ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O...

20
BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO 2018 ABR

Transcript of ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O...

Page 1: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

BIBLIOTECA MUNICIPALEDUARDOLOURENÇO

2018ABR

Page 2: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

25 de AbrilO quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio nacional a que a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço não pode deixar de responder no âmbito das suas competências e funções culturais e institucionais. Associa-se por isso a esta efeméride através de um conjunto de iniciativas nomeadamente exposições, conferências, tertúlias e outras manifestações artísticas que visam refletir sobre a evolução ou transformação que este acontecimento provocou na literatura, nos meios de comunicação, nas artes e na sociedade.

A memória será evocada.

Page 3: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

até 24 abrilNatália Correia: Feiticeira Cotovia

Page 4: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

No quadragésimo quarto aniversário da “revolução dos cravos”, a BMEL expõe do seu fundo documental um conjunto de cerca de cinquenta livros destinados ao público adulto, jovem e infantil. Entre as obras expostas realçam-se os autores do fundo local como o Prof. Eduardo Lourenço com “Os militares e o poder” e Manuel António Pina com “O tesouro”.

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

De 2 a 30 A Revolução dos CravosExposição de livros da BMEL que têm por tema o 25 de Abril de 1974.

Page 5: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

COMUNICAÇÃO

18H002 DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

LITERATURA INFANTIL HOJE - FACTOS E DESAFIOS Rui Marques Veloso

A presença do livro infantil e juvenil no quotidiano familiar e escolar levanta numerosas questões face à omnipresença dos suportes digitais. A qualidade estética do livro - literária, gráfica e plástica - conseguirá alimentar o imaginário infantil e apurar a sensibilidade das crianças para os valores humanos e sociais ? A reflexão torna-se urgente para fundamentar escolhas.

Rui Marques Veloso foi professor do ensino superior, com uma longa carreira docente, parte dela dedicada à formação de professores. Lecionou Literatura Infantil em licenciaturas, mestrados e pós-graduações; tem trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro.

Público: Educadoras de infância, professores e publico em geral.

Imagem de Fátima Afonso - vencedora do Prémio Nacional de Ilustração, 2017 - para o cartaz da DGLAB, alusivo ao Dia Internacional do Livro Infantil (2018).

Page 6: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

TEATRO E OFICINA

09H30 e 10H15DURAÇÃO 45 MINUTOS (GRUPO/SALA)

12, 13 16 e 17

Ser diferente é bom…e divertido

A partir da personagem do “Elmer”, um elefante às cores, alegre e traquina pretende-se envolver as crianças em torno desta ideia: a de que não faz mal ser diferente - pelo contrário: ser diferente é bom e divertido. Um livro original que aborda o direito à diferença, à tolerância e ao respeito e que nos permite analisar os principais direitos das crianças. A história será contada com recurso a teatro de sombras e serão ainda exploradas competências artísticas.Esta iniciativa enquadra-se no mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e será dinamizada por diversas entidades com competência em matéria de Infância e Juventude: Aldeias de Crianças SOS, CLDS – 3G, NDS – Projeto “tu decides+…” – E6G.

Organização: CPCJPúblico: Jardins de infância da rede pública

Page 7: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

CONFERÊNCIA

18H0013 Comunicação Social

do 4º Poder ao 4º do Poder? Carlos Correia

Linhas evolutivas da comunicação social nas suas dimensões analógica e digital: processos e procedimentos locais e glocais.

Carlos Correia é escritor, professor universitário e pioneiro no desenvolvimento de aplicações multimédia em Portugal. A sua obra abrange a literatura, o teatro, a pedagogia, e a multimédia. Nesta última área de investigação o autor supervisionou mais de duas centenas de aplicações, encomendas de instituições públicas e privadas, tendo algumas sido premiadas, nacional e internacionalmente.Na juventude C.C. foi jornalista e mais tarde colaborou na televisão (R.T.P.) onde foi autor e apresentador de programas de divulgação literária. A interação do conjunto de atividades exercidas no jornalismo, na televisão e na escrita criativa esteve na origem de projetos de investigação sobre linguagens multimédia, área onde se doutorou e desenvolve aplicações desde os primeiros anos da década de 90.

Page 8: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

CONCURSO

10H0018 Concurso Nacional de

Leitura – Fase Concelhia

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, envolvendo escolas e bibliotecas públicas municipais de todo o paísO seu objetivo central é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral dos alunos e decorre em várias fases.Esta é a fase Concelhia, que apurará os concorrentes para a fase Intermunicipal, de um concurso que se pretende constituir uma metáfora real da leitura propriamente dita: todos os envolvidos irão conhecer novas pessoas e novos lugares apenas porque leram o mesmo…. livro.

Oganização: Câmara Municipal da Guarda / Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço; Agrupamento de Escolas da Sé, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)

Page 9: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

Pretende-se criar um modelo simples de literacia em saúde integrando o corpo humano na estrutura e funcionalidade de uma casa. Conceitos como reparar previamente uma casa e não esperar pelo seu desmoronamento; ter sistemas de segurança e de alarme para prevenir prejuízos; gerir os consumos; e podem ser transportados para a ideia de prevenirmos a doença, de realizarmos check-ups; de gerirmos a alimentação (aporte energético) e o consumo energético (atividade física). Realização de um modelo interativo em que o corpo humano é simbolizado por uma casa no conceito de estrutura e funcionalidade. Promoção de literacia em saúde no contexto da realidade transfronteiriça.

Organização: CEIMais informações em www.cei.pt

WOKSHOP

15H0019 Guarda a Saúde em

Casa Universidade de Coimbra

Page 10: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

Testemunhos de pessoas portadoras de dislexia e de técnicos que, no seu dia-a-dia, trabalham com esta problemática.

Organização: APAFID

TERTÚLIA

18H0020 Dislexia, um distúrbio

incompreendido para uns e desconhecido para outros

Page 11: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

OFICINA

14H00 às 18H0021 Serigrafia com a

natureza

Esta oficina começa com um passeio pela natureza em busca de elementos orgânicos para compor a nossa obra. Depois cada pessoa irá eternizá-los sobre o papel, numa composição impressa, usando o método indireto de impressão serigráfica.

Público: Adolescentes e adultos.Inscrições: Obrigatórias até dia 17 de abril e limitadas a 10 pessoas.

Qual Albatroz

Page 12: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

23 Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

A BMEL promove o livro e a leitura, dentro e fora de portas, direcionada para um vasto público, escolar, familiar e geral. No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a biblioteca oferece aos seus primeiros 23 leitores, uma lembrança para assinalar esta data que, por decisão da UNESCO, se comemora desde 1995.

Page 13: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

APRESENTAÇÃO DO CADERNO DE POESIA

18H0024 “Um Silêncio Cheio

de Rosas”Maria de Lurdes Ribeiro

“Um Silêncio Cheio de Rosas” é a primeira obra de poesia da autora.

Maria de Lurdes Ribeiro nasceu em 1958. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e foi professora de História durante dezassete anos.A obra inicia uma coleção de cadernos de poesia e nasce no âmbito do projeto socioeducativo “Oficina da Escrita” da Casa de Saúde Bento Menni, contando com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.

Page 14: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

Imagem: Natália Correia

CONVERSA

18H0026 Guarda: a memória

Evidências coloniais ou sinais de Abril?

Esta tertúlia contará com a presença do sacerdote Joaquim Sampaio, pároco em 1973, em Macuti, Moçambique, que nos falará da sua intensa vivência em terras africanas no periodo colonial pré 25 de Abril de 1974. Um acontecimento especial será desenvolvido nesta conversa.

A tertúlia será conduzida pelo Dr. Helder Sequeira.

Page 15: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

DANÇA COMTEMPORÂNEA

21H3027 Projeto 44. Por abril

Bruno Brazete

O corpo e o movimento, suportado em imagens manipuladas, são o canal de comunicação que o performer utiliza para criar um processo de ligação entre arte, democracia e liberdade.

Conceito, coreografia e interpretação de Bruno Brazete. Bruno BrazeteNasceu em 1986 na Guarda. Participou em espectáculos do Aquilo Teatro, antes de iniciar a sua aprendizagem (2005/2009) na área da dança na Companhia Paulo Ribeiro e Balleteatro Contemporâneo do Porto - Escola Profissional. Em 2009, inicia em Paris trabalhos com Denise Namura e Michael Bugda (“À Fleur de Peau” e “Villa”)Desde 2013 e até ao momento presente, integra a Ópera National de Paris Bastille, trabalhando em produções como “Gioconda”, “Alcina”, “Enlevement au Serail”, “Les Maitres Chanteurs”, “La fille de neige”, “Samson et Dalila”.Em 2014 estreia o seu solo “Mon jardin Secret” no TMG e em 2015 interpreta o solo “Masques Visages” de Monique Lenoble em Bruxelas, Bélgica.Em 2016, Ecole Acte 21 : “La mue”; Em 2017, “Un peuple et son roi”, filme de Pierre Schoeller.

Page 16: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

EXPOSIÇÃO

até 24 abril Natália Correia:Feiticeira Cotovia

UMA BIBLIOTECA VIVA

CONTOS

5 e 19 A Quinta dos Contos Público: Crianças dos 3 aos 10 anos. Com marcação prévia

OFICINA

9, 10, 11, 12, 13, 16 17, 18, 19, 23 e 24

Da palavra à gravurapor Simone do Prazeres

Atividade inserida no Projeto “A Terra da Escrita”

Público: Crianças do 4º ano do 1º CEB

OFICINA

2 Férias Ativas – Páscoa 2018Público: Crianças inscritas nas Férias Ativas da CMG

Page 17: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

VISITA GUIADA

11 e 18 Visita à tipografia

FORA

Oficinas do Outeiro S. MiguelAtividade inserida no Projeto “A Terra da Escrita”

Público: Alunos do 5º ano dos Agrupamentos de Escolasda Guarda.

CONTOS

19 Quem conta um conto… acrescenta um conto Lar e Centro de Dia de Avelãs de Ambom

14H30

Page 18: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .
Page 19: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .

3ª a 6ª | 9h / 19h2ª e sáb. | 14h / 19hRua Soeiro Viegas, nº 106300 - 758 Guardatel. 271 210 760 | telem. 926 555 611www.bmel.pt | [email protected] www.facebook.com/bmelguarda www.instagram.com/bmelguarda

BIBLIOTECA MUNICIPALEDUARDOLOURENÇO

ORGANIZAÇÃO:

PARCERIAS:

Page 20: ABR2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/pdfUYFnKGVULh.pdf25 de Abril. O quadragésimo quarto aniversário da revolução de abril, constitui um desafio .