação de bola e dentro daquilo que costuma-mos fazer. Podíamos ter marcado pelo Gaitán e pelo Luisão, mas foi o Zenit a marcar. Não me-

recíamos, mas o que conta é que saímos daqui com uma derrota e estamos afastados da Liga dos Campeões», afirmou Jorge Jesus.

Para o treinador dos encarnados, o facto de estar já fora da Liga dos Campeões não tira mérito à equipa.

«Antes do início da competição disse que qual-quer equipa poderia ser apurada neste grupo. Na Champions jogam os melhores e isso não tira mé-rito ao Benfica. Temos outras competições para jogar e o nosso grande objetivo é já o jogo do próximo domingo com a Académica», apontou. E foi...

Um encontro difícil entre duas equipas que praticam o me-lhor futebol do grupo», disse Danny.

O extremo do emblema de São Petersburgo revelou que ficou surpreendido com o início de segunda parte do Benfica.

O internacional português acredita que o Zenit deu um pas-so decisivo para assegurar a qualificação ao vencer o Benfica (1-0).«Vitória muito importante para o clube. Tínhamos o objetivo de ganhar o jogo.

Augusto Inácio

«Terceiro sorteio, terceiro jogo fora...»

«Não esperávamos um Benfica tão forte na segunda parte, causaram-nos dificuldades. Mas depois dessa fase, voltámos a controlar o jogo e conseguimos marcar», explicou.

«Queremos passar à próxima fase» - Danny

O representante do Sporting lamentou que o sorteio da Taça de Portugal, que colocou o Vizela no caminho dos leões, tenha ditado novo jogo longe de Alvalade.

«Este é o terceiro sorteio e é o terceiro jogo fora de casa. Já jogámos no Dragão, em Espinho, agora vamos a Vizela sempre com o intuito de seguir para a eliminatória seguinte. Queremos continuar na Taça e vamos fazer tudo por isso», disse Augusto Inácio na reação ao sorteio.

Depois de afastar o FC Porto, o Sporting afastou o Espinho com goleada (5-0) e tem de novo pela frente uma equipa do Campeo-nato Nacional de Seniores. Nada que tranquilize a equipa leonina: «O Vizela é uma equipa aguerrida que luta para subir de divisão e sabemos das dificuldades que vamos encontrar.»

Inácio deixou em aberto a possibilidade de pedir adiamento do jogo, agendado para 17 de dezembro, antes de deslocação difícil à Madeira para defrontar o Nacional para o campeonato: «Quería-mos jogar em casa pelo desgaste. Vamos analisar qual será melhor forma, falar com o presidente e com o treinador e tentar chegar a um acordo.»

Sorteio dos oitavos

de final da TaçaQuinta-feira passada, realizou-se o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, eliminatória que vai realizar-se a 17 de dezembro.

O Benfica-SC Braga, jogo cabeça de cartaz, e o Gil Vicen-te-Penafiel são os únicos encontros entre equipas da Liga.

Resultado do sorteio:Gil Vicente (Liga) – Penafiel (Liga)

Belenenses (Liga) - Freamunde (Liga 2)P. Ferreira (Liga) – Famalicão (CNS)

Vizela (CNS) - Sporting (Liga)Nacional (Liga) – Santa Maria (CNS)Marítimo (Liga) – Oriental (Liga 2)

Benfica (Liga) - SC Braga (Liga)Rio Ave (Liga) – Chaves (Liga 2)

Sorteio dos oitavos

de final da TaçaQuinta-feira passada, realizou-se o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, eliminatória que vai realizar-se a 17 de dezembro.

O Benfica-SC Braga, jogo cabeça de cartaz, e o Gil Vicen-te-Penafiel são os únicos encontros entre equipas da Liga.

Resultado do sorteio:Gil Vicente (Liga) – Penafiel (Liga)

Belenenses (Liga) - Freamunde (Liga 2)P. Ferreira (Liga) – Famalicão (CNS)

Vizela (CNS) - Sporting (Liga)Nacional (Liga) – Santa Maria (CNS)Marítimo (Liga) – Oriental (Liga 2)

Benfica (Liga) - SC Braga (Liga)Rio Ave (Liga) – Chaves (Liga 2)

Sorteio dos oitavos

de final da TaçaQuinta-feira passada, realizou-se o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, eliminatória que vai realizar-se a 17 de dezembro.

O Benfica-SC Braga, jogo cabeça de cartaz, e o Gil Vicen-te-Penafiel são os únicos encontros entre equipas da Liga.

Resultado do sorteio:Gil Vicente (Liga) – Penafiel (Liga)

Belenenses (Liga) - Freamunde (Liga 2)P. Ferreira (Liga) – Famalicão (CNS)

Vizela (CNS) - Sporting (Liga)Nacional (Liga) – Santa Maria (CNS)Marítimo (Liga) – Oriental (Liga 2)

Benfica (Liga) - SC Braga (Liga)Rio Ave (Liga) – Chaves (Liga 2)

Page 16: ABC n 233 Compact

31 Novembro 201416 . Ainda a tempo

9 Keith St. $98,900

Difícil de crer mas ainda existem abaixo

de 100,000. Semi separada mas...

1094 Cannon $124,900Imagine este investimento...

Arrendada por 900.00 por mês mais todas as despesas...

304 Britannia $ 119,900Sim acredite, só com 600.00 de

mortgage você pode ser proprietá-rio. Hamilton fica só a 50 KM de

Toronto

4114 Hwy 6 $97,900 Terreno de 154 pés por 136 pés. Não será ideal para fazer a casa

dos seus sonhos?

Paulo AntunesSALES REPRESENTATIVE

O NOVO NOME DE COMPETÊNCIA E HONESTIDADE É PAULO

146 Burton St. $119,900Perto do Hospital General em Hamilton. Separada

com 3 quartos. A este preço vale a pena visitar

348 Emerald St. N. $99,900

Pode se aposentar com despesas de só 550.00 por mês. Existem carros mais

caros que esta....

BUSINESS 905-308-8333MOBILE 289-440-1319FAX 905-387-3551www.pauloantunes.ca [email protected] also offered in:Spanish • Portuguese • French

No Cantinho da Saudade...

Ao passar pelo Alentejo

Olhei para trás e vi

O capataz e dois guardas

A correr atrás de mim.

Por apanhar o alecrim

Na quinta à beira da estrada

E colher o malmequer

Na minha longa jornada.

Passei por uma quinta feixada

Vi dezenas de camponeses

Cantando e ceifando o trigo

Que é o pão dos Portugueses.

No campo mais que uma vez

Pessoas a mondar toda a semana

Em Beja no restaurante

Comia-se carne de porco à alentejana.

Passei o fim de semana

Com uma cigana vaidosa

Lia a sina a toda a gente

De Moura a Vila Viçosa.

Abílio C. Marques

Cigana feiticeira

HAMILTON

52 Voyageur $419,900Um Diamante com menos

de 10 anos de idade. Basement acabado. Basta simplesmente visitar e Ela

fala por si.

20 West 1st. $339,900Perto do colégio Mohawk. Tem 5 quartos e cada um

é alugado por 400.00 INVESTIMENTO certo.

Ribeira Grande acolhe exposição de aves

Entre os animais em exposição contam-se pombos de fantasia, canários exóticos, periquitos e papagaios.A “Expo Inter-ilhas Açores/Madeira 2014”foi muito visitada sábado e domingo.

Cerca de mil aves estão em exposição no pavilhão Fernando Monteiro, na Ribeira Grande, no âmbito da “Expo Inter-ilhas Açores/Madeira 2014”, evento promovido pela Associação dos Avicultores de São Miguel e que conta com o apoio da Câmara da Ribeira Grande.Aquela que será muito provavelmente a maior concentração de sempre de aves nos Açores numa exposição do género reúne um diversificado leque de animais, muitos deles de beleza rara.Na abertura da “Expo Inter-ilhas Açores/Madeira 2014” esteve Martinho Botelho, em representação do presidente da Câmara da Ribeira Grande. Na ocasião, o chefe de gabinete destacou o número e a variedade de aves em exposição.“É uma mostra que pretende divulgar aves ornamentais, canoras e de fantasia mas também incentivar o gosto pela criação de aves”, disse.

Exames posteriores confirmaram o diagnóstico e os pais do menino fi-caram a saber que o filho e eles próprios estavam infetados com Sida, sem nunca terem tido quaisquer sintomas.Esta criança tem um caso único porque, pela primeira vez, foi detetada a associação de duas mutações – R77Q e Q3R – numa proteína do vírus. Estas mutações estão associadas ao surgimento tardio da doença.A investigação já foi publicada no ‘Journal of Medical Microbiology Case Reports’ da Society for General Microbiology e Teresa Gonçalves, coordenadora do estudo, adianta que a descoberta gera muito entusias-mo.“Isto levanta imensas perspetivas, como tentar ver que mutações levam o vírus a ser menos eficiente na destruição de células. O ideal seria po-der provocar a mutação para atrasar a doença”, explica a investigadora.

Uma equipa da Universidade de Coimbra está a investigar o caso único de um menino de cinco anos a quem foi detetado o vírus de imunode-ficiência humana (VIH) sem nunca ter apresentado sintomas, avança o Diário de Notícias. A mutação apresentada pela criança atrasa o apare-cimento da doença.

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) está a estudar um caso único de uma criança com cinco anos a quem foi descoberto um tipo raro de imunodeficiência humana (VIH), conta o Diário de Notícias.O menino nunca apresentou sintomas de estar infetado com Sida até serem necessárias umas análises de rotina para tirar os adenoides e co-locar tubos nos ouvidos. Foi nessa altura que os médicos perceberam que havia alterações na coagulação.

Caso único de Sida descoberto em criança portuguesa

Page 17: ABC n 233 Compact

Angola (também a Angola de cá...) em festa

Vale a pena celebrar Angola mesmo cá longe31 Novembro 201431 Novembro 2014 Ainda a tempo . 17

A Festa da Independência de Angola deveria ser... a 11 de Novembro. A verdade, porém, é que esse era um dia de semana, e a Comunidade Angolana do Ontario quereria comemorar condignamente a festa. E vai daí escolheu um sábado... este mesmo sábado que agora passou. Como nos competia, passámos por lá – lá no 212 da Delaware Ave – e estivemos o tempo suficiente para anotar que a festa tinha tudo para dar certo. E deu, decerto.Antónia Chipepe, que era, até aquele dia, a presidente da Associação, disse-nos que estava ali exactamente a celebrar.

Que Angola está a andar bem e depressa e que a nossa gente de Angola a residir por cá, entende que vale a pena celebrar Angola, mesmo cá de longe. Vimos, também, do chamado “mercado da saudade”, isto é, dos que, mesmo não sendo Angolanos por nascimento, se consideram Angolanos do coração. E ainda bem que assim é.

Rui da Silva, que haveria de tomar posse das funções de Presidente da Comunidade Angolana do Ontario, foi-nos dizendo que “esta é a noite que vai marcar o 39.º aniversário da independência de Angola e estamos aqui reunidos entre Angolanos, de Cabinda ao Cunene, do Mar ao Leste, para celebrar mais um dia que é todo nosso...”E mesmo que não quiséssemos, ainda falámos no Embaixador Agostinho Tavares, que deixou boas recordações. “Infelizmente, o Embaixador Agostinho Tavares já deixou o Canadá e está em Washington, e ainda não temos Embaixador, neste momento, embaixador que está a caminho, também, e vamos esperar que ele chegue para representar Angola no Canadá”.

Bodas de Prata da “Bairrada” em destaque*Ministro Charles Sousa esteve lá

Rui da Silva ainda nos foi dizendo que “vai ser diferente o meu mandato como presidente. Entendo que devo puxar mais pela comunidade, ter a comunidade mais participativa e a camada jovem mais empenhada no desenvolvimento da comunidade para um futuro melhor”.

Por nós... aquele abraço e a certeza de que estaremos sempre prontos para dar notícia de actividades da Comunidade Anglana do Ontario.

Uma empresa a fazer 25 anos... merece destaque. Até por não ser nada fácil atingir as chamadas Bodas de Prata, em tempo que nem é propício aos negócios. Chama-se Bairrada e já tem quatro sucursais no Ontario (três em Toronto e uma em Mississauga). A verdade é que, há dias, estivemos por lá a ajudar a soprar as velas, digamos assim.Os “Parabéns a você...” foram entoados por um grupo de visitantes convidados, à frente dos quais estava Manuel Gonçalves. Sabe cantar. Sabe interpretar o sentir das pessoas. Sabe, afinal, atirar cá para fora com os “Parabéns a Você”.Eram, assim, os Parabéns a Você, frente ao proprietário, Carlos Pires, e a algumas pessoas que, entretanto, já estavam por ali. “Hoje estamos a celebrar 25 anos da Bairrada Churrasqueira, portanto as Bodas de Prata”. De facto, era muita a alegria estampada no rosto de Carlos Pires. “Foi preciso muito sacrifício, muita luta... mas hoje sinto-me realmente feliz”.

Muito satisfeito agora. Mas, no princípio, descrevendo um pouco do início desta luta, foi efectivamente difícil. Lembra que, inclusivamente, a esposa chegou a dizer-lhe que largasse, que perdesse mesmo o dinheiro todo e que fosse para casa continuar com os trabalhos anteriores. “Na altrura tive de lhe dizer que ia continuar e que... ela teria de me mandar buscar talvez morto no estrado, mas não vou desistir…” De facto – e quem acompanhou o início, lembra-se – “não foi fácil, mas sinto-me satisfeito, não só com o progresso das quatro churrasqueiras, mas também por que os meus filhos estão a meu lado a trabalhar...”

Ministro Charles Sousa esteve láA verdade é que uma casa daquelas honra, não apenas os proprietários, mas também quantos se interessam pelo avanço económico da Província. Como é o caso do ministro Charles Sousa, que achou por bem ir até lá... dar os parabéns ao empresário.“Isto é uma celebração de um indivíduo, de uma família, que contribuiu para a nossa comunidade, para a economia da nossa província, a celebrar 25 anos de uma churrasqueira, que é

muito mais do que uma churraqueira, já que é um encontro de pessoas que vêm cá para conviver, em várias áreas e continua a receber as pessoas”.Charles Sousa conta que cada vez que vai ao encontro de algumas entidades, que nem são portuguesas, tem sempre uma churrasqueira, assim como esta, “como a Bairrada, que fornece comida boa, autêntica, da nossa Bairrada, e comida portuguesa. É, de facto, uma satisfação e mesmo orgulho estar aqui a celebrar 25 anos de uma família e de indivíduos muito honestos. É efectivamente um exemplo de bem trabalhar, não apenas para a família, mas também para a nossa comunidade... e está-nos a permitir aumentar como que o nosso estandarte lusitano e... muito obrigado, sr. Carlos, por tudo o que tem feito...”Uma das satisfações de Carlos Pires é ter também a trabalhar consigo os dois filhos, Diniz e Nilton. O que lhe dá a entender que o negócio está... para ficar. Depois deixa cair um voto de um Natal muito Feliz e faz votos por que as pessoas apareçam numa das Bairradas, porque, de facto, vale a pena.

Empenho e trabalho coroados de êxitoDecerto que não foi fácil. Decerto que houve dificuldades... mas a verdade é que o empenho e o trabalho foram coroados de êxito. Que fazem pensar até... nos próximos vinte e cinco anos... Carlos Pires acredita que, para ele, talvez não seja fácil atingir mais vinte e cinco anos. “mas espero estar vivo, daqui a 25 anos, e espero sobretudo que a Bairrada continui e que abra, até, mais umas casas, eu na companhia dos meus filhos, transmitindo o que eu fiz e o que eu ainda sei e posso ajudá-los, para que eles continuem com o nome de Bairrada a dignificar a nossa comunidade portuguesa e Portugal”.No fundo... lembrou-se que há 25 anos, aquela empresa começou a sua caminhada. E valeu a pena. Até porque foi crescendo, ao longo dos anos.

Maria Tavares deixa o FirstApós 19 anos de bons services, Maria Tavares – até aqui adminis-tradora do First Portuguese – deixa aquelas funções. Quem acom-panhou a primeira colectividade portuguesa nestas terras, decerto que enaltece o esforço que Maria Tavares pôs em acção, nas diver-sas actividades comunitárias. Manter e expandir o programa dos seniores, criação de Educação básica em matéria de computadores e ESL, criação do Little First Daycare and Learning Centre – foram algumas das tarefas levadas a cabo.

Quando o First Portuguese deixou de contar com o seu prédio na College St., havia quem pensasse que o First poderia sucumbir. Tal não aconteceu, graças, também, ao empenho de Maria Tavares, já então ao serviço da colectividade.

Por nossa parte, aqui estamos a saudar a Maria José Tavares, com votos de muitas felicidades no futuro.

Academia do BacalhauComo já noticiámos, Mari-na Candeias acaba de deixar a presidência da Academia do Bacalhau. Para ela, “há sempre uma ocasião em que se tem que dizer adeus” e, mesmo não se afastando da Academia do Ba-calhau, deixa a presidência onde esteve seis anos. “Fiz o meu me-lhor durante estes seis anos que presidi à Academia do Bacalhau de Toronto, bem sei que nem sempre aquilo que eu penso ou faço é o melhor, mas fi-lo com a melhor das intenções e sempre para bem da Academia e dos que beneficiaram dos donativos que todos nós (os que têm amor à camisola) nos encarregámos de contribuir”. À direcção e a todos os mem-bros da Academia do Bacalhau de Toronto, Marina Candeias agradece a participação e o ex-celente trabalho que fizeram “para contribuição do sucesso que obtivemos”, como disse.

Acentuou, entretanto, deixar a presidência com um saldo po-sitivo, “em relação aos eventos que tivemos, aos donativos que distribuímos, e também em re-lação à conta bancária que tam-bém está positiva”. E desejando felicidades à futura direcção, acentua estar “crente que o novo presidente compadre Rui Go-mes vai manter a chama da nos-sa Academia bem acesa e prova-velmente ainda fará melhor”. ABC sempre teve as melhores relações com a presi-dente Marina Candeias, motivo porque nos apraz agradecer.

Page 18: ABC n 233 Compact

É Música, senhores...! É Música!Hoje... trago aqui um tema. Um tema de que nunca me canso de falar, pois descreve a importância que tem a Música Regional Açoriana. E isto... embora agora em menor escala, talvez fruto da influência de certas músicas estrangeiras e dos tempos conturbados que vivemos.

Por isso penso... que é uma importante parcela da nossa cultura que não pode ser esquecida e que devemos divulgar!

E eis que volto a falar sobre a nossa Música Regional, tentando lembrar raízes que nos orgulham e com a intenção de preservar o que resta da nossa Cultura de Raiz Popular.

Os primeiros povoadores, que aportaram nas Ilhas dos Açores, trouxeram na escassa bagagem uma nostalgia, que mais vincada ficou com o tempo, pelo isolamento Insular.

Toda essa saudade se reflectiu na música popular, dando-lhe um sentimento dorido, um tom comovente, que trouxe sons melódicos, com estilo de balada, ao nosso rico e, por vezes, sentimental folclore. Ao desbravar e a cultivar a terra, os nossos antepassados iam plantando raízes, ao som dos pífaros, transportados em alforges.

Esse sentimento passou a ser um estado da alma... que desde aí acompanha o povo açoriano pelo mundo fora. Que, ao ouvir os primeiros acordes da “Charamba”, da “Saudade” ou da “Chamarrita”, sente um aperto no coração e esse (sempre pronto) nó na garganta, indícios das constantes saudades da Terra.

A nossa Música Regional é conhecida, na gíria do povo, como “ Modas à Antiga”, e na festeira Ilha Terceira, de onde venho, é a linda e dolente “Charamba”, a Rainha da Festa, que dá abertura aos nossos “Bailes Regionais”.

Em todas as nossas Ilhas, a Música Regional é conhecida pelos mesmos nomes, embora musicalmente distinta. Na Ilha do Pico, a “Chamarrita” já galgou fronteiras e é famosa pela sua bonita vivacidade de “baile mandado”, que alegra as conhecidas “Noites de Folga”. O “Baile da Povoação” - mais conhecido pelo “Baile Furado” - com a viva coreografia e desafio de quadras, é o mais lindo cartão de visita da Ilha de S. Miguel.

E poderia ir por aí fora, de Ilha em Ilha... homenageando a riqueza de um folclore que tem vindo ao longo dos séculos a mostrar ao Mundo a saudade dos que partem. E a dos que ficam...

Estas melodias de encanto, são sempre acompanhas pela Viola de Arame, conhecida entre a nossa gente pela Viola da Terra. Instrumento musical originado nos Açores e já um Património Tradicional Açoriano. A Viola da Terra, é, sem dúvida, o mais importante instrumento da Música Regional Açoriana, chegando a ser o único instrumento a acompanhar os grandes improvisadores das “Cantigas ao Desafio”. Com o decorrer do tempo... a Viola da Terra juntou-se ao violão, ao bandolim, aos ferrinhos e a outros instrumentos musicais. Mas, ainda hoje, continua a ser um instrumento essencial da nossa Música Regional.

Em homenagem ás nossas “Modas Antigas”, à nossa Cultura Popular... e sobretudo às nossas Raízes... deixo aqui uma quadra do nosso Cancioneiro Popular - que nos faz orgulhar da nossa Terra e deste Povo a que pertencemos!

A palavra saudade,Quem seria que a inventou,Fosse quem fosse o poeta,Com certeza que chorou...

Conceição Baptista

31 Novembro 201418 . Ler e contar

Cante alentejano classificado Património da Humanidade pela UNESCO

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada, sexta, pela manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que esteve reunido esta semana em Paris (França).O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Casa dos Tiagos recebe concerto de violas da terraA Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco de Lacerda, em parceria com a Casa dos Tiagos, na Vila do Topo, em S. Jorge, promoveu, sexta-feira, pelas 21h00, a realização de um concerto de violas da terra. O concerto, a cargo do Grupo de Violas das Manadas,

visa divulgar este instrumento musical e incentivar a sua aprendizagem. A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Justiça e vingança António Marinho e Pinto

EurodeputadoHá, em Portugal, cidadãos que nunca poderão ser humilhados pela justiça como está a ser José Sócrates: os magistrados.A detenção do antigo primeiro-ministro José Sócrates levanta questões de ordem política, de ordem jurídica e de cidadania. Mais do que a politização da justiça, ela alerta-nos para a judicialização da política que está em curso no nosso país.José Sócrates acabou, enquanto primeiro-ministro, com alguns dos mais chocantes privilégios que havia na sociedade portuguesa, sobretudo na política e na justiça. Isso valeu-lhe ódios de morte. Foi ele quem, por exemplo, impediu o atual Presidente da República de acumular as pensões de reforma com o vencimento de presidente.A raiva com que alguns dirigentes sindicais dos juízes e dos procuradores se referiam ao primeiro-ministro José Sócrates evidenciava uma coisa: a de que, se um dia, ele caísse nas malhas da justiça iria pagar caro as suas audácias. Por isso, tenho muitas dúvidas de que o antigo primeiro-ministro esteja a ser alvo de um tratamento proporcional e adequado aos fins constitucionais da justiça num estado civilizado.É mesmo necessário deter um cidadão, fora de flagrante delito e sem haver perigo de fuga, para ser interrogado sobre os indícios dos crimes económicos de que é suspeito? É mesmo necessário que ele, depois de detido, esteja um, dois, três ou mais dias a aguardar a realização desse interrogatório?Dir-me-ão que é assim que todos os cidadãos são tratados pela justiça. Porém, mesmo que fosse verdade, isso só ampliava o número de vítimas da humilhação.

Mas não é verdade. Há, em Portugal, cidadãos que nunca poderão ser humilhados pela justiça como está a ser José Sócrates: os magistrados. Desde logo porque juízes e procuradores nunca podem ser detidos fora de flagrante delito.Em Portugal, poucos, como eu, têm denunciado a corrupção. Mas, até por isso, pergunto: seria assim tão escandaloso que um antigo primeiro-ministro de Portugal tivesse garantias iguais às de um juiz ou de um procurador? Ou será que estes, sim, pertencem a uma casta de privilegiados acima das leis que implacavelmente aplicam aos outros cidadãos?A justiça não é vingança e a vingança não é justiça. Acredito que um dia, em Portugal, a justiça penal irá ser administrada sem deixar quaisquer margens para essa terrível suspeita.Carlos Alexandre - Está há vários anos no Tribunal Central de Instrução Criminal e por lá ficará o tempo que quiser, pois os juízes são inamovíveis. Tempos houve em que um juiz não podia permanecer num tribunal mais do que seis anos (era a regra do sexénio) e, por isso, recebia um subsídio para a habitação. Porém, desses tempos, só resta, hoje, o dito subsídio, bem superior, aliás, ao salário mínimo nacional e totalmente isento de impostos.Duarte Marques - Este deputado do PSD veio manifestar publicamente júbilo pela detenção e humilhação pública de Sócrates, com o célebre ‘aleluia’. Era evitável a primária manifestação de ódio quando até a ministra da Justiça nos poupou ao habitual oportunismo político. Talvez mais cedo do que tarde se cumpra a sentença de Ezequiel: “Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.”

Page 19: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014 Ler e contar . 19

A bailarina de DeusUma vez auto-proclamei-me contador de histórias. Da-quelas que ninguém lê. E que eu teimo em deixar no baú das coisas que nem o vento levou... H i s t ó r i a s que talvez ninguém leia, que fiquem por aí atira-das ao vento e à insensibilidade dos que já deixaram de pensar...

Já lhe perdi o nome, assoberbado que ando noutras tarefas de olhar o mundo pelo prisma do ganho do tempo e do dinheiro. Uns e outros a não fazerem parte do vocabulário da... bailarina de Deus. Encontrei-a, agora, de novo, numa rua algo rumorejante na cidade onde me crescem, cada vez mais, os amargos de alma. Vi a sua silhueta mais que o seu corpo. A bater com os pés no chão, frente a café de esquina. Atirava aos ares uns gritos roucos que pareciam de canção. Sem querer, dei comigo a entender que era uma índia, da-quelas que foram ficando por aí quando o homem branco enxameou os campos e fez cidades, cortando, quase cerce, o portento da grande nação que já existia. Era uma índia, sim. E mesmo que os homens meus irmãos se rebolem a rir, chamando-lhe nomes de estarrecer, mesmo que a con-siderem uma simples louca que já não sabe ao que veio, eu entendo-a. Compreendo o seu dançar. Mitiga-me na alma a fome que tenho em ser igual. Na luta pelos que sofrem. Na batalha contra as causas perdidas de uma nova civilização que este mundo bem precisava.Louca? Não. Desenganem-se os que assim pensam da (quase) velha mulher que ainda por aí anda. A atirar aos ares os seus gritos roucos feitos canção, em linguajar que ninguém entende. Não. Ela é, tão simplesmente, a bailari-na de Deus. No estertor da agonia da vida terrena em que mergulha e mergulhou. Uma bailarina que faz daquilo, dia após dia, o seu gesto de amor. Uma bailarina que, mesmo não tendo aprendido a dançar, se configura como dançarina convicta. A exconjurar o mal. A espargir carros e pessoas com uma água que é capaz de pensar benta... e não passa de um líquido que deveria ser sólido. Especialmente para ba-ter nas caras que fingem não ver, nos corpos que caminham para a desgraça, nas almas que se perdem no dia-a-dia do bailado de máscaras em que todos se atolam.Desenganem-se. Ela não está (nem é) louca. É bailarina, sim. Por não ter outra forma credível de exconjurar o mal que se abate por sobre a terra que todos consideram no-bre, e segura, honesta, e boa. Mas que tem, afinal, homens e mulheres que se fazem e desfazem no emaranhado dos conceitos e das acções que vão arquitectando.

E mesmo não lhe lembrando o nome... pode chamar-lhe

Fernando Cruz Gomes

Decisão de não acusar polícia que matou jovem incendeia Ferguson Pouco depois de o procurador do condado de St. Louis, Robert McCulloch, ter anunciado o veredito do júri registaram-se os primeiros distúrbios na avenida West Florissant, em Ferguson, epicentro da onda de distúrbios raciais desencadeada pela morte, a 9 de agosto, de Michael Brown, de 18 anos, às mãos do agente Darren Wilson.

“Nos próximos dias os agentes terão de trabalhar com a comunidade, não contra ela, e distinguir o reduzido núcleo de pessoas que poderão usar a decisão do grande júri como desculpa para a violência”, afirmou Obama, numa breve alocução, apelando à calma e à contenção, em linha com a mensagem dos familiares do adolescente negro morto a tiro em agosto.

Em Toronto tambémTambém em Toronto, houve manifestações. Os manifestantes reuniram-se frente ao consulado dos EUA, na University, terça-feira, um dia depois de um grande júri ter decidido não avançar com a queixa contra um agente policial de Missouri, no tiroteio fatal de Michael Brown.

O protesto, que foi apelidado de “ “Black Lives Matter,” começou às 18:00 e foi anunciado pelos organizadores como um “pacífico” e “familiar” evento.“Mike Brown foi assassinado. E o Estado deixa o seu assassino sair sem sequer uma acusação “, lia-se numa página do Facebook a promover o protesto. “As pessoas negras são assassinadas pelo Estado em nossas comunidades

locais regular e sistematicamente. E os seus assassinos fogem sem sequer uma acusação. Estamos em solidariedade com o protesto. “

Cerca de 600 a 700 participantes participaram da manifestação pacífica, que terminou às 20:00

Falando com CP24, na terça-feira à tarde, o porta-voz da polícia de Toronto Mark Pugash confirmou que os agentes policiais estariam à disposição para direcionar o tráfego e garantir que o protesto fosse pacífico.

Os protestos tornaram-se violentos em Ferguson, na segunda-feira à noite, resultando em vandalismo generalizado e na destruição de 12 edifícios comerciais pastos de incêndios.

Maria. É nome bonito. Maria será. Com a carga emocional que as Marias tiveram ao longo dos anos e dos alfarrábios de uma História e mais outra. Maria, a bailarina de Deus.Sonha o insondável das coisas. Entretém-se a benzer o que pensa ser passível de mudar. Toca ao de leve na pasmaceira em que nos atolamos. E mesmo quando adrega de se calar, quando se senta para aí em soleiras de portas e em mesas de cafés onde a deixam entrar... é a bailarina que julga estar a cumprir a sua missão. Que olha o mundo, com os seus olhos já fracos de morrer, em demanda de um sonho que já se foi. Não lhe lembro o nome, não. Apenas lhe deixo o de Maria. À falta de melhor. Uma Maria que calcorreou caminhos e correu montanhas, que se acercou dos abismos vezes sem conta mas conseguiu recuar. Uma Maria a quem os homens, mesmo hoje, ainda chamam de louca. Uma Maria que está na agonia solene de uma vida que desabrochou em flor, foi andando em miosótis de muitos lírios, parou na rosa onde as abelhas buscam o pólen, sentiu as agruras dos cardos – temos tantos por aí – e seguiu, seguiu sempre, no colorido do rouxo que lhe atafagou a alma.Tornou-se a bailarina de Deus. E agora, ali, na esquina ru-morejante da cidade grande onde ainda vive, está a fazer o seu último acto de amor. Quer salvar os homens seus irmãos. Os homens que não querem ser salvos e que até já lhe acirraram os cães da desconfiança, chamando-lhe a Polícia, insultando-lhe as boas intenções. A Maria bailari-na está, de facto, no seu último acto de amor. Deixem-na bailar. Deixem-na atirar aos céus os gritos roucos a quebra-rem a cerração do enevoado dos tempos. Como bailarina de Deus, traz escondida a espada que poderia ser (e ela pensa que é) da salvação da humanidade. Traz bugigangas mil, que os homens não entendem nem conhecem... mas que eram capazes de ser as chaves de uma salvação que já ninguém quer.Respeitem o seu último bailado. Respeitem-no e testemu-nhem-no. A mim, escriba que vai deixando os ossos na ci-dade que não conseguiu domar, deixem-me ir à procura de raízes perdidas. Que me identifiquem a bailarina. E que me digam, afinal, ao que é que ela veio.Maria! A bailarina de Deus! – E como entre nós, nada fica mal...! Nem você, magnânimo leitor, pensar que não tem nada com isso... e que se ela é louca, que se cure. Claro. Talvez pôr mais uma pedra de gelo na bebida que vai entor-nando...! Assim como assim, a Maria não lhe diz nada. Não é sua conhecida. Não tem nada a ver com o seu mundo... nem com o seu umbigo. Beba! Beba mais... e deixe-me a mim chorar a desdita de a não poder ajudar...

No entanto, os protestos realizados noutras cidades dos EUA mantiveram-se, na sua maioria, de índole pacífica.

A decisão de um júri de não imputar acusações ao polícia que matou um jovem negro em Ferguson desencadeou uma onda de indignação nos Estados Unidos, com o Presidente, Barack Obama, a ape-lar à calma e à contenção

Page 20: ABC n 233 Compact

Paulo Alves – Carlos Moreira31 Novembro 201420 . Automobilismo

Lexus prepara duas novidades para DetroitEm janeiro, no Salão de Detroit a marca nipónica deverá apresentar o GS F e a nova geração do SUV RX.O vice-presidente da Lexus, anunciou que no Salão de Detroit do próximo ano serão apresentadas uma ou mesmo duas novidades. Contudo, na conversa com a WardsAuto, Jeff Bracken não entrou em detalhes sobre quais poderão ser os modelos em causa. Em causa deverão estar o GS F (na imagem, o GS 450h que estreou no Salão de Frankfurt de 2013), já visto em testes por diversas ocasiões, e a nova geração do SUV RX.

O GS F deverá contar o mesmo motor do RC F, um V8 5.0, com um aumento do débito de potência para os 507 cv e 541 Nm de binário. Esta versão deverá surgir acoplada a uma caixa de oito relações. Deverá ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e de atingir 273 km/h de velocidade máxima. Já sobre a nova geração do RX, Kei-Ichi Nishiyama, engenheiro envolvido no projeto do NX, sabe-se que poderá vir a transformar-se num modelo com três filas de bancos/para sete ocupantes, pois segundo ele há muita procura por modelos com estas caraterísticas nos EUA. Este fator e a necessidade de maior diferenciação face ao recém-lançado NX, deverá fazer com que o modelo tenha dimensões superiores em relação ao atual.

Mercedes-AMG GT já tem preçosA versão mais potente, com 510 cv, AMG GT S chega na primavera a partir dos 176 400 euros.A Mercedes-Benz anunciou os preços do seu novo desportivo, um coupé de motor central e tração traseira, fabricado com o cunho da AMG. No seu lançamento no mercado nacional estará disponível apenas o AMG GT S, versão com 510 cv debitados do motor V8 4.0 biturbo a gasolina, acoplado exclusivamente à caixa automática 7G-DCT. Em junho estará disponível a versão base AMG GT com 462 cv, também com caixa automática 7G-DCT, em troca de 160 300 euros.

Entre os opcionais destaque para o diferencial traseiro autoblocante (eletrónico), pinças dos travões em vermelho, sistema de travagem AMG de alta performance, sistema de escape AMG Performance, suspensão desportiva AMG Ride Control, volante AMG Performance em pele/Dinamica preta e jantes em liga leve de 10 raios de 19 e 20 polegadas. Os travões carbocerâmicos custam 8600 euros.

O pack Edition 1 está disponível por 14 700 euros. Inclui jantes em liga leve AMG de raios cruzados de 19 e 20 polegadas, teto em fibra de carbono ou teto panorâmico, Pack Night Exterior AMG, Estofos em Pele Confort/Dinamica Exclusiva preto com pesponto vermelho, bancos AMG Performance, cintos em vermelho designo, pack interior AMG “Black Diamond”, Volante AMG Performance em Dinamica preta com pesponto vermelho e pack AMG Aerodynamics.

E chegou o dia. De surpresa, é verdade. Pela primeira vez após o anúncio oficial, Sebastian Vettel fez seu primeiro tes-te com a Ferrari. Usando um capacete branco com detalhes em vermelho, o alemão teve o molde de seu banco feito para rodar alguns quilômetros com o F2012, carro da temporada 2012, na pista particular da Ferrari, em Fiorano, na Itália. O piloto alemão deu sua primeira volta às 10h05m locais (7h15m de Brasília) usando pneus intermediários por causa da pista úmida, pouco depois de dar algumas voltas com um modelo de rua, a 458 Itália, para conhecer o traçado no qual também estreou.Uma curiosidade: conhecido por mudar de capacete em to-das as corridas, Vettel usou um modelo branco, mantendo o

suspense pela pintura que iniciará a temporada 2015. Mas até o capacete limpo tinha algo de especial: uma mensagem. “Meu primeiro dia na Ferrari: 29/11/2014.”

O tetracampeão deve continuar os trabalhos na fábrica da equipe italiana nos próximos dias, com muito trabalho no simulador em Maranello.

Aliás, o F2012 usado por Vettel é o mesmo com o qual Fer-nando Alonso perdeu o título da temporada 2012 da Fórmula 1 para... Sebastian Vettel, que se sagrou tricampeão naquele ano após uma conturbada corrida em Interlagos, debaixo de chuva. Ah, as voltas que o mundo dá... Não é mesmo?

Numa recente entrevista, António Félix da Costa comentou a entrada de Sainz Jr. para a equipa Toro Rosso. Nas palavras do piloto português que, o ano passado, falhou a entrada nessa mesma equipa: “Acho que ele merece o lugar na Toro Rosso. Se me perguntares se acho que sou melhor que o Sainz, eu respondo que sim. Nas 20/30 vezes que tivemos na mesma pista, ele nunca ficou à minha frente.

Mas, é a altura dele, como o ano passado era a minha. Não é a minha altura de lhe roubar o lugar”.

Félix da Costa, que cumpriu este ano o seu primeiro ano no DTM com a BMW, também considerou que “o Carlos nunca me provou que tinha mais talento que eu, mas acho que é um miúdo excecional, com muito talento. Faz alguns erros mas, como eu cresci, ele também pode crescer”.

Félix da Costa: “Sainz merece o lugar mas nunca me provou que tinha mais talento que eu”

De vermelho, mas sem o touro

Page 21: ABC n 233 Compact

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014

São os “Portuguese Kids”. No palco... brincam. Trazem a primeiro plano muitas das coisas do nosso dia-a-dia. Com um certo ar de graça. A chamar as nossas coisas... como coisas deles. No fundo... fica um espectáculo interessante. Mais do que interessante... um espectáculo para repetir.Vêm de lá de baixo, do norte dos Estados Unidos da América,

mas, no fundo, são iguais aos nossos jovens. Brincam como eles e entendem a vida – a nossa vida – com a mesma desenvoltura e o mesmo maneirismo que nos agrada.No sábado encontrámo-los na Casa da Madeira. De longe demos-lhes as boas-vindas. Na certeza de que não vai ser a última vez que os vimos e ouvimos. Sim, porque a sua graça brejeira – aqui e além com laivos mais “açucarados” mas de um humor sadio – merece que os aplaudamos uma e muita vez. Como no sábado o fez, toda aquela gente que esteve com eles na Casa da Madeira.

Onde voltaram, já, ontem, domingo, com o mesmo estilo e com a mesma forma de ser e estar. Com uma inter-acção que acaba por encantar. E mesmo que assim não fosse – mas é... – havia a certeza de que quando o povo gosta... não há nada a fazer, a não ser bater palmas, muitas palmas... Que foi o que aconteceu!Cá fora, Steven Dias – um mocetão que é “fã” incontrolável dos Kids, vai-nos dizendo que “estamos todos a assistir à comunidade prtuguesa, especialmente os jovens a divertir-se”. Sim, sim. Não restam dúvidas. Exagerando – decerto exagerando – vai-nos dizendo que “os Portuguese Kids vêm cá para ajudar a crescer a Cultura, aqui, dos Portugueses, em Toronto e no Canadá... introduzindo esta jovem comunidade...” Ai que o Steven tem razão. Dany Valadão, ali ao lado, alinha no mesmo diapasão. Diz mesmo que o Steven disse quase tudo o que haveria a dizer. “Já somos amigos, há muitos anos. Acho que temos ambos o mesmo sonho. O futuro das comunidades jovens é mesmo este. Inter-agirem em conjunto. A verdade é que, entre nós, nos clubes e associações, o foco principal é mais para os mais velhos. E nós queremos ajudar a mudar isso, com música, comédia, entretenimento, em suma.”

Portuguese Kids empolgam...

Brincam... mas fazem Arte no palco Ainda a tempo . 21

Steven Dias e Dany Valadão dizem-nos, quase a uma só voz, que “estes jovens de Fall River são uma maravilha. Sempre a rir... são já sensacionais nas redes como o YouTube, Face

Book, em toda a Internet...” No fim de contas – são eles ainda a dizer-nos – “é a nova geração a funcionar”.E quando assim é! Veja lá... se os consegue ir ver!

TUDO NOS FALA JÁ DE NATAL!

OS CABAZES DE NATALSÃO UM PORTENTO!

Por 3 dólares... 800 em Cabaz rico!E SÓ LHE NÃO MOSTRAMOS PORQUE

QUEREMOS QUE NOS VENHA VISITAR!

Page 22: ABC n 233 Compact

31 Novembro 201422 . Ainda a tempo

Rob Ford cede o lugar a John Toryem branco aos que julga que as nossas casas são fontanários de cifrões à sua disposição, a todo o tempo que lhes dá na gana! No último orçamento o Mr. Fored disse publicamente que não era preciso aumentar as taxas, visto haver dinheiro sufi-ciente para as despesas da cidade. Mas esta declaração, não foi bem aceite no seio dos esbanjadores, que logo o contraria-ram... alvitrando um aumento de loucura, que só não acon-teceu devido ao forte impacto do Mr. Ford , propondo então 1,75%, vindo a fixar-se em 2.20%.

Mas, juntando às já aplicadas sobre “o assessment value”- que na maioria dos casos vai acima dos 5, 6 e mais por %, isto passa a ser um barómetro para medir a desgraça que nos querem impor! E como deste aumento nunca é falado, o Zé barafusta por pagar muito, desconhecendo a razão... voltan-do a eleger esse que nos tentam sugar, rejeitando àqueles que nos defendem e respeitam! A ti Mr. Ford, vamos sentir a tua falta... que Deus te melhor e te traga de novo aquelas duas meias Lua, aonde a luz da tua consciência e honestidade, en-trou em todas as casa desta cidade. Daqui te envio o desejo das tuas melhoras... e que voltes á luta, em defesa dos indefe-so, ainda que nem todos reconheçam!

-------------------------------------------------------------------

O meu próximo artigo: JOHN TORY O MAYOR ELEITO!

opositores não o deixaram! Quem acompanhou esta eventos municipais, pôde concluir, quem são os que nos protegem... e os que nos esfolam. Muitos destes, depois de terem o seu voto, logo é esquecido e deixa de constar na sua agenda.- E para que o devem eles fazer... se tantos não sabem definir o bom do mau? A comprova-lo, está nas sua reeleições, cujo a maioria não mereciam ser eleitos!

Todos os que têm casa, já por anos vêm sendo fustigado com altas taxas, que só pode fazer senso, para esses que nos querem despir a camisa. E vão-no conseguindo, enquanto o eleitorado não despertar da sua sonolência... e abrir os lhos da sua cegueira. Pois perdeu-se a oportunidade de mostrar o cartão vermelho, a esses que julgam que as nossas casas são bancos para subsidiar intentos esbanjadores Estes só foram reeleitos, devido à fragilidade política, de quem não sabe de-finir as diferenças, entre quem nos defendem e nos esfolam.

Rob Ford foi sem sombra de duvida o presidente mais zeloso e respeitador do dinheiro dos contribuintes, que por ali já passou! Foi sempre contra gastos excessivos e desnecessários, para que as taxas não subissem alem do mínimo possível. Mas como a maioria dos vereadores não comungam nessa política da poupança e não sabem avaliar as dificuldades e sacrifícios de cada um... raro alinharam nas suas decisões. Fez o que pode, quase sempre a lutar contra tudo e quase contra todos, inclusivo contra si próprio!

Claro, já não era ele que estava a concorrer para o lugar de presidente, mas era o irmão, de linhas iguais. Apoia-lo, não seria um tiro no escuro, mas antes a certeza que as nossas taxas seriam controladas e protegidas! Não passaria cheques

Diz a Bíblia Sagrada- em Eclesiastes, do capitulo 7 em diante, que um bom nome é melhor que um bom óleo e, o dia da morte melhor que o do nascimento.- E que melhor é ir à casa de luto, que ir ao banquete do nascido. A razão, é porque quando se nasce não se sabe o que essa vida vai ser..., mas quando se morre, sabe-se aquilo que foi! Se merecer honras, é justo que as tenha! Claro, esta ilustração não se refere apenas quando se morre ou se nasce... mas antes também, quando alguém é nomeado ou eleito para um cargo, e festejar-se sem se saber o que ele/a vai fazer!, Á saída sim... se é que teve mérito que mereça ser festejada e enaltecida. E neste lugar de presidente municipal- responsável por tantos biliões de dólares- dinheiro de todos nós,- não se deve festejar à entrada, mas sim á saída, se é que cumpriu com zelo e honestidade, a missão que lhes fora confiada!

Por essa razão, não se deve aplaudir alguém, só porque foi eleito para um cargo, como presenciei fazerem ao Mr. Tory. Melhor será esperamos o que irá fazer... e depois sim, pres-tar-lhe honra se as merecer, ou renega-lo, se fizer como tan-tos outros... esses. que em nada se preocupam com o seu eleitorado. Se as taxas subirem 5, 10, ou mais %. estão-se borrifando, pois estamos a viver essa verdade. Pagamos ele-vadas taxas e ainda nos adicionam pesados aumentos anuais. E como não se responsabiliza ninguém pelos supérfluos gas-tos e más gestões, quem se lixa é o Zé pagante!

Foi aqui que o Mr. Ford fez toda a diferença, não só na boa gestão, como em zelo, honestidade. Soube sempre respeitar quem paga! Fez muito... e se mais não fez, foi porque os seus

* Crescimento do PIB no 3ºT2014 revisto em alta, de 0.2% para 0.3%, em linha com as nossas perspetivas (e contrariando o consen-so da Bloomberg), diminuindo os riscos descendentes para a nossa previsão de um crescimento anual de 0.9% em 2014. A semana ficou marcada pela estimativa final do INE para o PIB no 3ºT2014, que apontou para uma subida de 0.3%, representando uma revisão em alta face aos 0.2% anteriormente reportados, saindo em linha com as nossas perspetivas, que eram as únicas de entre as instituições nacionais e internacionais contactadas pela Bloom-berg que apontavam para uma revisão em alta. Na ótica da procura, confirmaram-se as indicações que tínhamos avançado aquando da estimativa inicial, com o contributo negativo das exportações lí-quidas (-0.8 p.p. vs +1.1 p.p. no 2ºT2014), a anular parcialmente o contributo positivo da procura interna (+1.1 p.p. vs -0.9 p.p. no 2ºT2014). Como esperado, o crescimento das importações (nomea-damente de bens de consumo e de bens de investimento) mais do que compensou o crescimento das exportações (+2.7% vs +0.7%). O crescimento do PIB em cadeia foi suportado essencialmente pelo contributo do consumo privado (+0.8 p.p.), seguido do contributo de 0.3 p.p. do investimento em capital fixo (FBCF), enquanto a va-riação de existências teve um contributo nulo e o consumo público um contributo ligeiramente negativo (-0.1 p.p.). Na ótica da pro-dução, o VAB evidenciou um comportamento mais favorável que o do PIB (+0.4% vs +0.3%, respetivamente), depois de já ter subido mais do que o PIB no trimestre anterior, com a evolução da econo-mia no 3ºT2014 a ficar a dever-se a um comportamento misto do VAB dos principais setores de atividade, com os serviços a destaca-rem-se pela negativa e a construção pela positiva (mas que exibe a maior queda homóloga), enquanto a indústria & energia apresenta o maior crescimento homólogo.Em resultado da revisão em alta do PIB do 3ºT2014, diminuíram os riscos descendentes para a nossa previsão de um crescimento anual do PIB de 0.9% em 2014, que agora já se encontram relativamente balanceados. Os riscos descendentes têm uma origem, quer externa (relacionados com a incerteza geopolítica no Médio Oriente e no Leste da Europa), quer interna (devido aos efeitos da crise do Grupo Espírito Santo sobre as decisões dos agentes). Relativamente ao 4ºT2014, a atividade industrial arrancou o trimes-tre a crescer e a retalhista a descer Relativamente ao 4ºT2014, os dados revelaram-se mistos, mas, para já, consistentes com o cenário de uma ligeira aceleração do cresci-mento. A produção industrial registou um acréscimo de 1.6% em

outubro (-2.9% no mês anterior), estando ainda a cair no 4ºT2014, mas esperando-se um crescimento na totalidade do trimestre. Já as vendas a retalho apresentaram um decréscimo mensal de 1.7% em outubro, pelo 2º mês consecutivo (-2.5% no mês anterior), mas de-pois de um ciclo de 3 fortes subidas em 4 meses. Em termos trimes-trais, e não obstante se perspetivar uma recuperação da variável nos meses de novembro e dezembro, é provável que as vendas a retalho acabem por penalizar o consumo privado no 4ºT2014, depois do forte contributo positivo no 3ºT2014, mas com o consumo privado a poder registar mesmo um ligeiro acréscimo (o nosso indicador compósito sugere, para já, uma relativa estabilização), depois da for-te subida de 1.3% no 3ºT2014, devendo ser suportado pelo consumo de serviços e, especialmente, pelas vendas de carros. Este cenário de crescimento do consumo é apoiado pelo facto de a confiança dos consumidores ter subido em novembro, pela 4ª vez nos últimos 5 meses, renovando níveis máximos desde abr-02, depois de em out-12 ter tombado para mínimos desde o início da série em jun-86. Sentimento económico aliviou ligeiramente, mas permanecendo acima da média de longo prazo e a sinalizar um acréscimo do PIB superior ao por nós previsto Não obstante a subida da confiança dos consumidores, o indicador de sentimento económico desceu em novembro de 103.1 para 102.3 pontos, mas revertendo apenas cerca de metade da subida do mês anterior e contabilizando 7 subidas nos últimos 9 meses, alivian-do apenas ligeiramente de máximos desde abr-08 e ficando pela 9ª vez (consecutiva) desde jun-08 acima da média de longo-prazo dos 100 pontos, sinalizando uma subida trimestral do PIB de 0.6% no 4ºT2014, um resultado ligeiramente acima do que perspetivamos (de +0.5%, no 4ºT2014). Expectativas para 2015Continuamos a apontar para um crescimento de 1.5%, igualmente com riscos descendentes, já que se o 4ºT2014 for mais fraco do que o antecipado, tal deverá provocar um carry-over menos positivo para 2015. Veja-se que se efetivamente se verificar um crescimento anual de 0.9% em 2014, o facto de atividade registar no 4ºT2014 um nível acima da média de 2014, iria induzir desde logo um crescimento em 2015 de 0.6%. Os restantes 0.9 p.p. serão provenientes dos cresci-mentos ao longo de 2015.Alteração de estrutura da economia portuguesa para um modelo baseado nas exportaçõesO crescimento das exportações ao longo do período recessivo que a economia portuguesa atravessou foi notável e é algo que terá vindo para ficar. No entanto, o crescimento médio observado no período 2011/13 deverá ser superior ao observado no período 2014/16, já que a recessão na economia portuguesa levou muitas empesas a pro-

Comentário Semanal de Economia e Mercados Parceria ABC / MontePio – Semana de 24 a 28 de novembroEconomia portuguesa

António dos Santos Vicente

curarem refúgio nas exportações, conduzindo a um ganho de quota de mercado nos mercados internacionais. Este efeito será menos im-portante nos próximos anos, mas poderá ser parcialmente compen-sado pela aceleração do crescimento económico mundial. Ou seja, as exportações continuarão a ser um grande motor do crescimento, mas não necessariamente as exportações líquidas de importações, já que a recuperação da procura interna será acompanhada por um aumento das importações. A grande diferença face ao período pré crise é que desta feita o aumento das importações não deverá ser realizado à custa do endividamento externo, mas financiado com as exportações, esperando–se que a balança corrente seja ligeiramente excedentária no próximo ano.Taxa de desemprego subiu ligeiramente, mas mantendo tendência de alívio, refletindo a recuperação da atividade Ao nível do mercado de trabalho, o INE iniciou com a publicação do registo de outubro a divulgação da taxa mensal de desemprego. De acordo com esta medida (relativa ao universo de 15 a 74 anos) ajustada de sazonalidade, observou-se uma subida de 0.1 p.p. para 13.4%, aliviando apenas ligeiramente de um nível mínimo desde set-11 (13.1%), continuando a evidenciar uma tendência descendente desde que atingiu os 17.5% em jan-13 e fev-13, que constituem um máximo desde o início da série (em 1983). De resto, ao nível dos in-dicadores qualitativos, assistiu-se já em novembro a melhorias, com as expectativas dos consumidores a sugerirem reduções na taxa de desemprego e as dos empresários aumentos no emprego. Dados da execução da orçamental da DGO continuam a revelar-se consistentes com meta de défice anual, não obstante o agravamento do défice em outubroUma nota final para os dados das contas públicas que revelaram um défice das administrações públicas (DGO), que cifrou-se em outu-bro em -5 959.1 milhões de euros (M€), degradando-se face ao mês anterior, depois de duas melhorias consecutivas, mas comparando favoravelmente com o observado em igual período do ano passado (-7 800.7 M€). Os dados da execução orçamental disponíveis (na ótica de caixa e na ótica da contabilidade nacional) continuam, do nosso ponto de vista, a ser consistentes com o cumprimento da nova previsão de um défice para 2014 (-4.8% vs -4.9% em 2013), a qual continuará a beneficiar de uma melhor execução orçamental em 2013 (implicou efeitos positivos para 2014) e de uma receita fiscal acima do previsto. Para 2015, a Proposta de OE 2015 contempla um défice de 2.7%. Um objetivo que se admite concretizável, não obs-tante o FMI e a CE terem recentemente considerado um objetivo de-masiado otimista, prevendo défices de 3.4% e 3.3%, respetivamente.

Rui Bernardes Serra ([email protected])

Page 23: ABC n 233 Compact

ACAPO - Terça-feira, 2 de Dezembro, Convívio de Natal, às 19h30, na sede do Arsenal do Minho Community Centre.

ASAS DO ATLÂNTICO S.S. CLUB - Sábado, 6 de Dezembro, Festa de Natal, às 19h00. Actuação de Tony Silveira. Haverá presentes para as crianças até os 12 anos. Informações: 416-

531-7771, 647-771-4818, 416-889-5620 ou 416-532-8154.

CASA DA MADEIRA COMMUNITY CENTRE - Sábado, 13 de Dezembro, Natal das Crianças; Quarta-feira, 31 de

Dezembro, Festa de Fim de Ano. Informações: 416-795-7553.

CASA DO ALENTEJO COMMUNITY CENTRE - Sábado, 6 de Dezembro, a partir das 18 horas, espectáculo “Ao Sabor do Fado”, apresentado por Maria José e José Élio Martins. Actuação dos fadistas Paulo Filipe, Jennifer Bettencourt e

Soraia Mejdoubi, acompanhados pelos guitarristas Manuel Moscatel, Valdemar Mejdoubi e Hernâni Raposo. Som e luz a

cargo de JEM productions. Informações: 416-450-1710 ou 416-537-7766.

CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE MISSISSAUGA - Sábado, 6 de Dezembro, Baile do Sócio, com a actuação do

conjunto Santa Fé.

IRMANDADE DO DIV. ESP. SANTO - S. SEBASTIÃO - Quarta-feira, 31 de Dezembro, Passagem de Ano, a começar às 19h00. Música a cargo do DJ Bate o Pé. Informações: 416-

538-9943, 905-265-2347 ou 416-531-1210.

LUSO CANADIAN CHARITABLE SOCIETY - Sexta-feira, 5 de Dezembro, a partir das 18h30, Noite de Talentos,

em reconhecimento do Dia Internacional de Pessoas com Deficiência.

Por: Antonio Custodio Barros(NhP 7132)

OFERTAS DE EMPREGO

Tel. 416 533-8907A tilia é um género botânico da familia das Malváceas. A este grupo pertencem cerca de 30 espécies de árvores , que possuem esse nome. Muito comum nas regiões temperadas do Hemisfério Norte, são árvores frondosas de alto porte chegando a atingir entre 20 a 30 metros. Na antiguidade e na mitologia dos países do Norte da Europa, era considerada como uma espécie dotada de simbologia mágica. Influenciou muito o romantismo.A sua madeira muito apreciada, para construção de esculturas, obras de arte em madeira, instrumentos musicais tais como guitarras eléctricas e variados instrumentos de cordas e percussão.Na medicina natural, são usadas principalmente as flores e folhas, assim como a madeira e o carvão obtido da madeira.Os ingredientes mais activos existem nas flores e folhas, como óleos essenciais, taninos e flavonoides, estes possuem uma accao anti-oxidante.Como chá de mistura com outras ervas usa-se como acção anti-gripal, anti-inflamatória, anti-hipertensora, anti-febril, etc. As flores entram na composição de alguns medicamentos para o figado, pois apresentam igualmente propriedades hepatoprotectoras.O chá simples obtém-se da seguinte forma: junte duas colheres de sopa das flores e folhas a um litro de água, deixe ferver , depois apague o lume e deixe o chá descansar cerca de 10 minutos , coa e beba 2 a 3 chávenas por dia, este chá ajuda reduzindo as dores de cabeça e a ansiedade. Não tome, caso seja alérgico à tilia.Uma boa semana!

HEPOBILIS

FLORA UNIVERSAL / Lagoa Azul1227 Dundas St. W. - Toronto - M6J 1X6 Tel.: (416) 533-8907 - Fax (416) 533-5324 / Email:[email protected] - www.florauniversal.com

Se tem dores de estômago e de barriga, se costuma ficar enfartado depois de comer, e se sente sempre inchado; então muito provavelmente você poderá ter fígado gordo.

Para tratar o seu fígado, e o sistema hepático este xarope natural, pode ajudar.

Composto à base de plantas como o CARDO MARIANO, O DENTE DE LEÃO, A ALCACHOFRA, e outras.

Ajuda a desintoxicar

Ajuda a perder peso

A pessoa pode sentir mais energia

Mais bem estar físico e mental

Contribui para que se faça melhor a digestão

Poderá ajudar a prevenir outros problemas de saúde

31 Novembro 2014 31 Novembro 2014 Coisas e loisas . 23

Tília

TODOS NOS, DEPOIS DOS 30 DEVEMOS FAZER UMA DESINTOXICAÇÃO HEPÁTICA.

ESTA É A OPORTUNIDADE DE TRATAR DA SUA SAÚDE.

SPORT CLUB ANGRENSE OF TORONTO - Sábado, 6 de Dezembro, a partir das 19h00, Baile e jantar;

Domingo, 7 de Dezembro, Assembleia Geral Ordinária, às 13h30. Sábado, 13 de Dezembro: Matiné de Natal dedicada às crianças dos sócios do clube, às 19h00. Inscrições até 6 de Dezembro. Som a cargo do DJ All Stars. Quarta-feira, 31 de

Dezembro: Passagem de Ano, às19h00. Som a cargo de Duo FT.

Clubes e Associações

Casal para fazer limpeza em regime de part-time, para a área de Mississauga. 416-779-0601.

-Cozinheiro/a em regime de part-time, com conhecimento da cozinha portuguesa. Contactar Jessi. 416-826-6181.

-Empregada de balcão com experiência, para pastelaria. 416-878-0023.

-Empregados de limpeza para a área de Mississauga. 905-455-

5414.

-Empregados para remoção de neve. 416-253-7000.

-Empregados para companhia de telhados, com ou sem ex-periência. 416-832-3716.

-Mecânico operador de máquinas, para fábrica metalúrgica. Contactar Jay Macedo. 416-742-6140. Ext. 311.

-Motorista com carta AZ ou DZ para camião basculante e um

maquinista para escavadora. Contactar Carlos. 416-990-2563.

-Pessoa para loja de instrumentos musicais. 416-651-3332.

-Pintor e assistentes. Contactar Alex. 647-515-2605.

-Serralheiro com experiència. Contactar Rui ou Mário. 416-604-8711.

-Sub-empreiteiro para companhia de construção. 416-432-4465.

-Talhante/cortador de carne para a área de Toronto. 416-763-1592.

-Técnicos especializados para empresa de pneus.

416-885-8473.

“Experienced Office Cleaners & Supervisor Needed.North part of Toronto.

Call 905-273-5954Must Speak English”

Page 24: ABC n 233 Compact

ESPECIAIS DA SEMANA * SPECIALS OF THE WEEK

/ cada

/a libra/ Cada99 99c99 9

2

1CAMARÃO PANADO SEAFOOD MIX 400g

Azeite Extra-Virgem

Victor Guedes - 750 mil.

/ Cada caixa

Salmão à posta 4 59

cada garrafa5