Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 -...

8
De casa nova OAB Barra nasce como a maior Subseção do Município do Rio de Janeiro Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1

Transcript of Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 -...

Page 1: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

De casa novaOAB Barra nasce como a maior

Subseção do Municípiodo Rio de Janeiro

Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1

Page 2: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

ReviStA OAB BARRAAbril de 2009 Edição 1 . Ano 1

tiRAgeM8 mil exemplares

diStRiBuiçãOGratuita e dirigida para os associados da OAB Barra

diRetORLuciano Bandeira Arantes

teXtOSIaley Oliveira PinheiroVitor de Mattos Alves

FOtOgRÁFOFrancisco Teixeira

editORBruno Machado - MTB 27.927/RJ

PROJetO gRÁFiCO

PuBLiCidAdeNarayanna Borges 24. [email protected]

02 Ed

itori

al

www.3comunica.com.br

Caros colegas, A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação. Após a inaugu-ração de nossa subseção, temos a obrigação de marcar nossa presença nessa bela região que é composta pelos bairros da Barra da tijuca, Recreio dos Bandeirantes, vargem grande, vargem Pequena, Camorim e itan-hangá. tenho consciência que esse não será um trabalho fácil, apesar de ser honroso ser-vir toda a classe.

Os desafios são de conhecimento de todos os advogados, militantes no conten-cioso ou não. de fato a valorização da nos-sa profissão, trazendo o advogado ao lugar de respeito e prestígio que merece, deve ser o norte desta administração. entendo, portanto, que a missão desta gestão prima pela busca incansável do respeito por parte da magistratura, do ministério público e da população em geral, ao trabalho do advoga-do. devemos deixar claro para todos que a advocacia é elemento indissociável de uma Sociedade justa e democrática.

Não podemos esquecer que é nossa obrigação oferecer, através da eSA/BAR-RA, meios para os advogados desenvolv-erem suas atividades com uma sólida base acadêmica. A eSA/BARRA assumiu essa missão conduzida pela vice-Presidente, dra. Sylvia drummond. vamos, assim, proporcio-nar aos advogados da nossa região atualiza-ção profissional de alta qualidade perto de casa e do trabalho.

Colegas, conto o apoio e a con-tribuição de todos nessa caminhada para o sucesso da NOSSA subseção.

Informação consciente. Revista impressa em papel reciclado.

Luciano Bandeira Arantespresidente

Page 3: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

03

Gestão

da ESA e um acesso efetivo dos ad-vogados aos dirigentes da OAB. Essa visão de entidade de classe é que será o norte da atual diretoria da OAB/Bar-ra. Após uma longa batalha junto ao conselho da seccional, conseguimos transformar a Barra da Tijuca em Subseção, que antes era reduzida à humilhante situação de uma simples sub-sede confinada a duas pequenas salas dentro do Fórum Regional da nossa região. A OAB/Barra, dando se-qüência ao trabalho iniciado em 2007, tem uma sede digna, com instalações adequadas, onde o advogado poderá desfrutar de diversas comodidades. O advogado da Barra da Tijuca, agora, tem uma casa de verdade. Nessa nova sede podemos oferecer a estrutura de escritórios compartilha-dos e todos os demais serviços que são prestados na sede da Seccional. Portanto, o advogado da Grande Barra da Tijuca está, agora, em igualdade de condições com qualquer outro do Nosso Estado. Tanto isso é certo que, a ESA/Barra, dirigida pela Dra. Syl-via Drumond, nossa Vice-Presidente, começará a oferecer cursos de exten-são e aperfeiçoamento para a melhor comodidade dos advogados da nossa região.

Essa nova era que começou em 1º de novembro irá levar a advocacia da Barra da Tijuca, do Recreio dos Ban-deirantes, de Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim a um novo pata-mar de serviços, sem jamais esquecer da forte e intransigente defesa das prerrogativas dos advogados.

Luciano Bandeira ArantesPresidente da 57ª Subseção da Barra da Tijuca – OAB/RJ

A inauguração da sede da Subseção da Barra da Tijuca, no dia 1º de novembro do corrente

ano, simboliza o início de uma nova era para a advocacia da nossa região. Após seis anos de completo des-caso por parte da nossa Seccional a eleição do Presidente Wadih Damous foi o momento de verdadeira trans-formação para os advogados da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim. Isto porque, o conceito in-troduzido pela atual gestão, que se convencionou chamar de NOVA OAB, revolucionou a relação entre a OAB/RJ e os advogados e viabilizou a es-truturação de uma subseção exclu-siva da nossa região. A nova forma de gestão abandonou os velhos vícios de voltar os benefí-cios da OAB para um reduzido grupo de “amigos” das diretorias anteri-ores, em detrimento da grande mas-sa de advogados militantes. Agora, na NOVA OAB, o foco é o advogado que efetivamente milita e enfrenta as dificuldades do dia-a-dia da nos-sa profissão. A forte prestação de serviços proporcionada pela gestão atual demonstra o compromisso com a profissão. Todos os advogados já conhecem as vantagens dessa nova relação entre a OAB e os advogados. De fato, nós já estamos usufruindo, dentre outros serviços, do recorte digital, do con-vênio com a COAD, da administração do plano de Saúde da CAARJ pela UNIMED, o Goldental, a nova Tribu-na dos Advogados, a reestruturação

Page 4: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

04

Barra ganha nova sede e firma compromisso com a sociedadeA Seccional do Rio de

Janeiro inaugurou no dia 1° de novem-

bro a nova sede da Sub-seção da Barra da Tijuca. A 57ª Subseção, que já nas-ceu como a segunda maior em todo o Estado, ganhou um espaço à altura de sua importância: seis salas no Shopping Marapendi, na Avenida das Américas. Na solenidade, o Presidente, Luciano Ban-deira Arantes, destacou a importância da Barra da Tijuca não só para os ad-vogados, mas também para os moradores do bairro. “A 57ª Subseção vai atuar no atendimento às deman-das dos advogados, e ao mesmo tempo, se inserir na luta cotidiana da comu-nidade local contra as ma-zelas do crescimento des-controlado no bairro, entre elas: a violência, a poluição e o trânsito caótico”, disse Luciano. Na mesma soleni-dade de inauguração da nova sede, a Seccional em-possou formalmente a dire-toria da Subseção da Barra da Tijuca, composta pelos seguintes advogados: Lu-ciano Bandeira Arantes, presidente; Sylvia Drum-mond Rhaddour, vice-pres-idente; Ialey Oliveira Pin-heiro, secretária-geral; Vitor de Mattos Alves, secretário geral-adjunto; Marcos Lins e Silva Nery da Costa, tes-oureiros; Ricardo Carvalho Braga dos Santos e Ronal-

do Ferreira Aragão Sardinha, suplentes. A Subseção da Barra da Tijuca vem se estrutu-rando para aperfeiçoar os serviços prestados. Atual-mente, sua diretoria está empenhada em construir o Conselho da Subseção, for-mado por 35 titulares e 12 suplentes. As Comissões Temáticas estão sendo im-plantadas. A expectativa é que, daqui a dez anos, a Barra tenha o mesmo peso político e econômico de Ni-terói. O Fórum da Barra é o maior em termos regionais, com sete Varas Cíveis, duas

Varas de Família e dois Juiza-dos Especiais. Além disso, há a perspectiva de criação do Fórum do Recreio dos Bandeirantes. Por isso, além dos espaços de apoio já inau-gurados - o Escritório Com-partilhado, na sede, e a Sala dos Advogados, no Fórum - a Subseção está criando es-paços institucionais de for-mação, aperfeiçoamento e qualificação, através de cur-sos de pós-graduação (pá-gina 5). Todos os meses, a subseção também promove palestras gratuitas no au-ditório do Fórum da Barra.

Page 5: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

05Quando a professora Sylvia Drummond nos convidou para as-

sumir a vice-direção Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-Barra, deixou cla-ro que o objetivo, e desafio, de sua Direção seriam o de trans-formar a ESA numa escola de referência, na qual o Advogado se orgulhasse em fazer parte, e pudesse dizer a amigos e cole-gas: ‘Eu sou Aluno da ESA’. Como ela, acredita-mos que a evolução humana está empiricamente ligada à educação. Estamos orgulho-sos de estar participando desta empreitada e ver ações diretas rumo aos objetivos. No dia 30 de março, participamos da aula inaugural da Pós-graduação de Processo Civil, coordenada pela professora Sylvia. Pelo sucesso da aula, estamos certos de que o rumo é este. Pretendemos que os cursos da ESA sejam referência em nosso Estado, e encampa-mos as ideias, e conceitos, de nossa Diretora. Tanto eu como a professora Sylvia, somos pro-fessores, além de advogados,

e temos compromisso com o ensino, e nos preocupamos em auxiliar na mudança de cultura, que infelizmente se arraigou em nosso meio, de ser a Pós-graduação Latu Sensu, uma etapa meramente seqüencial da graduação, sem ser alcan-çada sua real finalidade, qual seja, aprofundamento genérico sobre certo tema jurídico. Qual não foi nossa sur-presa, quando o Presidente da Subseção da Barra da Tijuca, Dr. Luciano Bandeira, nos con-vidou para compor o conselho da OAB, e também presidirmos a Comissão de Direitos Huma-nos, o que aceitamos pronta-mente. A Comissão de Direitos Humanos tem vários desafios, e dentre eles está em alertar a comunidade sobre as milícias que têm na Barra da Tijuca, in-felizmente, sede já bastante ar-raigada. É de longa data fla-grante o fato de que a base da estrutura do Estado, através de seu recurso humano, técnico e até mesmo financeiro, muitas vezes utiliza este recurso para

aplicar um direito, não positi-vado pelo legitimo legislador, mas que se insere em locais, nos quais deveria estar a pre-sença do Estado, só que fora ocupado em grande escala pelo tráfico de drogas. Agora estes locais se dividem com a atuação das milícias. Enumeras são as questões que nos cabem, di-ante de tantas desigualdades sociais, que por longas ge-rações assolam nosso país. Direitos Humanos. Estamos tentando implementá-los de forma efetiva, mas ainda es-barramos nas intolerâncias humanas, no preconceito aos homossexuais, na falta de efe-tiva liberdade religiosa, e até mesmo de expressão. Direitos humanos, longa e árdua será a nossa jornada. Mas estejam certos: a Ordem dos Advoga-dos do Brasil na Barra da Tiju-ca está atenta, não se eximirá de cumprir com efetividade seu papel constitucional, e para tanto contamos com a colaboração dos colegas Ad-vogados, e da coletividade como um todo.

Uma questão de direitos humanos

por Sérgio Camargo

Page 6: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

06Foi com imensa satis-

fação que aceitei o convite para assumir

a vice-presidência da 57ª Subseção da OAB e con-comitantemente a direção da Escola Superior de Ad-vocacia (ESA). Temos como gran-de desafio transformar a ESA da Barra da Tijuca em uma escola modelo, da qual os advogados possam se orgulhar de fazer parte. Nossa missão não é fácil, muito pelo con-trário, é árdua, mas está sendo exercida com muito empenho e dedicação. Temos como meta que a escola se torne um centro de referência acadêmica com objetivo de atender as necessi-dades dos advogados.Através das diversas ativ-idades que já estão sendo realizadas será possível contribuir de alguma forma para a melhora na qualidade do profissional do direito.

No dia 30 de março, por exemplo, foi realizada a aula inaugural na pós-graduação em processo civil, que conta com uma equipe de renomados pro-fessores e um sistema de ensino diferenciado, já que o programa foi todo dividi-do em módulos e os módu-los subdivididos por temas, o que permite que o aluno ingresse a qualquer mo-mento quando do início dos módulos e tenha contato com diversos professores, já que fazem parte da nossa equipe juristas como Alex-andre Câmara, Alexandre Fl-exa, Daniela Muniz, Fabrício Bastos, Felipe Boring, Maria Cristina de Brito Lima, Ga-

briela Rangel, Sylvia Drum-mond, dentre outros. A programação da ESA inclui ainda palestras gratuitas que estão sendo realizadas mensalmente no Auditório do Fórum da Barra da Tijuca, cursos de extensão, como também a pós-graduação de Direito Imobiliário que será lança-da para o próximo mês de maio, por isso é importante que os advogados, estu-dantes e todos aqueles que tenham interesse fiquem atentos, pois, o nosso tra-balho será incansável na busca pelo aprimoramento técnico jurídico da nossa categoria. Deixo, portanto o convite para que todos par-ticipem efetivamente não só da ESA como também da OAB Barra, tendo sempre a certeza que serão sempre todos muito bem vindos.

“Nossa missão não é fácil, muito pelo contrário, é árdua, mas está sendo exer-cida com muito em-penho e dedicação”.

ESA Barra da Tijuca caminha para ser unidade modelo

por Sylvia Drummonddiretora geral

da Escola Superior de Advocacia

Page 7: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

07

OAB entrega carteiras de advogadosDesembargador Roberto Ribeiro é paraninfo durante

cerimônia na 57ª Subseção da OAB Barra

N a últ ima quinta-feira, 19 de março, o Desembargador

do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Dr. Ro-berto de Almeida Ribeiro, foi o Paraninfo homenag-eado durante a cerimônia de entrega das carteiras dos Advogados e Estag-iários na 57ª Subseção da OAB Barra da Tijuca, localizada no Shopping Marapendi. Na ocasião, a

Diretoria da OAB Barra foi representada na pessoa de seu Presidente, Dr. Lu-ciano Bandeira Arantes; da Secretária Geral, Dra. Ialey Oliveira Pinheiro; do Secretário Geral Adjunto, Dr. Vitor de Mattos Alves; e do Diretor da CPAD, Dr. Ricardo Carvalho Braga dos Santos. Durante a soleni-dade, o Desembargador teve a oportunidade de

conhecer as novas insta-lações da 57ª Subseção, oportunidade em que elogiou a estrutura da nova casa dos Advoga-dos, destacando as lutas e vitórias da classe na região. Ressaltou ain-da, os novos desafios e batalhas na profissão dos novos advogados, bem como, a imprescindível atualização e continui-dade nos estudos.

Fonte: VMA / 57ª Subseção da OAB Barra da Tijuca

Page 8: Abril de 2009 . Ano 1 . Nº 1 - administrativo.oabrj.org.bradministrativo.oabrj.org.br/arquivos/files/Revista_Barra.pdf · A advocacia de nossa região tem pela frente um ano de afirmação.

Anúncio